Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

Pensamentos #59 – WWE FC?

And leeet’s get ready to Rumbleeeeeeeee! Sejam bem-vindos á 59ª edição da crónica que tem mais altos e baixos que um elevador de um prédio de 20 andares. Ora bem, o titulo da crónica pode ser um pouco confuso, mas se é o que estão a pensar, é isso mesmo: WWE Futebol Clube. Mas que raio é isso? Não é, mas podia bem ser… Ou será que podia?

O que vamos falar hoje quase de certeza que já passou, pelo menos uma vez, pela cabeça de qualquer fã da WWE. A WWE podia ser como um clube de futebol, afinal, tem tantas coisas parecidas: tem um plantel, mesmo sendo muito maior do que um clube, andam sempre em viagem e em hotéis e, de uma maneira diferente, são um desporto. Qualquer fã já pensou nisso. Eu já pensei imensas vezes e até elaborei um caso de vantagens/desvantagens que vos trago aqui hoje. Atenção, a desvantagens são os “senãos” da vantagens:

Vantagens

– A WWE tem um plantel enorme, que passa muitos talvez demasiados, dias por ano na estrada, sempre de cidade em cidade, a dormir em hotéis, a alugar carros, a andar de aviões e a comer em sítios que nem ao diabo lembra. E isto tudo, para a grande maioria dos casos, é pago pelos próprios lutadores. Ora bem, e se a WWE tivesse veículos próprios para levar os talentos? Por exemplo: um autocarro ou dois para levar os talentos quando as viagens são feitas na estrada (isto já acontece quando a WWE está fora dos Estados Unidos); um avião da empresa quando os talentos precisam de andar de estado em estado (a WWE tem um, mas é apenas para o Triple H e para os gajos que andam a cheirar ou a beijar o cú ao Vince); e na questão dos hoteis, a WWE podia muito bem pagar por eles, afinal, os talentos passam imenso tempo fora de casa e têm filhos e famílias para manter e alguns, apesar de os salários serem acima da média, não ganham assim tanto. Poupava-se muito dinheiro, os talentos não se cansavam tanto e toda a gente ficava feliz.

– E se a WWE fosse por época, como um clube. Imaginemos: De Janeiro a Maio e de Setembro a Dezembro. Ganhava-se em bastantes pontos, porque o talento tinha férias todos os anos, o que permitiria curar lesões, descansar e principalmente estar em casa com a família  Além disso, os fãs não se cansavam tanto do produto apresentado, porque tinham aquela interrupção durante o Verão, que permitia também que a WWE reformula-se o seu talento, as suas histórias e outros pormenores sem estarem sob pressão de escreverem os shows á pressa, quase sempre com resultados maus.

– Ter os talentos acompanhados quando viajam, era uma mais valia, porque permitiria á empresa acompanhar passo a passo a sua alimentação, o seu estado físico  os seus problemas profissionais e principalmente, os seus problemas com drogas. A grande maioria dos lutadores que consomem drogas fazem-no por andarem sozinhos na estrada ou com alguém que também consome, e fazem-no para esquecer o cansaço, o afastamento da família e o insucesso ou excesso dele, profissional. Se todos viajassem juntos, haveria um maior companheirismo entre todos, evitava-se muitas chatices e andam todos controladinhos.

Desvantagens

– Ora bem, se os talentos da WWE tivessem tudo pago, todos os dias, sempre que lutam, eram muito bom…para eles. Os talentos poupavam imenso dinheiro, mas a empresa não e isso poderia ser bastante prejudicial para as finanças da empresa. Porque para pagar os hotéis  as refeições e tudo o que resto que os lutadores precisam, todos os dias ou mensalmente, iria dar verdadeiras fortunas, que certamente iriam ressentir-se no dinheiro que a WWE tem e deixaria de ter. Os talentos de topo têm bastantes mordomias: salários altos, transportes e estadias pagos e alguns possuem até uma auto-caravana como motorista, como são os casos de Cena, Punk, Orton, Big Show e pouco mais. E isso já deve custar bastante ao bolso da WWE!

– Se a WWE actuasse em épocas, era muito bonito para, mais uma vez, os talentos, mas para a empresa era muito prejudicial. Uma época iria ter os talentos de fora durante muito tempo de férias e iria desaproveitar muito os meses em que os espectadores estão de férias e podem mais facilmente ir aos eventos e ver em casa. Além disso, não me parece que as televisões públicas e por cabo onde a WWE é transmitida fossem muito adeptas de uma coisa que era transmitida, depois era brutalmente interrompida  e depois voltava, talvez completamente diferente. Por último, se os talentos tivessem férias fixas no Verão, iria afectar bastante o sistema de PPV’s da empresa, principalmente um dos maiores que é o caso do SummerSlam e isso não seria nada bom para a empresa.

– Nesta caso é ao contrário. Se os talentos viajassem de acordo com o que a empresa mandava, isto era bom para a empresa, pelas razões que já disse em cima, mas para os talentos podia ser muito mau, porque iriam sentir-se presos ou seja, a liberdade que todos têm em escolher os transportes e os sítios que frequentam para comer/dormir iria acabar e os lutadores poderia amuar por falta de confiança que a empresa teria neles e por não terem a liberdade para se movimentarem á vontade. Além disso, os consumidores das coisas más iriam ficar impedidos de o fazer, podendo levar a terem ataques de raiva e depressões típicas de pessoas que ficam impedidas de consumirem a droga a que estão agarrados. A WWE já teve uma experiência horrível com talentos drogas e bêbedos a viajarem todos juntos, chamada Plane Ride from Hell, que terminou em meia dúzia de despedimentos e acções judiciárias por parte da companhia do avião. É muita testosterona junta, dentro de um autocarro/avião.

Basicamente, o que podemos concluir aqui é que seria impossível a WWE actuar como um clube de futebol ou de qualquer outra modalidade. Até mesmo com a UFC. É impossível  porque a WWE tem uma forma de actuar muito particular, há muitos anos, que é como um comboio a alta velocidade, não pode parar. Os house-shows, parecendo que não, dão muito dinheiro á WWE, afinal ganham muito dinheiro todos os dias, sempre que fazem um. Não só em bilheteira como em merchandise. Além disso, a WWE nunca teve e provavelmente nunca terá, férias que não sejam individuais para os lutadores. Isso mostra bem o que a WWE é e será até terminar. A WWE não é desporto, é uma empresa de entretenimento, é uma empresa, que já ouvimos isto milhares de vezes, que é quase igual a um circo, anda sempre na estrada, fazem shows em qualquer lado, para ganhar o máximo de dinheiro possível e isso não pode ser apagado.

See you next week, here on WPT!

PS: Esta crónica foi curta, porque tem sido, pelos menos para mim, bastante dificil arranjar temas que ainda não tenham sido discutidos aqui no site. Por isso peço-vos que deixem nos comentários, temas que gostariam de ver discutidos! Obrigado!

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Pensamentos”.

4 Comentários

  1. joao pedro - há 4 anos

    Ricardo informa te antes de escreveres as coisas, a “auto caravana” do Orton não é paga pela wwe, mas sim pelo mesmo foi ele que a comprou para transportar lo a ele e à familia, e é ele que a paga, quanto ao Punk que viaja tambem numa auto caravana mas não tem haver com ser uma superstar de topo, pois a caravana é dividida com o rei do mid card kingston.

    • Ricardinhoo - há 4 anos

      Listen Kid, eu tirei essas informações de uma coisinha chamada “WWE Book- Rumble Road”, que é um livro que explica como os lutadores viajam, como fazem a sua vida, etc…E nesse livro, o Orton explica que os lutadores a que ele chama “Big Sharks”, tem um autocarro a disposição, pago pela WWE. O que pode acontecer é que eles pagam tudo, mas o salário depois contempla esses gastos! E acredita que o Punk tem um por ser Top Dog, agora se o divide já é lá com ele…. ;D

    • RuiFerreira222 - há 4 anos

      CM Punk desloca-se num autocarro com o Kofi Kingston, e ele diz que aquilo é como se fosse a sua 2ª casa. E sim, é a WWE que paga (mas agora, porque antes ele partilhava autocarro com mais uns quantos wrestlers…) .

  2. Evandro Monari - há 4 anos

    Ricardinho, faz um artigo explicando como são feitas as promos. Se tem um texto pronto ou o lutador só tem um tópico do que ira dizer. E também de exemplos de boas e más promos. Parabéns pelo seu trabalho .

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador