Match of the Week #25 – Bret Hart vs Steve Austin

Olá e sejam bem-vindos ao espaço semanal do Wrestling.PT, chamado Match of the Week. Este espaço todas as semanas terá algum colaborador ou administrador do site a apresenta-lo e tem como objectivo apresentar todas as semanas um combate que foi importante para a Indústria do wrestling ou que foi importante para nós como fãs, dependendo de quem for a apresentar o espaço. Na edição desta semana serei eu, Rúben Rosa, escritor do One on One, a apresentar um combate.

O combate que apresento esta semana, vem de uma das melhores rivalidades de sempre, na minha opinião. Começou em 1996, entre alguém que estava a crescer na companhia da WWE, “Stone Cold” Steve Austin e o veterano que já tinha feito, até aquele ponto, coisas grandes no wrestling. Esta rivalidade ficou marcada pelo ódio que existia entre estás duas Superstars (kayfabe) e os fãs ainda não tinha visto nada do genéro entre personagens tão diferentes. Por um lado tinhamos o rebelde Steve Austin que a pouco e pouco começava a ganhar cada vez mais fãs, apesar de supostamente ele ser o heel. E noutro lado tinhamos o veterano que faziam sempre grandes combates para os seus fãs, mas que ultimamente utilizava muitas desculpas para os seus fracassos recentes, coisa que alguns fãs passaram a não gostar.

O primeiro combate dos dois aconteceu no Survivor Series 1996 e o resultado favoreceu Bret Hart. O problema é que Steve Austin não desistia de atormentar Bret, custando-lhe o Royal Rumble de 1997 e o título da WWE, uns meses depois. Outro combate tinha que acontecer e assim foi. Wrestlemania 13: combate de submissão. Bret era o único que tinha um arsenal de manobras de submissão, mas isso não abrandou Austin. Ambos lutaram tanto dentro do ringue como fora do mesmo, lutando no meio do público, quebrando as regras. Os dois mostraram que conseguiam ser muito técnicos dentro do combate (o Austin neste ponto ainda não tinha partido o pescoço) e também contar uma grande história dentro do ringue, conseguindo ser muito mais violentos quando necessário. Mas o melhor deste combate foi o final, o que torna este combate tão especial.

O Bret Hart tinha o seu Finisher, o Sharpshooter (manobra de submissão), aplicado no Steve Austin no meio do ringue. O Austin estava a sangrar e não tinha para onde fugir. Ele estava cheio de dores e não desistia, e o sangue continuava a escorrer a cara, numa das imagens mais famosas da história da Wrestlemania. E Austin a um certo ponto, perde os sentidos de tanta dor sofrida e o arbitro não tem outra alternativa do que parar o combate e atribuir a vitória a Bret. O importante é que Austin nunca desistiu, preferindo desmaiar do que faze-lo. Mais a coisa mais interessante ocorreu no final do combate. Quando o combate termina, Bret ataca a perna lesionada de Austin, apesar de já ter ganho o combate. Neste momento ocorre um processo de transição, o turn duplo. Bret torna-se heel, e ao mesmo tempo, Austin torna-se num Babyface, num processo que se tem tentado reproduzir com o passar dos anos, mas nunca teve o mesmo impacto. Este é um dos melhores combates da história da Wrestlemania e um dos melhores combates de sempre no Wrestling. Deixo o combate para vocês, leitores, apreciarem.

Próxima Semana

Para a semana que vêm será o Mario Magalhães a apresentar este espaço e o seu combate. Até uma próxima oportunidade e espero que tenham gostado da edição desta semana do Match of the Week!

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “The Bottom Line” e Ex- escritor do artigo "One on One". Acompanha Wrestling à 10 anos.

3 Comentários

  1. Enigma - há 4 anos

    Sem dúvida concordo com “um dos melhores combates sempre no Wrestling”.

    Excelente escolha.

    Ainda há alguns meses atrás revi este combate, vale muito a pena.

  2. danielLP21 - há 4 anos

    Fantástico, épico, lendário, sublime e tudo aquilo que lhe quiserem chamar!

    Que escolha fantástica Ruben, um combate histórico, um double-turn que mudou a horizonte da WWF e que muitos consideram ter sido o início da Attitude Era. Grande escolha!

  3. MR Perfection André Santos - há 4 anos

    Rubén o melhor “match of the week!” alguma vez feito na minha opinião!

    Bret Hart Rulezzzzzz!

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador