One on One #17 – Brock Lesnar vs Bill Goldberg

Nesta edição do One on One irei falar sobre dois wrestlers que tinham ambos aquela gimmick que chamamos de “Mostro” ou “Força Imparável”. Esses dois lutadores são Brock Lesnar e Bill Goldberg. Ambos estes lutadores tiveram carreiras explosivas desde o inicio e, curiosamente, tiveram o seu último combate de wrestling (até ao momento) um contra o outro, na WrestleMania 20, que é considerado um dos piores combates da história da WrestleMania.

Brock Lesnar

Brock Lesnar quando acabou a universidade, assinou pela WWE em 2000, apresentando já nessa altura títulos de wrestling que ganhou na universidade. Nos primeiros anos, Lesnar esteve nos territórios de desenvolvimento (Ohio Valley Wrestling), tendo a sua grande estreia em 2002 no dia a seguir à Wrestlemania 18, vindo do público e destruindo 3 wrestlers que estavam no ring. Tinha como manager Paul Heyman e era apelidado de “The Next Big Thing”. Desde logo fez-se notar que Brock estava destinado a grandes feitos, ganhando no espaço de 3 meses o King of the Ring e no SummerSlam 2002 vencendo The Rock para se tornar no campeão mais novo da WWE (naquela altura) com 25 anos de idade.

Lesnar ganhou também ao Undertaker num combate Hell in the Cell no No Mercy 2002 e ganhou o Royal Rumble 2003, indo ao Main Event da WrestleMania 19 defrontar Kurt Angle pelo Título da WWE. Lesnar a certo ponto em 2003, era como a cara da companhia. Agindo na maioria da sua carreira como hell, Lesnar defrontou Goldberg no que acabou por ser o seu último combate na WWE. O combate foi um desastre devido muito ao mau booking que foi feito e ao público do Madison Square Garden, que já sabia que ambos os lutadores iam sair da companhia, começaram com cantigos “you sold out”, “boring”, “end this match” e muitos outros. O motivo da saída de Brock era que este queria seguir uma carreira de futebol americano, o que deixou a WWE muito descontente pelo grande investimento que tinham feito. Sem sucesso no futebol americano, Lesnar decidiu lutar no Japão o que levou a casos em tribunal onde a WWE aclamava que Brock tinha uma clausula de não competição até 2010. As queixas acabaram mais tarde por ser levantadas. Actualmente Lesnar pratica MMA na UFC e aparece no WWE 12 como personagem jogável.

Goldberg

Bill Goldberg começou a sua carreira de wrestling em 1997 na WCW. A sua Gimmick era a de força demolidora que passava por tudo e por todos que deu origem á sua popular streak de vitórias que teve desde o começo. A primeira vítima da sua streak foi Bill DeMott, tendo wrestlers como Raven, Perry Saturn, Konnan, Curt Hennig, Hulk Hogan, Scott Hall, DDP e muitos outros estado nessa lista, sendo a maioria dos combates squashes. Goldberg cativou os fãs com o seu carisma silencioso, a sua força bruta e a incrível agilidade para alguém do seu tamanho. Em 1998, Goldberg ganhou o título dos Estados Unidos da WCW a Raven e o título mundial da WCW ao ganhar a Hulk Hogan, sendo esse um dos melhores momentos da história da WCW. Kevin Nash no PPV Starrcade 1998 a streak acabou na marca das 174 vitórias consecutivas sendo um dos momentos mais criticados da WCW pelo modo como acabou o combate (Goldberg perdeu porque foi atingido com um taser).

Goldberg ganhou mais tarde outra vez o título dos Estados Unidos da WCW e os títulos de Tag Team com Bret Hart. Nos ultímos anos da WCW Goldberg entrou em feud com Vince Russo onde no final acabou por perder no ultímo PPV da companhia para curar uma lesão, mas devido á venda da WCW para WWE o contrato de Goldberg não foi comprado e este foi o motivo porque não entro na storyline na altura entre WCW e WWE. Bill veria a assinar com a WWE em 2003 tendo feuds com The Rock, Chris Jericho, Triple H e Brock Lesner. No Unforgiven 2003, Goldberg ganhou outra vez o World Title, desta vez na WWE, vencendo Triple H. Apesar de ganhar o título, Goldberg não estava tão “over” como na WCW, sendo a causa provável o modo como foi feito o seu booking desde início. Na WrestleMania 20 fez o seu último combate contra Brock Lesnar, pois o seu contrato expirava na semana a seguir e não houve renovação.

One on One

Wrestling Skills: A maioria dos combates do Goldberg eram squashes, que significa que só ele tinha ofensiva não deixando o adversário ter nenhuma, mostrando um wrestling muito ágil e utilizava uma das suas características a força bruta, fazendo manobras como Scoop Powerslams, Belly to Belly suplexes, military press, high kicks, entre outros, mas nunca mostrou grande capacidade técnica dentro do ring o que é muito importante para o arsenal de um wrestler. Brock Lesnar tinha o que se chama “Pacote Inteiro”, ou seja, tinha a força, presença no ring e apresentava um wrestling técnico de comparar com Kurt Angle, devido muito ao seu passado com wrestling amador, mostrando todo o tipo de suplexes, backbreakers, powerslams, spinebuster e outros. Não foi um squash mas com características como as de Lesnar era dificil Goldberg ganhar. Brock Lesnar – 1 Goldberg – 0

Mic Skills: Goldberg quase não falava ao microfone, simplesmente sei que fez uma promo na feud com Triple H e pouco mais. Goldberg não falava porque convinha à sua personagem e se calhar essa era a melhor coisa que podiam ter feito. Em relação a Lesnar, as promos como heel aproveitam-se mas não é por isso que os fãs se lembram dele. Ainda assim não eram más, principalmente ele como heel em 2003 sendo boas. Lesnar ganha. Brock Lesnar – 2 Goldberg – 0

Carisma: Goldberg tinha muita personalidade na sua personagem , sendo silencioso deixando que as suas ações falassem por si. Brock Lesnar tenha também essa presença mas não fazia melhor que Goldberg. Ambos utilizavam a sua entrada em ring para expor melhor o seu carisma. Goldbeg neste ponto é melhor. Brock Lesnar – 2 Goldberg – 1

Entrada: Ambos tinham entradas muito boas. Goldberg, nos tempos da WCW, vinha sempre acompanhado por seguranças, tal e qual um pugilista, utilizando também a pirotecnia. Na WWE utilizou mais pirotecnia mas não utilizava os seguranças. Brock Lesnar começava entrada a fazer um jogging parado no mesmo lugar antes de descer a rampa e depois entrava no ring com pirotecnia. Ambos também tinham bons themes que ajudava muito. Penso que a entrada do Goldberg é melhor pelos pequenos detalhes que eram muito importantes. Brock Lesnar – 2 Goldberg – 2

Combates: Como já referi a maioria dos combates do Goldberg eram squash matches, não existindo grande qualidade, sendo os combates que se destacam sejam contra Jericho, Bret Hart e The Rock, mas nada de especial. Brock tinha muitos bons combates com The Rock, RVD, Undertaker, Kurt Angle e Eddie Guerrero beneficiando das wrestling skills que tinha. Brock ganha. Lesnar – 3 Goldberg – 2

Títulos e conquistas:

– Goldberg foi WCW World Heavyweight Champion (1x), WCW US Champion (2x), WCW Tag Team Champion com Bret Hart(1x) e ganhou o World Title da WWE(1x) e a Pro Wrestling Illustrated atribuio a Bill o Rookie do ano (1998) e o Most PWI Most Inspirational Wrestler of the Year (1998).

– Brock Lesnar ganhou o WWE Title (3x), King of the Ring (2002), Royal Rumble (2003) e a Pro Wrestling Illustrated deu a Lesnar o Feud of the Year 2003 (vs. Kurt Angle, Match of the Year 2003 (vs. Kurt Angle), o Most Improved Wrestler of the Year (2002) e Wrestler of the Year (2002).

Se contarmos todas as conquistas temos 7 para o Goldber e 9 para Lesnar. Vou dar o ponto a Lesnar porque conquistou mais no pouco espaço de tempo (2 anos), sem menosprezar as conquistas de Goldberg. Brock Lesnar – 4 Goldberg – 2

Acabado este One on One podemos verificar que num confronto directo Brock Lesnar é melhor que Goldberg. Lesnar ganha mas não podemos esquecer o quanto Goldberg marcou o wrestling. Nos comentários deixem a vossa pontuação entre os dois e comentem o artigo se assim quiserem. Sugestões e concelhos também seriam agradáveis para poder melhorar cada vez mais os meus artigos. Deixo também links de combates destes wrestlers.

Até para a semana e bom feriado!

Links

Goldberg vs Hollywood Hogan:
Brock Lesnar vs Kurt Angle – Iron Man Match:
Brock Lesnar vs Goldberg –

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “The Bottom Line” e Ex- escritor do artigo "One on One". Acompanha Wrestling à 10 anos.

30 Comentários

  1. Flavio Bruniera - há 5 anos

    Apesar de alguns leves equívocos quanto à língua, foi um bom artigo, visto que não conhecia Goldberg e tive informações suficientes para perceber quais eram suas skills e sua importância para a WWE.

  2. Mais uma excelente edição com uma excelente comparação e o resultado final concordo e Goldberg só fica mesmo a perder devido ás suas skills em ringue.

  3. Thiago - há 5 anos

    Goldberg O Melhor!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. The_Great_White - há 5 anos

    Goldberg é melhor que Lesnar…
    Se não como o derrotaria na Wrestlemania???

  5. Frederico_WWE - há 5 anos

    Estão no Top 20 das minhas superstars favoritas de sempre e por isso estão num quadro no meu quarto colados e figuram entre alguns outros xD

  6. Killswitch - há 5 anos

    Hey, olá Rúben!

    Gostava de te dizer que estás a fazer um excelente trabalho a “seguir o legado” do OnO ;P

    Gostei bastante dos pontos de comparação que usas para fazer os confrontos, e é bom que diferencies os pontos de comparação dependendo de quais são os batalhantes. Também gosto da adição de vídeos de combates que envolvem os tais. Muito bom.

    Só aqui uns conselhos: tenta adicionar algum humor e sarcasmo, mas em pouca dose, e sê sério e informativo ao mesmo tempo. Não te deixes afetar pelo vírus da desorganização! E lembra-te de visar a interatividade, porque todo o leitor merece algo! Tenta colocar votações ou jogos, como eu costumava. Vê OnO’s mais antigos para perceberes.

    Já agora, gostaria de te testar a fazer algo diferente. Tenta comparar o Bound For Glory com o Survivor Series. É a minha opinião.

    Continuação de um excelente trabalho, Rúben! ;)

  7. bennycr7 - há 5 anos

    a feud k houve entre estes dois foi muito boa pois o Goldberg custou o wwe title a brock lesnar no No Way Out 2004 e o Eddie guerrero tornou – se campeao

  8. joaosilva - há 5 anos

    Finalmente alguem que fez um texto sobre Goldberg sem ofender Brock Lesnar é claro eu gostava dos 2 , mas estava mais ligado para o Goldberg , Parabéns Rubén gostei de ler o artigo continua

  9. Salgado - há 5 anos

    Mais uma vez, muito boa edição! Aproveito para te voltar a dar os parabéns nas escolhas. A tua fundamentação também é lógica. Continua assim!

  10. Fabio Machado - há 5 anos

    Sem duvida nenhuma, para mim, foram os meus preferidos, power house’s da WWE

  11. José Sousa - há 5 anos

    Bom texto novamente, gostei da tua análise e concordo plenamente com todo os teus argumentos. Eu também considero o Brock Lesnar relativamente superior ao Goldberg. E gostaria de o ver ainda numa pequena aparição na WWE de novo.

  12. PeterShowFull(YouTube User) - há 5 anos

    Eu voto no Brock Lesnar, para além das conquistas ele é uma das Superstars que mais se fala enquanto que o Goldberg já não se tem ouvido falar tanto…

  13. b12_pt - há 5 anos

    O Goldberg foi GRANDE na WCW e na WWE. Pena que a carreira dele não tenha durado muito. Era muito carismático e supostamente, foi contra ele o último combate oficial do The Rock e do Brock Lesnar.

    • Rúben Rosa - há 5 anos

      Em relação a Goldberg na WWE quero salientar uma coisa. Ele desde a estreia que esteve, digamos, muito aquêm do que nos tinha habituado na WCW. Nem conseguiu vingar-se de gillberg, a pessoa que parodiava Goldberg nos tempos da Monday Night Wars. O único combate acima da média, na minha opinião, foi com Jericho no Bad Blood 2003. Acho que devia ter sido posto na Smackdown para lutadores com kurt Angle e Chris Benoit lhe darem bons combates. Mas também naquela altura o Triple H andava a enterrar todos os ex-WCW (Scott Steiner, Booker T, Kevin Nash) então mais um não fazia problema nenhum(sarcasmo)

  14. franciscoxb - há 5 anos

    e so uma sugestao

    porque que nao fazes um artigo entre

    kevin nash vs triple h
    ou smackdown vs raw

  15. Chazz_Princeton - há 5 anos

    Muito bom, Rúben. Prefiro o One On One nas tuas mãos do que nas do Killswitch. Tu explicas bem cada campo de comparação, e tens uma linha de raciocínio e uns argumentos muito fortes e lógicos. Antes de ler este artigo, o Goldberg para mim era melhor que o Lesnar (e eu já os conhecia), mas depois de o ler, olha, parabéns, conseguiste mudar-me as ideias e isso é raro. Por isso, parabéns.

    Espero que continues o bom trabalho e que não te ponhas a acrescentar coisas desnecessárias ;)

    • Salgado - há 5 anos

      A comparação que fizeste no início do teu comentário foi tão desnecessária.

      • Chazz_Princeton - há 5 anos

        Mas é verdade. Não é para ninguém levar a mal, apenas estou a ser sincero.

        Esqueci-me de dizer antes, ó Ruben, uma sugestão: Undertaker vs Sting

      • Salgado - há 5 anos

        É desnecessário e rude. Já tinhas dado a tua opinião quando o espaço tinha outra direcção e acabaste de dar a tua opinião com uma nova direcção. Há coisas que por mais sinceras que sejam ficam melhor sem se saber. Essa comparação não é uma crítica construtiva ao trabalho do Rubén ou ao trabalho do Killswitch, logo é desnecessária.

      • Porque sera que não estou achar estranho pedires essa comparação xD

  16. Malamadre16 - há 5 anos

    Excelente lutadores que comparaste e excelente argumentos que utilizastes, estas a levar o OnO pelo um excelente caminho.
    Parece-me bem a comparação Undertaker/Sting que disseram em cima. Ja que estamos perto do TLC porque não uma comparação Kevin Nash/Triple H ou entao uma comparação Triple H/Shawn Michaels.

    Mas deixame disserte para nao fazeres comparaçoes so de lutadores, volta e meia de um PPV tambem era porreiro ou ate um finisher.

    Mas continuação de um excelente trabalho.

  17. Jerry Tyler - há 5 anos

    Em minha opinião, acho Brock Lesnar melhor porque pense bem, em 2 anos Brock conquistou: Royal Rumble (2003) King of the Ring (2002) e o seu primeiro WWE Championship no SummerSlam (2002) já Goldberg acabou por ganhar o WHC no Unforgiven (2003), Goldberg foi melhor quando estava na WCW

  18. Dipil Nathalal - há 5 anos

    Acho que este aqui é muito polémico e qualquer resultado e argumento, é valido. Para mim Goldberg, mas é o que digo..é altamente polémico. Em termos de ring skills, técnica, e também por ser um dos melhores a nível heavyweight de MMA, Brock Lesnar está lá. Mas Goldberg, que apesar de nunca ter sido profissional de MMA e sem grande conhecimento da arte do pro-wrestling, surgiu numa altura para concorrer com Stone Cold, com um star power imenso, de ser um herói com personalidade de monstro e sem conversas, de ser indestrutível, e tinha também conhecimento de artes marciais e de luta (provavlemente, se MMA fosse tão popularn essa altura, provavelmente ele teria começado a treinar também, tal como o Lesnar fez e quem sabe o que poderia ter acontecido..não esqueçamos que o homem é treinado em muay thai/kickboxing, jujutsu e judo). O que o brock lesnar foi, foi uma mistura de Kurt Angle com um powerhouse monstro (isso é muito bom na minha opinião, e revolucionou também muita coisa na WWE, MAS…), MAS, dá para ver que foi baseado na febre Goldberg 5 anos antes.
    Goldberg nesse aspecto, foi muito influente e revolucionário na maneira de ver o wrestling ( perspectivas marks e de marketing pelo menos), e o único azar dele foi por ser na WCW que tinha potencial para afundar a WWE, mas cuja direcção incompetente nao permitiu.
    Tivesse isto acontecido na WWE, Goldberg hoje seria um ”Deus adorado” como Hulk Hogan, devido a todo o poder comercial e de imagem que eles têm.
    É a minha opinião.
    Cumprimentos

  19. Dipil Nathalal - há 5 anos

    Devo também acrescentar que, o Goldberg foi enterrado pelo HHH e Vince, apenas porque são parvos e queriam enterrar tudo o que era ex-WCw (lembram-se do Sean O’Haire? Ele para mim era um Batista com mais talento..e olhem o que lhe fizeram..

  20. Flash2012 - há 4 anos

    Ruben,tens bons argumentos sim senhor,mas entre Brock Lesnar e Goldberg eu optaria pelo Goldberg (nao desfazendo dos teus incriveis argumentos).

    Eu aprecio muito o Brock lesnar quando entrava no ringue,(ele e o goldberg possuem os meus finishers de topo,spear e f5) akela força da natureza mais a arte de wrestling do kurt angle.

    Mas para mim o Goldberg….Akela personalidade de Monstro que nao tinha medo de nada e destruia qualquer um que se atravessase no seu caminho,akele estilo mesmo de Old School destruitivo.Eu adorava velo combater num royal rumble,elimination chamber numa steel cage era mesmo um superstar avassalador.Se a wwe tivesse renovado o contrato com goldberg seria uma mais valia e ainda hoje goldberg seria uma lenda do wrestling.Hoje em dia pouco se fala do Goldberg mas para mim ele é o melhor wrestler que ja pisou o ringue e digo ate mais que poderia ser ele o tal que terminasse com a serie de vitorias do undertaker.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador