One on One #61 – Shawn Michales vs Chris Jericho

Olá e sejam bem-vindos a mais uma edição do One on One. Na edição desta semana, teremos em confronto duas grandes Lendas do wrestling e o confronto mais votado na última edição deste espaço, Shawn Michaels vs Chris Jericho. Qual destes ícones ganhará este confronto? Vamos descobrir!

Shawn Michales

Shawn Michaels começou a sua carreira de wrestling em 1984 participando em vários territórios como a AWA. Foi na AWA que Michaels formou parceria com Marty Jannety criando-se assim a popular Tag Team, The Rockers. Esta Tag Team era inovadora pela manobras High Flyer que praticavam tendo a certo ponto ganho os títulos de Tag Team da AWA. Em 1988, The Rockers chegaram à WWF continuando como Tag Team até que em 1991, Michaels traiu Jannety, para se tornar heel e começar a sua carreira como wrestler individual.

Em 1992, Shawn estreou a sua nova Gimmick como The HeartBreak Kid, um villão convencido e vaidoso. Tinha como manager The Sensational Sherri e mais tarde Deisel. Nesse ano, Shawn ganhou pela primeira vez o título Intercontinental, começando a ter grande destaque na companhia. Na Wrestlemania 10, HBK enfrentou Razor Ramon num Ladder match, um dos melhores combates da história do evento e foi um combate que inovou.

No Royal Rumble 1995, HBK ganhou o combate do evento fazendo assim a transição para o Main Event. Contudo, só viria a ganhar o título da WWF um ano depois na Wrestlemania 12 quando venceu Bret Hart no primeiro Iron Man match. Nesta altura também tinha sido formado o infame grupo “The Kliq” no qual HBK era o líder e o nome Kliq também começou a ser referido como o grupo de fâs de Shawn Michaels. Shawn Michaels é também um dos membros e primeiro líder do grupo D-Generation X que foi formado em 1997.

Shawn Michaels participou no primeiro Hell in the Cell contra The Undertaker e foi um dos intervenientes no infame Montreal Srewjob. No Royal Rumble 1998, Shawn Michaels sofreu uma lesão nas costas o que muitos consideraram ser o fim da carreira do Heartbreak Kid. Ficou de fora dos ringues por 4 anos e meio até que no SummerSlam 2002, Shawn fez o seu combate de regresso frente a Triple H. No Survivor Series 2002, Michaels ganhou o seu último título mundial e mais tarde começou uma feud com a stable Evolution e com Chris Jericho. Nesta altura, Shawn também começou a mostrar grandes combates e uma forma incrível para a idade que já tinha, tendo grandes clássicos com Triple H, Chris Jericho, Kurt Angle e até Vince Mcmahon.

Em 2006 Shawn juntamente com Triple H trouxeram os DX de volta e nos anos seguintes viria tanto a adotar a personagem de rebelde degenerado como a de HBK. Nos últimos anos da sua carreira Shawn Michaels viria a ajudar as jovens estrelas a crescer como wrestlers tais como Mr. Anderson, Carlito, Chris Masters,  Cody Rhodes, Ted Dibiase, entre outros, nunca querendo ganhar o título principal. Na WrestleMania 26 ocorreu o último combate de Michaels num combate que opós o HBK e Undertaker e um ano depois foi induzido no Hall of Fame. Provavelmente o melhor Superstar de sempre!

Chris Jericho

Chris Irvine nasceu no Canadá em Winnipeg, Manitoba, e desde pequeno que queria ser uma de duas coisas: ser wrestler ou estrela de Rock. Para isso, Chris decidiu ir treinar para a escola dos irmãos Hart, inspirando pelos seus lutadores favoritos, Ricky Steamboat, Owen Hart e Shawn Michaels. Quando saiu da escola de wrestling, um dos seus sonhos tornara-se realidade e o resto é história. Chris retirou o seu nome do album dos Halloween “Walls of Jericho” e assim, Jericho começou a sua carreira profissional.

Não tendo sucesso nos EUA, Jericho decidiu passar por váríos territórios de wrestling desde o México, Alemanha e Japão até que um combate que Chris teve com o Ultimo Dragon apanhou as atenções da ECW. Assim, Jericho foi para a ECW onde começou a ganhar sucesso nos EUA. Esteve lá 6 meses, mas ainda conquistou o seu primeiro título norte- americano, o TV Title da ECW. Jericho assinou pela ECW em 1996 e o seu primeiro combate de PPV contra Chris Benoit no Fall Brawl desse ano. Mas a personagem de Jericho (que era Face) não era bem recebida pelos fãs, pois nessa altura os heels é que eram mais apoiados do que os tipicos Faces que não faziam mal a ninguem. Mesmo assim, Jericho nesta fase foi 2 vezes campeão Cruiserweight.

O seu heel turn só aconteceu quando ganhou o título pela terceira vez, o que ajudou muito Jericho a afirmar-se. A sua rivalidade mais memorável na WCW foi com Dean Malenko mas mesmo assim apesar de todos os esforços de Jericho, Jericho recebia o push para uma divisão mais importante, alías, os bookers da companhia nem lhe davam atenção, o que levou a Chris a começar a usar penteados estranhos para tentar ter atenção. Jericho ainda foi campeão TV da WCW mas o push que ele queria nunca chegou, razão que fez Jericho mudar-se para a WWF.

Em 1999, Jericho fez uma das melhores estreias de sempre na história do wrestling ao interromper The Rock e afirmar-se como aquele que vai mudar a WWE. Apesar da grande estreia, os primeiros meses de Jericho não correram bem, não conseguindo mostrar tudo o que sabia, sendo que só na feud que teve com Chyna pelo título Intercontinental, Jericho começou a afirmar-se. Também neste ano, Jericho cumprio o seu outro sonho formando a banda Fozzy que até hoje ainda esta activa. No Armageddon 1999, jericho ganhou o título Intercontinental e na WrestleMania 2000 o título Europeu da WWE, sendo que foi também no ano 2000 que Jericho teve uma das 2 grandes rivalidades da sua carreira contra Triple H e Stephanie Mcmahon, que levou ao melhor combate da carreira de Jericho (na minha opinião) que aconteceu no PPV Fully Loaded 2000 contra Triple H.

Em 2001, Jericho tornou-se no primeiro Undisputed Champion, no PPV Vengeance, ao ganhar o título da WWF e o da WCW na mesma noite ao derrotar Steve Austin e The Rock. Chris continuou campeão até perder para Triple H na WrestleMania 18 que levou á primeira rivalidade entre Jericho e Edge que não durou muito tempo pois Jericho passou da Smackdown para a Raw. Na WrestleMania 19, Jericho cumpriu o sonho de lutar contra um dos seus ídolos, Shawn Michaels. O combate foi pura magia notando-se a grande química que os dois tinham entre si. Nos 2 anos seguintes Jericho não conseguiria voltar a lutar no Main Event como queria e em 2005, Chris decidiu sair por uns tempos da WWE devido ao cansaço que tinha dos anos anteriores.

Neste periodo, Jericho decidiu dar mais atenção á sua banda e em Novembro de 2007, Chris voltou á WWE fazendo feud com Randy Orton. Mas em 2008, Jericho mudou a sua personagem por completo, dizendo que o Y2J morreu e que tinha sido salvo dos fãs que só o consideravam como um entertainer. Esta nova personagem era calculista, fria e não olhava a meios para conseguir o que queria. No PPV Unforgiven 2008, Jericho tornou-se novamente campeão Mundial e começou feuds com Batista, Shawn Michaels e John Cena, tendo em 2009 tornado-se pela nona vez campeão Intercontinental, mais vezes campeão que qualquer outro.

No resto do ano de 2009 e em 2010 Jericho viria a tornar-se campeão Undisputed de Tag Team com Big Show e mais uma vez campeão Mundial. Em Setembro de 2010, Jericho saiu da WWE mais uma vez não renovando contrato, só regressando no dia 2 de Janeiro de 2012. Na WrestleMania 28 e no Extreme Rules 2012 perdeu para CM Punk pelo título da WWE. A sua última rivalidade foi com Dolph Ziggler que acabou com Jericho a perder um combate da Raw e a sair da WWE. Com uma carreira de 21 anos, Jericho tem também dois livros: “A Lion’s Tale” e “Undisputed” (muito bons). Chris afirmou-se no mundo do Wrestling sendo um dos melhores da última década. Ele é realmente The Best in the World at what he does!!

One on One

Wrestling Skills: Shawn Michaels usa manobras como Inverted atomic drop, Moonsault, Diving elbow drop, Dropkick e Figure-four leglock. Chris Jericho tem manobras como o monsault, bulldog, enziguri, armbar, multiplos powerbombs, entre outros. Ambos são wrestlers muito bons, tendo grande capacidade como High Flyers, grande variedade de manobras, grande técnica, sendo também muito rápidos durante o combate e conseguinto sempre grandes performances com quase todos os wrestlers. O que torna um melhor que o outro neste ponto é a capacidade de contar uma história dentro do ringue. Chris Jericho consegue sempre contar uma grande história nos seus combates, mas Shawn Michaels é o rei do “Storytelling”, conseguindo sempre meter muito drama nos seus combates e manter 0 público colado à televisão. Ponto para Michaels. HBK – 1 Y2J – 0

Mic Skills: Ambos excelentes neste ponto. Ambos mostraram grandes promos ao longo dos anos e um grande á vontade e capacidade de representar, falar e convencer os fãs com as suas promos. Sendo Heels ou Faces, Michaels e Jericho são os melhors “Promo Cutter” que esta indústria já viu. Penso que Jericho é um pouco melhor que Shawn, pois parece ter uma maior capacidade de inovar promos com a modificação de personagens que sofreu ao longo dos anos. Michaels é muito bom, mas penso que Jericho é um pouquinho melhor. HBK – 1 Y2J – 1

Carisma: Ambos mostram grande carisma nas suas promos, na maneira de andar na forma que abordam os fãs e parece que tudo que fazem, mostra carisma. Shawn Michaels é o “Showstopper”, e muitos poucos conseguem ser melhor do que ele em carisma. Ele mostra o seu carisma na sua entrada, promos e durante o combate. Jericho é muito bom em carisma, mas poucos conseguem rivalizar com Michaels neste ponto. HBK – 2 Y2J – 1

Melhores Combates: Ambos tiveram grandes combates ao longo dos anos. Michaels teve grandes comabtes com Bret Hart, Deisel, British Bulldog, Owen Hart, Mankind, Undertaker, Chris Jericho, Triple H, John Cena, entre muitos outros. Chris Jericho teve grandes combates contra Rey Mysterio, Dean Malenko, Eddie Guerrero, Triple H, The Rock, Steve Austin, Edge, Shawn Michaels, CM Punk, Chris Benoit, entre muitos outros. Penso que ambos tiveram o mesmo nível de qualidade nos seus combates e contribuiram muito para a história do wrestling com as seus combates. Dou o ponto aos dois, pois são muito semelhantes em termos de melhores combates. HBK – 3 Y2J – 2

Títulos e Conquistas: Shawn Michaels ganhou: WWF Championship (3x), World Heavyweight Championship (1x), WWF European Championship (1x), WWF Intercontinental Championship (3x), WWF/E World Tag Team Championship (5x) – Diesel (2), Steve Austin (1), John Cena (1), e Triple H (1), WWE Tag Team Championship (1x) – Triple H (1), Royal Rumble (1995, 1996), WWE Hall of Fame (2011), Slammy Award for Best Slammin’ Jammin’ Entrance (1996), Slammy Award for Best Threads (1996), Slammy Award for Squared Circle Shocker (1996), Slammy Award for Master of Mat Mechanics (1996), Slammy Award for Match of the Year (1996) vs. Razor Ramon in a Ladder match SummerSlam, Slammy Award for Leader of the New Generation (1996), Slammy Award for Best Finisher (1997), Slammy Award for Match of the Year (1997) vs. Bret Hart in an Iron Man match at WrestleMania XII, Slammy Award for Match of the Year (2008) vs. Ric Flair at WrestleMania XXIV, Slammy Award for Match of the Year (2009) vs. The Undertaker at WrestleMania XXV, Slammy Award for Moment of the Year (2010) vs. The Undertaker at WrestleMania XXVI, PWI Feud of the Year (2008) vs. Chris Jericho, PWI Match of the Year (1993)vs. Marty Jannetty Monday Night Raw May 17, PWI Match of the Year (1994) vs. Razor Ramon in a Ladder match at WrestleMania X, PWI Match of the Year (1995) vs. Diesel at WrestleMania XI, PWI Match of the Year (1996) vs. Bret Hart in an Iron Man match at WrestleMania XII, PWI Match of the Year (2004) vs. Chris Benoit and Triple H at WrestleMania XX, PWI Match of the Year (2005) vs. Kurt Angle at WrestleMania 21, PWI Match of the Year (2006)vs. Vince McMahon in a No Holds Barred match at WrestleMania 22, PWI Match of the Year (2007) vs. John Cena on Raw on April 23, PWI Match of the Year (2008) vs. Ric Flair at WrestleMania XXIV, PWI Match of the Year (2009) vs. The Undertaker at WrestleMania XXV, PWI Match of the Year (2010) vs. The Undertaker in a Career vs. Streak match at WrestleMania XXVI, PWI Most Inspirational Wrestler of the Year (2010), PWI Most Popular Wrestler of the Year (1995, 1996).

Jericho conquistou: Undisputed WWF Championship (1x), World Heavyweight Championship (3x), WCW/World Championship (2x), WWF/E Intercontinental Championship (9x), WWF/E World Tag Team Championship (5 x)– Chris Benoit (1), The Rock (1), Christian (1), Edge (1), e The Big Show (1), WWE Tag Team Championship (2x) – Edge (1) e The Big Show (1), WWF European Championship (1x), WWF Hardcore Championship (1x), Slammy Award for Superstar of the Year (2008), Slammy Award for Tag Team of the Year (2009) – com The Big Show, ECW TV Champioship (1x), WCW Cruiserweight Championship (4x), WCW World Television Championship (1x), PWI Comeback of the Year (2008) PWI Feud of the Year (2008) vs. Shawn Michaels , PWI Most Hated Wrestler of the Year (2002, 2008). HBK – 4 Y2J – 2

Melhor Finisher: Sweet Chin Music vs Code Breaker. Ambos os finishers são muito bons, tendo muito impacto e garantem quase sempre a vitória. Também são muito rápidos, podendo ser executados a qualquer momento do combate, em qualquer situação, e ambos os fãs gostam bastante de ambos os finishers. Penso que o finisher de Chris Jericho é melhor, porque penso que é mais crédivel que o Sweet Chin Music de Shawn Michaels. Ponto para Jericho. HBK – 4 Y2J – 3

Chegamos ao final de mais um One on One com a vitória a sorrir para Shawn Michaels. Jericho é um dos melhores de sempre, mas Michaels é provavelmente o melhor de sempre. Quero que comentem e deixem a vossa opinião, se gostaram ou não. Deixo Links  e uma questão com sempre. Até para á semana!

Questão

Achas que Jericho regressará para a WWE ou vês a sua retirada acontecer daqui a uns tempos?

Links

Shawn Michaels vs Kurt Angle –
Shawn Michaels vs Undertaker –
Shawn Michaels vs Chris Jericho –

Chris Jericho vs The Rock –
Chris Jericho vs Steve Austin –

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “The Bottom Line” e Ex- escritor do artigo "One on One". Acompanha Wrestling à 10 anos.

33 Comentários

  1. André Santos - há 4 anos

    Muito bom estava mesmo a espera deste “one on one”, e concordo plenamente com esta votação , íria ser decidida por pormenores, mas de salientar que jericho é um lutador porque cresceu muito á sua custa e HBK foi muito mais vezes “ajudado” por Vince mas isto é um pormenor.
    Dois grandes performers, duas lendas de uma geração e desculpem ser muito repetitivo quando digo isto, porque não vejo nesta geração lutadores deste calibre.
    Dois dos meus favoritos, espero que jericho volte para enriqueçer o roster da wwe que cada vez mais deixa a desejar.
    Abraço

  2. Tobias - há 4 anos

    O melhor One On One que teve até agora,que para mim são os melhores lutadores da wwe

  3. dxhbkdx - há 4 anos

    sem duvida concordo porque para alem de ser o meu wrestler favorito shawn michaels e o melhor de sempre

  4. danielLP21 - há 4 anos

    Eu sinceramente dava o ponto para os dois em carisma e em ring skills e prefiro o “Sweet Chin Music” ao “Code Breaker”.

    Seja como for,o Jericho é,para mim,o lutador mais completo de sempre e eu acho que ele ainda é um pouco underrated,visto que não fica a dever nada aos melhores da história…

    Acho que,mais cedo ou mais tarde,o Chris Jericho vai voltar,mas não por muito tempo.

    • Vinícius Nunes - há 4 anos

      Eu por acaso acho Jericho um dos maiores da história, está entre os meus 5 favoritos de todos os tempos, junto com Bret, HBK, Undertaker e Stone Cold.

    • Tomás Carneiro - há 4 anos

      Para mim ele é uma lenda viva, como já disse noutro post, ele é o legítimo lutador para enfrentar o Undertaker, ele sim. Sinceramente é um dos meus preferidos de sempre.

    • joao pedro - há 4 anos

      Lutador mais completo de sempre daniel? acho que um senhor chamado Bret Hart discorda de ti.

      • danielLP21 - há 4 anos

        Percebeste mal. Eu não me estava a referir apenas a ring skills.

        Eu estava a falar de uma forma geral,o Bret Hart era excelente no ringue e muito razoável no microfone e o The Rock é perfeito no microfone mas no ringue fica muito longe do Chris Jericho.

        O Chris Jericho é o mais completo,na minha opinião. Excelente no ringue,espetacular no microfone e transpira carisma por todos os lados. Há mais alguém assim?

      • Lucas Santos - há 4 anos

        Acredito que o Ric Flair nas décadas de 70 e 80 chega perto do Y2J,mas concordo com você ao dizer que ele é o wrestler mais completo de todos

  5. Miguel - há 4 anos

    Muito bom Rúben mas penso que nos wrestling skills dava empate.

    E são 2 grandes lutadores era justo um empate hhehe

  6. Francisco Marques - há 4 anos

    Adorei o One-on-One e gostaria de ver no próximo artigo Big Show vs Mark Henry!

  7. fã numero 1 - há 4 anos

    São dois grandes lutadores que eu sempre gostei mas é assim não posso dizer que são os melhores da WWE, a meu ver há melhores.

    • LOL - há 4 anos

      Melhores? Exemplos se faz favor (:

      • danielLP21 - há 4 anos

        Ele deve estar a falar do Undertaker,do The Rock e/ou do Steve Austin.

      • LOL - há 4 anos

        Em termos técnicos, o Shawn e o Jericho são melhores, na minha opinião, o que não queira dizer que o Undertaker, o Rock ( pessoalmente não sou grande fã do The Rock, mas gostos são gostos ) e o Stone Cold.

      • LOL - há 4 anos

        * não sejam bons wrestlers, mas acho que o Jericho e o Shawn são melhores

      • danielLP21 - há 4 anos

        Concordo contigo.

  8. Vinícius BullyMiz Nunes - há 4 anos

    Acho que o Jericho vai dar um tempo, talvez ele volte no meio de 2013 ou em 2014, mas ele vai voltar, pelo menos eu acho.

    Sobre o one-one, eu gostei muito, concordo em quase todos os pontos, o HBK é melhor em ringue que o Jericho, por muito pouco é verdade, porém eu não gosto muito do code breaker, mas gosto do sweet chin music, então ficaria 4 a 2 para HBK, mas grande artigo.

  9. DheFan - há 4 anos

    HBK é o melhor esqueçam!! Mas nem pensem que viram a última luta de Chris Jericho , ele vai voltar e quando voltar irá provar que é o melhor no seu ofício .

  10. Miguel - há 4 anos

    Vinícius não concordo no facto do Shawn ser melhor em ringue.

  11. João Macedo - há 4 anos

    O Jericho é um excelente wrestler, mas concordo que o Michaels o acabe por superar.

    Achas que Jericho regressará para a WWE ou vês a sua retirada acontecer daqui a uns tempos?

    Vou para a segunda opção…creio que o Jericho ainda volta à WWE e, quem sabe, ainda volta a ser campeão mundial.

  12. Dolph Ziggler - há 4 anos

    Tenho as minhas dúvidas no melhor finisher.

  13. Matheus Scher - há 4 anos

    O próxima One On One poderia ser entre Stone Cold e Bret Hart!

  14. DDNN - há 4 anos

    Acho que no carisma acho que era 1 ponto para os dois.
    No finisher tenho algumas dúvidas.

    • DDNN - há 4 anos

      Achas que Jericho regressará para a WWE ou vês a sua retirada acontecer daqui a uns tempos?

      Acho que ele ainda vai regressar para 2013 ou 2014 e até pode ser outra vez campeâo.

  15. raphael - há 4 anos

    dentro de um ring, tecnicamente, o melhor de todos os tempos é bret hart, em segundo lugar dou um empate tecnico entre kurt angle e shawn michaels..mas se precisasse desempata votaria no michaels…para melhor numero dois de todos os tempos dentro do ring.

    • Vinícius Nunes - há 4 anos

      Concordo plenamente, Bret Hart o melhor da história com certeza, já que pra mim o que importa são as ring-skills.

  16. dehbkdx - há 4 anos

    o shawn michaels penso que tem muito mais tecnica e carisma que o cris jericho.
    ate porque na lista da wwe dos melhores lutadores de sempre o shawn michaels e o 1 º e o cris jericho nem sequer nos 10 primeiros des ta.
    mas eu e muitas outras pessoas acho que o shawn michaels e sem duvida o melhor de sempre

  17. dxhbkdx - há 4 anos

    e o jericho e dos melhores de sempre mas shawn michaels e o melhor

  18. David Villa " maravilla " - há 4 anos

    para mim é melhor o Y2J

  19. Master of Chaos - há 4 anos

    Grande artigo, pensei mesmo que Y2J venceria, mas Shawn é melhor.

    Penso que o Chris regressa para a WWE ainda, mas depois se retira de vez.

  20. joao - há 4 anos

    o Shawn e melhor que o Chris

  21. Stunner - há 4 anos

    para mim o hbk foi o melhor superstar de sempre

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador