One on One #68 – Bret Hart vs The British Bulldog

À cerca de um ano atrás, publiquei o meu primeiro artigo aqui no Wrestling.PT. Era a edição nº16 deste espaço – Owen Hart vs The British Bulldog. Assim começou esta esperiência de escrever para um site e ainda por cima sobre o que adoro, Wrestling! Os leitores apesar de alguma das vezes não concordarem com tudo o que escrevia, apoiaram-me e tentaram ajudar-me a fazer melhor, e 52 edições depois, neste espaço, estou melhor que nunca! Quero agradecer aos leitores deste site que comentaram e apreciaram o meu trabalho, quero agradecer aos meus colegas que como eu, trabalham neste projecto e quero agradecer ao Luís Salvador por me aceitar e por achar que era bom o suficiente para escrever no seu site. Mais uma vez, Obrigado e espero continuar neste projecto no Futuro.

Olá e sejam bem-vindos a mais uma edição do One on One. Na edição desta semana teremos duas grandes Lendas em confronto. Falo em Bret “The Hitman” Hart e de “The British Bulldog” Davey Boy Smith. Qual destes dois wrestlers de topo dos anos 90 sairá vencedora? Vamos descobrir!

Bret Hart

Bret Hart começou a sua carreira de wrestling em 1976. Filho do famoso promotor e wrestler Stu Hart, Bret começou a carreira na companhia do pai, Stampede Wrestling passando também por New Japan Pro Wrestling. Em 1984, Stampede Wrestling foi comprada pela WWF, e Bret Hart foi contratado pela companhia de Vince Mcmahon.

Bret começou a ter destaque na WWF quando formou equipa com Jim “The Anvil” Neighthart. A Tag Team chamava-se “The Hart Foundation” e ganharam juntos os títulos de equipas por 2x tendo grandes combates com uma outra grande Tag Team “The British Bulldogs”. Em 1991 a equipa separou-se dando possibilidade a Bret de se impor como lutador singular. No SummerSlam 1991, Bret ganhou o título Intercontinental e nesse ano também o King of the Ring.

Em 1992, Bret Hart ganhou o seu primeiro título da WWF vencendo Ric Flair, e manteve o título até á Wrestlemania 9 onde perdeu para Yokozuna. Em 1grande rivalidade com o seu irmão Owen Hart e entre 1993 e 1995, Bret teria uma grande rivalidade com Jerry Lawler que culminou num Kiss My Foot match no Summerslam 1995 que Bret ganhou. No Wrestlemania 12 aconteceu um dos melhores combates de sempre, um Iron Man  match entre Bret e HBK no qual Shawn ganhou. Depois do combate, Bret começou a ter uma certa rivalidade com Shawn, pelas atitudes que HBK tinha para com ele e os outros wrestlers. No Survivor Series 1996 começou uma grande rivalidade com Steve Austin que duraria quase um ano.

Depois da Wrestlemania 13, Bret fez um heel turn, começando a criticar os americanos e a elogiar o Canadá e outros países dizendo que eram todos melhores do que os EUA. Este Hell turn também este na base da “Hart Foundation” de 1997 na qual tinha como membros Bret, Davey Boy Smith, Owen Hart, Brian Pillman e Jim Neighthart.

No Survivor Series 1997 ocorreu o último combate de Bret Hart na WWF na altura, porque Bret estava de saída para a WCW. Vince queria que Bret perde-se o título para Shawn no Survivor Series que se realizava em Montreal. Bret recusou-se pela forma que Shawn lhe tinha tratado nos últimos tempos, sugerindo que perderia para Steve Austin ou o Undertaker, todo menos para o HBK. Vince disse que sendo assim Bret ganharia o combate e ponha o títuo vago no dia seguinte, mas isto não aconteceue Bret foi “tramado” por Vince na luta, no chamado Montreal Screwjob, um dos piores acontecimentos da história do wrestling e que muitos defendem que foi tudo combinado.

Hart estreou-se na WCW no final de 1997 tendo ganho o título dos US por 4x, o título de tag team por 1x e o título Mundial da WCW por 2x até que no Starrcade 1999, Bret sofreu a lesão que lhe obrigaria a retirar-se dos ringues depois de levar um pontápe na cabeça, cortesia de Goldberg. Bret Hart em 2005, começou a trabalhar com a WWE pela primeira vez desde 1997 de forma a fazer um DVD da sua carreira e a indução no Hall of Fame que acabou por acontecer em 2006. No primeiro  Raw de 2010, Bret foi Guest Host e fez as pazes com Shawn Michaels. Na Wrestlemania 26, Hart combateu Vince Mcmahon de forma a por fim á rivalidade dos dois. Provavelmente o melhor lutador técnico de sempre!

The British Bulldog

“The British Bulldog” assinou pela WWE em 1984 fazendo uma das melhores Tag Teams de sempre com o seu primo, The Dynamite Kid, formando os “British Bulldogs” ganhando os títulos de equipas, na Wrestlemania 2, ao derrotarem The Dream Team (Greg Valentine e Brutus Beefcake). Enquanto equipa, uma das rivalidades mais conhecidas foi com a Hart Foundation, equipa para quem perderam os títulos.

Mas o seu push como single wrestler começou em 1992 quando defrontou o Bret Hart pelo título Intercontinental e inclusive ganhando o combate no Summerslam de esse ano que teve lugar no país de Davey Boy. Foi um dos melhores combates da história do Summerslam e o melhor momento da carreira de Bulldog. Davey perdeu o título poucos meses depois para Shawn Michaels. Bulldog teve constantes saídas da WWE tendo saído em 1988 e regressando em 1990 e saído outra vez em 1992 tendo voltado para a WWE em 1994.

Teve o seu push como Main Eventer em 1995 enfrentando Deisel e Bret Hart pelo Título da WWE e em 1996 tendo uma rivalidade com Shawn Michaels também pelo Título da WWE, nunca ganhando-o. Em 1996 fez parceria com Owen Hart ganhando os Títulos de Tag Team, defrontou-o para se tornar no primeiro Campeão Europeu da WWE e fez parte da “Hart Foundation” de 1997 que também constava Bret Hart, Owen Hart, Brian Pillman e Jim Neidhart. Durante o seu reinado como campeão europeu, Bulldog defendeu o título contra Ken Shamrock e permaneceu um campeão estável até perder para Shawn Michaels no PPV One Night Only em 1997, em Inglaterra.

Depois do Montreal Screwjob, Davey juntamente com Jim e Bret rumaram á WCW e em 1998 no PPV Fall Brawl sofreu uma infecção na espinha deixando-o lesionado por 6 meses. Esta lesão levou Davey a tornar-se viviado em painkillers uma das causas da sua morte. Em 1999 voltou á WWE tendo rivalidades com Triple H e The Rock e ganhando por 2 vezes o título Hardcore da WWE deixando a companhia em 2000 para entrar em reabilitação. Morreu em 2002 vitima de ataque cardíaco. Tinha 39 anos e o stress, lesões antigas e as drogas podem ter sido a causa da morte. O filho, David Hart Smith, ainda fez alguns combates de Tag Team com Davey antes do “Bulldog” morrer. Um dos melhores wrestlers dos anos 90 na minha opinião.

One on One

Wrestling Skills: Bret Hart usa manobras como Sunset flip, Victory roll, Bulldog, DDT, Dropkick e Enzuigiri, entre outros. Davey Boy usava manobras como suplexes, powerslams, backdrops, dropkicks, clothesline, entre outros. Ambos são muito bons dentro do ringue, sendo que na altura em que os dois estavam no seu melhor, eram uns dos melhores wrestlers que traziam melhor qualidade dentro do ringue, com grandes manobras técnicas, e uma capacidade incrível dentro do ringue. Penso que Bret Hart é só um bocadinho melhor que Davey Boy neste ponto, ao conseguir contar uma melhor história dentro do ringue que o Bulldog. Hart – 1 Bulldog – 0

Mic Skills: Bulldog e Bret Hart nunca foram conhecidos como grandes ao microfone, sendo sempre lembrados pelos fãs pelas suas wrestling skills. Mas as promos foram feitas. Como já disse num One on One anterior, acho que o Bret é um dos wrestlers mais underated no que toca a mic skills. As melhores promos de Bret foram em 1997 enquanto que Davey Boy teve melhores promos em 1996. Bret é melhor em promos sendo uma agradável surpresa quando vi as promos deste como Heel. Já Davey Boy não era nada de espectacular, era no máximo decente ao micro. Ponto para o Hitman. Hart – 2 Bulldog – 0

Carisma: Também como já referi num One on One anterior, o único problema de Bret Hart era o seu carisma, que penso ser um pouco baixa para um lutador tão bom. Bret era um daqueles lutadores que deixava as suas habilidades falar por si. Bret tinha um carisma decente mas desproporcional para um wrestler tão bom. O Davey também tinha carisma mas não muito, tal com Bret,  destacando-se a popular entrada que tinha com a bandeira de Inglaterra e já no ring pousando mostrando os muscúlos que tinha. Ambos estão ao mesmo nível neste ponto, na minha opinião, por isso vou atribuir o ponto aos dois. Hart – 3 Bulldog – 1

Títulos e Conquistas: Bret Hart ganhou: WWE United States Championship (1x), WWF Championship (5x), WWF Intercontinental Championship (2x), WWF Tag Team Championship (2x) – com Jim Neidhart, King of the Ring (1991, 1993), WWF Superstar of the Year (1993), Royal Rumble (1994), WWE Hall of Fame (2006), Slammy Award for Put a Fork in Him, He’s Done (1996 – The Sharpshooter), Slammy Award for Best Music Video (1996), Slammy Award for Which WWF champion, past or present, in attendance, is Hall of Fame bound? (1996), Slammy Award for Match of the Year (vs. Shawn Michaels at WrestleMania XII) (1996), WCW United States Heavyweight Championship (4x), WCW World Heavyweight Championship (2x), WCW World Tag Team Championship (1x) – com Goldberg, PWI Comeback of the Year (1997), PWI Feud of the Year (1993)vs. Jerry Lawler, PWI Feud of the Year (1994) vs. Owen Hart, PWI Match of the Year (1992) vs. British Bulldog at SummerSlam, PWI Match of the Year (1996) vs. Shawn Michaels in an Iron Man match at WrestleMania XII, PWI Match of the Year (1997) vs. Steve Austin in a Submission match at WrestleMania 13, PWI Most Hated Wrestler of the Year (1997), PWI Most Inspirational Wrestler of the Year (1994), PWI Stanley Weston Award (2003). Total de 35

Davey Boy Smith ganhou: WWF European Championship (2x), WWF Hardcore Championship (2x), WWF Intercontinental Championship (1x), WWF World Tag Team Championship (2x) – com The Dynamite Kid (1) e Owen Hart (1), Battle Royal no Royal Albert Hall Winner e PWI Match of the Year (1992) vs Bret Hart no Summerslam 1992. Hart – 4 Bulldog – 1

Melhores Combates: Ambos tiveram grandes combates ao longo da carreira. Bret Hart teve combates impressionantes com Shawn Michaels, o próprio Davey Boy, Owen Hart, Deisel, Stone Cold Steve Austin, Chris Benoit, entre outros. The British Bulldog teve combates fabulosos com Bret Hart, Owen Hart, Shawn Michaels, Deisel,  entre outros. Ambos tiveram grandes combates com, praticamente, as mesmas pessoas e penso que os combates estavam ao mesmo nível de qualidade. Assim decidi dar o ponto a ambos os wrestlers. Hart – 5 Bulldog – 2

Melhores Momentos: Ambos tiveram grandes momentos na carreira, mas um mais que o outro. Davey Boy Smith teve momentos na carreira como a sua vitória e conquista do título Intercontinental no SummerSlam de 1992, a conquista do título Europeu sendo o primeiro da história, o facto de fazer parte da Hart Foundation, entre outros. Porém, Bret Hart teve mais e melhores momentos que Davey, como o primeiro Iron Man match, a sua feud com Owen, a sua feud com Steve Austin, a criação da stable Hart Foundation, o Montreal Screwjob, entre outros. Ponto para Bret. Hart – 6 Bulldog – 2

E chegamos ao fim de mais um One on One, com a vitória a sorrir para Bret “The Hitman” Hart. Penso que é uma vitória justa, mas devo dizer que apesar da diferença de pontos entre os dois ser grande, Davey Boy foi um excelente wrestler, mas simplesmente, Bret provou ser melhor em todos os aspectos. Quero que comentem e deixem a vossa opinião sobre o artigo desta semana. Deixo Links e uma questão como sempre. Obrigado e espero que tenham gostado do meu primeiro ano aqui no Wrestling.PT e espero continuar a fazer parte deste projecto no futuro. Até para à semana!

Questão

O que achas que o One on One deve fazer para melhorar daqui para à frente?

Links

– Bret Hart vs British Bulldog
Parte 1 –
Parte 2 –
Parte 3 –

– British Bulldog vs Shawn Michaels – http://youtube.com/watch?v=oTkRjQivjSQ
– British Bulldog vs Ken Shamrock –

– Bret Hart vs Deisel –
– Bret Hart vs Jerry Lawer –

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “The Bottom Line” e Ex- escritor do artigo "One on One". Acompanha Wrestling à 10 anos.

20 Comentários

  1. Enigma - há 4 anos

    Parabéns pelo 1º ano aqui no Wrestling.pt.

    O que achas que o One on One deve fazer para melhorar daqui para à frente?

    Gosto bastante deste artigo mas só acho que as vezes fazes comparações muito desequilibradas.

    Muitas vezes só de ver a foto do Artigo ja sei quem ganhou, sem mesmo o ler de todo.

  2. Miguel - há 4 anos

    Bom artigo uma vitória fácil para o Hitman.

    É só uma sugestão mas porque não fazer um The Rock vs CM Punk?

  3. AwesomeTheMiz - há 4 anos

    Olhei para o One-on-One de hoje e já tinha a ideia de que Bret Hart ganharia. Para mim, muitos podem discordar, mas Bret “The Hitman” Hart foi o melhor lutador de sempre, não foi o lutador perfeito, mas foi melhor que as outras lendas da WWE/WCW.

    • Enigma - há 4 anos

      Na técnica sim mas se for considerar no geral todas as qualidades, acho o Shawn o melhor de sempre.

      Mas isso é apeas minha opinião claro.

      • Enigma - há 4 anos

        Mas não tenho dúvida alguma que o Bret é um dos melhores da história.

        Uma pena ele ter ido pra WCW e quase nem participado da Attitude Era.

      • José Sousa - há 4 anos

        Concordo são dois dos meus preferidos mas acho mais completo o HBK

    • Vinícius Nunes - há 4 anos

      As minhas lutas favoritas de todas são do Hart, logo ele é o melhor de sempre para mim, mas sei que o HBK é melhor em entreter o público, mas como o que mais me interessa são as ring-skills, o melhor é Bret sem dúvidas.

      Parabéns pelo um ano de One-on-one Ruben, e acho que deveria se empenhar mais em colocar confrontos mais equilibrados, por mais que British Bulldog seja bom, Hart era melhor, logo tava previsível uma boa vantagem de Bret, de qualquer forma, parabéns por mais um artigo e continue evoluindo.

    • Mauricio M - há 4 anos

      eu sei que muitos não vão concordar comigo, mas o meu preferido é The Undertaker, mas gosto muito de Triple H, Sting, Goldberg, Kane e claro Bret Hart

  4. Grande artigo Ruben, Parabéns pelos teu ano de One on One,que sou sincero é o artigo que mais gosto e me dá mais vontade de ler.

    Primeiro Obrigado por fazeres este One on One basta estar Bret “The Hitman” Hart, “The Exelent Of Execution”,”The Best there is The Best there was and the Best there ever will be” Obrigado.
    Para mim Bret Hart vence justamente este OoO , e para mim é juntamente com CM Punk,Steve Austin,The Rock,Triple H,HBK,The Undertaker e Hulk Hogan os melhores de sempre.
    Mas como sou suspeito claro que Bret hart é o melhor,tenho muita pena de ele ter saido da WWE e ter se juntado á WCW,não é que não gostasse da WCW mas na minha opinião a Feud com HBK estava a ser espetacular e na WCW ñão havia uma rivalidade que tivesse gostado exptuando com Sting.
    muitas vezes vou ao youtbe recordar este Wrestler.
    Bavey Boy também era um dos meus favoritos, pena nunca lhe terem dado a hipotese de ser World Champion.

  5. danielLP21 - há 4 anos

    Parabéns pelo 1º ano aqui no Wrestling.PT! Espero que possas continuar durante mais tempo e que nos continues a dar artigos que nos façam sentir “aquela” nostalgia mal vemos os lutadores que já não lutam e que contribuíram para aquilo que vemos hoje em dia.

    “O que achas que o One on One deve fazer para melhorar daqui para à frente?”

    Acho que deves fazer One on One’s mais equlibrados, como o de hoje. Apesar de ser um resultado de 6-2, são dois Wrestlers que já não lutam e que, por isso, podem ser comparados à vontade.

    Gosto mais do Davey Boy Smith, mas a vitória do “Hitman” é justa.

  6. José Sousa - há 4 anos

    Eu dava a vitória ao Bret Hart, mas dava um 5-3 para o Bret. O British bulldog era igualmente notável, tipo em promos era melhor eu nunca daria uma votação por promos ao Bret.

    Parabens pelo primeiro ano no site.

    • Andre Santos - há 4 anos

      José eu sei que é a tua opinião,mas em promos o Bret Hart era muito superior, Davey Boy era muito fraquinho mesmo a falar no micro, mas respeito a tua opinião.

      • Vinícius Nunes - há 4 anos

        Dessa vez eu concordo com o Andre, acho o Bulldog bem fraco nas promos, acho o Bret um pouco melhor.

  7. MasterTs1998 - há 4 anos

    Grande One on One adorei.
    Ainda gostei mais dele porque eu pedi este One on One e fizeram-no e jã é a segunda vez.

  8. Master of Chaos - há 4 anos

    Um grande artigo. Apostava mesmo na vitória de Hart, mas não por 6-2.

    Não precisa mudar nada. O Ono on One já está ótimo do jeito que está.

  9. gabriel gustavo - há 4 anos

    bem q vc poderia fazerum campeonato vc manda o povo escolher 16 ou 8,32 ou até mesmo 64 dai cada segunda é uma eliminatoria dai no veremos n seu ponto de vista qual foi ou é o melhor lutador de todosos tempos

  10. Master ™ - há 4 anos

    Rubén,

    Não tenho de que reclamar com vosso quadro… Já há muito tempo que acompanho o PTW (W.PT), e desde que o One on One mudou o autor ele só vem melhorando cada vez mais. Devo dar-lhes os parabéns pela competência e pontualidade… Espero que continue assim.

    Quanto ao artigo em si, já era de se esperar uma vitória de Bret Hart… Concordei em todos os aspectos deste quadro, e creio que foi muito bem sucedido.

    Quanto à vossa pergunta: O que achas que o One on One deve fazer para melhorar daqui para à frente? Creio que deveria abrir um pouco as opiniões do público, como perguntar quais Wrestler’s o público quer que esteja no One on One, pois isto incentivaria os comentários e faria apenas crescer cada vez mais vosso artigo… Sei que já fizeste isto em algumas edições passadas, mas tornar esta ação um pouco mais constante ajudaria-o muito!

    Desde já agradecido.

  11. DiogoJeff2004 - há 4 anos

    Segundo os meus cálculos ganhava o Bret Hart!

  12. cenation - há 4 anos

    eu acho que para o proximo one a one deveria de ser wrestlemania 28 vs wrestlemania 29

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador