Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

Opinião Feminina #12 – Super-Herói

“Personagens que não têm a necessidade de ter super-poderes para serem consideradas super-heróis. O objectivo dos Super-heróis é, geralmente, a defesa do bem, da paz, o combate ao crime, tomando para si a responsabilidade de ser protagonista na luta do bem contra o mal.”

No Wrestling não é diferente. Cada lutador incarna uma personagem, sendo todas elas diferentes. Separam-se em dois grandes grupos: os faces e os heels, por outras palavras: os heróis e os vilões.

Essa é a divisão teórica, mas acho que ainda conseguimos arranjar mais umas divisões, pelo que temos observado. É também de salientar que um lutador pode mudar, como também sabem, e são poucos os que conseguem fazer os dois papéis na perfeição, esses sim podem ser considerados verdadeiros entertainers, por exemplo, um dos melhores é: Chris Jericho. Temos então os verdadeiros vilões, aqueles que o público mais apupa, por exemplo: Sheamus, The Miz, Vickie Guerrero, entre outros.

Depois acho que se podia incluir uma divisão que inclui aqueles que são maus no que toca à personagem, mas absolutamente adorados pelo público, como por exemplo: The Undertaker e Randy Orton. The Undertaker é o típico homem das trevas, associado ao inferno, mas é também dos lutadores mais apoiados na WWE. O segundo é mais recente. Randy Orton nem sempre foi adorado, muitas vezes até odiado, mas desde há quase um ano que sempre que entra numa arena, toda a gente vibra com a sua presença e atitude, chegando mesmo a implorar vezes sem conta pelo seu finisher.

Após estes, temos os típicos faces. As boas pessoas que aparecem sempre para salvar alguém, que lutam sempre limpinho e que estão sempre a tentar satisfazer os fãs. Basicamente, são as personagens com bom carácter. Temos como exemplos o John Morrison e Rey Mysterio.

Mas isto não fica por aqui, pois acho que há mais uma categoria acima destas mencionadas. Há um face na WWE que sobressai mais que todos os outros. Muitas vezes chamado de super-herói. Estou a falar claro de… John Cena.

Uma coisa que tenho que deixar bem assente antes de continuar este tópico é que os lutadores são aquilo que fazem deles. É absolutamente indiscutível o talento que tem, pois sem talento também não chegavam a lado nenhum, mas a forma como cada um é usado fica a cargo das pessoas que estão nos bastidores a fazer as histórias e de quem comanda a empresa.

Com isso dito, podemos então prosseguir. John Cena começou o seu percurso na WWE como um rapper irreverente que se metia com toda a gente. Cedo se percebeu o carisma que tinha e não demorou muito tempo a chegar ao topo. Naquela altura, poucos não gostavam dele. Entrava numa arena e era capaz de por toda a gente a chamar por ele. Depois de ganhar o título, entrou em rivalidades com inúmeras estrelas e chegou a ter um grande período de tempo sem perder o título. Começou então a ser considerado invencível. Nesse mesmo período, começou, subtilmente, a mudar. Cada vez menos apareciam os seus raps, mas o seu carisma continuava lá (que ainda hoje é um dos pontos que abona a seu favor), o que o ajudou a criar momentos extremamente engraçados.

No entanto, pela primeira vez desde que tinha recebido tamanha atenção, John Cena lesionou-se após em Outubro de 2007. O seu regresso, no Rumble 2008, foi dos momentos mais bem montados pela empresa, pois quase ninguém sabia de tal coisa e chocou toda a gente na arena. Mas, John Cena não voltou com os mesmos apoiantes com que abalou. É inegável que a arena foi à loucura quando se ouviu a sua música, mas quando ele de facto entrou no ringue, vaiaram-no. Se não repararam, vão ver. A verdade é que as coisas deixaram de ser as mesmas e John Cena já não era o que era. Em 2008 lesionou-se outra vez, e em Novembro desse mesmo ano regressou. Mas o que de facto irritou, foi que nas semanas que antecediam o seu regresso não se ouvia falar de mais nada. Vídeos da família a falar, de árbitros a falar, de lutadores a falar, vídeos, e mais vídeos… Enfim, todos os programas tinham dez minutos reservados para ele. E isso, meus caros, enjoou. Eu que no início gostava dele, consegui nesses meses ficar sem o poder ver mais à frente.

E pelos vistos não fui a única. Deu-se então uma reviravolta, Cena começou a ser apupado e Orton apoiado. Começou-se a notar isso em diversas ocasiões em 2009, mas as mais flagrantes aconteceram em 2010. A partir daí que em muitas arenas que a recepção a Cena já não é a mesma. Quem não se lembra de um segmento, numa Raw, envolvendo Kofi Kingston, Cena e Randy Orton, onde Kofi tentava falar mas os fãs começaram a dizer ‘cena sucks’ e o próprio Cena interveio (dica: Raw Janeiro, 11 de 2010). Mas esta foi apenas uma de muitas.

Mas uma das coisas que consegui admirar nele foi a sua capacidade de lidar com toda a espécie de situações. O rapaz é vaiado à força toda e mesmo assim consegue lidar com a situação e tirar o melhor partido dela.

Mas na minha opinião, a culpa desta situação não foi dele. Muito sinceramente, até acho que ele é dos mais verdadeiros e dedicados que ali anda e nota-se claramente o seu esforço e trabalho. A personagem dele começou simplesmente a ser abusada. Pequenas coisas como ser sempre ele a derrotar tudo e todos, como é sempre o único que nunca deitam abaixo, a constante atenção que recebe, quer esteja lesionado ou não, o FU (perdão, attitude adjustment) ao Big Show e Edge na Wrestlemania 25…  Todos estes pormenores e mais alguns, acabam por pesar. Daí a existência da alcunha super-herói. Vemos isso a toda a hora! Precisa-se de alguém que salve a WWE dos Nexus, de todos os lutadores, escolhe-se o Cena. Os Nexus estão invencíveis no Royal Rumble, quem é que os elimina? O Cena. Se forem a ver bem, Cena já teve grandes rivalidades com muitos dos lutadores principais da WWE.

Quando Cena foi “despedido”, pensei sinceramente se a WWE não iria usar isto como forma de renovar as coisas para quando ele voltasse as pessoas quisessem apoiá-lo outra vez, ou até ser o próprio público a chamá-lo. Mas não, outro erro crasso por parte da WWE, ele não desapareceu. Estava lá sempre, porque no fundo a WWE teve medo. Afinal, Cena é o herói das crianças e está no top de vendas de merchandise. E enquanto ele for dos que mais dinheiro faz, é assim que vai ser. Também não nos podemos esquecer que ele é dos que mais desejos concede à Make a Wish Foundation.

Bottom Line: acho que as pessoas já estão fartas da sua personagem. Isto chegou ao ponto em que os Nexus atacaram o Orton e os fãs chamaram o Cena para o salvar. As pessoas já não o conseguem ver de outra maneira. Basicamente, foi mesmo por esta Raw que escolhi este tópico. Os Nexus conseguiram abater todos os membros da Elimination Chamber, menos o Cena.

Acho que o que ele precisa mesmo é de umas boas férias e/ou uma mudança de personagem. Não digo ser heel, podia resultar mas não acredito que a WWE alguma vez o faça, mas ser apenas algo diferente. Começar por perder esta fama já era um bom começo.

Enfim, digam-me o que acham e até para a semana :)

Sobre o Autor

- Administradora. Publico parte das notícias, faço a gestão da League, dos Passatempos e ainda sou escritora do artigo “Opinião Feminina”.

17 Comentários

  1. DavidMoreira - há 6 anos

    Se comandasses uma empresa como a WWE também gostarias de obter o maior número de receitas, certo? Por isso mesmo é que o Cena é utilizado assim, as crianças sempre gostarão dele porque ele é o que elas querem ser. Quando eu ainda andava na Escola Primária lembro-me de gostar de andar sempre de calções, t-shirt e boné, tal como o Cena.
    Se bem que ele derrotar tudo e todos é um pouco exagerado, mas renovar a personagem penso que não, o problema serão as crianças, nunca sabemos se ela irão gostar ou não.

    Texto muito bem escrito, como sempre ;)

    • Salgado - há 6 anos

      renovar a personagem nao tem que passar por uma mudança muito brusca.
      apenas ligeiras mudanças de atitude nalgumas situações.
      E ou muito me engano ou a wwe será forçada a faze-lo. não sei quando, mas quase de certeza que vai acontecer.
      se a atitude dos fãs para com ele continuar assim ou piorar e se isso se reflectir nas vendas, é num abrir e fechar de olhos que começam a pensar no que fazer.
      é uma questão de tempo.
      obrigada :)

  2. Tiago Silva - há 6 anos

    Bom Texto
    É normal que a WWE não renove a personagem de Cena tem dado muito a ganhar e não vão arriscar.
    Eu sou daqueles que qer o Heel Turn de Cena mas tenho “receio” é que a WWE nunca o faça mesmo so por causa dos lucros

  3. 35antonio - há 6 anos

    Excelente post e concordo inteiramente contigo. John Cena tinha muito mais sucesso do que tem agora, e na minha opinião só voltaremos a ver o antigo John Cena quando a WWE acabar com a PG Era e trazer de volta a Attittude Era.

    • Salgado - há 6 anos

      a era pg não vai acabar, e nem me vou iludir a pensar que pode.
      ele não precisa de voltar ao que era, nem sequer precisa de mudar de roupa, apenas nalgumas situações em que fazem dele herói as coisas mudarem ligeiramente, podia ser que assim a imagem dele se pudesse renovar.

      • 35antonio - há 6 anos

        Sim, também podiam fazer isso mas ia ser mesmo muito dificil

  4. Malamadre - há 6 anos

    john cena sera super homem ate fins de carreira ele da muito a ganhar e a wwe nao vai qerer mudar isso

  5. Joao Marcos - há 6 anos

    É o emprego dele :S. O John Cena desde de a muito tempo que é o meu favorito, lembro-me quando havia os PPV’s lá no USA, todas as segundas ia ver se o John Cena tinha ganho o WWE Champion ou não, ficava mesmo feliz quando ele ganhava hehe, deve ser o que acontece agora com os mais novos, e depois aos mais velhos que se começam a enjoar de ver sempre o John Cena a ganhar. Se calhar até o propio John Cena enjoa-se, pensem comigo, eu sei que ele ganha muito dinheiro, mas chegar ao ringue e ouvir sempre “You suck” é um bocado mal :s. Bom texto

    • Salgado - há 6 anos

      é tão mau para o cena ouvir “you suck” quando está no ringue como era mau para o kurt angle quando a sua musica de entrada estava sempre acompanhada por “you suck”. sempre que ele entrava era exactamente a mesma história, senão pior.

      • Joao Marcos - há 6 anos

        Mais uma razão por ele ter ido para a TNA LOOOOOOOOL estou no gozo

      • Paulo Silva - há 6 anos

        Ele quando passou a Face na WWE, usava o You Suck apontando para o adversário e o público começou a gostar dele, mas o Cena é face, quando um lutador heel é alvo de canticos “you suck” e coisas assim, só quer dizer que está a fazer um bom trabalho !

  6. Paulo Silva - há 6 anos

    Bom texto como de costume. Quando eu estava a ver a Royal Rumble ao vivo houve alguém que disse (quando estavam os New Nexus no ringue) que ía entrar o Cena e ele é que os ía eliminar todos, achei mal por um lado, mas por outro, tem mais lógica ter sido o Cena do que o Khali ou o Booker T, isto porque o Cena é que estava envolvido na feud. Logo, foi bem escolhido, apesar de, como dizes, isto fazer dele ainda mais “super-herói”. Eu sempre fui Cena hater, até à altura em que ele perdeu o WWE Championship, isto talvez antes de ele se lesionar pela última vez. Passado um tempo ganhou o World Heavyweight Championship. Estava farto de o ver com o título. Mas a verdade é que comecei a gostar de ver o Cena (sim, também estou farto de ele usar sempre a mesma gimnick e moves), mas sobretudo, comecei a ver que tudo o que ele é, independentemente de ser apoiado ou não, tudo o que a WWE o faz ser, é merecido. Ele é o super-herói da WWE, mas ele merece. Já estão todos fartos de o ver como Top Face, WWE Champion (apesar de já não o ser há algum tempo, e mesmo assim fez a melhor feud do ano, não precisou de títulos), mas a verdade é mesmo essa, ele merece. Há outros que também merecem high-lights mas mais do que o Cena dúvido. Já para não falar no merchandise que ele vende e por aí fora. Agora, se a WWE devia dar também pushs a outros lutadores para um dia virem a ser tão bons como o Cena, também acho que deviam, pois sem a oportunidade não chegam lá.

    Mais uma vez bom artigo, continua ;)

  7. Acho que tirar-te das traduções ao JR e por-te a escrever os teus próprios artigos foi das melhores coisas que fiz ultimamente no PTW x)

    Grande artigo!

    • mmpm - há 6 anos

      sem duvida luis
      grande artigo eu tambem era ssim quando era mais novo asorava o cena todas as crianças sao assim
      e ja agora quando voltam as traduçoes dos artigos de JR??
      ele nao tem dito nada??

      • Ele tem dito, mas as traduções não voltam. Artigos originais e uma opinião feminina são mais importantes!

  8. General Manager - há 6 anos

    Não é um passaro, não é um avião, não é o superhomem é o John Cena

  9. Luis Villas-Boas - há 6 anos

    O John Cena já foi tweener nos fins de 2003 e no inicio de 2004

    e também em 2002, quando atacou Billy Kidman depois de perder no torneio para eleger os primeiros WWE Tag Team Champions

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador