Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

One on One #20 – Sting vs The Undertaker

Mais uma semana, mais uma edição do One On One, sendo esta a vigésima. Nesta edição teremos o tão aguardado confronto entre Sting vs The Undertaker, tendo sido esta a escolha vencedora da votação que foi realizada à 2 semanas. (Os que não saíram vencedores, não se preocupem, porque vou faze-los eventualmente).

Sting

Steve Borden, mais conhecido por Sting, começou a sua carreira no wrestling em 1985 na Continental Wrestling Association, uma companhia em Memphis. Lá formou equipa com Jim Hellwing (The Ultimate Warrior) onde ficaram conhecidos como os Blade Runners. Sting saiu da companhia, em 1986, para ir com o seu parceiro para a Universal Wrestling Federation. A equipa separou-se porque Jim foi para a WWF, tendo Sting juntando-se com a Stable “Hotstuff & Hyatt International” onde ganhou os títulos de Tag Team por 3 vezes. Em 1987, Jim Crockett da NWA comprou a UWF, fazendo de Sting um membro da National Wrestling Alliance. Quando se estreou na NWA, Sting teve um push tremendo tendo lutas com Ric Flair e os Four Horsemen pelo título Mundial da NWA.

Depois de um longo “push”, em 1989, ganhou o TV title da NWA a Mike Rotundo. Mais tarde nesse ano, Sting juntou-se aos “Four Horsemen” como Face, sendo que no final do ano, Sting tornou-se no candidato principal ao título mundial de Ric Flair, levando a uma nova feud entre Borden e Flair.  Em 1990, no Great American Bash, Sting tornou-se pela primeira vez, campeão da NWA ganhando a Flair, tendo o seu reinado durado até ao princípio de 1991 onde nessa mesma altura a WCW tinha sucedido à NWA. Em Agosto de 1991, Sting ganhou o WCW US title tornando-se por esta altura no “Franchise” da companhia, tendo nos meses seguintes feito “feuds” com a Stable “The Dangerous Alliance” e Lex Luger tendo ganho pela primeira vez o título mundial da WCW. Nos anos que se sucederam Sting viria a ganhar títulos como o WCW US Championship e o WCW Internacional Heavyweight title, até que em 1996 Sting mudou a sua “Gimmick” para “Crow Sting” onde este trazia a cara pintada de branco, trazendo um taco de basebol consigo, um casaco e equipamento preto e aparecendo nos suportes do edifício.

Nesta altura, Sting aparecia nos combates da NWO deixando na dúvida se este era leal à WCW ou se ia juntar-se à New World Order. Mais tarde Sting mostrou a sua lealdade à WCW atacando os membros da NWO que levou a um combate entre Sting e Hulk Hogan no Starrcade 1997, onde Sting ganhou o título mundial da WCW. Em 1998 Sting juntou-se à NWO Wolfpack (que na minha opinião não fez sentido) que era liderada por Kevin Nash, tendo tido Feuds com membros da “NWO Hollywood” e Bret Hart. Em 1999 Sting regressou á WCW passado meses tendo ganho o título da WCW pela quinta vez, sendo este período marcado pela “última volta” de Sting na WCW, porque em 2001 a companhia foi comprada pela WWF. Sting decidiu não assinar pela WWF, pois dizia que Vince Mcmahon não sabia como usar a sua personagem e por ver que colegas seus da WCW a serem obrigados a subir “na escada” da WWF como nunca tivessem ganho nada nas suas carreiras.

Em 2003 Sting apareceu algumas vezes na TNA, mas voltou a longo prazo em 2006 no PPV Final Resolution. Começou de início uma feud com Jeff Jarret onde ganhou o título da NWA pela segunda vez, tendo a partir daí começado várias rivalidades com Abyss, AJ Styles, Kurt Angle, Cristian Cage, entre outros. Em 2008, Sting tornou-se membro da stable, Main Event Mafia sendo heel. Em 2010, Sting começou uma nova rivalidade com Hulk Hogan e a Stable “Immortal” tendo no Bound For Glory acontecido o combate entre os 2 em que Sting ganhou, sendo relevante assinalar que nesta altura, a Gimmick de Sting tinha mudado passando a ser “The Insane Icon” inspirado no Joker do filme “Batman: The Dark Knight”. Com 4 títulos mundiais da TNA, Sting actualmente está encarregue do Impact Wrestling (Kayfabe).

Undertaker

Mark Calaway, mais conhecido no mundo inteiro por The Undertaker começou a sua carreira de wrestling em territórios como o Texas tendo passagem breves por várias companhias, como a WCW, até ir para a WWF onde se tornou famoso por representar a Gimmick de um morto-vivo. Taker estreou-se na WWF no Survivor Series 1990 fazendo parte da Million Dollar Team num combate tradicional de eliminação. Nos primeiros anos, este trazia um casaco, uma gravata e um chapéu na sua entrada para o ringue, sendo lhe dada a alcunha “The Deadman”. Taker também tinha um manager chamado Paul Bearer, uma personagem sinistra que trazia sempre consigo uma urna que supostamente dava poderes místicos ao morto-vivo. Nos primeiros meses, Taker começou a sua famosa streak de vitórias na WrestleMania, vencendo Jimmy “The Superfly” Snuka, tendo a streak continuado até aos dias de hoje nunca sendo quebrada. Passado um ano, Taker ganhou pela primeira vez o título da WWF a Hulk Hogan (com ajuda de Ric Flair) no Survivor Series 1991, mas teve o título só por 6 dias porque perdeu para Hulk Hogan.

Taker também começara a trazer combates novos que eram a sua “especialidade”, com o “Bodybag match”, o “Casket match” e mais tarde o “Buried Alive match” e o “Hell in the Cell”. Com o passar do tempo, Taker acumulou mais vitórias na Wrestlemania desenvolvendo a sua personagem cada vez mais até que em 1997 o seu meio-irmão Kane (Kayfabe) estreou-se na WWF e o atacou com o seu finisher Tombstone Piledriver. Isto levou a um combate entre os dois na Wrestlemania 14 onde, claro, o “Deadman” ganhou. Em 1998 mudou de “face” para heel porque juntou-se a Vince Mcmahon na sua demanda para acabar com Steve Austin. Em 1999 criou a Stable “The Ministry of Darkeness” onde se revelou o lado mais satânico da Gimmick do Undertaker, onde durante esta fase ganhou o título mundial da WWF pela terceira vez.

Em 2000, após uma ausência de alguns meses, Taker voltou com uma nova Gimmick, sendo que agora tornou-se num motoqueiro. Esta Gimmick durou três anos, onde este teve rivalidades com Triple H, Kurt Angle, Kane, Steve Austin, Brock Lesner, entre outros. Nesta nova personagem, Taker começou a falar mais ao microfone e ganhou pela quarta vez o título da WWE em 2002. A Gimmick desapareceu quando no Survivor Series 2003, Taker perdeu um “Buried Alive match” contra Vince Mcmahon que teve a ajuda de Kane. Undertaker só voltaria na Wrestlemania 20 para defrontar Kane e vingar-se, que marcou também o regresso da Gimmick do morto-vivo. Nos 2 anos seguintes, Taker tentou a conquista do título da WWE, mas não o ganhou. No Royal Rumble 2007, Undertaker ganhou o combate Royal Rumble e na Wrestlemania 23 venceu Batista para se tornar no campeão Mundial de Pesos Pesados, sendo que o teria várias vezes nos anos seguintes.

Desde 2009 que o “Deadman” tem lutado menos vezes, devido aos problemas físicos que tem. Na Wrestlemania 28 muitos fãs esperam que seja aí que aconteça o último combate de Taker, para que a sua streak na Wrestlemania seja de 20 vitórias com nenhuma derrota, feito que define a grande carreira desta lenda.

One On One

Wrestling Skills: Devo começar por referir que apesar da idade que ambos já têm, ambos ainda estão em grande forma. Sting tem manobras como : belly to belly suplex, Diving DDT, Diving Crossbody, Stinger Splash, entre outros. Taker é um dos melhores “Big Man’s” do Wrestling tendo manobras como: Big Boot, Flying Clothesline, Snake Eyes, entre outros. Apesar de ambos os lutadores terem um vasto arsenal de manobras o que eu estou a comparar é wrestling, não é “Star Power”, é wrestling, e na minha opinião, Sting é mais técnico e tem melhores Wrestling Skills. Ambos são muito bons, mas Sting é melhor. Sting – 1 Undertaker  – 0

Mic Skills: Sting sempre usou vivacidade nas suas promos, apoiando sempre o seu Gimmick o que é muito importante. The Undertaker na Gimmick de morto-vivo sempre falava que ía fazer descansar em paz os seus oponentes, as promos eram muito bizarras, e quando passou a ser motoqueiro, Taker fazia mais promos, mas nada de espectacular. Gosto mais das promos de Sting, porque ao longo da carreira teve promos muito boas, sendo que na actualidade ainda as tem. Vou dar o ponto a Sting porque quando assisto a uma promo dele fico agarrado ao ecrã, mas com o Undetaker, infelizmente, apetece-me mudar de canal pois ele fala sempre o mesmo. Sting – 2 Undertaker  – 0

Carisma: Ambas as personagens têm muito carisma e é impressionante como com o passar dos anos ainda cativam os fãs. Sting nos primeiros anos atribuia á sua personagem uma grande vivacidade, com o “Crow Sting” víamos uma personagem calada que não olhava a fins para destruir a NWO e já na TNA, Sting deu-nos a conhecer a personagem de Joker. Já com Undertaker, tudo nele é Gimmick que transborda de carisma que ainda impressiona os fãs, sendo que ambas as Gimmick dele são muito boas. As entradas de ambos também demonstram isso. Ambos são lutadores com o chamado “It Factor”. Vou dar o ponto ao Undertaker. Sting – 2 Undertaker – 1

Combates: Sting teve bons combates com lutadores como Ric Flair, Hulk Hogan, AJ Styles, Kurt Angle, entre outros, sendo que as wrestling Skills de Sting ajudaram imenso. Undertaker teve nos primeiros anos de carreira combates não muito bons pois ele defrontava na maioria wrestlers que não eram muito bons, mas com o passar dos anos, começou a ter bons combates com Deisel, Shawn Michaels, Bret Hart, entre outros, chegando a ter combates do ano na Wrestlemania. Como já referi Sting tem mais Skills no ringue, mas Undertaker usava o carisma e a sua Gimmick para tornar os combates bons tendo também sorte, ao defrontar lutadores muito bons que o ajudaram. Undertaker ganha. Sting – 2 Undertaker  – 2

Finisher: Sting tem como finisher o Scorpion Death Drop e uma submissão que se chama Scorpion DeathLock. Undertaker tem o popular Tombstone Piledriver e a submissão Hell’s Gate. Bons finisher, sendo que ambos foram usados ao longo da carreira dos lutadores. No que toca a rapidez de manobra, o finisher de Sting è melhor, no que toca a “Selling” o Tombstone e o Hell’s gate ganham, nas submissões o Hell’s Gate é mais eficaz que o Deathlock e a popularidade dos finishers do Taker são melhores que de Sting. Depois de muito debater, dou a vitória ao Undertaker. Sting – 2 Undertaker – 3

Popularidade: Ambos eram muito populares nos seus tempos de glória. Muito conhecidos no seu país, mas existe uma grande diferença entre os dois. Taker é provavelmente conhecido em todo o mundo, muito graças as Tour’s que a WWE faz. Com Sting já não acredito que seja conhecido em todo o Globo. Desconheço se a WCW fazia Tour’s a outros países, e a TNA também não ajuda porque raramente viajam para fora de Orlando. Sting – 2 Undertaker – 4

Títulos Conquistados: Sting conquistou os seguintes títulos: NWA World Heavyweight Championship (2x), NWA World Television Championship (1x), WCW International World Heavyweight Championship (2x), WCW United States Heavyweight Championship (2x), WCW World Heavyweight Championship (6x), WCW World Tag Team Championship (3x com Lex Luger (1), The Giant (1) e Kevin Nash (1), Battlebowl Battle Royal (1991), European Cup (2000), Iron Man Tournament (1989), Jim Crockett, Sr. Memorial Cup (1988) – com Lex Luger, King of Cable Tournament (1992), TNA World Heavyweight Championship (4 times), TNA World Tag Team Championship (1x com Kurt Angle), Inspirational Superstar of the Year (2007), TNA Match of the Year (2007) vs. Kurt Angle at Bound for Glory, October 14, 2007, TNA Match of the Year (2009 vs AJ Styles – Bound For Glory 2009) e o Pro Wrestling Illustrated deu-lhe os seguintes prémios: PWI Comeback of the Year (2006), PWI Match of the Year(1991 com Lex Luger vs The Steiner Brothers), PWI Most Improved Wrestler of the Year (1988), PWI Most Inspirational Wrestler of the Year (1990), PWI Most Popular Wrestler of the Year (1991, 1992, 1994, 1997), PWI Wrestler of the Year (1990).

Undertaker tem os seguintes títulos: World Heavyweight Championship (3x), WWE Championship (4x), WWF Hardcore Championship (1x), WWF Tag Team Championship (6x)– Steve Austin (1), The Big Show (2), The Rock (1) e Kane (2) WCW Tag Team Championship (1x com Kane), Royal Rumble (2007), Wrestlemania, Streak (19-0) Slammy Award for WWF’s Greatest Hit (1996), Slammy Award for Best Tattoo (1997), Slammy Award for Best Entrance Music (1997), Slammy Award for Star of the Highest Magnitude (1997), Slammy Award for Match of the Year (2009) vs. Shawn Michaels at WrestleMania XXV, Slammy Award for Moment of the Year (2010) vs. Shawn Michaels at WrestleMania XXVI, Slammy Award OMG Moment of the Year (2011) Kicking out of Triple H’s Tombstone Piledriver at WrestleMania XXVII e a PWI deu-lhe os seguintes prémios: PWI Feud of the Year (1991) vs. The Ultimate Warrior, PWI Match of the Year (1998) vs. Mankind in a Hell in a Cell match  King of the Ring, PWI Match of the Year (2009) vs. Shawn Michaels at WrestleMania XXV, PWI Match of the Year (2010) vs. Shawn Michaels at WrestleMania XXVI. Sting ganha. Sting –  3 Undertaker – 4

Concluido este tão aguardado One on One, queria desejar um bom Ano  Novo a todos os leitores. Deixo uma questão para vocês e links.

Questão:

– Para além do Dream Match Sting vs The Undertaker que outro embate gostarias de ver com o Stinger? (pode já estar morto ou retirado)

Minha resposta: Sting vs Shawn Micheals

Links:

Sting vs Ric Flair – Great American Bash 1990:

Sting vs Hollywood Hogan – SuperBrawl 1998:

Sting vs Kurt Angle – Bound for Glory 2007:

Undertaker vs Deisel – Wrestlemania 12 – Part 1: http://www.youtube.com/watch?v=FNNvfrwt3so&feature=related Part 2: http://www.youtube.com/watch?v=wzKiNa23Aeg&feature=related

Undertaker vs Shawn Michaels Casket Match – Royal Rumble 1998:  Part 1: http://www.youtube.com/watch?v=H7f4c_miqPM Part 2:

Undertaker vs Triple H – Wrestlemania 17 -Part 1:  http://www.youtube.com/watch?v=txMuSmo500A Part 2:

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “The Bottom Line” e Ex- escritor do artigo "One on One". Acompanha Wrestling à 10 anos.

33 Comentários

  1. johnymeister - há 5 anos

    Sim, ambos são muito bons, mas o undertaker leva realmente a melhor.
    Agora um outro embate entre o stinger ou outro wrestler, hum, talvez com o shawn michaels.

  2. Luiz F. - há 5 anos

    Excelente artigo, Rúben ! Realmente era um One On One muito esperado. O resultado era esperado mesmo para mim, mas por pouco diferença pois ambos são grandes wrestlers. Agora sobre sua pergunta, gostaria de ver Sting contra vários lutadores. Contra Shawn Michaels, HHH, Nash, Austin e, claro, The Undertaker.

  3. Frederico_WWE - há 5 anos

    Muito bom atrigo já há algum tempo aguardado e a viória é de Undertaker com toda a justiça.
    Sting VS Kane gostava de ver

  4. Fábio - há 5 anos

    claro!!
    sting é muito bom mas quando se compara um lutador ao undertaker o mais provavel e perder.
    gostei muito de teres falado da popularidade e é obvio que undertaker ganha nao so porque esta na empresa mais conhecida e se preguntar mos a uma pessoa que nao acompanha wrestling e o nome que diz e cena, batisa e taker

    • Luiz F. - há 5 anos

      Não só por esses motivos Fábio, também porque Taker ficou famoso no mundo todo por seu estilo “estranho” de morto vivo destruidor.

  5. Gonçalo Oliveira - há 5 anos

    acho que disseste bem tudo menos nas ring skills que acho que deveria ser um empate e adorava ver sting vs kane

  6. José Sousa - há 5 anos

    bom Artigo e comcordo com o resultado. Sinceramente gostaria de ver um Sting vs Jericho, ou Sting vs Edge( na altura de topo dele). acho que seriam grandes combates

  7. Dipil Nathalal - há 5 anos

    Bom, concordo com praticamente tudo que foi descrito. No entanto, acho que o que nós realmente queremos aqui, não é propriamente o wrestling match (claro que queremso o wrestling match..é obvio..mas ach oque queremso outra coisa para alem disso), mas sim despertar o ”mark” em nós, e ver uma storyline espectacular em que ambos têm um gimmick mais dark e misterioso possivel. Ou seja, Sting versão Crow, que quase nao falava e estava sempre a observar…e o undertaker, que poderia ser versão lord of the darkness ou entao…dos 90s (com cabelo mais comprido, sem parecer u mcowboy e sem tatuagens que o tornam mais humano..).. Muitos angles ”assombrados ” e ”assustadores” com estes 2. Eventualmente, as disputas entre os dois seriam ”parapsicologicas” sem eles estarem fisicamente presentes

    • Rúben Rosa - há 5 anos

      Concordo contigo nesse aspecto. Penso que a WWE perdeu uma grande oportunidade de fazer algo parecido com Raven. Quando Raven estava na WWE podiamos ter tido um Raven vs The Undertaker que vendia um PPV tenho a certeza.

    • Chazz_Princeton - há 5 anos

      Concordo completamente contigo, Dipil. Este combate, como provavelmente alguma parte do pessoal que visita o PTW sabe, é o meu combate de sonho (Undertaker vs Sting) e até já admiti que em termos de wrestling não iria ser nada de especial, mas sim toda a “epicness” que estaria presente na feud entre estes dois mitos

  8. Guilherme - há 5 anos

    sting para mim é muito melhor …para já pela idade que tem , tem uma componente fisica expecional alem disso ele grande sucesso quando esteve na maior companhia de wrestling de todos os tempos a wcw, se ele tive ido para a wwe quando a wcw tomou falencia…secalhar mudavam de opiniao….pois a tna e uma empresa pequena e que tem vindo a crescer ao poucos…a wwe continua muito repetitiva..se o taker voltar vai logo ter um belt na sua pose..alem dos combates da wrestlemania que sao sempre previsiveis

  9. Master of Chaos - há 5 anos

    Parabéns Rúbens, ótimo Ono on One, realmente Taker levou 2-0 mas virou o jogo e terminou em 3-4 para Taker.
    Eu gostaria de ver outro combate One on One, um entre Undertaker vs. Kane.

    • Luiz F. - há 5 anos

      Seria uma boa, mas acho que está claro, pelo menos para mim, que Taker venceria também. Mas não seria um One On One ruim não.

  10. Jerry Tyler - há 5 anos

    Ótimo One on One sobre duas lendas do wrestling, gostaria de ver um One on One com Rob Van Dam ou Randy Orton

  11. Flavio Bruniera - há 5 anos

    Muito bom este One on One. Vi pouca coisa sobre o Sting, mas do Undertaker eu gosto demais. Acho uma pena por não ter acompanhado wrestling desde o começo dos áureos tempos.
    O que posso fazer é ver lutas antigas pelo Youtube, Sapo e DailyMotion, e isso me deixa maravilhado.

    Belo artigo pra começar a fechar o ano!

  12. WWE Universe - há 5 anos

    E um One on One entre stone cold vs. the rock
    sting vs. bret “hitman” hart

  13. Anónimo - há 5 anos

    Ótimo one on one!

    Eu gostaria de ver Sting vs Shawn Michaels tambem.

  14. Fábio - há 5 anos

    gostava de ver um one on one de:
    shaw michaels vs triple h
    ou
    bret hitman hart vs shaw michaels
    ou
    bret hitman hart vs owen hart
    ou
    steve austin vs rock
    ou
    rock vs cena
    ou
    cena vs edge
    ou
    cena vs orto
    ou
    orton vs edge
    ou
    edge vs jericho
    ou
    nwo vs nwo

  15. Chazz_Princeton - há 5 anos

    Gostei bué do teu artigo, Rúben. É assim, como já foi referido noutro comentário, começaste por dar dois pontos de avanço ao Sting, o que ainda me pôs na dúvida de quem iria ganhar esta edição do One on One, o que foi muito boa ideia, esses dois pontos de avanço; foi uma reviravolta que eu não estava à espera, apenas estava com esperanças. Não me interpretem mal, mas por muito que eu idolatre o Sting, preferia a vitória do Undertaker.

    É óbvio que se desses a vitória ao Sting, nem eu nem ninguém iria achar injusto, afinal são duas estrelas que percorreram caminhos completamente diferentes, e que de formas diferentes se tornaram em autênticos mitos (dizer “lendas” é pouco para estes dois senhores), mas fico sempre contente por ter sido o Taker o vencedor xD.

    De qualquer forma olha, argumentaste muito bem em cada campo de avaliação como fazes sempre e estás mais uma vez de parabéns. Keep going!

    Próximo passo: Undertaker vs Sting – Wrestlemania 30 m/ ahaha

  16. Eu - há 5 anos

    Sting melhor que Undertaker no ringue? Em qual? Naqueles de brincar? :D

  17. Muito Bom

    O Chazz até ficou de cabelos em pe quando viu que tinhas feito este confronto xD.

    Para já nem vale a pena dar-te os parabens porque o teu excelente trabalho tem sido constante e este OnO não fica nada atrás. Mas uma vez usaste argumentos muito lógicos e com duas lendas como estas já se esperava que fosse um pouco renhido. Concordo com o resultado final apesar de gostar dos dois e achar os dois excelente tenho uma certa preferencia pelo Undertaker.

    Como outro grande combate de Sting também gostava de Sting vs Shawn Michaels sera algo epico.

  18. Vinicius - há 5 anos

    Otimo texto, bem explicado e resumido, mesmo o resultado sendo quase que parelho, eu sou um fã do Taker tb, mais reconheço que Sting e Taker são 2 lendas que não serao esquecidas com facilidade.

    Uma luta pra mim seria Sting vs Lesnar, bem incomum mais acho que seria interresante.

  19. André - há 5 anos

    Luis Salvador vs Sting

    ladies and gentlemen your winner and the new wwe champion Luis Salvador

  20. Malamadre16 - há 5 anos

    wtf?! Qe grande confronto de lendas. De fato é um combate digno de uma wm. Em relacao ao confronto concordo com o resultado apesar de estarem praticamente ao msm nivel, Taker leva uma ligeira vantagem. Ja tou como chaz xD

  21. Ricardo Fonseca - há 5 anos

    Yeah, boooy, bom resultado.
    Ora bem… Devido ao historial de Sting, talvez fosse interessante ver como é que o “The Icon” se safava num combate contra o “Stone Cold” Steve Austin.

  22. Rocha - há 5 anos

    grande confronto entre 2 lendas do pro-wrestling, excelentes wrestlers e entertainers! os vídeos que aqui puseste tb merecem a pena ser vistos.
    gostava de ver estes 2 em combate numa fatal 4 way com o kane e o mick foley, juntando as gimnicks mais bizarras e sombrias jamais criadas

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador