Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

One on One #21 – Chris Jericho vs Edge

Olá a todos os leitores do PTWrestling, espero que tenham tido uma boa passagem de ano. Ano novo, vida nova mas uma coisa que não vai mudar é este espaço, pois continuarei a trazer os melhores confrontos. Nesta semana teremos um embate muito aguardado tal como o Sting/Undertaker. Estou a falar de Chris Jericho vs Edge, dois wrestlers canadianos que marcaram os final dos anos 90 e a última década, pela personalidade e talento que tinham.

Chris Jericho

Chris Irvine nasceu no Canadá em Winnipeg, Manitoba, e desde pequeno que queria ser uma de duas coisas: ser wrestler ou estrela de Rock. Para isso, Chris decidiu ir treinar para a escola dos irmãos Hart, inspirando pelos seus lutadores favoritos, Ricky Steamboat, Owen Hart e Shawn Michaels. Quando saiu da escola de wrestling, um dos seus sonhos tornara-se realidade e o resto é história. Chris retirou o seu nome do album dos Halloween “Walls of Jericho” e assim, Jericho começou a sua carreira profissional.

Não tendo sucesso nos EUA, Jericho decidiu passar por váríos territórios de wrestling desde o México, Alemanha e Japão até que um combate que Chris teve com o Ultimo Dragon apanhou as atenções da ECW. Assim, Jericho foi para a ECW onde começou a ganhar sucesso nos EUA. Esteve lá 6 meses, mas ainda conquistou o seu primeiro título norte- americano, o TV Title da ECW. Jericho assinou pela ECW em 1996 e o seu primeiro combate de PPV contra Chris Benoit no Fall Brawl desse ano. Mas a personagem de Jericho (que era Face) não era bem recebida pelos fãs, pois nessa altura os heels é que eram mais apoiados do que os tipicos Faces que não faziam mal a ninguem. Mesmo assim, Jericho nesta fase foi 2 vezes campeão Cruiserweight.

O seu heel turn só aconteceu quando ganhou o título pela terceira vez, o que ajudou muito Jericho a afirmar-se. A sua rivalidade mais memorável na WCW foi com Dean Malenko mas mesmo assim apesar de todos os esforços de Jericho, Jericho recebia o push para uma divisão mais importante, alías, os bookers da companhia nem lhe davam atenção, o que levou a Chris a começar a usar penteados estranhos para tentar ter atenção. Jericho ainda foi campeão TV da WCW mas o push que ele queria nunca chegou, razão que fez Jericho mudar-se para a WWF.

Em 1999, Jericho fez uma das melhores estreias de sempre na história do wrestling ao interromper The Rock e afirmar-se como aquele que vai mudar a WWE. Apesar da grande estreia, os primeiros meses de Jericho não correram bem, não conseguindo mostrar tudo o que sabia, sendo que só na feud que teve com Chyna pelo título Intercontinental, Jericho começou a afirmar-se. Também neste ano, Jericho cumprio o seu outro sonho formando a banda Fozzy que até hoje ainda esta activa. No Armageddon 1999, jericho ganhou o título Intercontinental e na WrestleMania 2000 o título Europeu da WWE, sendo que foi também no ano 2000 que Jericho teve uma das 2 grandes rivalidades da sua carreira contra Triple H e Stephanie Mcmahon, que levou ao melhor combate da carreira de Jericho (na minha opinião) que aconteceu no PPV Fully Loaded 2000 contra Triple H.

Em 2001, Jericho tornou-se no primeiro Undisputed Champion, no PPV Vengeance, ao ganhar o título da WWF e o da WCW na mesma noite ao derrotar Steve Austin e The Rock. Chris continuou campeão até perder para Triple H na Wrestlemania 18 que levou á primeira rivalidade entre Jericho e Edge que não durou muito tempo pois Jericho passou da Smackdown para a Raw. Na Wrestlemania 19, Jericho cumpriu o sonho de lutar contra um dos seus ídolos, Shawn Michaels. O combate foi pura magia notando-se a grande química que os dois tinham entre si. Nos 2 anos seguintes Jericho não conseguiria voltar a lutar no Main Event como queria e em 2005, Chris decidiu sair por uns tempos da WWE devido ao cansaço que tinha dos anos anteriores.

Neste periodo, Jericho decidiu dar mais atenção á sua banda e em Novembro de 2007, Chris voltou á WWE fazendo feud com Randy Orton. Mas em 2008, Jericho mudou a sua personagem por completo, dizendo que o Y2J morreu e que tinha sido salvo dos fãs que só o consideravam como um entertainer. Esta nova personagem era calculista, fria e não olhava a meios para conseguir o que queria. No PPV Unforgiven 2008, Jericho tornou-se novamente campeão Mundial e começou feuds com Batista, Shawn Michaels e John Cena, tendo em 2009 tornado-se pela nona vez campeão Intercontinental, mais vezes campeão que qualquer outro.

No resto do ano de 2009 e em 2010 Jericho viria a tornar-se campeão Undisputed de Tag Team com Big Show e mais uma vez campeão Mundial. Em Setembro de 2010, Jericho saiu da WWE mais uma vez não renovando contrato. Com uma carreira de 21 anos, Jericho tem também dois livros: “A Lion’s Tale” e “Undisputed” (muito bons). Chris afirmou-se no mundo do Wrestling sendo um dos melhores da última década. Ele é realmente The Best in the World at what he does!!

Edge

Adam Copeland, mais conhecido como Edge, começou a sua carreira de wrestling no circuito independente no Canadá só chegando à WWE em 1997 (com recomendações do Bret Hart). Quando se estreou foi como wrestler individual, mas só começou a ganhar a atenção do público quando se juntou a Gangrel e Cristian e formaram o grupo The Brood que tinha como Gimmick que os três wrestlers eram vampiros. Edge continuou neste grupo até que Gangrel saiu e Edge e Christian passaram a ser uma tag team. Foram uma tag team até 2001 e ganharam por 7 vezes os títulos de Tag Team inovando o Ladder Match e o TLC.

Edge ganhou o título Intercontinental por 2 vezes e o King of the Ring em 2000 enquanto os dois estavam juntos o que levou à separação porque Christian tinha inveja de Edge. Edge, agora novamente lutador individual, continuou no midcard  até que em 2003, Adam lesionou-se no pescoço, lesão que viria a ser o principal motivo da sua retirada anos mais tarde. Regressou em 2004 e voltou a competir pelo título Intercontinental (que viria a ganhar), mas Edge viria a subir para o Main Event quando se tornou heel no final de 2004 tendo tido rivalidades com Shawn Michaels e Chris Benoit. Adam ganhou o primeiro Money in the Bank Match na Wrestlemania 21 e mais tarde viria a ganhar o heat que o viria a tornar um0 grande heel, pois Edge andava a ter um caso com a Diva Lita quando esta ainda namorava com Matt Hardy. Isto levou os fâs a odiar Edge e o odio pessoal entre os dois originou uma storyline entre os dois quando Matt voltou à WWE.

No PPV New Year’s Revolution 2006, Edge fez o cash in da mala do Money in the Bank  e assim ganhou o seu primeiro título Mundial da WWE sendo o primeiro de onze. Edge começou a chamar-se “The Rated R Superstar” e a sua personagem afirmava-se com cenas de sexo ao vivo e a ir a casa do John Cena esbofetear o pai dele. Também em 2006 Edge formou uma Tag Team com Randy Orton  chamada “The Rated RKO” e em 2007 aliou-se a Vicky Guerrero de forma a conseguir manter o título Mundial á volta da cintura. Rivalidades contra The Undertaker, John Cena, Batista, Jeff Hardy e Triple H marcaram esta fase de afirmação de Edge como um dos melhores da última década.

Edge viria nos últimos anos a conquistar mais títulos, inclusive o Royal Rumble de 2010, tendo por volta desta altura alternado entre Face e Heel até que na Wrestlemania 27 aconteceu o seu último combate contra Alberto Del Rio. O motivo da retirada foi devido à lesão que tinha tido em 2003 se ter agravado, que se se tivesse agravado ainda mais poderia por Adam numa cadeira de rodas ou até levalo à morte. Um dos melhores da sua Era sem dúvida!

One on One

Wrestling Skills: Ambos são muito bons neste no que toca a qualidade no ring. Boas manobras, sendo que a experiência ao longo dos anos ajudou muito a melhorarem sempre mais. Jericho tem manobras como o monsault, bulldog, enziguri, armbar, multiplos powerbombs, entre outros. Edge tem manobras como sharpshooter, diving crossbody, big boot, Sitout rear mat slam, entre outros. Por muito bom que Edge seja, Jericho é muito bom no ringue, penso que os anos em que Chris andou pelo mundo em várias organizações ajudo-lhe muito a ser o que é tornando-lhe um lutador excelente. Jericho – 1 Edge – 0 

Mic Skills: Outro ponto onde ambos são bons. No que toca a Jericho tudo aproveita-se desde a WCW até hoje. Edge gosto mais as promos como heel não achando que tivesse muito interesse como face.  Jericho domina outra vez tendo uma química com o público que poucos têm conseguindo meter os fâs colados a cada palavra. Não querendo tirar nada a Edge, mas poucos são melhores que Jericho. Jericho – 2 Edge – 0

Carisma: Bem, tanto Edge como Jericho têm grande carisma. No Edge consegue-se ver bem isso na sua entrada e promos podendo ser tanto engraçado como cruel dependendo se é face ou heel, mas Jericho volta a ser melhor outra vez porque ao longo dos anos Jericho conseguiu fazer 3 Gimmicks resultar perfeitamente e ambas demonstravam um grande carisma. Carisma é provavelmente aquilo que me vem logo á cabeça quando penso no Jericho em ringue. Jericho  – 3 Edge – 0

Combates: No Jericho consigo nomear combates contra The Rock, Chris Benoit, Shawn Michaels e Triple H. Edge consigo nomear combates contra Eddie Guerrero, The Undertaker e Chris Benoit. Os melhores combates de Jericho (individuais) foram: vs Triple H num Last Man Standing no PPV Fully Loaded 2000, vs Chris Benoit num Ladder Match no Royal Rumble 2001, vs The Rock no No Mercy 2001 e vs Shawn Michaels Wrestlemania 19. Os melhores de Edge (individuais) foram: vs The Undertaker na Wrestlemania 24, vs Chris Benoit num Last Man Standing no Backlash 2005 e vs Eddie Guerrero num No DQ match no Smackdown em 2002. Vou dar o ponto a Jericho pois penso que teve melhores combates. Jericho – 4 Edge  -0

Títulos conquistados: Jericho conquistou: Undisputed WWF Championship (1x), World Heavyweight Championship (3x), WCW/World Championship (2x), WWF/E Intercontinental Championship (9x), WWF/E World Tag Team Championship (5 x)– Chris Benoit (1), The Rock (1), Christian (1), Edge (1), e The Big Show (1), WWE Tag Team Championship (2x) – Edge (1) e The Big Show (1), WWF European Championship (1x), WWF Hardcore Championship (1x), Slammy Award for Superstar of the Year (2008), Slammy Award for Tag Team of the Year (2009) – com The Big Show, ECW TV Champioship (1x), WCW Cruiserweight Championship (4x), WCW World Television Championship (1x), PWI Comeback of the Year (2008) PWI Feud of the Year (2008) vs. Shawn Michaels , PWI Most Hated Wrestler of the Year (2002, 2008).

Edge ganhou: WWF/ WWE World Heavyweight Championship (7X), WWE Championship (4x), WWF/E Intercontinental Championship (5x), WCW United States Championship (1x) WWF/E World Tag Team Championship (12x) –  Christian (7), Chris Benoit (2), Hulk Hogan (1), Randy Orton (1) e Chris Jericho (1), WWE Tag Team Championship (2x) – Rey Mysterio (1) e Chris Jericho (1), King of the Ring (2000); Money in the Bank (2005), Royal Rumble (2010),  Slammy Award for Couple of the Year (2008) – com Vickie Guerrero, Slammy Award for “Oh Snap” Meltdown of the Year (2010) Destroying the Anonymous GM’s computer, PWI Comeback of the Year (2004), PWI Feud of the Year (2005) vs. Matt Hardy, PWI Feud of the Year (2006) vs. John Cena, PWI Match of the Year (2000) with Christian vs. The Dudley Boyz vs. The Hardy Boyz – Triangle Ladder match WrestleMania 2000, PWI Match of the Year (2001) with Christian vs. The Dudley Boyz vs. The Hardy Boyz in a Tables, Ladders, and Chairs match at WrestleMania X-Seven, PWI Most Hated Wrestler of the Year (2006), PWI Most Improved Wrestler of the Year (2001). Jericho tem 36 e Edge tem 43. Jericho – 4 Edge – 1

Chegamos ao fim deste One on One, e apesar desta vitória sem margem de dúvidas para Jericho, não quero que ninguem pense que Edge é mau lutador. O problema é que Jericho é demasiado acima da média, um caso raro. Deixo links e uma questão. Até para a semana.

Questão:

Se Edge não tivesse tido aquele caso com Lita, acham que ele viria a ser aquele grande heel odiado por todos?

Links:

Chris Jericho vs Triple H –

Chris jericho vs Shawn Michaels –

Chris Jericho vs Edge – Smackdown 2002  -http://www.youtube.com/watch?v=dUk9sdoxEe0

Edge vs Kurt Angle –

Edge vs Eddie Guerrero –

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “The Bottom Line” e Ex- escritor do artigo "One on One". Acompanha Wrestling à 10 anos.

26 Comentários

  1. José Sousa - há 5 anos

    Excelente texto e tenho que concordar contigo, eu adoro os dois foram claramente dois dos melhores da década ambos futuros hall of famers, do melhor que eu vi wrestling.Mas concordo o Jericho é ligeiramente superior nas categorias que disseste porque de facto ele é carisma,ele é habilidade, ele tem qualidade acima da média nas promos aliás acho que não existem ninguem superior a ele na história recente da WWE ou WWF, mesmo o The Rock para mim seria a um nivel equivalente. E como é óbvio todos nós esperemos que este dia seja marcado pelo regresso do Jericho á WWE

  2. TWWE - há 5 anos

    Caramba cara, ótimo texto, se fosse eu não conseguiria kkkk.
    Mas a respeito da sua pergunta…. Acho que se Edge não tivesse um relacionamento com Lita não teria sido o grande Hell odiado, pois ela é a Lita cara, Lita é Lita.
    Ps: Edge, Chris Jericho e Lita Come Back WWE. :)

  3. Flavio Bruniera - há 5 anos

    Ótimo texto, e com certeza um ótimo One on One, pois coloca frente a frente dois ótimos wrestlers. Concordo em tudo o que colocou, principalmente a frase que resume bem o resultado: Edge não é mal, mas Chris é acima da média!

    Com relação à questão, a relação com Lita foi o divisor de águas em sua carreira. Ele até poderia ter sido um ótimo heel sem ela, mas não teria a proporção que tomou.

  4. Fábio - há 5 anos

    que vitoria de jericho mas em cada ponto jericho ganhou a justa mas para mim sao dois lutadores excelentes

  5. Malamadre16 - há 5 anos

    duas grandes lendas do wrestling sendo os dois excelentes naquilo qe fazem. O resultado é qase squash mas nao pq edge é fraco mas porqe jericho e ligeiramente melhor. Belo one on one

  6. Frederico_WWE - há 5 anos

    Parabéns óptimo texto!
    Se é que podemos comparar a Lita funcionou muito bem com Edge e actualmente temos o mesmo com Vickie Guerrero e Dolph Ziggler.
    Já agora Jericho e Edge falar neles é lembrarmo – nos do melhor que se viu na wrestling nos últimos 10 anos, marcaram uma era tambem foram espectaculares e Jericho é um pouco melhor.
    Concordo que serão futuros hall of famers e Jericho é dos melhores a fazer promos passeia classe nos ringues e tem um carisma brutal, desde a sua estreia causou logo algum impacto embora mais tarde se tenha afirmado!
    E já agora é esperar para ver esta Raw até as 3 da manhã aqui nos Açores (eu tenho que me levantar as 6 da manhã mas vai valer apena) agora eu digo se este aparato todo é para o regresso de algum wrestler pouco familiarizado com os fãs da wwe como Ryback ou Brodus Clay eu vou me deitar logo xD

  7. Mal vi o título ficou logo curioso para ler este OnO.

    Para quem vir este resultado pode achar injusto ou então pode parecer um fraco mas lendo o teu texto percebe muito bem que isso é a realidade e de facto são dois excelentes lutadores e deram muito ao wrestling.

    Edge é muito bom naquilo que fazia mas Chris Jericho conseguia superar isso, ou seja, Edge não mau, Jericho é que é incrivel.

    Tanto um como o outro são dois futuros HOF e certamente duas grandes lendas para mais tarde recuperar.

    Para a tua pergunta acho que Edge ia acabar por ser um excelente heel de qualquer maneira mas obviamente que Lita foi importante e tendo um Edge heel sempre com manager deu sempre grandes resultados e cativava o odio.

  8. WWE Universe - há 5 anos

    Excelente artigo, em representaçao do possivel retorno do Y2J amanha, do combate da WM 26 e do futuro hall of fame Edge

    Edge teve uma especie de push com a ajuda de Lita

  9. Jerry Tyler - há 5 anos

    Os dois são ótimos lutadores, mas nos titulos acho que Edge ganharia pelo menos 2 pontos, apesar de Jericho conquistar o titulo mundial bem antes que Edge.

  10. Mario Magalhaes - há 5 anos

    Os dois foram grandes lutadores, eu sempre fui um admirador de Edge, mas tenho que concordar que Jericho, marcou uma era, como quando unificou os títulos da WWF e da WCW.

    Todos estamos na expectativa de seu retorno para o dia de hoje.

  11. SpikeTaz - há 5 anos

    As ringskills, nos últimos tempos, o Edge foi superior!

  12. Fábio - há 5 anos

    edge soo entrou para a wrestling para ajudar a mae

  13. theMIZ_L - há 5 anos

    Excelente post…apenas discordo na parte dos combates e carisma, que apesar do Jericho estar bastante bem nesses níveis, penso que o Edge seja melhor…mas cada um tem a sua opinião :)

  14. Master of Chaos - há 5 anos

    Acho que sim, o Edge sempre foi um ótimo lutador.
    Mas se naõ tivesse o caso com Lita, as coisas seriam diferentes.

    • Senão fosse a Lita as coisas seriam diferentes como? Até que ponto é que seriam?

      • onyewu77 - há 5 anos

        penso que as coisas nao seriam diferentes a lita so deu um ar mais picante a tudo aquilo que se passava na raw mas dai a dizer que se nao tivesse havido lita seria diferente nao consigo ver em que aspecto.

      • Também não consigo ver em que aspecto é que ele esta a falar por isso é que lhe perguntei.

      • Master of Chaos - há 5 anos

        Não entenderam né? Mas se não fosse a Lita ou a Era do Undertaker desde a época do caso de Edge com Vickie, as coisas teriam mudado. Vc’s nunca me entendem.

      • Rúben Rosa - há 5 anos

        O que eu quis dizer foi: a personagem de edge como heel não tava muito em alta até ele ter o caso com a Lita enquanto esta ainda namorava com Matt. O que eu quero perguntar é: imaginem que ele nunca teria tido aquele caso com a Lita, acham que ele ficaria tão odiado e a ser Top Heel?

  15. Master of Chaos - há 5 anos

    Ótimo artigo.
    Continuem assim.

  16. nuts - há 5 anos

    eu acho edge e jericho muito próximos um do outro; um é bom numas coisas, outro noutras. eu pessoalmente não daria assim a vitória a jericho, pelo menos um empate. a lita foi totalmente um grande empurrão para edge. mas atenção; mais se estragou ela. a storyline fez com que edge fosse odiado, mas a lita passou de uma das mais adoradas para a mais odiada (chamarem-lhe p*** e assim). mas belo ONO

  17. Master of Chaos - há 5 anos

    Lendo este artigo eu lembor de lutas de John Cena e Jericho.

  18. Red Guy - há 5 anos

    Para a semana: Kane vs John Cena

  19. ruben - há 5 anos

    eu acho que o jericho e melhor que o edge, embora que a pontuação e muito baixa nos combates e nos titulos , nos combates acho que deveria ser igual a pontução pois o edge teve um combate na wrestlemania conta o undertaker e por inovado e ter criado os combates tlc. Em relaçaoa titulos acho que o edge deveria ser melhor que o jericho pois o edge ganhous mais vezes os principais titulos de cada marca e ja ganhou o royal rumble

  20. Dipil Nathalal - há 5 anos

    Eu nunca fui fã do Chris Jericho. Sim a nível de pro-wrestler em termos de skills, in-ring psychology, storytelling é espectacular.. mas é daqueles que sempre me irritou pela maneira que mostra ser ou por algumas coisas que diz.. mas também nunca fui fã do Edge, que também achava-o irritante e achava que não tinha carisma nem mic skills suficientes para fingirem que ele tinha mic skills e carisma.. no entanto, concordo com o resultado. 4-1 para Jericho.

  21. Rocha - há 5 anos

    n concordo na categoria do carisma, edge e the rock são os 2 tipos mais carismáticos do wrestling, na minha opinião…
    vídeos excelentes esses que postaste!

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador