One on One #11 – WrestleMania 24 vs Bound For Glory 2009

Boas, gente! Depois do OnO #10 que flopou, esta semana regressamos à normalidade, e continuamos a fazer história. E regressamos com um dos confrontos mais esperados de sempre: WrestleMania vs. Bound For Glory. A WrestleMania, não só é dos Maiores 4 PPV’s da WWE (juntamente com o Royal Rumble, o SummerSlam e o Survivor Series – King of the Ring também mas extinguiu), mas também é considerada o SuperBowl, a final da Liga dos Campeões, do mundo do pro-wrestling. O Bound For Glory é um dos Maiores 3 da TNA (juntamente com o Lockdown e o Slammiversary) e um dos poucos que não são realizados na Impact Zone. Para dizer a verdade, o Bound For Glory é o maior evento anual da TNA. Ambos são ícones no mundo do pro-wrestling, o BFG porque é o maior evento da TNA e o local de alguns combates de sonho, e a WM porque… é a WM. E nesta edição, pegamos em dois destes PPV’s – a WM 24 (2008) e o BFG 2009. Dois PPV’s muito semelhantes. Qual deles é melhor?

WWE WrestleMania 24

Em 2008 realizou-se aquela que foi a “última grande WrestleMania até agora”. Digam o que quiserem, mas a WM 25 só teve três combates de jeito (HBK vs. Taker, MITB e Hardy vs. Hardy) e o resto foi tudo de mediocre a torturante, a WM 26 foi muito decepcionante, e a WM 27 foi um degredo em termos de booking (especialmente em ordem de combates). Esta foi um dos inúmeros excelentes PPV’s do ano de 2008, e conteve vários momentos históricos – a ascenção de CM Punk, o “retiramento” de Ric Flair, 16-0, e a continuação da “onda invicta” de celebridades a derrotarem wrestlers. Vejamos então os resultados:

Dark Battle Royal de 20 homens por uma oportunidade pelo Título da ECW: Kane foi o vencedor
Belfast Brawl: JBL derrotou Finlay
Money In The Bank Ladder Match: CM Punk derrotou Chris Jericho, Mr. Kennedy, Shelton Benjamin, John Morrison, MVP e Carlito
SmackDown vs. Raw: Batista (SD) derrotou Umaga (Raw)
Título da ECW: Kane derrotou Chavo Guerrero (c) (NOVO CAMPEÃO)
Career Threatning Match (Se Flair perde, deve-se retirar): Shawn Michaels derrotou Ric Flair
BunnyMania Lumberjack Match com Snoop Dogg como enforcer convidado: Beth Phoenix e Melina derrotaram Ashley Massaro e Maria
Triple Threat Match pelo Título da WWE: Randy Orton (c) derrotou Triple H e John Cena
Knockout Match: Floyd Mayweather derrotou The Big Show
Título Mundial vs. Streak: The Undertaker derrotou Edge (c) (NOVO CAMPEÃO) (16-0)

TNA Bound For Glory 2009

A poster featuring an American male with face paint

Aquele que acho ser o melhor Bound For Glory de sempre. Houve muitos bons, como o de 2007 por exemplo, mas este é o que se destaca para mim. Ultimate X, Full Metal Mayhem (TLC), Monster’s Ball, e AJ Styles vs. Sting (o equivalente a John Cena vs. Undertaker) na mesma noite? Foi sem dúvida um card muito stacked, que conteve vários combates de sonho. Aqui, tal como na WM 24, tivemos um “caso de vida ou morte” para uma lenda: Sting afirmava que caso não ganhasse o Título Mundial da TNA, ele retirava-se. O retiramento foi tão grande que regressou logo depois. Espero que já se tenham acabado os rip-offs desta storyline na WWE (Caso Cena/Nexus). Enfim, storylines sem sentido à parte, este PPV foi do melhor que a TNA deu para oferecer, e eis os resultados:

Dark Match, com os vencedores a conseguirem um lugar no Ultimate X: The Motor City Machine Guns derrotaram Lethal Consequences
Ultimate X Match pelo Título da X-Division: Amazing Red (c) derrotou Christopher Daniels, Suicide, Homicide, Alex Shelley e Chris Sabin
Títulos de Tag Team das Knockouts: Taylor Wilde e Sarita (c) derrotaram The Beautiful People
Three-Way Match pelo Título de Lendas: Eric Young derrotou Kevin Nash (c) e Hernandez (NOVO CAMPEÃO)
Full Metal Mayhem Match pelos Títulos Mundiais de Tag Team da TNA e da IWGP: The British Invasion (c IWGP e novos TNA) e Team 3D (novos IWGP) derrotaram Booker T & Scott Steiner (c TNA) e Beer Money Inc.
Three-Way Match pelo Título das Knockouts: ODB (c) derrotou Awesome Kong e Tara
Submission Match: Bobby Lashley derrotou Samoa Joe
Monster’s Ball Match com Dr. Stevie como árbitro convidado: Abyss derrotou Mick Foley
– Kurt Angle derrotou Matt Morgan
Título Mundial da TNA vs. Carreira de Sting: AJ Styles (c) derrotou Sting

One on One

MELHOR DARK MATCH: Battle Royal (WM) ou MCMG vs. Lethal/Creed (BFG)?
Foram ambos Dark Matches, o que significa que não sabemos qual deles foi o melhor. À vista, obviamente, o combate do BFG foi melhor, mas vamos jogar pelo limpo: empate. WM 1-1 BFG.

MELHOR SPOTFEST: MITB (WM) ou Ultimate X (BFG)?
Pela terceira vez na consagrada história do OnO, um confronto entre um MITB Ladder Match e um Ultimate X Match acontece. A minha opinião, nas duas anteriores, tecia MITB, e acho que aqui, apesar de ser renhidíssimo, não muda tampouco. WM 2-1 BFG.

MELHOR BRIGA: Finlay vs. JBL (WM) ou Foley vs. Abyss (BFG)?
Ambas foram excelentes brigas, mas sinto que Foley vs. Abyss foi superior, não só pelo feeling de antiga ECW, mas também por ser um Dream Match, e para além disso, o combate da WM deveria ser Finlay vs. Vince McMahon. Foley vs. Abyss ainda teve algumas falhas com overbooking, ainda assim. WM 2-2 BFG.

MELHOR TITLE MATCH ENTRE MIDCARDERS LENDÁRIOS: Chavo vs. Kane (WM) ou Nash vs. Hernandez vs. Young (BFG)?
No Contest. WM 2-3 BFG.

MELHOR BATALHA SURPREENDEMENTE BOA: Mayweather vs. Show (WM) ou ODB vs. Kong vs. Tara (BFG)?
É algo injusto comparar estes dois combates, mas entram ambos na mesma categoria de combate. Para mim, Mayweather vs. Show é melhor, não só porque surpreendeu mesmo com a sua qualidade, mas porque foi o grande draw do PPV, a grande atracção que fez as pessoas comprá-lo. WM 3-3 BFG.

MELHOR COMBATE TAG TEAM DE DIVAS: Beth/Melina vs. Ashley/Maria (WM) ou Taylor/Sarita vs. Beautiful People (BFG)?
Algo indeciso. Ambos foram combates mais ou menos. Revendo os combates digamos, BunnyMania. WM 4-3 BFG.

MELHOR COMBATE DE POWERHOUSES: Batista vs. Umaga (WM) ou Lashley vs. Joe (BFG)?
À vista, quem lê que um Submission Match entre Bobby Lashley e Samoa Joe vai acontecer fica “OMG! Vai ser horrível!”, mas olhem que até surpreendeu e foi uma briga bem tolerável, para além de ser um confronto entre duas companhias diferentes (TNA vs. Strikeforce, se não me engano). Para além disso, Batista vs. Umaga foi degradante. WM 4-4 BFG.

MELHOR MULTI-MAN TITLE MATCH ENTRE LEGÍTIMOS MAIN-EVENTERS: Orton vs. HHH vs. Cena (WM) ou Full Metal Mayhem (BFG)?
O Triple Threat foi excelente, mas uma adaptação do TLC entre quatro Tag Teams rima com caos e entretenimento. WM 4-5 BFG.

MELHOR COMBATE “ENORME” MAS PREVISÍVEL: HBK vs. Flair (WM) ou Angle vs. Morgan (BFG)?
Lá que previsíveis foram – ou serei só eu… Enfim, é verdade que HBK vs. Flair é um combate muito overrated, e que Angle vs. Morgan é uma boa peça de wrestling, mas na sua altura, muitos levavam a história do Flair se retirar a sério. E o combate teve bom ritmo, grande crowd, boas spots, e foi muito emocionante. WM 5-5 BFG.

MELHOR (E MAIOR) MAIN EVENT: Edge vs. Taker (WM) ou Styles vs. Sting (BFG)?
Aqui vai ser muito difícil. Um rip-off do Título da WCW que é menos importante do que parece (combate de abertura da WM 27) contra uma Streak lendária que faz os combates do Taker na WM previsíveis, ou o Título Mundial da “2ª companhia principal” contra a carreira de uma lenda que tentou ser o equivalente ao Taker? O combate da WM tem o factor da previsibilidade, enquanto que o do BFG teve um resultado chocante. No entanto, quem não queria ver o Taker ganhar um Título Mundial? Quem não queria ver o Sting ganhar um Título Mundial e não se retirar – tal retiramento foi “anulado” (como no HBK vs. Flair, cujo graças a isso, perdeu todo o seu ímpeto). Olha, que se lixe… empate! WM 6-6 BFG.

O vencedor é…

Bom… nenhum. 66 já é um resultado extremo. Empate! Mas, no entanto, vocês, nos comentários ou assim, podem votar no vencedor, dando-lhe o merecido 6-7! Isto é, devem usar parâmetros que justifiquem decentemente a vossa escolha!

Até para a semana!

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “The Bottom Line” e Ex- escritor do artigo "One on One". Acompanha Wrestling à 10 anos.

17 Comentários

  1. Pedro Ribeiro - há 5 anos

    Boa edição rapaz,este quadro empolga-me sempre,mas antas de tudo gostaria de dizer que foi uma boa decisão você não ter feito apenas BFG vs WM,porque isso seria Squash,é bem melhor comparar uma edição equilibrada.
    Sobre quem acho que deveria ganhar,acho que o BFG derrota a WM desta vez,o card do BFG estava bem pomposo,enquanto o da WM teve muita “palha” se é que me entendes.
    Bom trabalho ;)

  2. BrunoBomb15 - há 5 anos

    Belo artigo, 1 empate acho muito razoável. E tu no príncipio falaste das WM após o XXIV, os 3 combates concordo que foram bons. os da WM 26 E 27, só gostei mesmo foi do combate da Streak.

  3. Milho - há 5 anos

    A wrestlemania foi melhor, porque? porque sim

  4. johnymeister - há 5 anos

    Wrestlemania, NO CONTEST.

  5. slwresting - há 5 anos

    Wrestlemania, NO CONTEST.

  6. "TM Punk" Brooks - há 5 anos

    São dois grandes eventos! Mais não tem essa, quem acompanha só WWE vai achar a Wrestlemania melhor que o Bound For Glory (que é o meu caso) e vice e versa.

  7. João Gomes - há 5 anos

    Epah porque é tu metes “melhor dark match” se tu nem viste esses combates.

    • Killswitch - há 5 anos

      Para não deixar de fora nada. Os vídeos estão disponíveis no YouTube, na mesma, mas não os vi ainda.

  8. João Gomes - há 5 anos

    Porque é que comparas Mayweather vs Show e ODB vs Kong vs Tara? É que não tem nada a ver!

  9. Esta semana somos nós que escolhemos o vencedor, muito bem então.

    MELHOR DARK MATCH: Battle Royal (WM) ou MCMG vs. Lethal/Creed (BFG)?

    Para mim os Dark Match não deviam contar porque a maneira que escolhes é pelos nomes envolvidos, por acaso aqui como temos uma battle royal deste empate porque se em vez de ter a battle royal fosse um combate tag team tinhas dado 1-0 para o BFG porque tem nomes mais sonentes que se calhar tinha o combate tag team da WM e as vezes ter grandes nomes nem sempre é sinal de melhores combates.

    Portanto para mim aqui é 0-0

    MELHOR SPOTFEST: MITB (WM) ou Ultimate X (BFG)?

    Ja tinha dado a minha opinião nos OnO´s anteriores e não vai mudar é verdade que são dois grandes combates mas o MITB ligeiramente agrada-me mais.

    WM 1-0 BFG

    MELHOR BRIGA: Finlay vs. JBL (WM) ou Foley vs. Abyss (BFG)?

    Excelente combates sem dúvida mas gostei mais do Mick Foley vs Abyss.

    WM 1-1 BFG

    MELHOR TITLE MATCH ENTRE MIDCARDERS LENDÁRIOS: Chavo vs. Kane (WM) ou Nash vs. Hernandez vs. Young (BFG)?

    Aqui não tenho dúvidas e a vitória vai para Nash vs Hernandez vs Young, Chavo Guerrero vs Kane foi um combate muito curto tempo mesmo só para o chokeslam, nada a dizer.

    WM 1-2 BFG

    MELHOR BATALHA SURPREENDEMENTE BOA: Mayweather vs. Show (WM) ou ODB vs. Kong vs. Tara (BFG)?

    Estes combates não tem mesmo nada haver mas devo dizer que estou de acordo contigo não tenho nada acrescentar.

    WM 2-2 BFG

    MELHOR COMBATE TAG TEAM DE DIVAS: Beth/Melina vs. Ashley/Maria (WM) ou Taylor/Sarita vs. Beautiful People (BFG)?

    Foram ambos razoaveis mas não tenho dúvidas em dizer que foi Beth Phoenix e Melina vs Ashley e Maria.

    WM 3-2 BFG

    MELHOR COMBATE DE POWERHOUSES: Batista vs. Umaga (WM) ou Lashley vs. Joe (BFG)?

    Não tenho muito a dizer sobre isto sinceramente não gostei do combate entre Batista vs Umaga portanto tenho que dar a vitória a Lashley vs Samoa Joe, também é verdade que não foi um combate por ai fora mas na minha opinião superou o combate da WM.

    WM 3-3 BFG

    MELHOR MULTI-MAN TITLE MATCH ENTRE LEGÍTIMOS MAIN-EVENTERS: Orton vs. HHH vs. Cena (WM) ou Full Metal Mayhem (BFG)?

    Dois grandes combates e sinceramente estou indeciso nestes porque o factor de Orton ter ganho num combate contra Cena e Triple H é algo surpreende e o combate foi grande e o Full Metal Mayhem só por ser Tag team nessas condições também já é algo bastante agradavel portanto para mim dá empate.

    WM 4-4 BFG

    MELHOR COMBATE “ENORME” MAS PREVISÍVEL: HBK vs. Flair (WM) ou Angle vs. Morgan (BFG)?

    Aqui não tenho dúvidas em dar a vitória a HBK vs Flair além de se retirar um grande lutador foi um grande combate e ter o último combate contra HBK é algo digno de se ver. É verdade que ele foi para a TNA mas não altura não cheguei a pensar que isso pudesse acontecer e a verdade é que se retirou mesmo dos ringues da WWE. Além do mais gostei mais do que o Angle vs Morgan.

    WM 5-4 BFG

    MELHOR (E MAIOR) MAIN EVENT: Edge vs. Taker (WM) ou Styles vs. Sting (BFG)?

    Sinceramente para mim um combate que esteja envolvido a streak de Undertaker é sempre muito melhor mesmo que o resultado seja sempre o mesmo e além do mais no combate da TNA nunca me acreditei que Sting se retira-se e isso viu-se pouco depois e sinceramente ainda bem que não se retirou.

    WM 6-4 BFG

    Para mim a vitória vai para a WM mas não é um squash de todo. Vamos agora é lá ver qual o resto das opiniões do resto do pessoal

  10. Killswitch - há 5 anos

    Até agora está 2-1 para a WM.

    Não contei alguns que disseram “a WrestleMania é melhor porque sim” ou “WrestleMania, NO CONTEST”, pois isso não são ARGUMENTOS QUE JUSTIFIQUEM DECENTEMENTE A VOSSA ESCOLHA!

  11. Malamadre - há 5 anos

    Tipo nos dark-matches nao podemos assistir mas se tiivesse que escolher a vitoria ia para a Battle Royal porque combates tag team vemos muitas vezes e battle royal nem por isso portanto neste ponto dou a vitória a wrestlemania. Em spottfest MITB e Ultimate X sao excelente portanto para mim e empate (Wrestlemania 2-1 BFG). Melhor briga nem tem hipoteses pelos intervenientes ganha o Boud fOR Glory (2-2).No combate mid-card lendarios dou a vitoria ao BFG porque o combate de Kane so deu chokeslam. (2-3). Batalha surpreendemnte dou a vitória a wrestlemania porque ate estava curioso por ver a luta de boxe. (3-3). o combate de tag teams foram praticamente identicos razoaveis mas so de ter melina e phoenix duas grandes lutadoras em equipa e na wrestlemania tenho que a vitoria a esta. (4-3). combate powerhouses de batista e umaga foi treta portanto dou a vitoria ao bfg. (4-4). MULTI-MAN TITLE MATCH ENTRE LEGÍTIMOS MAIN-EVENTERS so de ter nomes como Orton, HHH e Cena ja bate qualquer combate de tag team que possa ter havido na TNA e a verdade e que o combate foi muito bom vitória para a wrestlemania (5-4). Combate enorme mais previsivel sem dúvida HBK vs Ric Flair grande combate e grande emoção acima de tudo vitoria para wrestlemania. (6-4). No melhor me nao tenho duvida para mim qualquer combate que tenha com a streak de Undertaker cativa-me mais que outra coisa qualquer portanto wrestlemania win. (7-4).

    Para mim WRESTLEMANIA 7-4 BOUND FOR GLORY.

  12. BB Gun - há 5 anos

    O final do combate do AJ Styles vs Sting foi uma treta. Penso que o Edge vs Undertaker ganha pois teve o combate mais solido

  13. carlos eduardo - há 5 anos

    esse cusao nao sabe de nada puxa saco da TNA. TNA de cu é rola meu

  14. jeff punk - há 5 anos

    concordo com você esse combate entre sting vs aj styles foi muito foda.
    vem na minha cabeça se nessa WM tuker perder igual a sting e sair da wwe

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador