Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Contacta-nos!

Perguntas e Respostas #40

Esta semana o Perguntas e Respostas regressa em versão familiar e com o carimbo Total Nonstop Action. Agradeço a todos as vossas questões e sobretudo a vossa criatividade nas perguntas, numa altura em que a TNA está num tremendo processo de mudança e investimento. Vamos ao que interessa.

Quando e como e em que circunstâncias, esperas o retorno do monstro Abyss ? Sei que o Parks está a desempenhar um grande papel, mas este retorno do Abyss é um dos mais badalados, que achas sobre isto ? (Vince IT Factor)

Vince eu não tenho grandes dúvidas que a TNA vai ainda continuar a construir o Park como lutador. A sua história está ainda a ser desenvolvida (lembro que ainda nem se percebeu bem a questão da mudança de personalidade). Espero não desiludir, mas se tivesse que arriscar diria que este ano ainda não iriamos ver o Abyss. Eventualmente penso que o regresso dele será explicado dentro das mudanças de personalidade do Joseph Park, como se o Abyss e o Park fossem a mesma pessoa.

Pessoalmente, gostaria imenso que a TNA encontrasse uma forma de manter ambos no activo, talvez em vez de explicar que são a mesma pessoa, deixava-os existir como irmãos e o Abyss regressaria numa storyline diferente do Park (por exemplo, num ângulo ligado a um stable com elementos da AAA).

Qual o Superstar da TNA, que acha que vai ter um ano em grande? (Rui Ribeiro)

Vou arriscar e dizer o Magnus. Fiquei com a clara sensação que a TNA finalmente percebeu o potencial dele, sobretudo depois de o ver perante a incrível plateia de Manchester e de Londres. É verdade que ele lutava em casa, mas a forma como ele lidou com a exposição mais mediática mostrou que tem tudo para a TNA poder apostar nele. Terá obviamente que ser feito algum trabalho com ele, no sentido de definir melhor a sua gimmick (começando por mudar o seu finisher para algo mais “vistoso”), mas acredito que o Magus pode ter bastante sucesso este ano e provavelmente até será graças a uma excelente carreira na Bound For Glory Series 2013. Veremos.

Qual superstar da tna deveria ser o futuro campeão da tna ? (tiago; Luis Rufini)

Eu ensaiei várias respostas a esta pergunta, porque vários nomes me vieram à cabeça. Mas se puder escolher apenas um, gostaria de ver o Christopher Daniels como World Heavyweigh Champion. O Daniels está a fazer actualmente algum do seu melhor trabalho na sua carreira. É um lutador criativo e mesmo estando acima dos 40 anos continua a mostrar uma qualidade impressionante no ringue. Além disso, os fãs mais fieis da TNA adoram o Daniels e por tudo o que ele já deu à organização, ele merecia ter a sua caminhada como campeão mundial. Se isso acontecer, irei certamente brindar com um appletini.

Quanto mais tempo achas que o jeff hardy vai manter o seu titulo? (wwe champion nj; João Almeida)

Eu estou a responder a esta pergunta antes do Lockdown, pelo que não conheço ainda o resultado do combate contra o Bully Ray. Contudo, espero que o reinado do Hardy termine o mais breve possível. Não é tanto por ter algo a apontar de negativo ao que o Hardy tem feito, até porque ele parece ter encontrado um bom equilíbrio mental e físico e estará hoje mais concentrado e motivado que nunca. Apenas não quero ver o Hardy a bater o record de longevidade do Bobby Roode. O que o Roode conseguiu fazer é um marco na história da TNA e é um feito com uma tremenda carga simbólica. O Roode foi o exemplo perfeito de como a TNA consegue criar talentos e projecta-los ao ponto de serem considerados uma das coisas mais entusiasmante aconteceram nesse ano. O Roode carregava consigo o marca TNA, enquanto para mim, o reinado do Hardy representa que a é a TNA a carregar a marca Jeff Hardy. Do ponto de vista de negócio, não acredito que o Hardy perca já o titulo no Lockdown, pois com a TNA a começar os shows na estrada tem que apelar ao público que reconhece e segue o Hardy. Mas talvez antes do Slammiversary já gostaria de ver o títulos noutras mãos.

Porque é que vale a pena acompanhar a TNA? O que a torna especial? (FranciscoAP)

Francisco óptima pergunta e confesso que passei alguns dias a pensar como responder. Curiosamente a melhor resposta acabou por vir ter comigo e não por palavras:

Tenho a certeza que todas as pessoas que visitam o Wrestling.pt assistem à WWE. A primeira coisa que devo começar por dizer que quem quiser assistir à TNA não deve entrar em comparações. Ambas as empresas estão em patamares diferentes e têm recursos e um passado muito diferente. Quanto mais depressa se olhar para cada organização sem comparações, mais confortável estaremos com o que cada um está a fazer. Comecei por aqui, porque um dos argumentos que mais leio é que a TNA é uma alternativa à WWE. Para mim não é. A TNA é uma empresa que oferece uma série de excelentes shows e tem qualidade e valor por si própria. Se tanto, ao longo dos anos a TNA tem sido alternativa a si própria. Quem gosta de wrestling pode e deve “consumir” o que de melhor se faz na industria. Apesar de ser mais fácil assistir ao que nos chega pela televisão, vale a pena espreitar o que a TNA tem para oferecer aos fãs de wrestling.

E isso é o quê? Para mim o que mais me cativa são os combates. A TNA oferece uma qualidade dentro do ringue que impressiona, conseguindo inovar e criar spots tremendos em combates mais especiais. Na TNA admiro o roster que esta empresa construiu. Equilibrou lendas como Sting e Hulk Hogan, com nomes consolidados como Jeff Hardy ou Bully Ray, aos seus talentos originais Austin Aries, Bobby Roode, James Storm, AJ Styles ou Samoa Joe, passando pelos mais novos e promissores atletas como Crimson, Zema Ion, Kenny King, Magnus ou Joey Ryan. Em cada atleta conseguimos perceber uma personalidade diferente, uma história diferente. Por falar em histórias, a TNA em 11 anos de história está repleta dela, de rivalidades que consegue construir com um toque muito pessoal, de caras novas e de caras familiares.

Admiro a TNA por conseguir dar importância aos títulos, mesmo com alguns erros pelo caminho (como o TV title ou os titulo de tag-team da divisão feminina), mas a TNA conseguiu construir uma série de segmentos que colocam os lutadores a mostrar que querem chegar ao ouro. Admiro a TNA por respeitar o wrestling feminino, como pouquíssimos o fazem. Gosto particularmente de algumas coisas que apenas vejo na TNA – PPVs como o Lockdown e o BFG, os gimmick matches, a X Division, o TNA One Night Only, o Open Fight Night, o Gut Check, os Boot Camp e a quantidade de novos conteúdos que vão surgindo via youtube (por exemplo). A TNA é uma empresa pequena, mas consegue continuar a crescer por esse mundo fora, com novos shows, novos segmentos e novas ideias para apresentar os seus produtos.

Hoje há uma marca TNA e felizmente vejo muita gente a identificar elementos inspirados na TNA noutras promoções (por exemplo na forma como os segmentos de bastidores são apresentados, como é feito um preview do que aconteceu na semana anterior, como as luzes ou o fogo de artificio é colocado e até em algumas histórias). Por fim, acredito que a TNA é e será um pedaço de história do wrestling. Uma empresa que nasce em 2002 com PPVs semanais e hoje está na estrada, ao vivo e em direto, a bater records de bilheteiras e com tanto eapaço ainda para crescer. Mas o principal é que a TNA continua a entreter, a surpreender e a emocionar e é isso que procuro.

Qual a tua expectativa para o primeiro: TNA One Night Stand, o Xtravaganza? Achas que algumas das participações especiais vai-se tornar membro do roster? E quais gostarias que se tornassem? (José Sousa)

José a esta altura sabemos que já há alguns lutadores que estão perto de se estreiar, ou seja, de ficarem no roster da TNA, como é o caso do Puma e do Rubix. Além destes 2 atletas, que eu fico muito satisfeito quando se estreiarem no Impact Wrestling, gostaria de ver o Sonjay Dutt e o Petey Williams regressarem à TNA, sobretudo porque ambos são bem capazes de vestir orgulhosamente a camisola da TNA e a X Division precisa da experiência deles.

Além de Daniels e Kazarian que são tambem atletas acimentados, o que acha sobre a Tag-team do Austin/Roode ? Devem manter o longo reinado ? e acredita que afeta ao card principal da empresa ? (seth_rollins)

Como se percebeu ao longo desta semana, o card principal (que penso que te referes aos atletas que podem lutar pelo titulo mundial) está repleto de candidatos. Aliás o problema da TNA é exactamente gerir a rotatividade com que cada um vai tendo a sua oportunidade de lutar pelo titulo. Eu consigo perceber a dificuldade que existe, em termos criativos, de explicar o porquê de determinado wrestler não estar a lutar pelo titulo. Repara, mesmo agora temos o Hardy como campeão e quando o Bobby Roode e o Austin Aries estavam a tentar ganhar-lhe o titulo, os fãs perguntavam: “Então e o AJ Styles? E o Samoa Joe?…Porque é que o James Storm não tem outra oportunidade? O Daniel é que merecia uma oportunidade”, ou seja, é muito muito difícil gerir um roster com mais de uma dezena de bons candidatos.

Ainda para mais, a TNA arrisca-se a que para manter um campeão com um reinado mais ou menos longo, teria que o fazer ganhar a todos os outros candidatos (enfraquecendo a imagem de cada um). Uma forma muito inteligente que a TNA encontrou de fazer essa gestão foi através da Bound For Glory Series e além disso tem lidado com cada atleta de forma mais especial. O AJ Syles tem aquela cláusula de não puder estar a lutar pelo titulo mundial durante um ano e a gestão do Aries e do Roode está a ser feito através desta parceria temporária (que ainda por cima veio bem a tempo de ajudar a divisão de tag-team). Obviamente que esta parceria não irá durar muito tempo e muito antes do Bound For Glory já deve estar terminada, mas eu estou a divertir-me imenso com estes dois e não sei se não teremos o Aries e o Roode a tentar ganhar e deter todos os títulos da TNA ao mesmo tempo…Será que aquela promo do Aries antes do Lockdown foi coincidência?

Acho o Lethal Lockdown um dos 3 melhores type match ja existido no Wrestling, os outros dois seriam Iron Man e o No Holds Barred, pra vc o Lethal Lockdown ficaria melhor ainda se a estipulação adicionada fosse de Elimination? (Randy-Orton Legend-Killer)

Randy eu confesso que apenas estou a responder por gentileza. Sei que costumas acompanhar a TNA e estás presente no chat. Eu não sei exactamente o que pretendes com a ideia do Elimination. Se a ideia for em vez de uma equipa ganhar por submissão ou pinfall, ser eliminado um membro de cada vez, eu não vejo na prática como isso iria funcionar. É que além do tempo que demora a que todos os elementos entrem no ringue, ainda teríamos que esperar que todos fossem eliminados…precisaríamos de um PPV inteiro. Além disso, parece-me uma regra injusta uma vez que no Lockdown só se pode ganhar o combate quando todas as equipas estiveram completas e a jaula estiver fechada. Ora uma equipa que eliminasse 1 ou 2 adversários massacrava os restantes…Não me parece uma ideia que funcione ou talvez não tenha entendido a sugestão.

Como avalia a construção da TNA para o Lockdown? (Caio Almeida)

A construção em si ficou muito abaixo das minhas expectivas, apesar de em termos de publicidade este ter sido dos mais divulgados pela TNA (por exemplo, todos os house shows deste ano tiveram um cage match no main-event como parte do Road to Lockdown). Mas a construção dos combates deveria ter sido feita com mais antecedência. A TNA teve dois meses para pensar este PPV e não há justificação alguma para a TNA não ter agendado o combate da X-Division e, sobretudo, o combate entre o Park e o Joey Ryan com muito mais antecedência. O card em si é interessante sem deslumbrar, mas para ser justo a TNA que tornar o card ainda mais atractivo nos próximos PPVs. Não tenho dúvidas que o PPV vai ser sólido, os combates devem ser positivos, mas é um PPV muito importante para o futuro da TNA e como tal, não há muita margem para erros.

Aces & 8 acredita que Bully Ray se revelera lider, depois de ganhar de Jeff Hardy? (valugi)

Valugi respondo a esta pergunta antes do Lockdown. Parece-me muito óbvio que o Bully Ray é o líder dos Aces e muita gente espera essa revelação no Lockdown. O problema é exactamente esse. Parece-me demasiado óbvio. Não digo isto no sentido negativo, eu gostaria de ver o Bully Ray de novo como heel e melhor ainda se como líder dos Aces, mas há algo que me parece estranho no meio de toda esta história e desconfio que a TNA possa estar a tentar “vender” o Ray como um possível líder apenas para “despistar” os fãs. Ao mesmo tempo, a TNA não se tem sentido constrangida por estar  seguir uma história lógica e muita gente esperava que o D’Lo Brown fosse o VP e assim foi, tal como muitos esperavam o heel turn do Wes Brisco e do Garett e assim foi. Talvez a TNA não se importe com o facto de ser óbvio e volte a repetir o feito com o Bully Ray.

Mais uma vez obrigado à familia TNA e na próxima semana será a Salgado, autora do mais aclamado e citado espaço – Opinião Feminina, a responder a todas (ou quase todas) as vossas questões!

Da minha parte, até ao próximo Impacto!

Sobre o Autor

- Colaborador do Wrestling.PT para os conteúdos da Total Nonstop Action!

31 Comentários

  1. CmPunk_CultOfPersonality - há 4 anos

    Achas que entre estas Divas que a WWE está a tentar contratar, será que estão presentes os nomes de Melina (com um possível regresso com John Morrison) e a Mickie James? (Não sei como é em termos de contratos, a Mickie faz parte da TNA, não sei se poderá rescindir para assinar pela WWE)

  2. Carlos Gobatto - há 4 anos

    Ótimo quadro!!!

    A TNA está em um momento muito bom e a ROH também e tomara que continuem a melhorar, pelo menos assim obrigam a WWE a oferecer um produto melhor também, e temos 3 grandes empresas a acompanhar…

  3. Seth_Rollins - há 4 anos

    Excelente quadro novamente, e fico feliz de ver que temos visoes muito semelhantes referente ao assunto e a posição que se encontram na empresa… continue o otimo trabalho =)

  4. The Viper - há 4 anos

    Bom artigo. A TNA tem um roster cheio de qualidade, e há uma dezena de lutadores que podem aspirar ao World Heavyweight Championship.
    A minha pergunta:
    Para ti, quais são as divas com maior talento na WWE e como é que a própria empresa as devia aproveitar?

  5. Rodrigo Mysterio - há 4 anos

    Quem é que achas que será o adversário do USA Champion, Antonio Cesaro, e do Intercontinental Champion, Wade Barrett?

  6. Rui Ribeiro - há 4 anos

    Acha que há possibiliadade de o CM Punk fazer o face turn neste ano?

  7. Luís Rufini - há 4 anos

    Agradeço pela resposta Jorge e não poderia concordar mais com você.Eu sinceramente não percebo como o Daniels ainda não foi World Champion.

    Agora minha pergunta:
    Salgado,o que você prevê pro Antonio Cesaro depois dele perder o USA title ?

  8. Qual é a tua explicação para a WWE nestes últimos anos ter deixado a divisão das divas afundar-se tanto ?

  9. Miguelrm - há 4 anos

    Salgado, achas que agora a wwe vai dar mais atenção a portugal, como por exemplo fazer house shows da raw, já que passamos os seus ppv em direto?

  10. MIZ IS AWESOME - há 4 anos

    Acha que o Randy Orton vai fazer o heel-turn antes, durante ou depois do WrestleMania 29?

  11. Vitor Ferreira - há 4 anos

    Acompanho a WWE há algum tempo.E me lembro claramente que os shows (RawSmackDown) eram divididos que até rolava uma certa competição.Se uma brand tivesse tantos wrestlers,esses wrestlers não poderiam lutar no outro show.Cada show tinha suas próprias storylines e PPVs.Mas agora,percebo que a WWE misturou demais as coisas,que nem consigo definir se o lutador(não todos) está em um,ou em outro show.Qual sua opinião a respeito?

  12. Randy-Orton Legend-Killer - há 4 anos

    Salgado, M.V.P, Shelton Benjamin e John Morrison eram os principais nomes a voltar a WWE, qual deste es o teu preferido a voltar e oque vc faria com cada um deles se voltasse?

  13. danielLP21 - há 4 anos

    Um dos melhores “Perguntas e Respostas” que já li :)

    Vês Jorge? A TNA optou pela previsibilidade e deu-se bem. eu sinceramente digo sempre que mais vale uma previsibilidade positiva e que seja uma decisão correcta do que andar a inventar e tomarem decisões patéticas.

    Concordo que o Lethal Lockdown não devia ser por eliminação. Não faria o mínimo sentido e já explicaste o porquê.

    Na minha mais modesta opinião, e vou tentar ser o mais realista possível, os candidatos que a TNA tem o Título Mundial são: Bully Ray ( campeão actual), Christopher Daniels, Austin Aries, Bobby Roode, James Storm, AJ Styles, Jeff Hardy, Samoa Joe, Kurt Angle, Magnus, e Kazarian. É muita “fruta”…

    • Jorge Rebelo - há 4 anos

      Essa fruta toda é complicada de gerir…mas a TNA tem conseguido o fazer, apesar de eu compreender alguma frustação dos fãs que gostavam de ver o seu wrestler preferido A ou B a lutar pelo titulo em vez de C ou D…mas tento ver os dois lados da questão.

      De facto a previsibilidade não é má quando faz sentido e a TNA tem conseguido exatamente isso, lógica, consistência e acaba por “entregar” muito bem o final da história. Confesso que depois do Lethal Lockdown, a minha opinião era que nem mesmo se o Bully Ray se revelasse lider isso iria salvar os Aces, mas a forma como o combate foi construido, com todas as interferências e aquela aparição do Hogan (que por momentos me fez recear o pior – o regresso do Hollywood Hogan) acabou por resultar num dos melhores finais de PPV dos últimos tempos e a TNA está mesmo de parabéns pela reacção que arrancou do público.

      • danielLP21 - há 4 anos

        Sem dúvidas, só pode ser um de cada vez :D Como fã, gostava que o próximo campeão fosse o Christopher Daniels. Caso eu fosse “booker”, o Bully seria campeão até ao Bound For Glory. Durante estes meses ( e só se a divisão de equipas estivesse minimamente “safa”), na BFG Series, assistiríamos ao fim dos Bad Influence e ao face-turn do Daniels, que vencia a BFG Series e no main-event do BFG ganharia o seu 1º Título Mundial, naquela típica história do homem que trabalhou arduamente durante anos e anos para chegr ao topo… No entanto, isto só aconteceria com duas condições: não tenho ideia se o reinado do Bully, ao durar até ao BFG, ultrapassaria a durção do reinado do Roode. Caso ultrapassasse, desistiria desta ideia); a divisão de equipas tinha que estar sificientemente boa, porque só assim se pode pensar no fim dos Bad Influence.

        Quando o Hogan e a Brooke apareceram, também temi o pior… Mas lá está, tal como tu játinhas dito, o Hogan virar heel neste momento nao faria sentido. Há que promover a TNA e utilizar o máximo de caras possíveis ( Hogan, Sting, Hardy…)

      • Jorge Rebelo - há 4 anos

        Já agora, eu apoio-te como booker :D

  14. Juninho Destroyer - há 4 anos

    Bom Salgado para você qual a importancia de ter um Talk show como o Miz Tv na WWE ?

  15. Miguel Carlos - há 4 anos

    Salgado:
    A WWE tem um problema algo recente conhecido por todos, não dá oportunidades aos superstars (underrated) que trabalham em média 2 vezes por semana. Sabemos, como acompanhantes das notícias e tudo isso, os principais objetivos da WWE, o dinheiro. Por mais que seja injusto, achas que a WWE está a fazer o que é melhor para si? E John Cena devia reformar-se?

  16. miguel_wwe - há 4 anos

    quando foi o momento em que te apercebeste que a wwe era encenada?

  17. rui dbs - há 4 anos

    Preferes TNA ou WWE?

  18. gonga555 - há 4 anos

    Achas que a wwe vai fazer uma boa wrestlemania?
    Gostas da rivalidade entre o Taker e o Punk?

  19. Achas que a AJ ainda se vai juntar com o Daniel Bryan de novo ???

  20. Miguel - há 4 anos

    Salgado o que achaste do momento em que CM Punk gozou com Paul Bearer roubando-lhe a urna. Gostaste ou achaste ofensivo?

  21. Ricardo_007_Fatality - há 4 anos

    Salgado achas que o esqueçido Evan Bourne (esqueçido pela WWE) volta da lesão?

  22. FranciscoAP - há 4 anos

    Grande resposta Jorge, acho que é uma bela montra para as pessoas começarem a ligar mais à TNA. Entendo o que dizes quando falas em não ser uma alternativa, afinal o produto é totalmente diferente e, bem, até o público alvo é outro…!

    • Jorge Rebelo - há 4 anos

      Por vezes a linha que separa as duas organizações é muito fina, mas não entendo a TNA como alternativa, mas sim como algo diferente e nada invalida que os fãs possam apreciar ambas as organizações.

  23. feed_me_more - há 4 anos

    você acha q jonh morrison é um lutador para main eventer? e se o seu retorno a WWE está próximo?

  24. RuiDionisio - há 4 anos

    Salgado, esta pergunta era mais para o Luis Salvador, mas tu tambem me deves saber responder, por exemplo no Wrestling existe as grandes empresas como WWE, UFC, etc. e as Indys, como e que elas funcionam as Indys, por exemplo eles vao ao circuito indenpendente e “compram” lutadores para para ai 3 apariçoes certo? Por exemplo se o se uma Indy metesse sei la um exemplo ridiculo Luis Salvador vs MVP, como é que decidiam o vencedor? os resultados tambem sao decididos pelos presidentes das Indys ou como e?

  25. Rocker14 - há 4 anos

    Uma pergunta aqui para a Salgado:
    Que tipo de música escolherias para o “novo” AJ Styles ? Ou seja, uma música apropriada para um lobo solitário, como está a provar ser AJ Styles ? Rock, Dark Rock, que género de música e que tipo de banda ?
    (Desculpa pela pergunta longa Salgado xD)

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador