Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

Onde Andas Tu? #25 – Dynamite Kid

A vida é mais que wrestling e wrestling é mais que apenas factos ou nume… Espera lá… Caramba! Porta errada!

Ahhh bom, aqui estão vocês. Fui comprar pão, perdi-me e difícil voltar catano, mas, finalmente encontrei-vos! Deixei-me só respirar um bocadinho…

Feito!

Por demanda popular, ei-lo aqui, Dinamite Kid.

Este homem de nome Thomas “Tom” Billington, correu-as todas. World Wrestling Federation, Stampede Wrestling, All Japan Pro Wrestling e New Japan Pro Wrestling e ainda teve tempo para formar os British Bulldogs com o seu (dele) primo, Davey Boy Smith ou para os amigos “O trancinhas”.

A escola nunca foi uma prioridade para o sr. Thomas Tom. Ele concentrou os seus esforços no desporto escolar e na ginástica. Sim meus caros, afinal andarem a fazer cambalhotas para trás, enquanto têm calçadas umas sapatilhas brancas, faz sentido. Numa das suas habituais visitas a casa dos pais, Ted Betley convidou-o para participar na sua escola de wrestling. Ele aceitou a proposta para não ter que ir trabalhar nas minas, tal como o seu pai.

A sua estreia no ringue foi no ano de 1975 e ganhou o primeiro titulo 2 anos depois (Lightweight). Tom causou um grande impacto durante os seus anos na Stampede Wrestling onde lutou com o já popular, Bruce Hart e a estrela em ascensão Bret Hart.

http://youtu.be/WK4AucGjxek

Em 1979 começou a tomar esteróides juntamente com “speed” para aumentar o seu rendimento. Esta ultima droga, foi-lhe “apresentada” por Jakes Roberts, o HOF.
Em 1980, Dynamite juntou-se à New Japan Pro Wrestling, enquanto era representado pela International Pro Wrestling. Foi nessa altura que ele as mais memoráveis feuds da carreira, incluindo a feud que trouxe ao mundo Tiger Mask. Eles lutaram um contra o outro em várias ocasiões estabelecendo assim o patamar que serviu de medida para as futuras gerações de wrestlers.

http://youtu.be/vhTYbonnyl0

Esta feud ajudou ainda a criar o Junior Heavyweight, um “titulo menor” dentro das companhias de wrestling. Em 1983 Tom lesionou Tiger Mask deixando assim vago o titulo e criando a possibilidade de ser ele a conquista-lo.

Em 1983 Tiger teve a possibilidade de reconquistar o titulo Junior Heavyweight contra Billington mas o combate acabou sem vencedores.

Em 1984 ele ganhou o WWF Junior Heavyweight num torneio da New Japan Pro Wrestling contra o The Cobra. Sim isto aconteceu, o titulo era da WWF mas era defendido principalmente no Japão.

Dynamite Kid estrou-se na WWF em Agosto de 1984, onde fez equipa com Bret Hart e derretou Iron Mike Sharpe e Troy Alexander. Billington acabou por formar uma das mais memoráveis tag-teams de sempre com Davey Boy Smith, os British Bulldogs. Bret Hart por sua vez, formou a The Hart Foundation juntamente com Jim Neidhart e isto deu azo a várias lutas entre as duas equipas, mas acabando sempre em No-Contests.

Em mil nove e oitenta e seis, na WrestleMania II, os British Bulldogs, acompanhados de Captain Lou Albano e de Ozzy Osbourne, ganharam o titulo WWF World Tag Team. Em Dezembro desse mesmo ano, Dynamite lesionou-se nas costas num combate com Bob Orton. Muitos foram os lutadores que o substituíram na defesa dos títulos, enquanto ele estava fora. No ano seguinte, Tom recebeu a visita de Bret Hart a mando de Vince McMahon, para ir buscar o cinto do titulo Tag Team. Kid recusou e saiu do hospital contra as ordens dos medicos e foi ter com Vince. Vince pediu novamente os títulos, para que estes fossem entregues à equipa de Nikolai Volkoff e The Iron Sheik. Novamente, Vince levou um não, porque Tom disse que só deixava o titulo se fosse para a The Hart Foundation.

http://youtu.be/B5RrOrfTkg0

Esse combate aconteceu em 1987. Esse combate foi o inicio do fim para Tom. Ele mal conseguia andar devido à sua cirurgia as costas. Antes do inicio do combate Jimmy Hart’s deixou K.O com o megafone, evitando assim que ele lutasse (storyline). Depois disso os Bulldogs ficarem entre ser uma Top Team e uma equipa de Jobbers, ou seja, apenas lutavam para acabar em double disqualifications, double countouts ou time-limit draw.

A sua queda na WWF e nos bastidores agravou-se quando começou a ter problemas com os wrestlers de topo. Um destes wrestlers era Jacques Rougeau. Rougeau acusou Kid de lhe ter cortado as calças numa brincadeira. Na abonou da verdade esta “brincadeira” foi feita por Curt Hennig e não pelo nosso herói caído de hoje.

Tom, confrontou Rougeau acabando por lhe espetar uma murraça de mão fechada. Não satisfeito ainda fez o mesmo ao irmão do engraçadinho. Tal como disse anteriormente, a escola não foi a prioridade de Tom e por consequência não deve ter percebido que 2 são mais que 1, levando assim à humilhação da sua vida, quando, com um soco de Rougeau, Tom perdeu 4 dentes.

Depois deste episódio e varias outras historias que incluem muito álcool, The Bulldogs tiveram o seu ultimo combate em 1988 no Survivor Series.

Depois de sair da WWF (1988), os Bulldogs voltaram para a Stampede Wrestling para ganhar o títulos Internacionais Tag Team. Em 1990, Davey Boy Smith, saiu abruptamente da AJPW e regressou à WWF. Como tinha sido Davey a registar a marca The British Bulldogs, ele assumiu o nome de The British Bulldog e proibiu Tom de usar o termo.

Entre 1991 e 1994 saiu e voltou várias vezes à All-Japan mas devido ao seu abuso de esteróides e cocaína, Dynamite Kid acabou mesmo por se retirar dos combates. Para melhorar as coisas, teve que se mudar para Inglaterra para a casa dos pais. Numa vista ao seu amigo Dan Spivey, ele esteve numa situação de quase morte por duas vezes num dia só, devido a uma quantidade, digamos, considerável, de LSD. O ultimo combate foi num evento especial e foi um combate 6-Man Tag. Entre os rivais estava nem mais nem menos que o seu arqui-inimigo Tiger Mask. O corpo de Kid nesta altura já era só pele e ossos. Quando regressava a casa foi apanhado no aeroporto com sabe lá Deus o quê e foi levado imediatamente para o hospital. Uma coisa semelhante já lhe tinha acontecido enquanto viajava com o Ultimate Warrior, sim o HOF (outro).

Em 1997, e depois de ter casado pela segunda vez, Tom teve problemas de saúde graves e perdeu o uso da uma das pernas e passou a ser levado pela mulher na cadeira de rodas. Em 1999 lançou a sua autobiografia chamada “Pure Dynamite”. Kid só voltou a aparecer publicamente em 2006 numa entrevista À CNN de 3 minutos apenas.

http://youtu.be/p27NLp_5wrM

Apesar de tudo isto, Billington foi uma influencia muito grande para grandes wrestlers que o adoravam e que imitavam os seus movimentos dentro do ringue. Entre eles estava Chris Benoit (WWE) e Jay Lethal (TNA).

Depois de muitas lesões nas costas e nas pernas, Tom acabou mesmo por se tornar deficiente físico quando os médicos lhe disseram que ele nunca mais poderia andar. Harley Race disse numa entrevista que se tinha arrependido de inventar o diving headbutt porque este movimento causa problemas ao nível da espinha e ajudou Kid a ficar no estado em que se encontrava. Paralisia, problemas de coração e em 2013 um enfarte. Uma mão cheia de desgraças em pouco mais de 30 anos.

http://youtu.be/fTUkiWjHp-k

Poderia fazer um monte de piadas, frases filosóficas e/ou escrever um final bonito, mas realmente só me apetece dizer que fui ficando profundamente triste com o que aconteceu a Dynamite Kid. Ele era um HOF garantido. Poderia ter sido um dos grandes de sempre, e até poderia hoje, continuar a sê-lo, se não fosse a sua fraca mente e amigos que de amigos não têm nada.

Já que o assunto ficou sério, aproveito para agradecer do fundo do meu coração ao André por ter sido um excelente pai adoptivo do “Onde Andas Tu”. Se não fosses tu e a tua excelente escrita e cunho pessoal, este espaço tinha morrido. Eu (joaop) e eu (joaop) agradeço ao Akujy o apoio incondicional à minha pessoa. Da campo de batalha, à mesa dos vitoriosos, foi assim que aconteceu. Sim sim… já sei… You’re Welcome!

No espírito do 25 de Abril, devolvo a palavra ao povo e são vocês, tal como nas primeiras edições, a sugerir o nome do reformado que vamos visitar ao lar na próxima semana.

Já dizia um grande poeta na falecida Rádio Cidade:  A droga é uma merda.

Sobre o Autor

- Criador do artigo "Onde Andas Tu?" e actual apresentador da rubrica "The Five Count". Publico parte das noticias, modero o Chat e sou hater assumido da divisão de Divas da WWE.

20 Comentários

  1. José Sousa - há 3 anos

    Não é tão falecida. Agora é Cidade FM( uma valente m…….) mas existe.
    Excelente trabalho João. Bela apresentação deste excelente talento.

    • joaop - há 3 anos

      Há uns anos atrás muitos carros tinham um autocolante da Radio Cidade com essa frase. Obrigado por leres e pela tua sugestão. Tou meio enferrujado mas vai melhorando.

  2. MR Perfection André Santos - há 3 anos

    Wonderfull meu caro! True story o episódio com Jacques(The Montie), vale a pena ver o depoimento/entrevista de Jacques acerca desse momento. João ainda bem que tomaste o rumo da tua rubrica novamente, pois a tua ideia foi vista por mim como imperdivél e, tentei ao máximo que nunca acabasse. Para que todos os nossos caros leitores saibam, fazemos isto por gosto e sacrificamos muitas vezes o nosso tempo mas acreditem que vale a pena e, estamos atentos ao que passa ao redor dos nosso caros cronista. Kujy é prova disso, obrigada meu caro!

    João obrigado pelo elogio e agora sou eu a votar :) – Onde anda o Balls Mahoney?

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      ah…grande escolha dos vídeos!

      • joaop - há 3 anos

        Verdade, a minha mulher fica louca quando perco tempo demais com isto. Mas continua a valer a pena quando vemos o nosso trabalho recompensado pelos comentários e pelos números das leituras. O Balls Mahoney não é aquele da Academia de Policia? :D Obrigado pela tua sugestão André. Um abraço.

      • MR Perfection André Santos - há 3 anos

        kkkkkkkkkk muito bom!!!

  3. JoãoRkNO ® - há 3 anos

    Excelente trabalho João ! É bom ter este tipo de espaços para recordar, um conhecer alguém do passado . E o melhor é que manténs a mesma excelente qualidade com que o André nos presenteava . Bem vindo de volta e uma boa páscoa .

    Eu fico pelo Balls Mahoney .

  4. akujy - há 3 anos

    “Eu (joãop) e eu (joãop)” Priceless. xD Grande edição e é bom ver-te de volta. O bom filho à casa retorna!!! Ora bem…eu quero…JTG! xD Até pq nng sabe o que é feito dele! xD
    Falando mais a sério, eu gostava de ver uma edição sobre Road Warrior Animal e se não me engano, nunca foi feita. Isto se a memória não me falha.

    • José Sousa - há 3 anos

      “Brookyln Brookyln ” ” We bringing the hood to You”- Desculpa meu caro não resisti ;)

    • joaop - há 3 anos

      Nem o pessoal da WWE deve saber onde ele anda. Até se esqueceram que ele existe. hahahha. Desculpa ter vos roubado a frase do inicio também :D Esse gajo faz me lembrar os moto ratos não sei porque!! Grande gimmick, vamos esperar que mais gente vote. Obrigado por tudo mais uma vez.

    • Don_Ricardo_Corleone - há 3 anos

      JTG também quero o JTG!! Ou então o Zack Ryder. XD

  5. Don_Ricardo_Corleone - há 3 anos

    Este deve ser o “Onde andas tu?” mais deprimente de sempre. Quanto à escolha, agora é que me tramaste. Olha, onde anda o Tony Atlas ou o Brooklin Brawler, escolhe um. :P

  6. José Alberto - há 3 anos

    Exelente artigo João. A minha escolha para a próxima semana seria Stan Hansen.

    • joaop - há 3 anos

      Esse sim um real americano. É pena só exigir muito pouco tempo de videos dele e principalmente do combate dele com o Bruno Sammartino. Um vintage que vale muito a pena ver. Muito e muito obrigado por leres e te dares ao trabalho de comentar e sugerir alguém.

  7. joaop - há 3 anos

    Isso foi um elogio e tanto! Obrigado João (com certeza és boa pessoa) e vou tentar, mesmo, não baixar o nível para que possas vir aqui sempre ler e comentar. Pedido da mesa 8 apontado.

  8. joaop - há 3 anos

    Fiquei realmente sem vontade de acabar o artigo, só para não ter de ler mais desgraças. O homem na entrevista (ultimo video) está mesmo acabado. Ele era uma besta de pessoa e acaba assim. Miserável. Obrigado por continuares aqui.

  9. zezinho - há 3 anos

    ja agora , pa semana quero o ,, Yoshi Tatsu!

  10. Mandathai - há 3 anos

    Eu proponho Dr. “Death Steve” Williams. Ou então o Carlos Colon.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador