One on One #91 – Edge vs John Cena

Olá e sejam muito bem-vindos a mais uma edição do espaço One on One. Na edição desta semana teremos em confronto dois Wrestlers que nos proporcionaram uma das melhores rivalidades dos últimos 10 anos na WWE. Falo de “The Rated R Superstar” Edge  e do “Cenation Leader” John Cena. Qual dos dois vencerá o embate hoje? Vamos descobrir!

Edge

Adam Copeland, mais conhecido como Edge, começou a sua carreira de wrestling no circuito independente no Canadá só chegando à WWE em 1997 (com recomendações do Bret Hart). Quando se estreou foi como wrestler individual, mas só começou a ganhar a atenção do público quando se juntou a Gangrel e Cristian e formaram o grupo The Brood que tinha como Gimmick que os três wrestlers eram vampiros. Edge continuou neste grupo até que Gangrel saiu e Edge e Christian passaram a ser uma tag team. Foram uma tag team até 2001 e ganharam por 7 vezes os títulos de Tag Team inovando o Ladder Match e o TLC.

Edge ganhou o título Intercontinental por 2 vezes e o King of the Ring em 2000 enquanto os dois estavam juntos o que levou à separação porque Christian tinha inveja de Edge. Edge, agora novamente lutador individual, continuou no midcard  até que em 2003, Adam lesionou-se no pescoço, lesão que viria a ser o principal motivo da sua retirada anos mais tarde. Regressou em 2004 e voltou a competir pelo título Intercontinental (que viria a ganhar), mas Edge viria a subir para o Main Event quando se tornou heel no final de 2004 tendo tido rivalidades com Shawn Michaels e Chris Benoit. Adam ganhou o primeiro Money in the Bank Match na Wrestlemania 21 e mais tarde viria a ganhar o heat que o viria a tornar um0 grande heel, pois Edge andava a ter um caso com a Diva Lita quando esta ainda namorava com Matt Hardy. Isto levou os fâs a odiar Edge e o odio pessoal entre os dois originou uma storyline entre os dois quando Matt voltou à WWE.

No PPV New Year’s Revolution 2006, Edge fez o cash in da mala do Money in the Bank  e assim ganhou o seu primeiro título Mundial da WWE sendo o primeiro de onze. Edge começou a chamar-se “The Rated R Superstar” e a sua personagem afirmava-se com cenas de sexo ao vivo e a ir a casa do John Cena esbofetear o pai dele. Também em 2006 Edge formou uma Tag Team com Randy Orton  chamada “The Rated RKO” e em 2007 aliou-se a Vicky Guerrero de forma a conseguir manter o título Mundial á volta da cintura. Rivalidades contra The Undertaker, John Cena, Batista, Jeff Hardy e Triple H marcaram esta fase de afirmação de Edge como um dos melhores da última década.

Edge viria nos últimos anos a conquistar mais títulos, inclusive o Royal Rumble de 2010, tendo por volta desta altura alternado entre Face e Heel até que na Wrestlemania 27 aconteceu o seu último combate contra Alberto Del Rio. O motivo da retirada foi devido à lesão que tinha tido em 2003 se ter agravado, que se se tivesse agravado ainda mais poderia por Adam numa cadeira de rodas ou até leva-lo à morte. Edge foi posto no Hall of Fame da WWE em 2012. Um dos melhores da sua Era sem dúvida!

John Cena

John Cena estreou-se na WWE em 2002, depois de passar pelo território de desenvolvimento da WWE, o Ohio Valley Wrestling. No seu primeiro combate quase venceu Kurt Angle ao safar-se do Angle Slam, mas não conseguiu vencer. Depois deste combate, Cena ficou Face tendo tido uma rivalidade com Chris Jericho, chegando a vencê-lo no PPV Veagence 2002. Em Outobro de 2002, Cena tornou-se Heel ao atacar Billy Kidman, estreando a sua Gimmick de Rapper. Durante esta Gimmick, Cena andou à caça do título da WWE em 2003, título que Brock Lesnar tinha. Estreou por esta altura o seu finisher, F-U como forma de gozar com Brock Lesnar em storyline.

No final de 2003, já Cena voltará a Face. Na Wrestlemania 20, Cena venceu o título dos EUA ao vencer Big Show. teve o título por 4 meses, até que o Kurt Angle, General Manager da altura, lhe tirou o título por o ter agredido. Cena viria a ganhar o título dos EUA por mais 2 vezes vencendo Carlito e Booker T para esse feito tendo estreado o seu primeiro spinner belt para o título dos EUA. Na Wrestlemania 21, Cena venceu o título da WWE pela primeira vez ao derrotar JBL. Manteve o título até dezembro de 2005, indo para a Raw em Junho, defendendo o título contra Christian, Chris Jericho, Carlito, Kurt Angle, até que no PPV New Year`s Revolution foi vítima do cash in do Money in the Bank de Edge, depois de defender o título numa Elimination Chamber. Cena viria a recuperar o título um mês depois no Royal Rumble 2006, defendendo-o na Wrestlemania 22 contra Triple H.

No PPV One Night 2006, Cena viria a perder o título para Rob Van Dam só recuperando o título no Unforgiven 2006 depois de vencer Edge num combate TLC. Mantev o título por um ano defendendo-o contra Edge, Umaga, Shawn Michaels, The Great Khali, Bobby Lashley e Randy Orton, até que foi obrigado a ceder o título devido a uma lesão. No Royal Rumble 2008, Cena regressou aos ringues vencendo o combate Royal Rumble. No PPV Surviror Series 2008, Cena venceu Chris Jericho para se tornar campeão mundial pela primeira vez. No ano de 2009 e 2010, Cena continuou a ganhar títulos tendo combates contra Randy Orton no Summerslam 2009 e Batista na Wrestlemania 26, por exemplo. No verão de 2010, Cena entrou em rivalidade com os Rookies do NXT.

Este grupo intitulava-se Nexus e estava empenhado em criar impacto na WWE. Cena ainda conseguiu sair por cima em algumas ocasiões até que foi obrigado a juntar-se aos Nexus ao perder para Wade Barrett no PPV Hell in the Cell. No PPV TLC 2010, Cena conseguiu a sua liberdade ao derrotar Barrett num Chairs Match. No Extreme Rules 2011, Cena ganhou o título da WWE a The Miz e manteve o título até ao Money in the Bank onde perdeu para CM Punk. Depois de um ano de build up, Cena enfrentou The Rock na Wrestlemania 28, num Dream Match, perdendo o combate. No dia seguinte, Cena foi vítima do F-5, do regressado Brock Lesnar. No PPV Extreme Rules 2012, Cena venceu Lesnar e no PPV Over The Limit perdeu contra John Lauranitus. John Cena ganhou a mala Money in the Bank no PPV do mesmo nome e foi o primeiro a não fazer o cash in com sucesso e não ganhou o título da WWE. As feuds seguintes de Cena foi contra CM Punk e Dolph Ziggler. Cena voltou às grandes vitórias em 2013, ao vencer o Royal Rumble e ao vencer The Rock pelo título da WWE na Wrestlemania 29. Quer gostem ou não gostem do Cena, ele é um dos melhores desta geração!

One on One

Wrestling Skills: Edge tem manobras como sharpshooter, diving crossbody, big boot, Sitout rear mat slam, Flapjack, Flying forearm smash, Half nelson bulldog, Missile dropkick, entre outros.  Cena tem manobras como: Diving leg drop bulldog, Fisherman suplex, Five Knuckle Shuffle, Gutwrench suplex, Running leaping shoulder block, Running one–handed bulldog e outros. O Cena é decente dentro do ringue, não apresentando nada de muito inovador ou de espectacular. Uma coisa que os dois têm praticamente ao mesmo nível é de como contar uma história dentro do ringue, mas Edge supera o Cena em praticamente tudo o resto como na velocidade que tem no combate e a execução de mais manobras dentro do ringue. Penso que Edge é superior pelas razões apresentadas e merece o ponto. Edge – 1 Cena – 0

Mic Skills: Os dois wrestlers conseguem fazem boas promos e entreter o público. Apesar de não gostar do wrestler, John Cena consegue fazer boas promos, que apesar de não encantar todas as pessoas dentro do recinto, consegue transmitir a mensagem essencial, porém que sou da opinião que nos últimos meses as promos do Cena tem decrescido de qualidade, mas o saldo é positivo se contarmos a carreira dele toda. Edge é muito bom ao micro, conseguindo não ser repetitivo e ao mesmo tempo atrair a atenção do público, sendo um dos melhores ao micro nos últimos anos, especialmente como Heel. Mais um ponto para o “Rated R Superstar”. Edge – 2 Cena – 0

Carisma: Ambos os wrestlers são muito bons neste ponto. Uma coisa que nunca podem acusar o Cena de não ter é Carisma. Sendo na sua entrada para o ringue, durante os combates, nas suas promos, fora do ringue, Cena é Carisma. Edge desde os tempos da sua Tag Team com Christian que tem mostrado um alto carisma conseguindo fazer os fãs rir e adora-lo ou odia-lo. Quer seja durante a entrada, promos, durante o combate ou após o combate, Edge é um grande exemplo de um carismático. Penso que ambos merecem o ponto e é isso que vai acontecer. Edge – 3 Cena – 1

Melhores Momentos: Ambos tiveram grandes momentos nas suas carreiras. Edge conta com grandes momentos em combates TLC, o cash in das malas Money in the Bank, a sua passagem para Top Heel da WWE, entre outros. John Cena conta com grandes momentos na carreira como: rivalidades memoráveis com wrestlers como: Triple H, The Rock, e CM Punk, inumeros Main Events na Wrestlemania e consequente momentos, conquista do primeiro título da WWE que começou uma era, entre outros. Penso que Cena vence neste ponto ligeiramente pois é a cara da companhia, logo teve a rivalidades principais e consequente momentos muito importantes como na Wrestlemania. Ponto para o Cena pelas razões apresentadas. Edge – 3 Cena – 2

Melhor Finisher: Spear vs Attitude Adjustment. O Attitude Adjustment de Cena é mais o menos, pecando pela falta de credibilade, sendo basicamente um Fireman’s Carry convertido num slam. Já o Spear de Edge, apesar de não ser o melhor Spear que já vi um wrestler executar, pelo menos é credível e parece que magoa o adversário. Ponto para Edge. Edge – 4 Cena – 2.

E chegamos ao fim de mais uma edição do One on One, com uma vitória para Edge. Penso que o resultado acaba por ser justo, pois penso que Edge é um superior ao Cena. Como é claro, se tiverem outra opinião diferente da minha claro que não existe problema nenhum. Espero que tenham gostado e como sempre se quiserem comentar, estejam à vontade. Deixo Links e uma questão como sempre. Se também quiserem deixar sugestões para confrontos aqui no espaço, estejam à vontade. Até para à semana!

Questão

Tornarias o Edge num manager? Se sim, com que wrestler (ou Diva) ficaria ele?

Links

Edge vs John Cena –
Edge vs Mick Foley –
Edge vs Christian –

John Cena vs CM Punk – http://youtu.be/m5qzVLI13po
John Cena vs Booker T – http://youtu.be/kPXMuyxqDMs

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “The Bottom Line” e Ex- escritor do artigo "One on One". Acompanha Wrestling à 10 anos.

38 Comentários

  1. Senshi - há 4 anos

    Resultado justo, o Edge era um wrestler completo e o Cena é basicamente só imagem…

    Respondendo à pergunta: não… mas se fosse o manager de alguém era sem dúvida do Ziggler…

  2. danielLP21 - há 4 anos

    Na minha opinião, ficaria 5-3 a favor do Edge.

    Nas mic-skills, eu daria um empate, assim como nos melhores momentos. Seja como for, o Edge vence, e a mim parece-me justo.

    Eu não tornaria o Edge num “manager” porque um “manager” normalmente tem que ter momentos em que é atacado por rivais, atacado sem querer ( ou de propósito) pelo seu pupilo, etc, e já se sabe que o Edge não pode ter momentos desses.

  3. Andre_THEROCK_1992 - há 4 anos

    Gosto muito mais do Edge, mas em que planeta ele tem melhores mic skilles e do que o Cena?!

    Uma coisa é não gostar das promos por serem repetitivas, outra coisa é ter talento para falar o micro e nisso o Cena é melhor, de longe.

    Só daria ponto aos dois aí,quanto muito, mas nunca só ao Edge.

    • Rúben Rosa - há 4 anos

      Opiniões :). E respeito a tua :)

      • Andre_THEROCK_1992 - há 4 anos

        De qualquer das maneiras, sou muito mais Edge do que Cena.Só acho que o Edge não é melhor com o micro, o que não significa que seja pior.:)

        Era empate…mas fizeste um excelente trabalho de qualquer das formas, como dizes, só são opiniões..

  4. FranciscoAP - há 4 anos

    Percebo que aqui entre um pouco a questão do gosto pessoal mas acho que o Cena só perde em mic-skills para muitos poucos, e o Edge não é um deles. Acho que um empate seria mais justo, se tanto. Relativamente ao finisher é curioso comparar estes dois lutadores porque ambos elevam o seu finisher a um nível de carisma em que nem nos preocupamos tanto com a sua credibilidade. Mas entre o AA e o Spear do Edge, o AA ganha em credibilidade. Normalmente perderia para um Spear mas o do Edge é de facto fraquinho nesse sentido.

    • Rúben Rosa - há 4 anos

      Pois em relação a finisher não existe uma verdade certa o que pode originar opiniões diferente :)

  5. Really? - há 4 anos

    A minha feud preferida, tempos em que o John Cena não era aborrecido.

  6. Vinícius Nunes - há 4 anos

    Discordo do resultado, creio que o resultado justo seria um 4 a 2 para o John Cena, pois considero o Cena melhor talker do que o Edge e acho o AA do Cena mais credível que o Spear do Edge, se fosse um Spear do Goldberg ou do Roman até concordaria com o fato do Spear ser mais credível, porém não acho o Spear do Edge tanto impactante, apesar de toda a coreografia e expressões faciais históricas para aplicar o move, como disse o Francisco.

    • Vinícius Nunes - há 4 anos

      O que é normal essas divergências, pois são wrestlers de nível mundial!

      • amaury - há 4 anos

        Pelo amor,finisher do cena e o pior que tem, so perde prp leg drop do hulk hogan

  7. Pantallica - há 4 anos

    Seria bom um empate, mas com os pontos apresentados não há hipótese, mas Edge é melhor em grande parte deles. E nas mic skills dava o ponto a ambos.
    Bom 1 on 1

  8. DX Rules - há 4 anos

    Empate nas mic skills para ser sincero. Tanto no super-homem como e em especial no rapper que era sem dúvida 5 estrelas

    De resto concordo com tudo

    Queria era ver se ele se safava como commentator. Mas se o pusesse como manager acho que seria num talento novo como Rhodes, Ambrose, Rollins e adiante

  9. Andre_THEROCK_1992 - há 4 anos

    Manager?Talvez servisse como um bom manager heel para elevar, por que não, o Cesaro.

    Já agora, quando puderes, faz um oOo com um dos membros do Shield.

  10. tiago wwe - há 4 anos

    na proxima semana rvd vs jeff hardy

  11. Randy-Orton Legend-Killer - há 4 anos

    Resultado justo mais era pra ser por 4×3, faltou o tópico conquistas!

    • Rúben Rosa - há 4 anos

      Decidi à algum tempo deixar de fazer as Conquistas com lutadores que se tenham estreado com uma diferença de tempo tão grande. O john Cena estreou-se em 200e, enquanto que Edge em 1998

  12. Darth Mordred - há 4 anos

    Resultado justo. Porém em carisma, tenho minhas duvidas, pois o Edge é aquele sujeito que mesmo que não gosta dele, tem que admitir que ele é engraçado e divertido, ao mesmo tempo que tras credibilidade nas suas promos.

    Eu acho que empatava aí.

    Mas achei justo esse one vs one.

  13. Mateus2330 - há 4 anos

    Faz Ken Shamrock vs Owen Hart.

  14. TWWE - há 4 anos

    É claro que nem precisa comparar os dois, pois o Edge é COMPLETO!

    Se o Edge não tiver nada para fazer, seria bom ser manager de uma Diva, tipo a Beth Phoenix (caso esta regressasse), mas ele teria de sofrer golpes e como não pode… Não

  15. TiagoMania - há 4 anos

    Para mim o resultado que seria justo era 4-1 em favor de John Cena

  16. Jonh Cana - há 4 anos

    acho que cena é mais vitorioso mas edge tem mais habilidade

  17. Evandro Monari - há 4 anos

    Não sei se ja teve, mas gostaria de ver um one x one do Randy Orton vs Batista.

  18. guilherme godoy - há 4 anos

    edge venceu o king of ring de 2001 quem venceu o king of ring 2000 foi kart angle,mas o artigo foi muito bom.

  19. punt kick - há 4 anos

    quem executou o melhor spaer para ti???

    • Rúben Rosa - há 4 anos

      Goldberg. E

      • Cristiano Jesus - há 4 anos

        Sem Dúvida…Goldberg…

      • The Miz - há 4 anos

        Eu também acho que o Spear do Goldberg é sem comparação. Era um movimento extremamente violento, sem contar que era aplicado por um cara de mais de 100kg.

        Hoje o Spear do Reigns também é muito bom. Para mim é o 2º lugar por causa da execução.

      • Rúben Rosa - há 4 anos

        Eu penso que talvez o Spear do Rhyno venha em 2º lugar :p, na minha opinião

  20. Jonathas - há 4 anos

    Pra mim seria tudo a favor do Edge, talvez o Mic não, mas de resto, Edge rules.

  21. Mauricio M - há 4 anos

    em minha opinião:

    Wrestling Skills:
    Edge – 1 Cena – 0
    justo Edge se sai bem melhor que o Cena nesse quesito

    Mic Skills:
    Edge – 2 Cena – 1
    acho que o mais justo é um empate, os dois são ótimos em promos

    Carisma:
    Edge – 2 Cena – 2
    o Edge é carismático, mas o Cena no quesito carisma é foda

    Melhores Momentos:
    Edge – 2 Cena – 3
    Edge teve momentos excelentes, mas pelo fato do Cena ser a cara da WWE acho que ele obteve melhores momentos que o Edge

    Melhor Finisher:
    Edge – 3 Cena – 3
    não gosto do finisher do Cena, não acho nem um pouco interessante, já o do Edge já é um finisher visualmente melhor e mais destrutivo, por isso ponto para o Edge

    na minha opinião terminava com empate de 3 X 3

    • Cristiano Jesus - há 4 anos

      Concordo com isto…parece-me mais justo…nesta fase as pessoas tem dificuldades em falar do Cena…ou por memória curta, ou estão fartos da personagem dele…não me parece que vejam bem as coisas…o Edge era muito bom…mas comparado ao Cena…não tem assim tanto avanço…em questão de carisma, melhores momentos, e até nas mic skills….o Cena deve ser bem superior…mas tambem só avilam estes 5 items…é muiot relativo…respeito as opiniões…mas acho a minha um pouco diferente…anyway good work Rubén….

  22. MR Perfection André Santos - há 4 anos

    Vitoria de Edge claro(obrigado Bret por teres recomendado)

  23. StaB - há 3 anos

    Eu dava empate Edge é melhor que o Cena em Wrestling Skills, e apesar de achar que também tem excelentes mic skills acho que nesse ponto o Cena está um pouco à frente. No Carisma dava empate porque se o Cena é a cara da WWE o Edge é para mim o melhor heel de todos os tempos, e neste aspecto acho que ambos contribuiram muito para a força que o outro tem hoje na WWE com as suas inumeras feuds entre eles. Nos melhores momentos também dou empate porque ambos no seu chegaram ao topo muitas vezes. quando estava Edge no auge o Titulo era quase que trocado entre os dois. Nos finishers tambem dou empate mas ao contrario do Carisma e dos melhores momentos este é mais pela negativa. O Spear além de não ser nada original pois ja ha pelo menos mais 2 ou 3 wrestlers com esse finisher, e o de John Cena como já se disse aqui em cima não tem muita credibilidade, nao parece um movimento muito forte para um finisher. Podiam também contar a entrance, e aí ganhava o EDGE com uma perna às costas

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador