One on One #37 – Bret Hart vs Owen Hart

Sejam muito bem-vindos a mais uma edição do One on One. Esta semana teremos em confronto dois irmãos. Estou a falar de Bret Hart e de Owen Hart, dois dos melhores lutadores técnicos de sempre. Qual dos dois da fámilia Hart é melhor? Vamos descobrir!

Bret Hart

Bret Hart começou a sua carreira de wrestling em 1976. Filho do famoso promotor e wrestler Stu Hart, Bret começou a carreira na companhia do pai, Stampede Wrestling passando também por New Japan Pro Wrestling. Em 1984, Stampede Wrestling foi comprada pela WWF, e Bret Hart foi contratado pela companhia de Vince Mcmahon.

Bret começou a ter destaque na WWF quando formou equipa com Jim “The Anvil” Neighthart. A Tag Team chamava-se “The Hart Foundation” e ganharam juntos os títulos de equipas por 2x tendo grandes combates com uma outra grande Tag Team “The British Bulldogs”. Em 1991 a equipa separou-se dando possibilidade a Bret de se impor como lutador singular. No SummerSlam 1991, Bret ganhou o título Intercontinental e nesse ano também o King of the Ring.

Em 1992, Bret Hart ganhou o seu primeiro título da WWF vencendo Ric Flair, e manteve o título até á Wrestlemania 9 onde perdeu para Yokozuna. Em 1grande rivalidade com o seu irmão Owen Hart e entre 1993 e 1995, Bret teria uma grande rivalidade com Jerry Lawler que culminou num Kiss My Foot match no Summerslam 1995 que Bret ganhou. No Wrestlemania 12 aconteceu um dos melhores combates de sempre, um Iron Man  match entre Bret e HBK no qual Shawn ganhou. Depois do combate, Bret começou a ter uma certa rivalidade com Shawn, pelas atitudes que HBK tinha para com ele e os outros wrestlers. No Survivor Series 1996 começou uma grande rivalidade com Steve Austin que duraria quase um ano.

Depois da Wrestlemania 13, Bret fez um heel turn, começando a criticar os americanos e a elogiar o Canadá e outros países dizendo que eram todos melhores do que os EUA. Este Hell turn também este na base da “Hart Foundation” de 1997 na qual tinha como membros Bret, Davey Boy Smith, Owen Hart, Brian Pillman e Jim Neighthart.

No Survivor Series 1997 ocorreu o último combate de Bret Hart na WWF na altura, porque Bret estava de saída para a WCW. Vince queria que Bret perde-se o título para Shawn no Survivor Series que se realizava em Montreal. Bret recusou-se pela forma que Shawn lhe tinha tratado nos últimos tempos, sugerindo que perderia para Steve Austin ou o Undertaker, todo menos para o HBK. Vince disse que sendo assim Bret ganharia o combate e ponha o títuo vago no dia seguinte, mas isto não aconteceue Bret foi “tramado” por Vince na luta, no chamado Montreal Screwjob, um dos piores acontecimentos da história do wrestling e que muitos defendem que foi tudo combinado.

Hart estreou-se na WCW no final de 1997 tendo ganho o título dos US por 4x, o título de tag team por 1x e o título Mundial da WCW por 2x até que no Starrcade 1999, Bret sofreu a lesão que lhe obrigaria a retirar-se dos ringues depois de levar um pontápe na cabeça, cortesia de Goldberg.

Bret Hart em 2005, começou a trabalhar com a WWE pela primeira vez desde 1997 de forma a fazer um DVD da sua carreira e a indução no Hall of Fame que acabou por acontecer em 2006.

No primeiro  Raw de 2010, Bret foi Guest Host e fez as pazes com Shawn Michaels. Na Wrestlemania 26, Hart combateu Vince Mcmahon de forma a por fim á rivalidade dos dois. Provavelmente o melhor lutador técnico de sempre!

Owen Hart

Owen Hart era o filho mais novo de Stu e Helen Hart e tinha 11 irmãos sendo um deles ,claro, Bret Hart. Owen Hart assinou pela WWE em 1991 fazendo equipa com Jim “The Anvil” Neidhart chamada de “The New Foundation”. Mas Owen teve o seu grande push em 1994 quando traiu o seu irmão Bret, no Royal Rumble 1994, e que levou a uma das maiores rivalidades da história da WWE. Ganhou a Bret Hart na Wrestlemania 10 e pouco depois foi King of the Ring de 1994.

No Summerslam 1994, Owen tentou vencer Bret mais uma vez num combate de jaula pelo título da WWE, mas sem sucesso. Mas Owen lá conseguiu ganhar o título pouco tempo depois titulo da WWE que teve por poucos minutos após ter ganho com controvérsia e deteve títulos como o Intercontinental(2x – vencendo Rocky Maivia e vencendo um torneio), Europeu (1x – vencendo Triple H), Tag Team (Yokozuna-2x; Davey Boy Smith 1x; Jeff Jarret 1x;) e foi vencedor de dois Slammys, algo que Owen sempre fazia questão de lembrar a toda a gente.

Em 1996, Owen começou a fazer equipa com Davey Boy Smith e ganharam os títulos de equipas. Owen é também o responsável pelo pescoço partido de Steve Austin, que ocorreu no Summerslam de 1997. Após o Montreal Screwjob, Owen sendo membro na altura da nova stable “Hart Foundation” em 1997 foi o único do grupo que não foi para a World Championship Wrestling (WCW). Em 1998 teve uma rivalidade com Triple H dos DX que culminou na Wrestlemania 14 e juntou-se á stable “Nation of Domination” na altura liderada por The Rock nesse mesmo ano. Em 1999, Owen fez Tag Team com Jeff Jarret, ganhando os títulos de Tag Team por mais uma vez.

Em 1999 Owen perdeu a vida ao realizar um Stunt no PPV Over the Edge sendo uma das maiores tragédias da História do wrestling e é um dos acontecimentos que mais má fama trouxe ao wretling e á WWE pelos sucecivos casos em tribunal que aconteceram depois do sucedido. Morreu com 34 anos de idade. No dia depois do PPV a Raw foi dedicada a Owen prestando tributo ao wrestler. Rest in Peace Owen!

One on One

Wrestling Skills: Bret Hart usa manobras como Sunset flip, Victory roll, Bulldog, DDT, Dropkick e Enzuigiri, entre outros. Owen usava manobras como Belly to belly suplex, Diving elbow drop, Diving headbutt, Dragon sleeper, Gutwrench suplex, entre outros. Ambos muito bons e treinados pela mesma pessoa, o pai. Penso que não existe grandes diferenças entre estes grandes wrestlers, sendo que não falham dentro do ringue. É por isso que penso que devo dar ponto a ambos no que toca a wrestling skills por serem tão parecidos no que toca a estilo. Bret – 1 Owen – 1

Mic Skills: Owen Hart e Bret Hart nunca foram conhecidos como grandes ao microfone, sendo sempre lembrados pelos fãs pelas suas wrestling skills. Mas as promos foram feitas. Como já disse num One on One anterior, acho que o Bret é um dos wrestlers mais underated no que toca a mic skills. As melhores promos de Bret foram em 1997, enquanto que as melhore promos de Owen foram em 1994. O Owen era decente ao Micro, nada muito de espectacular, enquanto que Bret era um promo cutter, como já disse. Ponto para Bret. Bret – 2 Owen – 1

Carisma: Também como já referi num One on One anterior, o único problema de Bret Hart era o seu carisma, que penso ser um pouco baixa para um lutador tão bom. Bret era um daqueles lutadores que deixava as suas habilidades falar por si. Já Owen, era muito bom neste ponto, juntado sempre as grandes representações drámaticas com comédia, dando grandes resultados. Ponto para Owen. Bret – 2 Owen – 2

Melhor Heel: Bret Hart foi um melhor heel em 1997, quando começou uma campanha contra os EUA e os seus fãs, trazendo de volta a Hart Foundation. Owen Hart foi na maior parte das vezes um heel, começando tudo em 1994, quando traiu o irmão. Devo desde já dizer que sou um grande fã de Bret Hart como heel em 1997 (não aquele da WCW), mas não foi tão grande como foi a personagem heel de Owen Hart. Enquanto que Bret tornou-se heel ao voltar-se contra os fãs americanos, Owen fez coisas mesmo de vilão como trair o irmão e lesionar a sua perna, ajudou o irmão a perder o título da WWE, orgulhava-se de ter partido o pescoço a Steve Austin, entre muitos outros. Sem grandes margens para dúvidas, Owen era um melhor heel que Bret. Bret – 2 Owen – 3

Melhor Sharpshooter: Ao fazer este One on One, não podia deixar de comparar qual era aquele que fazia o melhor Sharpshooter. Penso que Bret é aquele que fazia o melhor Sharpshooter, pois fez mais pessoas desistir, aplicava-o melhor e conseguia fazer mais transições para esta manobra. Owen também fazia um bom Sharpshooter ficando só atrás de Bret pelas transições e diferentes maneiras que Bret conseguia fazer o Sharpshooter. Ponto para Bret. Bret – 3 Owen – 3

Títulos e Conquistas: Bret Hart ganhou: WWE United States Championship (1x), WWF Championship (5x), WWF Intercontinental Championship (2x), WWF Tag Team Championship (2x) – com Jim Neidhart, King of the Ring (1991, 1993), WWF Superstar of the Year (1993), Royal Rumble (1994), WWE Hall of Fame (2006), Slammy Award for Put a Fork in Him, He’s Done (1996 – The Sharpshooter), Slammy Award for Best Music Video (1996), Slammy Award for Which WWF champion, past or present, in attendance, is Hall of Fame bound? (1996), Slammy Award for Match of the Year (vs. Shawn Michaels at WrestleMania XII) (1996), WCW United States Heavyweight Championship (4x), WCW World Heavyweight Championship (2x), WCW World Tag Team Championship (1x) – com Goldberg, PWI Comeback of the Year (1997), PWI Feud of the Year (1993)vs. Jerry Lawler, PWI Feud of the Year (1994) vs. Owen Hart, PWI Match of the Year (1992) vs. British Bulldog at SummerSlam, PWI Match of the Year (1996) vs. Shawn Michaels in an Iron Man match at WrestleMania XII, PWI Match of the Year (1997) vs. Steve Austin in a Submission match at WrestleMania 13, PWI Most Hated Wrestler of the Year (1997), PWI Most Inspirational Wrestler of the Year (1994), PWI Stanley Weston Award (2003). Total de 35.

Owen Hart conquistou: WWF European Championship (1x), WWF Intercontinental Championship (2x), WWF World Tag Team Championship (4 x) – com Yokozuna (2), The British Bulldog (1) e Jeff Jarrett (1), King of the Ring (1994), Slammy Award for Squared Circle Shocker (1996), Slammy Award for Best Bow Tie (1997), PWI Editor’s Award (1999), PWI Feud of the Year (1994) vs. Bret Hart, PWI Rookie of the Year (1987). Total de 13. Ponto para Bret. Bret – 4 Owen – 3

Chegamos ao fim de mais um One on One, e como podem ver a vitória vai para Bret Hart. Um One on One equilibrado, sendo que seria aceitável um empate ou quem sabe uma vitória de Owen. é por isso que vocês, leitores deste artigo devem comentar sobre o artigo e dizerem se concordam com esta pontuação. deixo links e uma questão como sempre. Até para a semana!

Questão

Se Owen e Bret ainda lutassem, que feuds gostarias de ver?

Links

Owen vs Bret – WrestleMania 10 –
Owen vs Bret – Combate de Jaula –
Bret vs Mr.Perfect –
Bret vs The Undertaker –
Owen vs Ken Shamrock –

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “The Bottom Line” e Ex- escritor do artigo "One on One". Acompanha Wrestling à 10 anos.

19 Comentários

  1. Salgado - há 5 anos

    Ora aqui está um OnO que há muito queria ver, cheguei a pedir por comentário e ainda bem que o fizeste!

    Compreendo e respeito a tua opinião e os fundamentos dados, acaba por não diferir muito da minha, mas nas Mic Skills, tinha atribuído o ponto a Owen e não a Bret.

    Tal como tu acabaste por dizer, Owen foi um melhor heel e, mais variado, que Bret Hart. Isso implica um maior trabalho, primor e inteligência nas promos feitas.

    Não bastam as acções para fazer de heel. É certo que fazem grande parte do trabalho, mas as palavras e as expressões precisam de completar a imagem, e nessa parte, Owen fez melhor trabalho que Bret, a meu ver. Não porque Bret seja mau, ou porque não tenha sido muito bom, porque foi, apenas a meu ver, Owen foi melhor nesse ponto.

    Acho que nas Wrestling Skills podias ter também referido o lado high-flying de Owen Hart. Estranhei um pouco não ter visto referência a tal, mas de qualquer forma, bom trabalho e gostei de ler!

    • Salgado - há 5 anos

      Não respondi à pergunta! Caso fosse possível, num universo alternativo, colocar todos os lutadores (no seu auge) a lutar em ringue, gostava de ver um Bret Hart/Daniel Bryan e Owen Hart/Dolph Ziggler. ALém destes, gostava que Jericho tivesse tido um confronto com ambos os irmãos, em combates individuais, mas não o Jericho da sua primeira temporada na WWE ou do tempo da WCW, a meu ver, teria que ser o Jericho da sua segunda temporada na WWE (2008-2010).

      • Rúben Rosa - há 5 anos

        Tens razão, não referi as manobras high – flying de Owen- Nem sei como me foi esquecer

  2. LUCASMANIA - há 5 anos

    sem duvida adoraria ver nem que fosse por uma noite apenas varios antigos lutadores como Bret, Owen, HBK, HHH, Undertaker, e sem duvida meu maior astro STONE COLD STEVEN AUSTIN.(que quase nunca aparece no ONE ON ONE)

  3. danielLP21 - há 5 anos

    Excelente One on One!

    Wrestling Skills: Aceito o empate.No entanto,talvez o Owen Hart fosse mais completo e tivesse um maior reportório de manobras.Mas acabo por concordar com o empate

    Mic Skills: Discordo.Penso que o Owen era superior neste ponto.

    Carisma: Aqui não há muitas dúvidas.Tal como tu disseste este era o grande ponto fraco do Bret Hart.

    Melhor Heel: Concordo,até porque o Owen foi Heel durante muito mais tempo.

    Melhor Sharpshooter: Aqui também concordo e acho que não há muitas dúvidas.

    Títulos e Conquistas: Neste ponto não há nada para concordar ou deixar de concordar,contra factos não há argumentos.Mas para mim o Owen Hart ia ultrapassar o irmão caso não lhe tivesse acontecido o que lhe aconteceu.

    Será verdade que a gimmick de “The Game” teria sido para o Owen Hart caso ele a tivesse aceite?E será verdade que ele só não a aceitou porque pensou que essa gimmick iria estragar a sua imagem e queria proteger a mulher e as filhas?E porque raio é que ele tinha que ter aquela gimmick de Blue Blazer?

    • danielLP21 - há 5 anos

      Se Owen e Bret ainda lutassem, que feuds gostarias de ver?

      Owen Hart/CM Punk e Bret Hart/Chris Jericho

  4. Luis fernando - há 5 anos

    alguem pode me dizer qual foi a doença que impossibilitou stone cold steve austin de lutar por mais tempo na wwe ?

  5. Luis fernando - há 5 anos

    Alguem pode me dizer qual foi a lesão que deixou Stone Cold Steve Austin impossibilitado de lutar novamente pela wwe e o que pode acontecer caso ele lute novamente.

    Obrigado

  6. Que OnO simplesmente brutal e no geral devo concordo com o que dizes e penso da mesma maneira apenas discordo nas Mic Skills. Na minha opinião neste parametro Owen Hart é melhor.

    Gostava de ver uma feud entre Owen Hart e CM Punk/ Owen Hart e Randy Orton/ Bret Hart e CM Punk/ Bret Hart e Daniel Bryan/ Bret Hart e John Laurinaitis xD

  7. Zooropean - há 5 anos

    Boa ideia para um artigo, mas vê se corriges alguns erros ortográficos.

    Para mim, o Owen será sempre melhor que o Bret. Aliás, provou-se isso na WrestleMania X. E quanto a mic-skills, o Owen ultrapassava o Bret por km.

  8. João Macedo - há 5 anos

    Em poucas palavras, adorei este artigo.

    Pelo título previ logo coisa boa, uma vez que temos dois dos melhores lutadores técnicos de sempre.

    Wrestling Skills: os dois sempre foram muito bons em ringue, com um arsenal de manobras bem variado. Penso que não vale a pena pensar muito neste ponto, os dois são bons nele e merecem cada um o seu ponto, concordo.

    Mic Skills: Bret falha um pouco neste ponto Bret, pois penso que, tal como disseste, as suas habilidades falavam por si. As promos foram poucas mais boas (de 1997), de resto na carreira Bret nunca se deu muito bem com o microfone. Quanto a Owen, nada de especial mesmo, daí também concordar com este ponto para Bret.

    Carisma: um bom lutador faz-se no ringue e no micro, Bret era bom demais no ringue mas mau demais no micro, assim digamos. Owen foi muito bom neste ponto, logo não discordo totalmente desta atribuição.

    Melhor Heel: este deve ter sido o ponto mais fácil de avaliar do artigo, Bret não foi o heel que Owen foi, com muitas lesões provocadas a outros lutadores, soube-se bem aproveitar-se disto e fazer um bom heel, Owen supera Bret aqui.

    Melhor Sharpshooter: Pelo menos para mim, é mais difícil lembrar aquele Sharpshooter que colocava toda a gente a gritar senão for Bret a executá-lo, Owen não era tão bom neste ponto, logo também não me parece que saia triunfante neste ponto.

    Títulos e Conquistas: Bret conquistou mais, Bret ganhou, teve mais títulos, pronto, Owen também era um lutador excelente e não é por causa de ter menos títulos que Bret que o descende do nível do irmão.

    Como deves ter reparado, concordei em todos os pontos, expliquei os motivos das minhas concordâncias, sei que os pontos, no seu conjunto, apresentam os seus resultados, contudo se me pedissem, de uma forma geral, para comparar Bret a Owen, a minha resposta seria inclinada para um empate, pois se não fossem os títulos e conquistas de Bret, dava empate que penso que teria sido o resultado mais justo. Não que discorde dos pontos, como mostrei em cima, concordo com todos, apenas penso que são dois grandes lutadores e mereciam o empate.

    Se Owen e Bret ainda lutassem, que feuds gostarias de ver?

    Gostava que Bret rivalizasse com Alberto Del Rio, seria interessante. Quanto a Owen, talvez uma rivalidade com The Miz não destoasse de todo.

  9. Tomás Carneiro - há 5 anos

    Excelente OnO, concordo com tudo, até nas mic skills e sempre preferi o Bret ao Owen por isso fiquei satisfeito.

    Próximos OnO: Chris Benoit(eu sei que é tabu) vs Daniel Bryan, CM Punk vs Stone Cold, Edge vs Christian só uma dica, quando comparas um Hall of Fame ou já um mais antigo com um recente, como o CM punk vs Stone Cold, nos títulos podias apenas utilizar aqueles que o HoF ganhou no mesmo tempo em que o mais recente entrou, ou seja, títulos que ganharam no mesmo espaço de tempo.

    E aproveitando o artigo da WWE que fala das 50 melhores tag teams, dão 10 por cada dia, podias fazer um OnO entre a Tag em 1º vs a Tag em 2º.
    Desculpa se me achaste arrogante.

  10. Master of Chaos - há 5 anos

    Ótimo artigo, pena ver o Owen como um finado. Que pena o que ocorreu a alguns anos. Ele caiu de 25m de altura. 1 minute to silence. PLEASE!!!!

    Se Owen e Bret ainda lutassem, que feuds gostarias de ver?
    R:. Gostaria de ver Bret Hart vs. CM Punk ou Owen Hart vs. Alberto Del Rio.

  11. Malamadre16 - há 5 anos

    One on One de lendas e concordo com tudo que dizes e também acho que Owen Hart no micro é superior a Bret Hart.

  12. leo - há 5 anos

    Ótimo OnO. E também acho Bret Hart superior a Owen Hart. E gostaria de ver Shane McMahon vs Mr McMahon

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador