Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

Onde Andas Tu? #24 – Tatanka

Scooby doo- Where are you? Sorry…desculpem, mas tive um pequeno flashback em relação a estes desenhos animados. Tatanka, onde Andas Tu meu magano?

http://youtu.be/1giCMkl2qtY

Nascido a 8 de Junho de 1961, Chris Chave aka Tatanka será sempre conhecido pelos fás Portugueses, que assistiam a luta livre nas manhas da RTP 1. Tatanka era bastante elogiado pelo saudoso Tarzan Taborda, onde ele afirmava que o índio era semelhante a sua personagem e, revia-se muito na atitude e técnica em ringue por parte de Tatanka.

Oriundo de Pembroke North Carolina, onde mais de 80% da população são nativos americanos, foi-lhe atribuído o nome de tribo Lakota, significando bull buffalo. Com antepassados “pele vermelha”, Chris seguiu a sua carreira universitária, direcionada para o desporto. Seguiu a carreira de power lifting e futebol americano, onde neste ultimo representou várias equipas de várias cidades dos U.S.A.

Decidindo terminar a sua experiencia no futebol americano, rumou para sudoeste dos States, para seguir a carreira de wrestling, mais precisamente na Monster Factory em 1989. Treinado pelo mítico Larry Shape (http://wrestling.pt/onde-andas-tu-20-the-headbangers/) adquiriu toda experiência necessária para estar preparado para lutar em pequenas promoções de wrestling, onde cedo deu nas vistas e foi “baptizado” como Tatanka.

A sua performance impressionou os responsáveis da World Wrestling Federation e, em meados dos anos 90, faria o seu debut em televisão prime time, onde cedo começou a ser um dos favoritos dos fás. A sua entrada bastante característica, exemplificando muita das tradições índias, como o andar característicos a volta do totem. Tatanka teve uma estreia com bastante impacto, vencendo o low-card Brooklyn Brawler. Seria desta maneira que Tatanka iria cimentar uma streak que durou muito tempo.

Um dos muitos combates que teve contra Rick Martel.

http://youtu.be/rMV0Doiqp8o

Era especificado como um real nativo americano, e foi sendo promovido em televisão pela sua streak onde foi uma das suas marcas durante os inícios de 1990. Apesar de quase todos os seus adversários serem jobbers desconhecidos, Tatanka (significa Touro sentado), teve a sua primeira rivalidade contra The Model Rick Martel, que culminou na sua estreia no palco de uma Wrestlemania, na edição 8 da mesma. Uma rivalidade que perdurou até ao Surviver Series, onde Tatanka saiu vitorioso em ambas ocasiões.

Esta sua participação na Mania teve seguimento na edição 9, onde abriu o PPV contra Shawn Michaels, e teve o sua primeira oportunidade de vencer um cinturão, mais precisamente o Intercontinental Title, que estava na posse de Michaels. Não conseguiu conquistar o título devido a sua vitória ser por countdown, mas mais uma vez, não foi derrotado para prosseguir a sua onda vitoriosa, pelo menos em live TV (pois em House show Tatanka chegou a perder combates).

Enfrentando um dos membros dos Quebequers (Pierre).

Claro que é incomparável a onda de vitórias de Tatanka com a de Undertaker na Mania, mas a WWF promovia sempre este factor. Tatanka participava em muitos shows como o Wrestling Challenge ou o Superstars of Wrestling, quase sempre contra jobbers ou lutadores de low ou mid-card, para que não fosse “arranhada” a sua serie de vitórias.

Uma streak que durou 1 ano e teve fim em meados de 1993 quando enfrentou o estreante Ludvig Borga (um lutador já falecido, oriundo do país escandinavo Finlândia ), onde este pertencia a stable anti-Americana de M.r Fuji. Uma derrota que ditou uma ausência dos ringues por parte de Tatanka de 3 meses. Foi um rude golpe para os fás esta derrota, pois Borga venceu “sujo”, mas efectuou o pin somente com um dedo, o que levou ao choque da plateia presente.

Quando a sua streak de dois anos teve um fim, perdendo para Ludvig Borga.

http://youtu.be/bTv9gLt-IbY

Regressou em 1994 ainda a tempo do Royal Rumble. Os planos iniciais era uma vingança de Tatanka sobre Borga, algo que não viria acontecer pois o escandinavo teve uma lesão bastante grave na anca o que levou a sua saída da WWF. Os planos para o nativo passaram para uma rivalidade contra Bam Bam Bigalow e também com a Million Dollar Corporation.

http://dailymotion.com/video/x3uon1

Ele seguiria a sua carreira sob o acompanhamento de grandes lendas dos ringues dos anos 70, como Chief Wahoo McDaniel, Ray Litleturtle (que lhe presenciou e ofereceu a sua mítica vestimenta de cabeça) e Chief Jay Strongbow, que viria a ser o seu tutor em ringue. Este episódio culminou numa rivalidade com I.R.S, que queria o dinheiro do imposto da respectiva ornamentação. Uma rivalidade que foi promovida em vários eventos e shows da WWF, havendo vários combates entre eles, em variadíssimos locais.

A rivalidade contra I.R.S foi das melhores na carreira de Tatanka. 

http://youtu.be/mfbGDO6CAVs

http://dailymotion.com/video/xbsvs4

O seu regresso aos ringues teria um revés bastante doloroso para todos os seus fás. Tatanka viria a unir forças com Lex Luger na luta contra a Million Dollar Corporation mas somente para fazer o seu heel turn. Everyone got is price. Este era o lema de Ted Dibiase e claro do seu leque de lutadores. Tudo começou quando Tatanka acusou Luger de ter sido subornado por Dibiase, somente para fazer o seu turn juntando-se a Corporation.

Quando se tornou Heel e enfrentou Lex Luger.

Aconteceu vários combates entre eles, ora como tag team, onde Tatanka tinha sempre um membro da stable como parceiro de equipa (foi nesta altura que Luger começou a fazer parceria com British Bulldog, formando os The Allied Powers) ou one on one. Tatanka foi identificado como um traidor pelos seus descendentes, pois tinha vendido a história e legado dos seus antepassados. Outra hora amigo e tutor, Chief Strongbow, foi um dos grandes opositores de Tatanka e da sua decisão e atitude perante o seu povo.

Depois de abandonar a WWF/E, seguiu a sua carreira em promoções mais desconhecidas.

http://youtu.be/QPBChhTZBb4

Decorria o ano de 1996 e Tatanka viria a ter mais algumas rivalidades e combates decisivos para a sua carreira, mas a decisão já há muito tempo estava tomada. Ele decidiu sair da WWF em Março desse ano, recusando até uma proposta da World Championship Wrestling, rumando para promoções desconhecidas para aliviar a sua agenda e, por consequência ter mais tempo para estar com a família, rumando para uma promoção independente pertencente a mítica família Hart (Ultimate Championship Wrestling), estando presente nos momentos mais importantes da mesma, conquistando o titulo máximo de campeão. Saiu da UCW em 1998.

Com 37 anos de idade Tatanka teve um pequeno celibato no wrestling fazendo somente uma Tour pela Austrália em 2000, onde teve um combate contra One Man Gang, e em anos posteriores em promoções com teor mais hardcore, como CZW. Até que em agosto de 2005, com 44 anos de idade teve uma aparição no Eugene Invitational Medal Challenge, após Eugene ter ganho a medalha olímpica a Kurt Angle. Tatanka perdeu o combate, devido a uma interferência por parte de Angle atacando Eugene.

Seria no ano seguinte que Tatanka teria a sua grande oportunidade para ter algum destaque, mais precisamente no show Friday Night Smackdown, onde foi presença constante no card de combates. Infelizmente para Tatanka, que noutros tempos foi possuidor de uma streak de um período bastante relevante, neste seu regresso, predominou as derrotas, onde venceu pouquíssimos combate. Obteve algumas vitórias no show secundário Velocity, mas nada relevante para um lutador que tinha a carreira consolidada. Em janeiro de 2007 sairia da WWE.

Quando se tornou num membro permanente do roster da Smackdown em 2006, aqui enfrentando The Miz.

http://youtu.be/0a3iKyFFmWQ

http://youtu.be/f2E5f1s9OVg

Após a sua saída da WWE, prosseguiu a sua carreira em tour, especialmente pela Europa (França), até que em 2009 teve uma presença na TNA, enfrentando Jay Lethal, respondendo a um Invitational Match por parte de Lethal. Continuou a sua carreira em promoções Nova Iorquinas, tendo combates contra algumas das superstars que estão em vogue actualmente. Um exemplo é Luke Harper.

http://youtu.be/RY8yXjIq0ag

A sua aparição na TNA para enfrentar Jay Lethal.

Onde Andas Tu?

Tatanka chegou a fazer uma pequena aparição no RAW old scholl em 2010 e, em 2012 lutou na promoção Chikara. Actualmente continua a lutar em digressões ou promoções europeias de wrestling. Com 52 anos de idade, o nativo americano mantém-se fiel a sua personagem lutando em pequenas organizações e eventos sediados em Nova Yorque.

http://youtu.be/gtQv-WVLMFM

Alguns aspectos importantes da rubrica:

“O onde andas tu?” terá algumas alterações, uma delas será a data que será exibido. Terá sempre uma semana de interregno, ou seja, será publicado de 2 em 2 semanas. Outra alteração será uma pequena conclusão e opinião de minha pessoa em relação ao visado do artigo, terá o nome – My honest opinion!

My honest opinion!

Chris aka Tatanka não podia ter ido mais além, devido a vários factores. Um deles a não conquista de um titulo na WWF/E, onde somente teve uma oportunidade para o Intercontinental Title na Wrestlemania 9 contra HBK e, um shot pelo WWF/E Tag Team Title, que viria a perder contra 123 Kid e Bob Holly, onde o seu parceiro era Bigalow.

Uma personagem que não podia perdurar para sempre, ou pelo menos deveria ser inovada com o passar do tempo, algo que não foi feito. Tal como Undertaker foi evoluindo a sua atitude e skills, Tatanka poderia ter seguido o mesmo rumo. A falta de mic-skills foi um handicap para ele, onde poucos momentos relevantes e intensos teve na sua carreira.

Em ringue na minha opinião era limitado, onde predominava os chop´s e pouco mais. Acredito vivamente que Tatanka teve aquilo que foi possível na sua carreira, e dou créditos por ainda participar em algumas lutas em circuitos independentes.

Hall of Fame: Tenho algumas duvidas se merece estar nesse leque restrito, mas não me chocava se fosse adicionado numa edição futura.

Espero que tenham gostado. Deixo a votação para a próxima semana: Dinamite Kid ou Honky Tonk Man.

Sejam felizes!

Sobre o Autor

- Autor da rubrica Vintage e escritor de algumas edições do Onde Andas Tu?, e play by play do PSN. Nascido a 7 de Dezembro de 1981, pertenço a uma geração onde os videojogos estavam a começar a desbravar barreiras inacreditáveis, onde 16 bits era uma loucura.Aficionado fervoroso de Wrestling e do glorioso Benfica.Orgulhoso por fazer parte de uma equipa talentosa, como o Wrestling PT.Segue-me no twitter e Facebook - ansnicola@iol.pt e canal Youtube,Daylimotion e sapo videos!

28 Comentários

  1. Francisco XB - há 3 anos

    Belo artigo!

    O meu voto vai para o Honky Tonk Man

  2. GonRodri - há 3 anos

    Mais um excelente artigo André :)

    O meu voto vai para o Dinamite Kid

  3. Arvanix - há 3 anos

    Muito bom artigo!

    Voto no Honky Tonk Man

  4. me, myself and i - há 3 anos

    Honky Tok Man

  5. JoãoRkNO ® - há 3 anos

    Bom trabalho André. Realmente, com esta personagem não poderia ter ido mais longe. O meu voto vai para Dinamite Kid.

  6. MiguelTheBest - há 3 anos

    Dinamite Kid

  7. Ricardo Abreu - há 3 anos

    Honky Tonk Man

  8. José Sousa - há 3 anos

    Excelente. Dinamite Kid

  9. Afonso.A.Q17 - há 3 anos

    Excelente artigo! Dinamite Kid

  10. MR Perfection André Santos - há 3 anos

    Exactamente João, simplesmente não evoluiu.

  11. Nuno - há 3 anos

    Dinamite Kid

  12. Don_Ricardo_Corleone - há 3 anos

    Este sim é um “Real American” e não tenho duvidas que esse mesmo facto também pesou no facto de a sua carreira não ter ido mais além. Voto no Hony Tonk Man. Para quando um “Onde andas tu?” sobre o Brooklyn Brawler? :P

  13. YO - há 3 anos

    Dynamite Kid

  14. Mandathai - há 3 anos

    Dinamite Kid

  15. RandyRKOrton - há 3 anos

    honky tonk man

  16. rodrigomcb99 - há 3 anos

    Artigo muito bom!
    Acho que o que aconteceu a Tatanka é o que irá acontecer provavelmente a Fandango
    Voto em Honky Tonk Man

  17. BRRM - há 3 anos

    Dynamite Kid

  18. MR Perfection André Santos - há 3 anos

    Obrigado por leres e comentares. Fica registado meu caro o teu pedido!

  19. Senshi - há 3 anos

    Dinamite Kid

  20. João Ccruz - há 3 anos

    Voto em Honky Tonk Man

  21. JR91 - há 3 anos

    Dinamite kid

  22. 22-0 - há 3 anos

    Dynamite kid

  23. akujy - há 3 anos

    Excelente! Voto em Dinamite Kid. E gostei das alterações, mas é pena q so apareça de 2 em 2 semanas.

  24. Conde - há 3 anos

    Dinamite Kid

  25. jonatan1234567890 - há 3 anos

    FOI LEGAL ESSE ARTIGO PARABÉNS

    porque voces não falam do

    Eugene: Nicholas Dinsmore.

  26. joaop - há 3 anos

    André, precisava falar contigo ainda hoje se possivel!

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador