Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

Impacto! #3 – O Regresso da Lenda

Noite de Quinta-feira significa TNA iMPACT e o penúltimo (de 3 de Março) foi planeado de forma especial, mas terá sido o resultado que os fãs esperavam? Antes de mais, sou um fã enorme do Sting, todos temos um wrestler que marcou a nossa infância de wrestling e o Sting é o meu lutador de referência. Lembro-me de começar a ver a WCW no TNT (quando terminava a emissão do cartoon network) e num canal alemão de desporto e desde inicio me intrigava aquele personage, um lobo solitário que lutava contra um bando de maus (também conhecidos com a nWo). Tempos dourados do wrestling.

Sting voltou (após muitos rumores sobre a possibilidade de lutar com Undertaker na próxima WrestleMania) e foi coroado TNA World Heavyweight Champion. Esta experiência tem sido tentada várias vezes, especialmente no Bound for Glory 2006, com Bound for Glory 2007, Bound for Glory 2008 e mais recente o episódio 3-3-11 da TNA Impact.7

Nesse intervalo de tempo, o crescimento da TNA foi limitado. A TNA ganhou o respeito do mundo do wrestling durante 2005 com a publicidade da grande série de combates entre AJ Styles, Samoa Joe e Christopher Daniels. Em 2006, Kurt Angle veio para a TNA e criou um grande buzz em torno do produto. Desde esse ano, a TNA foi parando. Mesmo uma tentativa de fazer regressar as Monday Night Wars (Guerras de Segunda-feira á noite entre a WWF e a WCW) e o recrutamento de talentos Hulk Hogan, Jeff Hardy, Mr. Anderson, Eric Bischoff e Rob Van Dam não aumentaran a sua audiência. Contudo, continuo a defender que a TNA tem de longe o melhor “roster” ou grupo de lutadores do wrestling professional, actualmente.

Sempre que o Sting segurou o título mundial da TNA, o seu reino terminou de forma anticlimática. Em 2006, Sting perdeu o título para Abyss por desqualificação um mês depois de o ganhar (este foi para o NWA Championship). Em 2007, ele perdeu-o para Kurt Angle depois de o deter por apenas dois dias. Em 2008 foi campeão até Abril de 2009, quando ele finalmente perdeu o título para Mick Foley. Não há grandes momentos da TNA nesta lista.

Isso leva-me a perguntar porque razão Sting tem sido campeão tantas vezes? É um impulso para as audiências? A TNA conseguiu isso com a sua classificação 1.4 esta semana. Foi pelo valor de choque? Infelizmente, se alguém estava online na semana que esse impact foi gravado, já sabia que Sting seria o próximo TNA World Champion. Existe uma história bem trabalhada que Russo e a sua equipa estão a preparar para o Sting? Dúvido, dado que Sting foi escolhido para ganhar o titulo em detrimento de outro No. 1 Contender (Mr. Anderson).

Na próxima semana, quando o choque se esgotar e esta grande surpresa não é mais surpreendente, a TNA vai ser capaz de sustentar a sua dinâmica? O Sting não pode fazer grandes combates e grandes promos como dantes (que idade ele tem? 52?). Para quem não assiste regularmente à TNA, digamos que ele funciona bem como a versão da TNA do Undertaker. Por um momento apenas, a surpresa desta quinta-feira pode ter funcionado. Como uma solução permanente, a TNA tem de pensar fora do que sempre fizeram.

Se a TNA está a julgar o sucesso deste ângulo pela audiência, eles precisam olhar para o que mais fizeram com esse iMPACT. Cada palavra que um lutador afirmou na TV ou PPV desde algumas semanas, tem sido centrada no impact de 3 de Março. Ouvimos dizer a data mais frequentemente do que um pay-per-view. Eles construíram um grande ângulo a ter lugar neste programa, envolvendo duas das principais estrelas da TNA. Este dia foi planeado sem que se pensasse que o título principal da TNA estivesse em jogo. Sem o momento Sting, este impact podia não ter sido um dos de maior audiência da TNA, mas teria chegado perto.

O que é que Sting como campeão representa para a TNA daqui para a frente? Ele foi campeão tantas vezes que não me parece que haja nada de novo para ele. Será que os fãs vão ficar sintonizados até ao próximo homem segurar esse título? Os fãs vão ficar atentos até à semana seguinte, quando não há nenhuma surpresa chocante? Será que vão ser motivados a comprar pay-per-views com base no que viram na noite de quinta-feira?

Se alguma coisa não funcionou da primeira vez, segunda ou terceira vez que tentou fazê-lo, o que poderia ser a motivação para tentá-lo pela quarta vez? Se a TNA está a tentar provar que Sting como campeão em 2011, funciona, por que será que funciona melhor do que Sting como campeão em 2006, 2007 ou 2008?

Para mim, o mais flagrante é que a TNA não percebeu que o regresso de Sting seria suficiente para os fãs estarem satisfeitos? Nenhum valor foi acrescentado pelo facto de ter ganho o titulo. Aliás, muitos fãs ficaram irritados com isso, e muito honestamente, perdeu-se uma grande oportunidade para fazer de AJ Styles (o grande talento presente e futuro) o principal candidato ao titulo mundial da TNA.

Até para a semana e não se esqueçam que amanhã é dia de Victory Road! ; )

Sobre o Autor

- Colaborador do Wrestling.PT para os conteúdos da Total Nonstop Action!

3 Comentários

  1. Tiago Silva - há 6 anos

    Sting subiu o rating como se viu mas agora o dificil é manter esse mesmo rating, a TNA não se pode so fiar num wrestler para isso.
    A TNA só tem que inovar e começar a surpreender mais vezes os seus fãs.

  2. Felipeccs - há 6 anos

    Pra mim o roster da WWE é ligeiramente superior ao da TNA,mas o modo que a WWE trabalha seus lutadores comparada a TNA faz o ligeiramente virar um abismo.

    • Anónimo - há 6 anos

      Discordo contigo. O roster da wwe não tem sequer a mesma qualidade da TNA. Quanto ao que a wwe faz com os seus lutadores, não posso comentar visto não assistir á wwe, mas de facto a TNA tem tido muitas dificuldades em usar bem os talentos que dispõe.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador