Pensamentos #97 – Lendas ou Verdades?

Todos nós conhecemos histórias famosas, que fazem o nosso imaginário trabalhar e pensar “Será que aconteceu realmente?”. O Wrestling não é excepção á regra e desde que o Wrestling foi inventado e ganhou fama que muitas histórias percorrem os tempos como Mitos Lendários, que encaixam com rivalidades e personagens. Hoje vamos conhecer 6 dessas histórias e vão ser descritas da seguinte forma:

Protagonista: Qual ou quais as pessoas que fizeram esta história famosa;
A História: A descrição exacta do que se passou ou do que é relatado;
O Veredicto: A decisão final, feita por mim, sobre a história e se esta não passa de uma Lenda ou uma Verdade.

andrethegiant

Protagonista: André The Giant. WWE Hall of Famer. Um dos lutadores que mais sucesso teve a nível mundial e foi uma das, senão a, maiores atracções dos anos 70 e 80 no mundo do Wrestling. Apesar da lenda do seu tamanho e peso não corresponder á realidade, André era gigantesco (2.24 metros) e extremamente pesado (240 quilos). André foi uma lenda da WWF e uma das maiores estrelas de sempre do Wrestling.

A História: André era um lendário bêbedo. Dusty Rhodes confirmou que certa vez, André bebeu cerca de 41 litros de cerveja (156 latas) ao longo de 6 horas. Também Mike Graham e Fabulous Moolah confirmaram esta história. Resumindo, André adorava bares. E reza a lenda que um dia, num desses bares, 3 idiotas começaram a implicar com André, a desafiá-lo para lutar e a insultá- lo. Ora, mesmo sendo um gigante, André era extremamente dócil e pacifico, fama que lhe deu o apelido “Gentle Giant”. Mas nesse dia, André terá ficado farto dos insultos e perseguiu os gajos até ao lado de fora do bar, tendo os 3 entrado no carro e fechado as portas. E é aqui que começa a lenda. Segundo dizem, André terá virado o carro ao contrário, com os gajos lá dentro e fugiu antes da Policia chegar, deixando os gajos dentro do carro virado.

Veredicto: André tinha uma força descomunal. Alguns lutadores da altura diziam que André não tinha noção da sua força. Mas os relatos da história divergem muito: Uns afirmam que o carro era um Fiat, outros que era um Mercedes, uns dizem que eram 3 gajos, outros dizem 4. Como os relatos são tão diferentes uns dos outros, o mais provável é que esta história seja Lenda.

Protagonistas: Shawn Michaels e The Undertaker, dois grandes ícones do wrestling de todos os tempos, duas grandes lendas e dois dos melhores performers de sempre.

A história: Na Wrestlemania 14, Shawn Michaels ia defender o seu WWF Title contra Stone Cold e tinha de perder. E porquê Porque 2 meses antes, Shawn lesionou-se num combate, lesão essa nas costas e que ia necessitar de cirurgia e de bastante tempo de recuperação. Ora, se Shawn estava lesionado, tinha que perder, certo? Errado, segundo Shawn Michaels. No backstage, Shawn Michaels recusou-se a perder para Austin, alegando que seria o seu último combate e que não queria sair assim. Ora, estavam num impasse. Até que um senhor chamado Undertaker aproximou -se de Shawn e enquanto colocava fita nos punhos, disse: “Se quando eu acabar de enfaixar os punhos tu não tiveres feito o job, vamos ter problemas”. O certo é que Shawn perdeu o combate.

Veredicto: Esta história veio á tona pela boca de Jim Cornette, que era booker da WWF na altura e foi confirmada mais tarde por Taker. E Cornette acrescentou que durante o combate, Taker sentou-se na Gorilla Position em frente a um monitor, a ver o combate, sem falar. Mas o combate terminou, Taker tirou a fita do punhos e foi á vida dele. Tendo em conta tudo isto, esta história é Verdade.

ricksteiner

Protagonistas: Dr Death, ex-lutador que exerceu a arte nos territórios antigos, nos anos 80 e depois mais tarde nos anos 90 e Rick Steiner, irmão de Scott, excelente lutador de Tag Team, que alcançou sucesso na WCW.

A história: Naquele tempo, os territórios de wrestling eram conhecidos por terem os mais duros homens da terra e com razão, pois a maioria dos lutadores andavam constantemente envolvidos em lutas de bares e outros problemas. Mas esta história é diferente. Segundo reza a lenda, quando iam a caminho de um show, Dr Death e Rick Steiner deram de caras com um sério acidente de carro. As pessoas estavam a tentar tirar os ocupantes do carro, pois este tinha começado a arder. Não estavam a conseguir e gritavam desesperadas que o carro ia explodir. Isto até Dr Death e Steiner saírem do carro, arrancarem a porta do carro destruído, sim, arrancarem a porta e tirarem as pessoas lá de dentro. Levaram as vitimas para longe e pouco depois, o carro explodiu.

Veredicto: Esta história foi contada por Jim Ross e foi noticia em jornais da altura. JR acrescenta que “Para eles, colocarem a vida em risco, com o carro prestes a explodir para salvarem as pessoas, prova que eles são verdadeiros duros”. Mas existe dúvidas? Verdade.

Protagonistas: Shawn Michaels, lenda da WWE e um número pouco recomendável de Militares

A história: Segundo reza a lenda, Shawn Michaels estava num bar a enfrascar-se e quando já estava bastante tocado, decidiu meter-se com as mulheres de um grupo de Militares que estava no bar. Escusado será dizer que os militares não gostaram nada daquilo e arrastaram Michaels para fora e deram-lhe um enxerto de porrada. Michaels foi multado pela WWF e na altura, teve de pedir desculpa aos militares.

Veredicto: Ora bem, esta história foi confirmada por Bret Hart, mas tem milhentas versões diferentes. Uns dizem que Shawn estava sozinho, outros que estava com Kevin Nash e com British Bulldog. Uns dizem que eram 5 militares, outros dizem que eram 10, ou seja, factos muito pouco claros. Tendo em conta que existem tantas versões da história, parece-me que se trata de Lenda.

dannyhodge

Protagonista: Danny Hodge, um ex-lutador amador, profissional e ex-Boxer. Teve um grande sucesso como lutador amador, tendo ganho 46 combates seguidos (36 deles por pinfall) e nunca tendo sequer permitido a qualquer adversário ganhar vantagem. Teve algum sucesso no boxe amador e no wrestling profissional, venceu o NWA World Title 8 vezes, durante 10 anos.

A história: Danny Hodge era um homem duro no ringue, disso não haja dúvida, mas era também duro fora dele. Em 1976, Danny adormeceu ao volante do seu carro, bateu contra a borda de uma ponte e caiu, com o carro, ao lago, partindo o pescoço e alguns dentes. Apesar disso, Danny conseguiu partir uma das janelas do carro, nadar até terra. Impressionante? Nem por isso, tendo em conta o se seguiu: Danny caminhou até uma estrada, imobilizado o pescoço com as próprias mãos, sim, ele segurou o seu pescoço partido com as mãos, para que não piorasse a lesão e conseguiu chegar a uma estrada para pedir ajuda.

Veredicto: Esta história foi contada por Jim Ross, afirmando que Danny era uma pessoa totalmente diferente, um freak of nature. Danny nasceu com tendões duplos nas mãos, o que explica a sua força sobre-natural. Algo que Danny consegue fazer, ainda hoje, é esmagar uma maçã só com uma mão. Tendo em conta estes relatos e esta foto, acredito que seja Verdade.

vader

Protagonistas: Vader, lutador gigantesco, que aterrorizou WWF, WCW e Japão com a sua dureza e os seus combates extremamente duros.

A história: Bem, isto não é bem uma história, mas sim a pior experiência da vida de Vader, segundo palavras do próprio: “Era um combate entre mim e o Stan Hansen no Tokyo Dome, com 70.000 pessoas. Pouco depois do inicio do combate, eu encostei-o ao canto e ele como via mal, espetou-me o polegar no olho duas vezes e o olho saltou-me.”

O que se seguiu é puro choque, com Vader a retirar a máscara, mostrando o seu olho quase pendurado. Não podendo parar o combate, Vader fez o impensável, empurrou o olho para dentro e continuou o combate

“Foi puro instinto. Eu empurrei o olho para dentro, depois a natureza tomou conta da situação e o olho inchou rapidamente e isso segurou ainda mais o olho. Este acidente custou-me 30 % da visão do olho, parti todos os ossos da órbita e parti osso do nariz. Tive de fazer uma cirurgia reconstructiva.”

Veredicto: Com base no próprio testemunho de Vader e com base neste video (cuidado, não é para todos), esta história é uma dura e violenta Verdade.

E ficamos por aqui. Digam-me o que acharam desta rubrica e se vale a pena, no futuro, voltar a trazê-la.

See you next week, here on WPT!

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Pensamentos”.

8 Comentários

  1. Mandathai - há 3 anos

    Gostei muito deste artigo. Sempre bom ouvir as histórias e as lendas do wrestling. Se fizeres um 2º round, aconselho as histórias do Fatu e do Hércules.

  2. Tunes9 - há 3 anos

    Excelente artigo, Parabéns RicardinhoO!

    Acho que é uma rubrica interessante para saber histórias sobre os lutadores e ter mais certeza se são verdades ou lendas, eu gostei de ler e saber estas curiosidade, acho que vale pena voltar a trazer-la no futuro, eu aprovo. :-)

  3. john3:16 - há 3 anos

    Este artigo foi fantástico, li histórias emocionantes aqui de lutadores que não sabia, do vader por acaso já sabia, mas o mito do the giant e do HBK dos militares não fazia ideia, espero que voltes a apostar e a escrever artigos semelhantes a este força ai e parabéns ricardinho0 !

  4. Coiso - há 3 anos

    Espetacular artigo
    Nunca mais volto a ver a história do vader antes das refeições, mas adorei as outras

  5. The Game - há 3 anos

    Excelente espaço

    É sempre curioso ver as histórias de backstage e a do Undertaker com o HBK é excelente, só para ver o respeito e medo que as pessoas tem ao Undertaker já naquela altura

  6. danielLP21 - há 3 anos

    Muito original. Adorei.

  7. Talles Bhering - há 3 anos

    Parabens! Otimo artigo
    Boas historias sendo Lendas ou Verdades, gostei muito da do Shawn e o Taker na Mania 14 (Que foi verdade)
    Nossa cara num sabia que isso tinha acontecido com o Vader, caramba o olho do cara!

  8. Mauricio M - há 3 anos

    Sobre a história do Andre the giant e a segunda do HBK eu discordo, eu acho que ambas são verdades, concordo que existem mais de um relato, mas normalmente isso não deixa de ser uma verdade, por que sempre há alguém que não estava lá no momento e fala sem saber, e no caso da história do Danny Hodge eu também discorto, eu acho que é lenda, mesmo que o Ross tenha confirmado a história, não que ele não pudesse andar segurando o pescoço com as mãos, mas o que me faz acreditar que é lenda é o fato desse ter nadado com o pescoço partido, muito inacreditável no meu ver, as demais histórias concordo com todas.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador