Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

One on One #23 – Shawn Michaels vs Bret Hart

Sejam bem-vindos a mais uma edição do One on One. Nesta edição irei falar dos vencedores da votação da semana passada. Hoje é Shawn Michaels vs Bret Hart! Duas grandes lendas da história do wrestling, mas qual deles sairá vencedor?

Shawn Michaels

Shawn Michaels começou a sua carreira de wrestling em 1984 participando em vários territórios como a AWA. Foi na AWA que Michaels formou parceria com Marty Jannety criando-se assim a popular Tag Team, The Rockers. Esta Tag Team era inovadora pela manobras High Flyer que praticavam tendo a certo ponto ganho os títulos de Tag Team da AWA. Em 1988, The Rockers chegaram à WWF continuando como Tag Team até que em 1991, Michaels traiu Jannety, para se tornar heel e começar a sua carreira como wrestler individual.

Em 1992, Shawn estreou a sua nova Gimmick como The HeartBreak Kid, um villão convencido e vaidoso. Tinha como manager The Sensational Sherri e mais tarde Deisel. Nesse ano, Shawn ganhou pela primeira vez o título Intercontinental, começando a ter grande destaque na companhia. Na Wrestlemania 10, HBK enfrentou Razor Ramon num Ladder match, um dos melhores combates da história do evento e foi um combate que inovou.

No Royal Rumble 1995, HBK ganhou o combate do evento fazendo assim a transição para o Main Event. Contudo, só viria a ganhar o título da WWF um ano depois na Wrestlemania 12 quando venceu Bret Hart no primeiro Iron Man match. Nesta altura também tinha sido formado o infame grupo “The Kliq” no qual HBK era o líder e o nome Kliq também começou a ser referido como o grupo de fâs de Shawn Michaels. Shawn Michaels é também um dos membros e primeiro líder do grupo D-Generation X que foi formado em 1997.

Shawn Michaels participou no primeiro Hell in the Cell contra The Undertaker e foi um dos intervenientes no infame Montreal Srewjob. No Royal Rumble 1998, Shawn Michaels sofreu uma lesão nas costas o que muitos consideraram ser o fim da carreira do Heartbreak Kid. Ficou de fora dos ringues por 4 anos e meio até que no SummerSlam 2002, Shawn fez o seu combate de regresso frente a Triple H. No Survivor Series 2002, Michaels ganhou o seu último título mundial e mais tarde começou uma feud com a stable Evolution e com Chris Jericho. Nesta altura, Shawn também começou a mostrar grandes combates e uma forma incrível para a idade que já tinha, tendo grandes clássicos com Triple H, Chris Jericho, Kurt Angle e até Vince Mcmahon.

Em 2006 Shawn juntamente com Triple H trouxeram os DX de volta e nos anos seguintes viria tanto a adotar a personagem de rebelde degenerado como a de HBK. Nos últimos anos da sua carreira Shawn Michaels viria a ajudar as jovens estrelas a crescer como wrestlers tais como Mr. Anderson, Carlito, Chris Masters,  Cody Rhodes, Ted Dibiase, entre outros, nunca querendo ganhar o título principal.

Na WrestleMania 26 ocorreu o último combate de Michaels num combate que opós o HBK e Undertaker e um ano depois foi induzido no Hall of Fame. Provavelmente o melhor Superstar de sempre!

Bret Hart

Bret Hart começou a sua carreira de wrestling em 1976. Filho do famoso promotor e wrestler Stu Hart, Bret começou a carreira na companhia do pai, Stampede Wrestling passando também por New Japan Pro Wrestling. Em 1984, Stampede Wrestling foi comprada pela WWF, e Bret Hart foi contratado pela companhia de Vince Mcmahon.

Bret começou a ter destaque na WWF quando formou equipa com Jim “The Anvil” Neighthart. A Tag Team chamava-se “The Hart Foundation” e ganharam juntos os títulos de equipas por 2x tendo grandes combates com uma outra grande Tag Team “The British Bulldogs”. Em 1991 a equipa separou-se dando possibilidade a Bret de se impor como lutador singular. No SummerSlam 1991, Bret ganhou o título Intercontinental e nesse ano também o King of the Ring.

Em 1992, Bret Hart ganhou o seu primeiro título da WWF vencendo Ric Flair, e manteve o título até á Wrestlemania 9 onde perdeu para Yokozuna. Em 1grande rivalidade com o seu irmão Owen Hart e entre 1993 e 1995, Bret teria uma grande rivalidade com Jerry Lawler que culminou num Kiss My Foot match no Summerslam 1995 que Bret ganhou. No Wrestlemania 12 aconteceu um dos melhores combates de sempre, um Iron Man  match entre Bret e HBK no qual Shawn ganhou. Depois do combate, Bret começou a ter uma certa rivalidade com Shawn, pelas atitudes que HBK tinha para com ele e os outros wrestlers. No Survivor Series 1996 começou uma grande rivalidade com Steve Austin que duraria quase um ano.

Depois da Wrestlemania 13, Bret fez um heel turn, começando a criticar os americanos e a elogiar o Canadá e outros países dizendo que eram todos melhores do que os EUA. Este Hell turn também este na base da “Hart Foundation” de 1997 na qual tinha como membros Bret, Davey Boy Smith, Owen Hart, Brian Pillman e Jim Neighthart.

No Survivor Series 1997 ocorreu o último combate de Bret Hart na WWF na altura, porque Bret estava de saída para a WCW. Vince queria que Bret perde-se o título para Shawn no Survivor Series que se realizava em Montreal. Bret recusou-se pela forma que Shawn lhe tinha tratado nos últimos tempos, sugerindo que perderia para Steve Austin ou o Undertaker, todo menos para o HBK. Vince disse que sendo assim Bret ganharia o combate e ponha o títuo vago no dia seguinte, mas isto não aconteceue Bret foi “tramado” por Vince na luta, no chamado Montreal Screwjob, um dos piores acontecimentos da história do wrestling e que muitos defendem que foi tudo combinado.

Hart estreou-se na WCW no final de 1997 tendo ganho o título dos US por 4x, o título de tag team por 1x e o título Mundial da WCW por 2x até que no Starrcade 1999, Bret sofreu a lesão que lhe obrigaria a retirar-se dos ringues depois de levar um pontápe na cabeça, cortesia de Goldberg.

Bret Hart em 2005, começou a trabalhar com a WWE pela primeira vez desde 1997 de forma a fazer um DVD da sua carreira e a indução no Hall of Fame que acabou por acontecer em 2006.

No primeiro  Raw de 2010, Bret foi Guest Host e fez as pazes com Shawn Michaels. Na Wrestlemania 26, Hart combateu Vince Mcmahon de forma a por fim á rivalidade dos dois. Provavelmente o melhor lutador técnico de sempre!

One on One

Wrestling Skills Ambos excelentes no que toca a qualidade no ringue. Shawn Michaels usa manobras como Inverted atomic drop, Moonsault, Diving elbow drop, Dropkick e Figure-four leglock. Bret Hart usa manibras como Sunset flip, Victory roll, Bulldog, DDT, Dropkick e Enzuigiri. Estando no topo na mesma altura, estes dois eram quem sempre davam o melhor espetáculo aos fâs. Acho que o Bret é um pouco melhor que HBK neste ponto, muito devido ao seu wrestling técnico e ao treino que teve do seu pai. Shawn Michaels – 0 Bret Hart – 1

Mic Skills – Shawn Michaels é muito bom ao microfone mostrando grande capacidade de fazer boas promos com qualquer um. Bret Hart penso que é muito underaded no que toca a promos e sinceramente penso que as promos que fez em 1997 eram muito boas. Mas acho que não existe grande dúvida de quem é melhor neste  ponto. Shawn Michaels – 1 Bret Hart – 1

Carisma – HBK à primeira vista apresenta primeiro o Carisma, depois o wrestling, sendo que o grande carisma que tinha era o que mais despertava o interesse. Sendo o dançarino que dança com as crinças do público, sendo o rebelde dos Dx, ninguém pode negar que Michaels  é um dos melhores no que toca a carisma. Bret Hart penso que sempre teve um problema neste ponto. É verdade que era muito popular e tinha sempre grandes reacções dos fâs, mas era devido aos grandes espectáculos que apresentava. Penso que a única vez em que Bret mostrou Carisma acima da média, foi em 1997 quando era heel. Shawn ganha. Shawn Michaels – 2 Bret Hart – 1

Combates: Tal como na semana passada, ambos têm combates muito bons, sendo muito díficil escolher qual dos dois teve melhores. Shawn Michaels e Bret Hart tiveram bons combates contra Owen Hart, Deisel, Steve Austin, Davey Boy e muitos outros. Decidi dar o ponto a ambos os lutadores. Shawn Michaels – 3 Bret Hart  – 2

Popularidade: Quem é o mais popular? Ambos muito conhecidos tanto nos EUA como no resto do mundo. Neste ponto decidi dar o ponto a Bret, porque penso que na altura dos seus tempos de glória conseguia mais reacções dos fâs tanto por crianças, mulheres ou homens do que Deisel e Shawn Michaels. E também penso que em todo o mundo têm mais popularidade que HBK. Shawn Michaels – 3 Bret Hart – 3

Títulos e Conquistas: Shawn Michaels ganhou: WWF Championship (3x), World Heavyweight Championship (1x), WWF European Championship (1x), WWF Intercontinental Championship (3x), WWF/E World Tag Team Championship (5x) – Diesel (2), Steve Austin (1), John Cena (1), e Triple H (1), WWE Tag Team Championship (1x) – Triple H (1), Royal Rumble (1995, 1996), WWE Hall of Fame (2011), Slammy Award for Best Slammin’ Jammin’ Entrance (1996), Slammy Award for Best Threads (1996), Slammy Award for Squared Circle Shocker (1996), Slammy Award for Master of Mat Mechanics (1996), Slammy Award for Match of the Year (1996) vs. Razor Ramon in a Ladder match SummerSlam, Slammy Award for Leader of the New Generation (1996), Slammy Award for Best Finisher (1997), Slammy Award for Match of the Year (1997) vs. Bret Hart in an Iron Man match at WrestleMania XII, Slammy Award for Match of the Year (2008) vs. Ric Flair at WrestleMania XXIV, Slammy Award for Match of the Year (2009) vs. The Undertaker at WrestleMania XXV, Slammy Award for Moment of the Year (2010) vs. The Undertaker at WrestleMania XXVI, PWI Feud of the Year (2008) vs. Chris Jericho, PWI Match of the Year (1993)vs. Marty Jannetty Monday Night Raw May 17, PWI Match of the Year (1994) vs. Razor Ramon in a Ladder match at WrestleMania X, PWI Match of the Year (1995) vs. Diesel at WrestleMania XI, PWI Match of the Year (1996) vs. Bret Hart in an Iron Man match at WrestleMania XII, PWI Match of the Year (2004) vs. Chris Benoit and Triple H at WrestleMania XX, PWI Match of the Year (2005) vs. Kurt Angle at WrestleMania 21, PWI Match of the Year (2006)vs. Vince McMahon in a No Holds Barred match at WrestleMania 22, PWI Match of the Year (2007) vs. John Cena on Raw on April 23, PWI Match of the Year (2008) vs. Ric Flair at WrestleMania XXIV, PWI Match of the Year (2009) vs. The Undertaker at WrestleMania XXV, PWI Match of the Year (2010) vs. The Undertaker in a Career vs. Streak match at WrestleMania XXVI, PWI Most Inspirational Wrestler of the Year (2010), PWI Most Popular Wrestler of the Year (1995, 1996).  Total de 43 títulos.

Bret Hart ganhou: WWE United States Championship (1x), WWF Championship (5x), WWF Intercontinental Championship (2x), WWF Tag Team Championship (2x) – com Jim Neidhart, King of the Ring (1991, 1993), WWF Superstar of the Year (1993), Royal Rumble (1994), WWE Hall of Fame (2006), Slammy Award for Put a Fork in Him, He’s Done (1996 – The Sharpshooter), Slammy Award for Best Music Video (1996), Slammy Award for Which WWF champion, past or present, in attendance, is Hall of Fame bound? (1996), Slammy Award for Match of the Year (vs. Shawn Michaels at WrestleMania XII) (1996), WCW United States Heavyweight Championship (4x), WCW World Heavyweight Championship (2x), WCW World Tag Team Championship (1x) – com Goldberg, PWI Comeback of the Year (1997), PWI Feud of the Year (1993)vs. Jerry Lawler, PWI Feud of the Year (1994) vs. Owen Hart, PWI Match of the Year (1992) vs. British Bulldog at SummerSlam, PWI Match of the Year (1996) vs. Shawn Michaels in an Iron Man match at WrestleMania XII, PWI Match of the Year (1997) vs. Steve Austin in a Submission match at WrestleMania 13, PWI Most Hated Wrestler of the Year (1997), PWI Most Inspirational Wrestler of the Year (1994), PWI Stanley Weston Award (2003). Total de 35. Shawn Michaels – 4 Bret Hart – 3

Chegamos ao fim de mais um One on One, e como já se devem ter apercebido, atribuí a vitória ao HBK. Penso que este resultado podia ter dado tanto para um lado como para outro, porque e lembrem-se que este artigo não passa da minha opinião e claro que sempre tento ser justo nos resultados que apresento. Hoje não há votação mas deixo Links e uma Questão como sempre. Até para a semana.

Questão

Achas que o Montreal Screwjob foi verdade ou tudo combinado?

Links

Bret Hart vs Owen Hart – WrestleMania 10
Part 1:
Part 2:

Bret Hart vs Chris Benoit –

Shawn Michaels vs Bret Hart – WrestleMania 12 –

Shawn Michaels vs Kurt Angle –

HBK promo 2005 –

Até para a semana!

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “The Bottom Line” e Ex- escritor do artigo "One on One". Acompanha Wrestling à 10 anos.

18 Comentários

  1. MrCareca - há 5 anos

    mt bom artigo, como sempre ^^ deixo aqui uma sugestão:

    pk n um one on one entre o ring tradicional e o ring hexagonal (espero k seja assim o nome dele)? =P

  2. Mais uma vez tens aqui um excelente OnO. Concordo com o que dizes e para Shawn Michaels não é muito melhor que Bret Hart mas ligeiramente um pouco melhor porque são dos fora de series, parabens pelo artigo.

    Para mim o Montreal Screwjob foi verdade porque senão foi aquilo foi muito bem preparado.

  3. Chazz_Princeton - há 5 anos

    O Montreal Screwjob foi verdade. Havia muita polémica nos bastidores e muita tenção entre o Shawn e o Bret. O Bret não queria dar o título ao Shawn porque estava convencido que o Shawn não o respeitava. Tinha havido muita confusão entre esses dois devido a mal entendidos e certas coisas que ambos fizeram um ao outro.

    Até momentos antes do combate acabar, ninguém sabia quem iria ganhar, além do Michaels e do Hart. Penso que eles tinham combinado o combate com a vitória a sorrir para o Michaels (posso estar enganado nesta parte, não tenho a certeza), mas o Vince combinou com o árbitro Earl Hebner que este deveria fazer com que o Hart perdesse forçadamente.

    Portanto, o Screwjob foi combinado sim, entre o Vince e o Earl Hebner, apenas. Nem o Bret Hart nem o Shawn Michaels sabiam o que realmente ia acontecer no final daquela noite.

    Se tivesse sido realmente kayfabe, penso que a WWE não iria arrastar aquilo durante 12 anos, quando o Bret voltou e fez as pazes com o Shawn. Esse momento btw também foi verdadeiro, foi a partir desse momento que os problemas entre o Bret e o Shawn finalmente deixaram de ter importância e ambos seguiram em frente, apesar de eles terem planeado mais ou menos como iriam conduzir o segmento, e apesar de já antes desse segmento eles estarem “na boa” um com o outro, foi nesse segmento que ambos realmente sentiram que estava tudo bem entre eles e que eram amigos de novo.

    • José Sousa - há 5 anos

      Sim verdade dois dos melhores da história do Wrestling, concordo com o resultado porque também considero o HBK ligeiramente superior sendo que neste caso é mesmo só ligeiramente superior.

    • Chazz_Princeton - há 5 anos

      Uma correcção. O Bret e o Michaels combinaram o combate com a vitória a sorrir para o Bret.

  4. The_Great_White - há 5 anos

    Muito bom…mais uma vez concordo com voce nesse One on One

  5. WWE Universe - há 5 anos

    Gostava de ver um One on One entre TNA e WWE mas acho que tenho de esperar pelo 100º ediçao deste artigo porque sera uma ediçao fantastica

  6. Frederico_WWE - há 5 anos

    Brutal One on One dois wrestlers fabulosos, magnificos, fenomenais, espetaculares, extraordinários muito carismáticos e Shawn Michaels realmente é “ligeiramente” melhor que Bret Hart sim.

  7. raphael - há 5 anos

    Desculpem respeito todos mas vou discordar….Por alguns simples motivos…Primeiro Bret Hart precisou conquistar seu espaço no meio de caras como Hulk Hogan, Randy savage, André the Giant, Ric Flair, entre alguns outros, quando michaels foi lançado ao main event, grande parte destes caras ja não estava mais na empresa, tinham ido para a wcw…

    As manobras de Bret Hart são muito, mas muito mais dificieis de serem realizadas, sendo ele considerado o wrestling mais tecnico de toda a historia, na minha opiniao a frente de kurt angle, as manobras de michaels, são copias de alguns grandes wrestlers, a historia mostra isso mas tambem michaels é excepcional pois executa com perfeição…

    No microfone não resta duvidas, michaels é infinitamente superior….

    Carisma… Bret Hart carregou a wwe nas costas, por cinco anos e foi alçado ao main event com apenas trinta e cinco anos, conseguiu tamanho carisma dentro e fora da empresa, que quando ric fliar abandonou a wwe para ir para wcw, o nome dele foi cogitado para ser roubado da rival tamanho ja era seu nome falado e apreciado entre as pessoas de dentro e fora dos balnearios, acho que carisma é uma palavra ampla e temos que analisa la deste modo, poucas pessoas gostam de michaels quer por ser egocentrico, quer por manipular push , quer por ser um wrestler sujo como houve no montreal scrowjob, entre as pessoas mais pode sim ser chamado de polemico, sim mais polemico que bret hart ele foi, agora carismatico não, não havia essa possibilidade, tanto nao houve que durante o tempo que ele ficou na companhia, bret hart liderou a wwe e nao michaels, e so perdeu este posto pq bret estava de saida da empresa, no tempo que bret hart esta na wwe, ele era o wrestler numero 1 pelo carisma e o que era em ringue..entao discordo da alegação….

    faltou o quesito titulos, os titulos de bret hart foram muito mais contudentes do que os de michaels, michaels ganhou 3 titulos mundiais, sendo que um deles, foi numa manobra suja do montreal em 1997, bret conquistou sete titulos mundiais. michaels conquistou mais intercontinental champions, em compensacao nunca ganhou um king of the ring, michaels conquistou mais vezes o titulo de duplas, por um motivo interessante, ele nao era a cara da empresa, logo em algumas excecoes como quando john cena, e triple h estavam no topo ele conseguia estes titulos, para estar em destaque o que era uma grande jogada da wwe..

    combates: gosto muito do blog mas mais uma vez vou discordar, estamos nos apegando muito a historia recente da wwe, e esquecendo do passado..a melhor luta de toda a historia da wwwe, foi british buldog e bret hart em 1992 em londres aonde bret perdeu a cinta, bret vs roddy piper, bret vc mister perfect, bret vc yokozuna, bret vs steve austin num i quit match, bret vs shawn michaels aonde ele perde a cinta no survivor series, bret vs owen hart num cage match, sem duvida bret teve combates muito melhores do que michaesls…..nao tenho duvidas neste ponto…

    Vou aproveitar e fazer minha lista:

    Melhores wrestler tecnicos de todos os tempos:

    Bret Hart
    Kurt angle
    Shawn michaels

    Mais populares

    Hulk hogan
    The rock
    Stone cold
    Ric Flair
    Undertaker

    Melhores Faces

    The Rock
    Stone cold
    Bret Hart

    Melhores Hells

    Ric Flair
    Chris jericho
    Kane

    espero que tenha acrescentdo algo ao blog.

    sempre respeitando a todos, so expressando opiniao..

    vlw

    • Rúben Rosa - há 5 anos

      Respeito muito a tua opinião. é verdade que o que disseste é verdade e tudo mais, mas como também já referi é normal que o resultado para alguns fosse diferente do que o meu. Cada um tem a sua opinião e eu respeito-te por teres de forma detalhada exposto a tua. ;)

    • Vinícius Nunes - há 4 anos

      Disse tudo… grande comentário…

  8. lucasmania - há 5 anos

    excelente one on one mais uma vez desta ves tratase de dois dos melhores e retratou muito bem os dois
    Falando da pergunta em si o MONTREAL SCREWJOB foi falso mas muito bem planejado pois se fosse verdade achas que a WWE nao teria grandes problemas juridicos pelo acontecimento

  9. Master of Chaos - há 5 anos

    É, acho que o Montreal Screwjob foi verdade, se não, foi uito bem ensaiado, mas um ótimo One On One seria:
    The Undertaker vs. Kane.

  10. Vinicius - há 5 anos

    Raphael eu discordo de muita coisa que vs falou.

    Primeiro, dizer que Shawn nao era carismatico é chamar o Cena de super tecnical. Michaels quando estreou mostrou que tinha um carisma exepcional, mostrou ele contra inumeros lutadores tendo feuds espetaculares.

    O Montreal Screwjob, nao era pra ter a vitoria do Michaels eles ja tinham decidido isso, Michaels daria o Sharpshooter, bret reverteria e daria sua submissão e michaels daria o tap-out só que Vince tinha combinado com o juiz outra coisa diferente mesmo Bret nao dando o tap-out ele acabou com a luta, se for ver aquela luta como fã vai ver michaels ganhando de forma injusta mai se for parar para ver o DVD do bret vs michaels explica como foi todo o Montreal Screwjob.

    Tanto Michaels e Bret tiveram lutas epicas mais Michaels teve lutas que marcaram muito mais como a primeira ladder match que teve uma repercursão mt mais abrangente, teve DX vs McMahon HIAC, e as 2 lutas contra Taker na WM.

    Ambos sao monstros da WWE, serao sempre lembrados e isso nao tem como mudar, mais dizer que o Bret é muito superior é estimar o cara demais, ambos sao superiores a muitos lutadores e nao tem como dizer que um é melhor que o outro, sempre vai ser um “um pouco” melhor só.

    • raphael - há 5 anos

      cara concordo com vc em partes, no termo geral geral, bret e um pouco melhor, minha modesta opiniao, agora dizer que michaels teve combates melhores e forcar demais, nao sou eu que digo, a wwe elegeu como melhor combate de todos os tempos da companhia bret vs bulldog que em minha opiniao realmente foi o melhor combate.

      o dvd da wwwe sobre montreal e questionavel, pois ambos estao sendo pagos para falar o que a wwe quer, a verdade e que michaels sabia que venceria, todos sabem disso. nao disse que michaels nao e carismatico, ele so nao é a ponto que bret foi, sao coisas distintas, vc cita o ladder match, mas a cage match foi bem mais emblematica, e sinceramente jericho teve ladders matchs mais contudentes do que michaels, em minha opiniao… se o montreal fosse daquela forma que disseram nao ficariam sem se falar dez anos …e algo nitido,fora o fato de que muita coisa e ocultada, a morte de owen ate hoje mal explicada, a exclusao de benoit do hall of fame, acho justo, mas nao se pode tratar o tema como se o cara nao existisse, a nao inclusao de randy savege, ou seja nao se pode acreditar em tudo que a wwe publica em alguns casos, e neste assunto e tendencioso, a esconder se a verdade, michaels sabia, e assumidamente nunca fez um trabalho de jobber como main event a hart, enquanto campeao michaels nunca perdeu para bret, preferindo se retirar kayfabe do que perder para bret, entao discordo de vc…sobre a dx, partindo do seu ponto de vista cara, a dx nao foi tao expressiva como dizem pois pegou a epoca da nwo, que foi a storlyne de todos os tempos, entao complica…sobre lutas, a survivor series de 92 foi o primeiro evento em ppv da wwe, e tinha bret e michaels la, foi mais contudente do que a ladder match ate pq envolvia razor ramon, que sempre foi uma star coadjuvante nunca de topo…..vejo bret hart, tecnicamente em ringue , juntamente com kurt angle superiores, ligeiramente, e num todo vejo bret superior a michaels pouca coisa, mas sim o que deve prevalecer num julgamento de wrestler é a tecnica, nao podemos ser seduzidos por wrestler e entretenimento bla bla bla…wrestler em sua essencia tem de ser wrestler e caras como bret hart, bulldog, benoit, edge, foley, ric flair, ralaram muito bumbum no ringue, para verem todos os anos de treinamento tecnicas, serem menosprezados por microfrones, promos,etc… caras como andre the giant, bruno sammartino, bud rodger, etc..nem sabiam falar…e foram monstros…partindo da logica, um a num no ringue, bret e kurt sao superiores a michaels..e vou ser mais polemico john cena, nao entra na minha lista nem de top 50 ..

  11. TheGreatWhiteDiowzer - há 5 anos

    EXCELENTE OnO mt bom mesmo.

  12. Dipil Nathalal - há 5 anos

    Boas!
    Bom artigo e tem umas questoes muito complicadas!
    A nível de wrestling skills nao ha duvidas acerca do Bret. A nivel de mic skills tb nao ha duvidas que é HBK.
    O resto torna-se polemico.. mesm oa nivel de titulos, tem que se ter em conta a duraçao deles, da credibilidade da storyline aquando terem os titulos, a importancia dos mesmos na epoca que se vivia, o numero de combates e pushes que cada um teve. Como o raphael disse e bem (o raphael disse MUITAS coisas boas!), o HBK levou logo um push para main event e o bret hart teve que escalar um caminho muito dificil numa epoca em que o ”Marksismo” dominava por completo o mundo do pro-wrestling e mesmo assim chegou onde chegou. Quanto a combates, o HBK teve envolvencia em combates mais importantes, mas tambem teve mais combates na WWF/WWE e mais anos..logo aí isso já é um factor que influencia.. por ter estado em angle matches, career/streak ending matches, wrestlemanias, etc.. tough call i guess.. quanto a carisma, o HBK tem uma fanbase maior, mas isso deve-se tambem porque está ha mais anos, reformou-se mais tarde, etc, mas o bret hart como referido, na era em que ele foi wrestler e o que conseguiu alcançar com isso..só revela também grande carisma!
    Acho que falta uma categoria: Entertainers.. aí o HBK é superior por tudo o que já foi feito.
    eu acho que no fim, eu votaria na vitoria do Bret Hart, se bem que HBK foi um entertainer maior.
    Quanto ao Montreal Screwjob.. acho que ha uma grande mistura de shoot com kayfabe…até pode ter sido uma coisa rela no inicio mas de certeza que as ”pazes” foram feitas bem antes do que nós pensamos e nessa altura passou para kayfabe, provavelmente para vender mais.. é uma questao muuito complexa acho eu, que há 10 anos eu e mais wrestling fans discutíamos muito no mIRC, mas que a conclusao final ao longo das coisas, até 2012..acho que pode ser essa..começou como algo verdadeiro e depois kayfabe e depois conseguiram fazer daquilo uma storyline com aquilo.. será sempre um mistério.. só a ”Maçonaria dentro da WWE” é que saberá e mesmo assim não serão todos. A informação ao longo dos anos foi sofrendo várias manipulações e alterações..

    Agora um aparte que nao tem a ver com isto:
    Minha opiniao após ler algumas sugestoes de alguns users, com o devido respeito: Acho que um One-On-One entre WWE e TNA e um One-On-One entre ring tradicional vs ring hexagonal é uma completa perda de tempo.. quanto muito não seja para tirar dúvidas se é 5-0, 4-2, 4-1, 5-2, 5-3 para os vencedores óbvios..
    Se ainda fosse um WCW vs TNA ainda sim, poderia valer a pena..e mesmo havendo grandes combates, grande X-Division, etc, e havendo muita porcaria da parte da WCW, tendo em conta o que a WCW teve em termos de storylines, star power, variedade de divisions, variedade de performers e combates, stables, lançamento de jovens promessas e futuros hall of famers da WWE, criado um Goldberg, e tendo chegado ao ponto de ultrapassar a WWE numa fase, e muitas coisas mais, a vitória seria também sem dúvidas para a WCW..

    Keep up the good work

  13. Vinícius Nunes - há 4 anos

    Procurei esse one on one há algum tempo, e quero dizer que entendo as comparações, mas eu acho Bret melhor que HBK, porque ring-skills deveria valer dois para mim, e acho que mesmo o Shawn tendo combates épicos, acho que Hart teve combates ainda mais épicos, mas é questão de opinião, eu prefiro a lenda Bret Hart.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador