Impacto! #121 – Uma História de Sobrevivência

A história da TNA é feita de momentos difíceis. Com o aproximar do aniversário da TNA, o Impacto! vai hoje contar um pouco dessa história de sobrevivência chamada TNA!

Após o colapso da WCW e da ECW , a WWF/E herdou todo monopólio da indústria do wrestling nos Estados Unidados da América. Reza a lenda que durante uma tarde de pesca a bordo do barco da família, o então desempregado Jeff Jarett e o seu pai Jerry Jarrett terão discutido a possibilidade de criar uma organização que ocupasse o lugar vago deixado pela concorrência do gigante do wrestling. Se por um lado Jerry Jarrett nunca levou a ideia muito a sério, o seu filho Jeff não deixou cair a conversa em saco roto e começou a trabalhar numa ideia que ganhou forma em 2002.

Em Maio de 2002, Jeff Jarrett e o seu pai formaram a Total Nonstop Action, com o apoio financeiro da HealthSouth Corp. O primeiro show da TNA ocorreu em 19 de Junho de 2002, com muitos veteranos presentes e com imensos problemas. Logo no seu arranque, o ringue caiu pouco minutos antes da primeira emissão ir para o ar. A razão para isso? Bem, a TNA realizou um dark match que envolvia chamado Cheex (uma espécie de Yokozuna afro-americano) que provocou o desastre técnico. Enquanto o ringue era reparado, foi necessário um enorme trabalho de reportagens improvisadas e conversas de bastidores para dar tempo aos técnicos de consertar o ringue a tempo do primeiro combate. Aliás, a história da TNA é recheada de momentos de grande angústia e é uma história de sobrevivência.

Poucos meses após o seu primeiro show, a empresa HealthSouth Corp que era então a principal investidora, entrou em dificuldades financeiras devido aos escândalos de contabilidade. Em outubro, a Robert Carter, um dos investidores minoritários e dono da Panda Energy comprou a participação maioritária de Jerry Jarrett. A Panda Energia detinha uma participação de 71% na empresa. Por curiosidade, Dixie Carter que até então estava na TNA como Directora de Marketing e Relações Públicas saltou para o cargo de Presidente da organização.

O modelo de negócio da TNA era muito diferente de qualquer outra empresa de wrestling. Eles não faziam tours, nem house shows. Quando a empresa começou em 2002, realizavam eventos semanais que eram transmitidos em pay-per-views a partir do Tennessee. Quando a Panda Energy assumiu o controlo, os PPVs foram transferidos para um estúdio de som na Universal Studios , Flórida. O conceito de PPV semanal acabou em setembro de 2004, passando para PPVs mensais desde então. De Junho de 2004 até maio de 2005, a TNA tinha um show na Fox Sports Network chamado TNA: Impact! que custava cerca de 30.000 dólares por semana, durante o tempo de antena. A TNA perdeu o contrato televisivo com a Fox e esteve em risco de fechar portas…novamente…De maio até Setembro de 2005, o TNA Impact! foi transmitido via Internet. Em outubro de 2005, a programação da TNA tornou-se disponível na Spike TV, aproveitando o espaço deixado livre neste canal pela mudança da WWE Raw para a USA Network. Ao contrário do negócio Sports Fox, a TNA deixou de pagar pelo tempo de antena. A partir de 2006, a empresa passou a ter house shows.

A TNA começou com um franchising da NWA, devido à reputação positiva da marca NWA. A parceria durou até 2004 e nesse ano a TNA retirou o nome NWA dos seus shows, mas fez um acordo onde “alugou” o NWA World Tag Team Title e o  NWA World Title . O acordo foi definido para expirar só em 2014. No entanto, em 2007, a TNA optou por ter todos os seus títulos com a sua própria marca e encerrou a parceria com a NWA.

Nos primeiros anos, o main-event foi dominada por Jeff Jarrett. Como proprietário da empresa, não havia o problema de ele deixar a TNA para assinar com a WWE. Mas o que fez a TNA numa empresa diferente foi a visão e a capacidade de criar conceitos únicos com a X Division. A X division apresentava um ritmo acelerado, um estilo de alto impacto, que não era visto na programação de wrestling na altura. Para facilitar esta tentativa de mostrar um produto diferente, a empresa passou a usar um ringue de seis lados que permitiu uma maior variedade de movimentos.

A TNA teve uma nova era em janeiro de 2010 , com a estreia de Eric Bischoff e Hulk Hogan. Os dois chegaram à TNA e fizeram algumas mudanças no produto. Uma das suas primeiras ordens foi trazer de volta o ringue de quatro lados. A TNA passou a procurar colar a sua imagem e o seu produto à história da WCW, e num dos maiores fracassos da história chegaram mesmo a mudar o Impact! para as Segundas-feiras (tentando reeditar as Monday Night Wars entre a WWF Raw e a WCW Monday Nitro). Esta ideia durou apenas alguns meses, pois a quebra nas audiências da TNA obrigou a um regresso às noites de Quinta-feira.

Em 2011 , a TNA mudou o nome do seu show principal para Impact Wrestling. Em 2013 e durante 12 semanas, a TNA produziu o Impact Wrestling ao vivo em directo de várias arenas nos Estados Unidos. No entanto, o esforço financeiro tornou-se insuportável para a TNA e já em 2014, a TNA regressou à Impact Zone.

De forma muito reduzida, a história da TNA é marcada por momentos críticos e numa indústria totalmente focada numa única empresa, conseguir sobreviver 12 anos depois do seu nascimento é um feito assinalável. Resta saber o que o futuro trará para a TNA.

Video da Semana

Reunião entre Dixie Carter e Bully Ray!

Até ao próximo Impacto!

Sobre o Autor

- Colaborador do Wrestling.PT para os conteúdos da Total Nonstop Action!

4 Comentários

  1. Mayckon Souza - há 3 anos

    A poucas semanas atras ninguem imagina que poderia estar como agora esta, vi coisas em 30mn de Impact que nunca vi em 3 Hrs de Raw, Vida longa a tna :D .

  2. Hildo - há 3 anos

    Bom artigo. não tinha ideia da História da TNA, Mas acho que a TNA Está no caminho certo. Desde o ano passado vem nos trazendo Impacts de muita qualidade.

  3. AJ-Perfect - há 3 anos

    Lindo Artigo!

  4. Afonso.A.Q17 - há 3 anos

    Bom artigo. Tal como o Hildo penso que a TNA esta no caminho certo.
    P.S. este espaço merecia mais comentarios!

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador