Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

One on One #66 – Edge vs The Undertaker

Olá e sejam muito bem-vindos a mais uma edição do One on One. Na edição desta semana teremos em confronto duas Lendas da história do Wrestling. Falo de “The Rated R Superstar” Edge e “The Phenom” The Undertaker”, duas Lendas que deram muito ao wrestling e merecem o nosso respeito. Qual dos dois ganhará este confronto? Vamos Descobrir!

Edge

Adam Copeland, mais conhecido como Edge, começou a sua carreira de wrestling no circuito independente no Canadá só chegando à WWE em 1997 (com recomendações do Bret Hart). Quando se estreou foi como wrestler individual, mas só começou a ganhar a atenção do público quando se juntou a Gangrel e Cristian e formaram o grupo The Brood que tinha como Gimmick que os três wrestlers eram vampiros. Edge continuou neste grupo até que Gangrel saiu e Edge e Christian passaram a ser uma tag team. Foram uma tag team até 2001 e ganharam por 7 vezes os títulos de Tag Team inovando o Ladder Match e o TLC.

Edge ganhou o título Intercontinental por 2 vezes e o King of the Ring em 2000 enquanto os dois estavam juntos o que levou à separação porque Christian tinha inveja de Edge. Edge, agora novamente lutador individual, continuou no midcard  até que em 2003, Adam lesionou-se no pescoço, lesão que viria a ser o principal motivo da sua retirada anos mais tarde. Regressou em 2004 e voltou a competir pelo título Intercontinental (que viria a ganhar), mas Edge viria a subir para o Main Event quando se tornou heel no final de 2004 tendo tido rivalidades com Shawn Michaels e Chris Benoit. Adam ganhou o primeiro Money in the Bank Match na Wrestlemania 21 e mais tarde viria a ganhar o heat que o viria a tornar um0 grande heel, pois Edge andava a ter um caso com a Diva Lita quando esta ainda namorava com Matt Hardy. Isto levou os fâs a odiar Edge e o odio pessoal entre os dois originou uma storyline entre os dois quando Matt voltou à WWE.

No PPV New Year’s Revolution 2006, Edge fez o cash in da mala do Money in the Bank  e assim ganhou o seu primeiro título Mundial da WWE sendo o primeiro de onze. Edge começou a chamar-se “The Rated R Superstar” e a sua personagem afirmava-se com cenas de sexo ao vivo e a ir a casa do John Cena esbofetear o pai dele. Também em 2006 Edge formou uma Tag Team com Randy Orton  chamada “The Rated RKO” e em 2007 aliou-se a Vicky Guerrero de forma a conseguir manter o título Mundial á volta da cintura. Rivalidades contra The Undertaker, John Cena, Batista, Jeff Hardy e Triple H marcaram esta fase de afirmação de Edge como um dos melhores da última década.

Edge viria nos últimos anos a conquistar mais títulos, inclusive o Royal Rumble de 2010, tendo por volta desta altura alternado entre Face e Heel até que na Wrestlemania 27 aconteceu o seu último combate contra Alberto Del Rio. O motivo da retirada foi devido à lesão que tinha tido em 2003 se ter agravado, que se se tivesse agravado ainda mais poderia por Adam numa cadeira de rodas ou até leva-lo à morte. Edge foi posto no Hall of Fame da WWE em 2012. Um dos melhores da sua Era sem dúvida!

The Undertaker

Mark Calaway, mais conhecido no mundo inteiro por The Undertaker começou a sua carreira de wrestling em territórios como o Texas tendo passagem breves por várias companhias, como a WCW, até ir para a WWF onde se tornou famoso por representar a Gimmick de um morto-vivo. Taker estreou-se na WWF no Survivor Series 1990 fazendo parte da Million Dollar Team num combate tradicional de eliminação. Nos primeiros anos, este trazia um casaco, uma gravata e um chapéu na sua entrada para o ringue, sendo lhe dada a alcunha “The Deadman”. Taker também tinha um manager chamado Paul Bearer, uma personagem sinistra que trazia sempre consigo uma urna que supostamente dava poderes místicos ao morto-vivo.

Nos primeiros meses, Taker começou a sua famosa streak de vitórias na WrestleMania, vencendo Jimmy “The Superfly” Snuka, tendo a streak continuado até aos dias de hoje nunca sendo quebrada. Passado um ano, Taker ganhou pela primeira vez o título da WWF a Hulk Hogan (com ajuda de Ric Flair) no Survivor Series 1991, mas teve o título só por 6 dias porque perdeu para Hulk Hogan. Taker também começara a trazer combates novos que eram a sua “especialidade”, com o “Bodybag match”, o “Casket match” e mais tarde o “Buried Alive match” e o “Hell in the Cell”. Com o passar do tempo, Taker acumulou mais vitórias na Wrestlemania desenvolvendo a sua personagem cada vez mais até que em 1997 o seu meio-irmão Kane (Kayfabe) estreou-se na WWF e o atacou com o seu finisher Tombstone Piledriver. Isto levou a um combate entre os dois na Wrestlemania 14 onde, claro, o “Deadman” ganhou. Em 1998 mudou de “face” para heel porque juntou-se a Vince Mcmahon na sua demanda para acabar com Steve Austin.

Em 1999 criou a Stable “The Ministry of Darkeness” onde se revelou o lado mais satânico da Gimmick do Undertaker, onde durante esta fase ganhou o título mundial da WWF pela terceira vez. Em 2000, após uma ausência de alguns meses, Taker voltou com uma nova Gimmick, sendo que agora tornou-se num motoqueiro. Esta Gimmick durou três anos, onde este teve rivalidades com Triple H, Kurt Angle, Kane, Steve Austin, Brock Lesner, entre outros. Nesta nova personagem, Taker começou a falar mais ao microfone e ganhou pela quarta vez o título da WWE em 2002. A Gimmick desapareceu quando no Survivor Series 2003, Taker perdeu um “Buried Alive match” contra Vince Mcmahon que teve a ajuda de Kane. Undertaker só voltaria na WrestleMania 20 para defrontar Kane e vingar-se, que marcou também o regresso da Gimmick do morto-vivo.

Nos 2 anos seguintes, Taker tentou a conquista do título da WWE, mas não o ganhou. No Royal Rumble 2007, Undertaker ganhou o combate Royal Rumble e na Wrestlemania 23 venceu Batista para se tornar no campeão Mundial de Pesos Pesados, sendo que o teria várias vezes nos anos seguintes. Desde 2009 que o “Deadman” tem lutado menos vezes, devido aos problemas físicos que tem.

Na Wrestlemania 28  a sua streak na Wrestlemania passou para as  20 vitórias com nenhuma derrota, derrotando Triple H num combate Hell in the Cell também chamado “End of and Era”. Está streak define a grande carreira desta lenda do wrestling!

One on One

Wrestling Skills: Edge tem manobras como sharpshooter, diving crossbody, big boot, Sitout rear mat slam, Flapjack, Flying forearm smash, Half nelson bulldog, Missile dropkick, entre outros. Taker tem manobras como: Big Boot, Flying Clothesline, Snake Eyes, Over the top rope suicide dive, Reverse STO, Running DDT, Running leg drop, entre outros. Ambos são muito bons dentro do ringue sendo que à medida que a idade deles aumentava, apesar das lesões, ainda faziam muitos bons combates. Penso que ambos estão mais ou menos ao mesmo nível. Edge consegue ter mais velocidade no combate e mais manobras, mas Undertaker consegue contar uma melhor história e consegue fazer ainda grandes combates, apesar da idade. Ponto para ambos. Edge – 1 Undertaker – 1

Mic Skills: Ambos os dois são muito bons neste ponto. Apesar de o Undertaker nos últimos anos (na minha opinião) ter estado um pouco repetitivo nas suas promos, teve momentos ao microfone fantásticos durante a Attitude Era e como “American Badass”. Edge é muito bom também conseguindo não ser repetitivo como o Undertaker e ao mesmo tempo atrair a atenção do público, sendo um dos melhores ao micro nos últimos anos. Penso que para ser justo devo dar o ponto a ambos os lutadores. Edge – 2 Undertaker – 2

Carisma: Ambos os wrestlers são muito bons neste ponto. Edge desde os tempos da sua Tag Team com Christian que tem mostrado um alto carisma conseguindo fazer os fãs rir e adora-lo ou odia-lo. Quer seja durante a entrada, promos, durante o combate ou após o combate, Edge é um grande exemplo de um carismático. Mas, o Undertaker é praticamente impossível de superar neste ponto. Durante anos fez qualquer Gimmick que tivesse resultar e a sua Gimmick é o seu Carisma. A sua personagem é espantosa e consegue ser melhor que a maioria sem tentar muito. Edge é muito bom em carisma, mas Taker é muito melhor! Edge – 2 Undertaker – 3

Melhores Combates: Edge teve grandes combates contra wrestlers como: John Cena, Cm Punk, Eddie Guerrero, Christian, Jeff Hardy, Matt Hardy, Mick Foley, Undertaker, Batista, Kurt Angle, entre muitos outros. Undertaker teve grandes combates contra: Mankind, Bret Hart, Shawn Michaels, Triple H, Kane, The Rock, Edge, Randy Orton, entre muitos outros. Penso que Taker teve os melhores combates, pois fez grandes combates na Wrestlemania, alguns dignos de 5 estrelas, fez grandes combates em Hell in the Cell sendo um dos grandes pioneiros e ao longo da sua grande carreira conseguir sempre nos impressionar com qualquer combate. Edge – 2 Undertaker – 4

Melhores Momentos: Ambos os wrestlers tiveram grnades momentos na sua carreira. Edge conta com grandes momentos em combates TLC, o cash in da mals Money in the Bank, a sua passagem para Top Heel da WWE, entre outros. Undertaker conta com grandes momentos como os primeiros combates Hell in the Cell, a stable Ministry of Darkeness, a sua Streak na Wrestlemania, entre muitos outros. Undertaker, penso que, sem sombra de dúvidas teve melhore momentos na sua carreira do que o Rated R Superstar.  Edge – 2 Undertaker – 5

Títulos e Conquistas: Edge conquistou os seguintes títulos: WWF/ WWE World Heavyweight Championship (7X), WWE Championship (4x), WWF/E Intercontinental Championship (5x), WCW United States Championship (1x) WWF/E World Tag Team Championship (12x) –  Christian (7), Chris Benoit (2), Hulk Hogan (1), Randy Orton (1) e Chris Jericho (1), WWE Tag Team Championship (2x) – Rey Mysterio (1) e Chris Jericho (1), King of the Ring (2000); Money in the Bank (2005), Royal Rumble (2010),  Slammy Award for Couple of the Year (2008) – com Vickie Guerrero, Slammy Award for “Oh Snap” Meltdown of the Year (2010) Destroying the Anonymous GM’s computer, PWI Comeback of the Year (2004), PWI Feud of the Year (2005) vs. Matt Hardy, PWI Feud of the Year (2006) vs. John Cena, PWI Match of the Year (2000) with Christian vs. The Dudley Boyz vs. The Hardy Boyz – Triangle Ladder match WrestleMania 2000, PWI Match of the Year (2001) with Christian vs. The Dudley Boyz vs. The Hardy Boyz in a Tables, Ladders, and Chairs match at WrestleMania X-Seven, PWI Most Hated Wrestler of the Year (2006), PWI Most Improved Wrestler of the Year (2001).

Undertaker tem os seguintes títulos: World Heavyweight Championship (3x), WWE Championship (4x), WWF Hardcore Championship (1x), WWF Tag Team Championship (6x)– Steve Austin (1), The Big Show (2), The Rock (1) e Kane (2) WCW Tag Team Championship (1x com Kane), Royal Rumble (2007), Wrestlemania, Streak (19-0) Slammy Award for WWF’s Greatest Hit (1996), Slammy Award for Best Tattoo (1997), Slammy Award for Best Entrance Music (1997), Slammy Award for Star of the Highest Magnitude (1997), Slammy Award for Match of the Year (2009) vs. Shawn Michaels at WrestleMania XXV, Slammy Award for Moment of the Year (2010) vs. Shawn Michaels at WrestleMania XXVI, Slammy Award OMG Moment of the Year (2011) Kicking out of Triple H’s Tombstone Piledriver at WrestleMania XXVII e a PWI deu-lhe os seguintes prémios: PWI Feud of the Year (1991) vs. The Ultimate Warrior, PWI Match of the Year (1998) vs. Mankind in a Hell in a Cell match  King of the Ring, PWI Match of the Year (2009) vs. Shawn Michaels at WrestleMania XXV, PWI Match of the Year (2010) vs. Shawn Michaels at WrestleMania XXVI.  Edge – 3 Undertaker – 5

E chegamos ao fim de mais uma edição do espaço One on One com a vitória a sorrir para o Fenómeno da WWE, The Undertaker. Edge ainda deu luta mas acabou por perder para o “Morto”. Quero que comentem e deixem a vossa opinião sobre o artigo e como é claro podem sempre deixar recomendações para artigos futuros. Deixo Links e uma questão como sempre. Até para à semana!

Questão

Pelas recentes críticas ao ponto “Títulos e Conquistas”, pensas que deve desaparecer da pontuação do One on One?

Links

– Edge vs Christian –
– Edge vs Cm Punk – http://youtu.be/62eIvwllAQk
– Edge vs Undertaker –

– Undertaker vs Mankind –
– Undertaker vs Rob Van Dam –

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “The Bottom Line” e Ex- escritor do artigo "One on One". Acompanha Wrestling à 10 anos.

30 Comentários

  1. danielLP21 - há 4 anos

    “Ambos os dois”?!! Ahahahah teve piada :D

    O Edge ganhou o “King Of The Ring” em 2001 e não em 2000, nesse ano foi o Kurt Angle.

    O resultado é justo.

    – Pelas recentes críticas ao ponto “Títulos e Conquistas”, pensas que deve desaparecer da pontuação do One on One?

    Depende: se for um One on One entre dois lutadores que sejam da mesma geração ou que já tenham acabado a carreira acho que deve continuar, mas se for entre um lutador que já tenha acabado a carreira ou esteja perto do fim da mesma e um lutador que esteja agora a começar penso que não faz muito sentido.

    • João Macedo - há 4 anos

      “Ambos” e “ambos os dois” são duas expressões gramaticalmente corretas, não vejo o problema.

      • Eugene2 - há 4 anos

        O problema é que ao dizeres “ambos” já se sabe que são 2, assim, estás a repetir-te.
        Ou tencionas dizer ” ambos os 3″?

      • Andre Santos - há 4 anos

        Não percebes joão ele é o corrector aqui do PT Wrestling..ganha á comissão…

      • danielLP21 - há 4 anos

        Peço desculpa a quem ofendi, não era suposto ser uma crítica, era apenas uma observação que me fez rir sem maldade nenhuma. Mais uma vez, peço desculpa.

      • Eugene2 - há 4 anos

        Eu sei que isso não era para mim, mas qual o mal de ser corrigido?
        Preferias viver na ignorância?
        O pior cego é aquele que não quer ver.

      • danielLP21 - há 4 anos

        falo por mim quando digo que aprendi a ler e a escrever depois nde erar e ser corrigido… Mas pronto, é por estas e por outras que uma pessoa chega à faculdade (de Letras ainda por cima…) e vê erros do outro mundo… Enfim, mais uma vez, peço desculpa. Além disso, neste caso não era mesmo uma correcção.

      • João Macedo - há 4 anos

        Por acaso, esse é um dos pormenores que mais admiro no DanielLP21 como comentador aqui do site, o espírito de crítica. Ele exprime a sua opinião sem qualquer preconceito, seja boa ou má em relação a qualquer coisa. Quanto a isso do corretor ortográfico…também eu disse ali em baixo que o Rúben deu alguns erros ao longo do artigo, creio que o acto de corrigir é algo superlativo (muito normal).

      • danielLP21 - há 4 anos

        Hoje, eu próprio estou a dar muitos erros… Correcção: ”
        falo por mim quando digo que aprendi a ler e a escrever depois de ertar e ser corrigido…”

      • Rúben Rosa - há 4 anos

        Não se é preciso haver guerras aqui. Agradeço o reparo tanto do João como do daniel

      • Rúben Rosa - há 4 anos

        Correcção: Não é preciso haver guerras aqui

    • José Sousa - há 4 anos

      Sim concordo contigo Daniel mesmo que não “perceba nada disto” concordo que entre um veterano tipo Benoit vs Bryan não se possa comparar pelas conquistas porque obviamente existe um diferencial de tempo de carreira que influencia.” Mas quem sou eu para dizer isso”

    • FeedMeMore - há 4 anos

      Concordo contigo!

  2. Vinícius Nunes - há 4 anos

    Acho que deveria ficar pois são questões importantes, principalmente na comparação de uma estabelecida com um grande lutador que é quase uma lenda, mas isso é questão de opinião.

    Sobre o artigo, eu acho o Edge um pouco melhor nas promos do que o Undertaker, apesar do segundo ter tido promos históricas, mas acho que Edge foi mais consistente durante a sua carreira, aí o placar ficaria 4 a 3 para o Taker, o que ainda é uma vitória para o Deadman, vitória merecida pois Taker está no meu grupo dos 6 que mais gosto na história.

  3. David Villa " maravilla " - há 4 anos

    Duas verdadeiras lendas da historia da wwe! e a feud que mais gostei de ver até hoje foi a que os opôs!!!

    Eu comecei a ver a wwe por causa deles sem duvidas!! a par de Y2J e do orton nos tempos de legend killer foram as super-estrelas que mais me cativaram e fizeram gostar de luta livre!

    mas para mim o Edge vai ser sempre o melhor por tudo o que fez e pela forma como o fez !

  4. João Macedo - há 4 anos

    Bom artigo, comparaste dois grandes wrestlers. Apresentas sempre alguns erros na escrita ao longo do artigo, tenta dar uma pequena revisão em próximas edições.

    Gosto muito de ler os resumos das carreiras dos wrestlers que comparas, penso que está bem resumido, realçando os pontos de maior interesse.

    Pelas recentes críticas ao ponto “Títulos e Conquistas”, pensas que deve desaparecer da pontuação do One on One?

    Aqui concordo com o Daniel, deves analisar este ponto apenas em confrontos que apresentem dois wrestlers cuja carreira está terminada, ou melhor, não existe possibilidade de arrecadar mais nenhum título.

  5. The Ultimate Opportunist - há 4 anos

    Bem pelo meu nick devem saber que sou fa Edge mas os meus wrestlers preferidos sao o Edge,Undertaker e Jeff Hardy e concordo com a vitoria do Taker.Sobre a pergunta acho que nao deve desaparecer o Titulos e Conquistas do One on One.

  6. gonçalo - há 4 anos

    como era o combate bodybag?

    • Rúben Rosa - há 4 anos

      O combate bodybag era basicamente o primeiro a fechar o oponente num daqueles sacos para os mortos ganhava o combate. É uma especie de combate caixão.

  7. Rui - há 4 anos

    Duas lendas da WWE incriveis. O Edge tem 7 Títulos Mundiais De Pesos Pesados, e 5 Títulos da WWE, ganhou o Royal Rumble de 2010, o King Of The Ring de 2001, o Money In The Bank Ladder Match do WrestleMania 21(2005-foi o primeiro) o combate Elimanation Chamber por 2 vezes…
    O Undertaker, foi Campeão da WWE, Campeão Mundial de Pesos Pesados, 20 vitórias e 0 derrotas no WrestleMania, vencedor de um combate Elimanation Chamber, vencedor do Royal Rumble de 2007…
    Para mim o melhor é…

    Edge

    • Rúben Rosa - há 4 anos

      Isto de quem é melhor não se resume a títulos. Isso não é nada se virmos que os títulos são dados e o wrestling é a fingir.

  8. Matheus - há 4 anos

    O que foi o ministério das trêsvas?

    • danielLP21 - há 4 anos

      O Ministry of Darkness foi uma stable liderada pelo Undertaker, na fase mais sobbria da sua carreira, nos anos de 1998 e 1999, se não me engano.

  9. WWE Boss - há 4 anos

    vai ser bué fixe!!!!!!!

  10. MasterTs1998 - há 4 anos

    E se fizesses um One on One com o William Reagal vs. Wade Barret.
    Ou então British Bulldog vs. Bret Hart.
    Ou Jeff Hardy vs. Matt Hardy
    Ou DX VS. Hardy Boys
    Ou Gail Kim vs. Tara

  11. Master of Chaos - há 4 anos

    Um ótimo artigo, e o Undertaker vence mais uma vez.

    Pelas recentes críticas ao ponto “Títulos e Conquistas”, pensas que deve desaparecer da pontuação do One on One?

    Como o Daniel disse, se o OoO tiver um lutador do passado e um do presente, retire o Títulos e Conquistas, mas se são dois wrestlers do passado ou dois wrestlers do presente, não faz mal algum continuar.

  12. dxhbkdx - há 4 anos

    sim concordo com o master of chaos

  13. dxhbkdx - há 4 anos

    sim concordo com o master of chaos se for do presente vs presente tudo bem mas se for passado vs passado tudo bem mas passado vs presente tira-se

  14. igual em mic-skills’?? what in the blue hell are you thinking?

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador