Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

One on One #30 – CM Punk vs Chris Jericho

Sejam muito bem-vindos á trigésima edição do One on One. Nesta edição especial, teremos um confronto entre 2 wrestlers que se vão enfrentar na WrestleMania 28 pelo título da WWE. Falo de CM Punk vs Chris Jericho, Best in the World vs Best in the World!

CM Punk

Phillip Brooks, mais conhecido por CM Punk, começou a sua carreira de wrestling no circuito independente. Em 2000, começou a competir na Independent Wrestling Association: Mid-South, tendo rivalidades combates com AJ Styles, Colt Cabana, Eddie Guerrero e Chris Hero. Contra Hero, Punk teve combates muito longos como um TLC de 55 minutos, um combate à melhor de 3 de 93 minutos e outros de 60 minutos. Em 2002, Punk começou a trabalhar para a Ring of Honor tendo uma grande feud com Raven que culminou num Steel Cage match, onde Punk ganhou. Punk também começou a ter algumas aparições na TNA.

Em 2004, CM Punk andou à caça do título da ROH, defrontando Samoa Joe numa série de 3 combates, sendo que o segundo é falado como sendo o melhor combate da história da ROH e foi classificado com 5 estrelas pelo perito Dave Meltzer. Joe acabou por vencer a série, mas Punk viria a ganhar o título vencendo Austin Aries em 2005. Nesse ano, Punk assinou pela WWE, passando um ano no território de desenvolvimento Ohio Valley Wrestling. Em 2006, Punk fez a sua estreia na brand ECW, vencendo Justin Credible. Tal como fez nas Indys, Punk defendia o seu estilo de vida Straight  Edge. Após passar um ano na ECW, Punk ganhou o título da ECW ao vencer John Morrison, mantendo o título por 4 meses, defrontando Big Daddy V, The Miz e Chavo Guerrero.

Na WrestleMania 24, Punk venceu o combate Money in the Bank fazendo o cash in no verão de 2008 em Edge, tornando-se campeão Mundial. Manteve o título durante 2 meses e meio. Durante o resto do ano, Punk ainda foi campeão de Tag Team com Kofi Kingston, chegou à final do torneio King of the Ring e no príncipio de 2009 ganhou o título Intercontinental. Na WrestleMania 25, Punk tornou-se no único homem a vencer o combate Money in the Bank 2 vezes e de seguida. Fez o cash in no PPV One Night Stand a Jeff Hardy, tornando-se campeão pela 2 vez, perdendo-o no Night of Champions e recuperando-o no Summerslam. No PPV Hell in the Cell 2009, perdeu o título para  o Undertaker e no final do ano formou a stable “Straight Edge Society”. Em 2010, Punk teve uma rivalidade com Rey Mysterio que culminou num Hair vs Hair match no Over the Limit 2010, que Punk perdeu, perdendo assim o seu cabelo. Nesse ano, Punk foi para a Raw. No final do ano, Punk juntou-se ao Nexus como o seu novo líder, sendo que a stable começou a chamar-se “New Nexus”.

Na WrestleMania 27, Punk defrontou Randy Orton e no Capital Punishment defrontou Rey Mysterio. Depois destes confrontos, Punk tornou-se no Nº1 Contender pelo título da WWE, afirmando que o seu contrato ia acabar depois do PPV Money in the Bank 2011. 2 semanas antes do PPV, CM Punk fez a popular Shoot promo, onde criticava John Cena, Vince Mcmahon e John Laurinaitis. No PPV, CM Punk venceu John Cena na sua cidade natal, Chicago, levando o título consigo.

Porém, uma semana depois, Punk regressou á WWE. No Summerslam, Punk voltou a defrontar John Cena, para determinar o verdadeiro campeão. Punk venceu, mas depois do combate, sofreu um ataque de Kevin Nash, para Alberto Del Rio fazer o cash in e vencer o título de Punk. Depois disto, Punk teve uma feud com Kevin Nash, Triple H e Laurinaitis, recuperando o título no Survivor Series vencendo Del Rio. Até agora, Punk manteve o título e na WrestleMania irá defrontar Chris Jericho. Punk é na minha opinião a nova cara do wrestling!

Chris Jericho

Chris Irvine nasceu no Canadá em Winnipeg, Manitoba, e desde pequeno que queria ser uma de duas coisas: ser wrestler ou estrela de Rock. Para isso, Chris decidiu ir treinar para a escola dos irmãos Hart, inspirando pelos seus lutadores favoritos, Ricky Steamboat, Owen Hart e Shawn Michaels. Quando saiu da escola de wrestling, um dos seus sonhos tornara-se realidade e o resto é história. Chris retirou o seu nome do album dos Halloween “Walls of Jericho” e assim, Jericho começou a sua carreira profissional.

Não tendo sucesso nos EUA, Jericho decidiu passar por váríos territórios de wrestling desde o México, Alemanha e Japão até que um combate que Chris teve com o Ultimo Dragon apanhou as atenções da ECW. Assim, Jericho foi para a ECW onde começou a ganhar sucesso nos EUA. Esteve lá 6 meses, mas ainda conquistou o seu primeiro título norte- americano, o TV Title da ECW. Jericho assinou pela ECW em 1996 e o seu primeiro combate de PPV contra Chris Benoit no Fall Brawl desse ano. Mas a personagem de Jericho (que era Face) não era bem recebida pelos fãs, pois nessa altura os heels é que eram mais apoiados do que os tipicos Faces que não faziam mal a ninguem. Mesmo assim, Jericho nesta fase foi 2 vezes campeão Cruiserweight.

O seu heel turn só aconteceu quando ganhou o título pela terceira vez, o que ajudou muito Jericho a afirmar-se. A sua rivalidade mais memorável na WCW foi com Dean Malenko mas mesmo assim apesar de todos os esforços de Jericho, Jericho recebia o push para uma divisão mais importante, alías, os bookers da companhia nem lhe davam atenção, o que levou a Chris a começar a usar penteados estranhos para tentar ter atenção. Jericho ainda foi campeão TV da WCW mas o push que ele queria nunca chegou, razão que fez Jericho mudar-se para a WWF.

Em 1999, Jericho fez uma das melhores estreias de sempre na história do wrestling ao interromper The Rock e afirmar-se como aquele que vai mudar a WWE. Apesar da grande estreia, os primeiros meses de Jericho não correram bem, não conseguindo mostrar tudo o que sabia, sendo que só na feud que teve com Chyna pelo título Intercontinental, Jericho começou a afirmar-se. Também neste ano, Jericho cumprio o seu outro sonho formando a banda Fozzy que até hoje ainda esta activa. No Armageddon 1999, jericho ganhou o título Intercontinental e na WrestleMania 2000 o título Europeu da WWE, sendo que foi também no ano 2000 que Jericho teve uma das 2 grandes rivalidades da sua carreira contra Triple H e Stephanie Mcmahon, que levou ao melhor combate da carreira de Jericho (na minha opinião) que aconteceu no PPV Fully Loaded 2000 contra Triple H.

Em 2001, Jericho tornou-se no primeiro Undisputed Champion, no PPV Vengeance, ao ganhar o título da WWF e o da WCW na mesma noite ao derrotar Steve Austin e The Rock. Chris continuou campeão até perder para Triple H na WrestleMania 18 que levou á primeira rivalidade entre Jericho e Edge que não durou muito tempo pois Jericho passou da Smackdown para a Raw. Na WrestleMania 19, Jericho cumpriu o sonho de lutar contra um dos seus ídolos, Shawn Michaels. O combate foi pura magia notando-se a grande química que os dois tinham entre si. Nos 2 anos seguintes Jericho não conseguiria voltar a lutar no Main Event como queria e em 2005, Chris decidiu sair por uns tempos da WWE devido ao cansaço que tinha dos anos anteriores.

Neste periodo, Jericho decidiu dar mais atenção á sua banda e em Novembro de 2007, Chris voltou á WWE fazendo feud com Randy Orton. Mas em 2008, Jericho mudou a sua personagem por completo, dizendo que o Y2J morreu e que tinha sido salvo dos fãs que só o consideravam como um entertainer. Esta nova personagem era calculista, fria e não olhava a meios para conseguir o que queria. No PPV Unforgiven 2008, Jericho tornou-se novamente campeão Mundial e começou feuds com Batista, Shawn Michaels e John Cena, tendo em 2009 tornado-se pela nona vez campeão Intercontinental, mais vezes campeão que qualquer outro.

No resto do ano de 2009 e em 2010 Jericho viria a tornar-se campeão Undisputed de Tag Team com Big Show e mais uma vez campeão Mundial. Em Setembro de 2010, Jericho saiu da WWE mais uma vez não renovando contrato, só regressando no dia 2 de Janeiro de 2012. Na WrestleMania 28 irá defrontar CM Punk pelo título da WWE. Com uma carreira de 21 anos, Jericho tem também dois livros: “A Lion’s Tale” e “Undisputed” (muito bons). Chris afirmou-se no mundo do Wrestling sendo um dos melhores da última década. Ele é realmente The Best in the World at what he does!!

One on One

Wrestling Skills: Ambos excelentes wrestlers. Chris Jericho tem manobras como o monsault, bulldog, enziguri, armbar, multiplos powerbombs, entre outros. CM Punk tem manobras como manobras Bulldog, Diving crossbody, Diving elbow drop, Roundhouse kick, Springboard clothesline, entre outros. Penso que o CM Punk é excelente neste ponto, mas Chris Jericho é melhor, sendo que neste momento é muito difícil alguém ter melhor wrestling skills que Jericho. Jericho – 1  Punk – 0

Mic Skills: Neste ponto irei comparar o melhor CM Punk ao microfone (neste caso 2010 e 2011) e o melhor Jericho ao microfone (2000 e 2001). Ao ver as promos dos dois não consigo arranjar diferenças, sendo que ambos tinham públicos diferentes mas não é isso que está em causa. O que importa é que ambos mostram um grande á vontade e capacidade de representar, falar e convencer. É por estas razões que irei dar o ponto a ambos. Jericho – 2 Punk – 1

Carisma: Neste aspecto penso que Jericho é melhor que Punk, muito pela experiência, e pela capacidade de Jericho mudar de personagem ao longo dos anos sem sofrer quebra de popularidade e conseguindo sempre demonstrar o enorme carisma que tem. Sem querer tirar nada a Punk, Jericho é melhor neste ponto. Jericho – 3 Punk – 1

Títulos Conquistados: CM Punk conquistou: ECW Championship (1x), World Heavyweight Championship (3x), WWE Championship (2x), World Tag Team Championship (1x) – com Kofi Kingston, WWE Intercontinental Championship (1x), Money in the Bank (2008, 2009), Slammy Award for “OMG” Moment of the Year (2008) Cashing in Money in the Bank to win the World Heavyweight Championship, Slammy Award for Shocker of the Year (2009) Forcing Jeff Hardy out of the WWE after Steel Cage match victory, Slammy Award for Despicable Me (2010) Harassing Rey Mysterio and his family, Slammy Award for Superstar of the Year (2011), Slammy Award for “Pipe Bomb” of the Year (2011), Slammy Award for T-Shirt of the Year (2011)”Best in the World”, ROH Tag Team Championship (2x) – com Colt Cabana, ROH World Championship (1x), PWI Feud of the Year (2011)vs. John Cena, PWI Match of the Year (2011) vs. John Cena at Money in the Bank,PWI Most Popular Wrestler of the Year (2011) e PWI Wrestler of the Year (2011)

Jericho conquistou: Undisputed WWF Championship (1x), World Heavyweight Championship (3x), WCW/World Championship (2x), WWF/E Intercontinental Championship (9x), WWF/E World Tag Team Championship (5 x)– Chris Benoit (1), The Rock (1), Christian (1), Edge (1), e The Big Show (1), WWE Tag Team Championship (2x) – Edge (1) e The Big Show (1), WWF European Championship (1x), WWF Hardcore Championship (1x), Slammy Award for Superstar of the Year (2008), Slammy Award for Tag Team of the Year (2009) – com The Big Show, ECW TV Champioship (1x), WCW Cruiserweight Championship (4x), WCW World Television Championship (1x), PWI Comeback of the Year (2008) PWI Feud of the Year (2008) vs. Shawn Michaels , PWI Most Hated Wrestler of the Year (2002, 2008). Jericho – 4 Punk – 1

Melhor Finisher Submissão: Anaconda Vice vs Walls of Jericho. Ambos grandes submissões, sendo que também são muito eficazes. Jericho na WCW usava o LionTamer, que é igual ao Walls of Jericho, mas requer o Joelho em cima do pescoço do oponente de forma a dobrar as costas por completo, mas quando Jericho veio para WWE, a maioria dos seus oponentes era mais alto que ele, sendo que impossibilitava a manobra. O Anaconda Vise, prende a mão do oponente contra a cara e pescoço do mesmo, e sufoca – o até ele desistir. Penso que o finisher de Punk é mais eficaz pela capacidade de o oponente não conseguir chegar ás cordad do ringue se estiverem no meio dele. Jericho – 4 Punk – 2

Chegando ao fim deste One on One podemos ver que a vitória vai para Chris Jericho. Deixo uma questão e Links e não se esqueçam de comentar!

Questão

Quem ganha na WrestleMania? Jericho ou Punk?

Links

Chris Jericho vs The Rock – No Mercy –
Chris Jericho vs Shawn Michaels – Ladder Match –
Jericho vs Eddie Guerrero –
CM Punk vs Samoa Joe –
CM Punk vs Rey Mysterio –
Punk vs Jeff Hardy – Summerslam 2009 –

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “The Bottom Line” e Ex- escritor do artigo "One on One". Acompanha Wrestling à 10 anos.

22 Comentários

  1. Pedro Aranha - há 5 anos

    O CM Punk vai ganhar com certeza! E realmente o Jericho é melhor que ele, mas somente pela brilhante história que tem na WWE.

  2. André "Awesome" Gomes - há 5 anos

    Excelente One on One. Eu sei, isso não é novidade visto que esse é o melhor quadro que já vi em todos os blogs (não que os outros sejam ruim, mas esse é especial :) ).

    Não discordo de quem acha o Jericho melhor. Gosto muito dele, e é realmente difícil dizer quem é o melhor. Tanto é que nunca temos unanimidade em relação a quem é o “The Best” entre os dois.

    Porém, como é questão de opinião, vejo algo mais no Punk. Sinceramente, em Wrestling Skills penso que o Punk seja um pouquinho melhor que o Y2J. Mas como isso é questão de opinião, e ambos são excelentes no que fazem, eu aceito com total naturalidade. E se tivesse dado empate também concordaria.

    Concordo que o Jericho seja melhor, não pelo fato dele ter feito sucesso na Attitude Era, ou apenas por estar a mais tempo na WWE. Mas o Punk conseguiu explodir agora… por próprio mérito é verdade (não que os outros não tenham merecimento pelo o que conquistaram, mas o Punk fez a sua própria “sorte” digamos assim), mas ele ainda não fez tudo o que se tem a fazer.

    O Jericho já tem status de Hall of Fame, lenda. Um dos grandes heels de todos os tempos na minha opinião. Dentre os melhores de todos os tempos no Pro Wrestling, para mim, o Chris é Top 15 fácil. Nada mais manchará o sucesso que ele teve (ah não ser que ele faça o mesmo que o Benoit. Deus nos livre e guarde disso) e ele já não precisa ganhar nada mais para se afirmar pois a carreira dele é brilhante e vitoriosa (Mesmo assim ainda acho que ele deve ganhar um Royal Rumble. :P)

    Enfim, bela edição e continue assim Rubén. Admiro esse seu trabalho que a cada edição fica melhor. Mau posso esperar o próximo :P .

    • André "Awesome" Gomes - há 5 anos

      Ah antes que eu me esqueça. Sobre a luta entre ambos na WrestleMania tenho minhas dúvidas. Mas acho que dá Punk. Mas também acho que depende dessa turnê do Jericho, mas quem ganhar será merecido!

  3. CM Punk é dos meus lutadores favoritos e neste OnO a experiência de Chris Jericho acabou por levar a melhor. Nas Mic Skills concordo com o empate visto que são grandes nesse aspecto mas eu na minha opinião não consigo decidir qual deles é o melhor em wrestling skills e provavelmente também tinha dado um empate.

    Sinceramente acho que na WrestleMania a vitória vai mesmo para Chris Jericho.

  4. Zé Pedro - há 5 anos

    Os já muitos anos “a sério” do Jericho só podiam ditar este resultado , belo artigo ;)

  5. Master of Chaos - há 5 anos

    Realmente, um ótimo artigo, com certeza Jericho venceria, com mais um ponto em carisma que ele tem muita superioridade contra CM Punk, e mais:
    O Walls Jericho é ótimo, mas o Anaconda Vice impede (como vc disse) o lutador de chegar às cordas.
    Não acho que o Jericho tenha Skills melhores que CM Punk.
    Realmente, as promos dos dois são boas, mas desde seu retorno o Jericho (antes de qualquer luta) disse apenas que venceria no RR e perdeu. Eu daria o voto a Punk á que suas promos são muito “absurdas” para a equipa criativa.
    Mas realmente, o vencedor é claro Chris Jericho.

  6. 619 D-generation X - há 5 anos

    mas eu acho que na WM o punk ganha…

  7. Moutinho-Kun - há 5 anos

    Excelente artigo ;)

    Wrestlemania, punk ganha! :)

    • Frederico_WWE - há 5 anos

      Daqui a uns anos não sei não se Punk não sairia vencedor neste One on One mas obviamente que Jericho por ter mais anos disto que CM Punk vence.
      Posso dar umas dicas para One on Ones?
      Chris Benoit vs Daniel Bryan
      Alberto Del Rio vs JBL
      R- Truth vs Booker T
      Mason Ryan vs Batista (se bem que este não teria para já muito sentido porque mal vemos Mason Ryan em acção).
      Dolph Ziggler vs Mr. Perfect
      Wade Barrett vs William Regal
      Sin Cara vs Rey Mysterio
      Cm Punk vs Stone Cold Steve Austin
      Sheamus vs Brock Lesnar
      Laurinaitis vs Vince Mcmahon

      Agradam te as possibilidades Rúben Rosa?

      • Master of Chaos - há 5 anos

        Cara, muito boas estas propostas, o seguinte. Você colocou lutadores da atualidade contra antigos wrestlers. Muito bom.

      • Frederico_WWE - há 5 anos

        Obrigado Master of Chaos

      • Chazz_Princeton - há 5 anos

        LOL tudo o que ele fez foi por originais vs wannabes ahahaha tou a brincar como é obvio, mas acho que nao deixo de ter uma certa razao

      • Frederico_WWE - há 5 anos

        Oh Chazz admite que a minha ideia até foi boa xD

      • Tomás Carneiro - há 5 anos

        Sgt. Slaughter vs Jack Swagger
        Sheamus vs Ultimate Warrior
        John Morrisson vs Jeff Hardy

  8. João Macedo - há 5 anos

    Bom artigo, tenho de dizer.
    Bem, o Jericho sempre foi um lutador de prestígio, e o CM Punk só ganhou esse “prestígio completo” nos últimos tempos e de facto, acabo por concordar com essa ordem de ideias, Jericho tem mais experiência que Punk. De todas as formas, penso que Chris irá perder na WrestleMania (ao contrário do que muitos pensam) para CM Punk. Esta minha opinião baseia-se na ideia em que o CM Punk é um grande campeão e terá (na minha opinião) o cinto aos ombros durante alguns meses. É uma opinião pessoal, e provavelmente o meu gosto por CM Punk estará a afectar a minha opinião sobre ele. Não duvido em momento algum das capacidades de Jericho, e acredito que a WWE lhe dê um “presentinho” chamado WWE Championship, antes de ele começar a “World Tour” com a sua banda.
    Resumindo e respondendo à questão do artigo: Penso que Punk irá manter o título, contudo começo a mudar de opinião à medida que as semanas passam, pois Jericho está a mostrar que pode vencer aquele título ainda este ano. Portanto, ainda não tenho opinião definida para esse combate.

  9. Chazz_Princeton - há 5 anos

    Tenho uma sugestão, que tal inovares um pouco e um dia destes experimentares, em vez de opores dois lutadores parecidos como tens feito normalmente, que tal opores dois lutadores que não têm nada a ver? Por exemplo Kurt Angle vs Sabu (completamente ao calhas, foram os primeiros nomes que me vieram à cabeça).

    • Chazz_Princeton - há 5 anos

      Uma outra coisa, só para dizer que não achei justo teres dado o ponto ao finisher do Punk e não ao do Jericho, apesar de estar bem argumentado. Isto porque, no finisher do Punk ainda tens um braço solto e as pernas, para te ajudar a chegar às cordas, enquanto que no do Jericho, apesar de teres ambos os braços soltos, tens ambas as pernas presas, e as costas contorcidas, o que doi imenso, enquanto que ao mesmo tempo os teus braços estão soltos, mas com as costas nas condições em que o Walls te põe, torna-se difícil utilizar os braços, além de que se te tentas elevar com os braços, estás a por mais pressão nas costas, ou seja, custa mais para chegares às cordas ou mesmo para saíres da manobra, enquanto que no Anaconda Vise, podes utilizar as pernas para prender a cabeça do oponente e o braço livre para quebrar a manobra… mas pronto é só a minha opinião, acho que devia ter ganho o Walls, não que faça grande diferença no resultado final xD

  10. pm - há 5 anos

    Podias fazer Shawn Michaels vs Triple H

  11. FábioVaz - há 5 anos

    Realmente bom One-on-one, quanto aos titulos conquistados é obvio que Jericho ganharia visto a diferença de tempo entre as carreiras de ambos, e Chris ter sido muito popular todo esse tempo.

  12. danielLP21 - há 5 anos

    Não concordo muito com este one on one visto que o CM Punk tem muito menos anos de wrestling e o Chris Jericho já tem uma carreira digna de Hall Of Fame, era óbvio que o Jericho ia ganhar. Neste momento estas superstars são as minhas favoritas juntamente com o Kane, e na WrestleMania estou à espera que seja o Punk a ganhar, embora seja ainda muito imprevisível.

  13. João Pedro - há 5 anos

    Creio que no geral o artigo é bom, concordo em pleno quando dizes que o Punk é claramente a cara do wrestling actualmente juntamente com “randy orton.”
    Discordo que jericho seja melhor em termos de in ring skills, nem de perto nem de longe, jericho é um futuro hall a famer sem duvida, muitos anos, muita experiencia, mas da maneira que escreveste acredito que ao relatares a sua historia não acompanhaste a carreira dele com atenção, pois para quem nao sabe jericho apartir do momento em que entrou na wwe, foi sempre levado ao “colo”, ate ter conquistado o titulo undisputed, são factos eu acompanhei de perto a carreira dele, é obvio que isso nao retira em nada o seu carisma nem o seu grande trabalho claro, mas sinceramente não percebo como é que podem dizer que ele o melhor wrestler do mundo, nunca o foi , nem tecnicamente nem de outra forma, mas suponho que são opiniões.
    Contudo está a fazer um excelente trabalho e ao longo dos anos provou merecer tudo o que conquistou, sou fã de jericho sempre fui. Não acredito no entanto que vença punk na wrestlemania isso seria no minimo desastroso, pelo simples facto que punk merece manter o titulo na wrestlemania porque é a unica coisa que ainda não alcançou de relevo, ja o jericho voltou por apenas 3,4 meses seria um erro fazer com que ganhasse para o voltar a perder daqui a 1 mês, isso so serviria para manchar o trabalho que punk tem tido este ano, e goste se dele ou não temos que admitir, este ano foi uma autentica bomba, nunca ninguem teve a liberdade ao mic que ele teve nem nada que se pareça, so por isso um punk totalmente concentrado é sempre melhor que jericho, tanto em in ring skills como em mic skills, quanto a carisma e curriculum jericho ganha sem sombra de duvidas.

    Concordo tambem que apesar do combate de rock e cena, jericho e punk vao ter o melhor combate do ano sem sombra de duvidas e que ficará para semprena historia da empresa.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador