Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

One on One #22 – The Rock vs Steve Austin

Sejam muito bem-vindos a mais uma edição do One on One. Esta semana teremos frente a frente os dois expoentes máximos da Attitude Era. The Rock e “Stone Cold” Steve Austin, dois wrestlers que marcaram a era mais popular da WWE e do Wrestling.

The Rock

Dwayne Johnson, mais conhecido por todos por The Rock, é um wrestler de terceira geração, pois o seu avô, Peter Maivia, e o seu pai, Rocky Johnson estiveram envolvidos no ramo do wrestling. Treinado pelo seu pai, Rock conseguiu entrar para a World Wrestling Federation, estreando-se no Survivor Series 1996, sendo o último sobrevivente do combate tradicional do evento. O seu nome de ringue era Rocky Maivia (uma combinação dos nomes do seu avô e do seu pai) e começou a carreira com um grande push ao ganhar o título Intercontinental após 3 meses de lá estar.

Mas os fâs não gostavam da personagem pois era um tipo bonzinho que andava a “ser empurrado pela garganta adentro” dos fãs. Por isso, em 1997, Dwayne tornou-se heel e juntou-se à Nation of Domination, na altura liderada por Faarooq, começando a referir-se na terceira pessoa e a chamar-se The Rock. Em Dezembro de 1997, The Rock ganhou o título Intercontinental pela segunda vez e manteve-o por 9 meses até perder-lo para Triple H num Ladder match no SummerSlam 1998 num dos melhores combates pelo título de sempre e da história do PPV.

Durante o tempo em que foi campeão, Rock tornou-se líder da Nation of Domination e quando perdeu o Intercontinental title, a stable dissolveu-se. No Survivor Series 1998, Rock tornou-se no WWF Champion vencendo Mankind, juntando-se a Mr. Mcmahon e a stable “The Corporation” nasceu. The Rock começou a referir-se como o “The People’s Champion” e a qualidade das suas promos eram excelentes. Na Wrestlemania 15, The Rock enfrentou pela primeira vez na Wrestlemania, Steve Austin perdendo o título. Um mês depois de perder o título, Rock tornou-se Face começando feuds com The Undertaker, Triple H e Billy Gun até que começou a fazer Tag Team com Mankind começando a chamarem-se The Rock ‘n’ Sock Connection ganhando os títulos de Tag Team por 3 vezes.

The Rock viria a ganhar o Royal Rumble em 2000 e voltaria a ganhar o WWF Title no Backlash nesse mesmo ano. Dwayne viria também a acrescentar alcunhas para a sua personagem como “The Most Electrifying Man in Sports Entertainment” e tornou uma simples cotovelada e uma sobrancela famosas. Na Wrestlemania 17, Rock defrontou pela segunda vez Steve Austin e perdendo o título outra vez, saindo por uns meses do wrestling para gravar o filme “O regresso da Múmia”, só voltando aos ringues no Verão de 2001 para participar na storyline “The Invasion” onde ganhou o título da WCW por 2 vezes.

Na WrestleMania 18 aconteceu, na minha opinião, um dos melhores combates da história, The Rock vs Hulk Hogan. Dois ícones, num combate que viria a ser o grande destaque do ano. No Vengeance 2002, The Rock tornou-se no Undisputed Champion e um mês depois perderia o título para Brock Lesner, tirando mais uma vez um tempo para gravar outro filme. Nesta altura os fâs começaram a virar-se contra The Rock, pelas constantes saídas. Esta revolta originou um fantástico heel turn para The Rock, que quando voltou em 2003, fez das melhores promos heel de sempre. levando os fãs a apoia-lo como a odia-lo.

Na WrestleMania 19, The Rock, finalmente conseguiu vencer Steve Austin na Wrestlemania e um mês depois, no Backlash 2003, Dwayne faria o seu último combate individual contra Goldberg. Depois do seu último combate, The Rock viria a fazer algumas aparências, mas estava oficialmente retirado do wrestling para dedicar-se como actor.

Em 2011, The Rock voltou a um ringue da WWE e foi anunciado como o host da WrestleMania 27, fazendo com que John Cena não ganha-se o título da WWE. No Survivor Series de 2011, The Rock fez equipa com Cena e na Wrestlemania 28 irão defrontar-se entre si no primeiro combate singular de Dwayne  em quase 9 anos.

Steve Austin

Steve Austin começou a sua carreira de wrestling em 1989 na World Class Championship Wrestling, mas só começaria a ter sucesso quando estreou-se na WCW em 1991. Poucas semanas depois da estreia, Austin ganhou o WCW TV title e mais tarde nesse mesmo ano juntou-se à stable Dangerous Alliance. Em 1993, Austin formou com Brian Pillman, The Hollywood Blonds e ganharam o título de Equipas no dia 3 de Março desse ano. A equipa ficou junta até que Austin traiu Pillman o que levou a uma feud entre os dois.

No Starcade 1993, Austin viria a ganhar o título dos Estados Unidos da WCW e viria a ter feuds com Ricky Steamboat e Jim Duggan pelo título. Em 1995, Eric Bischoff despediu Steve Austin pois achava que ele não era um wrestler que desse dinheiro à companhia. Nisto, Austin assinou pela ECW o que levou a determinados segmentos onde este falava mal da WCW e gozava com a companhia. No final do ano de 1995, Austin assinou pela WWF com o nome “The Ringmaster”, tendo como manager Ted Dibiase.

A Gimmick não resultou e depois de Dibiase sair da companhia em Maio, Steve fez uma mudança radical tendo tudo começado quando ganhou o King of the Ring 1996 fazendo a famosa promo da sua coroação onde falou mal do seu adversário na final do torneio Jake Roberts “You sit there and you thump your Bible, and you say your prayers, and it didn’t get you anywhere! Talk about your psalms, talk about John 3:16… Austin 3:16 says I just whipped your ass!”. A frase “Austin 3:16” viria a tornar-se numa das mais populares frases da história do wrestling e viria a estar numa das T-shirts mais vendidas da história da companhia. Muita gente também diz que este foi o começo da Attitude Era.

Com esta nova personagem rebelde, Steve começou uma das rivalidades mais famosas da WWE, quando rivalizou com Bret Hart, sendo que ganhou o Royal Rumble em 1997 durante a rivalidade. Na Wrestlemania 13 os dois enfrentaram-se num combate de submissão (um dos melhores combates de sempre), onde Austin tornaria-se Babyface. Austin continuaria a sua rivalidade com Bret Hart, que tinha formado a Hart Foundation. No Summerslam 1997, Austin venceu Owen Hart para ganhar o título Intercontinental, mas durante o combate, Austin sofreu um Piledriver que partiu o seu pescoço. Isto levou a que Austin tivesse que parar por uns tempos para recuperar, mas nunca mais poderia apresentar um wrestling excelente que era um hábito.

Em 1997 foi onde também começou a popular rivalidade entre Steve Austin e Mr. Mcmahon que duraria até 1999. Austin ganhou o Royal Rumble pela segunda vez consecutiva em 1998 e na Wrestlemania 14 venceu Shawn Michaels para se tornar WWF World Champion e confirmar-se como a nova cara da companhia. Quando se tornou campeão, a rivalidade entre Vince e Austin tinha os seus momentos mais altos, sendo que esta rivalidade levou à subida das ratings e contribuiu para vencer a WCW na Guerra das companhias. Vince Mcmahon tentava sempre fazer com que Austin perde-se o título, sendo bem sucedido algumas vezes. A rivalidade culminou num combate de Jaula no PPV In Your House: St. Valentine Day Massacre que Austin ganhou.

Na WrestleMania 15, Austin venceu The Rock para ganhar mais uma vez o WWF title e durante o ano de 1999, Austin teria rivalidades contra Mankind, Triple H e Undertaker. Antes do Survivor Series 1999, Austin participou numa storyline, onde era atropelado por um carro, de forma a que Steve fizesse cirurgia ao pescoço. Um ano depois, Steve Austin regressou para se vingar de Triple H pelo atropelamento, sendo que ganhou o Royal Rumble 2001 pela terceira vez para defrontar The Rock na Wrestlemania. Austin ganhou a The Rock com ajuda do Mr.Mcmahon, mudando-se para heel.

Com o heel turn, Steve juntou-se com Triple H para formarem “The Two Man Power Trip” e a um certo ponto tinham o título da WWF, Intercontinetal e Tag Team no grupo. Austin viria, no mesmo ano, a trair a WWF na storyline “Invasion” juntando-se à WCW, tendo tido rivalidades com Kurt Angle e The Rock. Em 2002, Austin começou a ter problemas com o booking da sua personagem, pois a WWE queria que Austin perde-se para o novo wrestler, Brock Lesner. Austin não queria perder para um novato pois isso faria a sua personagem parecer fraca. Este problemas com o booking e com o seu casamento, resultaram na saída de Austin da WWE.

Em 2003, Austin voltaria para fazer o seu último combate da carreira com The Rock na Wrestlemania 19. Após a sua retirada, Austin foi fazendo algumas aparências desde ser GM da Raw a árbitro de combates importantes, em 2009 foi posto no Hall of Fame da WWE e em 2011 foi host do Tough Enough. Um dos melhores wrestlers de sempre, sem dúvida.

One On One

Wrestling Skills: Uma coisa que muita gente não se apercebe é que The Rock é um wrestler muito bom, e as suas qualidades no ringue não transparecem tanto porque é um entertainer fantástico. Steve Austin tem qualidades de ringue excelentes até ao ponto onde partiu o pescoço, que fez com que não pode-se arriscar muito nos seus combates. The Rock tem manobras como o clothesline, samoan drop, fisherman suplex, spinebuster, entre outros. Steve Austin tem manobras como o clothesline, suplex, boston crab, pointed elbow drop, entre outros. Tendo todos os factores em conta, depois de muito pensar resolvi dar o ponto ao “Stone Cold”. The Rock – 0 Steve Austin – 1

Mic Skills: Um ponto muito díficil de atribuir. Ambos fantásticos em qualidades ao microfone, sendo que Steve Austin começou mais cedo a mostra-lo. A Rebeldia que fazia e usava nas suas promos eram excelentes para a altura. The Rock começou mais tarde, mas se analisarmos bem, The Rock consegue ser um pouco melhor que Steve Austin. Ponto para Rocky. The Rock – 1 Steve Austin – 1

Carisma: Outro ponto díficil, ambos mais uma vez excelentes e ao mesmo nível. Steve Austin tinha um carisma de durão que bebia cerveja e atacava e ridicularizava o patrão, sendo que estas acções ajudaram muito no desenvolvimento e exposição do seu carisma no ringue. The Rock consegui ter o público na sua mão por completo, conseguindo num fechar de olhos, por tudo o edíficio a odia-lo ou a adora-lo. Era capaz de não dizer nada e o público ainda gritava por ele. Isto é apenas uma pouca fracção do carisma de Rocky e penso que ele é um bocadinho melhor que Stone Cold. The Rock – 2 Steve Austin – 1 

Combates: Ambos tiveram combates muito bons. Steve Austin teve excelentes combates com Shawn Michaels, Ricky Steamboat, The Undertaker, Bret Hart, Triple H e The Rock. Rocky teve excelentes combates com Triple H, Brock Lesner, Steve Austin, Kurt Angle e The Undertaker. Aqui vou dar o ponto a ambos pois não me consigo decidir qual deles tive os melhores combates. The Rock – 3 Steve Austin – 2

Títulos e Conquistas: Steve Austin conquistou: WCW United States Heavyweight Championship (2x), WCW World Tag Team Championship (1x – com Brian Pillman, WCW World Television Championship (2x), NWA World Tag Team Championship (1x) – com Brian Pillman, Million Dollar Championship (1x), WWE Championship (6x), WWE Intercontinental Championship (2x), WWE Tag Team Championship (4x) – Shawn Michaels (1), Dude Love (1), The Undertaker (1) e Triple H (1), King of the Ring (1996), Royal Rumble (1997, 1998, 2001), Slammy Award –  Freedom of Speech (1997), WWE Hall of Fame (2009), PWI Feud of the Year (1998, 1999) vs. Vince McMahon, PWI Match of the Year (1997) vs. Bret Hart – WrestleMania 13 num Submission match, PWI Most Hated Wrestler of the Year (2001), PWI Most Popular Wrestler of the Year (1998), PWI Rookie of the Year (1990), PWI Wrestler of the Year (1998, 1999, 2001).

The Rock conquistou: WCW/WWE World Heavyweight Championship (2x), WWF/E Championship (7x), WWF Intercontinental Championship (2x), WWF Tag Team Championship (5x) – Mankind (3), The Undertaker (1) e Chris Jericho (1), Royal Rumble (2000), Slammy Award – New Sensation (1997), Slammy Award for Game Changer of the Year (2011) – com John Cena, Slammy Award for Guess Who’s Back or: Return of the Year (2011), PWI Match of the Year (1999) vs. Mankind in an “I Quit” match at Royal Rumble, PWI Match of the Year (2002) vs. Hulk Hogan – WrestleMania X8, PWI Most Popular Wrestler of the Year (1999, 2000), PWI Wrestler of the Year (2000). Ponto para Steve Austin. The Rock – 3 Steve Austin – 3

Chegamos ao final de mais um One on One e temos um empate entre estes dois ícones do wrestling. Sinceramente, quando me pergunto qual destes os dois é o melhor não consigo responder a essa pergunta. Um empate parece o resultado mais justo, mas claro que que os leitores poderam ter uma opinião diferente. Se gostaram do artigo comente e digam do que gostaram. Abaixo deixo links como sempre, uma questão e nesta semana também uma votação para o artigo seguinte. Até para a semana.

Votação

– Bret Hart vs Shawn Michaels
– Lita vs Trish Stratus
– X-Pac vs Razor Ramon
– Bobby Roode vs James Storm
– Hulk Hogan vs Randy Savage

Questão

– Qual é o vosso momento The Rock ou Steve Austin favorito?

Links

Todos estes combates devem ser vistos pois melhor wrestling não encontram:

The Rock vs Steve Austin  – WrestleMania 17 –
The Rock vs Triple H – Backlash 2000 –
Steve Austin vs The Undertaker – SummerSlam 1998 –
Steve Austin vs Bret Hart – WrestleMania 13 –
The Rock vs Steve Austin – WrestleMania 19  –
The Rock vs Hulk Hogan – WrestleMania 18 –

Até para a semana!

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “The Bottom Line” e Ex- escritor do artigo "One on One". Acompanha Wrestling à 10 anos.

41 Comentários

  1. WWE Universe - há 5 anos

    Gostava de Hogan vs. Savage e Lita vs. Status, mas voto em BRET HART VS. SHAWN MICHAELS

  2. The_Great_White - há 5 anos

    Voto em Bret Hart vs Shawn Michaels e concordo com o artigo pois também acho que não se pode dizer quem é melhor entre dois lutadores fantásticos como esses

  3. BrunoBomb15 - há 5 anos

    Eu quero ver para a próxima o Bret Hart vs Shawn Michaels e o melhor momento de Stone Cold foi quando ele fez o Stunner ao Mr. McMahon eu nessa altura ainda pouco conhecia o wrestling. Do Rock não sei houve muitos que não consigo decidir.

  4. MrCareca - há 5 anos

    TRISH vs LITA =P

  5. ricardo - há 5 anos

    – Hulk Hogan vs Randy Savage

  6. daniel espinheira - há 5 anos

    Para mim, os dois melhores wrestlers de sempre e sera muito dificil alguem conseguir chegar ao patamar que estes dois estao :)
    Concordo com o resultado, e em relaçao aos momentos marcantes que tiveram, eles protagonizaram tantos momentos brilhantes que é dificil escolher, mas nunca me vou esquecer de uma promo para a Survivor Series 2001 em que ambos estavam no ringue e no fim cantaram em conjunto :D
    Em relaçao ao proximo One on One gostava que fosse Bret vs Shawn, mas ia achar piada uma Lita vs Trish, pois na altura delas nao era so beleza, mas sim wrestling skills…

  7. edge_forever - há 5 anos

    Bret Hart vs Shawn Michaels

  8. Esta aqui um excelente OnO e percebo completamente o porque de não teres conseguido arranjar um vencedor com dois lutadores muito equilibrados como estes isso é normal. Mas de qualquer maneira o artigo esta excelente e desse lista vou escolher Bret Hart vs Shawn Michaels.

    Num OnO para o futuro podias também ponderar aquilo que foi uma grande feud no passado e fazer Sting vs Ric Flair. Mas um Undertaker vs Shawn Michaels tambem seria incrivel.

  9. Gian Brasil - há 5 anos

    Votação: Hulk Hogan X Randy Savage

  10. Tomás - há 5 anos

    – Hulk Hogan vs Randy Savage

  11. Rafa93 - há 5 anos

    sem duvida BH vs. SM
    o melhor momento do rock era ” i get’s smell, what the rock is cocking”
    o melhor momento do SCSA foi quando ele vei com uma carrinha e foi para cima dela atirar com adube para a familia mcmahon e mais alguem que nao me lembro

    • Rúben Rosa - há 5 anos

      Deixa-me corrigir-te. Não é “i get’s smell, what the rock is cocking”. É If you smell lalalalalalalaaala what the rock is cooking” xD

  12. .Massacre - há 5 anos

    Melhor resultado que podias dar. Empate! São simplesmente os 2 melhores que já entraram no ringue.

  13. Kash - há 5 anos

    Votaçao: Bret Hart vs Shawn Michaels

  14. joaosilva - há 5 anos

    lita vs stratus

  15. Frederico_WWE - há 5 anos

    Votação: Bret Hart vs Shawn Michaels sem dúvida!
    Este One on One foi brutal e dar empate é siceramente o mais justo que podias fazer não há nenhum que mereça perder eram fabulosos convenhamos!

  16. Ricardo Fonseca - há 5 anos

    Melhor momento do Stone Cold? “Austin 3:16 says that you just had wet your panties” xDDDD
    Melhor momento do Rocky? “Hogan, you’ll grab that camera, that is already shined up realy nice, and turned sideways, and you’ll say your prayers, and put it all up your candy-asses!”

    Votaçao? Bret “The Hitman” Hart vs Shawn Michaels

  17. Fábio - há 5 anos

    pedi te para fazeres um one on one entre estes dois e aqui esta sinceramente tambem nao consigo dizer qual o melhor e para a semana gostava de ver hbk vs hart

  18. PT - há 5 anos

    Bret vs Shawn

  19. Fábio - há 5 anos

    alguem me pode diz o que que e o austin 3:16

    • Salgado - há 5 anos

      Quando Steve Austin ganhou o King of the Ring em 1996, ele estreou uma famosa catchphrase que é o seguinte: “You sit there and you thump your Bible, and you say your prayers, and it didn’t get you anywhere! Talk about your psalms, talk about John 3:16… Austin 3:16 says I just whipped your ass!”

      Acabou por se tornar uma das cathphrases mais reconhecidas de todos os tempos e “austin 3:16” é das inscrições mais usadas em t-shirts.

    • Rúben Rosa - há 5 anos

      Fabio eu pos isso na descrição da carreira de Steve Austin. Mas vocês dão-se ao trabalho de ler essas descrições? xD

      • Salgado - há 5 anos

        Eu dou!! :) E já agora, tenho acompanhado todas as edições e acho que o teu trabalho continua a um nível bastante elevado. Foi inteligente e normal da tua parte teres dado um empate a estes dois, por razões compreensíveis! Continua assim, porque a fórmula resulta, e já agora quero ver todas as opções que colocaste na votação, mas a primeira devia ser Shawn Michaels x Bret Hart :)

  20. Silveira - há 5 anos

    – Lita vs Trish Stratus

  21. lucasmania - há 5 anos

    Bret Hart vs HBK com certeza
    SCSA e ROCK provavelmente serao os melhores de sempre
    sera possivel PUNK VS SCSA?

  22. facr - há 5 anos

    seria engraçado haver um One on One de divas, por isso voto em Trish vs Lita

  23. Chazz_Princeton - há 5 anos

    Excelente artigo! Sou da mesma opinião que tu, por muito que todos os outros confrontos vejam sempre um vencedor, se há confronto em que descobrir o vencedor não faz sentido, é o confronto entre o The Rock e o Steve Austin. Um empate de dimensões épicas no mundo do wrestling.

    Uma pequena coisa, Brock Lesnar*. Mas tirando isso, parabéns, e mais uma vez, continua o bom trabalho.

    Momento favorito de Stone Cold ou The Rock… terá que ser este: http://www.youtube.com/watch?v=VKcc_7KInyg

    Para o próximo One on One, penso que um Lita vs Trish não calhava nada mal! Isto para guardar o Bret Hart vs Shawn Michaels para outra altura :P

  24. Luis - há 5 anos

    X-Pac vs Razor Ramon

  25. raphael - há 5 anos

    a verdade nua e crua e que the rock depois de hulk hogan elevou a wwe a um nivel que stone cold nao conseguiu….por mais que tenha sido grande tambem…depois de hulk hogan, the rock centralizou as atencoes….pra mim…foi nao melhor wrestling pois stone cold era mais intenso, mas como um todo mais importante para a industria em todos os sentidos…

  26. Mbsnake - há 5 anos

    Pessoal , tenho uma novidade para vcs , mas se calhar vcs ja sabem … o EDGE VAI FAZER PARTE DO HALL OF FAME 2012 JUNTO COM OS FOUR HORSEMEN !!!!

  27. WWE Universe - há 5 anos

    Pois é, o Raw no PTW nunca mais sai

  28. WWE Universe - há 5 anos

    Belo video, Chazz_Princeton

  29. WWE Universe - há 5 anos

    lol, Salvador

  30. Luis - há 5 anos

    so de pensar q nesta altura vimos estrelas como hhh,ou rock, a lutarem pelo cinto intercontinental…

  31. Master of Chaos - há 5 anos

    Hulk Hogan contra Randy Savage.
    Eu diria que o momento que eu mais gostei, foi do The Rock em uma single contra Masked Kane na Raw IS War.

  32. pedroWWE - há 5 anos

    Hulk Hogan vs Randy savage

  33. Xadas - há 5 anos

    Bret Hart vs Shawn Michaels

  34. Gabriel Paccioni - há 5 anos

    HeartBreak Kid Vs The Hitman

  35. Dipil Nathalal - há 5 anos

    Um empate nao é injusto de todo, mas mesmo assim, acho que o Rock ganha por uma décima. Porque o Rock é uma estrela internacional na TV, cinema, etc e bom…digamos que de 0/10, a importancia que cada um teve no Pro-Wrestling… acho que o Stone Cold faz 9.9…e o The Rock faz 9.91… (um centesimo de diferença! lol)
    Acho que essa mensagem ficou clara no wrestlemania 18, com a passagem de testemunho do Hulk Hogan ao The Rock.
    Simplesmente, The Rock acho que consegue chegar às crianças, algo que Stone Cold nem por isso. Acho que essa é a razao do centesimo..
    Bom, mas como disse, um empate nao é de todo injusto, porque ambos complementam-se um ao outro para terem o sucesso que tiveram/têm. Só espero é que neste Wrestlemania The Rock não passe o testemunho a John Cena, porque este nada fez para merecer esse estatuto (carisma, vendas e adeptos crianças não são suficientes para convencerem nenhum crítico sério, já que John Cena tornou-se estrela numa época de ”crise no wrestling” )

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador