Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

Impacto! #12 – Ascensão e Queda de Samoa Joe

Samoa Joe explodiu na TNA logo quando se estreou em 2005. O primeiro combate de Samoa Joe foi no Slammiversary onde derrotou Sonjay Dutt. Logo após o Slammiversary, Joe tornou-se um participante na Super Cup X de Christopher Daniels. Joe iria avançar para as finais depois de ter batido Dutt e Alex Shelley. Joe derrotou AJ Styles na final do torneio, mas com uma interferência de Daniels.

A interferência provocaria um combate a três para o título da X Division no PPV Unbreakable. Qualquer fã da TNA deve saber o que aconteceu no Unbreakable em 2005. Styles, Daniels e Samoa Joe iriam elevar o padrão e definir uma nova fasquia para a TNA, lutando num combate épico (que num artigo anterior eu defini como o melhor de sempre na história da TNA).

Apesar de não ganhar o combate, Samoa Joe ficaria invicto pelo facto de que Daniels sofreu o pinfall e não Joe. Depois do Unbreakable, Joe iria revelar-se uma máquina de destruição. Ele arrasou toda e qualquer pessoa que se atreveu a passar no seu caminho. Sua onda vitoriosa permaneceu intacta e ele ainda colocou Daniels “fora de combate”, com um traumatismo craniano grave, após um Muscle Buster.

Styles queria vingar o seu amigo e desafiou Joe a um combate pelo título no Turning Point. Joe saiu vitorioso e conquistou o seu primeiro de muitos titulos na TNA. A saga de Joe continuaria, com ele a tentar terminar a carreira Daniels num combate pelo Titulo Mundial no Final Resolution. Styles, que estava no canto de Daniels, jogou uma toalha no ringue para evitar uma lesão séria.

A expressão “joe’s gonna kill you” ou “Joe vai matar-te” era entoada pelos fãs e fazia todo o sentido.

A batalha entre Styles, Samoa Joe e Daniels duraria até o Destination X, quando Daniels iria ganhar o titulo no Ultimate X. Samoa Joe iria recuperar seu cinto em 13 de Abril, numa edição do iMPACT! Mais tarde, Samoa Joe viria a defender com sucesso o cinto contra Sabu. A onda vitoriosa de Samoa Joe só crescia e Joe continuava a somar nomes à sua lista gloriosa, lutadores como Sting, Jeff Jarrett, Scott Steiner, Abyss, Raven, Brother Runt e muitos mais caíram aos pés de Joe.

Kurt Angle estreiou-se na TNA em 2006 e iria ter um dos mais apaixonantes feuds com a  “Samoan Submission Machine”. Samoa Joe conheceu o sabor da derrota nas mãos de Kurt Angle no Genesis. A sua invencibilidade iria acabar após 18 meses de duração.

Durante todo o resto do ano de 2006 e 2007, Samoa Joe manteve acesa a feud com Kurt Angle.

Samoa Joe viu concedido o seu primeiro combate pelo NWA World Heavyweight Championship no Destination X pay-per-view em 2007. Samoa Joe acabou por falhar o titulo aos pés do campeão Christian Cage.

Em 12 de julho no iMPACT!, Joe iria derrotar Jay Lethal e Chris Sabin. Na Victory Road, Samoa Joe e Angle derrotaram a Team 3D para o TNA Tag Team Championship. Samoa Joe iria optar por manter os títulos por ele próprio. Joe, agora segurando o título da X Division e os títulos de Tag Team da TNA, desafiou Angle no Hard Justice. O vencedor iria segurar todo o “ouro” da TNA.

Depois de largar todos os títulos que tinha, a carreira de Samoa Joe atingiu um percalço. Joe iniciaria uma disputa com Kevin Nash e a direcção da TNA. Esta rivalidade iria durar muito tempo. Joe finalmente seria incluído num combate pelo título mundial no Against All Odds em 2008. Serviu como um “Special Enforcer” no combate entre Angle e Christian Cage.

Samoa Joe entraria numa feud com Angle novamente, mas desta vez, pelo título Mundial. Angle e Joe tiveram um combate no Lockdown em 2008, onde Samoa Joe finalmente conquistou o seu primeiro Campeonato Mundial.

Samoa Joe iria provar que o seu reino não seria uma casualidade, derrotando Scott Steiner e Kazarian no Sacrifíce e defendendo com sucesso o seu título num combate  King of the Mountain no Slammiversary.

Joe entraria uma pequena feud com Booker T. Booker e Joe tiveram duas lutas pelo título. O primeiro, Booker ganhou, mas a sua mulher, Sharmell, foi a que contou o pinfall, sendo a vitória não oficial. Noutras palavras, Joe nunca perdeu o seu título. Samoa Joe iria recuperar fisicamente o cinto depois de derrotar Booker T no Hard Justice.

O reinado de Joe terminou após 182 dias, quando perdeu para “The Icon” Sting no Bound For Glory. Depois de perder o título Joe juntou-se à guerra entre a Frontline e os Main Event Mafia. As duas facções lutaram no Lockdown e Joe iria sofrer algumas lesões e estar fora de acção o restante ano.

O gimmick Nation of Violence nasceria com o retorno de Joe TNA em 2009. O gimmick reinventou Joe como um “bad-ass” com uma má atitude. Joe Joe não se preocupava com ganhar ou perder. Após o seu retorno, ele seria desclassificado várias vezes.

Samoa Joe iria continuar a sua feud com os Main Event Mafia no âmbito deste novo gimmick. Jeff Jarrett, AJ Styles, Samoa Joe e Daniels derrotaram os Main Event Mafia no Lethal Lockdown. Joe iria virar heel quando se juntou aos MEM no Slammiversary, permitindo que Kurt Angle vencesse o King of the Mountain e o título mundial.

Taz fez a sua estreia na TNA como treinador de Joe e ajudou-o a vencer Sting. Joe conseguiu ganhar o seu quarto título da X Division contra Homicide, mas perdeu pouco tempo depois para Amazing Red após Bobby Lashley interferir. Joe perdeu para Lashley no Bound For Glory.

Samoa Joe viria a desafiar Styles para o título Mundial da TNA, duas vezes sem sucesso. Desde então, Joe foi caindo para a “cena mid-card” da TNA. Ele não teve feuds e mal era visto noa iMPACT!

Até hoje, a sua rivalidade com Pope mostrou que Joe não vai a lugar nenhum perto da luta pelo título. Samoa Joe é um grande trunfo no ringue e para um homem grande é incrivelmente atlético. Ele é um talento criado na TNA e apenas manteve o título mundial uma vez.

Ele tem sido “intermitente” nas suas aparições, mas sem entrar numa storyline ou feud significativa e importante. De campeão, passou para alguém que “enche” o tempo no impact! ou nos PPVs. E títulos? Até Steiner já andou perto do titulo mundial recentemente…

Eu quero ver AJ Styles de volta aos main-events e os fãs da TNA parecem ser da mesma opinião. E Samoa Joe? Ele não teve um combate pelo título em mais de dois anos.

TNA: Coloquem Samoa Joe onde ele merece estar! De volta aos main-events!

Sobre o Autor

- Colaborador do Wrestling.PT para os conteúdos da Total Nonstop Action!

4 Comentários

  1. Tiago Silva - há 6 anos

    Com um inicio de carreira na TNA tão atribuilada e bem sucessidida onde ele esta neste momento. Feud com Pope e agora com Crimson e não estou a ver Joe a lutar por qualquer título em 2011.
    E o mal da TNA leva rapidamente os sucessos do ME para o mid card sem ninguem perceber porque. AJ Styles para o ME, SIM. Samoa Joe para o ME, SIM.
    E depois dizem que não tem ME de qualidade para o KOTM.

    • Jorge Rebelo - há 6 anos

      Acabei por nem falar do Crimson, pois ainda nem percebi bem para onde vão levar essa feud. No entanto, o Joe está a fazer pelo crimson aquilo que o hogan, flair. Dreamer e outros veteranos deveriam ter feito pelo joe, aj, kendrick, lethal, beer money, red, etc etc etc, ou seja, marcar o seu território enquanto enaltecem as qualidades do adversário e dão-lhe tempo na tv. Lembram-se como recentemente o flair se dirigiu ao daniels a perguntar: quem és tu? Grande forma de “vender” o regresso de daniels…infelizmente a tna continua a enterrar o que é seu e a promover talentos que há muito já passaram o seu pico de forma.

    • Jorge Rebelo - há 6 anos

      eu não vejo a wwe, mas duvido que alguma vez alguém tenha feito troça do gimmick do undertaker. Já na tna, gozar com as unhas e os olhos pintados do daniels quando este deveria ter um regresso triunfante é enterrar talentos. Por acaso também estava a pensar. Enquanto não houver diferença entre main-event e mid-card é facil lutadores como joe e styles se perderem.

  2. Pedro "Matcho Man" Ribeiro - há 6 anos

    É por haver muitas pessoas no mid-card que deviam ir para o Main Event que o mid-card da TNA é tão forte.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador