Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

Pensamentos #77 – The Cruiserweights

Sejam bem-vindos a mais uma edição do Pensamentos, que vai a caminho das 100. Por enquanto, ficamo-nos pela 77ª. Hoje vamos falar novamente de uma Divisão do Wrestling em especifico, como já tinha feito há uns tempos trás. Como já poderam constatar, vamos falar dos lutadores mais leves, mais acrobáticos, mas ao mesmo tempo mais excitantes, os Cruiserweights. Vamos lá então:

O que são?

jamienoble

Primeiro de tudo, temos de esclarecer ou aprender o que realmente é um Cruiserweight. Existe uma falsa ideia de que qualquer gajo pequeno ou menos musculado pode ser considerado um Cruiserweight, mas isso não é bem assim, porque existem factores que definem o que é de facto um Cruiserweight. Outro erro constante é considerar os lutadores mexicanos Cruiserweights. Isso não é verdade. Apesar da maioria dos Mexicanos terem os factores necessários para se enquadrarem na Divisão, no Mexico foi inventado o termo Luchador.

Um Cruiserweight é um lutador que pesa 100 ou menos quilos e possui uma altura nunca superior a 1.80 cm. Além disso, costumam ser menos “volumosos” em relação aos Pesos-Pesados (Heavyweights), ou seja, são menores a nível muscular. Por fim, um Cruiserweight distingue-se também pelo seu estilo de luta, na sua maioria assume um estilo High-Flyer, ou seja, manobras de alto risco e que envolvem maior elasticidade e velocidade.

A sua história

eddiemalenko

Sempre existiram wrestlers considerados mais pequenos, principalmente quando o wrestling explodiu nos USA. Mas o termo “Cruiserweight” não existia, ou era pouco conhecido, antes de Eric Bischoff o tornar famoso. Quando estava em cargo da WCW, Bischoff trouxe de volta uma antiga divisão de wrestlers, os light-heavyweights e deu-lhe o novo nome de Cruiserweight Divison. Esta divisão dentro da WCW era composta pelos wrestlers mais pequenos e leves e servia como um escape das histórias principais da empresa. Aliás, nos seus primeiros tempos, a Cruiserweight Divison era considerada a divisão dos wrestlers que usavam as manobras arriscadas para ficarem over, porque não tinham carisma, algo que mais tarde veio a revelar-se totalmente falso.

Com o ressurgimento da Divisão, surgiu também o Cruiserweight Title, que basicamente representava o mesmo que o WCW Title, só que para os Cruiserweights. O primeiro lutador reconhecido como Cruiserweight Champion é o falecido Brian Pillman. Mas existem alguns erros na sua história, pois alguns dos maiores sites internacionais de wrestling consideram Shinjiro Otani como o primeiro campeão, devido ás dúvidas que existem sobre a história do titulo.

Em todo o caso, com o andar dos anos, a Cruiserweight Divison começou a tornar-se extremamente popular na WCW, muito devido a nomes como Eddie Guerrero, Rey Mysterio, Dean Malenko, Chris Jericho, Ultimo Dragon, Syxx, entre muitos outros. Todos eles souberam roubar algum do protagonismo que a NWO tinha na altura, com combates excelentes e deram ao Cruiserweight Title um bom reconhecimento. Apesar disso, quando a WCW estava a dar as últimas, a empresa começou a desvalorizar os Cruiserweights, que começaram a ser bookados em segmentos de comédia e a magia da Divisão foi-se perdendo….

Como todos sabemos, em 2001, a WWE comprou a WCW e com ela vários dos Cruiserweights presentes na empresa e também o titulo, que foi substituir o WWF Light Heavyweight Championship e manteve-se activo até 2007. Durante esses 6 anos, o titulo viu o seu reconhecimento voltar á tona, pois andou pelas mãos de lutadores como Rey Mysterio, Juventud Guerrera, Tajiri, Chavo Guerrero, Paul Londo, Nunzio, Kid Kash e principalmente Gregory Helms. Em 2007, um tal de Hornswoogle venceu o titulo, que lhe foi mais tarde retirado e aposentado até aos dias de hoje….

Os outros Cruiserweights

xdivision

Durante os anos dourados do titulo na WWE, uma outra empresa criou a sua Cruiserweight Divison, mas de uma forma totalmente diferente. Em 2002, a TNA criou a X-Divison e contratou vários wrestlers que a viriam a preencher. No inicio, a X-Division era considerada uma espécia diferente de divisão, pois era considerada uma divisão para aqueles que lutavam de uma forma diferente. Além disso, descreviam a divisão como sendo sem limites de peso e sem limites de nada. Apesar disso, na sua história, quase todos os lutadores que competiram nesta divisão eram High-Flyers. Em 2011, a TNA implementou o peso máximo de 102 quilos para a X-Division, medida que foi abandonada pouco tempo depois. Este ano, o limite de peso foi novamente implementado por Hulk Hogan, para tornar a X-Divison mais empolgante.

Tal como a Cruiserweight Divison, também a X-Divison tem o seu próprio titulo, que já esteve na posse de grandes nomes como AJ Styles, Austin Aries, Suicide, Eric Young, Chris Sabin, entre outros. Além do seu próprio titulo, a X-Divison possui combates próprios para a Divisão, sendo o Ultimate X, o Steel Asylum e o Xscape Match. Esta medida é bastante inovadora, porque nunca nenhum Cruiserweight Divison tinha os seus próprios combates.

Uma Cruiserweight Divison hoje?

bourne

Já todos imaginamos isto, pois hoje em dia temos muitos lutadores que se encaixariam numa Cruiserweight Division na WWE. Já se falou várias vezes que trazer de volta o Cruiserweight Title era uma das medidas que Triple H iria implementar assim que tomasse o controlo total da empresa, o que faz ter algumas esperanças em relação a esta divisão. Também podemos constatar o facto de que temos actualmente no NXT, talento que encaixaria na perfeição numa Cruiserweight Division, como PAC ou Sami Zayn.

Dentro do actual roster, quase que temos uma Cruiserweight Division por si só. Lutadores como Sin Cara, Justin Gabriel, Evan Bourne, Yoshi Tatsu, Hunico, Tyson Kidd, entre outros, formariam uma Cruiserweight Divison incrivel, que nos daria bons combates e além disso daria mais tempo de antena aos wrestlers menos utilizados.

Além disso, se estudarmos profundamente a história do Cruiserweight Title, podemos ver que muitos dos campeões vieram futuramente a ser Campeões Mundiais. Casos de Eddie, Mysterio, Jericho, entre outros. Isto poderia influenciar a WWE a tomar mais atenção ao talento que tem dentro da empresa.

Conclusão

title

Os Cruiserweights são lutadores que ainda têm muito para dar ao mundo do wrestling. Ainda mais agora que começamos ver lutadores menores a surgirem no panorama das grandes empresas e mesmo nos Indys. Pode facilitar e muito a entrada de talentos nas grandes empresas, ao colocá-los na TV e a formá-los para mais tarde entrarem em cena nas rivalidades maiores. Muito bom talento anda por aí á solta, esperando uma oportunidade para brilhar….

See you next week, here on WPT!

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Pensamentos”.

8 Comentários

  1. Tunes9 - há 3 anos

    Era fantástico para nós (WWE Universe) que a divisão Cruiserweight regressasse, era uma divisão que dava gosto de ver, era divertida e emocionante, manobras espectaculares, etc, e para alguns Wrestlers também era positivo, visto que, não tem tido muito destaque, lutadores como Sin Cara (Rey Mysterio também começou nessa divisão e depois “subiu”, pode conseguir o mesmo), Evan Bourne, Heath Slater, Hunico, Justin Gabriel, Kofi Kingston, Tyson Kidd, Yoshi Tatsu e Zack Ryder que são pouco utilizados, depois há o Fernando, Diego e Seth Rollins que estão a ser mais utilizados, principalmente o Seth Rollins, mas, que podem ser utilizados na divisão porque estão abaixo dos 100 quilos, depois há ainda os Wrestlers da NXT como Adrian Neville, Sami Zayn, etc, ficaria uma divisão com muito talento, qualidade e extremamente interessante, eu adoraria que regressasse esta divisão, esperemos que aconteça o regresso. Bom artigo, Parabéns RicardinhoO.

  2. JoãoRkNO - há 3 anos

    Excelente artigo Ricardo, conseguiste colocar aqui um tema bastante pertinente.

    Não posso concordar mais contigo, era uma medida que ajudaria e muito a WWE, visto que tem um vasto conjunto de wrestlers que dariam perfeitos combates e acima de tudo elevariam wrestlers como Bourne, Kidd etc, e algumas estrelas de NXT como referiste. Quem acompanhar o NXT que veja a qualidade do Zayn, por exemplo, era um dos muitos que poderia elevar esta devisão aos patamares de antigamente.

  3. Senshi - há 3 anos

    Levo anos a pedir o regresso do Cruiserweight Championship e nada…

    Tanto talento que ou não aparece ou quando aparece é para jobbar… custava muita voltar a trazer o titulo e fazer 3 ou 4 combates semanalmente ??

    Adrian Neville, Sami Zayn, Sin Cara, Hunico, Rey Mysterio, Justin Gabriel, Evan Bourne, Christian, Cody Rhodes, CM Punk, Daniel Bryan, Dolph Ziggler, Los Matadores, Heath Slater, Hunico, Kofi Kingston, The Miz, R-Truth, Seth Rollins, Tyson Kidd, Corey Graves, Kassius Ohno se emagrecesse, Xavier Woods…

    Tanto talento mal aproveitado na sua maioria e que podia dar espetáculo… também podia servir como rampa de lançamento para alguns lutadores da NXT…

    Isso sim se é para andarem Hornswoggles e Toritos a lutar mas vale estarem quietos…

    • danielLP21 - há 3 anos

      “Kassius Ohno se emagrecesse” Isto fez-me rir xD

      Já agora, Big Show se emagrecesse… xD

      Estou a gozar, eu tchi entendi.

      • Senshi - há 3 anos

        Pois, mas o Kassius Ohno só precisa de emagrecer um Hornswoggle e o Big Show 2 Kassius Ohno…

      • Pedro Silva - há 3 anos

        Bray Wyatt se emagrcesse

  4. bernardo - há 3 anos

    excelente artigo!
    era tão bom que o cruiserweight championship voltasse

  5. Pedro Silva - há 3 anos

    Eu gostava muito de ver jushin liger tambem um bom cruseiweight

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador