One on One #82 – Chris Benoit vs Bret Hart

Olá e sejam muito bem-vindos a mais uma edição do One on One. Na edição desta semana teremos em confronto, dois dos melhores wrestlers técnicos de sempre. Estou a falar do “Crippler” Chris Benoit e do Bret “The Hitman” Hart. Qual dos dois ganhará o confronto desta semana? Vamos descobrir!

Chris Benoit

Chris Benoit começou no wrestling em 1985 na companhia de Stu Hart, Stampede Wrestling. Treinado por Stu e Bruce Hart na popular “Hart Dungeon”, Benoit tinha como ídolos Bret Hart e Dynamite Kid. Em 1986, Benoit foi para o Japão para treinar e melhorar na companhia New Japan Pro Wrestling. Entre 1986 a 1994, Benoit andou pelo circuito Independente tendo uma breve passagem pela WCW em 1992. Em 1994, Benoit começou a trabalhar para a Extreme Championship Wrestling, começando a sua Gimmick de “Crippler”. No PPV November 2 Remember, Benoit partiu o pescoço a Sabu sem querer e mais tarde, em Fevereiro de 1995, ganhou os títulos de equipas da ECW com Dean Malenko. Benoit voltou para a WCW em 1995,  começando a demonstrar o seu grande potencial no mid-card. No final desse ano, Benoit foi nomeado um dos membros dos novos Four Horsemen, juntamente com Ric Flair, Arn Anderson e Brian Pillman. Em 1996, Benoit começou uma feud com Kevin Sullivan. Em Storyline, Benoit andava a ter um caso com a mulher de Sullivan, Nancy.

Para que a storyline parece-se real, Nancy e Benoit tinha que começar a ser vistos em público juntos (na altura o Kayfabe ainda era levado a sério). Está aproximidade levou ao divórcio de Nancy e Sullivan na vida real. Com isto, Benoit e Sullivan tinham algumas discussões no balneário. A feud durou um ano. Em 1998, Benoit teve uma grande feud com Booker T, que deu grandes espectáculos na WCW e em 1999 fez equipa com Dean Malenko para ganhar os títulos de equipas da WCW. Também no ano de 1999, Benoit esteve na stable “The Revolution” e teve grandes clássicos com Bret Hart. Porém, Benoit era um daqueles que estava insatisfeito com o facto de estar sempre no mid-card nunca estando no main event. A WCW deu-lhe o título Mundial como um suborno para que ele não saí-se da companhia, mas Benoit sempre saiu um dia depois de ter ganho o título. Chris estreou-se na WWE em 2000, como parte do grupo, “The Radicalz”. Logo no primeiro mês, Benoit ganhou o título Intercontinental na WrestleMania 2000 e no decorrer do ano tentou ganhar o título da WWE. No princípio do ano de 2001, Benoit saiu dos Radicalz e começou feuds com Kurt Angle e Steve Austin pelo título da WWF, fazendo equipa também com Chris Jericho.

Num combate TLC no meio do ano, Benoit sofreu uma lesão no pescoço, que lhe retirava um ano dos ringues. Quando regressou, Benoit continuou com as conquistas ganhando o título Intercontinental por uma quarta vez e o título de equipas da WWE com Kurt Angle. Em 2003, Benoit continuou à caça do título principal sem sucesso, até que em 2004, Chris ganhou o Royal Rumble e na WrestleMania 20, venceu Triple H e Shawn Michaels para se tornar o campeão Mundial. Foi o seu melhor momento de carreira e um dos grandes momentos WrestleMania da história. Benoit teve o título até ao Summerslam 2004, quando perdeu para Randy Orton. Depois disto, Benoit voltou ao Mid-card. Em 2005, Benoit foi para a Smackdown e no Summerslam ganhou o título dos Estados Unidos. Em 2006, Benoit continou a lutar pelo título dos EUA, tendo feuds com Booker T, JBL, Chavo Guerrero e MVP. Em Junho de 2007, Benoit foi para a Brand ECW, tendo se qualificado para a final do título da ECW que ia decorrer no PPV Vengeance 2007 contra CM Punk.

Mas no dia do evento, Benoit pedia o dia vago dizendo que o filho estava doente. Mas a verdade era mais horrível do que se podia imaginar. No dia seguinte, Benoit foi encontrado morto em casa juntamente com a mulher, Nancy e o filho Daniel. Descobriu-se que foi Chris, que os matou e que se enforcou na maquína de pesos. Ninguém sabe o que o levou a fazer tal coisa. A morte de uma Lenda que nunca terá a sua carreira reconhecida por ser um assassino. Um dos melhores lutadores técnicos de sempre, R.I.P Chris Benoit!

Bret Hart

Bret Hart começou a sua carreira de wrestling em 1976. Filho do famoso promotor e wrestler Stu Hart, Bret começou a carreira na companhia do pai, Stampede Wrestling passando também por New Japan Pro Wrestling. Em 1984, Stampede Wrestling foi comprada pela WWF, e Bret Hart foi contratado pela companhia de Vince Mcmahon.

Bret começou a ter destaque na WWF quando formou equipa com Jim “The Anvil” Neighthart. A Tag Team chamava-se “The Hart Foundation” e ganharam juntos os títulos de equipas por 2x tendo grandes combates com uma outra grande Tag Team “The British Bulldogs”. Em 1991 a equipa separou-se dando possibilidade a Bret de se impor como lutador singular. No SummerSlam 1991, Bret ganhou o título Intercontinental e nesse ano também o King of the Ring.

Em 1992, Bret Hart ganhou o seu primeiro título da WWF vencendo Ric Flair, e manteve o título até á WrestleMania 9 onde perdeu para Yokozuna. Em 1grande rivalidade com o seu irmão Owen Hart e entre 1993 e 1995, Bret teria uma grande rivalidade com Jerry Lawler que culminou num Kiss My Foot match no Summerslam 1995 que Bret ganhou. No WrestleMania 12 aconteceu um dos melhores combates de sempre, um Iron Man  match entre Bret e HBK no qual Shawn ganhou. Depois do combate, Bret começou a ter uma certa rivalidade com Shawn, pelas atitudes que HBK tinha para com ele e os outros wrestlers. No Survivor Series 1996 começou uma grande rivalidade com Steve Austin que duraria quase um ano.

Depois da WrestleMania 13, Bret fez um heel turn, começando a criticar os americanos e a elogiar o Canadá e outros países dizendo que eram todos melhores do que os EUA. Este Hell turn também este na base da “Hart Foundation” de 1997 na qual tinha como membros Bret, Davey Boy Smith, Owen Hart, Brian Pillman e Jim Neighthart.

No Survivor Series 1997 ocorreu o último combate de Bret Hart na WWF na altura, porque Bret estava de saída para a WCW. Vince queria que Bret perde-se o título para Shawn no Survivor Series que se realizava em Montreal. Bret recusou-se pela forma que Shawn lhe tinha tratado nos últimos tempos, sugerindo que perderia para Steve Austin ou o Undertaker, todo menos para o HBK. Vince disse que sendo assim Bret ganharia o combate e ponha o títuo vago no dia seguinte, mas isto não aconteceue Bret foi “tramado” por Vince na luta, no chamado Montreal Screwjob, um dos piores acontecimentos da história do wrestling e que muitos defendem que foi tudo combinado.

Hart estreou-se na WCW no final de 1997 tendo ganho o título dos US por 4x, o título de tag team por 1x e o título Mundial da WCW por 2x até que no Starrcade 1999, Bret sofreu a lesão que lhe obrigaria a retirar-se dos ringues depois de levar um pontápe na cabeça, cortesia de Goldberg.

Bret Hart em 2005, começou a trabalhar com a WWE pela primeira vez desde 1997 de forma a fazer um DVD da sua carreira e a indução no Hall of Fame que acabou por acontecer em 2006.

No primeiro  Raw de 2010, Bret foi Guest Host e fez as pazes com Shawn Michaels. Na WrestleMania 26, Hart combateu Vince Mcmahon de forma a por fim á rivalidade dos dois. Provavelmente o melhor lutador técnico de sempre!

One on One

Wrestling Skills: Chris Benoit usava manobras como: Back body drop, Backhand chop, Forearm smash, Headbutt, Lariat, vários suplexes diferentes, Suicide dive, entre outros. Bret Hart usa manobras como Sunset flip, Victory roll, Bulldog, DDT, Dropkick e Enzuigiri, entre outros. Os dois wrestlers são muito bons, executando as manobras de wrestling melhor que ninguém e também contando com um grande arsenal das mesmas, contando sempre grandes histórias dentro do ringue, sendo inovadores ao longo dos anos e mostrando ser os melhores lutadores técnicos de sempre. Penso que os dois wrestlers estão ao mesmo nível e ambos merecem o ponto. Benoit – 1 Hart – 1

Mic Skills: Chris Benoit e Bret Hart nunca foram conhecidos como grandes ao microfone, sendo sempre lembrados pelos fãs pelas suas wrestling skills. Mas as promos foram feitas. Como já disse num One on One anterior, acho que o Bret é um dos wrestlers mais underated no que toca a mic skills. As melhores promos de Bret foram em 1997, enquanto que as melhores de Chris Benoit foram talvez em 2004. Infelizmente, Benoit não tinha boas mic skills. É uma pena que um wrestler fabuloso como ele não consegui-se fazer grandes promos. Ambos não são propriamente bons no micro, mas se tivesse que escolher quem é o melhor, sem dúvida é o Bret Hart. Benoit – 1 Hart – 2

Carisma: Eu penso que Benoit tinha bom carisma em certos aspectos. As suas manobras no ringue eram como se falassem por ele. Na sua expressão facial estava o seu carisma, uma cara que não abalava, sempre pronto para o que der e vier. Bret Hart também era um daqueles lutadores que deixava as suas habilidades falar por si, tal como Benoit. Penso que ambos tem Carisma nos mesmos aspectos e ao mesmo nível e por isso irei atribuir o ponto aos dois wrestlers. Benoit – 2 Hart – 3

Melhor Submissão: SharpShooter vs Crippler Crossface. Ambos tem submissões muito boas. Fazem desistir qualquer um e quando a praticam uma vez com total força e no meio do ringue é quase vitória garantida. Vou dar a vitória á submissão de Benoit por ser mais eficaz e mais crédivel, na minha opinião, e passo a expressão, “mortífera”. Benoit – 3 Hart – 3

Melhores Momentos: Chris Benoit contou com grandes momentos na carreira como: a conquista do título na WrestleMania 20 ao derrotar Shawn Michaels e Triple H, a sua estreia na WWE como a stable “Radicalzs”, rivalidades com Kurt Angle, The Rock, Triple H, entre outros. Bret Hart conta com grandes momentos na carreira como: a conquista do título da WWE na WrestleMania 10, o excelente combate contra Shawn Michaels na WrestleMania 12, a formação dos Hart Foundation em 1997, entre outros. Penso que Bret Hart teve melhores momentos pois são mais lembrados pelos fãs e penso que esses mesmos momentos ajudaram mais à companhia WWE, que qualquer momento de Chris Benoit. Benoit – 3 Hart – 4

Títulos e Conquistas: Benoit conquistou os seguintes títulos: ECW World Tag Team Championship (1x) – com Dean Malenko, WCW United States Heavyweight Championship (2x), WCW World Heavyweight Championship (1x), WCW World Tag Team Championship (2x) – com Dean Malenko (1) e Perry Saturn (1), WCW World Television Championship (3x), World Heavyweight Championship (1x), WWE Tag Team Championship (1x) – com Kurt Angle, WWE United States Championship (3x), WWF/E Intercontinental Championship (4x), WWF/E World Tag Team Championship (3x) – com Chris Jericho (1) e Edge (2), Royal Rumble (2004), PWI Feud of the Year (2004)vs. Triple H, PWI Match of the Year (2004)vs. Shawn Michaels and Triple H at WrestleMania XX, PWI Wrestler of the Year (2004).

Bret Hart ganhou: WWE United States Championship (1x), WWF Championship (5x), WWF Intercontinental Championship (2x), WWF Tag Team Championship (2x) – com Jim Neidhart, King of the Ring (1991, 1993), WWF Superstar of the Year (1993), Royal Rumble (1994), WWE Hall of Fame (2006), Slammy Award for Put a Fork in Him, He’s Done (1996 – The Sharpshooter), Slammy Award for Best Music Video (1996), Slammy Award for Which WWF champion, past or present, in attendance, is Hall of Fame bound? (1996), Slammy Award for Match of the Year (vs. Shawn Michaels at WrestleMania XII) (1996), WCW United States Heavyweight Championship (4x), WCW World Heavyweight Championship (2x), WCW World Tag Team Championship (1x) – com Goldberg, PWI Comeback of the Year (1997), PWI Feud of the Year (1993)vs. Jerry Lawler, PWI Feud of the Year (1994) vs. Owen Hart, PWI Match of the Year (1992) vs. British Bulldog at SummerSlam, PWI Match of the Year (1996) vs. Shawn Michaels in an Iron Man match at WrestleMania XII, PWI Match of the Year (1997) vs. Steve Austin in a Submission match at WrestleMania 13, PWI Most Hated Wrestler of the Year (1997), PWI Most Inspirational Wrestler of the Year (1994), PWI Stanley Weston Award (2003). Benoit – 3 Hart – 5

E chegamos ao fim de mais uma edição do One on One, com a vitória a “sorrir” para Bret Hart. Penso que o resultado acaba por ser justo, pois acredito que Bret é um bocadinho melhor que Chris Benoit. Como é claro, se tiverem outra opinião diferente da minha claro que não existe problema nenhum. Espero que tenham gostado e como sempre se quiserem comentar, estejam à vontade. Deixo Links e uma questão como sempre. Se também quiserem deixar sugestões para confrontos aqui no espaço, estejam à vontade. Até para à semana!

Questão

Momento preferido dos dois wrestlers?

Links

– Chris Benoit vs Triple H – http://youtu.be/6_yVLJvHxCo
– Chris Benoit vs Kurt Angle –
– Chris Benoit vs Bret Hart – Tributo a Owen Hart –

– Bret Hart vs Shawn Michaels – http://youtu.be/YpJddNlGjxc
– Bret Hart vs Diesel –

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “The Bottom Line” e Ex- escritor do artigo "One on One". Acompanha Wrestling à 10 anos.

28 Comentários

  1. MR perfection André Santos - há 4 anos

    Rubén agradeço por fazeres este OoO com o meu lutador favorito de todos os tempos Bret Hart, a par com Mr Perfect são os meus favoritos(recomendo que no match of the week coloquem o combate para o I.C entre eles, simplesmente brilhante).
    Só um aparte realçar o AVC de Bret, um lutador dentro e fora dos ringues.
    Para mim o melhor momento de Bret é sem duvida os combates contra HBK que são épicos.
    O melhor de Benoit o combate contra HBK e Triple H na wrestlemania, mas destaco também o seu percurso na WCW nos Four horseman.

    • Rúben Rosa - há 4 anos

      Já leste o livro do Bret Hart? É um dos melhores que estão ai e recomendo ;)

      • MR Perfection Andre Santos - há 4 anos

        Com muita pena minha ainda não, mas já devorei todos os documentários dele.

  2. Rui Miguel - há 4 anos

    Para mim o Chris Benoit é de longe melhor wrestler q o Bret Hart, nem ha comparação possivél.
    o Chris Benoit é um dos melhores e mais completos wrestlers de sempre!

    • MR Perfection André Santos - há 4 anos

      “Para mim o Chris Benoit é de longe melhor wrestler q o Bret Hart, nem ha comparação possivél.”….respeito mas de longe melhor que bret hart….duvido…

  3. David Villa "maravilla" - há 4 anos

    Dois enormes nomes da historia do wrestling!! é sempre um prazer vê-los combater! O Chris tinha uma enorme carreira pela frente que infelizmente acabou por não se concretizar!

    O Bret é uma lenda, um dos melhores de sempre !

  4. Mauricio M - há 4 anos

    concordo com o resultado, apesar de eu preferir o Benoit

  5. Darth Mordred - há 4 anos

    EU só acho que técnicas dentro do ring deverim valer mais pontos que outros quesitos, pois é o que mais importa do Wrestl ao meu ver, são as habildades dentro do ring, sendo o restante mais secundário. Como por exemplo titulos vencidos…

    Taker venceu bem menos que alguns lutadores como Triple H, que vencia e perdia o WWE champs toda semana, conseguindo 14 triunfos, e o taker foi para smackdown levantar a brand, e logo tem menos WWE champs, e por ser muito overpower, não tinha graça ve-lo sempre com o heavy champs…o que quero dizer que titulos não são tão importantes como habilidade de ring por exemplo, deveria ter peso certos atributos em relação a outros.

  6. WWE Expert - há 4 anos

    Benoit? Nunca existiu tal pessoa, procurei por todo o site da WWE. Pare de inventar wrestlers.

    • Rúben Rosa - há 4 anos

      Queres ver que foi o Stevie Richards que ganhou o Rumble de 2004 :P

      • MR perfection André Santos - há 4 anos

        Não existe o benoit! ele era mais conhecido por Pegasus kid…….

      • LOOOOOL - há 4 anos

        Meu deus ao que isto já chegou.
        Tens o que? 10 anos? Auto-intitulas de ” WWE Expert ” e não sabes quem é o Benoit.
        Vai ao Google e ao Youtube e vê o excelente performer que o Benoit foi.

      • Ele estava claramente a ser irónico…

      • danielLP21 - há 4 anos

        Ahahahah meu Deus ao que isto chegou…

      • miguel_wwe - há 4 anos

        a wwe apagou entre aspas o nome do benoit da empresa devido á trágica morte dele ok? ele tava a referir-se a isso

  7. gabrielgustavo23 - há 4 anos

    Acho que ganhou quem devia ganhar, penso que Bret Hart é melhor que Chris Benoit em quase todos os tópicos bom mas se eu não me engano Chris Benoit tinha carreira pela frente mas,por causa de droga é uma pena mas fazer o quê?

  8. Enigma - há 4 anos

    Bom artigo, gosto muito.

    Só que antes de começar ler, já sabia o resultado final.

    Do Benoit gosto e muito de ver ele ganhar o Royal Rumble e principalmente o fantástico, brutal, espetacular, épico e maravilhoso Main Event da Wrestlemania XX.

    Lindo Crossface, perfeito.

    Do Hart adoro o combate com Steve Austin na Wrestlemania XIII e principalmente o Iron Man Match com o um dos Wrestlers que pra mim é imortal, o “Showstopper”.

  9. danielLP21 - há 4 anos

    Momentos favoritos do Chris Benoit: a vitória no Royal Rumble tendo sido o 1º a entrar no combate; o combate com o Triple H e o Shawn Michaels na WrestleMania XX.

    Momentos favoritos do Bret Hart: combate “Iron Man” com o Shawn Michaels e o combate do Survivor Series ’97, também com o “HBK”, em Montreal.

  10. Stunner - há 4 anos

    Chris Benoit tinha tudo pra ser dos melhores wrestler’s de sempre
    R.I.P Benoit

  11. José Guia - há 4 anos

    Obrigado por se lembrarem do meu wrestler favorito de sempre, o Chris Benoit!
    Na minha opinião, e desde que vejo wrestling, nunca vi uma pessoa com tanta paixão e dedicação com o Benoit tinha ao wrestling!!
    É uma pena ver que a WWE nunca o mais vai referenciar…é pena não relembrarem um dos melhores de sempre deste universo.
    Obrigado PTWrestling por esta enorme homenagem que fizeram neste post.

  12. gonga555 - há 4 anos

    Gostei do artigo mas acho que o mais justo seria um empate.
    Só não sei o que é que deu na cabeça do Benoit para se matar ele ainda tinha uma carreira promissora pela frente
    R.I.P Benoit

    • miguel_wwe - há 4 anos

      é mais o que ele tinha na cabeça ele tinha traumatismos cranianos mas nao se sabe se foi por causa disso ou por vontade própria

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador