Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

One on One #92 – Bret Hart vs CM Punk

Olá a todos e sejam muito bem-vindos a mais uma edição do espaço semanal One on One. Na edição desta semana teremos um confronto que eu achei que seria interessante de ter aqui neste espaço. E sendo assim, hoje teremos em confronto, um embate entre Bret “The Hitman” Hart e “The Best in the World” CM Punk. Qual dos dois ganahrá? Vamos descobrir!

Bret Hart

Bret Hart começou a sua carreira de wrestling em 1976. Filho do famoso promotor e wrestler Stu Hart, Bret começou a carreira na companhia do pai, Stampede Wrestling passando também por New Japan Pro Wrestling. Em 1984, Stampede Wrestling foi comprada pela WWF, e Bret Hart foi contratado pela companhia de Vince Mcmahon.

Bret começou a ter destaque na WWF quando formou equipa com Jim “The Anvil” Neighthart. A Tag Team chamava-se “The Hart Foundation” e ganharam juntos os títulos de equipas por 2x tendo grandes combates com uma outra grande Tag Team “The British Bulldogs”. Em 1991 a equipa separou-se dando possibilidade a Bret de se impor como lutador singular. No SummerSlam 1991, Bret ganhou o título Intercontinental e nesse ano também o King of the Ring.

Em 1992, Bret Hart ganhou o seu primeiro título da WWF vencendo Ric Flair, e manteve o título até á WrestleMania 9 onde perdeu para Yokozuna. Em 1grande rivalidade com o seu irmão Owen Hart e entre 1993 e 1995, Bret teria uma grande rivalidade com Jerry Lawler que culminou num Kiss My Foot match no Summerslam 1995 que Bret ganhou. No WrestleMania 12 aconteceu um dos melhores combates de sempre, um Iron Man  match entre Bret e HBK no qual Shawn ganhou. Depois do combate, Bret começou a ter uma certa rivalidade com Shawn, pelas atitudes que HBK tinha para com ele e os outros wrestlers. No Survivor Series 1996 começou uma grande rivalidade com Steve Austin que duraria quase um ano.

Depois da WrestleMania 13, Bret fez um heel turn, começando a criticar os americanos e a elogiar o Canadá e outros países dizendo que eram todos melhores do que os EUA. Este Hell turn também este na base da “Hart Foundation” de 1997 na qual tinha como membros Bret, Davey Boy Smith, Owen Hart, Brian Pillman e Jim Neighthart.

No Survivor Series 1997 ocorreu o último combate de Bret Hart na WWF na altura, porque Bret estava de saída para a WCW. Vince queria que Bret perde-se o título para Shawn no Survivor Series que se realizava em Montreal. Bret recusou-se pela forma que Shawn lhe tinha tratado nos últimos tempos, sugerindo que perderia para Steve Austin ou o Undertaker, todo menos para o HBK. Vince disse que sendo assim Bret ganharia o combate e ponha o títuo vago no dia seguinte, mas isto não aconteceue Bret foi “tramado” por Vince na luta, no chamado Montreal Screwjob, um dos piores acontecimentos da história do wrestling e que muitos defendem que foi tudo combinado.

Hart estreou-se na WCW no final de 1997 tendo ganho o título dos US por 4x, o título de tag team por 1x e o título Mundial da WCW por 2x até que no Starrcade 1999, Bret sofreu a lesão que lhe obrigaria a retirar-se dos ringues depois de levar um pontápe na cabeça, cortesia de Goldberg.

Bret Hart em 2005, começou a trabalhar com a WWE pela primeira vez desde 1997 de forma a fazer um DVD da sua carreira e a indução no Hall of Fame que acabou por acontecer em 2006.

No primeiro  Raw de 2010, Bret foi Guest Host e fez as pazes com Shawn Michaels. Na WrestleMania 26, Hart combateu Vince Mcmahon de forma a por fim á rivalidade dos dois. Provavelmente o melhor lutador técnico de sempre!

CM Punk

Phillip Brooks, mais conhecido por CM Punk, começou a sua carreira de wrestling no circuito independente. Em 2000, começou a competir na Independent Wrestling Association: Mid-South, tendo rivalidades e combates com AJ Styles, Colt Cabana, Eddie Guerrero e Chris Hero. Contra Hero, Punk teve combates muito longos como um TLC de 55 minutos, um combate à melhor de 3 de 93 minutos e outros de 60 minutos. Em 2002, Punk começou a trabalhar para a Ring of Honor tendo uma grande feud com Raven que culminou num Steel Cage match, onde Punk ganhou. Punk também começou a ter algumas aparições na TNA.

Em 2004, CM Punk andou à caça do título da ROH, defrontando Samoa Joe numa série de 3 combates, sendo que o segundo é falado como sendo o melhor combate da história da ROH e foi classificado com 5 estrelas pelo perito Dave Meltzer. Joe acabou por vencer a série, mas Punk viria a ganhar o título vencendo Austin Aries em 2005. Nesse ano, Punk assinou pela WWE, passando um ano no território de desenvolvimento Ohio Valley Wrestling. Em 2006, Punk fez a sua estreia na brand ECW, vencendo Justin Credible. Tal como fez nas Indys, Punk defendia o seu estilo de vida Straight  Edge. Após passar um ano na ECW, Punk ganhou o título da ECW ao vencer John Morrison, mantendo o título por 4 meses, defrontando Big Daddy V, The Miz e Chavo Guerrero.

Na WrestleMania 24, Punk venceu o combate Money in the Bank fazendo o cash in no Verão de 2008 em Edge, tornando-se campeão Mundial. Manteve o título durante 2 meses e meio. Durante o resto do ano, Punk ainda foi campeão de Tag Team com Kofi Kingston, chegou à final do torneio King of the Ring e no príncipio de 2009 ganhou o título Intercontinental. Na WrestleMania 25, Punk tornou-se no único homem a vencer o combate Money in the Bank 2 vezes e de seguida. Fez o cash in no PPV One Night Stand a Jeff Hardy, tornando-se campeão pela 2 vez, perdendo-o no Night of Champions e recuperando-o no Summerslam. No PPV Hell in the Cell 2009, perdeu o título para  o Undertaker e no final do ano formou a stable “Straight Edge Society”. Em 2010, Punk teve uma rivalidade com Rey Mysterio que culminou num Hair vs Hair match no Over the Limit 2010, que Punk perdeu, perdendo assim o seu cabelo. Nesse ano, Punk foi para a Raw. No final do ano, Punk juntou-se aos Nexus como o seu novo líder, sendo que a stable começou a chamar-se “New Nexus”.

Na WrestleMania 27, Punk defrontou Randy Orton e no Capital Punishment defrontou Rey Mysterio. Depois destes confrontos, Punk tornou-se no Nº1 Contender pelo título da WWE, afirmando que o seu contrato ia acabar depois do PPV Money in the Bank 2011. 2 semanas antes do PPV, CM Punk fez a popular Shoot promo, onde criticava John Cena, Vince Mcmahon e John Laurinaitis. No PPV, CM Punk venceu John Cena na sua cidade natal, Chicago, levando o título consigo.

Porém, uma semana depois, Punk regressou á WWE. No Summerslam, Punk voltou a defrontar John Cena, para determinar o verdadeiro campeão. Punk venceu, mas depois do combate, sofreu um ataque de Kevin Nash, para Alberto Del Rio fazer o cash in e vencer o título de Punk. Depois disto, Punk teve uma feud com Kevin Nash, Triple H e Laurinaitis, recuperando o título no Survivor Series vencendo Del Rio. No Royal Rumble 2012, Punk venceu Dolph Ziggler e venceu Chris Jericho na Wrestlemania 28 e Extreme Rules 2012. A sua rivalidade seguinte seria contra Daniel Bryan, onde Punk manteve o título ao fim de 3 PPVs. Na Raw nº1000, Punk fez um heel turn ao atacar The Rock. Defendeu o título no Night of Champions 2012 contra John Cena e no Hell in the Cell 2012 contra Ryback com sucesso. Punk continuou campeão até ao Royal Rumble de 2013, quando perdeu para The Rock, chegando ao fim o seu reinado que durou 434 dias. Na Wrestlemania 29, Punk tentou acabar com a Streak invicta do Undertaker, mas sem sucesso. Actualmente, Punk tirou um tempo para descançar sendo que poderá regressar em breve.

One on One

Wrestling Skills: Bret Hart usa manobras como Sunset flip, Victory roll, Bulldog, DDT, Dropkick e Enzuigiri, entre outros. CM Punk tem manobras como o Bulldog, Diving crossbody, Diving elbow drop, Roundhouse kick, Springboard clothesline, entre outros. Os dois wrestlers são muito bons, executando as manobras de wrestling melhor que ninguém e também contando com um grande arsenal das mesmas, contando sempre grandes histórias dentro do ringue, sendo inovadores ao longo dos anos, sendo muito técnicos e rápidos dentro do ringue. Penso que ambos estão mais ao menos ao mesmo nível no que toca a qualidade dentro do ringue e assim sendo atribuirei o ponto a ambos. Bret – 1 Punk – 1

Mic Skills: Bret Hart nunca foi conhecidos como algo de espectacular ao microfone, sendo sempre lembrado pelos fãs pelas suas fantásticas ringue skills. Mas as promos foram feitas, e, como já disse num One on One anterior, acho que o Bret é um dos wrestlers mais underated no que toca a mic skills, sendo que as suas melhores promos foram em 1997. Mas não se compara a CM Punk, sendo que é muito bom ao microfone, conseguindo involver o público em cada palavra, sendo nos últimos tempos o melhor wrestler a fazer promos na WWE, na minha opinião. Punk é melhor neste ponto sem muitas dúvidas. Bret – 1 Punk – 2

Carisma: Bret Hart era um daqueles lutadores que deixava as suas habilidades falar por si, não tendo um carisma assim muito acima da média. Já Punk tem um grande carisma, tanto nas suas promos, na maneira de andar e de entrar no ringue, na forma que abordam os fãs, nos seus combates, entre outros. Mas uma vez, sem muitas dúvidas, CM Punk é melhor neste ponto. Bret – 1 Punk – 3

Melhores Momentos: Os dois wrestlers tiveram grandes momentos na carreira. Bret Hart conta com grandes momentos na carreira como: a conquista do título da WWE na WrestleMania 10, o excelente combate contra Shawn Michaels na WrestleMania 12, a formação dos Hart Foundation em 1997, entre outros. CM Punk teve grandes momentos na WWE como o seu Hair vs Hair Match onde perdeu o cabelo, a sua promo onde falava mal da WWE e que ia sair da companhia, o seu reinado como campeão da WWE por 434 dias, entre outros. Penso que os momentos de Bret Hart são melhores pois ficaram mais na história num modo geral e ajudaran mais a WWE na altura que decorreram.  Bret – 2 Punk – 3

Melhor finisher de Submissão: Sharpshooter vs Anaconda Vice. Ambos tem submissões muito boas. Fazem desistir qualquer um e quando a praticam uma vez com total força e no meio do ringue é quase vitória garantida. Penso que ambas estão ao mesmo nível e merecem o ponto. Bret – 3 Punk – 4

E chegamos ao fim de mais uma edição do One on One, com a vitória a “sorrir” para CM Punk. Penso que o resultado acaba por ser de alguma forma justo, pois acredito que o Punk é mais completo que Hart pois tem grande nível tanto em ringue, como em Carisma e habilidade ao microfone. Porém um empate também era aceitável. Espero que tenham gostado e como sempre se quiserem comentar, estejam à vontade. Deixo Links e uma questão como sempre. Se também quiserem deixar sugestões para confrontos aqui no espaço, estejam à vontade. Até para à semana!

Questão

Qual será, na tua opinião, a próxima feud do Punk?

Links

– Bret Hart vs Mr. Perfect –
– Bret Hart vs Diesel –

– CM Punk vs Samoa Joe – http://youtu.be/-qFcFP72s2U
– CM Punk vs The Miz – http://youtu.be/K-3568vqO6w

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “The Bottom Line” e Ex- escritor do artigo "One on One". Acompanha Wrestling à 10 anos.

44 Comentários

  1. MR Perfection André Santos - há 4 anos

    Bret Hart vence em carisma(na minha opinião), mas difícil decisão.
    Em vez do combate de Bret Hart vs Perfect no KOTR, na minha opinião o do Summer Slam 91 é bem melhor.

    http://www.dailymotion.com/video/x6ksmh_bret-hart-vs-mr-perfect-summerslam_sport?search_algo=2#.UZCiwKLU9lU

    http://www.dailymotion.com/video/x6kt17_bret-hart-vs-mr-perfect-summerslam_sport#.UZCi56LU9lU

    Bom OoO e continuo a dizer que este combate devia de estar no “match of the weak!”

    • MR Perfection André Santos - há 4 anos

      Proxima Feud – Dificil de dizer mas talvez com o World Champion ou WWE
      Champion que estiver na altura do seu regresso

    • Rúben Rosa - há 4 anos

      Sim eu sei que é melhor combate :). Mas resulvi por este que é menos conhecido :)

      • MR Perfection André Santos - há 4 anos

        Sim também é uma boa escolha Ruben!

  2. El Shaarawy - há 4 anos

    Nao concordo lá muito com este one on one! acho que o Bret ganhava isto

  3. Luís Almeida - há 4 anos

    CM Punk? 4/10

  4. Pantallica - há 4 anos

    Bom 1 one 1
    Concordo com o resultado. Nunca vi la grande coisa do Bret em promos do seu tempo, mas se são iguais as de quando ele aparece hoje em dia meu deus…
    Gosto mais das wrestling skills do Punk mas o empate é aceitavel

  5. Enigma - há 4 anos

    Hair vs Mask*.

    Não acho que seja um momento á ser lembrado como um dos melhores da carreira.

    • Rúben Rosa - há 4 anos

      Bem opiniões :). Eu considero um dos melhores, pois a cara do punk, algemado as cordas do ringue, enquanto o Mysterio lhe rapa o cabelo, para mim é inesquecivel

      • Enigma - há 4 anos

        É só um pormenor meu caro.

        Mas como tu mesmo disse, opiniões e isso que é legal.

        Chato seria se todo mundo pensasse exatamente igual.

        Bom artigo, leio sempre.

  6. João Macedo - há 4 anos

    Na minha opinião, o Bret deveria ter vencido na categoria de melhor finisher de submissão. O Sharpshooter é epico.

    Qual será, na tua opinião, a próxima feud do Punk?
    Epá, não sei, não faço grande ideia. Não acredito que a WWE o traga logo de volta para os títulos mundiais, mas talvez uma feud com o Sheamus ou Mark Henry era bem pensada.

  7. raphael - há 4 anos

    eh serio isso? em nenhum planeta de wrestling bret hart é pior do que cm punk. o unico ponto que perde é…microfone….em todos os outros é melhor. enquanto bret hart esteve na wwf …shawn michaels nunca foi o cara da empresa…e ele elevou michaels ao que ele eh…..sem comentarios

  8. JeanJCS - há 4 anos

    Para mim nos melhores momentos do Punk alem do Hair vs Hair Match, a sua Shoot promo, o seu reinado como campeão da WWE por 434 dias. Deveria ser integrado os seus dois combates de money in the bank ganhos, seus dois respectivos cash-ins, a formação do New Nexus, seu heel-turn na RAW 1000 e seu combate pela streak com Undertaker na Wuestlemania XXIX.

    E com isso daria o ponto para o Punk, ficando assim 5-2 para o Punk.

  9. Mike Tyson - há 4 anos

    Esqueceste-te de referir que ganhou o USA Title contra miz!

  10. danielLP21 - há 4 anos

    Não concordo com o resultado. O Bret Hart não é inferior ao CM Punk, nem aqui, nem na China.

    Seja como for, julgo que ambos estão no Top 1000 de melhores de sempre. Não sei, digo eu.

    • Paul Bearer Guy - há 4 anos

      Não estou a ver onde o Punk tem melhor Wrestling Skills do que o Hitman, é que não estou mesmo não sei porquê repito novamente é que não estou mesmo.

      Carisma dava um empate.

      O Hitman sempre foi muito carismático também.

      • MicaelDuarte - há 4 anos

        Foi dado um empate, e não um ponto ao Punk nas Wrestling Skills…

    • MR Perfection André Santos - há 4 anos

      Bret Hart(já sabes que para mim a par de MR Perfect são os melhores de todo sempre, talvez um exagero mas é a minha opinião).
      O resultado deste OoO é dificil mas aceito a vitoria de qualquer um ou mesmo o empate.
      O Punk faz me lembrar um “combinado” de grandes lutadores , vejo nele um bocado de Macho Man,(irreverencia),Bret Hart(personalidade),HBK(moves), por isso achar a par de Edge os melhores da Modern Era.

  11. MasterTs98 - há 4 anos

    Eu acho que o resultado mais justo seria 5-5

  12. epá acho que aqui seria um empate mas vendo bem o Bret Hart carisma? nicles e não acho o Sharpshooter melhor que o Anaconda vice portanto no final aceita-se a vitória do CM Punk

  13. gabrielgustavo23 - há 4 anos

    Rúben,eu tava aqui pensando você poderia fazer uma “copa”para qual wrestler seria o melhor entre eles,poderia pegar 16 wrestlers ou mais para fazer um One on One e os vencedores avançavam para a proxima fase ,sei lá só foi uma idéia!

    • Enigma - há 4 anos

      Boa ideia, tipo um King of the Ring.

      Já eu e alguns outros já deram esta ideia ao autor, mas penso que ele não gostou muito.

      • Rúben Rosa - há 4 anos

        Não é que eu desgoste da ideia, mas seria um torneio entre aqueles que eu considero ser os melhores de sempre?

      • gabrielgustavo23 - há 4 anos

        Talvez você poderia fazer por categoria como :Lendas,Highflyers,Novatos e Futuros Hall Of the famer.

  14. MicaelDuarte - há 4 anos

    Dá para aceitar perfeitamente o resultado, mas talvez no carisma eu desse um empate. São apenas pontos de vista.

  15. don_ricardo_corleone - há 4 anos

    Concordo!! Sinceramente o Sharpshooter nunca me convenceu muito. Gostava de ter a opinião de quem o sofreu e de quem o fazia. O Anaconda Vise, para além da posição desconfortável do braço por trás da nuca, ainda tem o braço torcido correndo o risco de se partir. O Sharpshooter não sei até que ponto será realista, a não ser que se dobre muito as costas do adversário, mas aí penso que perde para o Boston Crab, quando o Jericho põe o joelho sobre a espinha. Prefiro mesmo o Hell’s Gate, o Kimura Lock e o Ankle Lock.
    Mas admitindo estar errado quando ao finisher, penso que o Punk vence o Bret, mas comparava antes ao KBK que considero também melhor que o Bret. Apesar de, por várias vezes, já ter feito um Punk vs Hart no WWE 13.
    O Punk é o melhor de sempre, pelo menos dos que eu vi. Nunca vi o Sammartino, por exemplo.

    • "The Game" - há 4 anos

      O Sharpshooter é uma boa submission, é mais ou menos como o Walls of Jericho. Portanto é credível penso eu, só mesmo quem foi vitimas do Sharpshooter é que o pode dizer.

    • daniel espinheira - há 4 anos

      Eu não sei em que te baseias para dizer que o Punk é o melhor de sempre, mas considero um exagero dizer isso, o que parece que conheces pouco sobre a história do Wrestling, mas é a tua opinião, só gostava era de saber em que te baseias…

    • danielLP21 - há 4 anos

      O Punk é o melhor de sempre?! Ah, daqueles que viste? Então pronto, fico mais descansado… Não deves ter visto aqueles… epá como é que se chamam?… espera um bocado… estou quase a lembrar-me… ah! Shawn Michaels, Undertaker, Chris Jericho, Triple H, Kurt Angle… E fico-me por estes, porque podem ainda haver mais.

      • don_ricardo_corleone - há 4 anos

        Considero o Punk mais completo que todos esses. Não que não sejam óptimos, mas prefiro o Punk.

      • danielLP21 - há 4 anos

        Como é possível considerar-se o CM Punk mais completo que o Chris Jericho? Eu sei que gostos são gostos, mas vamos lá ter calma…

      • Enigma - há 4 anos

        Legal, legal.

      • Matheus Scher - há 4 anos

        O Punk melhor q HBK, Y2J,HHH e Undertaker?
        eu sei q é sua opnião mas sinceramente é um crime colocar CM Punk a frente destes!

      • don_ricardo_corleone - há 4 anos

        É o que me cativa mais. Para mim o CM Punk é o melhor, mas admito quem diga o contrário. Fiquem na vossa que eu fico na minha.

      • Willian Silveira - há 4 anos

        ‘Taker melhor que o Punk? Em que?

      • danielLP21 - há 4 anos

        Em nada.

      • Paul Bearer Guy - há 4 anos

        The Rocck, Mick Foley, Stone Cold Steve Austin, Edge, Bret Hart e a lista continua looool.

      • RuiFerreira222 - há 4 anos

        CM Punk é mais completo que Triple H e Undertaker. E ele faz-me lembrar um pouco de HBK e Jericho.

        Com o Angle não dá para comparar as wrestling skills nem no micro. Fazem promos com um estilo muito diferente e o tipo de wrestling de cada também é diferente.

      • Paul Bearer Guy - há 4 anos

        Como é mais completo??

        Para um homem do tamanho dele o Undertaker tem boas wrestling skills mas vá que perca ai para o Punk 1-0

        Mic Skills não é muito com o Taker a personagem também não tem de ser tagarela mas vá Punk 2-0

        Carisma Undertaker sem duvida 2-1

        Melhores momentos Undertaker 2-2

        Titulos vou deixar de fora porque o Undertaker compete ha mais tempo.

        Finishers 3-2 Taker.

        Como o Punk e mais completo meu deus.

      • Andre_THEROCK_1992 - há 4 anos

        Para o senhor Hart o HHH nem entra nos 1000 primeiros.

        :/

      • RuiFerreira222 - há 4 anos

        Wrestling: 0-1
        Mic: O-2
        Carisma: 1-2
        Melhores momentos: 2-2
        Finisher: Eu não sei, o GTS e o Tombstone têm muito efeito…

        Mas o que conta não é o wrestling, o mic. e o carisma?

  16. Matheus Scher - há 4 anos

    Jamais o CM Punk empataria em Wrestling Skills com o Bret, jamais o Sharpshooter perderia pro Anaconda Vice, CM Punk é um Pro-Wrestler bom nas promos, nada mais q isso, não pode ser considerado com um Wrestler legendário como o Bret Hart!

  17. Sawyer - há 4 anos

    Eu vou dizer o porque de achar o CM Punk é o melhor. Para começar ele é bom em tudo ring skills, mic skills, até nos comentários ele é bom. É verdade, ele até tem uma certa piada nos comentários. O CM Punk é um gajo que tem montes de moves e isso é muito importante para um Wrestler, é alguém que gosta mesmo do que está a fazer e naquela area ele sabe fazer de tudo. Todas as personagens que dão a ele, ele é muito bom em todas. O CM Punk é uma pessoa que quando está no ringue, os olhos são logo postos nele. Respeito a opinião de todos, mas para mim o CM Punk é realmente o melhor.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador