Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

Impacto! #5 – O Labirinto de Matt Hardy

Labirinto – diz o dicionário – é uma construção de muitas passagens ou divisões, dispostas tão confusamente que com dificuldade se acha a saída.

Parte do labirinto de Matt Hardy é o seu ser preso no dilema mid-card, mas não é isso que vou falar.

A maioria dos fãs de wrestling sabe sobre a passagem de Matt para a Total Nonstop Action no início deste ano. Foi no TNA Genesis, em 09 de janeiro de 2011 para ser exato.

Desde a sua estreia na TNA, Matt tem sido um membro leal de Eric Bischoff e Hulk Hogan no stable, Immortal. Matt luta com a cores dos immortal pelo controle da TNA.

Eu não sou um fã de Matt Hardy, ou melhor, não gosto, nem desgosto de vê-lo no ringue da TNA, mas eu tenho um problema com a forma como ele está a ser usado.

Desde sua estreia, ele serviu como um obstáculo para quem quer lutar contra o seu irmão, Jeff.

Rob Van Dam queria chegar a Hardy no Genesis. Mal sabia ele, que Matt Hardy estava no prédio e aceitou o desafio de RVD e até o derrotou na sua estreia na TNA. Do Genesis ao Against All Odds, Matt serviu como um bloqueio de estrada para o ex-Campeão Mundial, Rob Van Dam.

Matt teve a atenção RVD, impedido-o de ir atrás de Jeff. Van Dam derrotou Matt no Against All Odds e conseguiu passar o bloqueio, que só poderia durar o tempo que durou.

Na edição do iMPACT a 3 de Fevereiro, os Fortune atacaram os Immortal. Os Fortune liderados por AJ Styles, disseram que não estavam para aceitar ir no banco de trás de ninguém, insinuando que AJ Styles vs Jeff Hardy iria acontecer e seria para o titulo mundial.

Alguém quer chegar ao Jeff? Insira Matt. Desde 3 de Fevereiro, que Matt tem sido utilizado como barreira para AJ Styles. Matt está a ser usado, mais uma vez, para evitar que alguém toque no seu irmão.

Matt e AJ tinha um combate agendado para o Victory Road. Matt desta vez não venceu, mesmo com a ajuda de Flair. Se esta tendência de derrota não continuar, Matt servirá como uma barreira para a quem? Matt Morgan? Samoa Joe? Pope?

Matt Hardy parece ser um guarda pessoal de Jeff. O seu papel é afastar lutadores como RVD e AJ Styles de alcançar o seu irmão.

As únicas formas que vejo para Matt para escapar do seu labirinto serão, ganhar um titulo (TV title ou X division) e ganhar maior protagonismo em relação ao seu irmão ou acabando por virar baby face (“bom”) e rivalizando com um extraordinário personagem heel que Jeff tem construído.

Por enquanto, a TNA está a usar Matt como um obstáculo temporário para quem quer chegar ao Jeff e esse é um desperdício de talento. Aliás, não de um talento mas de dois, pois mesmo Jeff acaba por parecer mais fraco e inibido ao ter o irmão sempre por perto. Matt deve fazer o seu próprio caminho em vez de proteger seu irmão.

Sobre o Autor

- Colaborador do Wrestling.PT para os conteúdos da Total Nonstop Action!

13 Comentários

  1. Eduardo - há 6 anos

    Desculpa lá que to diga mas o “extraórdinario personagem heel” do Jeff é uma valente porcaria. Mas essa é só a minha opinião. O que sei é que Matt sempre foi mais talentoso que o irmão, e nunca direi o contrário.

    PS- First xD

    • David Moreira - há 6 anos

      O Matt é mais talentoso que o Jeff? O Jeff pode não ser um espectáculo, mas é muito superior ao irmão…

      P.S. – Palmas por teres sido o primeiro…

    • Jorge Rebelo - há 6 anos

      Na construção de um personagem, tens que ter em conta o próprio atleta, com as suas fraquezas e a sua força. Do que me recordo do Jeff sempre foi um lutador que agrada ao público por ter aquele visual “punk”, mas honestamente nem as suas capacidades de lutador escondem a pouca profundidade psicológica da sua personagem.

      Jeff hardy como heel foi excelente até à chegada de Matt. Ele começou a desenvolver algumas mic skills que lhe faltava, o comportamento dele foi tendo algumas subtilezas muito conseguidas (por exemplo, na mudança de visual, na postura com o público, ir para o ringue a fumar (!))

      Pena que Jeff não tenha tido hipótese de desenvolver mais o seu gimmick heel.

      Quanto ao matt, sem me alongar muito mais, é um grande atleta, mas sobrevalorizado. Continuo-o a achar um mid-card glorificado, que mesmo assim pode ser útil e ter um papel interessante na TNA.

      Pe

  2. Jorge Rebelo - há 6 anos

    faltou dar os parabéns ao Eduardo por ser o primeiro a ter paciência para o follow up :)

  3. Tiago Silva - há 6 anos

    Sinceramente Jeff a heel tambem nunca me cativou mas ele sempre foi superior ao seu irmão.

    • Jorge Rebelo - há 6 anos

      Claro que isto não passa de uma questão de gosto e isso não se discute, uma vez que o que pode funcionar para mim, não funciona para outra pessoa.

      No entanto, saliento que o Hardy é criativo e conseguiu dar profundidade psicológica ao seu gimmick de heel. Ele sabe que tem limitações nos seus mic skills, mas também tem a inteligência de construir um reportório de maneirismos (dentro e fora do ringue) que mostra um lado mais “negro”.

      Mas tudo isso foi-se, entre a vinda do Matt, os tribunais e o Victory Road.

      Dentro do ringue, só posso concordar que o Jeff sempre foi superior ao Matt.

  4. Poborsky - há 6 anos

    Sempre achei o Jeff mais high flyer mas um lutador na minha opinião nada de especial, cativa o público devido ao seu “move-set” ser mais acrobático, etc porque de resto(micro, comportamento, gimmick) é 0.

    o Matt Hardy sempre foi melhor que o irmão apenas no micro, e como já foi dito é um lutador sobrevalorizado.

  5. Paulo Silva - há 6 anos

    Eu sempre preferi o Matt, sendo superior ou não, mas a verdade é que o Jeff obteve mais na sua carreira.

    Quanto à gimnick heel do Hardy, gostos são gostos, mas dizer que ele fez um papel excelente é exagero..

    • Jorge Rebelo - há 6 anos

      Exagero? Depende de como se vê. Se olhar para o seu papel quando chegou (de super babyface)e para aquilo em que se tornou, mesmo com todas as limitações que lhe podem apontar, ele fez um excelente trabalho a desenvolver os maneirismos e as suas mic skills.

  6. Ricardo Fonseca - há 6 anos

    Depois de tudo o qe se tem passado como o Jeff, seria muito bom o Matt virar se contra ele! Estamos a falar dum wrestler que nunca ganhou nada decente sem ser o ECW title e qe anda nisto ha 20 anos

    • Jorge Rebelo - há 6 anos

      Concordo contigo sobre o “virar-se”, mas uma pequena correcção…o matt já foi várias vezes campeão da wwe (tag team) e ganhou foi também US champion e cruiserweight champion que são dois titulos muito prestigiantes na wwe.

      Mas lá está, mesmo o seu curto historial de titulos revela aquilo que eu comecei por considerá-lo – um mid-card glorificado.

      • Ricardo Fonseca - há 6 anos

        Nao deixas de ter razao, sei (quase) todo o historial do Matt, mas para mim, o US Championship é o tipico titulo para “mid-carders” e o Cruiserheight Championship ERA um titulo prestigiante ha meia duzia de anos, com nomes como Taka Michinoku, Funaki, Jeff Hardy, Gillberg (o homem era uma moca! xD), Christian, e postriormente Gregory Helms, Chavo Guerrero, Rey Mysterio, Jamie Noble e Jacqueline (?!). Quanto aos seus mutlíplos reinados de WWE/World Tag Team Championship, tem todo o merito por ter feito parte daquela que era a melhor e mais excitante tag-team de todos os tempos (Apesar de eu ser um fã dos DX, Rock ‘nd Sock Conetction e dos Dudley Boyz/Team 3D), mas convenhamos: o ultimo reinado de Tag Team dele nao foi nada por aí alem (ganhou o World Tag Team Championship com o MVP, derrotando Deuce & Domino, no Smackdown).

        Quero com isto dizer apenas o seguinte: A WWE foi injusta com o Matt, deu um push enorme ao Jeff em 2008/2009, e aquele que é na minha opiniao o Hardy mais talentoso, ficou a ver navios.

  7. Rocha - há 6 anos

    para mim, matt hardy é 1 bom lutador, mas q n tem qualidade para passar do mid card

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador