Impacto! #79 – O Rei da Montanha

Estamos a pouco mais a uma semana do PPV de aniversário da TNA – Slammiversary, que celebra em 2013 os 11 anos de vida da Total Nonstop Action. O Slammiversary é um dos PPVs mais importantes da história da TNA e este ano mais ainda dado que a TNA reduziu o seu número de PPVs anuais para apenas 4.

O Impacto desta semana será um pouco mais curto que o habitual, mas não queria perder a oportunidade de começar a focar toda a atenção no Slammiversary que este ano se realiza em Boston a 2 de Junho. Mas não vai ser da edição deste ano que vamos falar, mas vamos recuar no tempo para conhecer aquele que foi um dos conceitos mais interessantes que a TNA criou e que até 2009 serviu como palco aos main-events do Slammiversay – o King Of The Mountain Match.

O King of the Mountain é um conceito de combate usado pela primeira vez em 2004 quando a emissão da TNA ocorria em formato de PPV semanal. Só no ano seguinte, na primeira edição do PPV Slammiversary é que o King of the Mountain saltou para um grande evento e desde então sempre se realizou neste PPV (com uma exepção em 2008 para o KOTM dedicado à X Division que se realizou durante um Impact! Semanal). A última vez que este conceito viu a luz do dia foi em 2009, mas até aos dias de hoje é dos gimmick matches mais pedidos pelos fãs.

Por coincidência, esta semana encontrei um vídeo no canal do Youtube da TNA que mostra muito claramente em que consistem as regras deste combate:

http://youtu.be/aSqi1kUZCHk

Este é uma daquelas situações que uma imagem vale mais que mil palavras, pois o conceito pode parecer confuso, mas basta assistir a um combate para perceber como a acção flui com muita naturalidade. O KOTM é uma espécie de Ladder Match, ou seja, é um combate onde se utiliza uma escada, mas em vez dos atletas tentarem alcançar um objecto pendurado nas alturas, devem subir as escadas e prender o cinturão do titulo em disputa numa corda. O combate começa com 5 lutadores, mas apenas um pode pendurar o titulo. Contudo, apesar de o combate começar com todos os lutadores em acção, nenhum deles está elegível para pendurar o titulo. Para o fazer, precisam de derrotar um dos adversários via pinfall ou submissão e só depois podem tentar subir as escadas. O lutador que sofrer o pin ou a submissão é fechado numa jaula junto do ringue durante dois minutos.

Em 2010, a TNA decidiu retirar o KOTM do Slammiversary e pessoalmente considero que foi uma decisão errada. Este combate era um dos principais pontos de interesse do PPV e já se confundia com o próprio Slammiversary, além de ser sempre um dos combates favoritos dos fãs.

O primeiro combate deste tipo realizado em 2004 foi ganho por Jeff Jarret, a Ron Killing, Raven, AJ Styles e Chris Harris.

Em 2005 Raven conquistou o titulo a AJ Styles, Sean Waltman, Monty Brown e Abyss. Em 2006, Jeff Jarrett voltou a conquistar este combate, ao vencer Ron Killing, Sting, Christian Cage e Abyss. Em 2007, Kurt Angle venceu Samoa Joe, AJ Styles, Chris Harris e Christian naquele que é provavelmente a melhor edição do KOTM.

http://youtu.be/eGHhv724SM8

Em 2008, Samoa Joe venceu Bobby Roode, Rhino, Christian e Booker T e na última edição do KOTM (que marca também a queda de Samoa Joe na TNA), Kurt Angle venceu Joe, AJ Styles, Jeff Jarrett e Mick Foley.

Não contabilizei aqui as 2 edições dedicadas à X Division.

Por curiosidade, o fim do King Of The Mountain foi deliberado por Eric Bischoff e Hulk Hogan que consideraram o combate muito confuso e com demasiadas regras. Quando Bischoff e Hogan entraram em 2010 na TNA decidiram implementar uma série de mudanças no produto TNA e uma das quais foi mudar o estilo de wrestling praticado, para algo mais simples, mais baseado nas histórias e com um ritmo mais lento de acção de forma a que os fãs casuais percebessem melhor o que estava a acontecer. A politica de bastidores ditou o fim de uma série de conceitos, gimmicks e até estruturas.

Até à data de hoje não voltamos a ver este conceito, mas acredito que mais cedo ou mais tarde a TNA vai ouvir os seus fãs e acabará por fazer regressar este combate nem que seja, por uma noite apenas (One Night Only).

Se o Slammiversary 2013 não vai ter King Of The Mountain, vai com toda a certeza ter outros pontos de interesse, mas o principal será o main-event entre Bully Ray e Sting. O combate será um No Hold Barred e se Sting perder não poderá voltar a lutar pelo World Heavyweight Champion. A estipulação deixa um enorme interesse em torno do desfecho do combate…

Ainda não temos o card do Slammiversary fechado, mas fica desde já aqui o vídeo de antevisão do WPT ao main-event do Slammiversary.

Deixo-vos apenas um desafio para esta semana, se pudessem criar um King Of The Mountain no Slammiversary deste ano, quem seriam os 5 participantes e por que titulo lutariam?

Até ao próximo Impacto!

Sobre o Autor

- Colaborador do Wrestling.PT para os conteúdos da Total Nonstop Action!

23 Comentários

  1. Silveira9 - há 4 anos

    Se pudessem criar um King Of The Mountain no Slammiversary deste ano, quem seriam os 5 participantes e por que titulo lutariam?AJ Styles vs Samoa Joe vsBoby Rhode vs Austin Aries vs Buly Ray pelo World Champion

  2. ITS_ME_ITS_ME_ITS_DDT - há 4 anos

    chavo guerrero vs tazz vs hulk hogan vs hernandez vs for 1 night only the icon ……. jerry lawler pelo ja foste title

  3. Cadu Ito - há 4 anos

    AJ Styles x Mr Anderson x DOC x Kurt Angle x Samoa Joe, mais uma vez pelo controle da TNA, com AJ Styles vencendo e anunciando pra que time ele ficaria.

  4. MR Perfection André Santos - há 4 anos

    Deixo-vos apenas um desafio para esta semana, se pudessem criar um King Of The Mountain no Slammiversary deste ano, quem seriam os 5 participantes e por que titulo lutariam?

    Aries,Bully Ray,Magnus,A.J Styles – acho que davam um show brutal!

    PS:A voz do video das regras pareçe-me de Peter Cullen(voz brutal)

  5. FranciscoAP - há 4 anos

    Bom trabalho com o vídeo, sem duvida que só dá ainda mais vontade de ver o main-event do Slammi.
    Relativamente ao conceito do KOTM, é de facto confuso mas parece resultar. Acaba por ser positivo não haver neste próximo PPV porque não sei até que ponto teria algum sentido termos 4 candidatos ao título do Bully (pensando no que temos vindo a ver).

  6. Bernardo_JR - há 4 anos

    Adorei o vídeo do Bully Ray e Sting , mas com essa estipulação de se o Sting perder nunca mais luta pelo titulo , temo que vença . Mas esperemos que seja so um pesadelo daqueles que não acontecem , mas falando do KOTM eu achei o conceito confuso , não acho que ficar 2 min numa jaula seja muito especial , poderia ficar mais tempo ou ser eleminado. Se fosse para fazer um KOTM faria pelo X-division champioship : Kenny King vs Chris Sabin vs PETEY WILLIAMS VS SONJAY DUTT VS Zema Ion . Pois acho que este tipo de combate combina com o estilo da X-division.
    Mas se tivesse que fazer pelo titulo do Bully faria Bully vs Strom vs Hardy vs Kurt Angle vs Mr.Anderson( ou então o Sting )
    E gostaria de ter um combate KOTM com tag team , Dirt Heel vs BI vs Magnus&Samoa JOE vs os Mexicanos vs D.O.C&Knux ( ou então Garett Bischoff, & Wes Brisco ) .

  7. danielLP21 - há 4 anos

    Epá, a música deste vídeo é uma porcaria… Lixo!

  8. João Macedo - há 4 anos

    Jorge, foste tu que criaste o vídeo? É que está uma obra de arte…

    • danielLP21 - há 4 anos

      Foi. O Jorge tem um canal no YouTube. Por falar nisso, ainda tenho que ir subscrevê-lo.

      • danielLP21 - há 4 anos

        Já subscrevi :D

      • Jorge Rebelo - há 4 anos

        Isto é muita responsabilidade lol

      • Enigma - há 4 anos

        E eu fui o primeiro de sempre á subscrever o canal xD

    • Jorge Rebelo - há 4 anos

      Sim João, apesar da primeira parte com a história Bully Ray/Brooke Hogan ter sido retirada dos videos que a TNA criou para explicar todo esse enredo. Mesmo assim houve algum trabalho de edição para manter só as partes que interessavam. A escolha da música é uma das sugestões que pedi aqui há umas semanas numa edição passada do Impacto!

  9. danielLP21 - há 4 anos

    X-Division Title: Suicide vs Chris Sabin vs Petey Williams vs Sonjay Dutt vs Kenny King

    ou

    World Title: Bully Ray vs Jeff Hardy vs Austin Aries vs Christopher Daniels vs Bobby Roode

  10. Vince It Factor - há 4 anos

    Muito boa edição Jorge, trabalhas-te muito bem o programa e executas-te um excelente vídeo que dá apetite para o main-event que aí vem !

    Quanto ao King of the Mountain, gosto muito do conceito e gostava de o ver regressar á TV.

    X-Division title – Chris Sabin vs Daniels vs Aj Styles vs Pettey Williams vs Kazarian

  11. ruben - há 4 anos

    jeff hardy vs sting vs kurt angle vs suicide vs bully ray pelo world champion

  12. Ricardo Abreu - há 4 anos

    TNA-Jeff Hardy/Rob Van Dam vs Sting vs Kurt Angle vs Suicide vs Bully Ray pelo TNA World Heavyweight Championship

    WWE-John Cena vs The Rock vs Alberto Del Rio vs CM Punk vs Rey Misterio-pelo WWE Championship

    Dolph Ziggler vs Sheamus vs Alberto Del Rio vs Jack Swagger vs The Big Show

  13. Vinícius Nunes - há 4 anos

    Muito bom o vídeo Jorge e muito bom o artigo, não achei o conceito tão difícil assim, não é dos mais, mas também não é um absurdo, enfim, porém até entendo a política do Hogan e do Sting em relação a isso, mas bem que a TNA poderia abrir uma exceção de vez em quando.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador