Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

Impacto! #8 – Os Melhores Combates da TNA (Parte 2/3)

Bem-vindos ao Impacto! onde estamos a revisitar os 15 melhores combates da história da TNA. Esta semana entramos no top 10 e vamos recordar alguns momentos que fizeram da TNA aquilo que é hoje.

10 – Kurt Angle vs Jeff Hardy (No Surrender 2010)

Este combate fica para a história da TNA por ser a primeira vez que estes dois atletas se encontram. Estavamos nas meias-finais da luta pelo titulo de campeão mundial (deixado vago por RVD). Se Angle perdesse este combate teria de se retirar. Quando Angle praticamente abre o combate com uma powerbomb a Hardy, percebe-se que algo de muito especial vai acontecer. Entre os suplex e os moonsaults de angle e os swanton de Hardy, a guerra estava aberta. O combate prossegue com manobras de alto risco e várias contagens até 2. Frustrados por não conseguirem vencer, ambos os lutadores tentam puxar dos seus trunfos, Angle resiste a dois swantons e responde a um terceiro com um angle slam. Eventualmente, Kurt aplica o angle lock, mas o limite de 20 minutos para este combate é atingido. Hardy foi salvo pela campainha. Eric Bischoff aparece e dá mais cinco minutos para se resolver o combate. Jeff acaba por tirar partido do pequeno intervalo, mas o tornozelo magoado não lhe permite subir ás cordas e Angle aplica o Angle Slam do topo das cordas. Jeff reage quando a contagem chega ao 2. O tempo volta a expirar e Bischoff concede mais 5 minutos. Angle começa a sangrar da cabeça após ser atirado várias vezes contra os degraus de ferro e quase desiste numa manobra de submissão aplicada por Hardy. Angle contra-ataca com o Angle Lock, mas o tempo volta a expirar. Bischoff chama os médicos e declara que o corte de Angle é muito fundo e não o permite continuar. O combate termina num empate a ser resolvido no iMPACT!.

A entrega de Angle e Hardy, dois nomes mundialmente conhecidos no wrestling, fazem deste combate algo que merece ser visto e revisto.

http://www.dailymotion.com/video/xepmn0_kurt-angle-vs-jeff-hardy-1-3-hd_sport
http://www.dailymotion.com/video/xepmta_no-surrender-2010-kurt-angle-vs-jeff-hardy-2-3-hd_sport
http://www.dailymotion.com/video/xepn2g_kurt-angle-vs-jeff-hardy-3-3-hd_sport

9 – AJ Styles vs Jeff Jarrett vs Raven (NWA TNA 2003)

Este combate é pelo titulo mundial da NWA TNA.  Jeff Jarrett é o campeão mundial e tem pela frente Raven e AJ Styles. Este combate foi marcado pela ameaça de Vince Russo (que havia regressado do seu papel de líder dos SEX – Sports Entertainment Xtreme) e tinha ameaçado atingir Styles com a guitarra de Jarrett. Este combate é também uma boa oportunidade para recordar Don West e Mike Tenay nos comentários. Não se formaram alianças durante o inicio do combate e os três lutadores foram alternando a dominância. Contudo, perante o uso de mesas e cadeiras, um ensaguentado Raven viu-se perante um trabalho de equipa entre Jarrett e Styles. Contudo, a dupla não se entendeu bem e Raven aproveitou para responder e após um Even flow DDT Raven preparava-se para vencer, mas Shane Douglas aparece do nada e puxa Raven para fora do ringue e atira-o contra as grades. Com Raven fora de combate, AJ pegou a liderança e por várias vezes teve a vitória perto. Jarrett conseguiu criar algum “momentum”, mas foi perto do final, com o combate muito equilibrado que Russo aparece de surpresa com a guitarra de Jarrett na mão e bate com ela na cabeça de…Jarrett. AJ vence por pinfall, sagra-se campeão mundial  e celebra com Russo.

Este combate representa a “era” de Russo, que quando bem doseada pode trazer muita emoção a um combate. Russo acabaria por ser durante alguns meses o treinador de AJ Styles, até deixar os ecrãs.


8 – Samoa Joe vs. Kurt Angle (Turning Point 2006)

Este foi o rematch que Joe exigiu a Angle após a sua derrota no Genesis. Joe estava furioso após a sua onda vitoriosa de quase 2 anos chegar ao fim. Este combate criou grandes expectativas e estes dois homens excederam-nas largamente. A primeira parte do combate foi algo lenta, muito calculista. Angle não permitia que Joe ficasse no comando muito tempo. O combate estava num empate técnico durante a sua primeira metade.

Na segunda parte, o ritmo começou a acelarar assim que Angle e Joe começaram a trocar manobras de grande impacto.

Com a vitória a poder cair para qualquer um dos lados, Angle tentou usar uma cadeira para derrubar Joe, mas falha e Joe aplica o Coquina clutch e vence. Este combate elevou a fasquia dos combates entre estes dois lutadores e para todo o futuro da TNA. Uma lição de wrestling.


7 – Samoa Joe vs. A.J. Styles (Turning Point 2005)

Após o invicto Samoa Joe derrotar o melhor amigo de AJ Styles – Christopher Daniels, o “Fenomenal” desafiou Joe para um combate pelo titulo da X division em pleno PPV Turning Point.

Eles passaram a primeira parte do combate a tentar impigir o máximo de dor um no outro e executando manobras brutais. Joe fez um grande trabalho, dominando AJ na maior parte do tempo, mas AJ foi-se aguentando. A forma como Joe impediu AJ de ganhar algum “momentum” foi importante para elevar a emoção do combate.

Os fãs estavam envolvidos pelo combate, que teve um perfeito balance de manobras de submissão e manobras de alto risco. Este combate é um perfeito exemplo da razão porque vejo a TNA. Dois excelentes lutadores, a mostrarem um respeito mútuo e a deixarem o seu suor e sangue dentro do ringue.

Perto do final do combate, Styles estava frustrado e chegou a gritar que era impossivel derrotar Joe. Mesmo após um Styles Clash, Joe levantou os ombros do ringue quando a contagem ia a chegar perto do 3. Eventualmente, Joe apanhou AJ no Coquina Clutch e AJ perdeu os sentidos.

Joe ganhou o titulo da X Division, manteve a sua invencibilidade e deu um dos maiores combates de todos os tempos.

http://vbox7.com/play:ce6ad0ae

6 – Petey Williams Vs. A.J. Styles Vs. Chris Sabin (Final Resolution 2005)

Este foi um combate a três pelo titulo da X division, entre três talentos da TNA: Petey Williams, Chris Sabin e A.J. Styles, num X match.

Para quem não sabe, um X match é um combate em que existem duas cordas que se cruzam em forma de X sobre o ringue. O objectivo é tirar o objecto (neste caso o cinto de campeão da TNA) pendurando no centro do X. Para quem assistiu a este combate, de certo que fica na memória as manobras ultra acrobáticas de todos os atletas e a reacção do público que estava envolvido pela energia destes lutadores. O final do combate é épico: Williams e Sabin treparam as cordas e já tinham tirado o cinto do centro do X, lutando pela sua posse. Enquanto os dois homens estavam pendurados, AJ Styles saltou do topo das cordas do ringue e em pleno voo agarra o titulo e cai com ele no chão, sagrando-se campeão da X division.

Este combate é um perfeito exemplo daquilo que a TNA pode e deve ser.

Chegando a este ponto, na próxima semana vamos conhecer os 5 melhores combates da história da TNA. Até lá, conseguem adivinhar qual o número 1?

Até para a semana!

Sobre o Autor

- Colaborador do Wrestling.PT para os conteúdos da Total Nonstop Action!

10 Comentários

  1. Tiago Silva - há 6 anos

    Chegando a este ponto, na próxima semana vamos conhecer os 5 melhores combates da história da TNA. Até lá, conseguem adivinhar qual o número 1?

    AJ Styles vs Christopher Daniels vs Samoa Joe – Unbreakable 2005 ?

    • Jorge Rebelo - há 6 anos

      Palpite muitissimo interessante sem dúvida e esse foi um combate fantástico de facto. Aliás a fazer este top gostava de ter mencionado outros combates igualmente bons, mas era necessário ficar por estes 15.

      • Tiago Silva - há 6 anos

        Elaborar um top não é facil , no caso da TNA desde 2002 até 2011 aconteceram muitos combates e para quem elabora um top é sempre complicado escolher alguns e deixar alguns bons de fora é sempre uma treta mas tem que ser. E ainda por cima há sempre gente que gosta de meter nojo e dizer ah e tal falta o combate tal.
        Eu em 2005 ainda não assistia há TNA mas quando comecei assistir na net, andei pelo “passado” a ver alguns combates e o que referi em cima achei simplesmente fantastico quando o vi.
        Em relação a tua ideia de numerar o top 15 no teu espaço achei uma excelente ideia. Pode ser que ainda te “copie” xDDDD Não no mesmo sentido é claro

  2. joniricardo - há 6 anos

    Tenho quase a certeza que vai ser o combate do AJ Styles vs Daniels vs Samoa Joe no Unbreakable 2005, como o Tiago Silva. Acho que está muito óbvio

  3. Salgado - há 6 anos

    Excelente espaço e excelente ideia.
    Continua :)

    • Jorge Rebelo - há 6 anos

      Obrigado. É uma forma de dar a conhecer um pouco da história da TNA, sobretudo para os fãs de wrestling que não assistem ou pouco sabem sobre a TNA.

      • Salgado - há 6 anos

        Acho bastante interessante a tua opinião e nota-se que sabes do que estás a falar. Acho fundamental haver pelo menos um espaço constante dedicado a cem por cento à TNA, logo sou seguidora. Sim e pelo caminho desfaz muitos mitos que muitos fãs constroem à volta da TNA.

  4. DANGER - há 6 anos

    Excelente topico. Nao sou o maior fa da TNA mas gostei

    Depois disto pdias fazer um Top mas com os Gimmick Matches da TNA?

  5. General Manager - há 6 anos

    excelente ideia de mostrares os melhores combates no teu ponto de visto

  6. Cenas - há 6 anos

    Kurt Angle vs Jeff Hardy (No Surrender 2010)

    Too much overrated.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador