Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

Pensamentos #41 – Concorrência?

Bem-Vindos á 41ª edição do Pensamentos! Enquanto espero para dar um pulo até á praia amanhã, decidi que vou entrar no mundo da música! Sim, descobri que tenho uma voz excelente para… escrever á máquina. Mas em vez de estar aqui a falar sobre a minha voz celestial, vou falar-vos de outra coisa…

Ora bem, todos sabemos do que Vince McMahon é capaz, todos sabemos que o velhote faz trinta por uma linha, nem que tenha de se atirar de um penhasco, para ter sempre a sua empresa, a menina dos seus olhos, no topo do wrestling mundial, sem concorrência absolutamente nenhuma. Até aqui, nada é novidade. E também não é novidade nenhuma, que actualmente, a única empresa que, pelo menos, tenta chegar o mais perto possivel da WWE se situa na cidade de Orlando, na Flórida e que dá pelo nome de TNA. Ora, como a TNA, muitas tentaram, algumas aproximaram-se, mas nunca nenhuma conseguiu ultrapassar a WWE. Mas agora dizem-me vocês com uma voz sexy “Ah, a WCW conseguiu ter mais audiências que a WWE/WWF!”. Certissimo, mas agora pergunto-vos eu: Onde está hoje em dia a WCW? Para quem não sabe, foi adquirida pela WWF, por qualquer coisa como 7 milhões de dólares. Já viram? Até aqui, Vince lucrou esmagou a concorrência.

Sim, porque como é previsivel, Vince não era o único interessado na empresa. Na altura, Eric Bischoff tinha um grupo de investidores, que bateram 60 milhões de notas pelos direitos da empresa, dinheiro que foi recusado, pois Ted Turner (dono da WCW) estava farto de ver o seu dinheiro desperdíçado e passou os direitos ao grupo AOL, que aceitou os 7 milhões de dólares da WWF. Nessa venda foram incluidos os seguintes itens: Direitos sobre os nomes, marcas e imagens; o nome da empresa e o logotipo WCW; a biblioteca videográfica, que continha milhares de horas de tudo que pertencia á empresa! Quando Vince comprou a WCW, não foi para conseguir os lutadores que trabalhavam lá, não foi para conseguir ter mais conteúdos, foi apenas para dizer “Metam-se comigo, arrisquem. Eu posso cair, mas vou-me levantar ainda mais forte e esmagar-vos!” E foi isso mesmo que aconteceu! Com o decorrer dos anos, o nome WCW foi cada vez menos pronunciado, os lutadores que trabalhavam na empresa acabaram por desaparecer, até mesmo os que passaram pela WWF. Hoje em dia, e corrijam-me se estiver enganado, existe apenas um lutador que passou pela WCW e continua na WWE, de seu nome Big Show.

A WCW foi apenas o maior exemplo do que Vince consegue fazer para abater a concorrência. A WWE,Inc possui ainda todos os direitos da empresas ECW e AWA e NWA. Todas elas a dada altura foram concorrentes da WWF (talvez mais a ECW do que as outras duas), mas uma por uma, foram caindo, desaparecendo, até serem esmagadas e esquecidas para sempre. São aos milhões, os dólares que entram nos cofres da WWE relativos aos nomes, imagens, etc, de todas estas empresas. Então e se a TNA tiver o mesmo destino? Sinceramente, eu não acho que o velhores esteja minimamente interessado na empresa de Orlando. Primeiro, porque a TNA ainda é muito recente. É uma empresa jovem, que tem potencial, mas tal como acontecia na WCW, tem gente demais a mandar! E o problema é que a gente a mandar é a mesma que mandava na WCW. Só aí, já é razão suficiente para desconfiar.

Segundo, a TNA não rende assim tanto dinheiro. Claro, como empresa que é, o sucesso aumenta, as vendas de merchandise e os patrocinios dão dinheiro suficiente para se manterem em boa forma, mas não o suficiente para Vince se interessar! E por último, e por muito que custe aos fãs da empresa, a TNA não é concorrência para a WWE. As audiências, mesmo quando ambas se confrontaram nas Segundas-Feiras á noite, foram de uma diferença astronómica, completamente incomparavél. E essa é a razão pela qual eu penso que Vince não queria ver a TNA desaparecer: porque quer ver se consegue fazer com que a TNA se torne algo maior. De uma maneira estranha, eu acho que o Vince quer que a TNA tenha sucesso, que aumente as vendas, que se torne algo gigante, que se aproxime da WWE…..para depois sim, dar o golpe final e comprá-la, para saciar a sua sede de poder. Querem um bom exemplo? Algum dia veríamos um lutador com contrato com a WWE, aparecer num programa da WCW, com consentimento da ambas as empresas? Nunca aconteceu! Mas na TNA aconteceu! Christian apareceu num PPV da TNA, com autoriação da WWE! Se isto não é uma manobra para tentar tirar alguma coisa dalí, então não sei o que é!

wwevstna

Analisando a temática, e em jeito de conclusão, a WWE está completamente sozinha no mundo. É como se o mundo do wrestling apenas se resumisse aquela empresa, sem nada nem ninguém a impedir de cada vez crescer mais. Na minha opinião, é completamente impossivel destronar a WWE e não vejo isso estar sequer perto de acontecer nos próximos 50 anos. Teria de ser algo completamente inovador, algo completamente surreal para conseguir lidar com toda a pressão, todos os custos, todo o sacrificio e tudo o resto, para alcançar um patamar parecido com o que a WWE tem. E isso meus amigos, não se faz da noite para o dia…

See you next week, here on WPT!

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Pensamentos”.

19 Comentários

  1. HardSting - há 4 anos

    Adorei!

  2. WCW - há 4 anos

    Jericho e Mysterio lutaram na WCW, qual só o Big Show -.-

  3. danielLP21 - há 4 anos

    “Hoje em dia, e corrijam-me se estiver enganado, existe apenas um lutador que passou pela WCW e continua na WWE, de seu nome Big Show.”

    Correcção: Rey Mysterio e Chris Jericho (apesar de não estar lá neste exacto momento).

    Gostei muito do artigo e concordo contigo,eu às vezes até me questiono se o Vince comete os erros que comete só mesmo para a TNA se aproximar em audiências e para a WWE ter algo com que se preocupar e depois dar a machadada final…mas isso já são demasiados filmes xD

    • takini the french - há 4 anos

      esta tudo a esqueceres do booker t ele tambem esteve na wcw e agora esta na wwe

      • danielLP21 - há 4 anos

        Exacto,tens razão,estava a esquecer-me do Booker T.

      • takini the french - há 4 anos

        mas ate fazia bem um pouco de concorencia a wwwe assim podia ser que o produto melhoria e teriamos uma sorte de nova attitude era e a wwe a dar o seu melho mais uma vez

  4. joe storm - há 4 anos

    Concordo plenamente a TNA não é concorrência acho que tem que ir além das fronteiras sair de Orlando ir para outros estados ganhar fãs.

  5. LageMane - há 4 anos

    Kane fez um ou dois combate na WCW

  6. Willian Silveira - há 4 anos

    Undertaker, Kane, Rey Mysterio, Triple H, William Regal, Kevin Nash estão na WWE, e a lista continua!

    E a WWE não tem todos os direitos da NWA, apenas os direitos de quando a WWE, a WCW e a ECW eram parte da NWA.

    • danielLP21 - há 4 anos

      O Undertaker e o Kane não fizeram história na WCW,ninguém se lembra da passagem deles por essa empresa… Aliás,o Kane e o Undertaker nunca estiveram na WCW,essas personagens só foram criadas na WWF.

      O Glenn Jacobs e o Mark Calaway estiveram na WCW mas só fizeram a sua história na WWE.

      O Triple H está na mesma situação que eles,só esteve lá um ano e quando nos lembramos dele não nos recordamos certamente da passagem dele pela WCW…

      O Kevin Nash já não luta a tempo inteiro,aliás,ele não luta de todo,apenas faz pseudo-combates aqui e ali…

      Por isso,desses todos que referiste,só se podem considerar apenas Rey Mysterio e William Regal como antigos lutadores da WCW,lutadores que deixaram o mínimo de história e estiveram lá tempo suficiente para criar impacto.

      A esses nomes,juntam-se Chris Jericho,Booker T e Big Show,no que à actualidade da WWE diz respeito.

      Mas claro que percebi o que querias dizer :)

      • Willian Silveira - há 4 anos

        Sim tecnicamente Undertaker, Kane, Big Show, William Regal, Triple H nunca estiveram lá, mas sim os wrestlers que lutaram com esses ring names :)

        Concordo com o Kevin Nash, mas ele tem um contrato de legends…

        E não considero o Jericho um lutador da WWE, não no momento.

  7. The Charismatic Enigma - há 4 anos

    WWE e TNA, produtos diferentes. :) WWE, mais rica, maior, TNA, ainda jovem, mas com Pro-Wrestling com mais qualidade, então, atualmente prefiro TNA.Pra mim não interessa a concorrencia WWE e TNA, eu só assisto ao produto que me é apresentado nos shows, e por gosto pessoal meu, gosto muito mais do impact do que do raw.

  8. GJD - há 4 anos

    A TNA parece a WWE no começo só gravando em uma cidade, com o verdadeiro wrestling ,sem medo de sangue ou golpes na cabeça , com bookers a errarem muito.

  9. Tomás Canaveira - há 4 anos

    Adorei o texto mas tenho a certeza que daqui a uns anos a TNA é melhor que a WWE com bastante respeito ao boss da WWE peço desculpa pelo que vou dizer mas quando ele quizer comprar TNA será tarde não é por acaso que grandes wrestlers e divas que estão ou estiveram na TNA já estiveram na WWE como RVD, Jeff Hardy, Kurt Angle, Mr.Anderson, Hulk Hogan ,Sting ,Mick Foley ,Booker T(Gerenal Manager da SmackDown) e Micie James, e também não é por acaso que todos estes wrestlers e divas eram todos adorados na WWE e mais a WWE têm lutadores como cena ,cm punk ,randy orton e sheamus estes quatro são os que levam a WWE as costas e pôrque porque WWE em vez de apostar em novos talentos como Ziggler ,Rhodes ,Daniel Bryan ,The Miz e mais uma carrada deles, não andam a pastar a vaca com os bons que têm mas inaginem daqui a uns anos o cena o punk o orton e o sheamus já não dão para as curvas, e se estes talentos não levarem um push agora sinceramente não vejo futuro para WWE mas olhem para a TNA que têm o Gut Check que só a partir dai grandes talentos e á mais como Zema Yon (acho que é assim que se escreve) Kenny King e muitos mais que são aproveitados olhem para Zema Yon e Kenny King que andam a desputar o X-Division Championship e a partir dai é sempre a subir.Sinceramente gostava de ver a WWE a fazer um push pelo menos a alguns talentos se não, não há futuro possivel!!!!!!

  10. VinceYESYES - há 4 anos

    É evidente que a WWE é o topo do wrestling mundial e será sempre prevê-se. Mas TNA apresenta atualmente um produto melhor na minha opinião que vai mais de encontro aquilo que pretendo assistir ao ver wrestling.

  11. Thiago Silva - há 4 anos

    A TNA não será páreo para a WWE nem tão cedo. E mesmo que chegue a ser, algum dia, será engolida pelas táticas infalíveis que os McMahon’s adotaram sempre à concorrência.

    Muita gente é de implicância com a WWE por não ver seus wrestlers preferidos ganhando sempre. O entretenimento oferecido pela WWE é fantástico e essa grandiosidade tem um nato poder de se renovar e engolir qualquer ameaça que porventura surja.

  12. André Santos - há 4 anos

    Boas

    Concordo com o texto,A wwe pelo legado que tem, pelos hall of fame pela história toda de wrestlers,managers, icons por tudo será sem duvida invencivel.digo isto por um motivo gosto ver a TNA e ainda mais com Hulk no comando,sting etc…mas nota importante os recintos da TNA ainda muito pequenos e aproveitam storiles mais do que batidas.
    A TNA vai crescer mais precisa de tempo crseceu estes ultimos tempos , e o seu campeão neste momento para mim é a grande revelação do momento.(Astin Aries)
    Abraço

  13. Master of Chaos - há 4 anos

    A WWE surgiu como todas as outras empresas independentes, lá de baixo, mas vindo sempre a ter um crédito diferente entre elas. Mas a tática de Vince é mesmo brilhante, pois sempre que surge uma concorrência que seja capaz um dia de alcançar a WWE, ela é dizimada e acaba por se tornar da própria WWE.
    Acredito que isto não ocorra com a TNA, pelo menos não agora, já que ela ainda é jovem como disseste e ainda tem muito para mostrar. Mas do nível que está, com a perda de certos lutadores é provável que será para breve que a ROH ultrapasse a TNA e se torne concorrente da WWE de um jeito diferente, com um estilo diferente.

    Foi um grande artigo, até para a semana.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador