Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

One on One #36 – John Cena vs Randy Orton

Sejam bem-vindos a mais uma edição do One on One, espaço semanal no PTWrestling. Hoje temos em confronto duas das caras da actual WWE, John Cena e Randy Orton. Qual dos dois Superstars saíra vencedor?

John Cena

John Cena estreou-se na WWE em 2002, depois de passar pelo território de desenvolvimento da WWE, o Ohio Valley Wrestling. No seu primeiro combate quase venceu Kurt Angle ao safar-se do Angle Slam, mas não conseguiu vencer. Depois deste combate, Cena ficou Face tendo tido uma rivalidade com Chris Jericho, chegando a vencê-lo no PPV Veagence 2002. Em Outobro de 2002, Cena tornou-se Heel ao atacar Billy Kidman, estreando a sua Gimmick de Rapper. Durante esta Gimmick, Cena andou à caça do título da WWE em 2003, título que Brock Lesnar tinha. Estreou por esta altura o seu finisher, F-U como forma de gozar com Brock Lesnar em storyline.

No final de 2003, já Cena voltará a Face. Na Wrestlemania 20, Cena venceu o título dos EUA ao vencer Big Show. teve o título por 4 meses, até que o Kurt Angle, General Manager da altura, lhe tirou o título por o ter agredido. Cena viria a ganhar o título dos EUA por mais 2 vezes vencendo Carlito e Booker T para esse feito tendo estreado o seu primeiro spinner belt para o título dos EUA. Na Wrestlemania 21, Cena venceu o título da WWE pela primeira vez ao derrotar JBL. Manteve o título até dezembro de 2005, indo para a Raw em Junho, defendendo o título contra Christian, Chris Jericho, Carlito, Kurt Angle, até que no PPV New Year`s Revolution foi vítima do cash in do Money in the Bank de Edge, depois de defender o título numa Elimination Chamber. Cena viria a recuperar o título um mês depois no Royal Rumble 2006, defendendo-o na Wrestlemania 22 contra Triple H.

No PPV One Night 2006, Cena viria a perder o título para Rob Van Dam só recuperando o título no Unforgiven 2006 depois de vencer Edge num combate TLC. Mantev o título por um ano defendendo-o contra Edge, Umaga, Shawn Michaels, The Great Khali, Bobby Lashley e Randy Orton, até que foi obrigado a ceder o título devido a uma lesão. No Royal Rumble 2008, Cena regressou aos ringues vencendo o combate Royal Rumble. No PPV Surviror Series 2008, Cena venceu Chris Jericho para se tornar campeão mundial pela primeira vez. No ano de 2009 e 2010, Cena continuou a ganhar títulos tendo combates contra Randy Orton no Summerslam 2009 e Batista na Wrestlemania 26, por exemplo. No verão de 2010, Cena entrou em rivalidade com os Rookies do NXT.

Este grupo intitulava-se Nexus e estava empenhado em criar impacto na WWE. Cena ainda conseguiu sair por cima em algumas ocasiões até que foi obrigado a juntar-se aos Nexus ao perder para Wade Barrett no PPV Hell in the Cell. No PPV TLC 2010, Cena conseguiu a sua liberdade ao derrotar Barrett num Chairs Match. No Extreme Rules 2011, Cena ganhou o título da WWE a The Miz e manteve o título até ao Money in the Bank onde perdeu para CM Punk. Depois de um ano de build up, Cena enfrentou The Rock na Wrestlemania 28, num Dream Match, perdendo o combate. No dia seguinte, Cena foi vítima do F-5, do regressado Brock Lesnar. No PPV Extreme Rules 2012, Cena irá enfrentar Lesnar. Quer gostem ou não gostem do Cena, ele é um dos melhores desta geração!

Randy Orton

Randy Orton estreou-se na WWE em 2002. Filho de pai e avõ wrestlers, Orton tinha muitas esperanças em cima dele. No seu combate de estreia, venceu Hardcore Holly. Pouco tempo depois, Orton sofreu uma lesão e quando regressou, tornou-se membro da Stable Evolution juntamente com Triple H, Ric Flair e Batista. Durante o ano de 2003, Orton começou a a chamar-se de Legend Killer, que vencia e terminava a carreira das lendas do wrestling, desrepeitando o seu legado. No Unforgiven 2003, Randy ganhou a Shawn Michaels para afirmar esta nova Gimmick. No PPV Armaggedon 2003, Orton venceu Rob Van Dam, tornando-se campeão Intercontinental. Manteve o título por 7 meses, continuando a desafiar lendas como Mick Foley.

No PPV Veagence, Orton perdeu o título Intercontinental para Edge e no Summerslam 2004 ganhou o título Mundial a Chris Benoit, tornando-se no campeão mais jovem de sempre até à data. Depois de ganhar o título, Triple H obrigou Orton a lhe dar o título, coisa que Randy não aceitou, marcando o fim de Orton nos Evolution. Passado um mês, Orton perdeu o título Mundial para Triple H. Randy tentou recuperar o título mas não teve sucesso. Na Wrestlemania 21, Orton desafiou o Undertaker de forma a tentar por fim à Streak, mas não teve sucesso, sendo que está rivalidade continuaria durante o ano de 2005, tendo como ponto alto um combate Hell in the Cell. Em 2006, Orton voltou à caça do título Mundial e formou uma Tag Team com Edge de nome, Rated RKO. Esta Tag Team foi formada de forma a acabar com os D-Generation X.

Em 2007, Orton mudou a sua Gimmick para uma mais calculadora, silenciosa, pensa bem nos seus movimentos e acaba carreiras. Esta nova Gimmick de Orton era fria e perigosa tendo feito vítimas como Shawn Michaels, Dusty Rhodes, Rob Van Dam, Ric Flair, Srgt. Slather e John Cena. Randy orton viria a tornar-se campeão da WWE no No Merçy de 2007 ao vencer Triple H mantendo o título por 6 meses. Depois de sofrer uma lesão em Junho de 2008, Orton regressou à WWE em Setembro formando a Stable Legacy com Cody Rhodes e Ted Dibiase. Esta stable ajudou Orton a ganhar mais 3 vezes. Em 2009 as grandes rivalidades de Orton foram contra os Mcmahon e John Cena, sendo que neste ano, Orton ganhou o Royal Rumble. Em 2010, os Legacy acabaram e Orton, sozinho, começou a ter rivalidades com Shemus e Edge.

No PPV Night of Champions, Orton venceu o Six Pack Challenge para se tornar no campeão da WWE pela sexta vez eliminando por último Sheamus. Durante o resto de 2010, Orton teria rivalidades com Wade Barrett e The Miz. Em 2011, Orton começou numa rivalidade com CM Punk, ganhando os dois combates contra o mesmo, sendo depois disto, mudado para a Smackdown. No seu primeiro dia na Smackdown,  Orton ganhou o título Mundial vencendo Christian. Assim começou uma rivalidade com Christian que duraria até ao Verão desse ano. As últimas rivalidades de Orton até à data foram contra Barrett e Kane. Actualmente um dos melhores e ainda continua a evoluir!

One on One

Wrestling Skills: Cena usa manobras como: Diving leg drop bulldog, Fisherman suplex, Five Knuckle Shuffle, Gutwrench suplex, Running leaping shoulder block, Running one–handed bulldog e outros. Orton usa manobras como: Bodyscissors, Dropkick, European uppercut, Inverted headlock backbreaker, Knee drop, Lou thesz press, Rope-hung DDT, Snap scoop powerslam, entre outros. O John Cena é decente no que toca a habilidade no ringue. Não usa muitas manobras tal como Hulk Hogan fazia, mas consegue improvisar por vezes o que torna um melhor lutador que o “Hulkster”. Randy Orton é bom em termos de ringue skills, conseguindo fazer sempre um combate numa boa velocidade. Ponto para Orton. Cena – 0 Orton – 1

Mic Skills: Devo começar por dizer que não sou fã das promos de nenhum dos lutadores, mas irei tentar ser o mais imparcial possível. John Cena é um dos melhores actualmente no que toca a mic skills, gostando dele ou não. Consegue fazer uma promo com qualquer pessoa e atrai a multidão. No caso do Orton, já é uma outra história. Tirando o caarisma de lado, as promos de Orton nunca foram grande coisa. Até na sua Gimmick de Legend Killer, não conseguia la grandes promos a meu ver. Ponto para Cena. Cena – 1 Orton – 1

Carisma: Neste ponto, Cena é quase intocável. Se há coisa que não podemos criticar no John Cena é o seu Carisma. O Cena entra sempre cheio de força perante os seus fãs conseguindo fazer com que as pessoas odia-lo e adora-lo. Orton, neste ponto, é mau. Não tem grande carisma, apoiando-se sempre muito nas suas wrestling skills, o que é uma pena. Isso afecta o seu contacto com os fãs e as suas promos. Mesmo que tente, não consegue grande coisa. Na sua Gimmick  de Legend Killer, era um pouco melhor, mas não razóavel para um Top Main Eventer. Cena – 2 Orton – 1

Títulos e Conquistas: Cena conquistou os seguintes títulos: World Heavyweight Championship (2x), World Tag Team Championship (2x) – com Shawn Michaels (1) e Batista (1), WWE Championship (10x), WWE Tag Team Championship (2x) – com David Otunga (1), e The Miz (1), WWE United States Championship (3x), Royal Rumble (2008), Slammy Award winner – 2009 e 2010 Superstar of the Year, Slammy Award for Holy $#!+ Move of the Year (2010) Sends Batista through the stage with an Attitude Adjustment, Slammy Award for Game Changer of the Year (2011) – com The Rock, PWI Feud of the Year (2006) vs. Edge, PWI Feud of the Year (2011) vs. CM Punk, PWI Match of the Year (2007) vs. Shawn Michaels no Raw,  April 23, PWI Match of the Year (2011) vs. CM Punk at Money in the Bank, PWI Most Improved Wrestler of the Year (2003), PWI Most Popular Wrestler of the Year (2004, 2005, 2007) e PWI Wrestler of the Year (2006, 2007).

Orton conquistou os seguintes títulos: World Heavyweight Championship (3x), World Tag Team Championship (1x) – com Edge, WWE Championship (6x), WWE Intercontinental Championship (1x), Royal Rumble (2009), PWI Wrestler of the Year (2009, 2010), PWI Feud of the Year (2009) vs. Triple H, PWI Most Hated Wrestler of the Year (2007, 2009), PWI Most Improved Wrestler of the Year (2004), PWI Most Popular Wrestler of the Year (2010) e PWI Rookie of the Year (2001). Cena – 3 Orton – 1

Melhor Finisher: John Cena tem o F-U (ou Attitude Adjustment)  e o STFU (ou STF). Randy Orton tem o RKO e o Punt Kick como finisher. O F-U simplesmente é um Fireman’s carry que se torna num Powerslam enquanto que o STFU é uma manobra de submissão. Enquanto que o STFU é credível, o F-U não é, e penso que é um dos piores finisher actualmente no wrestling. O RKO é uma variação do Diamond Cutter de DDP e é credível, podendo ser de execução rápida em qualquer momento do combate, enquanto que o Punt Kick é, basicamente, um pontapé na cabeça que deixa o adversário K.O, sendo credível na maioria das vezes. Penso que os finishers do Orton são melhores pelas razões já explicadas e por isso leva o ponto. Cena – 3 Orton – 2

Combates: Em termos de combates ambos são muito equilibrados. Enquanto que Cena não tem grandes habilidades em ringue, ele consegue por vezes combates muito especiais como por exemplo, contra RVD em 2006, CM Punk em 2011, The Rock em 2012, entre outros. Mas só consegue fazer isso uma vez por ano. Orton é mais consistente nos seus combates, realizando sempre bons combates, muito devido as wrestling skills. Vou dar o ponto a Orton pela consistência que tem. Cena – 3 Orton – 3

E chegamos ao fim de mais um One on One. Espero que tenham gostado. Comentem e digam a vossa opinião, por favor. Deixo Links e uma Questão como sempre. Até para a semana.

Questão

O facto de Orton ganhar o título logo em 2004 foi uma decisão acertada ou deviam ter esperado?

Links

John Cena vs RVD –
John Cena vs Randy Orton –
John Cena vs Edge – TLC –

Randy Orton vs Undertaker –
Randy Orton vs Chris Benoit –
Randy Orton vs Mick Foley – Hardcore Match –

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “The Bottom Line” e Ex- escritor do artigo "One on One". Acompanha Wrestling à 10 anos.

30 Comentários

  1. Fábio - há 5 anos

    gostei deste one on one, o resultado nao podia ser mais justo.

    quanto a questao acho que foi uma escolha acertada porque se nao fosse isso muito possivelmente orton nao estaria onde esta.

    para a semana gostava de ver cmpunk vs chris jericho.

  2. danielLP21 - há 5 anos

    Concordo contigo em todos os pontos!Finalmente vejo alguém dizer que o Cena tem boas mic skills,já que normalmente só se vê pessoas a dizer que ele não sabe o que fazer com um microfone na mão.Não podias estar mais certo quando dizes que o Orton é mais consistente que o Cena,aliás,muito mais! Para mim o Cena só tem 3 combates de nível máximo:
    -One Night Stand contra o RVD;
    -Unforgiven num Combate TLC contra o Edge;
    -Money In The Bank contra o CM Punk,e mesmo este não está ao nível dos outros dois,simplesmente deu para ver um pouco mais do Cena e o ambiente à volta do combate ajudou.

    O facto de Orton ganhar o título logo em 2004 foi uma decisão acertada ou deviam ter esperado?

    Na minha opinião foi uma decisão acertada,para mim o problema foi o reinado curto,mas é normal já que na altura era tudo à volta de um dos melhores Heels de sempre: Triple H.Se o Orton não tivesse ganho o Título Mundial na altura não era agora o campeão mais novo da história.Para mim o único erro em relação ao Orton foi a sua gimmick de “Legend Killer” não ter durado mais algum tempo.

    Gostei do artigo.

    • Fábio - há 5 anos

      claro que cena tem de ter boas mic-skill se nao como e que ele podia ter uma gimmick de rapper.

      • danielLP21 - há 5 anos

        Exacto diz isso àqueles que o criticam.E não é só o facto de ser rapper,ele na rivalidade com o The Rock não se engasgou uma única vez.

      • special one - há 5 anos

        para mim cena é o que tem melhor mic skills na wwe…

      • danielLP21 - há 5 anos

        Aí discordo,nesse aspecto o Jericho é fenomenal…e para mim o Kane também é um dos melhores de sempre mas se calhar em relação a este último eu digo isto por ser fã dele,mas quanto ao “Y2J” acho que é unânime…

      • danielLP21 - há 5 anos

        E ainda há o CM Punk.

  3. Edu Oliveira - há 5 anos

    Eu acho que foi um decisão acertada, por que se não, de repente, Orton não teria chegado aonde chegou. Gostei do empate, são dois dos lutadores que eu mais gosto, e acho que o empate foi merecido.

  4. JeffHardyRules - há 5 anos

    Bom one-on-one ;D

    Gostaria de ver um entre o Edge vs Jeff Hardy ;D

    Nao tem muito a ver os dois, mas tendo algum envolvendo esses dois lutadores ta ótimo.

  5. Gonçalo - há 5 anos

    Adorava ver uma tag team entre orton e cena

    • danielLP21 - há 5 anos

      Bom eles já defrontaram os dois juntos o plantel inteiro da Raw :p

      • Gonçalo - há 5 anos

        Sim mas gostava de ver eles a lutar os dois juntos e ainda podiam entrar na divisao Tag Team imaginem eles contra Cm Punk e Chris Jericho como disseram que os ultimos dois podiam fazer parte da divisao

      • Jomane - há 5 anos

        http://www.youtube.com/watch?v=t-FzgM0XqPI aí está John Cena & Randy Orton vs Raw Roster

      • E trabalharam muito bem como equipa com grandes combinações e eram inimigos.

      • Gonçalo - há 5 anos

        Por isso mesmo deviam formar um tag team e podia ser um grande push pra divisao tag team

      • Master of Chaos - há 5 anos

        Me lembro deste combate, terminou na verdade em No contest, mas apareceu Triple H para estragar a festa.

  6. Jerry Tyler - há 5 anos

    Boa One on One

    Para a próxima eu gostaria de ver Sheamus vs Batista

  7. Em Wrestling Skills obviamente que Randy Orton é melhor e mesmo John Cena quando tem liberdade conseguir fazer grandes combates mas não chega para superar Orton neste ponto.

    Mic Skills também não tenho dúvida nenhuma que John Cena é muito melhor que Randy Orton.

    O Carisma de John Cena é demasiado óbvio, não considero Orton assim tão mau em carisma como dizes mas Cena de facto é muito superior neste ponto.

    E em títulos conquistados nem vale a pena falar que a superioridade de Cena neste campo também é obvia.

    Em relação aos finishers concordo contigo sem dúvida nenhuma. RKO e Punt Kicks são brutais e acima de tudo são crediveis coisa que o FU de Cena não consegue. O STFU eu gostei dele mas para mim não supera nenhum dos do Orton.

    E em combate concordo sem dúvida e John Cena só em momentos especiais é que a WWE lhe dá liberdade em ringue e consegue fazer bons combates mas isso com o Randy Orton muda e muito visto que não precisa de momentos especiais para fazer bons combates e mostra isso muitas vezes.

    Portanto concordo totalmente com o resultado final deste confronto.

  8. 619 D-generation X - há 5 anos

    antes de ver esse artigo,tinha quse certeza que daria um empate

  9. João Macedo - há 5 anos

    Bem, achei justo este empate, são dois lutadores incríveis, com os seus pontos fortes e fracos, mas isso não lhes tira a credibilidade. Quanto à questão, acho que foi bom para Orton ser o campeão mundial mais novo da história, com 24 anos (penso). Foi uma forma de se destacar na WWE.
    Fico à espera da próxima edição…

  10. Master of Chaos - há 5 anos

    Ótimo artigo, gostava muito desta feud até a época da HIAC que Orton venceu com um Punch Kick.

    Bom ver que deu empate, mas acho o Orton bem melhor que o Cena, com o AA que não é aquele que mostra que nocautea o adversário. Já o Orton com seu RKO faz o rosto do adversário explodir no ringue.

    O facto de Orton ganhar o título logo em 2004 foi uma decisão acertada ou deviam ter esperado?
    R:. Foi acertado, sem o título ele não estaria como está hoje. E ele tem grandes chances de se tornar a nova cara da WWE.

  11. Tobias - há 5 anos

    Estava vendo agora a luta do John Cena contra o RVD,nem acreditei que era ele mesmo.Ele lutou muito mesmo,pena que ele so luta assim quando é especial.

  12. Joao Felipe - há 5 anos

    Seria legal um One on one Rey Mysterio vs Sin Cara.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador