Post da Comunidade do Wrestling.PT

Canto New Japan #6 – Antevisão: NJPW Dominion 6.19

Desde o último Canto New Japan muito aconteceu na NJPW. Deixámos para trás o Wrestling Dontaku e o Best of the Super Jr’s XXIII. É importante então não apenas recapitular o que aconteceu nos últimos tempos, mas também antever o que podemos esperar do Dominion deste domingo, dia 19 de Junho.

No Wrestling Dontaku vimos então Naito a conseguir defender o seu título frente a Ishii. No mesmo sentido, KUSHIDA derrotou o veterano Jushin Thunder Liger. No entanto, o Wrestling Dontaku acabou por trazer também novos campeões, como os The Elite a recuperarem os NEVER Openweight 6-Man Tag Team Championships, bem como Matt Sydal e Ricochet a reaverem o seu ouro e voltarem a ser os IWGP Jr. Heavyweight Tag Team Champions, títulos que tinham perdido para os Roppongi Vice no Invasion Attack em Abril.

O evento do passado mês de Maio ainda contou com a surpresa de Nagata ao conquistar o NEVER Openweight Championship a Katsuyori Shibata, bem como o embate entre CHAOS e Los Ingobernables de Japón numa série de singles matches ao logo do evento a acabar com um total de 2-1 favorável aos L.I.J.

Após o Wrestling Dontaku e ainda antes do Dominion, a NJPW organizou ainda o 23º Best of the Super Jr’s em que alguns dos melhores Jr. Heavyweights combateram pelo troféu. Chamada de atenção especial para a presença de Volador Jr. da CMLL (empresa mexicana com que a NJPW tem parceria) e a inclusão de Chase Owens (membro do Bullet Club). O torneio ficou marcado pelo espectacular combate de Will Ospreay e de Ricochet, mas é de notar também o embate entre Ryusuke Taguchi e KUSHIDA.

É ainda importante mencionar que Matt e Nick Jackson estiveram ausentes por lesão.

A grande surpresa do torneio acabou por ser não só a vitória de Will Ospreay, bem como o desempenho brilhante de Ryusuke Taguchi que entre tantas estrelas conseguiu chegar à Final e dar luta a Will Ospreay até ao fim.

Depois de toda esta recapitulação dos acontecimentos que antecederam o Dominion deste ano, vamos então à tão esperada antevisão ao que esperar do evento deste domingo.

Dominion 6.19 in Osaka-Jo Hall

Destaques do Card do Evento:

IWGP Heavyweight Championship Match: Tetsuya Naito (c) vs. Kazuchika Okada

Apesar do card recheado do Dominion, este é o combate que todos querem ver. “El Ingobernable” contra “Rainmaker”, Naito contra Okada, a desforra. Depois de Naito ter conquistado o IWGP Heavyweight Championship com muita polémica à mistura (interferências de EVIL, BUSHI e SANADA), ainda não está provado que Naito consegue vencer Okada de forma limpa e essa é a grande questão que paira neste combate: “Conseguirá Naito vencer Okada sem recorrer a ajudas?”. Seria interessante descobrir mas penso ser quase certo que voltemos a ter interferências, resta saber é se estas determinarão o resultado do combate.

Esta incerteza quanto à capacidade de Naito mostrar ser mais forte que Okada deixa no ar a possibilidade de mudança, mas será que é isso que se quer? Naito pode ser o “vilão” desta história mas é estranhamente mais adorado do que Okada. Naito representa toda uma nova forma de estar, que desafia os interesses instalados (que o próprio afirma ser a vontade da empresa de ter Okada como campeão) e é esse o mundo em que os fãs parecem querer viver. Okada terá em princípio dificuldades para contar com o apoio incontestável do público e terá de dar tudo para vencer Naito e outros que procurem negar-lhe a vitória. Será que conseguirá?

Sendo sempre muito difícil apostar contra Okada, Naito está neste momento no topo, a viver uma fase nunca antes vista na sua carreira e a NJPW tem de ver o valor disso mesmo e dar uma nova vitória a Naito. Novamente de forma suja e que conduza a que fique ainda algo mais para ver noutro combate de Naito e Okada em que possamos ter possivelmente o clímax desta rivalidade, numa contenda em que seja realmente 1 contra 1.

Previsão: Tetsuya Naito (c)

IWGP Intercontinental Championship Ladder Match: Kenny Omega (c) vs. Michael Elgin

Este será o primeiro Ladder Match da história da New Japan Pro Wrestling. E tem mais significado que ser “apenas um Ladder match” ou que ser o primeiro. Significa uma americanização trazida uma vez mais pelo Bullet Club e todo um novo ambiente a que os fãs não estão de todo habituados.

Até há pouco tempo atrás, Omega era suposto enfrentar Hiroshi Tanahashi mas o “Às da New Japan” acabou por sair de cena para lidar com algumas lesões que o vinham a incomodar desde Fevereiro, de forma a poder mais tarde participar no G1 Climax deste ano. Sendo assim, o amigo de Tanahashi, Michael Elgin, chegou-se à frente para uma vez mais enfrentar Omega pelo título. E verdade seja dita, Elgin já antes do Dominion aplicou uma Powebomb a Omega num escadote e vem lançado para este combate.

Depois de uma grande química mostrada na title match que disputaram na Road to Wrestling Dontaku (da qual Kenny Omega saiu vencedor), é de esperar um grande combate e apesar do ímpeto de Elgin, pessoalmente creio que não é de esperar que Omega perca o ouro nesta altura em que é uma das figuras com mais destaque na NJPW e é a cara do Bullet Club. Ainda assim, Elgin não ficará nada mal na fotografia e é bem provável que Omega acabe por ter alguma ajuda de membros do Bullet Club para assegurar a vitória.

Previsão: Kenny Omega (c)

NEVER Openweight Championship Match: Yuji Nagata (c) vs. Katsuyori Shibata

Depois da surpresa do Wrestling Dontaku com a vitória de Nagata que acaba por provar que os wrestlers da terceira geração como ele ainda conseguem surpreender apesar da veterania, o antigo campeão Katsuyori Shibata quererá dar tudo o que tiver (e mais alguma coisa) para recuperar o título que vinha a defender sucessivamente desde que o tinha conquistado. Será que Shibata não terá levado a sério a ameaça de Nagata depois de já ter derrotado veteranos como Kojima e Tenzan? Se foi esse o caso, é algo a corrigir da parte de Shibata no Dominion.

Tendo em conta que Nagata já terá provado que ainda consegue competir com os melhores, é de esperar que Shibata faça valer aquele que era até ao Wrestling Dontaku o seu ímpeto de vitória e que se torne uma vez mais NEVER Openweight Champion.

Previsão: Katsuyori Shibata

IWGP Heavyweight Tag Team Championship Match: Guerrillas of Destiny (Tama Tonga & Tanga Roa) (c) vs. The Briscoe Brothers (Jay & Mark Briscoe)

Novos adversários para os até agora incontestáveis campeões desde que pegaram nos títulos. Depois de terem afastado Honma e Makabe, os Guerrillas of Destiny têm pela frente os Briscoes. Não é comum vermos os Briscoes virem da ROH à NJPW, mas esta equipa está longe de ser estranha aos fãs japoneses. Jay e Mark Briscoe estiveram no Wrestle Kingdom 10 e já lá tiveram um primeiro gosto do que é vencer o Bullet Club, quando se tornaram os primeiros NEVER Openweight 6-Man Tag Team Champions (acompanhados por Toru Yano).

Já bem familiarizados com o Bullet Club, creio que os Briscoes aparecem aqui como uma equipa nova que desafie os campeões e que lhes dê maior solidez e qualidade exibicional, que a meu ver tem faltado a Tama Tonga e Tanga Roa. É portanto uma oportunidade de evoluírem e mostrarem todo o seu valor, pelo que para não “matarem” a rivalidade, creio que estes mantenham os títulos mas com recurso a uma vitória “suja” que permita que esta rivalidade continue em eventos futuros.

Previsão: Guerrillas of Destiny (c)

IWGP Jr. Heavyweight Championship Match: KUSHIDA (c) vs. Will Ospreay

À primeira vista, esta parece apenas uma oportunidade para Will Ospreay vingar a derrota sofrida na sua estreia contra KUSHIDA no Invasion Attack em Abril passado, mas é mais, muito mais que isso. Desde então, Ospreay ganhou experiência e confiança nos ringues japoneses e isso permitiu ao britânico vencer nada mais, nada menos, que o Best of the Super Jr’s deste ano. Sem nunca encontrar KUSHIDA no torneio, é certo, mas Ospreay conseguiu importantes exibições e vitórias e após conquistar o torneio, desafiou de imediato KUSHIDA para uma segunda tentativa para reclamar o ouro do japonês. Podemos dizer portanto que Ospreay evoluiu e cresceu desde Abril e se é verdade que KUSHIDA está sempre a um nível muito alto, não é menos verdade que Ospreay tem literalmente voado cada vez mais alto e está agora mais perto de conquistar o ouro que antes.

Com tudo isto, é muito complicado prever o vencedor porque é bem sabido que para a New Japan o KUSHIDA é o “Ás dos Jr’s”, mas ainda assim é muito arriscado “deitar fora” o ímpeto que Ospreay traz e tudo parece apontar para que o britânico faça história e se torne o novo IWGP Jr. Heavyweight Champion.

Previsão: Will Ospreay

IWGP Jr. Heavyweight Tag Team Championship 4-Way Elimination Match: Matt Sydal & Ricochet (c) vs. The Young Bucks (Matt & Nick Jackson) vs. reDRagon (Bobby Fish & Kyle O’Reilly) vs. Roppongi Vice (Beretta & Rocky Romero)

Nota: Neste combate por eliminação, as eliminações ocorrem por pin, submissão e por cima da top rope assim que ambos os pés toquem no chão. 

Um combate sem grande história, que opõe as quatro equipas da divisão. Temos uma rematch do Wrestle Kingdom e porventura um combate com ritmo muito alto em que os campeões quererão cimentar o seu reinado depois do anterior ter sido bastante curto. Por outro lado, os Roppongi Vice quererão reaver os títulos que perderam no passado mês no Wrestling Dontaku. Os Young Bucks procurarão juntar mais ouro à sua cintura dado que já são campeões de trios com Kenny Omega. Por último, os reDRagon com Bobby Fish como ROH World TV Champion e com Kyle O’Reilly a querer afirmar-se cada vez mais, são também bastante candidatos a vencer. Medindo todos estes argumentos, é de esperar uma vitória de Sydal e Ricochet, dado que o reinado é ainda demasiado recente para terminar e ambos são figuras que têm cada vez mais apoio no Japão e sem dúvida que Ricochet coloca olhos no produto da NJPW por dar muito nas vistas com a sua capacidade atlética.

Previsão: Matt Sydal & Ricochet (c)

Outros Combates do Evento:

Hirooki Goto vs. EVIL

Depois de um intenso combate no Wrestling Dontaku, a rivalidade entre Goto e EVIL continua. Para alguma surpresa, EVIL levou a melhor no primeiro embate com Goto. O “Aramusha” goza de um maior estatuto relativamente ao “King of Darkness” mas isso não impediu EVIL de sair vencedor anteriormente. No entanto, é de esperar um desejo de vingança de Goto e que ele equilibre as contas neste duelo, bem como dar aos CHAOS uma importante vitória sobre os Los Ingobernables de Japón.

Previsão: Hirooki Goto

CHAOS (YOSHI-HASHI & Tomohiro Ishii) vs. Los Ingobernables de Japón (BUSHI & SANADA)

Neste combate que opõe os CHAOS aos Los Ingobernables de Japón temos algumas curiosidades. Ishii foi incapaz de vencer Naito pelo IWGP Heavyweight Championship no Wrestling Dontaku, assim como SANADA que caiu perante Okada no mesmo evento. Ambos surgem numa posição muito mais baixa no card desta vez, mas a verdade é que ver Ishii e SANADA colidirem será sem dúvida interessante. BUSHI mostrou um bom desempenho no torneio BOSJ XXIII e quererá manter um bom nível. Quanto a YOSHI-HASHI, esta é a grande dúvida, dado que tanto oferece uma muito boa exibição como ao mesmo tempo é quase sempre o elo mais fraco dos CHAOS. Tendo todos estes pontos em conta, penso que será previsível que SANADA garanta a vitória sobre YOSHI-HASHI.

Previsão: Los Ingobernables de Japón

Bullet Club (Adam “Hangman” Page, Bad Luck Fale & Yujiro Takahashi) vs. Togi Makabe, YOSHITATSU & Captain New Japan

Contenda que marca a estreia em grandes eventos na NJPW para Adam Page, que se apresenta com a alcunha de Hangman no Japão. A estrela da ROH juntou-se recentemente ao Bullet Club com Adam Cole e procura ser uma adição mais importante do que a opinião pública julga. Este é então um bom sítio para começar. O Bullet Club enfrenta aqui dois auto-intitulados “Bullet Club Hunters” (YOSHITATSU e Captain New Japan), que têm ao seu lado o feroz Makabe. Apesar da forma de YOSHITATSU estar a impressionar e Makabe ser sempre uma figura forte, um trio tem 3 elementos e o Captain New Japan é claramente a figura menos capaz e acabará por ser o alvo predilecto do Bullet Club que conseguirá assim abrir o Dominion com uma vitória.

Previsão: Bullet Club

Dark Match – Despedida de Jay White:

Satoshi Kojima, Hiroyoshi Tenzan & Manabu Nakanishi vs. Jay White, David Finlay & Juice Robinson

Está anunciado como dark match e marcará a despedida de Jay White da NJPW, dado que o Young Lion da Nova Zelândia irá em excursão para a Ring of Honor. É de esperar uma vitória do jovem neozelandês neste combate frente a um trio de veteranos e uma ovação do público para começar a aquecer o início do show.

Previsão: Jay White, David Finlay & Juice Robinson

Considerações Finais:

Nomes como Naito ou Ospreay vão de certeza brilhar neste Dominion.

Com a despedida de Jay White, fica a expectativa sobre o que possa fazer quando regressar da sua experiência na Ring of Honor.

Este evento marca também a contínua renovação do Bullet Club nos últimos meses, com Adam Page a ser introduzido aos fãs japoneses. Ficamos ainda a esperar pela vinda de Adam Cole (BAY BAY!).

Concordam com as previsões? Quais as vossas expectativas para o Wrestling Dontaku 2016?

Deixem nos comentários as vossas opiniões!

Espero que tenham gostado e até ao próximo Canto New Japan!

Podes ficar a par de quando sairá um próximo Canto New Japan através do meu Facebook, bem como seguir o meu podcast Ambr0s3 Talks Too Much.

Sobre o Autor

Foto de perfil de Facebook
- Autor do Canto New Japan e Membro da Página Fãs da WWE em Portugal.

8 Comentários

  1. RFBM - há 6 meses

    Excelente artigo Miguel. Este é o evento mais importante da NJPW a seguir ao WK, por isso trás grandes expectativas e resultados imprevisíveis, sendo que, na minha opinião, os pontos mais importantes são:

    – IWGP Heavyweight title – esta já é uma altura em que temos de começar a pensar em qual será o main-event do WK11, daí que aposte numa vitória de Naito, muito porque os últimos main-events do WK têm sido combates que não se vêm durante todo o ano, daí que aposta na derradeira vitória do Naito para enfrentar alguém no WK, que não Okada, quiçá Tanahashi? E sim, custa imenso não pensar no Okada para o main-event do WK.

    – IWGP Intercontinental title – aqui discordo contigo, acho que o Elgin levará a vitória, penso que a lesão do Tanahashi acabou por mudar alguns planos. O reinado do Omega tem sido algo estranho e não tão bom como aparenta ser, pelo menos, a meu ver. Vence-o em grande, mas daí na NJPW, só o defendeu no show de Road To… O que também contribui foi a sua wresting attire, o que para muitos não é importante, mas a meu ver, a que ele usa não o faz parecer um campeão de grande nível.

    – NEVER Openweight title – à primeira vista parece um bom combate para o Shibata recuperar o seu título, mas não me admiraria se o Nagata vencesse. Como já referi, é preciso pensar já no WK e a NJPW pode querer colocar uma surpresa com uma possível vitória do Shibata no G1. Sei que parece disparatado e se calhar estou a dizer algo completamente sem sentido, mas, just saying…

    – de resto acho que os Briscoes irão ganhar, não que também não visse os Guerillas of Destiny a saírem com os títulos, mas esta é uma oportunidade para os mesmos se reconstruírem um pouco e ganhar ímpeto para os vencer novamente. Na divisão de juniores, aposto na vitória clara do Ospreay e também não ficava surpreendido com uma vitória dos reDRagon, ainda que se tivesse de apostar, apostava no tag do Ricochet e do Sydal. No Special Singles Match, aposto no Goto, que poderá ser um nome algo “favorito” a vencer o G1, tal com o Shibata e o Tanahashi.

    • Foto de perfil de Facebook

      Miguel Ambr0s3 - há 6 meses

      Acaba por ser um evento decisivo dado que o G1 está aí à porta.

      Eu acredito que este ano é Naito vs. Okada no WK, pelo menos é o main event mais óbvio.

      A attire dele quando defende o título (calças pretas com as asas) está brutal, mas a outra que costuma usar nos restantes shows é algo que tenho de concordar contigo… Fica demasiado “Young Buck”.

      Não acredito que o Shibata vença o G1… Se assim fosse, era um grande push… Mas se o Naito colocar o Okada de lado, é necessário um novo challenger para o WK e aí pode entrar o Shibata. Quanto ao Tanahashi, não creio que volte a vencer o G1 também. Deverá estar na title picture sim, mas do IC title.

      Goto para mim tem de vencer… 2 derrotas era mau demais e prejudicaria a sua imagem para o G1, concordo.

      De resto, vamos ver :)

      Acabei por não mencionar o G1 no artigo porque penso que devia focar no evento em si, embora toques no ponto importante de não ter projectado muito o futuro. Ainda assim, creio que no rescaldo do evento poderei pegar nos resultados e no que se pode tirar de cada um deles tendo em vista o futuro.

      Cá estarei para depois ver quem acertou mais.

      Obrigado pelo comentário, por continuares a seguir o espaço e por uma opinião tão completa!

      Relembro que sem comentários, não há como saber se o artigo tem procura e interesse para os fãs.

      • RFBM - há 6 meses

        Obrigado pela resposta. Acabaste por não tocar num ponto que queria. Achas que o Goto tendo já uma história com o Naito pode ter uma vitória surpresa no G1? Será o segundo grande favorito a vencer o torneio? Sei que apostas num Naito vs. Okada no main-event do WK, mas ainda assim, gostaria de saber a tua opinião.

        Uma das razões porque insisto nisto é o facto de neste momento, apenas o Naito e o Okada dominarem o main-event, sim o Ishii “deu lá uma perninha”, mas acho que ninguém acreditava que ele iria ficar lá depois do seu combate com o Naito. O Goto e o Shibata são wrestlers algo underrated que na minha opinião podem e deviam ascender definitivamente ao main-event.

        Caramba, eu adoro mesmo este espaço! :P

      • Foto de perfil de Facebook

        Miguel Ambr0s3 - há 6 meses

        Levantas uma questão importante com a situação do Goto… É verdade que o Goto derrotou o Naito no WK deste ano, pelo que esse facto podia levar a crer que esse factor e o facto do Naito perder sempre no WK poder jogar a favor de um combate entre eles, mas sinceramente não creio que o Goto tenha “star power” para ser colocado (tal como tem sido usado) no ME do WK. Para isso acontecer tinham de pelo menos o colocar ao nível do Okada, creio eu.

        Okada a perder no Dominion é o grande favorito para o G1… Numa pequena nota, quero muito ver o Adam Cole aparecer no G1!

        O Goto e o Shibata são underrated mas quanto ao Shibata acho que é uma questão de o colocarem nessa posição e ele faz o resto. Quanto ao Goto, acho que ainda falta qualquer coisinha…

        Obrigado! :)

  2. Marques - há 6 meses

    Sinceramente, acho que os Briscoes vão ganhar os títulos, mas só depois do Jay Briscoe vs Lethal no Best in The World. Arrisco-me a dizer que vão acabar por ser campeões da ROH e da NJPW ao mesmo tempo.

    Não sei porquê, mas tenho a sensação que o Elgin vai ganhar e, pouco tempo depois, o Omega vai recuperar o titulo.

    • Foto de perfil de Facebook

      Miguel Ambr0s3 - há 6 meses

      Não é uma previsão nada descabida relativamente aos Briscoes. Os Guerrillas of Destiny estão longe de ser uma dupla muito sólida para carregar os títulos e arrumarem toda a concorrência (pelo menos tendo em conta o que se tem visto).

      Concordaria contigo se não fosse um Ladder Match. Acho que se o Bullet Club traz este combate para a NJPW é porque em princípio terá de o vencer. Até porque o Omega tem todo um grupo que o pode ajudar se necessário.

  3. Jardel Silva - há 6 meses

    Bom artigo.Sobre o evento espero um bom evento e concerteza Naito e Ospreay iram brilhar aqui.
    – IWGP Heavyweight title –Espero um grande combate melhor que aquele do Invasion Attack que pra mim foi fraco,acho que o Naito ganha com interferencia da sua Stable e acho que teremos o Tanahashi a ganhar o G1 Climax e a enfrentar o Naito no ME do WK11,vao usar essa lesão do Tanahashi para fazer uma historia de Redemption do Tanahashi de volta ao topo da New Japan.
    – IWGP Intercontinental title –Penso o mesmo do RFBM,o Kenny Omega tem desiludido bastante como IWGP IC Champion,seja por sua gimmick ou pela sua wrestling attire e tambem o Booking,um cara lider de uma stable como a Bullet Club tinha que ser mais sério para representar a ameaça da stable,mas anda la a fazer os maneirismos dos Young Bucks,não passa muito credibilidade ao lider que substituiu lideres como Prince Devitt e AJ Styles,se continuar assim prefiro o Adam Cole a ser tornar o lider e ir ao NJPW e roubava o lugar do Omega,sobre o combate concerteza sera um enorme combate,mas apesar dessas reclamaçoes com o Omega acho que ira reter e so perdera ao titulo quem sabe pro Shibata no WK11.
    Na divisão de juniores,aposto e torço pra vitoria do Ospreay,o cara é fantastico e merece o title,concerteza sera um grande combate com um interresante Storytelling com o KUSHIDA a enfrentar um Ospreay mais esperiente e confiante dps de ganhar o BOSJ.de resto não tenho o que falar com alguns resultados previsiveis.

    • Foto de perfil de Facebook

      Miguel Ambr0s3 - há 6 meses

      Obrigado em primeiro lugar pelo comentário!

      Sinceramente, apesar de gostar do Tanahashi, ele já várias vezes disse que se afastava da title picture e depois há sempre uma forma qualquer de o colocar lá de novo. Pessoalmente, espero é que o Tanahashi se foque noutro título, o Intercontinental. Naito vs. Okada no WK seria a aposta mais fácil e lógica de fazer.

      Acabam por ter essa opinião relativamente ao Omega porque ele não mostra a agressividade e aquela liderança que tanto o Devitt como o Styles mostravam. Ainda assim, acho que é uma liderança que procura dar mais uma ideia de que este Bullet Club é um conjunto de amigos e não tanto um conjunto de “soldados”. Uma versão mais “PG” do Bullet Club, se assim quiserem chamar. É também um Bullet Club em que acho que é dado mais espaço para que cada um tenha o seu destaque em vez de estar tudo demasiado concentrado no líder.

      KUSHIDA vs. Ospreay será um combate brutal e temos história até ao WK de certeza.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador