Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

Pensamentos #107 – O João

Antes de mais nada, tu, sim tu, que estás a começar a ler está crónica. Se ainda não viste o Money in the Bank e não queres ser spoilado, podes parar de ler. Vai ver o PPV e depois então, voltas para ler esta crónica. Para os que já viram, podem ler à vontade.

kidjohncena

John Felix Anthony Cena Jr nasceu a 23 de Abril de 1977 em West Newburry, Massachusetts. Filho de Carol Lupien e John Cena Sr, promotor de wrestling, Cena cresceu no meio do negócio, tendo como sonho tornar-se wrestler profissional. Depois de se graduar, Cena frequentou a Universidade de Springfield, onde jogou futebol americano e se formou. A sua vida levou um rumo e Cena apostou no Bodybuilding, actividade que Cena começou a praticar muito cedo, com 14 anos. Aos 17, Cena já era considerado um talento da modalidade, participando em vários concursos. Ao mesmo tempo, Cena tinha como profissão condutor numa empresa de limousines.

Em 1999, John Cena começou a treinar para seguir o sonho de se tornar wrestler profissional, ao frequentar a Ultimate Pro Wrestling Ultimate University, escola da UPW. Nesse mesmo ano, estreou-se no ringue com a Gimmick de “The Prototype”, que usaria mais tarde na sua carreira. Na UPW, Cena conquistou o UPW World Championship, num reinado de apenas um mês. Em 2001, John Cena assinou um contrato de desenvolvimento com a WWE (na altura WWF).

Na WWE, Cena foi enviado para a OVW (Ohio Valley Wrestling), o território de desenvolvimento da empresa na altura. Lá, Cena continuou com a sua gimmick de “The Prototype” e teve um curto periodo como “Mr.P”. Cena esteve apenas 1 ano na OVW, mas durante esse tempo, conquistou o OVW World Championship e o OVW Southern Tag Team Championship.

Em 2002, Cena estreou-se finalmente no roster principal da WWE, respondendo a um desafio aberto proposto por Kurt Angle. A partir desse dia, tudo mudou e Cena tornou-se naquilo que é hoje: A cara da companhia. Durante estes 12 anos na companhia, Cena conseguiu 15 titulos mundiais, 3 USA Championships, 4 Tag Team Championships, 2 Royal Rumbles, 1 Money in the Bank e participou em inúmeros combates 5 estrelas ao longo da carreira. Teve rivalidade com todas as grandes estrelas: CM Punk, Daniel Bryan, Jericho, Triple H, Shawn Michaels, JBL, Edge, Orton, Undertaker, Kane, Kurt Angle, Mark Henry, Batista, Sheamus e em quase todas, Cena saiu por cima.

John Cena wrestler é uma máquina de publicidade, de venda de merchandise e de venda de direitos de marcas. Por ano, Cena dá 100 milhões de dólares à WWE só em vendas de merchandise e direitos de PPV. É a Superstar mais bem paga da empresa (2,750,000 dólares anuais/viagem em primeira classe /recebe um bónus de 6.25% por grandes vendas de merchandise- 10 anos de contrato) e é sem dúvida alguma o lutador que dá a cara pela empresa.

Fora do ringue, John Cena é a Superstar mais requisitada para eventos solidários, principalmente pelas crianças doentes da Make a Wish, que têm em Cena a estrela com mais pedidos de sempre (mais de 450 desejos concedidos). Para além de campanhas solidárias, Cena dá a cara pelas mais variadas marcas e já protagonizou 10 filmes e participou em episódios de 5 séries. Além disso, Cena já gravou um CD com o seu primo Tha Trademarc (que incluiu o seu tema de entrada).

Cena é aquilo a que os Americanos gostam de chamar “The Man”. Um homem dos 7 oficios, que faz tudo.

Mas, convenhamos, Cena tornou-se extremamente enfadonho. Chato mesmo. Principalmente dentro do ringue. John Cena a personagem, está completamente estagnado e sem possibilidades de grandes mudanças. Mudanças essas que gritam dentro de Cena para surgirem. As camisolas berrantes, os bonés, a saudação militar, as manobras e principalmente a sua posição na empresa chegaram a um ponto que, devido ao que Cena faz fora do ringue, é impossivel mudá-lo ou pelo menos, torná-lo em algo diferente. E é nesta altura que surge a Million Dollar Question:

Porque é que Cena não vira Heel? Um Heel turn?

Não. Simplesmente Não. John Cena não vai ser Heel. Pelo menos enquanto for a cara da companhia. Não faz sentido e seria uma perda de tempo e principalmente de dinheiro. Imaginem que vocês têm um actor que faz papéis de comédia e com isso, ganha rios de dinheiro. Durante anos, esse actor só faz papeis de comédia, tendo grande sucesso, mas ao mesmo tempo, tornando-se chato e não mudando muito de papel para papel, mas que continua a dar-vos dinheiro. Vocês deixavam o actor fazer outro tipo de papel, correndo o risco de perder imenso dinheiro, correndo o risco de ser um fiasco e de não ter o retorno esperado? É exactamente nessa situação que a WWE está. Se Cena dá imenso dinheiro, dá exposição mediática, é visto como um exemplo a seguir pelas crianças e pelas campanhas solidárias, porque raio a companhia arriscaria isso tudo só para agradar aos fãs que querem vê-lo fazer um Heel-Turn? “Ah, mas ele pode ser heel e mesmo assim fazer o que faz fora do ringue”. Não pode, não. Acham mesmo que uma criança ia pedir para conhecer o Cena se este na TV fizesse batota, andasse a atacar os bonzinhos e insultasse os adversários, vestido de negro? Nem sequer faz qualquer sentido.

basicthuganomics

Como aconteceu no Money in the Bank, para meu desagrado, a WWE deixou-se levar pelo caminho seguro e deu mais uma vez o titulo a Cena. Apesar da desaprovação de grande parte dos fãs, a WWE mais uma vez fez ouvidos moucos a quem pedia sangue fresco na corrida pelo titulo e parece que este vai estar novamente em disputa entre Cena e um part-timer. Brock Lesnar figura-se como a estrela a ter o melhor ano de sempre da WWE, conquistado a Streak e tendo a chance de conquistar o Titulo da WWE de John Cena. Muitos dizem que este 15º reinado de Cena vai ser de transicção e que até é bem pensado, pois se Cena tiver um reinado curto, isso não vai afectá-lo. Não é bem assim.

É um facto que um reinado pequeno de Cena não afecta a sua imagem, mas derrotas sucessivas contra lutadores que aparecem meia dúzia de vezes por ano já afectam. Perder na Wrestleamania contra The Rock já foi mau, uma nova derrota contra Brock Lesnar, ainda por cima pelo titulo, vai ser péssima. Tal como foi quando Rock venceu Punk pelo titulo, na mesma situação. Não sei que vai na cabeça do Vince para dar o seu titulo máximo a um lutador que não aparece semanalmente na companhia. É um insulto para o titulo e principalmente, um insulto para todos aqueles que trabalham diariamente para terem uma oportunidade. E Cena vai ser, mais uma vez, aquele que vai tentar salvar o titulo, mantê-lo na empresa. E vai falhar miseravelmente. Pelo menos uma vez, vai. E vamos, ao mesmo tempo, ter um Seth Rollins à espreita para tentar cobrar a sua mala do Money in the Bank e com total protecção de Triple H e Stephanie.

John Cena é uma verdadeira máquina. Se Cena nunca utilizou esteróides, podemos afirmar que ele é um freak da natureza. Ainda mais quando o vemos a recuperar de lesões em 3 meses, que levariam muito mais tempo a serem curadas. Em 2007, Cena foi operado ao musculo peitoral e alguma horas depois, estava no backstage da SmackDown. Vendo por este prisma, Cena é um animal de força e poder, em que só uma lesão muito grave consegue pará-lo. Se não existirem obstáculos, Cena tem mais 5/6 anos de topo pela frente. Pode facilmente alcançar 15 anos de carreira como cara da WWE e simplesmente reformar-se quando lhe apetecer. Por muito que custe, e a mim custa-me, Cena (ainda) está na WWE para ficar. E ficando, Cena tem garantido o seu lugar no topo da cadeia alimentar. Cadeia essa que sempre dominou….

E tu? Qual é a tua opinião sobre John Cena?

See you next week, here on WPT!

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Pensamentos”.

26 Comentários

  1. FrancisDreez - há 2 anos

    A minha opinião é que o Cena, é só aquilo e mais nada..
    L Cena precisava de uma grande remodelação…..
    Prq n parar k os bones e k o NEVER GIVE UP
    Podem no tornar face, mas de outra maneira…Prq n o fazem provocar tb….
    Eu tb sempre disse que torna lo hell n era boa ideia mas ok
    Para quem diz que o Cena n tem remodelação ta mt enganado

    • John_3:16 - há 2 anos

      Agora ja vai um bocado tarde pra uma remodelação de uma personagem tão solida e tao construida apesar de ser chata por vezes não

    • Retribution - há 2 anos

      Tornar o john cena num Hell = inferno não sei se vai resultar

    • Dantlast - há 2 anos

      Existe um cenário perfeito para Cena Heel. Ao fazer uma promo, Cena se diz cansado de tudo isso, de sempre esperarem ele ser o cara que salva o dia e que não aguenta mais a pressão. Entra alguém para conversar com o mesmo e ele o ataca. Simples assim. Mas óbvio que a WWE não irá fazer isso…Infelizmente.

      • FrancisDreez - há 2 anos

        O problema do Cena é a gimick…ou la como se escreve
        Eu nem desgosto nem gosto do Cena, é me indiferente,..Pensando bem este reinado do Cena n é mau de todo.
        Ele ja está consolidado, da prestígio ao titulo, e que melhor do que Cena para perder para o Brock….qualquer um ficava manchado sem ser ele..
        Ele é a estrela da companhia. ?.Ele só fazmo que lhe mandam, ele tem um grande profissionalismo….que culpa tem ele de ser a cara e ser sempre a mesma coisa….ele só fazm o que lhe mandam

      • FrancisDreez - há 2 anos

        Viram como ele entrou na raw…Com as mãos nos bolsos e sem ir a correr feito maluco, sem atirar o chapéu e a camisola…podia ser sempre asim

      • Dantlast - há 2 anos

        Antes fosse assim. Cena tem Creative Content em seu contrato, ou seja, ele tem liberdade de “bookar” várias coisas. Se para ele, algo não estiver bom, desde o low-card até o main event, ele pode altera-la.

  2. Malco Canedo - há 2 anos

    Pra mim o Cena é exatamente isso: enfadonho a níveis insanos.
    Quanto a um possível heel turn, eu não acho que exista alguém que crê que isso irá acontecer, até o Cena se aposentar, teremos que aguentá-lo desse jeito, com um pouco de esforço e uma paciência enorme que eu acredito que só os monges mais dedicados possuem, dá pra aguentar.

  3. Rui Miguel - há 2 anos

    Nós fartamo-nos de ‘comer’ sempre a mesma coisa. Ninguem nega que ele é dedicado, pois tá lá sempre, fas tudo e mais alguma coisa, mas a personagem de super-homem chegou a um pont que ficou mesmo de mais. lembro-me que o Umaga (que o cheguei a ver bem perto de mim) teve a sua personagem e quando apareceu na WWE nunca perdia, foi preciso vir o Sr. Cena e pronto e Umaga já pode começar a perder, se não me engano passou-se assim +/- também com o Khali e Cena até chegou a lutar com o Lashley.
    Sou um grande fã do Batista que por sua vez também teve no topo, gostei dele desde os Evolution e quando virou face também sempre gostei dele. Acho que ele também faz bem de heel, mas se formos a comparar o Batista heel vs Shawn Michaels ou Rey Misterio em que ele é mesmo um animal, enfrenta as coisas e destroi tudo com um heel como quando ele se foi embora contra o Cena que até meteu nojo é uma palhaçada para um gajo como o Batista. Tanta porcaria, foi a wrestlemania perdeu com o Cena, perdeu um last man standing ao ser colado ao poste e perdeu um ‘I quit’ contra o cena antes deste o mandar por um carro a baixo.
    Agora tivemos ali o Reigns a malhar contra todos, chega lá o Kane e o Orton, lixam o gajo, chega o Super Cena e tá feito, nessa parte viu-se logo que ia arrear nos outros e tava feito que ia ganhar.
    Eu antes nem desgostava do Cena, mas passados tantos anos isto cansa mesmo muito, ele é mesmo os miudos e as mulheres a apoiarem-no, porque os restantes é mais CM Punk, boring, Cena Sucks. Com isto não podemos negar que ele tanto é o mais adorado como também odiado ..

  4. Hildo - há 2 anos

    Eu respeito muito o Profissional que ele é….
    Também acho que a WWE foi pelo caminho mais seguro dando o titulo para ele mas ai já temos um problema, lá vamos nós ter um outro campeão que mal aparece em Raw, Smackdown…. até o Cash in do Rollins, ficaremos alguns meses com o Heyman a fazer as promos na Raw, sem o campeão sequer aparecer, neste caso, sou totalmente a favor do John Cena vencer o Lesnar, apesar de ser bem difícil.

  5. Julio - há 2 anos

    Cena é Cena

    Ele é a cara da WWE e ela optou pelo seguro acho que quem pede Cena heel é que na verdade põe medos (não encontrei a palavra pra colocar) se ele vira heel ou não como você disse Ricardinhoo o Cena não vai virar heel enquanto for a cara da WWE e enquanto der dinheiro para a companhia.

  6. Hildo - há 2 anos

    Lesnar vencer o titulo = Um campeão que mal aparece nas Raw’s …. ou seja, nenhum dos dois cenários é totalmente aceitável.

  7. Nico - há 2 anos

    Ele é um rei.Apaixonado pelo q faz,enfadonho ou não tem o meu respeito ;)

  8. Tunes9 - há 2 anos

    Bom artigo, um texto interessante sobre o Cena, Parabéns! RicardinhoO. :-)

    Gostei do resumo e depois concordo com tudo que disseste, muito bom.

    A minha opinião sobre o Cena é simples, ele é um excelente profissional, um grande atleta e parece-me ser uma boa pessoa, cumpre bem o seu papel na WWE e tem carisma, mas depois tem uma “gimmick” gasta, chata e aborrecida, também não é muito bom em ringue e por isso não é dos meus preferidos, mas tenho um enorme respeito por ele e sei que está a viver o seu sonho e dá o litro 365 dias por ano, sei que ama o que faz e ele merece ter sucesso, gostemos ou não.
    Ele é a pessoa indicada para o seu papel e subscrevo o que disseste sobre um possível heel turn, não vai acontecer porque ele é a cara da WWE e o mais requisitado fora do ringue pelos fãs mais novos e também para eventos solidários, as crianças vêem nele um ídolo e uma espécie de “herói” e isso não vai mudar, eu gostava de ver um heel turn dele, mas percebo o porquê da WWE não o fazer e acho que não faz sentido, em geral, não gosto da “gimmick”, mas gosto do Cena.

    Quem diria, em 2002, que o “Doctor of Thuganomics”, que era um rapper heel, um rebelde que insultava e gozava os adversários com as suas rimas, se tornaria num dos melhores superstars faces de sempre (a par de Hulk Hogan) e que tornaria a cara da WWE, há sempre supresas.

    Bom trabalho. :-)

  9. Vitor Azevedo - há 2 anos

    Muito provavelmente nao levas com ele 10 anos seguidos…

    • Retribution - há 2 anos

      Nao o veijo desde que ele entrou na WWE mas a uns 6 ou 5 veijo e admito que queria que ele se torna-se heel ou volta-se com a outra gimmick do Thuga nao sei quantos … mas isso nunca vai acontecer infelizmente

  10. nuno - há 2 anos

    A verdade é que sempre fui fan do cena…
    A wwe o estraga mt ao por smp ele cm campeão e admito isso mas lá que ele tem mesmo muito orgulho no que faz tem…
    Quanto ao facto de o ver um heel… Hmnn nao sei acho estranho a wwe mudar as atitudes de alguem que sempre foi aquele bem comportado assim do nadaa

  11. ygor - há 2 anos

    bom artigo,concordo com vc o cena só vai se tornar heel quando alguém estivem maior do que ele eu acredito que o sucessor dele será o roman reigns e talvez nem se torna heel mas é uma coisa que deve se pensar.

  12. Dantlast - há 2 anos

    Cena como wrestler ao mesmo tempo que é excelente, é horrível. In-ring Cena peca…E muito. Sei que Cena não possui os básicos e lendários “5 Moves” que a IWC tanto pega, isto é óbvio. Mas também, Cena não possui um arsenal gigante de moves. Ver suas lutas é extremamente chato quando não acompanhada de alguma estipulação, porém ainda sim consegue ser chata. Cena é tão bom no mic-skill quanto é ruim in-ring. Apesar de tudo o que falam, no microfone, como o Face que é hoje em dia, ele consegue se comparar a SCSA, The Rock, Punk e até Heyman. Cena realmente ama o que faz. Eu costumo dizer que existem 3 fases de um fã de wrestling em relação a Cena; A 1° é quando você o conhece e logo de cara o adora assim como a WWE quer que você adore e você vira o típico “Cenation”. A 2° é quando você se cansa de Cena e de suas proezas e dele sempre sair por cima, ai vira novamente um típico fã, dessa vez o oposto, o “Anti-Cena”. E tem finalmente, a 3° fase, que é quando você entende toda a importância de Cena para o negócio. Isso pode haver divergências, mas em 90% dos casos, os fãs passam por essas 3 fases, foi assim comigo e tenho certeza que com mais um monte…mas é como eu disse. Apesar de odiar ver Cena lutar, lhe admiro pelo esforço, competência e amor que tem pelo que faz. Odeio ver ele sempre sair por cima e “enterrar” 2 a 3 wrestlers por ano, mas mesmo odiando a WWE, ao mesmo à amo.

  13. Puto ©unha ИИ - há 2 anos

    O Cena que eu quero está na minha imagem :/,Word Life!!!

  14. FrancisDreez - há 2 anos

    Quem me dera que quando tiver idade para trabalhar seja assim

  15. Maur - há 2 anos

    Tanta análise, e não conseguiram enxergar o ponto principal.
    Existem pessoas que gostam de Super-Homem e Capitão América: estes são fãs do John Cena.
    Existem pessoas que gostam de Wolverine e Spawn e afirmam odiar Super-Homem e Capitão América (mas secretamente compram seus gibis): estes são os haters do John Cena.
    Simples assim.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador