Post da Comunidade do Wrestling.PT

Canto New Japan #5 – Antevisão: Wrestling Dontaku 2016

Depois do choque que foi o final do Invasion Attack em que foi coroado um novo IWGP Heavyweight Champion, eis que chegamos ao Wrestling Dontaku.

O evento desta terça-feira tem um card recheado de combates que prometem bastante qualidade e neste Canto New Japan olharemos para cada um deles.

É de referir ainda que na “Road to Wrestling Dontaku” tivemos os NEVER Openweight 6-Man Tag Team Champions (YOSHITATSU, Hiroshi Tanahashi e Michael Elgin) a reterem o seu ouro frente ao trio do Bullet Club, Kenny Omega, Bad Luck Fale e Yujiro Takahashi. Alguns dias depois, tivemos ainda Kenny Omega a reter o IWGP Intercontinental Championship contra Michael Elgin num grande combate. Noutra nota relevante da estrada para o evento de terça-feira, Tanahashi enfrentou e derrotou Bad Luck Fale depois deste o ter atacado no Invasion Attack.

Houveram ainda uma série de Elimination Tag Team Matches em que o Bullet Club e os Los Ingobernables de Japón dominaram as equipas babyfaces.

Sem mais demoras, vamos olhar para o card do evento e perceber o que esperar de cada um dos combates do Wrestling Dontaku deste ano.

Wrestling Dontaku

Destaques do Card do Evento:

IWGP Heavyweight Championship Match:
Tetsuya Naito (c) vs. Tomohiro Ishii

Mais que um main event, este é o primeiro desafio de Naito enquanto campeão. Após derrotar Kazuchika Okada no Invasion Attack (com muita ajuda, diga-se), o actual ROH World Television Champion e aliado de Okada nos CHAOS, Tomohiro Ishii chegou-se à frente para desafiar o novo IWGP Heavyweight Champion.

Na abordagem a este mesmo evento, Naito mostrou-se pouco preocupado com Ishii, tendo afirmado em conferência de imprensa que não entendia o porquê de ser Ishii a ter o direito de o desafiar quando Naito já o tinha vencido na New Japan Cup. Apesar de ter razão na afirmação que proferiu, Naito ao longo da estrada para o Wrestling Dontaku teve variados confrontos com Ishii, embora sempre em combates de tag team, que opuseram os Los Ingobernables de Japón liderados pelo IWGP Heavyweight Champion aos CHAOS de Ishii e o membro dos CHAOS mostrou-se um candidato capaz de enfrentar Naito.

É de prever aqui um muito bom combate, digno de ser o main event e com duas caras que há alguns meses estavam longe de sonhar com esta posição no card dado que a NJPW tinha nomes como Shinsuke Nakamura e AJ Styles que juntamente com Okada e Tanahashi acabavam por tapar a possibilidade de novas caras se chegarem ao topo da empresa. Penso ser seguro afirmar que Tetsuya Naito irá reter o seu título aqui, com ou sem interferências a seu favor (sendo que o mais provável é mesmo SANADA, EVIL e BUSHI darem uma “mãozinha” caso seja necessário) para que Naito seja bem sucedido a reter o ouro.

Previsão: Tetsuya Naito

Kazuchika Okada vs. SANADA

Num verdadeiro “grudge match”, Okada enfrenta aquele que foi o homem que lhe custou o IWGP Heavyweight Championship contra Naito no Invasion Attack. Okada preparava-se para ganhar o combate com a Rainmaker Clothesline mas eis que aparece um homem mascarado e o ataca, homem esse que se revelou ser SANADA, o membro mais recente dos Los Ingobernables de Japón.

Com exibições consistentes na “Road To Invasion Attack”, em especial em Elimination Tag Team Matches contra os CHAOS, SANADA mostrou ter uma submissão letal que dá pelo nome de Skull End, que acabou por não dar chances a Gedo e YOSHI-HASHI, por exemplo. Mas como é sabido, Okada é claramente outro nível e nesta estrada para o Wrestling Dontaku, estes dois parecem muito igualados e prometem dar espectáculo.

Em termos de resultado este é um combate complicado de prever, simplesmente porque “o Okada é o Okada” e seria difícil de imaginar ver o ex-IWGP Heavyweight Champion perder contra Naito e agora contra SANADA, mas também por outro lado temos SANADA a ter o seu primeiro combate num grande evento da NJPW, combate que é difícil imaginar que este perca, até porque poderá com certeza contar com apoio dos seus camaradas dos Los Ingobernables de Japón para qualquer eventualidade. Medindo os dois pratos na balança, a meu ver temos portanto um cenário de Okada a poder finalmente vingar-se do homem que lhe custou o seu título como resultado mais previsível, até porque alguém terá de ser um candidato credível para enfrentar Naito depois deste evento.
Apesar de apostar numa vitória do Okada, penso que é seguro afirmar que o SANADA irá dar muito boa conta de si, acredito que até a dominar a maioria do combate e mostrar que veio para ficar e que é uma força a ser tida em conta.

Previsão: Kazuchika Okada

Hirooki Goto vs. EVIL

Em mais um combate que opõe um membro da facção CHAOS a um membro dos Los Ingobernables de Japón, Goto enfrenta EVIL. Este combate começou a desenhar-se no Invasion Attack num combate de Tag Team em que a equipa de Goto levou a melhor sobre a de EVIL. Após o combate foi por demais evidente que seria inevitável um embate entre estas duas figuras.

EVIL tem estado em rota de colisão com os CHAOS nos últimos meses, com combates contra Ishii e até mesmo chegando a desafiar pelo ROH World TV Championship, embora não tenha tido sucesso no seu intento de conquistar o ouro. Goto, por outro lado, também teve pouco sucesso na Final da New Japan Cup contra Tetsuya Naito.

Este é verdadeiramente mais um exemplo de como actualmente na NJPW temos CHAOS vs. Los Ingobernables de Japón como a principal “guerra” dentro da empresa e cada lado fará questão de mostrar a sua força.

É de esperar um combate bastante agressivo entre EVIL e Goto, embora possa ser também expectável o já tradicional “apoio” dos L.I.J. ao seu membro para sair vitorioso. Ainda assim, penso que Goto terá de fazer valer o seu estatuto como alguém que é claramente um talento capaz de desafiar qualquer campeão na empresa e tendo em conta isso, Goto terá mais condições para sair vencedor deste embate.

Previsão: Hirooki Goto

IWGP Jr. Heavyweight Championship Match:
KUSHIDA (c) vs. Jushin Thunder Liger

Um confronto de gerações, o melhor Jr. Heavyweight dos dias de hoje contra um dos melhores de sempre. Alguém que tem ainda “uma vida” pela frente na sua carreira contra uma verdadeira lenda que já afirmou que se reformará nos próximos cinco anos. É isto que é o combate pelo Jr. Heavyweight Championship deste Wrestling Dontaku.

Jushin Thunder Liger detém o recorde de reinados e de dias enquanto campeão, com 11 reinados que combinados se estendem por mais de 2 200 dias, o que se traduz em mais de 6 anos. KUSHIDA, por outro lado, está ainda longe de tamanhos registos. Ainda assim, a idade de Liger pode pesar para o bem e para o mal. Se idade é sinónimo de experiência, pode também significar menos ritmo e resistência, aspectos que podem então estar do lado do mais jovem KUSHIDA.

Até agora, na Road To Wrestling Dontaku, tivemos KUSHIDA a conseguir focar muito no braço de Liger para o desgastar para aplicar o seu finisher, a submissão Hoverboard Lock e é essa a estratégia que poderemos esperar para o embate pelo título. Por outro lado, temos Liger a mostrar que também pode surpreender, tendo conseguido já uma vitória sobre KUSHIDA antes do Wrestling Dontaku.

Resta saber se teremos KUSHIDA a continuar a confirmar-se como o “Ace dos Juniors” ou se teremos a lenda Jushin Thunder Liger a conquistar o IWGP Jr. Heavyweight Championship pela 12ª vez na sua ilustre carreira. Ainda que custe apostar contra o Liger (porque seria um grande marco conseguir um 12º reinado), KUSHIDA deve aqui reter o seu título e continuar a viver o seu sonho de estar no topo da divisão.

Não esquecer que neste mês de maio começa o torneio Best of the Super Juniors, torneio exclusivo desta divisão e que coroará um novo #1 contender ao título, que desafiará o campeão no evento seguinte, o Dominion.

Previsão: KUSHIDA

NEVER Openweight Championship Match:
Katsuyori Shibata (c) vs. Yuji Nagata

Shibata tem arrumado todos aqueles que o desafiam desde que conquistou o NEVER Openweight Championship: Tomohiro Ishii, Satoshi Kojima e Hiroyoshi Tenzan. Desta feita, Shibata defende contra Nagata.

Tudo começou no Invasion Attack após a defesa bem sucedida de Shibata contra Tenzan, em que Shibata após o combate pontapeia Nagata que tinha subido ao ringue para assistir Tenzan. Shibata parece determinado em derrotar todos os atletas de “terceira geração” da NJPW, tendo então já deixado pelo caminho Kojima e Tenzan. Nagata é o novo alvo e por muito que o veterano possa querer vencer Shibata no Wrestling Dontaku, é de esperar que Shibata continue o seu reinado imparável que já se estende desde Janeiro, tendo conquistado o título contra Ishii no Wrestle Kingdom 10. Um combate que será com certeza marcado por moves de grande dureza mas que levará inevitavelmente ao PK (Penalty Kick) de Shibata.

Previsão: Katsuyori Shibata

IWGP Heavyweight Tag Team Championship Match:
G.B.H. (Tomoaki Honma & Togi Makabe)  vs. Guerrillas of Destiny (Tama Tonga & Tanga Roa) (c)

Numa rematch do Invasion Attack, os novos campeões terão o seu primeiro desafio, precisamente contra a equipa que derrotaram para chegar ao ouro. Honma e Makabe tinham ganho os títulos a Karl Anderson e Doc Gallows no Wrestle Kingdom 10 e desde então andavam imparáveis e aparentemente sem adversários, até que após a última chance de Gallows e Anderson para recuperarem o ouro, Tama Tonga apareceu e anunciou que seriam desafiados por ele e pelo novo membro do Bullet Club. O novo membro acabou por ser Tanga Roa, o irmão de Tama Tonga e o duo conhecido como Guerrillas of Destiny chegaria mesmo a ter sucesso no Invasion Attack ao conseguir voltar a trazer os títulos para o Bullet Club.

Agora nesta desforra, os novos campeões quererão provar a solidez do seu reinado e mostrar que realmente estão no topo desta divisão por mérito próprio e para isso têm de deixar para trás a equipa de Honma e Makabe. Sendo esta uma nova equipa e tendo capturado os títulos recentemente, é de esperar que consigam reter os títulos e continuar o seu reinado.

Previsão: Guerrillas of Destiny

Outros Combates do Evento:

NEVER Openweight 6-Man Tag Team Championship Match:
Hiroshi Tanahashi, Michael Elgin & YOSHITATSU (c) vs. The Elite (Kenny Omega & The Young Bucks)

Com a Elite do Bullet Club a ter a sua desforra do combate do Invasion Attack onde perderam os seus títulos e com estes cintos que teimam em não ficar nas mesmas cinturas muito tempo, este acaba por ser um dos combates mais imprevisíveis do card. Ainda assim e tendo em conta o desafio feito por Tanahashi a Omega e a sua recusa após a derrota de Elgin pelo IWGP Intercontinental Championship, é de esperar que os campeões retenham os títulos como forma de Tanahashi levar Omega a dar-lhe mais uma chance de desafiar pelo título de Omega.

Previsão: Hiroshi Tanahashi, Michael Elgin & YOSHITATSU

IWGP Jr. Heavyweight Tag Team Championship Match:
Roppongi Vice (Rocky Romero & Baretta) (c) vs. Matt Sydal & Ricochet

Em mais uma rematch do Invasion Attack neste card, os novos campeões Romero e Baretta vão enfrentar os ex-campeões Sydal e Ricochet. Se pareceu surpreendente a vitória dos Roppongi Vice no Invasion Attack, mais surpreendente seria o título voltar a mudar de mãos tão rapidamente, pelo que apesar de um bom combate e o talento estar do lado de Sydal e Ricochet se espere que no fim do combate a música a tocar na arena seja mesmo “Roppongi, Roppongi, Roppongi lights, Roppongi Vice!”

Previsão: Roppongi Vice

CHAOS (Gedo, Kazushi Sakuraba, Will Ospreay & YOSHI-HASHI) vs. David Finlay, Jay White, Ryusuke Taguchi & Tiger Mask

Com a notícia da recente contratação de Will Ospreay por parte da New Japan Pro Wrestling, o mais recente membro da empresa e da facção CHAOS é o grande destaque deste combate. Se a isso juntarmos a experiência dos seus companheiros, temos uma força importante neste desafio. Apesar de no outro lado estarem os jovens talentos Jay White e David Finlay rodeados pelos mais experientes Taguchi e TIger Mask, é de esperar aqui uma vitória dos CHAOS, muito possivelmente com Ospreay envolvido na decisão do combate.

Previsão: CHAOS

Bullet Club (Bad Luck Fale & Yujiro Takahashi) vs. Captain New Japan & Juice Robinson

O duo de Fale e Yujiro volta a abrir um evento da NJPW depois de ter sido esta mesma equipa a abrir o Invasion Attack. Na altura venceram a equipa de Juice Robinson e Ryusuke Taguchi e aqui não se espera um resultado diferente. Ainda que com Robinson a ter um novo parceiro, nada faz crer que a vitória não volte a sorrir ao Bullet Club e a Bad Luck Fale em concreto com o combate muito provavelmente a terminar com o Bad Luck Fall (finisher de Fale).

Previsão: Bullet Club

Considerações Finais:

É de esperar mais um grande evento da New Japan Pro Wrestling e mais uma prova de como a empresa conseguiu enfrentar a saída de talentos para a WWE e renovar-se com novas caras em destaque.

Concordam com as previsões? Quais as vossas expectativas para o Wrestling Dontaku 2016?

Deixem nos comentários as vossas opiniões!

Espero que tenham gostado e até ao próximo Canto New Japan!

Edição Anterior: Canto New Japan #4 – Análise: Invasion Attack 2016

Podem seguir-me no Facebook e no Twitter, bem como acompanharem o meu podcast Ambr0s3 Talks Too Much, em que uma das mais recentes edições teve foco na Renovação na NJPW.

Sobre o Autor

Foto de perfil de Facebook
- Autor do Canto New Japan e Membro da Página Fãs da WWE em Portugal.

2 Comentários

  1. Reigns one versus all - há 7 meses

    Bom artigo,Ambr0s3

    Espero mais um grande evento da NJPW,a meu ver temos 3 combates de destaque,que serão o Naito vs Ishii,o Okada vs Sanada e a Elite vs Tanahashi, Elgin e Tatsu.

    Em geral,concordo com as tuas previsões,mas acho que no combate de trios poderia ser a Elite a vencer,apesar de concordar com o teu ponto de vista

  2. RFBM - há 7 meses

    Excelente artigo, adoro mesmo este espaço. Já para o evento, se o Invasion Attack serviu para coroar novos campeões e as caras que estarão em destaque nos próximos tempos, o Wrestling Dontaku servirá para reforçar a posição dos novos campeões. Por isso, acabo por concordar com todas as tuas previsões. Talvez, no combate entre EVIL e o Goto possamos ter uma surpresa, visto que desde que retornou à NJPW, o EVIL ainda não teve nenhuma grande vitória, talvez possa acontecer neste evento, contudo, espero uma vitória do Goto.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador