Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

Impacto! #23 – Regresso de Jeff Hardy

O Anti-cristo do wrestling tem regresso anunciado à TNA. Jeff Hardy pode significar uma mudança para a empresa e seu retorno muda a paisagem inteira de histórias na TNA.

A partir de agora, não há certezas sobre quais os planos para Jeff Hardy e isso é positivo. Podemos ver Jeff no Bound For Glory 2011 a fazer coisas tão diferentes como defrontar Austin Aries para o ouro da X-Division, ou então juntando-se a Shannon Moore para roubar o titulo de Tag Team aos Mexican America; ele pode ir atrás dos Immortal, ele pode entrar numa feud com Kurt Angle. Será que ele se manterá heel ou irá virar face? Na minha preferência, espero quer Hardy não se mantenha muito perto do microfone e desenvolva uma personagem mais perto de um lobo solitário, sem equipa, sem regras.

Irei então ponderar alguns argumentos sobre se este regresso significa o crescimento da TNA ou o principio do seu fim.

O bom que vem com o regresso de Jeff Hardy
Depois do Bound For Glory, alguns notáveis nomes da TNA irão, provavelmente, abandonar ou tirar um bom tempo de férias. Sting, Hogan, Bischoff, Steiner e Kurt Angle podem ser alguns dos talentos, que após o dia 17 de outubro de 2011 passem a ser menos vistos pela Impact Zone. Jeff Hardy é um nome que pode ajudar a dar TNA, dando algum reconhecimento de nome se, de facto, os veteranos deixarem de aparecer. A minha esperança é que a TNA afaste Hardy dos main-events e o ponha a ajudar os talentos mais novos.

Jeff Hardy significa fãs e isso ajuda a TNA ganhar dinheiro. Quer se goste ou não, Hardy é um dos lutadores mais carismáticos da actualidade. Quando ele foi exilado da  TNA nos últimos seis meses, nem a TNA parou de criar novas mercadorias com a marca de Hardy, nem as vendas pararam. Ele é um dos maiores nomes maiores que a TNA tem no seu roster e que trabalha em vários house shows porque as pessoas exigem ver Jeff Hardy a lutar. Se Hardy conseguir ter a cabeça no sitio certo vai adicionar algo à TNA e ajudar a médio-longo prazo.
O mau que que vem com Jeff Hardy
O regresso de Jeff Hardy tem algumas desvantagens para ele também. Uma grande razão é que TNA estará a apostar num atleta que queimou duas vezes a empresa. Para a TNA este regresso é uma autêntica lotaria e pode correr muito mal. A primeira vez que Hardy estragou a sua relação com a TNA resultou de uma não-comparência. Na altura Hardy não era a marca que é hoje e a TNA silenciosamente encobriu a situação No entanto, a segunda vez foi ao vivo e a cores, para toda a gente ver e não havia desculpas para Hardy. O lutadores tornou-se numa ilha, sozinho e acusado por todos, desde colegas aos fãs. O Youtube foi uma poderosa máquina de divulgação do colapso humano em Hardy se tornou, naquela noite fatídica no Victory Road 2010. Desde aí, espera-se que Hardy tenha aproveitado o exílio para recarregar e curar o seu corpo e a sua mente. Trazer Jeff é um risco, mas é um risco TNA está disposta a assumir e eu, pessoalmente, não os culpo por isso. No entanto, Hardy já terá atirado a primeira pedra à TNA, ao revelar o dia do seu regresso contrariando a vontade da organização.

Outra razão que pode ser negativa é que ele pode parar o crescimento das estrelas que a TNA está a criar actualmente. A X-division, Gunner, Crimson, Joe, James Storm, Bobby Roode e a feud Styles/Daniels são alguns exemplos de apostas recentes da TNA. Jeff Hardy é um nome grande a TNA certamente se sente tentada a colocá-lo num evento principal de imediato, que por sua vez parece destinado a James Storm, Robert Roode ou Crimson. O seu retorno poderia prejudicar significativamente os talentos mais jovens, até porque a TNA tem dificuldade em criar estrelas e em arriscar nos novos valores.

Se no inicio deste Impacto! eu disse que o regresso de Hardy era potencialmente bom para as storylines, a verdade é que se pode transformar em algo potencialmente mau também). A TNA pode esquecer certas histórias por culpa do regresso de Jeff. Samoa Joe podia voltar a desaparecer, a feud AJ Styles / Daniels pode ter colocado em segundo plano, o enredo RVD / Lynn pode demorar demasiado a ter um fim e o ressurgimento da X Division pode ser interrompida friamente por a TNA dedicar tanto tempo a Jeff Hardy.  Pessoalmente Jeff  Hardy na X-Division seria bom por algum tempo, porque é uma maneira de tirá-lo do main-event e ajudar uma divisão que pode usar o seu nome para se catapultar.

Deveria então a TNA apostar em Hardy outra vez?
Eu percebo todas as criticas perante o passado de Hardy. De facto, os seus vícios parecem ser maiores que a sua vontade. Percebo que ele teve oportunidades que provavelmente outros talentos não tiveram, mas isso é porque ele tem valor. Se Jeff representasse para os fãs o mesmo que o irmão, então ele nunca iria conseguir trabalhar na TNA. A Matt Hardy a TNA não perdoou os abusos. Mas Jeff Hardy é um dos maiores nomes do wrestling de hoje e provavelmente um dos maiores motores de venda de mercadoria (senão me engano, na WWE era o lutadores que mais vendia atrás de John Cena) e por causa desse facto, ele continua a receber oportunidades. Do ponto de vista comercial, a TNA arrisca ganhar dinheiro com a marca Jeff Hardy, mas arrisca-se a perder a já frágil credibilidade que tem se as coisas correrem mal. O ganho compensará o risco?

Vamos olhar para Hollywood: actores como Robert Downey Jr., Charlie Sheen, Russel Crowe, e muitos mais todos tiveram problemas com drogas e álcool ao longo das suas carreiras, mas continuaram a receber trabalho porque são actores talentosos e atraem as pessoas para as salas de cinema. Vamos olhar para atletas como Tiger Woods, Kobe Bryant, Dennis Rodman e muitos mais atletas que tiveram problemas pessoais e problemas com a lei. No entanto, acho que eles mantiveram-se activos, porque eles têm talento e valor para as suas respectivas equipas.

Dizer o que permite que até mesmo olhar para o WWE: Stone Cold Steve Austin saiu da empresa em 2002, quando pode-se argumentar que ele era mais necessária e em torno desse mesmo tempo, também ele bater em sua esposa. Eles até Austin enterrado na TV depois que ele saiu com eles. Mas Será que você não saiba, o WWE trouxe de volta esse cara no início de 2003 porque eles precisavam para impulsionar avaliações, mostram assiduidade e compra PPV, apesar de todos os problemas que teve na WWE no ano anterior. Tinham-lo em um dos muitos jogos Main Event que eles tinham no WM 19. Foi também o segundo lugar a última partida se a memória não me falha. Rey Mysterio fica suspenso por uso de drogas no Verão de 2009.

Do ponto de vista exclusivamente económico, apesar do mau comportamento, estas personalidades continuaram a gerar lucro. A TNA é uma empresa e o lucro é o seu objectivo.

O meu ponto é que você haverá muitos fãs indignados com a decisão da TNA, considerando que a organização se vai enterrar junto com Hardy. Jeff Hardy está de volta à TNA e há potencial para que as coisas boas aconteçam mas o risco de algo mau se repetir é elevado. É um risco, sem dúvida, mas para mim é um risco TNA deve tomar se se sentir responsável o suficiente para tirar o melhor de Hardy.

Até para a semana quando vos trouxer mais Impacto!

Sobre o Autor

- Colaborador do Wrestling.PT para os conteúdos da Total Nonstop Action!

11 Comentários

  1. StinGeR - há 5 anos

    Como sempre um excelente artigo! Continua assim adoro ler o Impacto!

  2. Anónimo - há 5 anos

    A volta de jeff sera uma das melhores coisas que acontecera na tna no ano

  3. Espero que o Jeff Hardy tenha noção daquilo que fez porque foi grave e já não é a primeira vez que arranja algo deste genero. Eu percebo que a TNA precisa de ter Jeff Hardy pelo vários motivos que tu referiste mas acontecer mais uma vez já é demais e não se aguenta a mais uma desta.

    Espero que desta vez o Jeff Hardy volta com a cabeça no lugar porque faz falta e ele consegue entreter os fãs. E como tu falaste e muito espero que não tire o lugar aqueles lutadores que estão a ter algum destaque agora.

    Bom artigo!

  4. Chazz_Princeton - há 5 anos

    Artigo muito bom! Pões todos os factos e justificações em cima da mesa e apresentas tudo com alguma clareza.

    Há uns quantos erros de português, mas percebe-se sempre o que queres dizer, mas podias ter relido e corrigido algumas coisas, que só podem ter sido erros de distracção xD.

    Acho que escolheste bem o tema, por ser uma personagem controversa (fora do ringue) e por actualmente no TNA Universe, é esse um dos assuntos que está a ser mais falado. Parece que afinal o Jeff não vai voltar à WWE xD.

  5. Ricardo Fonseca - há 5 anos

    Antes de mais nada, tenho que te felicitar pelo excelente (como sempre) artigo. O Hardy, na minha opiniao, ficaria melhor como “tweener”, e com uma “Lone Wolf” gimmnick, como tu bem referiste. As mic-skills dele nao sao muito boas, mas sempre se disfarçava se ele “calasse a boca” de vez em quando. Em relaçao aos seus problemas com drogas… aí a cena muda de figura. Come on, ele ja teve 1001 oportunidades para largar o vício! Mas voltou sempre ao mesmo. Eu cresci a ver o “Charismatic Enigma” a cometer kamikazes do topo de escadotes, a voar pelo ringue, e a ve-lo estoirar o corpo para entreter os fans. Mas se ele é um “drug adictted”, who gives a shit?! O Kurt Cobain, o Jim Morrison, o Bob Marley, o Eminem, todos eles consumiram drogas, e sao relembrados por terem sido alguns dos melhores artistas de todos os tempos! O Hardy, por muito que custe a algumas pessoas, é um legado.

    Quanto a mante-lo longe do ME, concordo. O Hardy tem que aprender que nao é chegar, apos uma suspensao, e conquistar logo o TNA World Championship. E po-lo a trabalhar na X-Divison parece me uma optima ideia… Elevaria automaticamente o nivel duma divisão que tem andado um pouco melhor, apesar de lhe terem ditado o seu fim, por nao haver realmente lutadores “crusierweight”, e mais high-flyers. Um ladder match entre o Brian Kendrick e o Jeff, com o X-Divison Championship em jogo parece me uma optima ideia para o Bound For Glory… Adoraria ver isso! x)

  6. bmptomas - há 5 anos

    sinceramente acho que pode ser bom para o jeff voltar a tna porque o sting por exemplo teve problemas com alcool e drogas como o jeff e se calhar pode-o ajudar

  7. GabrielHorst - há 5 anos

    NÃO VOU PERDER ESSA TNA POR NADA QUERO VER MY HERO JEFF HARDY DEVOLTA AOS RINGUES

  8. Jnk - há 5 anos

    Tu és brasileiro? É que ” jogo Main Event” não costuma ser português de Portugal

    I think made my point

  9. VGF - há 5 anos

    O regresso do jeff vai dar muitas audiências á TNA, mas como tu referiste no artigo, os que recentemente estão a chegar ao topo, vão ser esquecidos, tais como Crimson, Gunner e muita afectada também a X – division, ainda assim eu gostava de ver o jeff menos vezes em main event para dar opurtunidades a outros,e quando as coisas acalmarem, o jeff podia voltar ao topo e ter uma feud com angle, sting ou até mesmo pôr a rara possibilidade de continuar a sua feud com RVD, não se pensa nisso pois as feuds costumam de envolver um face e um heel, e também como muita gente ultimamente anda a dizer, hardy podia ser tweener, e ter aquela atitude que mais gente fez gostar de jeff de ele ser o high – flyer solitario.

  10. Tomás Canaveira - há 4 anos

    o jeff mudou completamente agora em 2012

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador