Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

Pensamentos #79 – “O Fenómeno” John Cena

No dia 25 de Outubro de 2011, há mais de 2 anos, escrevi num dos meus primeiros Pensamentos um texto sobre John Cena. O que foi escrito na altura, foi o seguinte:

Em 9 anos, ele fez de tudo! Passou de novato a estrela maior da WWE. Adorado por milhões, odiado pelo dobro! A 27 Junho de 2002, fazia a sua estreia da WWE, sendo derrotado por Kurt Angle, mas tendo dado uma grande sova ao medalhista olimpico. Apartir daí, foi sempre a subir! Pois bem minha gente, hoje falaremos do “King of Controversy” John Cena!

Aos 34 anos, John Cena é a cara da WWE. Ele é a estrela maior da ainda maior companhia de wrestling mundial. Campeão Mundial por 12 vezes, não há ninguém na corrente WWE que arranque mais emoção do fãs, seja ela boa ou má. Cena começou na SmackDown em 2002, sendo simplesmente John Cena, usando botas de wrestling e calções. Dois meses depois, e muitos vão achar isto muito estranho, Cena esteve perto de ser despedido! Sim, o grande John Cena quase foi despedido! Porquê? Simplesmente porque a equipa criativa não tinha rumo para a sua personagem! Mas uma simples viagem de autocarro mudou tudo isso!

cena2006

John Cena em 2006. O início da estagnação…

Numa viagem de autocarro durante um tour internacional, John Cena, no calor da diversão, começou a mandar umas rimas e a, basicamente, rappar! Esta história chegou aos ouvido de Vince McMahon que imediatamente criou a personagem Rapper para Cena, personagem que viria a mudar todo o seu futuro. Em 2006/2007, Cena amadureceu e deixou um pouco esta personagem para trás, sendo simplesmente o que é hoje: John Cena!

E é aqui que reside toda a polémica, assobios, vaias e tudo o resto. Por altura da Wrestlemania 22 em 2006, o público começou a fartar-se de Cena, principalmente os fãs que ainda viviam na ressaca da “Attitude Era”. Nessa mesma WrestleMania, Cena foi completamente “esmagado” pelos fãs de Chicago (Money in the Bank 2011… Deja Vu?). Toda esta situação servia apenas para dar ainda mais credibilidade a Cena, que esteve no Main Event de quatro Wrestlemania seguidas, tendo derrotado grandes nomes como JBL, Triple H e até Shawn Michaels.

Quanto mais os fãs o criticavam, mais Cena ganhava!

Hoje em dia, tudo continua igual. Cena continua a cara da WWE, continua nos principais combates de grande parte dos PPV, ganha milhões de dólares, vende merchandise até dizer chega e atrai multidões. Mas algo mudou… Hoje em dia, Cena é vaiado onde quer que seja e são mais os que o fazem, dos que o apoiam. A medida da WWE de se tornar PG ainda piorou a situação, pois Cena passou a ser um wrestler todo colorido, com camisolas bonitas e atitudes viradas para o público mais jovem. Todo este merchandise vende ás toneladas, mas os fãs continuam a não gostar, pois Cena tornou-se num wrestler gasto e chato. Nos últimos meses, Cena tem estado bastante mais agressivo e menos “acriançado”. Agora que CM Punk tomou o lugar de Cena no topo das vendas e a rivalidade com The Rock vai começar, a WWE queira fazer algo novo com Cena! Só o tempo o dirá...”

Esta crónica foi escrita pouco antes do Survivor Series e estávamos todos na perspectiva sobre como Cena e The Rock se comportariam contra Truth e Miz, sendo que grande parte das reacções eram na esperança que Cena fizesse o tão esperado Heel-Turn. Como todos sabemos, não aconteceu.

2 anos depois, podemos afirmar que continua tudo na mesma. Cena pouco ou nada evoluiu. Continua exactamente o mesmo que sempre foi: o Super-Cena. Mas porque raio o homem não passa da cepa torta? Será assim tão dificil mudar algo que está mais do que gasto? Ou será que é bom ele continuar assim?

Numa retrospectiva do que se passou durante esta diferença de 2 anos, podemos afirmar que Cena continuou a ter o sucesso que o levou ao top da empresa. Durante este período, Cena venceu mais 2 titulos Mundiais, teve grandes rivalidades com The Rock, Brock Lesnar, CM Punk, entre muitos outros, continua a ser o wrestler que mais emoções desencadeia em todo o mundo, sejam eles positivas ou negativas, continua a ser o wrestlers mais requisitado pela Make a Wish e o seu merchandise continua a ser vendido aos milhões. Resumidamente, Cena continua a ser “o tal”.

cenachampion

Mais uma vez, “The champ is here….”

Cena já poderia ter feito o Heel-Turn. Durante a sua rivalidade com Kane, o homem deu imensos indícios que isso poderia acontecer a qualquer momento, com a agressividade que está a mostrar e com os fortes impactos que Kane está a provocar na sua mente. Cena está, como se diz em Portugal, em ponto de rebuçado para virar “mauzão”. Não aconteceu. E ainda bem. E vou explicar porquê com uma comparação um tanto ao quanto estúpida:

Imaginemos John Cena como o Goku. Cena é aquele wrestler que é a cara dos shows. É o wrestler que num combate começa sempre em vantagem, depois leva um enxerto de porrada, mas no fim recupera e vence. Tal e qual como aconteciam nas lutas do Goku. Tal como ele, Cena é o protótipo (ironia?) do perfeito herói das pessoas. Do salvador da pátria. É aquele que leva as pessoas a ligarem a televisão para o verem sofrer, mas mesmo assim sair por cima. Principalmente os mais jovens. É isto que Cena representa para a WWE: É o homem que dá audiências e dinheiro por ser como é. Mas ao contrário do Goku, que mudava cada vez que ficava mais forte, Cena continua na mesma, o que leva a que o ódio á sua personagem venha ao de cima. Se virem um video de 2005 ou alguns de 2006, vemos que Cena era aclamado por quase toda a gente. Mas isso começou a mudar na Wrestlemania 22, quando vimos uma arena inteira contra Cena. Porquê? Porque em pouquissimo tempo, Cena ficou estável, estagnou.

Mas o que Cena representa, e é neste ponto que reside a razão da minha discórdia ao Heel-Turn do homem, é o que nós não vemos. As vendas, as missões do Make a Wish, os filmes, os anúncios, o próprio copyright da personagem “John Cena”. É aqui que todo o potencial da fama de Cena se sobressai. É daqui que o Super-Cena da televisão retira os seus maiores trunfos, trunfos esses que o tornam no Wrestler mais rentável da WWE e uma das personalidades mais rentáveis de sempre e isso nunca seria possível se Cena fosse um Heel. Imaginem que Cena como Heel entrava em rivalidade com alguém de quem a criançada igualmente gosta, um Rey Mysterio, por exemplo. A meio de um combate, o Heel Cena vem ao ringue e ataca o Rey. Acham que os miúdos o viriam com os mesmos olhos para continuarem a verem o homem lutar e pedirem para estar com ele? Óbvio que não. Além de que virar Cena Heel seria extremamente complicado e demorado.

Primeiro, Cena teria que virar as costas a tudo o que nestes muitos anos representa: Trabalho, Lealdade, Respeito, sacrifício, camisolas ás cores, etc, etc…Segundo, depois de tantos anos como Super-Cena, seria extremamente difícil encontrar uma personagem para que Cena se distanciasse do seu lado bom, ou seja, teria de ser feita uma mudança monumental, que provavelmente não resultaria. Terceiro, a máquina publicitária que Cena é teria de desaparecer completamente, trazendo enormes perdas para a WWE.

Resumindo e concluindo que está a fazer-se tarde, Cena não mudou nada e nunca irá mudar. É ponto assente que Cena é muito mais do que um típico wrestler. O WWE Superstar John Cena é uma verdadeira máquina de fazer dinheiro. A sua fama vai muito além do ringue. O Super-Heroi John Cena é o Goku do Wrestling, o David Beckham da WWE, o Michael Jordan do Sports Enterteinment. Se todos temos de gostar? Claro que não. Se devemos respeitar? Claro que sim, pois todo o trabalho que o homem faz, merece ser reconhecido e isso ninguém lhe pode tirar.

See you next week, here on WPT!

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Pensamentos”.

50 Comentários

  1. vice12 - há 3 anos

    exelente artigo,tudo dito sobre o cena…

  2. sandro - há 3 anos

    impressionante

  3. José Sousa - há 3 anos

    Respeito? Viu-se ontem o Respeito e entrega que tem ao Wrestling. Mesmo que não fosse o melhor wrestlers do mundo se amasse o wrestling com ele diz que ama não tinha alinhado na viagem de lixar um wrestler que não merecia ter sido tratado como foi.

    Sobre o Hate é por vezes exagerado? Talvez! Mas com momentos como o de ontem, a WWE sujeita-se a esse aumento do hate contra o Cena pelo simples facto de ser raros os momentos que eleva alguém( Excepto o Bryan). Por isso, hoje e até que a situação se inverta o meu hate pelo Cena aumentou. You´re Welcome.

    • Silas Costa - há 3 anos

      Pois é mano, falaste puras, duras, tristes e inaceitáveis verdades !

    • David_ - há 3 anos

      Graças á Raw de ontem ainda tenho mais hate em relação a Cena!

    • JoãoRkNO - há 3 anos

      Subscrevo.

    • Arthur - há 3 anos

      Fez as minhas palavras…

    • Dolph Ziggler - há 3 anos

      Em parte concordo contigo José, mas atenção aí ao ao facto de ser raros os momentos que o Cena eleva alguém porque isso não é bem verdade.

      • José Sousa - há 3 anos

        Eu sei. Mas o Punk não é elevado porque o Cena quer, o Bryan não foi elevado porque o Cena quis, o Bryan estava over já, o que estamos a assistir ia acontecer com quer que fosse o WWE Champion que usassem o Bryan. Depois tudo a cair em cima de mim, e pedindo calma, é normal que eu como fa do Sandow esteja revoltado.

        Mas as pessoas tem memoria curta, e os mesmo que pedem calma são os mesmos que queriam desistir depois da WM de forma precipitada.

    • danielLP21 - há 3 anos

      Até parece que, entre Domingo e ontem, o Cena deixou de ser o mesmo que a WWE usou para enterrar os Nexus, o Edge e outros tantos durante os últimos anos. Só porque agora calhou ao Sandow, então já lhe tens “hate”? Come on…

      De resto, Miz, Daniel Bryan, Alberto Del Rio, CM PUNK, Randy Orton… E deve haver mais.

      • FAlmeida_10 - há 3 anos

        Elevou mais do que queimou, mas queimar também não ajuda.

      • José Sousa - há 3 anos

        Come On digo eu. Porque calha ao Sandow que não é um menino bonito da IWC está tudo a levar isto com leviandade. E não fui eu que desisti do Sandow que me lembre, eu fiquei revoltado, mas ainda não vi o funeral do Sandow, ao contrário de outras pessoas….

        Vamos lá ver se daqui a dois meses, este cash falhado não foi a melhor coisa que podia ter acontecido ao Sandow.

      • José Sousa - há 3 anos

        Rematando a questão este hate é nesta altura por ser o Sandow? Claro que é, para mim é como no WM 28 com o Bryan, durante um ou dois meses vai ser difícil ver o Cena de forma racional, tal como custou com o Sheamus. Mas isto passa-me.

        Mas de certeza que tivesse sido assim com o cash do Edge, que também reagias revoltado.

      • José Sousa - há 3 anos

        Mas a mala do Cena não devia ter existido, e não é por ele, é mesmo porque nenhum daquele combate precisava da mala. Foi uma perda de tempo.

        Para mim o Pode não é incoerente, porque é isso mesmo um PODE. Está sujeito a condicionante, tanto pode acontecer a favor do Sandow como não, e se não acontecer desperdiça-se um dos heels mais diferenciados da WWE actual.

      • Tibraco - há 3 anos

        José, peço desculpa, mas o teu comentário é incoerente. Nem vou emitir a minha opinião sobre o assunto, já sei que é sempre a mesma confusão, mas se tu achas que este cash falhado PODE ser bom para o Sandow porque estás tão irritado? Sinceramente não percebo…

        Ironia das ironias: O Cena foi o PRIMEIRO a falhar um cash. Pormenores.

      • Tibraco - há 3 anos

        Não devia ter existido mas existiu. E foi ele o primeiro a perder. Isto é um facto.

        Em tese não acho que os vencedores da mala devam ser SEMPRE campeões. Não entendi muito bem qual o objetivo de enterrar o Sandow desta maneira mas se o cash in falhado fosse sobre o Bryan talvez a revolta fosse menor. E não estou a falar concretamente de ti.

      • José Sousa - há 3 anos

        Eu percebo a tua perspectiva, o que me revoltou mais nos dois primeiros dias( o hate cego já me passou), foi a forma como foi bookado. Ou seja, se fosse o Sandow chegar lá e atacar com o cash e falhasse por intervenção do Del Rio, ai eu aceitava porque levava ao Triple threat que vai acabar por acontecer. ~

        No meu caso foi como fizerem, ou seja foi a primeira vez em 2 anos que o Sandow foi usado como Main-Eventer, porque é um facto ele este fantástico no ataque e no combate.

        De resto, percebo a tua perspetiva Tiago, e consigo debater racionalmente(agora vá lá), e talvez muitos não se revoltavam se fosse o Bryan ou o Punk a vencer, talvez. Mas se fizessem isto a um Bryan,Rollins, Ambrose e Zayn( ou seja meninos da IWC) ai a revolta seria ainda maior que muitos sentes pelo Sandow. Porque o Sandow é apreciado pela IWC, mas é por parte dela pela complexidade da personagem.

  4. Cadu Ito - há 3 anos

    Mesmo Cena não sendo meu preferido, ele nunca sairá deste personagem enquanto a WWE não tiver alguém para ser um verdadeiro top face e consiga substituí-lo.

    Nem Punk, nem Orton, nem Bryan conseguiram, então vão tentando até um dia aparecer alguém que tenha este perfil e assim ter o heel turn tão sonhado.

    • Holy in Shit! - há 3 anos

      Holy in shit, meu wrestler favorito é Punk, ele nunca vai ser um top face, até porque já disse ele próprio que sente prazer muito maior em ser Heel, Punk na minha opinião é melhor e trabalha melhor como heel :)

      Quanto a Bryan e Orton, Orton é muito melhor como heel afirmo isso com coragem, Bryan yeh esse gajo como dizem vocês é melhor como Face ressalto na MINHA opinião.

      Um dia SE a WWE encontrar um top face como Cena que lhe faça o melhor heel turn possivél, como Rhodes ótimo gajo que a carreira toda foi heel e a pouco tempo se tornou babyface e digo que turn com aliança junto a Goldust, isso não vem ao caso.

      Cena não tem minha preferencia mas meu respeito ele sempre terá, ótimo artigo Ricardinho. Vlw, Falow.

      • Holy in Shit! - há 3 anos

        Detalhe, ridículo o que fizeram com Sandow, o cara com o braço lesionado, “cansado” da luta passada ganha sem grandes complicações levanda Sandow com um braço e meio e faz o AA e vence, então o MITB foi atoa, porra WWE!

      • Holi in Shit! - há 3 anos

        Levanta**

  5. TheChat - há 3 anos

    Belo artigo sou fan de cena para mim e a melhor superstar da wwe apesar de sofrer hats ele vai sempre ser igual ele o proprio dize na promo

    The CAMP IS HEREEEEEEEEEE!!!

  6. IgorCenationWordLife - há 3 anos

    Johnnnnn Cenaaaaa! Impressao minha ou o Cena desde que voltou ele só ganhou apoio? Nao vejo ninguem vaiando ele, na luta mesmo de ontem do Sandow, os FÃS DO BRYAN E DO PUNK apoiaram ele todo tempo.

    Será que é os novos golpes no Move Set provando que ele é sim um grande lutador? É a valorização agora do WHC Championship?

    Nao sei dizer, mas por mais odiado que seja (e sim os haters tem os motivos), John Cena é na minha opiniao um dos maiores lutadores que ja passaram pela WWE!

  7. JoãoRkNO - há 3 anos

    Pena é que o Cena só seja um fenômeno para a WWE ou para os putos.

    E escusam de vir dizer que ele é bom para aumentar as audiências ou as vendas, isso já sei eu há muito tempo. Enquanto para o Cena é apenas, mas APENAS, mais um reinado com um título mundial, para o Sandow era o INICIO de um percurso pelo Main-Event, era o fruto de trabalho árduo e dedicação. E depois venham dizer que ele respeita os mais novos, que respeita os que poderão vir a ser o futuro da companhia, porque é tudo muito bonito quando se está fora das coisas.

    • Arthur - há 3 anos

      Novamente fez minhas palavras…Se eu fosse o Damien,depois dessa humilhação pedia ás contas e ia embora..

  8. akujy - há 3 anos

    O Cena da dinheiro? Dá, há mulheres e crianças que engolem toda a TRETA que a WWE lhes dá. loool. A WWE faz dinheiro? Faz. Podia fazer muito mais? Podia. Mas a maior parte dos fãs da Ruthless Agression Era bateram com a porta pq já nao suportam mais o Cena. A mudanças para PG surge como o unico resultado possivel de uma companhia que se recusa a apostar noutra forma e pensar a longo prazo. Podiam muito bem ter o Cena a agradar ao publico jovem e ter outros talentos a agradar a outras demografias. Mas ja tao num ciclo tao vicioso que só saem de la quando o Cena deixar de vender. E nao pensem que falta assim tantos anos.

    Respeito?? É facil ter “dedicação” e marcar presença quando se está no topo do mundo, pelo menos é muito mais fácil do que quando se etá por baixo. Respeito tenho eu pelos que saõ enterrados e mesmo assim têm o mesmo profissionalismo (ou mais) do que grandes figuras. Não se pode ter respeito a uma companhia que nos tenta vender algo que não queremos de forma forçada. Enquanto tiver interesse no produto vou acompanhando, mas já nem me dou ao trabalho de odiar o Cena, pq até disso se tentam aproveitar. Limito-me a passar á frente os segmentos dele para em nada contribuir para o trabalho dele. E os poucos que vejo, como ontem, só me fazem ter ainda menos interesse nele. Como diria CM Punk: “O Vince McMahon é um milionário que poderia ser bilionário.” E aquilo que fizeram com o Sandow ontem não foi um grande plano para o por over, tal como a ideia não era essa com os 18 segundos do Bryan na Mania. Se ele chegou a algum lado foi pq os fãs fizeram por isso e se o Sandow conseguir recuperar disto será por causa dos fãs. Depois vem o Vince, quando já não consegue mais enterrar alguém, dizer que sempre gostou desse alguém e que foi tudo um plano para o por over. Para as crianças isso deve servir. Para mim não.

    E depois ainda gozavam o Frederico WWE quando ele apelava ao boicote. Eu não sei se já repararam, mas a única forma de nos vermos livres do Cena é mesmo através do boicote. Porque msm que o odeiem, a WWE aproveitar-se-á até disso para tentar fazer dinheiro. Mas se houver indiferença e as pessoas não virem, então sim, eles serão forçados a mudar. Pq ao fim ao cabo, as massas são Unwashed e precisam mesmo de um saviour. Mas é assim que funcionam os negócios. E quem não gostar pode sempre “mudar de canal.” Se já o tivessem feito há mais tempo, já não havia super Cena. Agora respeitar? Isso nunca. O respeito ganha-se, não é algo que se peça á força, como ainda hoje a WWE vem fazendo com ele. Ele dá beijinhos em criancinhas doentes? Não é o único no mundo. Que bom para ele que o faz, mas se ganhasse o que ele ganha também dava. Tendo em conta que parte do trabalho dele passa por ser a cara da WWE, isso não faz dele nenhum santo.

    Pipe Bombed, Welcome, vocês já sabem como isto funciona. Bem Haja a todos e continuação de uma boa tarde.

    • Frederico_WWE - há 3 anos

      Grande akujy :) revejo me sempre no que dizes e fico contente de saber que há muita gente a pensar assim como nós também.

      A situação do Cena chegou ao ponto de ultrapassar o limite do ridículo… simplesmente tento fazer o possível pa passar à frente sempre que aquele rapaz aparece no meu ecrã.

      Com a influência que aquele homem tem se ele tivesse respeito… ele tinha dito algo do género: “Vince é melhor fazer um combate com o Sandow sem a mala em jogo… se ele perder comigo vai ficar queimado” mas o Cena tem um ego também do tamanho do mundo ele cá quer saber disso pa alguma coisa.

      Se alguém conseguir dizer quem é que o Cena nos últimos 10 anos consegui por over que me diga por favor… nem conto com o Daniel Bryan porque ele já estava over mesmo antes de ser WWE Champion. É ridículo.

      • DX Rules - há 3 anos

        Não estou a justificar o Cena mas ele foi uma das pessoas que disse ao Vince para contratar o Bryan depois de ele ter saído em 2010

      • Cadu2204 - há 3 anos

        Eu acho piada aquelas pessoas que não adquirem produtos da WWE, nem contribuem financeiramente de qualquer maneira(mesmo sendo eu uma dessas pessoas que vê os shows e PPV’s na net), mandarem “postas de pescada” feitos entendidos, e exigirem que a WWE os ouça e para eles poderem ver aquilo que querem. Se vocês deixarem de ver a WWE, a WWE não quer saber, porque são uma espécie de “Benoits” (a WWE sabe que vocês existem, mas admitir que vocês existem is “bad for business”).

        Mais, por muita razão que vocês tenham, e muitas vezes estando eu de acordo com o que vocês escrevem, nem todos gostamos do mesmo, nem todos temos de pensar da mesma maneira, nem todos queremos ver as coisas acontecerem da mesma forma.

        A personagem do Cena é uma personagem feita para gerar controvérsia. Não é segredo nenhum. Se o Cena fizer tudo o que nós queiramos, não haverá Cena “haters” nem haverá aquelas pessoas que não podem ver o Cena nem pintado de…(ok com tanta t-shirt colorida é difícil escolher uma cor agora, anyways…).
        O que eu quero dizer é: Enquanto houver as mulheres e as crianças a apoirem o Cena e os adultos “entendidos” a odiá-lo e a cantar “Cena sucks” nas arenas, a WWE abrange 3 diferentes setores populacionais. Se o Sandow, ou DelRio, ou Ziggler, ou R-Truth, ou David Otunga, ou Zack Ryder, ou Heath Slater estiverem envolvidos com o Cena, nem que seja por 5 segundos, essas pessoas estão a ter uma atenção muito maior do que teriam sem o Cena.

        O Cena tem talento e não é burro nenhum. Se ele tiver um moveset como o Daniel Bryan ou como o CM Punk, a carreira dele não vai durar muito… caraças o CM Punk que é 10x melhor “In-Ring” que o Cena, está com um ar péssimo de tanto que já fez. Ele quer ser a cara da companhia e faz por isso. A WWE vê que ele vende, que é um gajo que está ali para durar, então aposta nele a 100% e caga para o resto. É tão simples quanto isso.

        Muitas vezes gozam com o Cena e comparam-no com um Pokémon. Pegando nessa comparação, os Pokémon são a mesma porcaria. E desde que nós somos crianças. Tens o Ash e o Pikachu e depois inventam 100 marmanjos por geração para o Ash e o Pikachu lutarem. Se para nós que assistimos a longo prazo resulta? Claro que não! Nós acabamos por crescer. Mas também não podemos ser egoístas e pensar assim: esta semana há um miúdo novo que está a ter o primeiro contato com este mundo. E se calhar o puto nem vai gostar do Pikachu e vai gostar do Charmander por ser mais fixe e fazer sempre a mesma coisa e mandar os maus a voar! Ou seja, é por o Cena ser sempre a mesma porcaria, que outras estrelas como o CM Punk se conseguiram destacar.

        Eu sei que vocês os 2 têm perfeita noção de muitas coisas do que eu disse, não concordam com metade, e eu com isto não quero causar intrigas nem nada do que se pareça, apenas dar a minha opinião. Eu acho que vocês não ganham nada com comentários do género “a única solução para acabar com o Cena é o boicote” porque vocês não gostam, alguém há-de gostar :)

        E respondendo à ultima coisa que o Fred disse: o Randy Orton, o CM Punk, o Miz… todas estas feuds valorizaram mais estes nomes do que o Cena. Corrige-me se estiver errado: se o Miz não lutasse com o Cena, alguma vez chegaria ao ME da WM? Se o “Summer of Punk” tivesse acontecido quando, sei lá, o Sheamus fosse campeão da WWE, aquilo teria o mesmo significado? São feuds que valorizam ambos os intervenientes e para mim essas são as melhores.

        Grande Pensamentos e escolheste bem o tema esta semana :D Continua o bom trabalho, RicardinhoO :)

      • danielLP21 - há 3 anos

        O teu melhor comentário até hoje, independentemente de eu concordar ou não com o conteúdo. Excelente.

      • Eugen3 - há 3 anos

        Isto devia ser o modelo base de como comentar num site.

      • Cadu2204 - há 3 anos

        Muito obrigado aos dois! Uma pessoa assim até ganha vontade de comentar mais.

      • Tibraco - há 3 anos

        Nem vale a pena comentar sobre o tema visto que não vai adiantar grande coisa, é mais do mesmo, mas tenho que enaltecer a excelente qualidade deste comentário, Cadu. Uma grande contribuição para o debate ;)

      • akujy - há 3 anos

        Um grande comentario? Vamos ver:

        Eu acho piada aquelas pessoas que não adquirem produtos da WWE, nem contribuem financeiramente de qualquer maneira(mesmo sendo eu uma dessas pessoas que vê os shows e PPV’s na net), mandarem “postas de pescada” feitos entendidos, e exigirem que a WWE os ouça e para eles poderem ver aquilo que querem. Se vocês deixarem de ver a WWE, a WWE não quer saber, porque são uma espécie de “Benoits” (a WWE sabe que vocês existem, mas admitir que vocês existem is “bad for business”).

        Dizeres que tas ciente que és um desses que nao paga nao te absolve para dizer tudo o q queres a seguir, Ponto numero 1 é esse. Vejamos mais…

        “Mais, por muita razão que vocês tenham, e muitas vezes estando eu de acordo com o que vocês escrevem, nem todos gostamos do mesmo, nem todos temos de pensar da mesma maneira, nem todos queremos ver as coisas acontecerem da mesma forma.”

        Ai toda a gente tem direito á sua opiniao? Concordo plenamente. Mas o Cena ser algo q é imposto n é uma opiniao. É mesmo um facto. Gostava era que me provassem o contrario. Nao convem falares d opinioes num tom, que pelo menos a mim, me pareceu bastante irónico, se o que vens fazer é apenas dar a tua. Ou nao andassemos todos aqui ao mesmo

        E para já é suficiente analise. Logicamente q n tou a a “malhar” no teu comment, lol, fazes argumentos validos e interessantes, mas eu acho piada ás pessoas que “acham piada” a isto e aquilo e vêm fazer algo semelhante, mas dentro de gostos diferentes – neste caso – e ainda criticam quem faz algo igual. A isso é que eu acho piada. A nada mais.

        E para tua informaçao, la pq nnc pagaste por nada, nao quer dizer que nao haja aqui quem ja nao tenha pago, ou que o faça, mas nao todos os dias. Just saying.

        You Have Been Pipde Bombed. You’re Welcome!

      • Cadu2204 - há 3 anos

        Eu apenas mencionei fazer parte do grupo de pessoas que não contribui financeiramente para a WWE pelo simples facto de depois não aparecerem comentários de tótós a apontar-me o dedo por ver os eventos por stream, apenas e só por isso. Acredita que eu não quero absolvição para dizer o que quero, até porque eu posso dizer o que eu quero desde que respeite, que penso que foi o que fiz.

        Desculpa o que vou dizer a seguir mas, uma pessoa que afirma, da forma como tu estás a fazer, que o Cena te é imposto, é uma pessoa que não tem acesso ao seu poder de escolha. Quem é que te obriga a ver o Cena? Tu tens um show de “3 horas” rapaz, não queres ver o Cena muda de canal, minimiza a stream, muda de planeta. A WWE oferece-te um produto e tu só assistes àquilo que quiseres, sob a pena de perderes parte das storylines. Ainda na última Raw o Cena só apareceu no início e ficas a saber que foi a 1ª hora Raw com mais Rating desde a Mania. Acho que isso quer dizer alguma coisa não? Isso também é um facto, e é o facto que pesa mais para a WWE e é isso que eles querem. O que nós, IWC, queremos, é irrelevante para a WWE a partir do momento em que deixa de ser vantajoso para a WWE, e é aí que eu quis chegar.

        Quanto ao facto de achares que estava a ser irónico, estás enganado. Quando eu quero ser irónico faço-o de maneira a não enganar ninguém e de forma explícita. Desculpa se te induzi em erro.

        Eu apenas critico o teu “apelo ao boicote” para te veres livre de uma coisa que tu não gostas. Eu respeito que tu não queiras ver o Cena… até chegares ao ponto de “apelares” por uma mudança e que se juntem a ti. A isso eu acho piada porque, no final de contas, quem és tu para te veres livre do Cena? As coisas se estivessem mal como estão, mudariam por si próprias. Não é ao calhas que a WWE já existia e eu ainda nem um projeto era.

        Eu não sou um fã incondicional do Cena mas admito que há certos momentos em que o gosto de ver. Se o cash-in do Sandow foi um erro? Talvez, só o tempo o dirá e não vou ser cínico ao ponto de dizer que gostei do que vi. Mas só o vi por opção minha, e ninguém me impôs o Cena.

        E eu não quis discriminar quem não compra produtos da WWE, apenas acho imoral vir fazer apelos para mudar uma coisa para a qual não contribuímos, apelos esses que afetam aqueles que investem o seu dinheiro neste tipo de entretenimento. Compraste produtos da WWE? Óptimo, mas também quase que aposto que, quase todos os meses, vês um Pay-per-view (pagar para ver) sem pagar. Poderei estar errado, corrige-me tu.

        Quanto à tua última linha, “You can pick your pipe bomb, turn it sideways and stick it up your candyass! Ahah estou a brincar xD Boa análise da tua parte :)

      • akujy - há 3 anos

        Oh rapaz tu toma calma. Ah ah. Nng ta aqui a discutir. Eu disse q ele era imposto, nao disse que era a mim, ja q mencionei que evito tudo o que a ele diga respeito sempre q me é possivel. É imposto de uma forma geral e é imposto às crianças, por exemplo, que não têm capacidade de fazer uma analise como nós e de saber o que é feito para vender ou não, o que é feito com que intenções e assim por diante. Da mesmoa forma que nao sabem fazer a distinção entre mtas coisas, como produtos, o q é normal, dada a idade.

        A WWE é evil e temos d parar de ver por isso e tou aqui a dizer para n verem e a incitar ao boicote? Não foi isso que eu disse. Disse que gozavam com quem falava em boicotes, como é o caso do Fred, pq é verdade que ás vezes gostam de o atacar só pq é o Fred. Disse que a unica forma de mudar as coisas de forma rápida seria um boicote, o q é verdade. Uma quebra de audiencias com o Cena presente, uma quebra constante, seria logicamente uma forma que levaria a WWE a procurar novas alternativas talvez até expansão a outras demografias. Disse-o pq é a minha análise e opinião. Quem sou eu para dizer o que quer que seja? Tanto como tu. Entao podes fazer as tuas analises e eu nao pq? Nunca disse que sou o dono da verdade e que me têm de ouvir em tudo, nem que sou a voz da razão.

        Quem sou eu para criticar? Sou espectador e a minha primeira alternativa, como pessoa inteligente, com opinioes, formadas e que sabe do que gosta e o que apoia, não deve ser apenas: “nao gosto, mudo de canal e pronto.” Primeiro procuro criticar algo que nao gosto e procuro mudar, pq se somos seguidores e apreciadores de um produto, nao faz mt sentido desistir logo só pq nem tudo corre bem. Nao é logico que assim seja, por mts motivos que penso serem obvios. Depois quando chega a um ponto em que vejo que nao muda, ou que sinto que me tao a impor algo que nao gosto, deixo de ver o que acho que me tao a impor.

        Já agora, eu nunca disse que ele nao fazia dinheiro, dizer que o Cena participa no mais high rated segment desde a wrestlemania n é em nada um argumento que contrapunha o que eu disse, já que nao questionei os resulstados que a WWE tem com ele, questionei antes os mt melhores que poderia ter com outras decisões.

        Double Pipe Bombed, que suponho seja o dobro do prazer, como dizia um anuncio ja meio distante no tempo. (Mas sem exaltações. Mas perdoa-me se não aplaudo esta tua mais recente análise, pq nem sempre foi coerente ou seviu o aparente proposíto de me contradizer. Se não era essa a intenção, ou mesmo que fosse, ficamos amigos á mesma, pa!) You’re Welcome. xD

      • akujy - há 3 anos

        Pronto, assim é que eu gosto, um debate na boa e na desportiva, em que toda gente argumente e ninguém se ofende, até pq n tamos cá para ofender ninguém. não vou responder a tudo – senão nnc mais saíamos daqui com resposta e contra-resposta – mas não podes basear a tua argumentação no aparente facto de o Cena ser melhor para as criancinhas do que o Punk a dizer que vai arrancar a cabeça ao Heyman (ou algo assim, ja n m lembro ao certo do que ele disse mesmo) tendo em conta que só isso derruba todo o resto do teu comentário. Anyway, foi um prazer debater contigo, Cadu. E se toda a gente debatesse assim, ninguém se chateava.

        #You’reWelcome.

      • Foto de perfil de Facebook

        D'Leite - há 3 anos

        Jesus Christ… Mas que comentário…! Revi-me a 200% em tudo aquilo que disseste e acho que nem eu o teria feito de melhor maneira. Comentaste todos os pontos que precisavam de ser comentados e deste a tua opinião de uma forma soberba! Porra rapaz, devias ir pra politico, tinhas um futuro brilhante pela frente porque “agarraste-me” completamente com tudo aquilo que disseste. Se o site só tivesse comentários destes -independentemente das ideias que lá se defendessem- o debate seria muito mais interessante! Excelente mesmo, parabéns.

      • MicaelDuarte - há 3 anos

        Estou de acordo com alguns dos que já aqui falaram e, tal como o Daniel referiu, concordando ou não com aquilo que tu disseste, foi mesmo um grande comentário pá ;)

      • Holy in Shit! - há 3 anos

        Estou em pé batendo palmas para seu comentário. Incrível !

      • Cadu2204 - há 3 anos

        Nós não estamos a discutir, estamos a debater xD Já te disse que levo na boa o que dizes e agradeço que respondas de volta :) Não quero que aplaudas o que eu digo nem nada que se pareça xD Se te dou assim uma resposta mais “torta” e só mesmo para “apimentar” a discussão de maneira civilizada :P

        O que eu tinha entendido é que estavas farto de ver o Cena em tudo quanto é canto e que ele te estava a ser imposto pela WWE. Se te referias às crianças concordo contigo mas digo isto também: Quando eu tinha 10 anos, os meus pais não queriam que eu visse a WWE por ser agressivo. Isto na Ruthless Agression Era, mais ou menos. Se eu tivesse um filho, talvez também não o deixaria ver um Foley vs Edge num Hardcore match, ou um Playboy Pillow Fight (ok, se calhar este eu deixava passar ahah) e preferia que ele visse alguma coisa mais “amigável”. O Cena funciona como o Hogan funcionou. “Take your vitamins…blah blah blah…”. À medida que cresces, queres ver algo diferente, um CM Punk, um Daniel Bryan… tens de admitir que para as crianças ver um CM Punk a dizer que vai arrancar a cara ao Heyman, não é algo “bonito” não é?

        Eu acho que o Fred foi gozado pela forma como dizia as coisas e não pelo que dizia. Mas quanto a isso, não me diz respeito, não comento.

        Claro que um boicote faria a WWE pensar duas vezes quanto ao Cena. Aliás, se não me engano a aposta no Punk aconteceu numa altura em que os ratings não estavam nada famosos. E olha, eu nunca disse que os teus comentários estavam errados. Sempre contra-argumentei ficando à espera de uma resposta da tua parte. O que eu quero é que analises, rapaz :D

        Resumindo, quando tu não gostas de algo, criticas. Está certo até aqui. Mas sabendo que ninguém que leia o teu comentário tem o poder de alterar as coisas e como essas mesmas coisas se vão manter na mesma entretanto, só aí é que decides “vou deixar de ver isto?” xD Mais uma vez, cada um sabe de si ahah :)

        Mas como é que tu sabes que a WWE poderia ter melhores resultados? Isso é um risco. A WWE não se pode dar ao luxo de fazer assim “testes” dessa maneira. Era aí que queria chegar, entendes? Eu não sou a favor de ter sempre o Cena no ME, muito pelo contrário. Mas se isso faz com que todas as semanas eu posso ver o Bryan, o Punk, os Shield, os Wyatt Family, então eu vejo o Cena no ME. No dia em que me fartar, deixo de ver O CENA e apenas o Cena. Porquê? Porque tenho essa hipótese xD

        Mais uma vez, tudo na desportiva e claro que ficamos amigos ahahah

        Deixo ainda um agradecimento a quem gostou da minha análise, vou-me esforçar para a próxima que fizer que saia assim, para vocês gostarem e para o Akujy dizer alguma coisa :P

  9. bernardo - há 3 anos

    ontem o raw pos-me a pensar.
    por um lado admito quer fiquei contente com o cena ter ganho,porque ele da muita importancia ao WHC,mas por outro…
    O Sandow precisava da vitoria!
    Se queriam por um combate pelo WHC para lhe dar destaque(o que eu acho muito bem) punham o rematch do del rio,e o cena ganhava sem problema nenhum.So fizeram isto para dizer que o cena ja nao é o unico a falhar o cash-in
    Mas depois comecei a pensar,não é assim tão mau
    Pensem bem:Cena no smackdown da audiencias,e quento ao sandow,apesar da derrota,ele bem se pode gabar de ter tido um combate excelente com o cena,e isso pode puxar-lhe na mesma para o main-event,e poderemos ter cena vs sandow vs del rio
    Enfim,é discutivel!
    Alguem concorda comigo??

  10. 434 Days - há 3 anos

    Vejo que este artigo já gerou aqui muita resposta e sinto que também tenho algo a dizer.

    O que se passa aqui é que o John Cena é ”Best For Business’. Neste momento e nos últimos 8 anos, O Vince só tem um objectivo principal e isso é lucrar com a imagem do Cena, que agrada mulheres e crianças, e por isso faz dele um super-herói que estes apoiam. Claro que a parte mais sensata do público o vaia e o odeia, mas isso não interessa quando as vendas são altas e o produto lucra a olhos vistos.

    Admito aqui que não sou fã do Cena, mas no entanto respeito a pessoa que ele é, pois faz de tudo para ajudar os que pode, fazendo bom uso daquilo que ganha. No entanto, o primário para mim é a sua personalidade dentro do ring, pois eu sou fã de wrestling e se vejo WWE é para desfrutar disto mesmo. E todas as semanas, eu vejo este único lutador ser protegido constantemente, enquanto que outros são queimados, entendendo o que é bom para a empresa. No fim de tudo, o que eu peço é que o Cena se sacrifique pelos outros talentos e de maneira convincente. Usando aqui a situação do Sandow, ontem era uma excelente altura para promover o Damien, e o que me irrita mais é que o Cena vem cedo demais de uma operação, e parece que o braço está espectacular.

    Para acabar, respeito aqueles que gostam do Cena, apesar de não concordar com eles. O que eu temo mais e que quando o Cena se retirar, a WWE não esteja a altura de encontrar uma nova estrela. O Bryan teve lá perto, mas como estes últimos meses mostraram, ainda há muito trabalho pela frente. Grande artigo e espero ler mais assim tão controversos

  11. Mateus2330 - há 3 anos

    Olhe o incrível sell do Cena ao combate: http://2.bp.blogspot.com/-jtGnb9p1ugo/UnBG4tu0OjI/AAAAAAAABdY/3wZVkj6QbeM/s1600/HUE+BR.jpg

    Parecia estar feliz com o que iria acontecer a seguir.

  12. Jardel Silva - há 3 anos

    olha em meados de 2007 ate o começo de 2013,eu matava e morria por john cena considerava john cena melhor que undertaker(eu ainda assistia WWE no E+I kkkk)dps que começei a conheçer e virar fa de wrestling conheçer empresas como TNA,CZW E ROH fui percebendo que john cena não é o melhor wrestling que tem no planeta e vir que wrestlers como cm punk,undertaker(mito) e brock lesnar é mil vezes melhor que cena e dps começei a não gosta das promos que ele realiza parecia uma criança e tbm cena sempre apanhava e dps fazia seus malditos 5 moves e ganhava a luta ai começei a ficar cheio dele e começei a gostar de heel´s como romans reigns que eu coverso so fa pra caralho dele e gosto muito dos spear´s,não gosto dela na vdd odeio ele mais ele tem que ser respeitado pq sem ele a wwe não iria ter tanto sucesso quanto tem e acho que mesmo odiando ele,acho que ele como WHC seria uma boa para elevar o titulo so que dps tem que dar um push pros novos talentos como wade barret,cody rhodes e ate msm o damiew sandow que gostei muito da quimica e a luta entre os ambos damiew sandow x cena.

  13. GonRodri - há 3 anos

    Ganda Cena !

  14. Rafael Xavier - há 3 anos

    Falo Bonito gosto muito do cena e acho que ele dever se respeitado sim a sua história na WWE é muito legal

  15. damv - há 3 anos

    akujy enorme jovem, vê-se um excelente arguente a este tema, em detrimento do cadu, mas cena lovers já basta a juventude, mais jovem. Pois ao vermos um senhor interpretar o papel de novo Hogan, já bastava o original, mas esse sabia fazer o papel de heel, o cena só na sua entrada para a companhia é k interpretou tal papel, e se o fizer de novo, só quando morrer para a WWE. Infelizmente temos de gramar com o Cena se quisermos ver a WWE, pois nem lesões o tiram de lá, por isso keep going, quando o senhor aparece de calções com uma musica que já pode ser chamada de it da ultima década, pois até um cd ele soube fazer, mas se lhe perguntarem agora se ele ainda sabe fazer musica, ele deve dizer k nunca soube, eheheheh. Pois somos forçados a ver o Cena, enquanto que jovens como o Barrett, estão à espera no estaleiro para ver melhores dias de se meterem numa storyline, e assim vai andando a companhia de Vince, com os seus compinxas a fazer de mausinhos, e a darem títulos a quem já tem muitos títulos, e não darem nada a quem já merecia (cody rhodes).

    Mas ñ me ralo, eu idolatro um senhor k só teve 3 títulos mundiais, e sabia se reinventar a cada combate, e sempre o via como o melhor, e hoje em dia anda nas bocas do mundo para aparecer na Wrestlemania, Bill Goldberg.

    Mas pensem em alguns jovens wrestlers k nao conseguiram vingar, devido à cegueira sobre o senhor Cena, exemplo bobby lashley. Depois de um combate com este “catedrático do wrestling” foi de imediato arrumado para outras paragens, sofrendo depois uma lesão e acabando por sair da WWE. Este jovem disse que seria extremamente complicado chegar a um nível superior neste companhia devido então aos senhores “caras da empresa”, e k então WWE seria algo a não ponderar no momento. Pois seria complicado para ele como para tantos outros, k tem alimentado o ego dos meninos bonitos da WWE, em detrimento dos tais “B++”. Mas pode ser k o cena um dia de tanta Creatina tomar, faça “BOOM”, e nos lá o deixamos de ver, eheheheh.

    Continuem vendo esse “insuflado”, com tendências de politico (beijar crianças), a aumentar o seu ego a cada RAW, Smackdown, NXT, etc, até ao dia k alguem decida dizer basta, do interior da WWE, referindo-me aos writers, pois já estão tão enjoados do mesmo menu. Dizer writers pois se for wrestler acaba como o ziggler, que já lá anda a quase tantos anos quanto o Cena, e anda agora pelas ruas da amargura só porque ñ souberam o aproveitar, e pk já escreveu mais k uma vez sobre a sua revolta sobre a personagem Cena.

    Bem acabo por aqui meus colegas, pois ao ver esta semana elevar o ego do “super-homem em calções”, deixa uma pessoas mais revoltada do que com a madeixas do Jorge Jesus, que só dao é vontade de arrancar à estalada, eheheheh. Abraços a todos, principalmente aos k já enjoaram desta personagem, k vende Action Figures e t-shirts o “Ronaldo do Wreslting”, e deve tb andar para lançar uma linha de cuecas, ora ganda FDP, k ñ tem mais k fazer ao dinheiro, ao menos dava-me a mim.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador