Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

One on One #54 – Steve Austin vs Goldberg

Olá e sejam muito bem-vindos a mais uma edição do One on One. Na edição desta semana teremos frente a frente, a melhor estrela criada pela WWE nas Monday Night Wars contra a maior estrela criada pela WCW nas Monday Night Wars. Stone Cold vs Goldberg. Qual destes dois saíra vencedor? Vamos descobrir!

Steve Austin

Steve Austin começou a sua carreira de wrestling em 1989 na World Class Championship Wrestling, mas só começaria a ter sucesso quando estreou-se na WCW em 1991. Poucas semanas depois da estreia, Austin ganhou o WCW TV title e mais tarde nesse mesmo ano juntou-se à stable Dangerous Alliance. Em 1993, Austin formou com Brian Pillman, The Hollywood Blonds e ganharam o título de Equipas no dia 3 de Março desse ano. A equipa ficou junta até que Austin traiu Pillman o que levou a uma feud entre os dois.

No Starcade 1993, Austin viria a ganhar o título dos Estados Unidos da WCW e viria a ter feuds com Ricky Steamboat e Jim Duggan pelo título. Em 1995, Eric Bischoff despediu Steve Austin pois achava que ele não era um wrestler que desse dinheiro à companhia. Nisto, Austin assinou pela ECW o que levou a determinados segmentos onde este falava mal da WCW e gozava com a companhia. No final do ano de 1995, Austin assinou pela WWF com o nome “The Ringmaster”, tendo como manager Ted Dibiase.

A Gimmick não resultou e depois de Dibiase sair da companhia em Maio, Steve fez uma mudança radical tendo tudo começado quando ganhou o King of the Ring 1996 fazendo a famosa promo da sua coroação onde falou mal do seu adversário na final do torneio Jake Roberts ”You sit there and you thump your Bible, and you say your prayers, and it didn’t get you anywhere! Talk about your psalms, talk about John 3:16… Austin 3:16 says I just whipped your ass!”. A frase “Austin 3:16″ viria a tornar-se numa das mais populares frases da história do wrestling e viria a estar numa das T-shirts mais vendidas da história da companhia. Muita gente também diz que este foi o começo da Attitude Era.

Com esta nova personagem rebelde, Steve começou uma das rivalidades mais famosas da WWE, quando rivalizou com Bret Hart, sendo que ganhou o Royal Rumble em 1997 durante a rivalidade. Na Wrestlemania 13 os dois enfrentaram-se num combate de submissão (um dos melhores combates de sempre), onde Austin tornaria-se Babyface. Austin continuaria a sua rivalidade com Bret Hart, que tinha formado a Hart Foundation. No Summerslam 1997, Austin venceu Owen Hart para ganhar o título Intercontinental, mas durante o combate, Austin sofreu um Piledriver que partiu o seu pescoço. Isto levou a que Austin tivesse que parar por uns tempos para recuperar, mas nunca mais poderia apresentar um wrestling excelente que era um hábito.

Em 1997 foi onde também começou a popular rivalidade entre Steve Austin e Mr. Mcmahon que duraria até 1999. Austin ganhou o Royal Rumble pela segunda vez consecutiva em 1998 e na Wrestlemania 14 venceu Shawn Michaels para se tornar WWF World Champion e confirmar-se como a nova cara da companhia. Quando se tornou campeão, a rivalidade entre Vince e Austin tinha os seus momentos mais altos, sendo que esta rivalidade levou à subida das ratings e contribuiu para vencer a WCW na Guerra das companhias. Vince Mcmahon tentava sempre fazer com que Austin perde-se o título, sendo bem sucedido algumas vezes. A rivalidade culminou num combate de Jaula no PPV In Your House: St. Valentine Day Massacre que Austin ganhou.

Na WrestleMania 15, Austin venceu The Rock para ganhar mais uma vez o WWF title e durante o ano de 1999, Austin teria rivalidades contra Mankind, Triple H e Undertaker. Antes do Survivor Series 1999, Austin participou numa storyline, onde era atropelado por um carro, de forma a que Steve fizesse cirurgia ao pescoço. Um ano depois, Steve Austin regressou para se vingar de Triple H pelo atropelamento, sendo que ganhou o Royal Rumble 2001 pela terceira vez para defrontar The Rock na Wrestlemania. Austin ganhou a The Rock com ajuda do Mr.Mcmahon, mudando-se para heel.

Com o heel turn, Steve juntou-se com Triple H para formarem “The Two Man Power Trip” e a um certo ponto tinham o título da WWF, Intercontinetal e Tag Team no grupo. Austin viria, no mesmo ano, a trair a WWF na storyline “Invasion” juntando-se à WCW, tendo tido rivalidades com Kurt Angle e The Rock. Em 2002, Austin começou a ter problemas com o booking da sua personagem, pois a WWE queria que Austin perde-se para o novo wrestler, Brock Lesner. Austin não queria perder para um novato pois isso faria a sua personagem parecer fraca. Este problemas com o booking e com o seu casamento, resultaram na saída de Austin da WWE.

Em 2003, Austin voltaria para fazer o seu último combate da carreira com The Rock na Wrestlemania 19. Após a sua retirada, Austin foi fazendo algumas aparências desde ser GM da Raw a árbitro de combates importantes, em 2009 foi posto no Hall of Fame da WWE e em 2011 foi host do Tough Enough. Um dos melhores wrestlers de sempre, sem dúvida.

Goldberg

Bill Goldberg começou a sua carreira de wrestling em 1997 na WCW. A sua Gimmick era a de força demolidora que passava por tudo e por todos que deu origem á sua popular streak de vitórias que teve desde o começo. A primeira vítima da sua streak foi Bill DeMott, tendo wrestlers como Raven, Perry Saturn, Konnan, Curt Hennig, Hulk Hogan, Scott Hall, DDP e muitos outros estado nessa lista, sendo a maioria dos combates squashes. Goldberg cativou os fãs com o seu carisma silencioso, a sua força bruta e a incrível agilidade para alguém do seu tamanho.

Em 1998, Goldberg ganhou o título dos Estados Unidos da WCW a Raven e o título mundial da WCW ao ganhar a Hulk Hogan, sendo esse um dos melhores momentos da história da WCW. Kevin Nash no PPV Starrcade 1998 a streak acabou na marca das 174 vitórias consecutivas sendo um dos momentos mais criticados da WCW pelo modo como acabou o combate (Goldberg perdeu porque foi atingido com um taser).

Goldberg ganhou mais tarde outra vez o título dos Estados Unidos da WCW e os títulos de Tag Team com Bret Hart. Nos ultímos anos da WCW Goldberg entrou em feud com Vince Russo onde no final acabou por perder no ultímo PPV da companhia para curar uma lesão, mas devido á venda da WCW para WWE o contrato de Goldberg não foi comprado e este foi o motivo porque não entro na storyline na altura entre WCW e WWE. Bill veria a assinar com a WWE em 2003 tendo feuds com The Rock, Chris Jericho, Triple H e Brock Lesner.

No Unforgiven 2003, Goldberg ganhou outra vez o World Title, desta vez na WWE, vencendo Triple H. Apesar de ganhar o título, Goldberg não estava tão “over” como na WCW, sendo a causa provável o modo como foi feito o seu booking desde início. Goldberg perdeu o título Mundial no Armaggedon 2003 para Triple H e na WrestleMania 20 fez o seu último combate contra Brock Lesnar, pois o seu contrato expirava na semana a seguir e não houve renovação.

One on One

Wrestling Skills: Steve Austin usava manobras como o clothesline, suplex, boston crab, pointed elbow drop, entre outros. Goldberg usava manobras como Ankle lock, Belly to belly suplex, Big boot, Clothesline, Crucifix armbar, entre outros. A maioria dos combates do Goldberg eram squashes, que significa que só ele tinha ofensiva não deixando o adversário ter nenhuma, mostrando um wrestling muito ágil e utilizava uma das suas características a força bruta, mas nunca mostrou grande capacidade técnica dentro do ring o que é muito importante. Steve Austin tem qualidades de ringue excelentes até ao ponto onde partiu o pescoço, que fez com que não pode-se arriscar muito nos seus combates, mas mesmo assim se comparar-mos um Steve Austin de 1991 até 1997 com o Goldberg durante toda a sua carreira, Steve Austin continua a ser melhor dentro do ringue. Ponto para Stone Cold. Austin – 1 Goldberg – 0

Mic Skills: Steve Austin é “pura magia” ao microfone e como já disse em edições passadas, poucos conseguem ser melhor que ele neste ponto, utilizando a rebeldia como “tema principal” nas suas promos. Goldberg quase não falava ao microfone, simplesmente sei que fez uma promo na feud com Triple H e pouco mais. Goldberg não falava porque convinha à sua personagem e isso era a melhor coisa que podiam ter feito, pois as suas acções falavam por ele. Mais um ponto para Stone Cold. Austin – 2 Goldberg – 0

Carisma: Goldberg apesar de não falar ao microfone, tinha muita personalidade na sua personagem , sendo silencioso deixando que as suas acções falassem por si. Mas é muito díficil bater Steve Austin no que toca a carisma. Stone Cold tinha um carisma de puro “Badass” que bebia cerveja e atacava e ridicularizava o patrão, sendo que estas acções ajudaram muito no desenvolvimento e exposição do seu carisma no ringue. Ponto para Austin. Austin – 3 Goldberg – 0

Títulos e Conquistas: Steve Austin conquistou: WCW United States Heavyweight Championship (2x), WCW World Tag Team Championship (1x – com Brian Pillman, WCW World Television Championship (2x), NWA World Tag Team Championship (1x) – com Brian Pillman, Million Dollar Championship (1x), WWE Championship (6x), WWE Intercontinental Championship (2x), WWE Tag Team Championship (4x) – Shawn Michaels (1), Dude Love (1), The Undertaker (1) e Triple H (1), King of the Ring (1996), Royal Rumble (1997, 1998, 2001), Slammy Award –  Freedom of Speech (1997), WWE Hall of Fame (2009), PWI Feud of the Year (1998, 1999) vs. Vince McMahon, PWI Match of the Year (1997) vs. Bret Hart – WrestleMania 13 num Submission match, PWI Most Hated Wrestler of the Year (2001), PWI Most Popular Wrestler of the Year (1998), PWI Rookie of the Year (1990), PWI Wrestler of the Year (1998, 1999, 2001).

Goldberg foi WCW World Heavyweight Champion (1x), WCW US Champion (2x), WCW Tag Team Champion com Bret Hart(1x) e ganhou o World Title da WWE(1x) e a Pro Wrestling Illustrated atribuio a Bill o Rookie do ano (1998) e o Most PWI Most Inspirational Wrestler of the Year (1998). Austin – 4 Goldberg – 0

Melhor Finisher: Spear vs Stunner. Ambos grandes finisher mas muito diferentes um do outro. O Stunner é rápido, mortífero e pode ser executado de várias formas a qualquer altura do combate. Já Spear (de Goldberg, não incluo o Spear de Edge nem de Rhyno na mesma categoria de Goldberg) também era mortífero, mas era anunciado e quando executado era praticamente o fim do combate. Penso que o finisher de Goldberg é um pouco melhor pois apesar de não ser tão rápido, podia ser executado a qualquer momento (apesar de quase nunca ter sido) e parece-me mais credível que o Stunner, pois quando o atingia em alguém, parecia que o lutador nunca mais se ía levantar, tal a brutalidade da manobra. Único ponto para Goldberg. Austin – 4 Goldberg – 1

E chegamos ao fim de mais um One on One com uma vitória indiscutível de Steve Austin. Mas Goldberg também não merece ser esquecido. Simplesmente Austin é melhor que ele. Quero que comentem e deixem a vossa opinião sobre o artigo. Deixo uma questão e links como sempre. Até para a semana!

Questão

O que achaste de Goldberg na WWE? Foi culpa dele que não ficou tão “Over” como na WCW ou a culpa foi da companhia de Vince Mcmahon?

Muito Importante

Para a semana que vem, queria fazer um One on One com Tag Teams, mas queria que fossem vocês os leitores a escolher. Basicamente têm de deixar um comentário com a vossa tag team favorita de sempre ou uma das que querem que apareça no artigo (só podem dizer uma). As 2 Tag Team que mais aparecerem  nos comentârios ganham e defrontam-se na próxima semana.

Links

Goldberg vs Raven – http://www.youtube.com/watch?v=gHucO5nKAdg
Goldberg vs Chris Jericho –
Goldberg vs Triple H –

Steve Austin vs Dude Love –
Steve Austin vs Triple H –
Steve Austin vs The Undertaker –

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “The Bottom Line” e Ex- escritor do artigo "One on One". Acompanha Wrestling à 10 anos.

55 Comentários

  1. Miguel Carlos - há 4 anos

    É um bom artigo, onde concordo com tudo.

    Eu acho que a culpa de Goldberg não ter ficado tão “Over” foi da WWE/F.

    Quanto ao próximo One on One, eu gosto de muitas tags, mas proponho-te que um dos oponentes do artigo seja os Brothers of Destroction.

  2. BrunoBomb13 - há 4 anos

    Edge & Christian

    Agora veremos quais serão as equipas que vão ser escolhidas.

    Já agora, belo One on One e concordo contigo nas pontuações.

  3. Flash2012 - há 4 anos

    Bom artigo Ruben,estao aqui em causa 2 dos meus 3 lutadores de topo da wwe.

    Quanto as tag teams: Rated Rko

  4. O Resultado não surpreende em nada até porque é muito dificil conseguir pontuar nestes aspectos contra Stone Cold.

    A minha escolha para tag team vai para Brothers Of Destruction.

  5. Filipe Moreira - há 4 anos

    Hardy’s & Edge and Christian

    Bom artigo!

  6. RikyStorm - há 4 anos

    D-Generation X

  7. leo - há 4 anos

    Perfeito o OnO, já esperava uma vitória de Steve Austin por ser um dos melhores de sempre e também pelo fato de Goldberg ter uma pequena passagem, para termos noção este só participou de uma WrestleMania.

    E gostaria de ver Jeri-Show vs ShowMiz

  8. Tigerman - há 4 anos

    Hardy Boyz vs Team 3D

  9. Ronaldo22ped - há 4 anos

    dudley boys

  10. lucasmania - há 4 anos

    Otimo One On One Austin na minha opiniao e o melhor de todos no q toca a Atitude Era mas tambem Goldberg foi um dos maiores da WCW mas a WWE nao oaproveitou na altura !!!!!!
    Quanto a tag que escolho e Brothers Of Destruction VS DX…!!!!!!!!!!

  11. Vinícius Nunes - há 4 anos

    Eu peguei o finalzinho da WCW e foi aí que comecei a gostar de wrestling, graças a essa grande CIA, depois fiz a transição natural para a WWE,e na WCW o meu superstar favorito era Goldberg, assim como na WWE, não gosto de ver Golberg perder esses duelos, pois penso que é um dos melhores de sempre, no top 10, mas Austin é um dos 6 melhores da história ( junto com Chris Jericho, Kurt Angle, Bret Hart, HBK e Undertaker), então merece estar onde estar, pois ele foi um marco da Attitude Era…

  12. Maybeornot - há 4 anos

    Motor City Machine Guns
    Excelente One on One.Goldberg merecia uma melhor utilização até porque ele tinha uma personagem boa para aquele tempo.

  13. FeedMeMore - há 4 anos

    DX !

  14. Sup3r_Mari0 - há 4 anos

    The Hardys vs Edge & Christian

  15. Marco - há 4 anos

    The Beer Money vs Edge & Christian

  16. The Charismatic Enigma - há 4 anos

    Ótimo One on One, antes de ler o artigo ja sabia da vitória de Steve Austin, mas gosto muito do Goldberg.

    O que achaste de Goldberg na WWE? Foi culpa dele que não ficou tão “Over” como na WCW ou a culpa foi da companhia de Vince Mcmahon?

    Acho eu que foi por causa da companhia, porque se os Bookers realmente tivessem vontade, ele poderia ter sido tão “Over” quanto na WCW, ou pelo menos parecido.Deve ser simplesmente porque ele era uma das maiores estrelas da WCW…

    Sei da popularidade dos Hardy’s e do tanto de artigo One on One que existe sobre eles por aqui ja, são minha Tag Team favorita de sempre, mas pra não ficar sempre a mesma coisa, quero votar nos Rated RKO, uma das melhores Tag Team Heel que ja vi, e pra mim a melhor Heel da Ruthless Agression Era.

  17. Dolph Ziggler - há 4 anos

    Vitória mais que óbvio por parte do Austin. O Goldberg apesar de ter um finisher bom, é um cepo no ringue. Vitória justa!

  18. Had0uken - há 4 anos

    Hardy Boys

  19. João Macedo - há 4 anos

    Vitória justa, esperada e merecida, Steve Austin é um dos meus maiores ídolos de sempre…o homem era incrível.

    Escolho o Edge e Christian.

  20. Diogo_67 - há 4 anos

    Bom artigo.
    Eu gostava e ver The Hart Dynasty.

  21. Sheamus - há 4 anos

    Gostaria de ver Rated Rko e Brothers of Destroction

  22. takini the french - há 4 anos

    edge e christian

  23. Vinícius Nunes - há 4 anos

    E respondendo a pergunta, é claro que foi culpa da CIA de Vince McMahon, Goldberg era ótimo, meu ídolo na infância…

  24. LikEaBosS - há 4 anos

    Bom one on one! Para as tag gostava dos brothers of Destroction.

  25. danielLP21 - há 4 anos

    Parece que algumas pessoas não percebem que é para escolher apenas UMA tag team…

    Resultado óbvio e justo,concordo contigo em todos os pontos e acho que o Goldberg é um dos gajos mais overrated de sempre.

    Santino Marella & Vladimir Kozlov

  26. eu - há 4 anos

    Desculpa lá, mas em Wrestling Skills o Goldberg é melhor, e o Stunner é muito mais mitico que o Spear, apesar do spear parecer mais real, e esqueceste-te que o finisher “final” é o Jackhammer, mas obviamente que concordo com a vitória para o SCSA..

    • Rúben Rosa - há 4 anos

      Tens direito À tua opinião no finisher. O spear é aquele mais lembrado e escolhi esse. Nas wrestling skills não posso concordar. Devias ver combates do steve austin antes de partir o pescoço

  27. Fábio - há 4 anos

    O meu lutador preferido perdeu mas afinal o seu adversario era SCSA, era compreensivel.

    Edge & Christian

  28. ThaAces&Eights - há 4 anos

    Óptimo Artigo
    sugestão de um próximo: nWo vs Nexus

  29. LEANDRO SILVA - há 4 anos

    penso que a culpa foi da wwe porque ele n wcw era o idolo de quase toda a gente eu lembrome que mal se ouvia a musica o publico todo delirava
    tag team gostaria de ver o kane e o undertaker

  30. Mister m - há 4 anos

    Stone cold vence, sem supresas. Rated-Rko.

  31. Scorpion - há 4 anos

    One on One vai ser fera com Randy Orton vs Jonh Cena

  32. The Ultimate F`n Show Off - há 4 anos

    AJ STYLES & KURT ANGLE

  33. DX MEMBER - há 4 anos

    Para a semana queria:DX VS EDGE AND CHRISTIAN!

  34. Andre \m/ - há 4 anos

    D-Generation-X

  35. leo_dias - há 4 anos

    four horseman

  36. Luís Valente - há 4 anos

    DX e Edge e Christian

  37. wwe cool - há 4 anos

    hardy boys

  38. Bill Rods - há 4 anos

    Bem… Como só conheço “de vista” a passagem do Goldberg pela WWE (visto que não via ainda wrestling nessa altura), nem vale a pena comentar sobre quem acho de quem foi a culpa de ele não ter ficado tão “over” como na WCW ou de como foi a sua passagem na WWE.
    A Tag Team que eu gostaria de ver no próximo One-on-One seria Ric-Flair & Batista (Evolution).

  39. BITW - há 4 anos

    Edge&Christian

  40. aandre carrao - há 4 anos

    dx

  41. Master of Chaos - há 4 anos

    Grande artigo, já previa uma vitória de Steve Austin, mas acho o finisher de SCSA (Stuner) muito melhor, pois o SA o usava quando estava por cima ou por baixo e o Spear é um pouco mais lento.

  42. Anónimo - há 4 anos

    Dx vs hart dinasty

  43. FeedMeMore - há 4 anos

    O único Tag Team que não vi aqui escrito foi Evolution xD(mas eu escolho os DX)

  44. Flash2012 - há 4 anos

    Isto e so uma sugestao para o WPT:Que tal terem um novo artigo tipo “Talentos a lupa”-em que poderiam fazer uma analizaçao aos novos talentos (ryback,brodus clay,cody rhodes,jinder mahal….) poderiam analisar:o seu futuro,a sua personagem,os seu finishers……..

    Quanto a tag team-j a escolhi acima

  45. Rui Dionisio - há 4 anos

    DX (HHH and HBK) ou Rated RKO ou Brothers of Destroction ou Mankind & The Rock

  46. Tomás Canaveira - há 4 anos

    hardy boyz

  47. Johnmds - há 4 anos

    Tornastes o Austin overrated. Goldberg consegue pelo menos empatar com o SCSA em carisma e wrestling skills.

    Tag Teams: APA e Mr. Fuji & Toru Tanaka.

  48. jeff7hardyy - há 4 anos

    otimo one on one

  49. chris jericho - há 4 anos

    fg 4 a 1? impossivel!!

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador