One on One #74 – Kevin Nash vs Goldberg

Olá e sejam muito bem-vindos a mais uma edição do One on One. Na edição desta semana teremos em confronto dois dos melhores “Big Man’s” da história do Wrestling. Dois Wrestlers que marcaram a WCW e tiveram rivalidades entre si, sendo que também estiverma envolvidos num dos momentos mais controversos da história da WCW. Falo de Kevin Nash e Goldberg. Qual destes dois “Powerhouses” ganhará este confronto? Vamos descobrir!

Kevin Nash

Kevin Nash começou a sua carreira de wrestling em 1990 pela WCW. Fez durante 3 anos todo o tipo de personagens com Gimmick desde Steel, que tinha uma Mohawk laranja e estava na Tag Team “Master Blasters”, fez de Oz, baseado no feiticeiro de Oz e fez de Vinnie Vegas onde fez parte duma stable chamada de “The Diamond  Mine” que tinha com lider DDP. Em 1993 deixou a WCW e rumou à WWF a pedido de Shawn Michaels, onde começou desde logo a fazer o papel de guarda costas do HBK. Deram-lhe a alcunha de “Big Daddy Cool” e chamara-lhe de Deisel. Em 1994, Nash ganhou todos os títulos que havia para ganhar na WWF sendo eles o Intercontinental, o de Tag Team com Michaels e o WWF World Title por esta ordem especifica. Nash teve o título WWF por quase um ano (faltando uma semana para atingir essa marca) defendendo-o contra Bret Hart, Shawn Michaels, Mabel, Davey Boy Smith e Sycko Sid até o perder para Bret Hart no Survivor Series 1995.

Apesar de ter sido campeão da companhia por quase um ano, Kevin Nash não extraia muitas ratings tendo sido 1995 um dos piores anos da WWF. Por volta desta altura, Nash fazia parte de um grupo de bastidores que se chamava “The Kliq” que tinha como membros ele, Shawn Michaels, Scott Hall, Triple H e Sean Waltman, sendo o grupo bastante odiado por manipularem o poder booking e recusarem-se a por “over” membros que não fossem do grupo, tendo nos últimos dias de Nash na WWF (ele ia voltar para a WCW) ocorrido o chamado “MSG Incident” num house-show onde os membros da “Kliq” abraçaram-se no ringue quebrando Kayfabe o que deixou Vince Mcmahon furioso. Quando regressou à WCW, Kevin Nash, juntamente com Scott Hall eram chamados de “The Outsiders” pois a storyline era que ambos estavam a invadir a WCW por parte da WWF. No Bash at the Beach 1996, Hulk Hogan juntou-se a Nash e Hall e foi formada a NWO, uma das stables mais famosas da história do wrestling. Com Hall, Kevin ganhou os Títulos de Tag Team da WCW e durante quase 2 anos a NWO dominou até que Kevin Nash começou uma rivalidade com Hogan pelo poder da Stable. Com esta rivalidade, Kevin criou a “NWO Wolfpack” que rivalizou com a “NWO Hollywood” de Hogan.

No Starrcade 1998 Nash ganhou o WCW World Title acabando a streak de Goldberg e uma semana depois perdeu o título para Hulk Hogan no infame “Fingerpoke of Doom” onde basicamente Hogan tocou com o dedo no peito de Kevin Nash e este deitou-se para o cover, sendo esta a reunião da NWO. Nash veria mais tarde a ganhar o título mundial por mais quatro vezes tendo sido o booker de algumas storylines da WCW em 1999. Depois da venda da WCW para a WWE, Nash, juntamente com Hogan e Scott Hall, regressaram á WWE em 2002 com a versão NWO da WWE, não tendo grande destaque no grupo como tinha nos tempos da WCW. Nash só voltou a destacar-se em 2003 com a rivalidade com Triple H  pelo título mundial saindo da companhia poucos meses depois.

Kevin, em 2004, estreou-se na TNA, tendo destaque nas rivalidades que teve com Jeff Jarret, a x-division e sendo um dos membros da stable “The Main Event Mafia” ganhando o TNA Legends Title por duas vezes e o Título de Equipas com Scott Hall. Nash regressou à WWE em 2011 no Royal Rumble desse ano e mais tarde no SummerSlam atacou CM Punk para possibilitar Alberto Del Rio ganhar o WWE Title. O último combate de Nash até ao momento foi contra Triple H num Ladder Match, onde perdeu, no PPV TLC 2011.

Goldberg

Bill Goldberg começou a sua carreira de wrestling em 1997 na WCW. A sua Gimmick era a de força demolidora que passava por tudo e por todos que deu origem á sua popular streak de vitórias que teve desde o começo. A primeira vítima da sua streak foi Bill DeMott, tendo wrestlers como Raven, Perry Saturn, Konnan, Curt Hennig, Hulk Hogan, Scott Hall, DDP e muitos outros estado nessa lista, sendo a maioria dos combates squashes. Goldberg cativou os fãs com o seu carisma silencioso, a sua força bruta e a incrível agilidade para alguém do seu tamanho.

Em 1998, Goldberg ganhou o título dos Estados Unidos da WCW a Raven e o título mundial da WCW ao ganhar a Hulk Hogan, sendo esse um dos melhores momentos da história da WCW. Kevin Nash no PPV Starrcade 1998 a streak acabou na marca das 174 vitórias consecutivas sendo um dos momentos mais criticados da WCW pelo modo como acabou o combate (Goldberg perdeu porque foi atingido com um taser).

Goldberg ganhou mais tarde outra vez o título dos Estados Unidos da WCW e os títulos de Tag Team com Bret Hart. Nos ultímos anos da WCW Goldberg entrou em feud com Vince Russo onde no final acabou por perder no ultímo PPV da companhia para curar uma lesão, mas devido á venda da WCW para WWE o contrato de Goldberg não foi comprado e este foi o motivo porque não entro na storyline na altura entre WCW e WWE. Bill veria a assinar com a WWE em 2003 tendo feuds com The Rock, Chris Jericho, Triple H e Brock Lesner.

No Unforgiven 2003, Goldberg ganhou outra vez o World Title, desta vez na WWE, vencendo Triple H. Apesar de ganhar o título, Goldberg não estava tão “over” como na WCW, sendo a causa provável o modo como foi feito o seu booking desde início. Goldberg perdeu o título Mundial no Armaggedon 2003 para Triple H e na WrestleMania 20 fez o seu último combate contra Brock Lesnar, pois o seu contrato expirava na semana a seguir e não houve renovação.

One on One

Wrestling Skills: Kevin Nash usa manobras como: Big boot, Corner boot choke, knee lifts, Short-arm clothesline e Running elbow drop, entre poucos outros. Goldberg usava manobras como Ankle lock, Belly to belly suplex, Big boot, Clothesline, Crucifix armbar, entre outros. Kevin Nash, na minha opinião, é um lutador decente sendo um dos melhores “Big Man’s” da história do wrestling, não tendo um grande arsenal de manobras utilizando muito o carisma e o “It factor” em uso nos seus combates. A maioria dos combates do Goldberg eram squashes, que significa que só ele tinha ofensiva não deixando o adversário ter nenhuma, mostrando um wrestling muito ágil e utilizava uma das suas características a força bruta, mas nunca mostrou grande capacidade técnica dentro do ringue.  Penso que Nash é um pouco que Goldberg no que toca a contar uma melhor história dentro do ringue, mas Goldberg ao ser mais veloz e ágil. Consegue tornar o combate mais interessante que os de Nash. Assim, depois de muit pensar, resolvi dar o ponto aos dois wrestlers pois parecem estar mais ou menos ao mesmo nível. Nash – 1 Goldberg – 1

Mic Skills: Aqui o caso já é bem diferente entre os dois wrestlers.Nash, apesar de não ter lá muito boas promos quando esteve na WWE, melhorou imenso quando esteve na WCW, conseguindo fazer boas promos desde então. Já Goldberg quase não falava ao microfone, simplesmente sei que fez uma promo na feud com Triple H e pouco mais. Goldberg não falava porque convinha à sua personagem e isso era a melhor coisa que podiam ter feito, pois as suas acções falavam por ele. Mas o que conta aqui neste ponto são as qualidades ao microfone e Kevin Nash claramente era melhor que Goldberg. Ponto para o “Big Daddy Cool”. Nash – 2 Goldberg – 1

Carisma: Os doiswrestlers acreditavam bem na sua personagem, coisa que é sempre preciso haver. Kevin Nash na WWE mostrou sempre, a meu ver, pouco carisma para aquilo que poderia fazer, sendo só despertado na WCW onde com os sketches e promos da New World Order, ele conseguiu fazer coisas excelentes. Goldberg apesar de não falar ao microfone, tinha muita personalidade na sua personagem , sendo silencioso deixando que as suas acções falassem por si. Mas mais uma vez, penso que é claro que Nash é melhor neste ponto que Goldberg. Nash – 3 Goldberg – 1

Melhores Momentos: Os dois wrestlers tiveram grandes momentos na suas carreiras. Kevin Nash teve grandes momentos na carreira como o seu reinado de quase um ano como campeão da WWE, a sua estreia na WCW, ser um dos primeiros membros da NWO, ser o líder da NWO WolfPack, entre outros. Goldberg teve grandes momentos na carreira como a sua Streak invicta na WCW, a sua vitória sobre Hogan para se tornar no campeão Mundial da WCW, a sua estreia na WWE ao atacar The Rock, entre outros. Penso que Nash teve os melhores momentos, pois acredito que esses momentos acabam por ser mais importantes e lembrados, do que os de Goldberg. E também para não falar do facto de Nash ter tido uma maior carreira, em termos de duração, que Goldberg, logo tendo mais momentos que o mesmo. Nash – 4 Goldberg – 1

Títulos e Conquistas: Kevin Nash foi campeão da WWE por 1x, Intercontinental por 1x, Tag Team da WWE com Shawn Michaels por 2x, campeão mundial da WCW por 5x, campeão de Tag Team da WCW por 9x (Scott Hall 6x, Sting 1x e DDP 2x), ganhou a Battle Royal no World War 3 de 1998, foi campeão das Lendas da TNA por 2x, campeão Tag Team da TNA por 1x com Scott Hall e a Pro Wrestling Illustrated atribuio-lhe os seguintes prémios: PWI Most Improved Wrestler of the Year (1994), PWI Match of the Year (1995 com Shawn Michaels na Wrestlemania 11), PWI Tag Team of the Year (1997 com Scott Hall) e PWI Wrestler of the Year (1995).

Goldberg foi WCW World Heavyweight Champion (1x), WCW US Champion (2x), WCW Tag Team Champion com Bret Hart(1x) e ganhou o World Title da WWE(1x) e a Pro Wrestling Illustrated atribuio a Bill o Rookie do ano (1998) e o Most PWI Most Inspirational Wrestler of the Year (1998). Nash – 5 Goldberg – 1

E assim chegamos ao fim de mais um One on One, com a vitória a “sorrir” para Kevin Nash. Penso que acaba por ser uma vitória merecida e sem discussão. Talvez este confronto fosse mais renhido se Goldberg tivesse tido uma maior carreira dentro do Wrestling, como Nash teve. Quero que comentem e deixem a vossa opinião sobre o artigo. Deixo Links e uma questão como sempre. Até para à semana!

Questão

Quais são os wrestlers surpresa que pensas que entraram no Royal Rumble?

Links

– Kevin Nash vs Bret Hart –
– Kevin Nash vs Scott Hall – http://dailymotion.com/video/x4nfee
– Kevin Nash vs Goldberg – http://dailymotion.com/video/xv4x2

– Goldberg vs The Rock – http://dailymotion.com/video/xz656
– GoldBerg vs DDP – http://dailymotion.com/video/x48cpe

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “The Bottom Line” e Ex- escritor do artigo "One on One". Acompanha Wrestling à 10 anos.

22 Comentários

  1. TWWE - há 4 anos

    Quais são os wrestlers surpresa que pensas que entraram no Royal Rumble?

    Acho que Jack Swagger, Christian, Alex Riley, Jericho e para o seu regresso MVP

  2. danielLP21 - há 4 anos

    Não gosto do Kevin Nash ( actual) e o Goldberg é-me quase indiferente, uma vez que ainda não acompnahie muito dele. Mas por aquilo que vi acho o resultado injusto…

    Hoje estou simpático e não vou corrigir erros ortográficos ;)

    Os lutadores, para mim, serão o Jack Swagger, o Christian e, talvez, o Mark Henry.

    • Rúben Rosa - há 4 anos

      LOL. Podes corrigir ;). Só me ajuda a melhorar :D

      • danielLP21 - há 4 anos

        Pronto, ok :) “entrarão” e não “entraram”

      • Rúben Rosa - há 4 anos

        Obrigado pela correcção e espero não fazer outra vez :)

  3. David Villa "maravilla" - há 4 anos

    na minha opiniao resultado muito injusto! prefiro bem mais o goldberg!

  4. JeanJCS - há 4 anos

    Artigo muito bom, resultado mas do que justo :D

    Imagino eu que os regreços serão de já contradados da WWE como Christian, Swagger, Henry, de fora acho que talvez MVP ou Morrison.

  5. Francisco Marques - há 4 anos

    O resultado foi justo, é verdade. GO NASH!!
    Os superstars na minha opinião vão ser: Morrison, Christian, Mark Henry e MVP.

  6. Gustavo Santos - há 4 anos

    Via o Goldberg como um melhor wrestler em um todo.!
    Creio que o Nash teve seus momentos, mais não foi
    comparado ao que Goldberg fez. 174 vitórias mesmo no
    wrestling não é fácil.!

    Em relação ao Royal Rumble.!
    Creio que Billy Gunn, Road Dogg (que estão aparecendo em alguns Show-Houses), MVP e/ou Shelton Benjamin e Carlito

    • Rúben Rosa - há 4 anos

      Wrestling é a fingir

      • Gustavo Santos - há 4 anos

        Sei que o Wrestling é Entretenimento, no entanto, mesmo assim é extremamente difícil se ver uma pessoa vencer 174 lutas. Mesmo sendo entretenimento.! Isso prova o quanto ele foi bom entertainer/wrestler!

  7. Andre Santos - há 4 anos

    Que disparidade este resultado…Bem Swagger,Henry

  8. Bruno - há 4 anos

    Como Kevin Nash ele teve mais sucesso na WCW mais como Diesel foi um dos melhores

  9. Paradox - há 4 anos

    Resultado justo, gosto muito mais do Nash do que o Goldberg, para mim o Goldberg foi só um power-house que foi saco de boxe dos Evolution(eu sei que ele combatia antes mas não me diz nada)

    Os lutadores surpresa para mim vão: Swagger como face, Christian, MVP ou Shelton Benjamin tendo em conta que a WWE quer contratar mid-cards antigos acho que estes dois vinham bem, Mark Henry mas parece que a lesão não vai deixá-lo participar na RR, e o Alex Riley

    • Paradox - há 4 anos

      E de realçar que o Goldberg teve num dos piores combates que eu já vi na vida, Goldberg vs Lesnar, deve ter sido a pior meia hora da minha vida ao ter visto aquele combate

  10. gabriel gustavo - há 4 anos

    tenho certeza que Kevin Nash iria ganhar pois acho ele muito melhor do que Goldberg e também a longa carreira de Nash ajudou ,Bom artigo apesar que o vencedor seria obvio

  11. Vinícius Nunes - há 4 anos

    Como fã de Goldberg lamento o resultado, mas a vitória do Nash é justa realmente.

    Acho que as estrelas surpresa serão Christian (graças a Deus), Swagger (boring), ou MPV (gostaria) ou o Shelton Benjamin (esse sim!)

  12. chris jericho - há 4 anos

    Quais são os wrestlers surpresa que pensas que entraram no Royal Rumble?

    jericho e mais ninguem! xD

  13. Rodrigo Mysterio - há 4 anos

    Acho que o resultado é injusto. Pelo que sei do Goldberg e do Kevin Nash acho que o Goldberg, sinceramente, é melhor.

    Quais são os wrestlers surpresa que pensas que entrarão no Royal Rumble?
    – Jericho, Swagger, Shelton Benjamin, MVP, Christian e Mark Henry.
    Podem ser muitos, mas pelo menos 2 destes entram.

  14. nj - há 4 anos

    acho o resultado justo apesar de gostar mais do goldberg

    para o royal rumble penso que regressa jhon morrison m.v.p christian mark henry shelton benjamim e o jericho

  15. Kendrick - há 4 anos

    Vitoria justa mas nunca por 5-1, parece que tas a comparar o Nash ao JTG

  16. BD - há 4 anos

    gostei foi um bom one a one e no proximo one a one podiam fazer um one a one de empresas como wwe vs tna

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador