One on One #50 – The Rock vs Shawn Michaels

Olá e sejam bem-vindos a edição nº50 do One on One. Incrível que este espaço tenha chegado a tantas edições, mas é graças a vocês leitores que este espaço durou tanto tempo. O que posso prometer para o futuro é o mesmo empenho que tenho mostrado. Neste grande edião do One on One, decidi confrontar os meus dois wrestlers preferidos, “The People´s Champ” The Rock e “The Heart Break Kid” Shawn Michaels. Qual destas duas grandes lendas do wrestling sairá vencedora? Vamos descobrir!

The Rock

Dwayne Johnson, mais conhecido por todos por The Rock, é um wrestler de terceira geração, pois o seu avô, Peter Maivia, e o seu pai, Rocky Johnson estiveram envolvidos no ramo do wrestling. Treinado pelo seu pai, Rock conseguiu entrar para a World Wrestling Federation, estreando-se no Survivor Series 1996, sendo o último sobrevivente do combate tradicional do evento. O seu nome de ringue era Rocky Maivia (uma combinação dos nomes do seu avô e do seu pai) e começou a carreira com um grande push ao ganhar o título Intercontinental após 3 meses de lá estar.

Mas os fâs não gostavam da personagem pois era um tipo bonzinho que andava a “ser empurrado pela garganta adentro” dos fãs. Por isso, em 1997, Dwayne tornou-se heel e juntou-se à Nation of Domination, na altura liderada por Faarooq, começando a referir-se na terceira pessoa e a chamar-se The Rock. Em Dezembro de 1997, The Rock ganhou o título Intercontinental pela segunda vez e manteve-o por 9 meses até perder-lo para Triple H num Ladder match no SummerSlam 1998 num dos melhores combates pelo título de sempre e da história do PPV.

Durante o tempo em que foi campeão, Rock tornou-se líder da Nation of Domination e quando perdeu o Intercontinental title, a stable dissolveu-se. No Survivor Series 1998, Rock tornou-se no WWF Champion vencendo Mankind, juntando-se a Mr. Mcmahon e a stable “The Corporation” nasceu. The Rock começou a referir-se como o “The People’s Champion” e a qualidade das suas promos eram excelentes. Na Wrestlemania 15, The Rock enfrentou pela primeira vez na Wrestlemania, Steve Austin perdendo o título. Um mês depois de perder o título, Rock tornou-se Face começando feuds com The Undertaker, Triple H e Billy Gun até que começou a fazer Tag Team com Mankind começando a chamarem-se The Rock ‘n’ Sock Connection ganhando os títulos de Tag Team por 3 vezes.

The Rock viria a ganhar o Royal Rumble em 2000 e voltaria a ganhar o WWF Title no Backlash nesse mesmo ano. Dwayne viria também a acrescentar alcunhas para a sua personagem como “The Most Electrifying Man in Sports Entertainment” e tornou uma simples cotovelada e uma sobrancela famosas. Na Wrestlemania 17, Rock defrontou pela segunda vez Steve Austin e perdendo o título outra vez, saindo por uns meses do wrestling para gravar o filme “O regresso da Múmia”, só voltando aos ringues no Verão de 2001 para participar na storyline “The Invasion” onde ganhou o título da WCW por 2 vezes.

Na WrestleMania 18 aconteceu, na minha opinião, um dos melhores combates da história, The Rock vs Hulk Hogan. Dois ícones, num combate que viria a ser o grande destaque do ano. No Vengeance 2002, The Rock tornou-se no Undisputed Champion e um mês depois perderia o título para Brock Lesner, tirando mais uma vez um tempo para gravar outro filme. Nesta altura os fâs começaram a virar-se contra The Rock, pelas constantes saídas. Esta revolta originou um fantástico heel turn para The Rock, que quando voltou em 2003, fez das melhores promos heel de sempre. levando os fãs a apoia-lo como a odia-lo.

Na WrestleMania 19, The Rock, finalmente conseguiu vencer Steve Austin na Wrestlemania e um mês depois, no Backlash 2003, Dwayne faria o seu último combate individual contra Goldberg. Depois do seu último combate, The Rock viria a fazer algumas aparências, mas estava oficialmente retirado do wrestling para dedicar-se como actor.

Em 2011, The Rock voltou a um ringue da WWE e foi anunciado como o host da WrestleMania 27, fazendo com que John Cena não ganha-se o título da WWE. No Survivor Series de 2011, The Rock fez equipa com Cena e na Wrestlemania 28 venceu Cena, no Main Event, no primeiro combate singular de Dwayne  em quase 9 anos.

Shawn Michaels:

Shawn Michaels começou a sua carreira de wrestling em 1984 participando em vários territórios como a AWA. Foi na AWA que Michaels formou parceria com Marty Jannety criando-se assim a popular Tag Team, The Rockers. Esta Tag Team era inovadora pela manobras High Flyer que praticavam tendo a certo ponto ganho os títulos de Tag Team da AWA. Em 1988, The Rockers chegaram à WWF continuando como Tag Team até que em 1991, Michaels traiu Jannety, para se tornar heel e começar a sua carreira como wrestler individual.

Em 1992, Shawn estreou a sua nova Gimmick como The HeartBreak Kid, um villão convencido e vaidoso. Tinha como manager The Sensational Sherri e mais tarde Deisel. Nesse ano, Shawn ganhou pela primeira vez o título Intercontinental, começando a ter grande destaque na companhia. Na Wrestlemania 10, HBK enfrentou Razor Ramon num Ladder match, um dos melhores combates da história do evento e foi um combate que inovou.

No Royal Rumble 1995, HBK ganhou o combate do evento fazendo assim a transição para o Main Event. Contudo, só viria a ganhar o título da WWF um ano depois na Wrestlemania 12 quando venceu Bret Hart no primeiro Iron Man match. Nesta altura também tinha sido formado o infame grupo “The Kliq” no qual HBK era o líder e o nome Kliq também começou a ser referido como o grupo de fâs de Shawn Michaels. Shawn Michaels é também um dos membros e primeiro líder do grupo D-Generation X que foi formado em 1997.

Shawn Michaels participou no primeiro Hell in the Cell contra The Undertaker e foi um dos intervenientes no infame Montreal Srewjob. No Royal Rumble 1998, Shawn Michaels sofreu uma lesão nas costas o que muitos consideraram ser o fim da carreira do Heartbreak Kid. Ficou de fora dos ringues por 4 anos e meio até que no SummerSlam 2002, Shawn fez o seu combate de regresso frente a Triple H. No Survivor Series 2002, Michaels ganhou o seu último título mundial e mais tarde começou uma feud com a stable Evolution e com Chris Jericho. Nesta altura, Shawn também começou a mostrar grandes combates e uma forma incrível para a idade que já tinha, tendo grandes clássicos com Triple H, Chris Jericho, Kurt Angle e até Vince Mcmahon.

Em 2006 Shawn juntamente com Triple H trouxeram os DX de volta e nos anos seguintes viria tanto a adotar a personagem de rebelde degenerado como a de HBK. Nos últimos anos da sua carreira Shawn Michaels viria a ajudar as jovens estrelas a crescer como wrestlers tais como Mr. Anderson, Carlito, Chris Masters,  Cody Rhodes, Ted Dibiase, entre outros, nunca querendo ganhar o título principal. Na WrestleMania 26 ocorreu o último combate de Michaels num combate que opós o HBK e Undertaker e um ano depois foi induzido no Hall of Fame. Provavelmente o melhor Superstar de sempre!

One on One

Wrestling Skills: The Rock tem manobras como o clothesline, samoan drop, fisherman suplex, spinebuster, entre outros. Shawn Michaels usa manobras como Inverted atomic drop, Moonsault, Diving elbow drop, Dropkick e Figure-four leglock. Uma coisa que muita gente não se apercebe é que The Rock é um wrestler muito bom, e as suas qualidades no ringue não transparecem tanto porque é um entertainer fantástico. Mas por muito bom que seja The Rock, contam-se com uma mão aqueles que são melhores que HBK no ringue. HBK é um tremendo high flyer e um fantástico wrestler técnico e esta combinação torna-o um dos melhores de sempre. Ponto para HBK. Rock – 0 HBK – 1

Mic Skills: Ambos excelentes neste ponto. Ambos mostraram grandes promos ao longo dos anos, mas é The Rock que que se destaca mais ao mostrar uma grande electricidade nas suas promos, nunca decepcionou nas suas promos e uma capacidade de fazer uma grande promo com base numa palavra apenas. HBK é muito bom, mas The Rock é melhor. Rock – 1 HBK – 1

Carisma: Neste ponto, ambos estão muito equlibrados. Ambos mostram grande carisma nas suas promos, na maneira de andar na forma que abordam os fãs e parece que tudo que fazem, mostra carisma. Muito díficil de decidir neste ponto por isso decidi dar o ponto a ambos. Rock – 2 HBK – 2

Melhor Finisher: Sweet Chin Music vs The Rock Bottom. Ambos estes finishers mostraram ser muito eficazes ao longo dos anos. Eram muito apoiados pelo público e podiam ser executados a qualquer momento do combate. A grande diferença nos dois esta na crediblidade. O Sweet Chin Music, por muito bom finisher que seja, não é tão crédivel como o Rock Bottom. Por esta diferença o ponto vai para The Rock. Rock – 3 HBK – 2

Títulos e Conquistas: The Rock conquistou: WCW/WWE World Heavyweight Championship (2x), WWF/E Championship (7x), WWF Intercontinental Championship (2x), WWF Tag Team Championship (5x) – Mankind (3), The Undertaker (1) e Chris Jericho (1), Royal Rumble (2000), Slammy Award – New Sensation (1997), Slammy Award for Game Changer of the Year (2011) – com John Cena, Slammy Award for Guess Who’s Back or: Return of the Year (2011), PWI Match of the Year (1999) vs. Mankind in an “I Quit” match at Royal Rumble, PWI Match of the Year (2002) vs. Hulk Hogan – WrestleMania X8, PWI Most Popular Wrestler of the Year (1999, 2000), PWI Wrestler of the Year (2000).

Shawn Michaels ganhou: WWF Championship (3x), World Heavyweight Championship (1x), WWF European Championship (1x), WWF Intercontinental Championship (3x), WWF/E World Tag Team Championship (5x) – Diesel (2), Steve Austin (1), John Cena (1), e Triple H (1), WWE Tag Team Championship (1x) – Triple H (1), Royal Rumble (1995, 1996), WWE Hall of Fame (2011), Slammy Award for Best Slammin’ Jammin’ Entrance (1996), Slammy Award for Best Threads (1996), Slammy Award for Squared Circle Shocker (1996), Slammy Award for Master of Mat Mechanics (1996), Slammy Award for Match of the Year (1996) vs. Razor Ramon in a Ladder match SummerSlam, Slammy Award for Leader of the New Generation (1996), Slammy Award for Best Finisher (1997), Slammy Award for Match of the Year (1997) vs. Bret Hart in an Iron Man match at WrestleMania XII, Slammy Award for Match of the Year (2008) vs. Ric Flair at WrestleMania XXIV, Slammy Award for Match of the Year (2009) vs. The Undertaker at WrestleMania XXV, Slammy Award for Moment of the Year (2010) vs. The Undertaker at WrestleMania XXVI, PWI Feud of the Year (2008) vs. Chris Jericho, PWI Match of the Year (1993)vs. Marty Jannetty Monday Night Raw May 17, PWI Match of the Year (1994) vs. Razor Ramon in a Ladder match at WrestleMania X, PWI Match of the Year (1995) vs. Diesel at WrestleMania XI, PWI Match of the Year (1996) vs. Bret Hart in an Iron Man match at WrestleMania XII, PWI Match of the Year (2004) vs. Chris Benoit and Triple H at WrestleMania XX, PWI Match of the Year (2005) vs. Kurt Angle at WrestleMania 21, PWI Match of the Year (2006)vs. Vince McMahon in a No Holds Barred match at WrestleMania 22, PWI Match of the Year (2007) vs. John Cena on Raw on April 23, PWI Match of the Year (2008) vs. Ric Flair at WrestleMania XXIV, PWI Match of the Year (2009) vs. The Undertaker at WrestleMania XXV, PWI Match of the Year (2010) vs. The Undertaker in a Career vs. Streak match at WrestleMania XXVI, PWI Most Inspirational Wrestler of the Year (2010), PWI Most Popular Wrestler of the Year (1995, 1996). Rock – 3 HBK – 3

Chegamos ao final de mais um One on One e temos um empate entre estes dois ícones do wrestling. Sinceramente, não consigo responder á pergunta de qual é o melhor. Um empate parece o resultado mais justo. Quero que comentem e deixem a vossa opinião. Deixo um link e uma questão com sempre. Até para á semana!

Questão

Achas que HBK devia cumprir a estipulação de não lutar mais, ou devia regressar para mais um combate?

Links

– The Rock vs Triple H –
– The Rock vs Kurt Angle vs Triple H –
– The Rock vs Chris Benoit –

– HBK vs Chris Jericho –
– HBK vs Ric Flair –
– HBK vs The Undertaker – Hell in the Cell –

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “The Bottom Line” e Ex- escritor do artigo "One on One". Acompanha Wrestling à 10 anos.

27 Comentários

  1. Mike Tyson - há 4 anos

    Para mim HBK vence

  2. johnnyv10 - há 4 anos

    eu acho que em finisher o super kick (sweet chin music) e mais credivel, mas daria o ponto aos dois pois os dois finishers sao muito fortes e nao daria so ao the rock

  3. João Macedo - há 4 anos

    A meu ver, são duas grandes lendas e não há muita diferença entre elas, mas eu penso que Shawn supera The Rock. Mas talvez seja apenas uma opinião.

    Achas que HBK devia cumprir a estipulação de não lutar mais, ou devia regressar para mais um combate?

    Claro que não lutar mais dá mais significado ao combate “Streak vs. Carrer” contra Undertaker na WrestleMania 26, mas não me importava nada que ele viesse fazer mais um combate, não estou é a ver contra quem.

    • Glez - há 4 anos

      Penso que o empate até pode ser justo, o HBK teve mrl carreira que o The Rock portanto até concordo contigo que o HBK supera o The Rock mas tb é porque o The Rock teve 7 anos de carreira, o HBK teve 20+.

  4. Vinícius Nunes - há 4 anos

    Bom one one, só daria a vitória para o melhor finisher para HBK, pois o sweet chin music melhor que o rock botton porque é um dos finishers mais rápidos e mais imprevisíveis, como o RKO, e isso daria a vitória para HBK, que eu acho melhor que o The Rock…

    Queria vê-lo mais uma vez lutando ( o HBK), pois ele é sempre um cara que consegue dar grandes shows…

  5. Riky Storm - há 4 anos

    Achas que HBK devia cumprir a estipulação de não lutar mais, ou devia regressar para mais um combate?

    Adoraria que voltasse para mais um combate pois e o meu wrestler favorito de todos os tempos mas nao deve voltar

  6. André Gomes - há 4 anos

    Ótimo One on One apesar de eu discordar do resultado final, pois para mim pelo menos, o Rock Bottom é um finisher muito ruim apesar de ter ganho credibilidade. Mas acho que o Sweet Chin Music seja muito melhor!

    Enfim… de resto concordo com tudo, dois grandes superstars de sempre!

  7. Dolph Ziggler - há 4 anos

    Achas que HBK devia cumprir a estipulação de não lutar mais, ou devia regressar para mais um combate?

    Claro, nem que fosse para mais um combate. E esse combate seria o combate com mais sell da história entre o Shawn Michaels e Dolph Ziggler.

  8. Mister m - há 4 anos

    Comcordo em tudo excepto no melhor finisher, acho que o sweet chin music muito mais credivel do que o the rock bottom. Tirando isso foi um bom OnO. Continua assim :)

  9. gabriel gustavo - há 4 anos

    bem que shawn michaels devia lutar em uma revance contra undertaker e ganhar poderia até ser em um summerslam ou no suvivor series ou no vegence (que pela minha opiniao seria o PPV mais adequado por causa do nome do PPV)pois nao queria ver a streak de undertaker ir por agua abaixo.

  10. special one - há 4 anos

    sweet chin music de shawn michael é melhor pq pode ser usado em qq altura ao contrario do rock bottom…

  11. Rúben Rosa - há 4 anos

    O Rock Bottom também é so pesquisares um bocado

  12. 619 D-generation X - há 4 anos

    daria o voto de carisma a The Rock

  13. danielLP21 - há 4 anos

    Grande One on One,dois dos melhores wrestlers de sempre,dois dos melhores entertainers de sempre.

    Gosto mais do Shawn Michaels e só tenho pena que ele tenha falhado a Attitude Era quase toda e não possamos ter visto um Shawn Michaels vs The Rock.

  14. Cadu2204 - há 4 anos

    Excelente OnO :)

    Eu reparei que nos links estavam montes de combates do Rocky e do HBK… mas não vi um Rock vs HBK… Porque não um combate entre eles? xD

  15. Joao - há 4 anos

    Penso que seja melhor o sweet chin music, por alias de ser eficaz, tambem consegue criar algum ambiente entre a wwe universe

  16. xpunkx - há 4 anos

    Não sei se é muito nonsense da minha parte mas, eu tenho vontade de ver o HBK voltar e terminar com a streak do undertaker

  17. Master of Chaos - há 4 anos

    Edição especial de número 50 genial, acho que foi bom ver o empate, mas acho que HBK é melhor que The Rock, menos em promos.

    1) Achas que HBK devia cumprir a estipulação de não lutar mais, ou devia regressar para mais um combate?
    R:. Ele não deve mais voltar a lutar, pois perdeu para Undertaker e por isso sua carreira de lutador acabou.

    Parabens pelas 50 edições do OoO. Espero que meu Master’s Show chegue até os 50 ou mais.

  18. jeff morison hhhbk - há 4 anos

    Otimo artigo são dois dos melhores wrestlers de sempre, mas no quesito de melhor finisher achei injusto, acho injusto até mesmo um empate pois o sweet chin music de hbk é um dos finishers melhores e mais espetaculares de sempre

  19. Diogo_67 - há 4 anos

    ECW original vs New ECW (2006-2010)

  20. jaider - há 4 anos

    bem q o HBK podia voltar a lutar na WWE

  21. Tomás Canaveira - há 4 anos

    Achas que HBK devia cumprir a estipulação de não lutar mais, ou devia regressar para mais um combate?

    Sim acho que devia voltar e de certeza que na wrestlemania 29 vai ser shawn michaels vs triple h vs the undertaker

    e eu acho que o shawn e melhor que o the rock o shawn com a idade que tem consegue fazer um kick out ao tonbestone do undertaker e o the rock que é mais novo por levar umas cacetadas na barriga do cena fica todo aflito mas mesmo assim não posso fazer grandes comparações porque o the rock está completamente fora de forma

  22. Anónimo - há 4 anos

    para mim hbk e o melhor wrestler de todos os tempos . a algum tempo ate tive a ver a lista que a wwe fez sobre os 50 melhors wrestlers de todos os tempos e em 1º esta shawn michaels, em 2º undertaker ,3º stonecold steve austin, 4º bret the hitman hart e o the rock em 5º por isso shawn michaels e melhor que qualquer wrestler e sinceramente acho o sweet chin music melhor do que o rock bottom

  23. dx hbk - há 4 anos

    a wwe a algum tempo fez uma lista dos melhores wrestlers de todos os tempos e esta e a lista : 1º shawn michaels , 2º undertaker , 3º stone cold steve austin , 4º bret the hitman hart , 5º the rock . o meu wrestler preferido e o hbk por isso acho tambem sem duvida que e melhor que o the rock e o melhor de todos os tempos . e tambem acho o sweet chin music melhor do que o rock bottom

  24. dxhbkdx - há 4 anos

    sim também concordo

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador