Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

One on One #96 – Rob Van Dam vs Sabu

Olá e sejam muito bem-vindos a mais uma edição do One on One. Na edição desta semana teremos em confronto dois ECW Originals, que por acaso já foram campeões de Tag Team na “Land of Extreme”. Estou a falar do “Whole F’N Show” Rob Van Dam e do “The Homicidal, Suicidal, Genocidal, Death–Defying Man” Sabu. Qual dos dois ganhará este confronto de hoje? Vamos descobrir!

Rob Van Dam

Rob Van Dam treinado por o The Sheik, começou a sua carreira de wrestling em 1990 passando em várias companhias Indy nos Estados Unidos e no Japão até que em 1996 assinou pela Extreme Championship Wrestling. No combate de estreia venceu Axl Rotten e começou a dar nas vistas pelo seu estilo pouco ortodoxo e tendo grandes combates com Sabu. Depois da feud com Sabu, RVD juntou-se ao mesmo para formar uma Tag Team, uma equpa que se tornaria muito popular na ECW. Sabu e RVD tiveram uma feud com os The Elimimatores, onde tiveram grandes combates extremos como TLC. No primeiro Pay Per View da ECW, Rob Van Dam venceu Lance Storm depois do combate mostrou o seu lado ao microfone com uma Shoot Promo. A meio de 1996, Rob Van Dam começou uma rivalidade com Tommy Dreamer que durou cerca de 6 meses, tendo combates como um Flag match.

Em 1998, Van Dam tornou-se face e ganhou o título TV da ECW em Abril desse ano. Em Junho de 1998, RVD e Sabu ganharam os títulos de equipa da ECW ao vencerem Chris Candido e Lance Storm e no final do ano venceram os Dudley Boyz para se tornarem campeões pela segunda vez. Em 1999, RVD defendeu o título contra 2 Cold Scorpio, Balls Mahoney, Spike Dudley, Lance Storm, Jerry Lynn e Rhyno. No início de 2000, Van Dam foi obrigado a ceder o título TV devido a uma lesão. Depois da falência da ECW, RVD foi para a WWE como parte da stable “Alliance” que fazia guerra à WWE. RVD ganhou o título Hardcore ao vencer Jeff Hardy no PPV Invasion em 2001. Depois da WWE ganhar a batalha contra a Alliance, RVD continuou na companhia por possuir o título Hardcore que perderia para o Undertaker no PPV Veagence 2001.

Na WrestleMania 18, RVD derrotou William Regal para se tornar no campeão Intercontinental. Depois desta conquista, RVD começou rivalidades com Eddie Guerrero, Brock Lesner perdendo o título para  Chris Benoit em Junho, mas recuperando-o no Summerslam 2002. No Unforgiven 2002, Rob Van Dam enfrentou Triple H pelo título Mundial, não ganhando devido a interferência de Ric Flair. RVD também participou na primeira Elimination Chamber no Survivor Series 2002. Em Outobro de 2002, RVD começou numa Tag Team com Kane ganhando os títulos em 2003, sendo que a Tag Team acabou depois de Kane tirar a sua máscara. Com isto, os dois começaram uma feud.

Durante o resto do ano, RVD teria feud com Chris Jericho, Christian e Randy Orton pelo título Intercontinetal e em 2004 faria Tag Team com Booker T na Raw e com Rey Mysterio na Smackdown , ganhando os títulos de equipa com ambos. No início de 2005, Rob Van Dam sofreu uma lesão no joelho que o obrigou a parar durante um ano, regressando no combate Royal Rumble 2006 e sendo um dos últimos 4. Na Wrestlemania 22, RVD ganhou o Money In The Bank fazendo o cash in no PPV One Night Stand 2006 cheio de fâs da ECW. Este PPV também marcou o regresso da ECW. RVD ganhou o título da WWE vencendo John Cena. Com esta vitória, RVD tornou-se também no novo campeão da ECW. No espaço de 2 dias, RVD perdeu os dois títulos para Edge e para Big Show. Durante o resto do ano, Van Dam tentaria recuperar o título sem sucesso. 2007 foi o último ano de RVD na WWE deixando a companhia devido a problemas familiares.

Durante 3 anos, RVD realizou alguns shows Indys inclusive em Portugal, até que em 2010, RVD estreou-se na TNA vencendo Sting. Em Abril de 2010, RVD venceu A.J. Styles para ganhar o título Mundial da TNA. Manteve o título até Agosto cedendo o título depois de muitas lesões provocadas por Abyss. No PPV Bound For Glory 2010, RVD regressou vencendo Abyss num Monster`s Ball match. Em 2011, RVD levou a maior parte do tempo numa rivalidade com os “Immortal”. No Bound for Glory de 2012, RVD derrotou Zima Ion para se tornar no campeão da X-Division. No seu reinado como campeão, RVD derrotou wrestlers como Joey Ryan, Kid Kash, Austin Aries, Kenny King e Christian York. Van Dam perdeu o título para Kenny King no dia 28 de Fevereiro de 2013, o que marcou o último combate de Rob na TNA. Rob Van Dam é sem dúvida The Whole F´n Show!

Sabu

Sabu começou a sua carreira de wrestling em 1985, na Companhia do seu tio, The Shiek (pessoa que também o treinou), de nome Big Time Wrestling. Nos seus primeiros anos como wrestler, Sabu viria a combater em muitos territórios espalhados pelo Mundo, começando a fazer os seus primeiros combates Hardcore, onde viria a ficar famoso pelas seus cortes e marcas no corpo que ganhou com esses combates violentos. Em 1993, Sabu estreia-se na ECW (nesta altura ainda tinha o nome de Eastern Championship Wrestling). Nesta primeira passagem pela companhia, Sabu tinha uma personagem de louco, ao estilo de Hannibal Lecter, sendo que foi a partir desta altura que começou a utilizar mesas na sua Gimmick. Outra particularidade desta personagem do Sabu, é que ele não falava ao microfone, uma espécie de homenagem e passagem de testemunho do tio, The Sheik.

Durante os dois anos na ECW, Sabu ganhou todos os títulos da Companhia (Título Mundial da ECW, Título TV da ECW, Títulos de Tag Team da ECW). Em 1995, Sabu não apareceu num show onde estava agendado, preferindo comparecer num show no Japão, levando a que Paul Heyman o despedi-se publicamente durante o evento. Sabu teve uma passagem muito curta na WCW, onde não fez nada de relevante, sendo que regressou à ECW ainda no ano de 1995. Foi a partir desta altura que começou o Build up para uma das rivalidades mais populares de sempre na ECW, Sabu vs Taz. Durante um ano, Taz desafiou o Sabu para um confronto, nunca tendo a resposta que queria, até que  o combate foi marcado para o primeiro PPV de sempre da ECW, Barely Legal 1997. Taz ganhou o combate, mas após o final do mesmo o manager de Taz, Bill Alfonso, traiu-o juntando-se a Sabu e ao Rob Van Dam que passaram a formar Tag Team.

Durante está altura aconteceu uma rivalidade entre ECW e WWE e o Sabu e RVD, começaram a apoiar o produto da Companhia de Vince Mcmahon, levando a uma rivalidade contra Tommy Dreamer e The Sandman. Um dos combates mais infames da carreira de Sabu, ocorreu nesta altura, num combate No Rope Barbed Wire contra Terry Funk pelo título Mundial da ECW. Ambos os wrestlers sangraram bastante e Terry Funk quase perdeu a vida, mas o que é mais lembrado é o momento que Sabu rompe o seu Biceps e pega em fita adesiva para colar na sua lesão. Sabu ganha este combate bastante violento e sagra-se mais uma vez, campeão principal da ECW. Sabu saí da ECW em 2000, após os seus últimos anos já não tão mediaticos como antes e após muitas lesões. Nos anos seguintes, Sabu andou pelo circuito Indy e em 2002, Sabu começa a competir pela TNA. Durante 4 anos, Sabu viria a ter feuds com Raven, Monty Brown, Jeff Jarret Rhyno e Abyss, contraindo também tudo o típo de lesões que o afastaram a maioria do tempo como lesões nas costas, no braço e até apanhou um virús. O último combate de Sabu na TNA, durante este périodo, foi contra o Samoa Joe, pelo título da X-Division, onde Sabu acabaria derrotado.

Sabu, em 2006, chega à WWE fazendo parte da Brand ECW. O seu primeiro combate foi contra Rey Mysterio, pelo título Mundial, que acabou num No Contest. A primeira rivalidade de Sabu na WWE foi contra John Cena que resultou num combate no PPV Veagence 2006, onde Sabu perdeu. Sabu, após isto, enfrentou Rob Van Dam num combate Escadote, onde o vencedor receberia uma oportunidade pelo título da ECW que Big Show tinha. Sabu venceu o combate e no SummerSlam 2006 enfrentou Big Show, num combate Extreme Rules, onde Sabu perdeu. Durante o resto do ano, Sabu continuou numa rivalidade contra a “tirania” de Paul Heyman. Em 2007, Sabu juntou-se aos ECW Originals (Sabu, RVD, The Sandman e Tommy Dreamer) para entrar em rivalidade com os New Breed (Elijah Burke, Kevin Thorn, Marcus Cor Von e Matt Striker). O ponto alto desta rivalidade foi o 8-man Tag Team match entre as duas Stables na Wrestlemania 23, com a equipa de Sabu a ganhar. Pouco tempo depois, a WWE decidiu terminar as funções de Sabu na Companhia. Durante os anos seguintes, Sabu competiu em várias companhias Indy tendo voltado para a TNA por pouco tempo em 2010, para entrar numa Storyline entre os membros originais da ECW (EV 2.0) e os Fortune (A.J. Styles, Kazarian, Robert Roode, James Storm, Douglas Williams e Matt Morgan). Um dos maiores wrestlers Hardcore de sempre!

One on One

Wrestling Skills: Ambos são wrestlers que usam manobras de alto risco como arsenal. Rob Van Dam usa as seguintes manobras: Monkey flip, vários pontapés, Plancha, Rolling Thunder, Standing moonsault, entre outros. Sabu tem manobras como: Air Sabu, Arabian Piledriver, Diving leg drop, Guillotine leg drop, Moonsault, Slingshot crossbody, entre outros. Rob Van Dam é bastante bom dentro do ringue, tem uma boa habilidade, bastantes manobras, bom “selling” e realiza na maioria das vezes bons combates. Já Sabu é bom dentro do ringue, mas há algo que o torna inferior, ou seja, os constantes “Botches”(falhas de manobras) que faz nos combates. Isso acontece na maioria dos combates e isso é mau, pois prejudica a segurança dos dois lutadores e a qualidade do combate. Por esta razão penso que o RVD é melhor que Sabu nas Wrestling Skills. RVD – 1 Sabu – 0

Mic Skills: O Rob Van Dam é muito mediano no microfone, nunca tendo gostado muito das suas promos. Mas até tem uma certa qualidade, não sendo nulo. As suas melhores promos foram sem dúvida durante a ECW Original desde 1997 até 2001. Já Sabu nunca falava na sua carreira tendo por vezes alguém que falava por ele (Bill Alfonso). Quando chegou à WWE, Sabu começou a falar ao microfone, mas cedo se descobriu que não era o seu forte. Sem grandes dúvidas, o RVD ganha este ponto. RVD – 2 Sabu – 0

Carisma: Neste ponto mais uma vez existe uma grande diferença nestes dois. RVD é bastante carismático, tendo uma grande ligação com os seus fãs, demonstrando todo o seu carisma atráves da sua personagem, durante os combates e entrada para o ringue. Sabu é uma história muito diferente. Sabu não tem uma grande ligação com os seus fãs durante o combate, limitando-se simplesmente a “lutar”. Isso pode também mostrar um pouco do seu Carisma, mas o problema é que não vejo grandes mudanças com o passar dos anos ou não vejo grande Carisma nos seus combates ou entrada para o ringue. Ponto para RVD, sem grandes dúvidas. RVD – 3 Sabu – 0

Melhores Momentos: RVD teve grandes momentos na carreira como: ganhar o título da WWE no PPV One Night Stand 2006 ao derrotar John Cena, a conquista do Título da TNA ao derrotar AJ Styles, o facto de ter tido o título TV da ECW por 700 dias, entre outros. Sabu teve grandes momentos na carreira como: a sua rivalidade com Taz que provou ser um dos pontos altos da história da ECW, o combate Barb Wire contra Terry Funk e a conquista do título Mundial da ECW, aliança com Bill Alfonso e Rob Van Dam, entre outros. Penso que os momentos de Rob Van Dam foram muito melhores, pois são mais lembrados pelos fãs e têm um grau de importância muito maior do que os de Sabu. RVD – 4 Sabu – 0

Melhor Wrestler Hardcore: Rob Van Dam é mais Hardcore a utilizar Escadotes e Cadeiras, combinando estes dois objectos, com o seu arsenal de manobras que é devastador para qualquer adversário. Mas Sabu é muito díficil de ser batido neste ponto. Sabu, tal como RVD, utiliza os objectoes e combina-os com as suas manobras, e vai mais longe ao atirar-se para mesas onde ninguém está, ao utilizar arame farpado por tudo o corpo e utiliza-lo como arma, ao usar fita adesiva nas suas lesões e continuar o combate, entre outros. Sem dúvida, ponto para o Sabu. RVD – 4 Sabu – 1

E chegamos ao fim de mais uma edição do One on One, com a vitória a “sorrir” para Rob Van Dam. Penso que o resultado acaba por ser justo, pois acredito que RVD é melhor que Sabu. Como é claro, se tiverem outra opinião diferente da minha claro que não existe problema nenhum. Espero que tenham gostado e como sempre se quiserem comentar, estejam à vontade. Deixo Links e uma questão como sempre. Se também quiserem deixar sugestões para confrontos aqui no espaço, estejam à vontade. Até para à semana!

Questão

Qual o teu momento preferido de ambos os wrestlers?

Links

RVD vs Sabu – http://dailymotion.com/video/x23kjt
RVD vs Chris Benoit – http://dailymotion.com/video/x10hqtd
RVD vs Christian – http://dailymotion.com/video/xh5s0

Sabu vs Taz – http://dailymotion.com/video/xtu495
Sabu vs Terry Funk –

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “The Bottom Line” e Ex- escritor do artigo "One on One". Acompanha Wrestling à 10 anos.

11 Comentários

  1. wrestlingiscool - há 3 anos

    Ja fizeste algum Austin Aries vs CM Punk??

  2. RuiFerreira222 - há 3 anos

    Gostei bastante deste One on One mas não concordo com a parte do carisma… Sabu mostrava sempre grande carisma nos seus combates.

  3. gonçalo " the best in the world" - há 3 anos

    Resultado justo
    Nunca gostei muito do Sabu, mas é umas das maiores lendas hardcore de sempre!

    • carlos henrique - há 3 anos

      eu ate gosto do sabu e tabem acho que ele e muito hardcore mais nunca gostei dos combates de sabu pois são en baixa qualidade a imagem

  4. bdias14 - há 3 anos

    o combate do Sabu com o Terry funk está mesmo sádico. Mas resultado justo. RVD dos meus wrestlers favoritos desde sempre

  5. Enigma - há 3 anos

    Vi algumas coisas do Sabu quando a WWE trouxe de volta a “ECW” em 2006.Gosto bastante daquele DDT no Rey Mysterio e do combate contra John Cena.

    Que o RVD vá secar um canavial de pica.

  6. danielLP21 - há 3 anos

    O RVD já foi um dos meus favoritos, mas infelizmente fui deixando de gostar dele aos longo dos anos. Já não o posso ver à frente.

    A vitória do RVD até pode ser justa, mas o Sabu não é assim tão inferior. Usandoi estes parâmetros, a diferença pode parecer enorme, mas vendo os combates de cada um, divirto-me mais a ver combates do Sabu, e olhem que não sou grande fã da ECW Original.

  7. MR Perfection André Santos - há 3 anos

    Vitoria Justa

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador