Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

Pensamentos #82 – Perguntas que fazem pensar

Desde que me conheço como fã de wrestling, que vejo muito além do que as empresas apresentam, ou seja, eu vejo mais do que a TV mostra. E ao ver certas coisas, começo a pensar, coisa que não costumo fazer muito, mas que me fazem questionar muitas coisas. E ao questionar essas coisas, surgem perguntas. Muitas perguntas, para as quais ainda não arranjei umas respostas assim muito boas! Querem ajudar-me? Então vamos ver 10 perguntas e reflectir:

bigshow

Qual a diferença entre o Intercontinental Title e o World Title?

Comecei recentemente a pensar nisto. Que raio de diferença existe entre o titulo Intercontinental e o titulo Mundial? Ora, se formos fãs de wrestling, o Intercontinental é um titulo de mid-card, que serve para testar talentos, a forma como eles se comportam com um titulo na cintura e como eles reagem á pressão de serem campeões. Além disso, é uma porta para um futuro possível titulo Mundial. Mas mesmo assim, que raio de diferença existe entre eles?

O termo Intercontinental significa que o lutador que o possui, é o campeões de todos os continentes. Ora, se é o Campeão de todos os continentes, isso significa que é um campeão do Mundo….ou não? Será que o lutador que envergue o titulo Intercontinental é campeão dos continentes e o lutador que envergue o Mundial é campeão de todos os continentes, dos oceanos e dos Pólos Norte e Sul? Até agora, ainda não arranjei uma resposta convincente…

Porque é que os lutadores não usam os finishers no inicio?

Esta pergunta é só para aqueles ingénuos que não sabem como funciona o Wrestling, mas que já vi muito boa gente a fazer esta pergunta. Eu mesmo já a fiz, quando tinha 13 anos. Então, se o murro do Big Show é assim tão forte que coloca toda a gente KO, porque é que ele não o usa no inicio dos combates? Toca a campainha, um selo na tromba do adversário e acabou-se. Como todos sabemos ou devemos saber, não é bem assim que a coisa se tem de dar. Existe uma história que tem de ser contada dentro do ringue e essa historia engloba muitos momentos entre os dois lutadores, de parte a parte. Além disso, já aconteceu imensas vezes as empresas “venderem” o facto de que se um finisher for aplicado no inicio de um combate, não faz tanto efeito, pois o adversário está fresco e sofre menos dano. Esta é das perguntas aqui apresentadas, a mais lógica!

Porque é que os lutadores se encharcam de óleo de bebe?

Esta sim, nunca percebi. Qual é a necessidade de estar a tomar um banho em baby oil antes de ir para o ringue? Ok, gajos como o David Otunga ou o Chris Masters até percebo, serve para realçar ainda mais o físico, dar ênfase aos músculos, que com o óleo e as luzes da arena, parecem ainda mais gigantes do que são. Agora, gajos como o Ric Flair, o Hulk Hogan, o Randy Orton, o Rey Mysterio, epah, para quê? No caso do Mysterio, realça mas é a barriga! E no caso do Orton, pelos vistos ele usa tanto, que chega a ser incomodativo. Aqui há uns tempos, um ex-WWE disse que era extremamente irritante trabalhar com Orton, porque ele usava tanto, que sujava toda a gente que lutava com ele e que além disso, escorregava muito nas manobras. Parem lá com isso…

Porque é que a SmackDown tem sons de fãs?

Outra coisa que eu também nunca encaixei muito bem. Tudo bem que a SmackDown costuma ter arenas metade vazias e que os fãs presentes nunca são propriamente muito audíveis, mas o uso de sons dos fãs é um completo exagero, que estraga o show a quem o vê na TV. Está uma pessoa a ver uma promo e de repente, ouve-se uns gritos, que parecem que estão a torturar alguém.

Seja com Faces, seja com Heels, os sons são horríveis. Se querem obter reacções e não as têm, ao menos usem sons mais realistas, aproveitem os sons de outras arenas, gravem-nos e insiram-nos em pós-produção.

Para aqueles que não sabem do que estou a falar, vejam este video e ouçam os sons de fundo.

Para que é que servem as protecções nos joelhos/cotovelos num combate?

Esta é outra que é perfeitamente compreensível, mas que á primeira vista parece parvo.Então os homens andam á porrada lá dentro e usam protecções Quantas e quantas vezes já vimos combates demoníacos, em que os wrestlers se matam, atiram-se de jaulas, cadeiras, sangue, ossos partidos, cabeças abertas, etc, mas as cotoveleiras e as joelheiras estão quase sempre presentes. É compreensível. Não só servem para proteger quem os usa, como servem para proteger os adversários. Os cotovelos e os joelhos são das áreas mais fáceis de lesionar num combate, principalmente os joelhos e as protecções que os lutadores usam, não só serve como protecção, como também podem ter influência em certas manobras, quando o impacto gerado pelos joelhos podem evitar uma lesão grave. Um exemplo, é o Tombstone Piledriver. Quando Taker o aplica, os joelhos dele recebem todo o impacto e as joelheiras ajudam a proteger essa parte.

Um General Manager tem alguma autoridade?

Respostas rápida, não. Um General Manager não tem autoridade para nada nos shows. Um General Manager é simplesmente um adereço, um meio de comunicação entre a Administração e o público. Serve para marcar combates e tomar decisões em televisão, mas que foram tomadas antecipadamente pelas bookers, agentes, etc… Claro que existem excepções. Existem certas pessoas que possuem realmente autoridade dentro da empresa e que são General Managers, mas que uma coisa nada tem a ver com a outra. Um General Manager não toma decisão nenhuma sozinho, mesmo que seja o Vince McMahon.Ninguém chega lá e diz “Eu mando nesta merda toda! Tu vais fazer isto e tu vais fazer aquilo!”. Isto não existe! Um General Manager não é mais do que uma personagem que encaixa perfeitamente na televisão e que pode muitas vezes ser o centro da controvérsia.

Como é que os lutadores decoram promos tão longas?

Neste caso, desde que sei como o wrestling funciona, que me pergunto sobre isto. Quantas vezes já vimos lutadores que têm promos longas, com imenso discurso e declamam um texto tremendo? Claro que existem muitos truques para ajudar nesses segmentos, como escrever lembretes sobre o que se vai dizer na mão (Stephanie), no braço (The Rock), na fita adesiva (CM Punk), etc… Mas mesmo assim, como é que eles conseguem decorar tanta coisa e falar para um público, muitas vezes em directo e grande parte das vezes sem falhas? Isto se não fores o Randy Orton, claro. É preciso ter uma grande memória e saber exactamente quando o dizer, o tom com que se diz e o tempo utilizado para o fazer. Um exemplo de um grande talker é o Chris Jericho, que nos seus HighLight Real, falava, falava e falava, sem um único erro. Segmentos de 20 minutos, se necessário. É obra!

Como é que a WWE monta os cenários?

Outra coisa que cada vez mais me faz pensar. Ainda no outro dia estava a ver um jogo de NBA, que estava a ser transmitido do Madison Square Garden e eu pensava “Como raio é que a WWE consegue montar aqueles cenários gigantes em metade da arena, se nessa metade não existem balneários daquele lado? Normalmente, as arenas em que a WWE actua são trabalhadas da seguinte forma: A arena é divida em 3/4, ou seja, de uma das pontas da arena até á entrada principal, passando pelo ringue, a rampa e a entrada propriamente dita, é onde a acção acontece. Depois, a outra parte da arena fica coberta atrás da entrada, do titatron, etc, e é onde ficam os balneários e os escritórios. Mas eu volto a perguntar: Se normalmente nos jogos de NBA, NFL, etc, os balneários fica a meio da arena, como nos estádios de futebol por todo o mundo, como raio a WWE consegue ter balneários numa das pontas? É um dos segredos que eu adorava conhecer: o esqueleto de uma arena da WWE!

Maquilhagem? Para quê?

Para quem não sabe, e eu não sabia disto até há bem pouco tempo, não são só as Divas que passam pelo pó de arroz e o cortezinho de cabelo antes dos shows. Sim, os lutadores também. E alguns, de que maneira. Não, não estou a falar de gajos como o Goldust ou o Jeff Hardy, que se pintam sempre, estou a falar de lutadores que não aparentam nada disso. Já li imensos relatos na Internet de histórias de backstage e mesmo histórias em livros de wrestlers, que antes de cada show televisionado, toda a gente que vai aparecer, passa pela cadeira da maquilhadora. E agora ainda mais, desde que a WWE passou a ser HD. Os lutadores têm de estar apresentáveis, principalmente aqueles que já se encontram mais velhos. Um dos grandes exemplos disso, admitido pelo próprio no seu discurso no Hall of Fame, é Ric Flair. Flair admitiu que nos últimos 15 anos, foram as maquilhadoras e os técnicos de imagem que o faziam parecer apresentável em televisão, principalmente porque Flair, como todos sabemos, sempre sofreu de muita sede e apanhava muitas bebedeiras. As olheiras não ficam bem na TV…

Os títulos são pesado e de ouro?

Este ponto já foi discutido aqui no site, depois de numa entrevista CM Punk ter dito que o Titulo da WWE pesava 9 quilos. 9 quilos? O homem deve estar louco. O pior de tudo é que depois disso, o Cena confirmou que o titulo é extremamente pesado. Porra, então os homens devem ser realmente fortes! Para andarem com aquilo na mala, só podem, não é? Não é bem assim…

Existe um pormenor que poucos conhecem, mas que foi o Jeff Hardy, na altura campeão da WWE, que revelou: existem 2 títulos da WWE, um que o campeão utiliza nos House-Shows e outro, o original, realmente pesado. Então, mas isso levam-nos a outra questão: Dois títulos? Para quê?

Existem de facto dois títulos, um feito do famoso Stainless Steel, ou seja, metal baratucho e pintado e outro feito de pedaços de ouro e de prata. O primeiro, é utilizado pelo campeão nos House-Shows, é o cinto que o campeão carrega na mala, que mostra em programas de TV de divulgação da empresa, etc. O outro, feito de ouro, é o utilizado nos shows televisionados, principalmente nos PPV. Esse sim é bastante pesado, porque é feito de materiais pesados. Mas esperem, existe ainda outro titulo, um 3º! Existe um Titulo da WWE, feito de ouro e diamantes, que se encontra na sede da WWE e que é apenas utilizado na Wrestlemania, pelo campeão da altura!

wwetitle

E basicamente é isto! São estas e outras as dúvidas que eu tenho, ou melhor, de que me apercebo que tenho quando vejo um show de wrestling, principalmente WWE. Só existe uma coisa a fazer: Continuar a pensar!

See you next week, here on WPT!

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Pensamentos”.

22 Comentários

  1. joão vitor - há 3 anos

    se as lutas são ensaiadas como os lutadores lembram oque vão fazer detalhadamente no ringue? sempre me perguntei isso

    • João Macedo - há 3 anos

      Acho que só fica pré-determinado as partes principais e final do combate, sendo que o desenvolvimento do combate fica um pouco a cargo do “improviso” e experiência dos lutadores para contar uma história em ringue.

    • Anon - há 3 anos

      Eles falam entre si e avisam que golpe vão fazer a seguir. Existem inúmeros vídeos em que se houve os wrestlers a falarem um com o outro. Eles só sabem os spots principais e o final do combate, entre esses spots é só “encher chouriços”

  2. AwesomeTheMiz - há 3 anos

    Bom artigo!

    – Rey Mysterio precisa mesmo de joelheiras… hehehehe
    – Jeff Hardy ficou como WWE Champion por menos de dois meses e abriu o jogo sobre o peso do cinturão!

  3. Catchphrase - há 3 anos

    Este artigo foi dedicado a alguns marks aposto!

  4. DX Rules - há 3 anos

    Mais uma vez grande artigo.

    No meio de tantos artigos sérios (não estou a criticar) é agradável ter um mais virado para a comédia.

    A maior parte dessas perguntas eu próprio me pergunto.

    Já agora sugiro aqui uma pergunta:

    Como é que um italiano (Santino Marella)ou um suíço (Cesaro) são campeões do USA? xD

    • DheFan - há 3 anos

      Da mesma maneira que o Kofi Kingston o foi por 3 vezes e é do Ghana , África

      • PedroSWWE - há 3 anos

        E também como é que os Americanos eram campeões da Europa!? lol

  5. João Macedo - há 3 anos

    Artigo muito bom com um tema a prender o leitor até ao fim. Parabéns, adorei ler isto!

  6. The Mentalist - há 3 anos

    Como sempre não faltou originalidade, parabéns Ricardinho

  7. MR Perfection André Santos - há 3 anos

    Grande Artigo! Parabéns!

    Lembro-me do Hogan estar todo banhado de oleo nos tempos da WCW…até metia nojo!

  8. RuiFerreira222 - há 3 anos

    Isso é que são perguntas que fazem pensar bastante!

    Bom artigo.

  9. WWE Rules - há 3 anos

    Muito bom artigo. “Porque é que a SmackDown tem sons de fãs?” – Também me pergunto o mesmo, para quê “manipular os sons” ? A certo ponto chega a ser irritante, saber que um khali, prime tyme players e o próprio Big E Langston num show “normal” tipo raw ou um ppv, quase não se ouvem os fans e no Smack Down parece que são todos main event, tanto é o “apoio” do público.

  10. taker - há 3 anos

    devia haver mais artigos destes porque grande parte dos fãs não sabe

  11. XTreme - há 3 anos

    Não vai haver unificação de titulos se houver o combate na wrestlemania entre os dois campeões vai acontecer uma coisa tipo no jogo wwe’12 quem jogou o HHH venceu a wrestlemania e depois do combate com sheamus ganhou o titulo a que tinha direito ou seja mesmo que os doi lutem um ganha um titulo novo e defende um mas o vencedor da royal rumble vai ficar com um dos dois titulos que o outro tem.

  12. gabriel barros - há 3 anos

    Artigo muito bom

  13. Eugen3 - há 3 anos

    Bom artigo.
    Ainda hoje me pergunto o porquê de não usarem os finishers no inicio xD, e também sobre como é que a WWE monta os cenários.
    Também é de louvar não só as promos mas os longos combates, como é que eles decoram aquilo tudo??
    Ainda há mais algumas coisas, mas de momento escaparam-me xD

  14. TeamAJ - há 3 anos

    Muito bom este artigo. São questões bastante pertinentes.

  15. Fandangooo!! - há 3 anos

    Muito bom este artigo. Sempre me perguntei sobre os cenários da WWE

  16. Tunes9 - há 3 anos

    Excelente artigo, muito interessante, eu também já me perguntei sobre isto e muitos outros o devem ter feito, é normal, Parabéns RicardinhoO!!!, continua assim. :-)

    Só uma coisa, na parte dos óleos de bebe, eu também não gosto, mas, no Hulk Hogan ficava fixe, dava-lhe uma “intensidade”, não sei explicar, ficava bem com o corpo dele e com a sua gimmick e coisas que ele fazia. (“taunts”). :-)

  17. PedroSWWE - há 3 anos

    Bom artigo.
    Realmente há essas perguntas e muitas mais que são perguntas básicas mas que dão que pensar.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador