One on One #32 – Hulk Hogan vs Randy Savage

Na edição desta semana do One on One iremos falar de duas lendas do Wrestling. “The Immortal” Hulk Hogan e “Macho Man” Randy Savage. A 2 semanas da WrestleMania 28, teremos o confronto de dois wrestlers que marcaram as primeiras 10 WrestleMania. Quem sairá vencedor?

Hulk Hogan

Terry Bollea, mais conhecido por Hulk Hogan, começou a sua carreira de wrestling em 1979 passando por companhias como New Japan Pro Wrestling até que se estableceu na WWE no final do ano de 1983. Vince Mcmahon empenhado em fazer de Hogan a sua maior estrela, tornou-o Face e três semanas depois ganha o título da WWF 1 mês depois vencendo The Iron Sheik e viria a manter o título por 4 anos. Nessa noite também nasceu a Hulkamania. Durante esse tempo, Hulk Hogan tornou-se no nome mais falado do wrestling, tornando-se como um Super Herói para as crianças. Tinha rivalidades na sua maioria, contra “forças imparáveis”, quase perdendo os combates, mas conseguia sempre ganhar no final graças às ao apoio do público.

Hogan participou na primeira WrestleMania fazendo equipa com o actor, Mr. T e na WrestleMania 3 teve um dos combates mais falados de sempre contra André The Giant, fazendo um body slam impensável, que é lembrado por todos. Hogan perdeu o título no início de 1988, ao perder um combate com André The Gian de forma controversa, o que levou a Hogan ajudar Randy Savage a ganhar o título na WrestleMania 4. Depois desta WrestleMania, Hogan e Randy Savage formaram a tag team “The Mega Powers”. Porém a equipa viria a separar-se e na WrestleMania 5, Hogan ganhou o título da WWE pela segunda vez ao derrotar Randy Savage. Manteve o título por 1 ano até o perder para o The Ultimate Warrior na WrestleMania 6.

Na WrestleMania 7, ganhou o título por uma 3 vez ao vencer Sargent Slauther e na WrestleMania 8 derrotou Sid Justice. Em 1993, Hogan voltaria à WWE ganhando o título principal por mais uma vez e saiu da companhia nesse ano. Em 1994, Hogan assinou pela WCW e ganhou o título Mundial da WCW no seu combate de estreia contra Ric Flair no PPV Bash of the Beach 1994. Nos 15 meses seguidos Hogan teve uma rivalidade com a stable, Dugeon of Doom que estava empenhada em acabar com Hogan. No PPV Bash of the Beach 1996, Hogan tornou-se Heel pela primeira vez em 10 anos ajudando “The Outsiders”(Kevin Nash e Scott Hall), formando a stable “New World Order” que é considerado um dos melhores momentos da história do wrestling.

No PPV, Hog Wild 1996, Hogan venceu The Giant para se tornar pela segunda vez campeão da WCW. Depois começou uma longa feud com Sting que culminou no Starrcade 1997. Nos anos que se seguiram, Hogan teve feuds com Kevin Nash, Ric Flair, Goldberg, Jeff Jarret, entre outros. Depois da extinção da WCW, Hogan voltou à WWE em 2002 como o líder da NWO, começando logo uma feud com The Rock, que culminou na WrestleMania 18. Hogan perdeu e tornou-se Face logo após a luta. Um mês depois da WrestleMania, Hogan venceu o título da WWE pela sexta vez ao vencer Triple H no PPV Backlash, mas teve o título só um mês ao perder para The Undertaker. Depois da perda do título, Hulk teve combates e feuds contra Brock Lesner, Kurt Angle, Chris Jericho e Vince Mcmahon.

Em 2003, Hogan deixou a WWE começando a fazer aparências curtas como no Summerslam 2005 e 2006 e no 15º Aniversário do Monday Night Raw. Em 2009, Hulk Hogan assinou pela TNA Wrestling, de forma a elevar a companhia mais alto. Porém isso não acabou por acontecer e  Hulk meteu-se em storylines com sendo o líder da stable “Immortal”. Actualmente Hogan faz algumas aparências na TNA. Provavelmente o nome mais conhecido da História do wrestling.

Randy Savage

Randy Savage, começou no wrestling em 1973. Começou a ganhar alguma popularidade no circuito em Mephis até que em 1985, Randy assinou pela World Wrestling Federation(WWF). Escolheu Miss Elisabeth como sua manager(na altura era sua mulher) e tinha uma personagem de louco, egomaniaco que era muito protectivo no que tocava à sua manager e chamava-lhe Macho Man Randy Savage. Em 1986, Savage ganhou o título Intercontinetal vencendo Tito Santana, mantendo o título por mais de um ano até o perder para Ricky Steamboat na WrestleMania 3, num dos melhores combates da história do wrestling.

Depois da WrestleMania 3, Randy Savage pouco a pouco tornou-se Face, ganhando o King of the Ring de 1987 e ganhando pela primeira vez o título da WWF na WrestleMania 4 ao vencer o torneio do título. Depois de conquistar o cinturão, Randy começou uma Tag Team com Hulk Hogan de nome “Mega Powers”, que durou menos de um ano porque Savage começou a ter ciúmes de Hogan e da sua cumplicidade com Miss Elisabeth. Hogan e Savage defrontaram-se na WrestleMania 5 e o Macho Man saiu derrotado perdendo o título. Randy começou a adotar o nome “Macho King” e a aclamar-se o rei da WWF. Ao seu lado tinha como manager a Sensational Sherri e começou a ter feuds com Dusty Rhodes e mais tarde com o The Ultimate Warrior na WrestleMania 7 num Carrer Match, que Savage perdeu.

Porém, Savage regressaria ao Wrestling e teve uma grande feud com Jake Roberts e ganhando o título da WWF por uma segunda vez vencendo Ric Flair na WrestleMania 8.  Depois da conquista do título, Randy Savage começou a fazer Tag Team com o Ultimate Warrior e em 1993 começou a fazer parte da mesa de comentadores, deixando de lutar com regularidade. Em 1994, Savage assinou pela WCW, ganhando o título principal da companhia um ano depois no PPV World War 3 1995. Manteve o título um mês até o perder para Ric Flair. Continuou numa feud com Flair até que a NWO foi formada. Após meses de ataques e abusos por parte da NWO, Savage juntou-se ao grupo ao ajudar Hulk Hogan a vencer Roddy Piper no PPV SuperBrawl 7. Depois de se juntar à NWO, Savage começou a ter feuds com Diamond Dallas Page e Lex Luger. Savage também fez parte da stable “NWO Wolfpack” que era comandada por Kevin Nash.

Nos anos seguintes, Savage teve algumas aparências, mas duraram pouco, tendo ganho o título da WCW por uma quarta vez no PPV Bash at the Betch 1999. Em 2004 ainda fez algumas aparições na Total Nonstop Action Wrestling. Em Maio de 2011, Randy Savage sofreu um ataque cardiáco enquanto conduzia. A WWE fez um video tributo a Savage em honra da sua carreira numa edição da Raw. Rest In Peace Macho Man, um dos melhores wrestlers de sempre. Oooh Yeah!!!!!

One on One

Wrestling Skills: Hogan usa manobras como: Atomic drop, Big boot, Body slam, Clothesline, alguns murros e nada mais. Macho Man usava manobras como: Atomic drop, Diving crossbody, Diving double axe handle, Hair-pull hangman, High knee, Jumping knee drop, entre outros. Hulk Hogan tal como John Cena era um “Super Homem” do wrestling usando poucas manobras e perdendo durante todo o combate até que se levantava e utilizava murros , um big boot e o Leg Drop. Macho Man era bom neste ponto demonstrado uma técnica no ringue extraordinária para a altura. Ganha Macho Man. Hogan – 0 Macho Man – 1

Mic Skills: Ambos são muito bons nisto. Hogan era o ídolo das crianças e fazia sempre boas promos e como heel também não era mau. Mas Randy Savage ficou conhecido pela sua voz e promos lendárias que fazia conseguindo fazer sempre a s suas feuds, pessoais. Ponto para Macho Man. Hogan – 0 Macho Man – 2

Carisma: Muitos bons neste ponto e penso que Hogan é melhor que Savage neste ponto, alías temos que dar meríto ao Hulk, porque se á coisa que tem mérito é pelo seu carisma. Macho Man era bom, mas Hogan era melhor. Hogan – 1 Macho Man – 2

Combates: Hogan tinha uns combates razoavéis na altura e a sua skills no ringue não era a melhor. Macho Man teve sempre grandes combates com Ricky Steamboat, DDP, Ultimate Warriot, Ric Flair entre outros. Ponto para Randy. Hogan – 1 Macho Man – 3

 Títulos Conquistados: Hulk Hogan conquistou os seguintes títulos: WWE World Tag Team Championship (1x)— com  Edge, WWF/E Championship (6x), Royal Rumble (1990, 1991), WWE Hall of Fame (Class of 2005), WCW World Heavyweight Championship (6x), PWI Comeback of the Year (1994, 2002), PWI Feud of the Year (1986) vs. Paul Orndorff, PWI Match of the Year (1985) with Mr. T vs. Roddy Piper and Paul Orndorff at WrestleMania, PWI Match of the Year (1988) vs. André the Giant at The Main Event, PWI Match of the Year (1990) vs. The Ultimate Warrior at WrestleMania VI, PWI Match of the Year (2002) vs. The Rock at WrestleMania X8, PWI Most Hated Wrestler of the Year (1996, 1998), PWI Most Inspirational Wrestler of the Year (1983, 1999), PWI Most Popular Wrestler of the Year (1985, 1989, 1990), PWI Wrestler of the Year (1987, 1991, 1994).

Randy Savage conquistou os seguintes títulos: WWF Championship (2x), WWF Intercontinental Championship (1x), King of the Ring (1987), WCW World Heavyweight Championship (4x), WCW World War 3 (1995), King of Cable Tournament (1995), PWI Comeback of the Year (1995), PWI Feud of the Year (1997) vs. Diamond Dallas Page, PWI Match of the Year (1987) vs. Ricky Steamboat at WrestleMania III, PWI Most Hated Wrestler of the Year (1989), PWI Most Popular Wrestler of the Year (1988), PWI Wrestler of the Year (1988) e Stanley Weston Award (2011). Ponto para Hogan. Hogan – 2 Macho Man – 3

Finisher: Leg Drop vs Elbow Drop. Ambos muito efectivos na altura em que eram usados, sendo que precisavam simplesmente de o acertar uma vez para ganharem o combate. O melhor é o Leg Drop pela credibilidade que tinha e por arrumar com todos os inimigos que passava por Hogan. Ambos são muito eficazes mas o de Hulk é melhor. Hogan – 3 Macho Man – 3

E chegamos ao fim de mais um One on One. E temos empate entre estas duas grandes lendas. Comentem o que acharam do artigo e falem um pouco dos lutadores, de forma a darem a vossa opinião. Até para a semana!

Questão

Qual o melhor Momento do Hulk Hogan e do Macho Man?

Links

Hulk Hogan vs André The Giant –

Hulk Hogan torna-se heel – http://www.youtube.com/watch?v=cO9zxsRzN-M

Hulk Hogan vs Triple H –

Savage vs Hulk Hogan –

Savage vs Ricky Steamboat –

Savage vs Ric Flair –

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “The Bottom Line” e Ex- escritor do artigo "One on One". Acompanha Wrestling à 10 anos.

16 Comentários

  1. jeff punk - há 5 anos

    R.I.P Randy Savage. Gostei do empate so que eu acho o elbow drop melhor que o Leg drop, mais valeu o empate

  2. pm - há 5 anos

    Grande artigo,realmente a meu ver tambem da empate.
    No proximo podias fazer um Triple H vs Shawn Michaels.

  3. Johnmds - há 5 anos

    Primeiramente, acho que devias empatar o quesito mic skills, pois apesar de Hulk Hogan botchar suas falas – como o próprio Randy também, ele tem algumas características que também atribuístes a Savage.

    Melhor momento do Hulk Hogan na minha opinião é a formação dos New World Order por ter sido algo não só fulcral para a carreira do Hall of Famer mas para o negócio em geral.

    Do “Macho Man” posso destacar a vitória do WWE Championship na Wrestlemania IV e o casamento com Miss Elizabeth no Summerslam.

    Parabéns pela rubrica, que tem um sistema que me entretem em todas as edições.

    • Rúben Rosa - há 5 anos

      Não esperava que alguêm referi-se o casamento do Macho Man com a Miss Elisabeth hehe xD. Mas boas escolhas

  4. João Macedo - há 5 anos

    Penso que são duas grandes lendas, mas mesmo assim penso que Hulk Hogan acaba por sair por cima, pois para mim foi aquele homem que colocou o wrestling no mapa. Mas é claro que cada um tem o seu ponto de vista.

    Qual o melhor Momento do Hulk Hogan e do Macho Man?
    Hulk Hogan, quando venceu o seu primeiro World Heavyweight Championship, na WCW, Macho Man talvez quando se tornou WWF Champion pela primeira vez.

  5. The_Great_White - há 5 anos

    Acho os dois muito bons mesmo achando o Hogan melhor
    Mas um empate é bem justo para duas lendas como estas

  6. Pedro Ribeiro - há 5 anos

    Savage > Hogan

  7. Apesar de não gostar de Hulk Hogan considero até um resultado justo, ele deu muito ao wrestling apesar de em ringue não dos mais habilidosos. Mas sempre conseguiu tampar isso com outras grandes qualidades que tinha. Tenho uma preferencia por Randy Savage porque também foi bastante importante para o wrestling e não percebo o porque de ainda não ser um Hall Of Famer. Considero este empate justo entre duas lendas que marcaram.

  8. The_Great_White - há 5 anos

    Salvador…o PTW vai ter o fórum da enquete ?

  9. 619 D-generation X - há 5 anos

    gostaria de ver um lutador nesse combate

  10. Master of Chaos - há 5 anos

    One On One

    Wrestling Skills: Como tu disse, Hogan não usava muitos golpes, já Savage usava diversificados golpes, como tu mesmo estava a dizer, o Hogan era igual ao Cena. Analisando combates do Cena, a gente percebe, ele perde o combate todo, depois aplica um bloqueio de ombro e depois um You Can’t See Me (se estiver errado me avisem) e por útlimo um F-U (Attitude Adjustment).
    Também dou a vitória a Savage.

    Mic Skills: Sempre gostei das promos de Hogan, mas gostei mais das apresentações de Savage e suas promos incríveis. Também dou a vitória a Savage.

    Carisma: Realmente, eu considerava o Savage mais carismático que Hogan, e neste One On One eu daria a vitória a Savage.

    Combates: Sempre preferia ver o Savage em combate ele era um estilo diferente de lutador, o combate dele que mais gostofoi o contra o Ric Flair. Dou a vitória também a Savage.

    Títulos: Nem preciso falar nada, o Hogan vence.

    Finisher: Imagino, que o Elbow Drop é bem mais eficaz do que o Leg Drop, pois o Elbow faz o usuário cair com o cotovelo no adversário, e o Leg Drop é apenas cair com a perna no adversário (lembro de Taker vs. Kane na WM 14).
    Daria o ponto a Savage.

    Resultado Final:
    Hogan 1X5 Savage

    Ótimo artigo sempre explicando a história de cada um dos participantes.

  11. Ysjericho - há 5 anos

    O empate foi bom pois os dois possuem muitos titulos e finichers bons tambem… Mas eu esperava vitoria no Hogan

  12. José Sousa - há 5 anos

    Excelente Artigo, eu também não sou muito fã do Hogan e cheguei a ve-lo lutar quando via a WWF quando era miudo, mas preferia o Randy Savage parecia-me já naquela altura melhor wrestler e sobretudo com o carisma que gosto num wrestler, boas mic skills e uma aparencia a condizer com a gimmick tudo conjugado com talento no ring. Mas sei que o Hulk teve muit importância aliás quando muita gente diz que o Cena só é um super-heroi porque tamos em PG, o Hogan fazia muitas vezes exactamente o mesmo papel: levava porrada e depois comeback ataca e ganhava os matches. Ou seja tanto um como o outro não sendo geniais ao fazerem de super-herois também dão muito á empresa e isso tem que ser valorizado.
    Melhor momento do Hulk Hogan claramente o que me lembro melhor de ver, ele a ganhar o título ao Yokozuna.
    Do randy Savage o combate e a vitória para o primeiro título da WWF dele.

  13. Jonas - há 5 anos

    o proximo devia ser yokozuna vs mil mascaras

  14. rocha - há 5 anos

    one on one com 2 estrelas importantíssimas para o universo do wrestling, cada 1 à sua maneira:
    hulk hogan n é muito bom no ringue mas tem 1 carisma incalculável e durante décadas levou o desporto às costas, sendo o que john cena é desde há alguns anos – um herói da criançada.
    randy savage mudou a visão que se tinha duma gimnick, com os seus figurinos bizarros, a voz identificável e a afinidade com o público, para n dizer que tinha grandes qualidades de luta.
    é 1 dos meus wrestlers favoritos dum tempo (anos 80) em que o wrestling ainda n tinha alcançado uma exigência fisica como a que veríamos nos 90, tendo muito de teatro e pouco de dureza
    melhores momentos de hulk hogan:
    combate com andré the giant, em que fez aquele impensável e icónico body slam, ao qual se seguiria a tradicional leg drop, mudança para heel e a criação da maior stable de sempre, nwo.
    randy savage:
    casamento com elisabeth, pontuado pela rivalidade com jake roberts, lutas com richie steamboat, boas demais para aquela época (para mim, eram dos poucos que sabiam lutar nos idos anos 80), tag team com hulk hogan…

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador