Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

Onde Andas Tu? #11 – Vader

Esta edição tinha que começar desta maneira:

http://youtu.be/sh9uIOX3CPY

Este “bisonte”, de aproximadamente 200 kg, foi uma referência no panorama do wrestling mundial. Ele esteve em meio Mundo para promover, actuar e dar “show”, bem a sua maneira. Big Van Vader ou simplesmente Vader – nasceu na cidade de Lynwood no estado da Califórnia (USA). Leon Allen White, de seu nome verdadeiro, nasceu a 14 de Maio de 1955, e anteriormente, disse que foi uma referência mundial no wrestling, e assim o foi. Lutando em terras nipónicas, onde começou a sua carreira, até aos tempos da World Championship Wrestling e World Wrestling Federation.

Este super-pesado, tinha uma força tremenda, mas não fazia dele lento e aborrecido, pois era capaz de aplicar manobras aéreas, como o Diving MoonSault, em cima do canto do ringue.

http://youtu.be/vRVn_XZPoYM

Iniciou a sua carreira onde quase todos os wrestlers da sua geração começaram. Em 1985 na American Wrestling Association, deu os primeiros passos no wrestling profissional, depois de acabar a sua carreira no futebol universitário Americano. Esteve até 1987, até que viajou para terras do oriente, para a New Japan Pro Wrestling, onde esteve até 1992, com o maior feito de ter conquistado o MJPW Title.

Durante esse período, Vader teve enumeras rivalidades, uma dela bem intensa. A “feud” contra Stan Hansen (conhecido por ser um Brawler tremendo e muitas vezes excessivamente agressivo) esta documentada, como sendo das mais violentas da NJPW. Durante um combate entre eles, Hansen socou o nariz de Vader, partindo-o, para posteriormente ter assertado com uma corda de toureiro no olho. Acidentalmente mas, fez com que o olho “salta-se” do local previsto…um acidente que resultou numa cirurgia na face de Vader. O vídeo contém imagens que podem chocar. (minuto 3:45)

http://youtu.be/gOYSnhhiU8M

Depois de ter ganho praticamente tudo que tinha que vencer no Japão, rumou para a World Championship Wrestling, onde cedo se tornou num “Top Dog” na companhia. A sua estreia foi em 1990 mas, como lutador, em part-time, e só em 1992 se tornou num lutador a tempo inteiro na WCW.Com o mítico ex. NWA Champion Harley Race a seu lado como manager, Vader dominou vários wrestlers, um deles Cactus Jack (Mick Foley). Uma rivalidade que culminou num embate entre os dois, onde Cactus saiu bastante combalido, com um nariz partido e a necessitar de 27 pontos na sua face!

Vader tornou-se WCW World Heavyweight Champion pela primeira vez, derrotando Sting em 1992 no PPV “The Great American Bash ”, mas teve um reinado curto, pois uma lesão fê-lo perder para Ron Simmons 3 semanas depois.

Uma atitude, sempre muito agressiva, e pouco profissional de Vader fazia com que ele tivesse muito “Heat” no seio do roster. Essa agressividade foi ao extremo, quando deliberadamente lesionou um “jobber” nas costas, paralisando para o resto da vida. Tornou-se ainda United States Champion, derrotando Jim Duggan, mas foi-lhe “tirado” o cinturão devido a ofensivas violentas no roster da WCW.

A rivalidade contra Hulk Hogan era inevitável, e ambos se enfrentaram no PPV Super Brawl V, onde saiu derrotado. Foi o princípio do fim, do percurso de Vader na WCW. Foi demitido, após mais um confronto de balneário, desta vez com um companheiro – Paul Orndorff.

http://youtu.be/k1h7T68eu50
http://youtu.be/ow7XHnG6TDI

Em 1996 regressou ao Japão. Foi uma passagem curta, regressando aos States, para ingressar na World Wrestling Federation. Ele era anunciado como “The Man They Call Vader” e o impacto não podia ter sido melhor. Após Jim Cornette ter deixado de ser manager de Yokozuna e ter contractado Vader. Era suposto os dois enfrentarem-se na Wrestlemania, algo que nunca aconteceu.

Rivalidades contra HBK ou Undertaker foram as mais importantes no seu percurso na WWF. Fez parte da Attitude Era e ajudou a marcar esses anos de irreverencia.

Saiu da WWF em 1998, para regressar ao Japão, mas desta vez para a All Japan Pro Wrestling. Embates contra Kobashi foram épicos.

http://youtu.be/bbiu99Dz0R4

Em meados do ano de 2003 foi tirando o “pé do acelerador”, reduzindo ao máximo as suas participações no wrestling. Fez algumas aparições na Total Non Stop Wrestling e também na WWE em 2005. A sua última presença, na WWE foi, num episódio do Monday Night RAW, onde foi uma das lendas que enfrentou Heath Slater em 2012.

http://youtu.be/XzGNGiiH2aA

Onde Andas Tu?

Este “bisonte” teve inúmeros problemas com o álcool, e ainda tenta ao máximo recuperar desse vício. Problemas que o deixavam muitas vezes incapacitado de actuar ao vivo ou, muitas vezes, de entrar num avião para viajar com o resto do “roster”. Actualmente continua a combater com 58 anos de idade, um feito enorme devido a idade avançada. As promoções amadoras são muitas vezes o único ganha-pão para alguns wrestlers e para Vader isto é uma realidade.

http://youtu.be/gPqlvp4VDJI

Tenham uma semana fantastica. Deixo a votação: Spike Dudley ou Rikishi.

Sobre o Autor

- Autor da rubrica Vintage e escritor de algumas edições do Onde Andas Tu?, e play by play do PSN. Nascido a 7 de Dezembro de 1981, pertenço a uma geração onde os videojogos estavam a começar a desbravar barreiras inacreditáveis, onde 16 bits era uma loucura.Aficionado fervoroso de Wrestling e do glorioso Benfica.Orgulhoso por fazer parte de uma equipa talentosa, como o Wrestling PT.Segue-me no twitter e Facebook - ansnicola@iol.pt e canal Youtube,Daylimotion e sapo videos!

19 Comentários

  1. Franciscoxb - há 3 anos

    Muito bom artigo eu voto no rikish

  2. Mr REP - há 3 anos

    Spike Dudley !

  3. punt kick - há 3 anos

    rikishi

  4. RuiFerreira222 - há 3 anos

    Spike Dudley

  5. MiguelL27 - há 3 anos

    Bom artigo como sempre. Eu voto no Spike Dudley.

  6. danielLP21 - há 3 anos

    Wow, não fazia ideia do destaque que ele teve na WCW… Só sei aqulo que fez na WWF, principalmente a “feud” com o Undertaker.

    Aquele vídeo em que ele se lesiona no olho é realmente assustador… Que impressão que aquilo me meteu. O facto de ter paralisado um colega faz com que eu não tenha grande respeito por ele, apesar de ele próprio ter colocado o seu corpo em risco várias vezes ( nomeadamente, quando continuou a lutar com o olho naquele estado).

    Entre o Spike Dudley e o Rákishi ( xD) escolho… os dois. Tanto faz, gosto dos dois.

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      Este foi o momento que aconteceu: http://www.youtube.com/watch?v=1LjzgoSKryc

      Existe o combate inteiro no You Tube.É um squash total, e antes de receber este “move” sofreu um chokslam, que tamb´m foi brutal.O que me parece é que Vader estava preocupado…mas esta documentado que não foi acidental…

      • Anónimo - há 3 anos

        e muito feio o video?

      • MR Perfection André Santos - há 3 anos

        É um powerbomb aplicado com muita força e o”jobber” não teve tempo de cair de costas perfeitamente…o que levou a ficar muito combalido e mais tarde paralizado.

  7. simba - há 3 anos

    spike dudley

  8. Ivadlo - há 3 anos

    Spike Dudley

  9. Catchphrase - há 3 anos

    Spike dudley

  10. BRRM - há 3 anos

    Spike Dudley

  11. TheChat - há 3 anos

    rikishi

  12. Senshi - há 3 anos

    Os wrestlers de antigamente acabam sempre mal…

    Eu voto no Spike…

  13. sandro - há 3 anos

    eu voto no big zeke e no kozlov
    mas rikishi
    ah!

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador