Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

Onde Andas Tu? #7 – “The Uganda Giant” Kamala

James Harris conhecido no mundo do wrestling como: “The Uganda Giant” Kamala, é uma das figuras que marca a memória de muitos aficionados do Wrestling. Para quem seguiu a luta livre dos anos 90 na Radio Televisão Publica (RTP) recorda-se desta personagem incontornável das manhas de sábado por volta do meio-dia. Um lutador gigante mas ágil, forte mas trapalhão, carismático mas infantil.

Kamala é hoje a figura desta rubrica, por isso vamos começar a descrever e prestar a merecida homenagem a este “Rei do Reverse Pin”.

http://youtu.be/XdGh4ICeAIY

Este gigante de 2 metros e com quase 200 kg de peso – nasceu em 28 de Maio de 1958 e, começou a sua carreira de “wrestler” no Reino Unido, onde representou várias “gimnicks” semelhantes a que iria usar nos Estados Unidos e, ficou conhecida até aos dias de hoje. Pela mão de Jerry Lawer e Jerry Jarret, houve uma transformação final da personagem para o nome Kamala – o gigante – Ugandês alusivo a capital do Uganda Kampala.

Esta gimnick foi estreada na promoção em Memphis e na WCCW (World Class Championship Wrestling). A figura de um canibal que vinha acompanhado pelo seu guarda costas Skandor Akbar, antigo segurança do presidente Ugandês Idi Amin (kayfabe).

A sua estatura “encaixava” como uma luva nos planos da WWF, por isso em 1980, iniciou o seu percurso pela federação que iria dar a conhecer o seu nome e a sua personagem ao Mundo. A WWF “deu-lhe” um novo manager, uma espécie de tratador de nome Kin Chee (que normalmente era o wrestler Brooklyn Brawler que representava esta personagem).

Nesses anos 80, teve rivalidades contra André The Giant, Hulk Hogan e Jake “The Snake” Roberts, mas perdendo todos os combates e não deixou o impacto que posteriormente veio a ter. Voltou para as promoções de Memphis no ano 1987, para ter rivalidades contra Jerry Lawer e Koko “Be Ware”.

Mas foi no ano de 1992 e, na WWF novamente, que conseguiu criar aos fás, o impacto necessário e a crebilidade, para ter o destaque para defrontar um “wrestler” com o estatuto de Undertaker. Por duas ocasiões defrontou Taker, no SummerSlam e Surviver Series de 1992.Kamala que tinha uma postura Hell, enfrentou o “DeadMan” num “Coffin Match”, no PPV Surviver Series que referi anteriormente.

Em 1993, Kamala tornou-se Face, deixando o seu manager Kim Chee e também Harvey Hippleman, e continuou com um novo manager, Reverend Slick. Teve essa postura face até meados de 1993, onde praticamente defrontou “jobbers” e, ficou conhecido pela sua incapacidade de fazer o pin ao adversário. Kamala deixou a WWF nesse ano, ficando por atuações no circuito independente. Ele teve uma passagem breve pela World Championship Wrestling e fez parte da stable Dungeon Of Doom, liderada por Kevin Sullivan. Foi um dos membros da Stable de Sullivan na rivalidade contra Hulk Hogan, mas rapidamente saiu de cena quando não quiseram renovar o seu contrato.

Kamala teve ausente muito tempo do wrestling, e só ao fim de 5 anos fez uma aparição na WWF, no maior palco de todos…a Wrestlemania edição numero sete. Participou na Batle Royal, com antigos wrestlers do seu tempo…ao bom estilo da Golden Era.Outra presença foi na Smackdown-onde foi escolhido como adversário misterio para defrontar Randy Orton. Foi uma aparição bastante positiva, pois Kamala participou na rivalidade entre Randy Orton e Undertaker, foi um momento fugaz, mas foi bom ver Kamala retornar para lutar no show Smackdown.

http://youtu.be/INFC7xG77mI

Em 2006 fez uma aparição na RAW para acompanhar Eugene no ringue juntamente com Doink The Clown, para defrontar Umaga. O combate acabou rapidamente e, no fim do mesmo, sofreu um ataque de Umaga. Foi a sua última presença em ringues da WWE/F.

Voltou aos circuitos independentes, defrontando vários “Jobbers” e, o único adversário com estatuto…Daniel Bryan. Em 2006 retirou-se dos ringues, sem nunca ter ganho nenhum titulo pessoal, das grandes organizações por onde passou.

Onde Andas Tu?

Depois de ter sido um dos intervenientes em 2008, na “storylline” de casamento de Jay Lethal na TNA, Kamala não apareceu mais em promoções mais conhecidas, até que em 2011, teve um grave problema na sua perna esquerda. Devido aos elevados níveis de diabetes, teve que amputar a perna esquerda. Harris há muito tempo que se dedicava a música, e por vezes nessas passava mensagens de frustração pela disparidade nos pagamentos aos wrestlers.
A sua saúde piorou e teve que amputar a perna direita.Depois de ter as duas pernas amputadas lançou alguns singles e com ajuda do seu amigo Koko “Be Ware”, foi -lhe oferecido uma cadeira de rodas elétrica para movimentar este Homem gigante de estatura e coração!

Até para semana e deixo a votação para quem desejam ver na edição 8.As escolhas são: “The Model” Rick Martel ou Virgil. Despeço-me com este vídeo que transmite a mensagem de Umaga…Um gigante que apreendeu a viver uma nova vida! A vida é curta meus amigos, por isso gozem na bem…

http://youtu.be/oCU38gOYdMg

Sobre o Autor

- Autor da rubrica Vintage e escritor de algumas edições do Onde Andas Tu?, e play by play do PSN. Nascido a 7 de Dezembro de 1981, pertenço a uma geração onde os videojogos estavam a começar a desbravar barreiras inacreditáveis, onde 16 bits era uma loucura.Aficionado fervoroso de Wrestling e do glorioso Benfica.Orgulhoso por fazer parte de uma equipa talentosa, como o Wrestling PT.Segue-me no twitter e Facebook - ansnicola@iol.pt e canal Youtube,Daylimotion e sapo videos!

12 Comentários

  1. simba - há 3 anos

    devias e ter feito o artigo sobre o steamboat era mais interesente

    • MR Perfection André Santos - há 3 anos

      Houve uma votação na semana passada…Mas fica registado o teu pedido :)

      • simba - há 3 anos

        obrigado e porque tenho curiosidade em saber o que lhe aconteceu xd e ver um resumo da sua careirar.
        sobre a votacao dessa semana eu voto a favor do Rick Martel the model xd

  2. BRRM - há 3 anos

    Bom artigo.
    É muito triste o facto do Kamala ter amputado as pernas, espero que tenha sucesso na música.
    Voto no Rick Martel.

  3. danielLP21 - há 3 anos

    André, “HEEL” e não “hell”…

    De resto, bom artigo. Lembro-me do meu pai me falar do Kamala e, claro, das suas últimas aparições na WWE.

    Não sabia que tinha amputado as pernas, é realmente muito triste.

  4. Senshi - há 3 anos

    História triste…

    No fim acho que te enganas quando dizes Umaga em vez de Kamala…

    Voto no Virgil…

  5. Pedro Silva - há 3 anos

    Virgil

  6. MrREP - há 3 anos

    Excelente artigo… Virgil

  7. valde - há 3 anos

    e alguém sabe a onde anda o giant silva

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador