Impacto! #85 – A Cor do Dinheiro

Esta semana o Impacto! irá abordar um tema que tem causado alguma polémica durante as últimas semanas – a situação financeira da TNA. Será que as noticias que recentemente têm vindo a público são verdadeiras? Estará a TNA à beira da falência ou nada disto é verdade e foi apenas um sonho mau?

Nos tempos mais recentes tem sido difícil comentar com regularidade e sobretudo com o devido tempo, as novidades que vão surgindo em torno da TNA. No entanto, verifiquei que uma das notícias que mais discussão gerou, foi publicada esta semana aqui no WPT (não por mim) e que referia que a TNA estaria a atravessar problemas financeiros, com salários em atraso e dificuldades de pagar aos fornecedores.

Bem para quem está relativamente atento aos bastidores da TNA, sabe que desde há alguns anos para cá que na silly-season do Verão, surgem sempre noticias sobre a TNA estar com problemas financeiros. Devem os fãs da TNA estar preocupados? O que vou referir são os dados que consegui recolher até ao momento em que escrevo esta edição do Impacto!. Obviamente que se possuírem outras informações que possam contribuir para esta análise, sintam-se livres para comentar.

Vou começar por explicar a origem destas noticias. O wrestling Observer (Dave Meltzer entenda-se) publicou na sua newsletter regular uma informação de que a TNA estava a ter problemas a pagar aos seus talentos e que inclusive isto afectava todos os funcionários da organização e fornecedores. Esta noticia surgiu em 2010 e mesmo sabendo que o Dave Meltzer está longe de ser “amigável” para a TNA, além de que ele tem ganhar a vida como todos nós e como tal há que publicar noticias (mesmo que com verdade duvidosa) que justifiquem os fãs pagar por uma newsletter, mesmo com estas atenuantes eu assumo que esta noticia era válida, mas era válida há três anos atrás. Eu assumo isso porque a TNA esteve efectivamente à beira da falência em 2009 quando um grande investidor retirou-se como parceiro da TNA. Nessa altura foi a Panda Energies (liderada pelo pai da Dixie Carter) que resgatou a TNA ao adquir a totalidade da empresa. Nesse ano e em 2010 a TNA fez um grande (e errado) investimento em 2009/2010, que envolveu a contratação de nomes como Ric Flair, Hogan, Bischoff, Hardy, RVD, Tommy Dreamer, Raven e todo o gang associado à ECW, além dos regressos de Nash, Hall e Sean Waltman, assim como a aposta falhada em nomes ridículos como os Nasty Boys ou Bubba Lovesponge, entre tantos outros talentos.

Foi também nessa altura que a TNA tentou colocar o Impact Wrestling em competição directa com a WWE Raw. Foi também nos anos de 2010 e 2011, sobretudo com a entrada de Bruce Prichard que a TNA renegociou todos os contratos dos seus talentos e que no final das contas levou à saída de vetaranos como Ric Flair, Nash, Steiner, Matt Hardy e Dreamer, mas também de nomes mais novos como Angelina Love, Alex Shelley, Gen  ME ou Jay Lethal. A razão por estas saídas foi que a TNA reajustou os contratos oferecendo um salário base juntamente com alguns bónus (entre os quais um bónus por combate realizado). Obviamente que os lutadores menos utilizados viram o seu salário baixar consideravelmente e os mais utilizados (os veteranos) provavelmente não gostaram da ideia de afinal ter de trabalhar para receber. Esta reestruturação aconteceu e eu já vi alguns dos actuais contratos e os salários pagos para a TNA são muito bons.

Depois desta reestruturação, a TNA parece ter equilibrado as contas, contudo todos os anos alguns pequenos sites e blogs de wrestling recuperam esta noticia e lançam-na como se fosse actual. Curiosamente, estes rumores acabaram por chegar a alguns sites de wrestling mais importantes e passam por verdades. Actualmente, não o são. Todas as informações que recolhi apontam para que estes rumores sejam apenas uma reedição da noticia original publicada em 2010. Inclusivé recebi uma mensagem directa de um dos executivos da TNA a negar estes rumores. Ou seja, estejam descansados que não há ordenados em atraso, não há pagamento por fazer, a TNA está bem financeiramente e recomenda-se.

Mas eu não fiquei por aqui e quis certificar-me que assim era. Recentemente, o Joey Ryan (um dos nomes que saiu da TNA) deu uma entrevista em que explicou que o seu contrato envolvia um salário base e um prémio por aparição. Ora ele justifica que dado que há muitos meses que não era usada, já andava surpreendido pela TNA lhe pagar para ele não fazer nada. Assim sendo, o próprio Ryan revela receber a tempo e a horas e que para ele é óbvio que a TNA não pode pagar aos talentos que não utiliza. Acrescento ainda, que a noticia que saiu sobre as saídas de Ryan, Taelor Hendrix, Sam Shaw, Crimson e Madison Rayne estão incorrectas.

Apenas Ryan foi dispensado da TNA. O Sam Shaw mantém o seu contrato de desenvolvimento, a Taelor Hendrix pediu para ser dispensada e a Madison Rayne não renovou contratro por não estar a ser utilizada (está grávida), mas voltará à TNA assim que estiver aptar. O Crimson deixou de ter contrato com a TNA na base de um salário fixo e apenas receberá um bónus por aparição (sendo que este fica para já na OVW que passa a ser a sua entidade patronal).

Com o enorme investimento em transmissões em directo, com os shows na estrada, a TNA precisa de gerir o seu orçamento e isso envolve equilibrar os vencimentos. Isto é algo que qualquer empresa faz – cuidar da sua saúde financeira. Algo que pode ser aprendido com os erros do passado (alguns trágicos com a ECW).

Continuando, é importante que quando estas noticias saem que usemos a nossa própria cabeça para pensar. Pode uma empresa em falência aumentar a distribuição mundial do seu produto? Soubemos recentemente de uma nova parceria na Ásia e até do relançamento da TNA em Portugal com a SportTV a transmitir os shows. Há cerca de 3 semanas, soubemos que a Spike TV renovou o contrato com a TNA por mais 3 anos. Soubemos que a TNA estabeleceu parcerias com cadeias de hotéis e companhia aéreas, além do patrocinio regular da Direct Auto. Soubemos que a TNA está a preparar caminho para um novo jogo de vídeo, que vai ser parceira de produção em reality shows e que até vai ser a primeira promoção de wrestling a ter o seu primeiro jogo online de Slot Machines em parceria com o casino online Sky Vegas. Sem esquecer, que a Dixie Carter é presidente da TNA porque a Panda Energies (uma empresa multinacional de exploração e distribuição de petróleo, gás e derivados) adquiriu a totalidade da TNA em 2009.

Como tive oportunidade de mostrar numa edição do Impacto!, a TNA é uma organização global, que realiza mais de uma centena de House shows por ano, por toda a América do Norte. Alguns desses house shows assumem um carácter inovador, como é o caso dos eventos BaseBrawl, em que os combates são disputados ao ar-livre em arenas montadas em estádio de Baseball. Para além dos estados, a TNA realiza igualmente tournées internacionais, já tendo passado por países como o Reino Unido, Alemanha, França, Portugal, Japão, México, India e Austrália. São ainda frequentes as aparições dos talentos da TNA em programas televisivos, rádios, sessões de autógrafos e outros eventos, de forma a promover a marca TNA.

A TNA tem parcerias oficiais a New Japan Pro Wrestling, a Pro Wrestling Noah e a AAA (México), que vão desde a troca de talentos a acções de promoção. Há ainda um acordo com a Ohio Valley Wrestling (OVW) para que esta promoção se tornasse oficialmente um território de desenvolvimento da TNA. A TNA desenvolveu ainda uma parceria com a produtora televisiva Endemol para a produção de um programa de wrestling na India chamado Ring Ka King, que envolveu talentos da TNA e talentos locais. A TNA e Challenge TV (Inglaterra) gravaram um novo programa televisivo chamado Boot Camp, com vista a que um talento venha a assinar contrato pela TNA, programa esse que vai rumar à Austrália.

Parte das receitas da TNA advém da venda direta de produtos ou das licenças de marca e/ou nome. O portal da internet ShopTNA.com vende milhares de artigos para todo o mundo, desde T-shirts, a posters, Bonés, DVD, Brinquedos e artigos para o lar. Todos com a marca TNA ou dos seus atletas. A TNA tem o TNA Eurostores, dedicado especialmente aos fãs na Europa, onde se podem adquirir a mesma variedade de artigos. A TNA faz assim uso do seu novíssimo centro de distribuição/armazém nos Estados Unidos e em Londres, Inglaterra. A TNA possui ainda uma vasta lista de figuras/bonecos, os mais recentes fabricados pela Jakks Wrestling Figures. Estas “action figures” são representações dos lutadores da TNA, para agradar a miúdos e graúdos.

O Impact Wrestling é transmitido também em vários países, nomeadamente Austria, Alemanha, Suiça, Austrália, Canadá, Gana, Nigéria, Sudão, Uganda, Zimbabwe, Costa de Marfim, Chade, Dinamarca, França, Israel, India, Itália, México, Bangladesh, Betão, Napal, Paquistão, Sri Lanka, Maldivas, Polónia, Roménia, Irlanda, Turquia, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Arábia Saudita e Portugal, entre outros tantos países, através de parcerias com cadeias televisivas nacionais ou regionais. No Reino-unido, o canal Challange transmite ainda o TNA Xplosion – um programa de uma hora de duração, onde para além de um combate, contém ainda entrevistas e uma recapitulação das principais rivalidades e histórias do momento. Este programa é possível de ser visionado via youtube.

Depois de tudo isto, há mais que razões para que a saúde financeira da TNA não ser um problema. Pessoalmente, considero que a preocupação da TNA não é a sobrevivência, mas sim o crescimento. A TNA precisa do dinheiro não para durar mais um dia, mas para crescer, para subir mais um degrau e é nesse aspecto que as coisas se complicam. Enquanto a TNA não atrair um investidor com bolsos muito fundos será sempre difícil crescer num mercado monopolizado. O meu conselho para a TNA, vem exatamente do extraordinário filme “A cor do dinheiro” quando o Paul Newman diz: “You gotta have two things to win: you gotta have brains and you gotta have balls” (tens que ter duas coisas para vencer: tens que ter inteligência e tens que ter coragem).

Até ao próximo Impacto!

Sobre o Autor

- Colaborador do Wrestling.PT para os conteúdos da Total Nonstop Action!

57 Comentários

  1. MR Perfection André Santos - há 3 anos

    Jorge grande artigo e parabéns pela pesquisa feita.
    Fico mais descansado por saber que a TNA não está em falência técnica!

    Arranjar um investidor com bolsos fundos…isso era perfeito já se disse isto muitas vezes mas a concorrência é algo de muito importante pois faz com que o nosso rival aumente a qualidade do produto e consequência nós(TNA) temos que acompanhar e inovar!

    Desculpa estar a sugerir temas de artigo pois isso não pode ser norma mas gostava que fizesses um artigo em relação ao publico da TNA a evolução ou não deste!

    • João Morgado Pereira - há 3 anos

      Portanto Jorge, uma pessoa que trabalha para a TNA “executivo” como disseste, garante te que eles não estão em falência, e só por isso tu acreditas? lol
      Se por acaso eles estiverem mesmo com problemas de dinheiro acreditas que ele andariam por ai a dizer: ” ah sim realmente estamos com problemas de dinheiro”, enfim, eu snceramente acredito que ele estejam com problemas para pagar aos funcionarios, mas quando começarem a ver Roodes, e Aries e outros a sairem vocês entendem.

      • Jorge Rebelo - há 3 anos

        Recomendo vivamente que leias todo o artigo, eu sei que é mais fácil ler apenas as primeiras linhas, mas vale a pena. Se leres o artigo todo percebes que a minha opinião sobre o estado financeiro da TNA vai muito para além daquilo que conversei com um executivo da TNA. Aliás, depois de dar 3 ou 4 ideias fortes, eu digo no artigo (e novamente recomendo que leias tudo) “Mas eu não fiquei por aqui e quis certificar-me que assim era.” e apresento uma série de factos que sustentam a minha ideia. Reduzir todo este trabalho a um argumento apenas é, no minimo, desonesto.

        Já agora uma recomendação, mesmo que eu apenas usasse como argumento algo que um funcionário da TNA me disse, ainda estou para perceber porque razão aquilo que esse funcionário, que os lutadores e que várias fontes já vieram desmentir é (para ti) falso e a noticia que a TNA está a passar por dificuldades e que não tem qualquer fonte é verdadeira? Aliás a noticia original do Meltzer em 2010 é com base em fontes internas da TNA. Então as mesmas fontes só são verdade se servirem a tua verdade?

        Mais uma vez lê tudo na íntegra e pensa pela tua cabeça.

    • Jorge Rebelo - há 3 anos

      André obrigado pela sugestão, eu nunca tinha pensado nesse tema e honestamente não tenho ainda uma opinião muito elaborada para que possa passar já para um artigo. Mas eu vou reflectir sobre o assunto e tentar estruturar algumas ideias.

  2. mandathai - há 3 anos

    Obrigado Jorge. Havia muitas pessoas a precisar de ler este artigo para perceberem o ridículo que é falar de problemas financeiros nesta altura na TNA!

  3. Carlito - há 3 anos

    A empresa que gere a TNA, a Panda Energies, já fez um grande trabalho ao rescatar a TNA da falência, e eles têm dinheiro suficiente para injectar na TNA, por aí, tudo bem.

    Esta onda de saídas que tem afectado a TNA, pode até ser benéfica, dado que estarem a pagarem ao Ryan e ele não estava a fazer nada, enfim…

    A TNA ainda vai crescer mais, e precisa de crescer mais dentro do seu próprio país, onde quase toda a gente que vê wrestling vai ver os shows da WWE, e só vão ver a TNA menos de 1 terço dos que vão ver a WWE.

    Enfim, é rídiculo falar em problemas financeiros na TNA, dado que eles não existem, é só mais um verão tal como o do ano passado em que aparecem estes rumores.

    Excelente artigo, Jorge!

    • Jorge Rebelo - há 3 anos

      Obrigado Carlito e não quero de todo parecer que estou a defender uma ideia de saúde financeira que não existe. Se a TNA estivesse a passar por um periodo dificil, eu não teria restrições algumas em explicar a situação. Quero acreditar que tentei espelhar a situação actual da TNA, com factos, mais que opiniões.

  4. FranciscoAP - há 3 anos

    Excelente artigo Jorge, muito interessante. Quando vi a notícia dos despedimentos nem prestei atenção à parte dos problemas financeiros porque além de ser um coisa muito rebuscada não faz o menor sentido quando a TNA continua a crescer a olhos vistos. Inclusive, no dia seguinte postaram uma notícia que falava na tal nova parceria na Ásia… O que diz tudo. A história da falência foi produto da cabecinha de alguns poetas deste site a quem a TNA faz muita comichão. Nem vale a pena.

    O problema daquela notícia foi mesmo a parte do Crimson para mim. Folgo em saber que fica com o mínimo acordo com a TNA mas o Crimson é um talento para se proteger com um contrato, assim nada o impede de ir à vida dele e ir para outras empresas. E isso seria um enorme disparate da TNA, um disparate daqueles para se arrependerem durante muito tempo.

    • Frederico_WWE - há 3 anos

      “A história da falência foi produto da cabecinha de alguns poetas deste site a quem a TNA faz muita comichão. Nem vale a pena”.

      Já agora quem são os poetas? Eu lembro me perfeitamente de ter feito uma pergunta ao Jorge que ia no sentido de tentar saber se a TNA poderia estar a entrar numa situação de falência ou seja coloquei essa hipótese portanto sou um desses poetas né? Então aparecem noticias/rumores que uma empresa começa a despedir/rescindir contrato com pessoal/gente o que é que achas que é mais lógico qualquer gajo pensar e perguntar?

      E quem pensou nisso é poeta agora? Queres que se pense o quê? Acho perfeitamente natural as pessoas incluindo eu pensarem em todas as hipóteses possíveis…

      Mais logo se a TNA falir a culpa é nossa queres ver? E a TNA já agora faz comichão a quem podes me explicar? Eu sou um fã assumido da época de 2005 a 2008 da TNA… e é uma empresa que qualquer um de nós deseja bem… não entendi essa do fazer comichão a muita gente… a sério não metas o pessoal nesta história das cabecinhas e tal… estás é irritado porque a TNA neste momento está te a desiludir e não é pouco… com a WWE já senti muita vez o mesmo.

      • FranciscoAP - há 3 anos

        Nem estava a falar de ti em particular, mas se a carapuça te serve… E acalma lá a burra com as perguntas e insinuações. Se tens pouco que fazer, compra um daqueles livros de Sudoku que se arranja em qualquer papelaria. Simples.

      • Frederico_WWE - há 3 anos

        Óbvio que serve… então se fui um dos que falei nisso… queres brincar com quem? Perguntas e insinuações? Ahahahahahhaahah fui eu por acaso que INSINUEI que muita gente daqui é literalmente parva por ter pensado nessa hipótese? Não disseste parva mas é esse o sentido que tem… e comigo pias é baixinho e não tens mais conversas pa mim… sabes lá se tenho muito ou pouco pa fazer e eu NÃO tenho respeito NENHUM por ti… até porque tu não tens por muita gente daqui… e esse comentário das cabecinhas mostra isso.

      • FranciscoAP - há 3 anos

        Este gajo é uma peça… De quê não sei, mas é uma valente peça lá isso é. Conta lá aqui ao pessoal que já há muito queremos saber: tu estás a fingir ou és mesmo atraso? :/

      • MicaelDuarte - há 3 anos

        Oh Fred, apesar de eu não ter nada a ver com esta conversa (até porque nem vejo TNA assiduamente), porque é que ages sempre com uma agressividade dessas para com as pessoas que comentam aqui no site, quer elas digam alguma coisa que te inclua ou não?

        “queres brincar com quem?” LOL
        ” e comigo pias é baixinho e não tens mais conversas pa mim” LOL

        Porquê tanta cena desta? Apenas porque o Francisco se calhar disse um comentário no qual te incluias? Desculpa lá Fred, mas não é preciso disso tudo, ainda para mais com uma pessoa que muito provavelmente nunca viste mais gorda e tu lhe dizes para piar baixinho…

        Acredita que estou a falar contigo na boa, e gostava de perceber se tu realmente assumes uma heel-persona aqui no site por achares isso “divertido”, ou és mesmo assim explosivo.

      • Frederico_WWE - há 3 anos

        Queres gozar ou que é? Vá goza com quem tem paciência pa te aturar tipo o Daniel…

      • Frederico_WWE - há 3 anos

        Vou te explicar Micael Duarte… porque a ti te respeito é assim não gosto de viver do faz de conta ou seja em todas as situações que possas imaginar gosto de ser sincero ao máximo… e aqui não é diferente eu simplesmente não gosto nada do Francisco e o Daniel desrespeitou me e não foi pouco portanto não o respeito… se reparares não ando a criar guerras com toda a gente… simplesmente há 4 ou 5 pessoas que não gosto nada mesmo e faço questão de o dizer.

        Epá mas tu não viste o Francisco lança indirectas às pessoas a dizer entre aspas que as pessoas são parvas por terem posto determinada hipótese… e senti que devia defender me porque disse isso da falência e senti que devia defender muita gente que também colocou essa hipótese.

        Com os meus amigos e com quem me dou bem sou do mais porreiro possível e nem bebo, nem fumo, nem nunca tomei drogas.

        Mas quando me picam aí é diferente… agora Francisco tás me a chamar deficiente ou quê? Não tenho nenhum atraso graças a Deus… tu é que foste insuportável desde o primeiro dia e não me dirige mais a palavra…

      • danielLP21 - há 3 anos

        Tenham lá calma ou vou começar a não aprovar os comentários.

      • danielLP21 - há 3 anos

        E agradecia que o meu nome não fosse referido em conversas que nada têm a ver comigo. Obrigado e boa noite.

      • akujy - há 3 anos

        Take 2: Fred, para de fazer essas figuras. So t estas a envergonhar a ti msm, lol.

      • danielLP21 - há 3 anos

        Assim está bem melhor do que aquilo que tinhas escrito :D

      • akujy - há 3 anos

        Msm Daniel. Era mt hardcore. xD Mas merecido, admitamos. xD

      • FAlmeida_10 - há 3 anos

        Outra pipe bomb akujy? xD

      • Mario Magalhaes - há 3 anos

        Frederico e seus ataques de estrelismo, ainda bem que ele nem comenta mais no Visão Brasileira :D

      • Enigma - há 3 anos

        Eu acho é engraçado essas discussões, dirvirto-me bastante.

      • joaop - há 3 anos

        Este homem leva tudo à frente!! Credo!

      • Frederico_WWE - há 3 anos

        Ya o Francisco sempre foi assim… pa defender a TNA há um o Vince It Factor que é pior ainda… “Hey Vince I’m Here”…

      • joaop - há 3 anos

        iiii.. admites disso Papa Francisco? Rebenta-o logo com aquelas tuas piadas geniais e bocas fortíssimas -.-´ Mas cuidado que podem deixar de aprovar os comentários que nós ainda nos queremos rir muito…

      • FranciscoAP - há 3 anos

        Ri-me :)

      • Vince It Factor - há 3 anos

        És um triste rapaz :)

      • Jorge Rebelo - há 3 anos

        De forma muito descomplexada, é óbvio que esta edição do Impacto! surge a pedido do Fred, que me solicitou que comentasse as “noticias” que vieram a público sobre alegados problemas financeiros na TNA e me questionou sobre de que forma essas dificuldades poderiam perturbar o crescimento da TNA a longo-prazo.

      • Frederico_WWE - há 3 anos

        Pois é Jorge daí eu ter me sentido “atacado” pelas bocas do Francisco… ” A história da falência foi produto da cabecinha de alguns poetas deste site a quem a TNA faz muita comichão. Nem vale a pena.”

        Pode ser que agora percebam que não sou apenas EU o mau da fita… a ver se me respeitam mais em vez de atacarem logo…

      • FranciscoAP - há 3 anos

        Mas que parte “nem estava a falar de ti” é que não percebes? Tu puseste a dúvida se havia hipótese de falência e outros partiram logo para dar isso como certo. Em ambos os casos há muita precipitação, mas no segundo é só estúpido. Repito, nem se quer estava-me a referir a ti. Tu gostas de ser atacado e fazer-te de vítima, que hei de fazer? Sai um bocadinho da frente do computador, isso está-te a fazer mal

      • danielLP21 - há 3 anos

        Francisco, vais ver o show de hoje em no chat?

      • akujy - há 3 anos

        Francisco, ele gosta d ser o centro das atençoes. Quanto mais responderes, pior. lool

      • Jorge Rebelo - há 3 anos

        Por acaso não me pareceu que o Francisco se estivesse a referir a alguém em particular. Houve aqui uma série de mal-entendidos e o que sabia bem (até com este calor todo) é bom banho fresquinho.

      • FranciscoAP - há 3 anos

        Devo ver Daniel. Não dou certezas porque com os Impacts a começarem às 2 da manhã nunca se sabe se não caio para o lado entretanto

      • danielLP21 - há 3 anos

        Alright.

  5. FAlmeida_10 - há 3 anos

    Jorge excelente artigo e era mesmo isto que nós fãs da TNA precisávamos de ler para ficarmos descansados.

    Sinceramente quando vi estes rumores comecei a ficar assustado contudo este artigo relaxou me. Também achei estranho uma empresa como a TNA (que está visivelmente em expansão) estar em vias de falir. Contudo a WCW em 95/94/96 também chegou a ser superior á WWE e acabou por falir (tudo bem que foi por decisões internas mal tomadas, contudo é um exemplo de grande empresa que acabou por falir).

    Era sem dúvida uma grande pena que nós fazia a nós fãs de wrestling ver a TNA falir e ver pessoal como Bobby Roode, Austin Aries, James Storm, Magnus ser afundado com esta… Tudo bem podiam ser resgatados pela WWE mas não duvidem que seriam mal utilizados pela WWE.

  6. Vinícius Nunes - há 3 anos

    Nunca considerei muito esses problemas financeiros, o que me irrita nesse momentos são as decisões erradas e as falhas nas storylines presentes na TNA, decisões horríveis como o Sting dar conta de todos os Aces and 8s juntos, ou o Angle ter vencido o Styles no Slammi, ou o Sting reclamar daqueles que faziam parte do Team TNA que não o ajudou, sendo que o novo Main-Event-Mafia é composto pelos membros do Team TNA praticamente, ou então o que fizeram com a X-Divison, e eu acho que é nisso que a TNA deveria se preocupar, pelo menos eu acho. E se a empresa estivesse com dificuldade em pagar o pessoal não sairia na estrada assim, pelo menos isso ia ser demasiado estúpido na minha visão.

    De qualquer forma, foi bom você ter esclarecido isso Jorge, mais um bom artigo e torço para que a TNA melhore o seu booking.

  7. gonçalo " the best in the world" - há 3 anos

    Um excelente artigo Jorge!

    Acho que esses rumores não se devem ligar porque se nos víssemos a TNA a ter um produto fraco, a não sair da Impact Zone, a não investir no mercado internacional e a despedir os seus maiores talentos. Assim já devíamos a ficar preocupados mas não a TNA esta a fazer o contrario.

    A TNA esta numa fase de crescimento, por isso falar em crise na 2º MAIOR EMPRESA DE WRESTLING NO MUNDO é uma parvoíce, pelo menos nesta altura.

    Eu não costumo ver muitas vezes TNA mas estou sempre atento ao que se passa mas agora com a Sport TV a transmitir TNA isso vai ajudar-me a voltar a ver com mais frequência.

    Parabéns Jorge pelo o trabalho que tu fazes no WRESTLING.PT tanto no Impacto!, no Best of Impact, no Match of the Week e nas noticias que tu publicas sobre a TNA porque sem o teu trabalho eu não sabia metade do que sei hoje sobre a TNA.

    • danielLP21 - há 3 anos

      Revejo-me a 100% nas tuas últimas 15 palavras.

    • Jorge Rebelo - há 3 anos

      Muito obrigado pelo tremendo elogio gonçalo, mas na verdade somos todos nós – a familia TNA que dá sentido a todo o trabalho que é produzido. Para mim é fantástico poder hoje partilhar, debater, pensar a TNA com pessoas de Portugal e do Brasil, países onde a TNA nem sequer chega com a sua emissão e que mesmo assim conseguimos manter uma comunidade muito assídua e dedicada.

  8. Mike Tyson - há 3 anos

    Quais foram os erros tragicos da ecw que falaste podes me dizer por favor? (nao estou a ser ironico quero mesmo saber)

    • Jorge Rebelo - há 3 anos

      Mike nem me parece que terias razões para ser sarcástico, uma vez que se tais erros não existissem, hoje teriamos a ECW ainda em funcionamento.

      Os erros a que me refiro foram um acumular de situações, que resultaram da péssima gestão do Heyman. Desde já saliento que admiro imenso o Paul Heyman, mas ele é simplesmente um mau gestor. Um óptimo vendedor, um criativo genial, mas um péssimo gestor. A ECW não tinha nenhuma estratégia, nenhum plano de negócios ou de crescimento. O Heyman deitou dinheiro fora (que não tinha) em projectos falhados desde jogos de videos, PPVs…Além disso “esqueceu-se” de um pormenor importante que era ter os seus lutador em contratos de exclusividade. Rapidamente a ECW foi obrigada a ter que pagar bem aos seus talentos para eles não sairem para a WWF/WCW, dinheiro que a empresa não tinha.

      Depois há aqueles custos desnecessários, como usar músicas muito main-streams e acabar por ter pagar os direitos de utilização, ao mesmo tempo as vendas de bilhetes eram fracas, nos últimos anos a ECW conseguiu um contrato televisivo e acabou por o perder e a empresa estava afogada em dividas.

      • Mike Tyson - há 3 anos

        muito obrigado pela resposta, gosto sempre de saber mais um pouquinho da historia de empresas como nwa, ecw, e wcw que a maior parte nao pude acompanhar eheheh!

  9. danielLP21 - há 3 anos

    Admito a minha ignorância em relação à verdade sobre as saídas da TNA. Fico satisfeito por ver que apenas o Joey Ryan saiu, apesar de preferir que fosse outra pessoa a fazê-lo. Já agora, e uma vez que não referiste este nome no artigo, deixo esta questão: o Christian York saiu ou não da TNA?

    De resto, não vejo o que é que o Jorge ganhava em esconder a realidade da TNA caso esta fosse a de dificuldades financeiras e afins. Não vejo mesmo. Com isto quero dizer que acredito completamente no que o Jorge escreveu e, se pensarmos bem, chegamos à conclusão que é a realidade actual da TNA.

    Com tantos patrocínios e parceiros, só se a TNA tivesse uma direcção como, por exemplo, a do Sporting nos últimos 17 anos, em que se pagam ordenados absolutamente inacreditáveis acima do recto salarial da empresa e com muita gente desnecessária a comer do tacho. Duvido seriamente que seja isso o que está acontecer na TNA. ( dei o exemplo do Sporting porque é um caso sobre o qual existem factos que posso referir como verdades incontestáveis, não foi por mal).

    • Jorge Rebelo - há 3 anos

      Tens razão Daniel esqueci-me de referir o York. Sim o York saiu da TNA.

      Como disse num comentário anterior, se a situação da TNA fosse complicada era isso que eu estaria a escrever aqui no Impacto!, pois o que tentei procurar foram os factos e esses apontam para uma situação estável.

    • danielLP21 - há 3 anos

      tecto* e não “recto” lol

  10. José Sousa - há 3 anos

    Eu acho que o maior problema da TNA é o booking que tem tido algumas decisões mais duvidosas Jorge. Claro que não estão na falência mas não estão na melhor fase possível, é uma fase de conquistar públicos e renovação do roster ao mesmo tempo e isso tudo demora tempo. E para isso o Bound for Glory tem que ser perfeito e logico. Mas vamos esperar mas não gostei de ver algumas das saídas Jorge.

    • Jorge Rebelo - há 3 anos

      Não gostei do Crimson, da Taelor Hendrix e do Ryan (este por culpa p´ropria), mas as outras não me parecem problemáticas. Aliás, analisando friamente nenhuma das saídas é problemática, no sentido em que em nada vão interferir com a actualidade da TNA, uma vez que são todos lutadores que não estavam a ser utilizados.

      • José Sousa - há 3 anos

        Eu acho que o Morgan também podia ser um bom elemento porque falta um top powerhouse á TNA. Mas percebo a tua perspectiva.

  11. BRRM - há 3 anos

    Fico contente por a TNA não estar na falência mas, para mim, é só uma questão de tempo até que a WWE comece a sentir-se ameaçada e a TNA vai pelo mesmo caminho da WCW e ECW, infelizmente.
    Sobre o artigo, o Impacto! é o meu artigo de opinião favorito no WPT e aprecio muito todo o trabalho que tiveste a fazer esta pesquisa para nos dar mais a conhecer sobre a atual situação financeira da TNA.

    • akujy - há 3 anos

      N penso k a WWE possa matar a TNA, da mesma forma k n matou a WCW nem a ECW. Tamos a falar d companhias k s mataram pelas proprias mãos.

      • BRRM - há 3 anos

        Realmente é mais provável que seja a TNA a destrui-se a si própria mas se a TNA se tornar uma ameaça muito séria para a WWE acho que ela não hesitaria em comprar a TNA para garantir a sua liderança neste ramo. Mas para a TNA se tornar uma séria ameaça para WWE ainda tem de comer muita broa

      • FAlmeida_10 - há 3 anos

        Concordo com o Akujy. Tanto a WCW como a ECW fizeram suícidios. Não foi a WWE que as matou. A WWE só lhes fez o funeral com todo o gosto. ahah

      • BRRM - há 3 anos

        Eu nunca disse que a WWE tinha matado a ECW e WCW disse que era uma questão de tempo até a TNA seguir pelo mesmo caminho que estas duas empresas no sentido de ser comprada pela WWE e não é preciso a TNA acabar consigo própria para isso acontecer pois a WWE tem condições financeiras de a comprar quando quiser. pelo menos assim aparenta.

  12. LuisMPBO - há 3 anos

    Eu nunca acreditei que a TNA estivesse em risco de falência, mas que a situação assustava um bocado, isso assustava. Mas pronto, mensagem recebida Jorge! Tu sabes o que estas a dizer, por isso não duvido.
    Outra coisa que também acho altamente precipitada é dizer que a WWE vai comprar a TNA. Bem, sobre o futuro não sei, mas dizer que isso está prestes a acontecer parece me absolutamente despropositado.
    Disseste umas quantas coisas neste artigo que eu desconhecia. Enfim, sempre a aprender!
    Mesmo que a situação não seja grave, ela existe, por isso agora é esperar que se resolva rápido, de preferência sem mais saídas.

  13. Eduardo - há 3 anos

    Muito bom artigo Jorge parabéns, eu senti que esse artigo foi pessoal e serviu como desabafo e pra tranquilizar os fãs da TNA e também joga um balde de água fria nas pessoas que torcem pra tudo dar errado, eu li essa semana que a razão desses atrasos é da Panda Energy que ta atrasando tudo não só com a TNA mas com empresas que patrocinam ou tem acordo com a ela, e que mas cedo ou tarde eles vão abandona a TNA.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador