Perguntas e Respostas #101

E depois dos foguetes e da festa de edição nº100 estamos de volta á normalidade, e por isso sejam bem-vindos ao Perguntas e Respostas , esta semana serei eu José Sousa, o autor do Smoke and Mirrors a responder á vossas questões. Nesta edição voltaram a colocar-me diversas perguntas sobre temáticas prementes. Por isso mesmo escolhi as 10 perguntar que me pareceram ser mais importantes de serem abordadas nesta altura, sendo que não respondi a perguntas que abordassem previsões do Extreme Rules, isto porque irei analisar o evento no próximo Smoke and Mirrors.

João RKNO: Parabéns pela centésima edição. Caro José, quais os adversários mais credíveis para suceder aos atuais campeões de mid card ?

É uma boa questão, meu caro. Sinceramente é complicado porque a WWE colocou demasiados wrestlers com talento com a imagem debilitada e que poderia ser perfeitamente bons campeões tanto dos USA, tal como Intercontinental. Mesmo assim, encontro alguns nomes que dariam bons campeões nesta altura para qualquer um desses títulos, e que com o booking certo seriam campeões credíveis.

Como por exemplo para o título Intercontinental nomes como o Ziggler, Cesaro, Fandango, e o Bad News Barrett seriam bons nomes que poderiam trazer interesse ao título, isto claro tivessem um booking. E possivelmente até um deles ( o Barrett) arrisca-se mesmo a poder ser o próximo campeão, mas sobre isso eu falarei na devida altura.

Quanto ao Titulo dos Estados Unidos nomes como o Rusev, e sobretudo Swagger seriam exemplos de heels que se ajustariam perfeitamente ao perfil do título em questão. Sendo que, no caso do Swagger seria até uma forma de continuar com alguma atenção, mesmo depois do fim dos Real American onde o foco está centrado sobretudo no Cesaro.

Arvanix: Existem planos para tornar o Wyatt babyface, assim que The Shield voltar a ser heel, tirando Roman Reigns que será lançado, individualmente, como babyface. Se esta ideia se confirmar, achas que a “gimmick” que o Wyatt tem mudará, mesmo só um pouco, devido ao facto de ser babyface, ou não? E quanto aos Shield, que prevês para o futuro deles, quando Reigns for “lançado” individualmente e Dean e Seth Rollins formarem equipa heel?

Isto que fizeste é uma pergunta 2-1, mas vou tentar respondê-la da forma mais clara e sintética que seja possível, uma vez que correlacionas a situação das duas Stables decidi abordar as duas perspectivas que apresentas-te.

Começando pelos Wyatt , considero que eles enquanto faces terão uma gimmick similar á que possuem actualmente, uma vez como eles próprios dizem eles não defendem o bem nem o mal, uma vez que dentro da cabeça do Bray o que está correcto é a filosofia dele. E isso é algo que com algumas adaptações até poderá resultar como face, sobretudo se for dentro do género da gimmick Ministry of Darkness do Undertaker, e por isso essa hipótese de turn não me assusta muito.

No caso dos Shield, acho que o cenário é ainda mais claro que no caso dos Wyatt, ou seja, todos nós já percebemos que o Reigns vai ser lançado como um main-eventer face, agora se vai ser um sucesso ou não já é outra questão, e dependerá muito de como for bookado. Quanto ao Ambrose e ao Rollins, acho que poderão ser uns belos campeões de Tag Team heels antes de se separarem e iniciarem a sua carreira a solo no main-roster.

John 3:16 Quem achas que pode ser um possível vencedor do Money in the bank este ano ?

Nesta altura é complicado prever isso, sobretudo porque não temos uma clara ideia de quem poderão ser os homens que irão participar nesse mesmo combate, no entanto eu nesta altura tenho 4 nomes que penso que serão os mais fortes candidatos á vitória da mala.

Na minha opinião, e á partida os nomes mais fortes são o Sheamus, o Cesaro, Bray Wyatt e Roman Reigns. Sendo que, no caso dos 3 últimos considero-os os mais fortes candidatos caso a vontade da WWE seja construir uma nova superstar de topo com esta mala. Caso queiram fazer o que fizeram com o Orton e com o Cena, então tenho quase a certeza que a WWE poderá dar a mala ao Sheamus como forma de o recolocar na rota dos títulos principais da companhia.

Fabio Vazz:: Sabemos que stables não duram a vida toda, e assim como a separação da The Shield já foi discutida, o que achas que irá ocorrer quando vier a separação da Wyatt? O que reserva a cada um?

Voltamos ao tema Wyatt, mas desta vez tu abordaste um aspecto muito interessante e até agora pouco abordado nos artigos de opinião, seja a nível nacional como a nível internacional. E provavelmente não o foi, porque provavelmente todos nós imaginamos a Family como uma stable que irá ter uma longevidade maior do que o normal, possivelmente até maior que os próprios Shield. Por isso, mesmo acaba por ser futurologia responder ao que me apresentaste porque não imagino esta separação para breve.

Mas, de forma realista o futuro do Rowan deverá passar por ser um jobber no roster, ou caso não tenha gimmick até cair no esquecimento e acabar por ser despedido no final do seu contrato com a WWE. Quanto ao Luke Harper eu prevejo que tenha algum destaque no midcard, com feuds, combates interessantes, e talvez um ou dois títulos de midcard, até porque ele é daqueles que podes confiar caso queiras colocar alguém a brilhar num combate.

Quanto ao Bray, se a WWE souber ter o booking certo tem aqui um futuro main-eventer porque ele é puro ouro com esta gimmick. Como diria o Stone Cold, ele é um diamante em bruto com esta gimmick e com todo o seu potencial de contar histórias no ringue, promos e vontade de trabalhar, só mesmo por parvoíce é que a WWE quererá destruir o potencial deste jovem talento. Mas, nunca podemos confiar de mais porque a história do wrestling é feito de erros que impediram alguns bons talentos de chegar ao topo.

Hurricane : Se o brand split voltasse, acha que colocar John Cena no SmackDown novamente ajudaria a trazer mais audiência para este show? Visto que o SmackDown parece estar sendo muito desvalorizado ultimamente.

O Smackdown está desvalorizado em termos de importância desde do fim da Brand Split, por isso isto não é uma questão dos últimos meses. Até porque, ocasionalmente até tens programas de boa qualidade e que continuam a contar algumas das histórias mais importantes( como semana passada). Mas, a verdade é que essa não é a constante e a Smackdown não sendo uma brand não tem o mesmo impacto de outrora.

O Brand Split poderia voltar a trazer importância, mas isso implicaria desunificar os títulos principais e voltar a credibilizar o World Heavyheight, e isso em teoria até poderia ser feito com o John Cena. Porém, o ano passado também se pensou nisso na altura que ele venceu o título ao Del Rio e novamente as expectativas saíram desfraudadas, por isso um booking inteligente e de valorização dos novos talento seria bem mais eficaz que um John Cena na minha opinião.

Claro que ele traria audiências a curto prazo, e trabalharia novos talentos, mas é daqueles nomes que não poderia ficar demasiado tempo numa Brand “secundária” como seria o caso da Smackdown nesse cenário. Mas, lá está até poderia resultar mas como sempre no wrestling é uma questão de bom booking, e por vezes o que é bom para nós não é para a WWE, e vice-versa.

 rodrigomcb99 : Uma vez que os títulos principais estão unificados, achas que faria sentido criar uma mala para um dos títulos de Mid-Card?

Sinceramente por mim os títulos não seriam unificados, mas já que estão só faz sentido existir uma mala que valha o cash-in no título principal. A ter duas malas que fossem pelos títulos principais, mas mesmo isso é questionável porque nos últimos anos o facto de existirem duas malas pouco ajudou na criação de novas estrelas (salvo algumas excepções).

Por isso mesmo, tenho sérias dúvidas que uma mala para os títulos de midcard, ou apenas um deles, seja uma boa ideia em termos práticos. Até o poderia ser do ponto de vista téorico, mas se a WWE muitas vezes tratou mal um portador da mala de um título principal, nada não me garante que não o fazia o mesmo com um possível dono de uma Money in the Bank de um título Intercontinental por exemplo. Por isso, era uma ideia que não seria totalmente negativa mas que discordo porque acho que seria estragada na sua aplicação prática.

Jardel: O que pensas Do Alexander Rusev? Achas Que Poderá Ser Um Novo”Ryback”? Ou Irá Vingar No Main-Roster? O que achas da Lana? Qual Titulo Lhe Daria Primeiro?

Primeiro que tudo, eu dava o título de “Miss Hot Legs” devido às suas pernas que são um dos pontos de maior interesse na dupla Rusev e Lana. Até porque, ela está ali para ser manager e não lutadora, e por isso duvido que alguma vez ela seja incluída no lote das lutadoras do main-roster da WWE.

Quanto ao Rusev, eu tenho gostado do booking porque tem sido gradual e paciente, nem todos podem ser os Shield com booking muito fortes logo á entrada. Se será um novo Ryback ou não, eu sinceramente penso e espero que não, porque eu acho que o Rusev tem algum talento enquanto wrestler. Agora se o futuro será promissor ou não, é muito cedo para o dizer e apenas daqui a uns meses é que poderemos perspectivar melhor o futuro para este atleta, mas que ele tem potencial enquanto powerhouse isso é um facto inquestionável.

José Alberto: Achas que lutadores como o Bo Dallas têm capacidade para substituir o John Cena?

Sinceramente eu não vejo o Bo como possível substituto do Cena, até porque para mim o Bo só funciona como heel, ele nunca terá a capacidade de ser o tipo de face que o Cena é, e já foi. Ou seja, o Cena gostemos mais dele ou não já teve uma fase em que ele era adorado pelos fãs, mas a estagnação da personagem dele é que levou a que seja um com um bom grupo de fãs que não gostam da gimmick dele, e mesmo alguns são verdadeiros haters do Cena.

Assim, eu acho que o Bo é claramente aquele heel que tu odeias não porque faz bem uma personagem genial, mas porque faz bem o papel de irritante, e é isso que lhe traz heat. Por isso, é que não acho que o próximo grande Babyface vá ser o Bo Dallas porque que dificilmente o consigo ver a vender o suficiente para ser um verdadeiro fenómeno face. E sem esse lado de ter carisma e empatia com os fãs nunca será um substituto do John Cena, não basta ser um face irritante porque seria o que aconteceria com o Bo.

Johnsil107: Não terá a WWE feita um enorme erro de booking ao deixar passar a oportunidade de ter o confronto entre Rhodes Brothers na WM 30, com os desentendimentos a começarem agora apenas a 1 semana do Extreme Rules, onde devera acontecer o combate.

Não acho que o combate aconteça no Extreme Rules sinceramente. Acho que as picardias vão continuar durante esta semana (isto foi respondido antes da Raw), e só na próxima semana, possivelmente na Raw depois do Extreme Rules acontecerá a separação. Assim, na minha perspectiva o combate só acontecerá no Payback.

Se podia ter acontecido na Wrestlemania e com mais impacto? Sim. Mas devo dizer que na Wrestlemania não existe tempo para muitos combates, e se fosse para este combate ser curto então prefiro que aconteça nesta altura, com mais tempo, e com uma construção melhor. Até porque, pelo menos para mim o importante é que o Cody saia valorizado desta história, e se formos por ai Evolution vs Shield é uma feud de nível Wrestlemania e vai acontecer no período posterior. O mais importante é que o booking do Cody não falhe nesta rivalidade, pelo menos na minha opinião.

Ivan Albuquerque : O que tens achado do regresso de Batista? Por que acha que ele é tão odiado, e se ele pode acrescentar algo à companhia?

Sinceramente eu já falei sobre isto num artigo, mas agora posso fazer um upgrade de opinião. Eu penso que o Batista voltou em má forma ( isso é um facto), e depois a WWE conjugou isso com um mau uso inicial em termos de booking. Isto porque como todos puderam ver colidiu com a vontade dos fãs de verem o Bryan a ser recompensado e no main-event como campeão mundial, e esses factores todos é que fizeram o tal ódio que tu falas.

Mas, depois da Mania esse hate parece ter diminuído e mesmo a forma do Batista parece vir em crescendo, por isso acho que o que poderá trazer de benéfico ao produto da WWE é sobretudo na valorização de novos talentos como os Shield. Até porque antever mais longe que isso é complicado, porque não sei qual serão as feud ou agenda dele depois do Summerslam, e a sua utilização dependerá em parte disso. Mas até ver, não é o melhor regresso possível, mas poderá melhorar dependendo do que estiver planeado para ele para o futuro.

Despeço-me até uma próxima oportunidade neste mesmo espaço, espero que tenha esclarecido as vossas duvidas e tenha respondido da forma mais clara possível ás vossas perguntas.  Podem deixar as vossas questões para a próxima semana, que o Flávio Bruniera terá todo o gosto em ler e responder.

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Smoke and Mirrors”.

27 Comentários

  1. GonRodri - há 3 anos

    Excelentes respostas Jose :)

    Flavio: Que superstars achas q vao ser o futuro da WWE ??

  2. José Alberto - há 3 anos

    Achas que lutadores como Jeff Hardy, Carlito e Mike Knox podem regressar à WWE?
    Achas que o lutador “Indy” Adam Cole(https://pt.wikipedia.org/wiki/Adam_Cole) pode vir para a WWE?

  3. John_3:16 - há 3 anos

    Obrigado pela resposta josé, questões pra semana:
    1-Quanda achas que acaba o reinado do Daniel Bryan?
    2-Qual achas que sera o destino do Kane depois do extreme rules?
    3-Quem achas que poderia ser um bom próximo adversário pro wyatt?

  4. W0lF - há 3 anos

    Grande artigo jose :D
    pergunta:
    Se trouxessemos de volta alguns titulos como cruserweight championship ou hardcore championship achas que poderiamos assim elevar muitas das superstares que têm estado “no escuro” como rob van dam e/ou rey misterio?

  5. Arvanix - há 3 anos

    Obrigado pela resposta José, gostei bastante de ler a tua opinião sobre o assunto.

    Flávio :
    1 – Como prevês o futuro de Sheamus? Ainda o vês como um futuro possivel campeão mundial ou até mesmo da WWE, ou simplesmente achas que já não tem hipótesses?
    2 – E o Rusev, achas possivel que ele venha a ser campeão um dia? [ Pergunto isto pois ele não me “convence” ]

  6. Super Dragon - há 3 anos

    Assim como CM Punk em 2012, o Daniel Bryan se mantém como campeão mas sempre em segundo plano? Já que essa rivalidade que esta em primeiro plano é The Shield vs Evolution e deve ter uma boa duração.

  7. Dcastanho - há 3 anos

    o knux vai voltar a lutar (penso eu) na tna

  8. Migas_Usos - há 3 anos

    Grande artigo :)
    Flávio: qual achas k vai ser o futuro dos the usos??
    Aguardo uma resposta

  9. Frederico Rego - há 3 anos

    Achas que depois da separação dos shield e depois da separação do rollins e ambroseaachas possível tanto o rollins como o ambrose chegarem aos títulos principais?
    O que é que achas dum combate triple threat entre os shield na wrestlemania 31?

  10. Pedro - há 3 anos

    Acha que a wwe pode voltar a apostar em titulos como o european ou o cruiserweight championship ?
    Rusev pode ter um futuro melhor na wwe do que o Umaga ?

  11. Shield of Justice - há 3 anos

    Achas que esta reunião da Evolution vai durar somente até a feud com The Shield acabar, ou irá durar um pouco mais??

  12. Rui Araújo - há 3 anos

    Flávio, o que achas que a WWE tem reservado para o John Cena após esta
    feud com a Wyatt Family e achas que o fim de carreira vai servir para
    lançar uma superstar através dele ?

  13. FabioVazz - há 3 anos

    Obrigado ao José.

    Flávio, Da vez que a WWE ousou incluir Brie Bella numa feud do Daniel Bryan (contra Orton) foi claramente uma falha, porém com o desenrolar dessa Raw e o ataque de Kane à mesma, achas que incluir uma diva na feud pelos titulos de maior porte na empresa irá resultar em algo positivo?

  14. Jardel - há 3 anos

    Visto Que a Divisão De Tag-Team Caiu De Talento,Qual Tag-Team a WWE Poderia Formar Com Os Atuais Talentos?Qual Tag-Team Das Indys Poderia Regressar a WWE?o Que Achas Da Evolução(Acho Que Fui o Unico a Sentir Isso)Dos Rybaxel?

  15. ivan albuquerque - há 3 anos

    Grande artigo e muito obrigado por responder minha pergunta! E que venham mais 100 Perguntas e Respostas!

  16. Hildo - há 3 anos

    Flávio: Quando a feud dos Cena/Wyatt acabar, com quem você acha que o Wyatt ira rivalizar?

  17. Leonardo Trevisane - há 3 anos

    Gostei das respostas Jose, Flavio: Oque vc pensa dessa possível nova era que é a Reality Era?

  18. RVD_77 - há 3 anos

    O que achaste do despedimento do Mason Ryan ?

  19. #AWESOMESHOWOFFS - há 3 anos

    ACHAS QUE O CODY RHODES TEM HIPOTESES DE GANHAR A MONEY IN THE BANK ESTE ANO CHOCANDO TODA A GENTE?

  20. Maks Pdsa$ - há 3 anos

    Se você fosse da equipe criativa da WWE,o que faria com: Roman Reigns, Bray Wyatt,Cesaro e Cody Rhodes???

  21. danielRKO - há 3 anos

    Flavio, já que Batista vai se ausentar em breve, que superstar pode ocupar a vaga dele no Evolution?

  22. Miguelfcarlos - há 3 anos

    Boa edição, José.

    Flávio:
    Qual a tua opinião sobre Evan Bourne? Achas que ele vai voltar? Se a WWE recriasse o Cruiserweight Championship, achas que ele seria capaz de representar a divisão?

  23. JoãoRkNO ® - há 3 anos

    Obrigado pela resposta José , nada a acrescentar .

  24. johnsil107 - há 3 anos

    Obrigado pela resposta José, concordei plenamente contigo… Flávio, a minha pergunta para ti é:
    O que achas de lutadores como Sheamus, Dolph Ziggler, Cesaro, Bray Wyatt… que não podem ter tantas opurtunidades pelos titulos principais pois estes estão unificados, ou seja és a favor da desunificação e se sim, em que circunstancias??

  25. Alexandre Romano - há 3 anos

    Bom artigo.

    Flavio neste momento que estrelas do NXT é que tu passarias para o roster principal?

  26. Luiz Justt - há 3 anos

    Quadro excelente como sempre! Como na próxima edição, o Extreme Rules já terá sido transmitido, qual nota você dá para o evento? Qual luta chamou mais sua atenção?

  27. Julio - há 3 anos

    Pergunta pro Flávio: Quando você acha que Roman Reigns vai separar da Shield? E quando você acha que ele será lançado pro ME?

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador