One on One #16 – Owen Hart vs British Bulldog

Esta edição do One on One será entre dois wrestlers que ,infelizmente, já não se encontram entre nós, “The Rocket” Owen Hart vs “The British Bulldog” Davey Boy Smith. Ambos grandes wrestlers que marcaram a WWE e o wrestling em geral nos anos 90 que até chegaram a ser World Tag Team Champions juntos e competiram entre si na final para coroar o primeiro campeão europeu da WWE.

Owen Hart

Owen Hart era o filho mais novo de Stu e Helen Hart e tinha 11 irmãos sendo um deles ,claro, Bret Hart. Owen Hart assinou pela WWE em 1991 fazendo equipa com Jim “The Anvil” Neidhart chamada de “The New Foundation”. Mas Owen teve o seu grande push em 1994 quando traiu o seu irmão Bret e que levou a uma das maiores rivalidades da história da WWE. Ganhou a Bret na Wrestlemania 10 e pouco depois foi King of the Ring. Ganhou também o titulo da WWE que teve por poucos minutos após ter ganho com controvérsia e deteve títulos como o Intercontinental(2x), Europeu (1x), Tag Team (Yokozuna-2x; Davey Boy Smith 1x; Jeff Jarret 1x;) e foi vencedor de dois Slammys.

Em 1996 fez equipa com Davey Boy e ganharam os títulos de equipas. Owen é também o responsável pelo pescoço partido de Steve Austin. Após o Montreal Screwjob, Owen sendo membro na altura da nova Hart Foundation em 1997 foi o único da Stable que não foi para a WCW. Em 1998 teve uma rivalidade com Triple H dos DX e juntou-se á stable “Nation of Domination” na altura liderada por The Rock.

Em 1999 Owen perdeu a vida ao realizar um Stunt no PPV Over the Edge sendo uma das maiores tragédias da História do wrestling e é um dos acontecimentos que mais má fama trouxe ao wretling e á WWE pelos sucecivos casos em tribunal que aconteceram depois do sucedido. Morreu com 34 anos de idade. No dia depois do PPV a Raw foi dedicada a Owen prestando tributo ao wrestler.

British Bulldog

“The British Bulldog” assinou pela WWE em 1984 fazendo uma das melhores Tag Teams de sempre com o seu primo The Dynamite Kid formando os “British Bulldogs” ganhando os títulos de equipas. Mas o seu push como single wrestler começou em 1992 quando defrontou o Bret Hart pelo título Intercontinental e inclusive ganhando o combate no Summerslam de esse ano que teve lugar no país de Davey Boy. Foi um dos melhores combates da história do Summerslam e o melhor momento da carreira de Bulldog. Bulldog teve constantes saídas da WWE tendo saído em 1988 e regressando em 1990 e saído outra vez em 1992 tendo voltado para a WWE em 1994.

Teve o seu push como Main Eventer em 1995 enfrentando Deisel e Bret Hart pelo Título da WWE e em 1996 tendo uma rivalidade com Shawn Michaels também pelo Título da WWE, nunca ganhando-o. Em 1996 fez parceria com Owen Hart ganhando os Títulos de Tag Team, defrontou-o para se tornar no primeiro Campeão Europeu da WWE e fez parte da “Hart Foundation” de 1997 que também constava Bret Hart, Owen Hart, Brian Pillman e Jim Neidhart. Depois do Montreal Screwjob, Davey juntamente com Jim e Bret rumaram á WCW e em 1998 no PPV Fall Brawl sofreu uma infecção na espinha deixando-o lesionado por 6 meses. Esta lesão levou Davey a tornar-se viviado em painkillers uma das causas da sua morte.

Em 1999 voltou á WWE tendo rivalidades com Triple H e The Rock e ganhando por 2 vezes o título Hardcore da WWE deixando a companhia em 2000 para entrar em reabilitação.

Morreu em 2002 vitima de ataque cardíaco. Tinha 39 anos e o stress, lesões antigas e as drugas podem ter sido a causa da morte. O filho, David Hart Smith, ainda fez alguns combates de Tag Team com Davey antes do “Bulldog” morrer.

One on One

Wrestling Skills

Ambos muito bons wrestlers e o resultado podia ir tanto para o Owen como para o Davey. Owen Hart usava como finisher o Sharpshooter e o Running HeelKick e Davey usava o Running Powerslam. Owen era conhecido por ser um “highflyer” nos primeiros anos de carreira e mais tarde  utilizava um wrestling mais técnico usando manobras como Enziguri, Reverse piledriver e diving elbow drop  e muitas vezes usando o grande carisma que tinha no ring para ficar “over” sendo “heel” ou “face”. Davey utilizava a força que tinha para fazer tudo o tipo de manobras como suplexes, powerslams, backdrops e até o seu finisher fazendo no entanto uso de dropkicks. Sendo Davey, um lutador mais técnico na maior parte da carreira do que Owen darei o ponto a Davey por ser mais consistente e ganha por “centímetros”. Owen – 0 Davey – 1

Mic Skills

O Davey era na minha opinião decente ao microfone mas nada de espetacular. O Owen era muito bom no microfone na altura que era heel tendo boas promos nessa altura. Nas promos de Owen  destacam-se aquela que fez na mesma noite em que traiu Bret que originou as populares frases “Bret you are too damn selfish! And thats why I kicked your leg out of you leg” ou aqueles discursos que fazia sempre que ganhava um Slammy. Davey destacam-se, por exemplo aquelas como heel em 1996 na rivalidade com Shawn Michaels. Owen ganha. Owen – 1 Davey – 1

Carisma

Owen Hart tinha mais carisma e sabia trabalhar bem a sua personagem. A personagem como heel que tinha era acrescentada com um pouco de comédia a mistura tendo mudado a sua personagem em 1998 para uma mais séria. O Davey também tinha carisma mas não muito, destacando-se a popular entrada que tinha com a bandeira de Inglaterra e já no ring pousando mostrando os muscúlos que tinha. Owen ganha. Owen – 2 Davey – 1

Tag Teams

Como já referi ambos foram parceiros de Tag Team e ganharam os títulos de equipas juntos, mas estiveram em outras Tag Teams. O Davey Boy fez equipa nos anos 80 com o Dynamite Kid formando “The British Bulldogs” uma das melhores equipas de sempre, tendo momentos WrestleMania com os “Hart Foundation” e “The Dream Team”. Já no caso do Owen, ele fez equipa com Jim Neithart, Yokuzuna e Jeff Jarret, mas o mais relevante foi com o Yokuzuna ganhando os Titulos de Tag Team da WWE na Wrestlemania 11 e tendo grande destaque em 1995. Davey ganha neste ponto. Owen – 2 Davey – 2

Combates

Neste ponto irei discutir quem tinha os melhores combates. Este tópico é muito dificil de escolher quem ganha. Owen teve grandes combates com o irmão, Bret Hart, Triple H, Shawn Michaels e muitos outros, mas Davey também os teve contra Bret, Shawn e Deisel. Destacar Owen vs Bret na Wrestlemania 10 e Summerlam 1994, Owen vs Shawn Michels no PPV In Your House 6 e Owen vs Triple H na wrestlemania 14. Davey em seu lugar teve grandes combates com os wrestlers referidos nos PPV`s In Your House. Este é mais a opinião de cada um, mas eu prefiro dar o ponto aos dois lutadores. Owen – 3 Davey – 3

Títulos e Conquistas

Bem se sabe que os combates são pré-determinados mas na altura que estes dois estavam no wrestling os títulos e conquistas eram muito importante e separavam os lutadores em termos de qualidade. Owen teve o título da WWE apenas por poucos minutos mas conta como um título, tendo uma situação parecida á de Dolph Ziggler e Intercontinental(2x), Europeu (1x), Tag Team (Yokozuna-2x; Davey Boy Smith 1x; Jeff Jarret 1x;) , foi vencedor de dois Slammys e King of the Ring em 1994. Davey teve o Intercontinental(1x), Europeu (1x), Tag Team (Dynamite Kid-1x; Owen-1x;). Também de destacar que o ambos tiveram push para o main event o que mais se destacava era o de Owen. Ponto para Owen. Owen – 4 Davey – 3

Concluindo este One On One , ambos os lutadores eram muito semelhantes e é dificil de escolher quem é melhor. Apesar de ter dado a vitória a Owen, penso que ambos são muito parecidos como já referi. Com o fim deste meu artigo deixo links do combate dos dois pelo título europeu e um combate como parceiros de Tag Team.

Nos comentários deixem a vossa pontuação entre os dois e comentem o artigo se assim quiserem.Sugestões e concelhos também seriam agradáveis. Até para a semana!

R.I.P Owen Hart e Davey Boy Smith.

Links

Combate pelo Título Europeu

Tag Team:

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “The Bottom Line” e Ex- escritor do artigo "One on One". Acompanha Wrestling à 10 anos.

30 Comentários

  1. Frederico_WWE - há 5 anos

    Dá para arranjar o video da morte no ringue do Owen Hart?
    Será este?
    http://www.youtube.com/watch?v=96PSEUaplfc&feature=related
    Nao da pa entender bem a morte…

  2. José Sousa - há 5 anos

    Bem quanto a pontuação que eu daria seria:
    Wrestling skils- Owen 1-0 Davey 0
    Mic Skills- Owen 2-0 Davey 0
    Carisma- Owen 3-0 Davey
    Tag Teams- Owen 3-1 Davey
    Combates- Owen 4-2 Davey
    Conquistas- Owen 5-2 Davey
    Bom texto Ruben, continua assim que tás no bom caminho colega colaborador no site.

    • Ruben Rosa - há 5 anos

      Obrigado pelo elogio ;)

      • José Sousa - há 5 anos

        Ah já agora deixo aqui algumas dicas para possiveis confrontos:
        James Storm vs Bobby Roode
        Triple H vs Kevin Nash.
        São só sugestões que acho que dariam bons artigos

  3. Salgado - há 5 anos

    Primeiro que tudo, quero elogiar a tua escolha no que toca aos lutadores. Grandes personagens, com muito talento que deixaram um grande legado no mundo do wrestling.
    Em relação à pontuação, achei que foram pertinentes e aceitáveis as justificações dadas, daí conseguir concordar contigo.
    Excepto alguns erros ocasionais, conseguiste fazer um bom artigo que dá vontade de ver mais.
    Agora sobre as sugestões, acho que um Rock/Austin e um Bret/Shawn seriam também bastante interessantes.

    Bom Trabalho e bem vindo!

  4. Bem vindo ao PTW!

    Sem dúvida que para primeiro OnO da tua autoria estiveste muito bem na escolha do tema, entraste em grande.

    Quanto aos topicos que usaste para fazer as comparações acho que acertaste em cheio e concordo com o resultado final mas se por acaso o resultado fosse o contrario também aceitava visto que é uma escolha dificil.

    Espero que continues com OnO´s desta qualidade que com certeza sera uma mais valia para o PTW

  5. André "Awesome" Gomes - há 5 anos

    Muito bom o texto. Eu tenho quase todas as lutas consideradas “Match of the Year”, e semana passada assisti a do SummerSlam de 92 na Inglaterra. A luta foi muito boa mesmo, deu para ter uma noção do que era o Bulldog.
    Sobre o Owen estou tentando conhecer mais sobre ele, e você deu uma bela ajuda.

    • Rúben Rosa - há 5 anos

      Obrigado pela tua opinião. Se tiveres interessado dá uma vista de olhos em combates como Owen vs Bret no Summerslam 94 e Owen vs Shawn Michaels no In Your House 6.

      • André "Awesome" Gomes - há 5 anos

        Beleza, irei dar uma olhada sim, pois gosto de “viver” uma época que não vivi! xD

      • Fábio - há 5 anos

        lol, mas que frase :p

  6. franciscoxb - há 5 anos

    gostei muito deste artigo continua assim

  7. Iury Cabeleira - há 5 anos

    Ruben, isto está mesmo espetacular, devias continuar isto está mesmo fabuloso continua o teu bom trabalho ;)

  8. Fábio - há 5 anos

    Gostava que comparasse o Brock Lesnar com o Bill Goldberg.
    É só uma sugestão.

    • Rúben Rosa - há 5 anos

      Sabes que mais, era isso que ia fazer para a semana :)

      • Fábio - há 5 anos

        O goldberg é o meu lutador favorito e tambem adorava o brock lesnar principalmente durante a fread contra o big show

  9. franciscoxb - há 5 anos

    eu so uma sugestao

    podias comparar o smackdown vs raw

    • Rúben Rosa - há 5 anos

      Uma possibilidade

      • Fábio - há 5 anos

        ai era óbvio que a raw ganhava porque é o principal show da wwe e la estam a maioria dos grandes talentos da wwe.

  10. Zé Pedro - há 5 anos

    Um dia destes gostava de ver Big Show vs Andre The Giant , mas não sei se já foi feito :s

    Belo artigo , começaste com o pé direito ;D

  11. Mario Magalhaes - há 5 anos

    Muito bom artigo, dois grandes lutadores que ficaram para a História da WWE.

  12. Malamadre16 - há 5 anos

    Muito bom, fizeste um debut em grande parabens pela escolha do artigo e pelos topicos que usas para compara-los e as tuas justificaçoes sao logicas. Keep Going

  13. Jerry Tyler - há 5 anos

    Muito bom o artigo, uma sugestão seria BookerT/RVD , Edge/RandyOrton, KurtAngle/BigShow

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador