Impacto! #84 – Finish Him!

Esta semana iremos continuar a olhar para o regresso da Bound For Glory. Depois de dar a conhecer os 12 candidatos que irão este ano tentar ganhar um combate pelo World Heavyweight Championship no maior PPV do ano – Bound For Glory, vamos conhecer os finishers que caracterizam cada um deles.

Não é preciso explicar mais mesmo assim, dizem os dicionários de Wrestling que um finisher é uma manobra característica de um lutador, que usualmente leva ao término do combate.Na recta final de um combate, uma das partes sente-se em vantagem perante um exausto adversário e nessa altura aplica-lhe um “golpe especial” que termina o combate.

Na edição 54 do Impacto! tive a oportunidade de organizar um top 15 dos melhores finishers da TNA. Desta vez, trago-vos os finishers de todos os participantes da BFG Series. Porquê falar em finishers nesta altura? Bem, se tivermos em conta que cada vitória neste torneio vale 7 pontos e que cada vitória por submissão vale 10 pontos, estes são os trunfos que cada lutador terá na sua manga para tentar conquistar a vitória final. Sem nenhuma ordem em particular, aqui ficam os principais finishers dos atletas da BFG Series!

Deixo apenas uma pequena nota. Todas as imagens fora criadas por mim a partir de videos de combates de cada um dos atletas. Ao meu conhecimento parece-me que 5 atletas não usam finishers de submissão: Jay Bradley, Hernandez, Kazarian, Mr. Anderson e Joseph Park. Como tal, não foi feita referência a esse tipo de finishers nesses casos.

JAY BRADLEY

Boomstick

HERNANDEZ

Border Toss

MAGNUS

Top Rope Elbow Drop

MDD – Mag Daddy Driver

CloverLeaf

JEFF HARDY

Swanton Bomb

Twist of Fate

Spine Line

AUSTIN ARIES

Brainbuster

Last Chancery

SAMOA JOE

Muscle Buster

Rear Naked Choke

BOBBY ROODE

Pay-off

Crossface

MR. ANDERSON

Mic Check

AJ STYLES

Styles Clash

Calf Killer

KAZARIAN

Fade to Black

CHRISTOPHER DANIELS

BME – Best Moonsault Ever

Angel’s Wings

Koji Clutch

JOSEPH PARK

Black Hole Slam

Closing Argument

Pergunta Impacto: Qual ou quais os vossos finishers preferidos?

Até ao Próximo Impacto!

Sobre o Autor

- Colaborador do Wrestling.PT para os conteúdos da Total Nonstop Action!

44 Comentários

  1. Frederico_WWE - há 3 anos

    Bom artigo.

    Epá mas andas a ver WWE às escondidas seu malandreco :D o “Finish Him” nome do artigo a gente ouve um tipo dizer num determinado sitio xD

    Os melhores finishers para mim são os: Styles Clash, Brainbuster, Rear Naked Choke e o Crossface.

    O Boomstick é parecido à Clothesline From Hell.
    O Border Toss do Hernandez feito por qualquer outra pessoa é fixe mas feito por ele pode matar…

    • Jorge Rebelo - há 3 anos

      Explicando o titulo, o Finish Him foi o nome que eu dei a uma edição do Impacto! onde fiz o meu top 15 dos melhores finishers da TNA. Na altura expliquei que este “Finish him” era inspirado no Mortal Kombate, onde havia um golpe final aplicado ao adversário que terminava o combate, exatamente como um finisher, mas muito mais violento ou não estivessemos a falar de um jogo de video. Esta é versão BFG Series dessa mesma edição.

      De resto, concordo que o Border Toss é bem capaz de ser o finisher que apresenta mais perigo real, dado que o Hernandez é extremamente descuidado nas suas manobras.

    • FranciscoAP - há 3 anos

      Supostamente o Boomstick é uma Lariat, e não uma Clothesline… Mas também nunca percebi qual é a diferença

      • Jorge Rebelo - há 3 anos

        Talvez alguém que pratique wrestling (como o “nosso” Luis) nos possa ajudar, mas à primeira vista a diferença que vejo é no impulso dado na aplicação do golpe. O Lariat parece ser aplicado com mais agressividade geralmente até tem que se ter algum balanço e acaba com os 2 lutadores no chão. Uma clothesline parece algo mais estático.

      • FranciscoAP - há 3 anos

        Mas há variações da Clothesline que são exactamente como a descrição que fizeste, mas claro que aí pode haver o erro da parte de quem as denomina pois devia dizer que são Lariats.

      • Jorge Rebelo - há 3 anos

        Eu não dou certeza alguma na minha definição, é apenas a diferença que observo. Talvez haja algo mais que distinga as duas manobras, mas não sei…

  2. don_ricardo_corleone - há 3 anos

    Flawless Victory! Fatality!! XD

    Os finishers que prefiro são os de grande impacto e aqueles proximos da MMA, que quando vê-mos pensamos: Já foste! E daqueles espectaculares como o Moonsault, embora não sejam muito realistas.
    Por isso, desta lista gosto do Border Toss (o Sheamus tinha um igual mas a WWE prefere o big boot), o Top Rope Elbow Drop (apesar de pouco realista), o Twist of Fate, o Brainbuster, Rear Naked Choke, Crossface, o Mic Check, o Calf Killer, o Fade to Black (que faz lembrar Metallica XD), o Best Moonsault Ever e o Koji Clutch.

  3. danielLP21 - há 3 anos

    WTF? Já descobri uma coisa nova hoje: o Jeff Hardy tem um “finisher” de submissão…

    Os meus finishers favoritos são o “Brainbuster”, “o Muscle Buster”, o “Styles Clash”, o “Fade To Black” ( talvez o meu favorito, espectacular!) e o “Angel’s Wings.”

  4. kignet - há 3 anos

    AJ STYLES

    Styles Clash

    jeff hardy

    twist of fate

  5. André - há 3 anos

    Jorge só um off-topic, podes me dizer qual foi o PPV da TNA que teve mais buy rates de sempre?

    Agradecia que me respondesses, se faz favor é que dava-me muito jeito saber.

    • FranciscoAP - há 3 anos

      O Kazarian tem mais finishers, mas nos últimos tempos (anos) tem tido tão pouco destaque individual que já não o vemos fazer mais do que o Fade To Black, que é um finisher que pessoalmente não gosto mas é dos mais originais que já vi

      • FranciscoAP - há 3 anos

        Obviamente que isto não era para ir como resposta ao comentário do André, sorry!

    • Jorge Rebelo - há 3 anos

      André não existe informação oficial quanto aos buy-rates. Esses dados não são divulgados pela TNA. Contudo, posso-te dizer que o BFG em 2008 era até este ano o PPV com a maior lotação em arena e foi ultrapassado este ano pelo Lockdown. Ora se a proporção de pessoas a assistir ao vivo foi semelhante aos buy-rates, podemos deduzir que o Lockdown deste ano terá sido o melhor.

  6. The Phenom - há 3 anos

    O Bobby Roode não tem nenhuma creatividade deve por-se a ver Raw e Smackdown, pois o primeiro finisher o Pay-off é o Perfet Plex e o crossface é o No Lock.

    • FAlmeida_10 - há 3 anos

      O Crossface é o No Lock, ou o No Lock é que é o Crossface?

      • Vince It Factor - há 3 anos

        O No Lock é o nome dado pelo Daniel Bryan à sua adaptação do Crossface. Ja antes lhe tinha chamado Yes Lock, pelo que isso não é mais que o nome dado e celebrizado pelo Daniel Bryan à manobra.

    • Jorge Rebelo - há 3 anos

      como?

    • Vince It Factor - há 3 anos

      Oh The Phenom deves estar a gozar comigo só pode, então isso significa que o Randy Orton via a WCW para imitar o DDP visto que o RKO é um Diamond Cutter ou melhor, o Orton via ECW porque o Bully ja antes usava o Bubba Cutter.

      Mas melhor ainda, é o facto de dizeres que o Crossface é imitação do No Lock quando o No Lock foi apenas um nome inventado pelo Daniel Bryan para dar ao tradicional CROSSFACE que já antes era usado principalmente pelo falecido Benoit e outros wrestlers mais antigos, antes de ser usado pelo Roode ou mesmo pelo DB.

      As manobras são sempre as mesmas e variam de wrestler para wrestler, já existem à anos, os lutadores de à 50 anos já as usavam porque o wrestling é uma modalidade. O que se vai fazendo é inovando ou dando nomes diferentes para dar ao wrestler que as usa. O teu comentário é ridiculo.

      • FAlmeida_10 - há 3 anos

        Falta dizer que o Superkick é o Sweet Chins Music ou o Last Call xDD

      • Vince It Factor - há 3 anos

        ahahaha mesmo, grande exemplo, é com cada comentário que se vê xD

      • Enigma - há 3 anos

        Não entendo porque ainda perdes tempo Vince…

      • LuisMPBO - há 3 anos

        Eu ia responder lhe, mas ja disseste tudo

  7. FAlmeida_10 - há 3 anos

    Bom artigo Jorge. Variou um pouca das análises que costumas fazer mas mesmo assim manteve a qualidade.

    Quanto aos meus finishers preferidos….Tenho preferência por aqueles que têm impacto!

    Gosto do engenho e do impacto do “Border Toss”, pena é estar no Hernández…
    Os meus prefeeridos daqueles que apresentaste são o Brainbuster (gosto do impacto que tem no chão em que o peso cai literalmente “morto” na zona do pescoço do adversário) e do Muscle Buster.

    • FAlmeida_10 - há 3 anos

      Apesar do MuscleBuster ser difícil de ser aplicado (é muito difícil meter o adversario na posição necessaria) gosto daquele impacto final…

    • Jorge Rebelo - há 3 anos

      A ideia deste impacto! foi mesmo trazer algo mais visual em vez do habitual artigo de opinião. Nós muitas vezes falamos das manobras, mas melhor que descrever é mostrar exatamente em que consistem. Espero que sirva também a quem ainda não assiste à TNA, como forma de se familiarizar com as manobras mais características deste 12 talentos.

  8. João awesome - há 3 anos

    reverse tombstone =VISH

  9. Vince It Factor - há 3 anos

    Fade to Black, Angel’s Wings e Styles Clash.

  10. Enigma - há 3 anos

    Swanton Bomb, Brainbuster e BME.

  11. Mister m - há 3 anos

    Last chancery, brainbuster, styles cash e swanton bomb.

  12. LuisMPBO - há 3 anos

    Artigo original este, fazer um apanhado dos varios finishers dos participantes.
    Os meus favoritos sao o Brainbuster, o Last Chancery, o Crossface, o Muscle Buster e o Fade to Black

  13. John William - há 3 anos

    Há que referenciar que todos os finishers são excelentes, mas os que me mais me fascinaram foram o “Swanton Bomb”,”Brainbuster”, “Last Chancery” (Manobra muito bem executada por um atleta extraordinariamente magnífico), o “Styles Clash” e o BME.

    Falta referenciar o “Border Toss”. Até o acho bastante interessante e com um ar “destrutivo”, mas o atleta que a executa, talvez não seja a mais indicada. Gostaria muito de ver essa manobra ser executada, por exemplo, pelo Samoa Joe ou mesmo Magnus.

    • FAlmeida_10 - há 3 anos

      Também gostava de ver o Magnus com esse finisher! A meu ver tirando o Texas Cloverleaft os outros finishers dele não lje assentam muito bem…

    • don_ricardo_corleone - há 3 anos

      Não percebo porque dizes isso. O Hernandez é grande e forte, como é que não é a pessoa indicada para o Border Toss?

      • John William - há 3 anos

        Eu percebo o que dizes, mas toda a gente sabe que o Hernandez, apesar de ser forte e até ágil, é um pouco trapalhão. Preferia que ele voltasse com aquele finisher, o “Splash”.

      • FAlmeida_10 - há 3 anos

        É a pessoa indicada. Contudo sempre que ele aplica aquela manobra é um perigo para a saúde de quem a sofre.

      • John William - há 3 anos

        Exato.

  14. MR Perfection André Santos - há 3 anos

    Bom Artigo Jorge!

    Gosto Muito do BrainBuster do Aries!
    Ele como lutador de baixa estatutura ainda dou mais crédito, mas penso que faltou o 450 splash dele

    • Jorge Rebelo - há 3 anos

      Não coloquei, por não ser frequente ele utilizar essa manobra e tentei ao máximo manter um finisher e uma manobra de submissão.

  15. Anónimo - há 3 anos

    Tenho de fazer uma critica, dois wrestlers da mesma companhia com o mesmo finisher. O Spine Line e o CloverLeaf são iguais. Em duas companhias diferentes eu até admitia, mas na mesma? Não me parece muito correcto.

    • FAlmeida_10 - há 3 anos

      Não são exatamente iguais

    • Jorge Rebelo - há 3 anos

      Não são iguais. Se repares no Spine Line o Hardy segura as pernas do adversário juntas ao lado do seu tronco, enquanto no cloverleaf o Magnus entrelaça os braços nas pernas do adversário e apenas uma fica ao lado do seu tronco.

    • FranciscoAP - há 3 anos

      A questão aqui é que isto são finishers temporários, visto que as vitórias por submissão na BFG Series valem mais pontos. Nem se quer são finisher oficiais quase. o Hardy não usa o Spine Line há quanto tempo? O Magnus usou agora o Cloverleaf mas os próprios comentadores disseram que a última vez tinha sido nas últimas BFG Series, ou seja, há um ano atrás.

      Isto é uma lista de finishers muito adaptada às BFG Series, de modo a que saibamos o que esperar. Acredito que se o Jorge fizesse uma lista de finishers do roster, sem pensar nas BFG Series, nenhuma das duas manobras aparecia no repertório de finishers dos respectivos wrestlers.

  16. DanielBR - há 3 anos

    Caramba olhando o finisher do Kaz só me fez lembrar no tempo eu que eu já não vejo ele utilizar esta manobra.
    Mas os finisher’s que mais gosto são o Brainbuster e o Muscle Buster.(Saudades do Da Gringo Killa…)

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador