Perguntas e Respostas #53

O Perguntas e Respostas regressa esta semana em formato Total Nonstop Action. Mais uma vez agradeço a todos as vossas questões, bastante interessantes e algumas até muito desafiantes.

Esta semana por alguma limitação de tempo da minha parte escolhi um número mais restrito de perguntas. Sem mais demoras vamos ao que interessa.

Acreditas que a TNA pode ter no Austin Aries a nova cara da companhia? (FranciscoAP)

Quando li esta pergunta pela primeira vez o que me ocorreu é tivesse sido elaborada por alguém que não vê a TNA. Depois de ver conferir que era o Francisco, autor do espaço “Get Ready 2 Fly” percebi que afinal isto trazia “água no bisco”. De uma forma muito simples eu considero que o Austin Aries já é uma das caras da TNA e prova disso está em que o nome de Aries é referido em praticamente todas as acções promocionais da organização, além de que o Double A já foi o World Heavyweight Champion. Contudo, é verdade que a TNA continua a colocar grande destaque nos nomes que mais facilmente são reconhecidos pelo grande público, muito pelo passado ligado a outras organizações (Sting na WCW, Hogan na WWF/WCW, Kurt Angle e Jeff Hardy na WWE).

Eu tenho sido bastante critico na forma como a TNA utiliza estes nomes mais sonantes e detrimento de construir os seus próprios talentos, mas reconheço que nos últimos anos há uma inversão nessa tendência. Não só a TNA tratou de “empurrar” para fora dos seus produtos nomes como Tommy Dreamer, Ric Flair e recentemente RVD, reduzindo o número de veteranos no seu roster, como me parece haver um esforço honesto para colocar grande atletas da casa como AJ Styles, Bobby Roode e claro está Austin Aries a liderar a empresa. Este é um trabalho que leva tempo e não podemos esquecer que se a maior empresa da indústria do wrestling se vê em dificuldades para construir a próxima estrela que possa “carregar” o futuro da organização, imagine-se as dificuldades que todas as promoções não sentem, com muito menor exposição mediática e muito menos fundos. Não me querendo alongar mais, acredito que o Austin Aries já é um dos nomes mais importantes da TNA, mas esse notoriedade só vai crescer se a própria TNA também conseguir continuar a crescer.

Se pudesses fazer um género de uma mistura entre a WWE e a TNA numa só noite, que combates farias? (Renato, Victor-Killler)

Curiosamente esta semana a Dixie Carter deu uma entrevista em que revelou estar interessada num evento em conjunto com a WWE onde participassem estrelas de ambas as organizações. Considerei este desafio lançado pelo Renato e pelo Victor como tendo um timing perfeito e aceitei fazer um esboço de um possível TNA One Night Only – WWE vs TNA War. Como alguns de vós já sabe eu há alguns anos que não assisto a shows da WWE e o pouco que sei da actualidade desta organização é muito mérito da parte dos colaboradores do WPT, onde acabo por ler artigos ou noticias sobre a WWE e de alguns membros desta pequena família TNA (Daniel, Vinicius, Vince, Francisco, Enigma, entre outros) que me vão contando umas novidades do que por lá se passa. Desde já lamento se me esqueci de algum nome importante da WWE neste momento, mas tenham em consideração o que referi anteriormente. Deixo ainda a ressalva que há nomes que coloquei sem saber muito deles, nomeadamente o Dolph Ziggler e o Shield, mas percebi que era importante “encaixar” num evento deste tipo. Eu não vou explicar as minhas escolhas, mas poderei fazer mais tarde nos comentários a esta edição do Perguntas e Respostas.

– Sting vs Undertaker
– Austin Aries vs CM Punk
– Jeff Hardy vs John Cena
– Beer Money (James Storm e Bobby Roode) vs DX (Shawn Michaels e Triple H)
– Aces and Eights (Bully Ray, Devon, Mr. Anderson) vs The Shield
– Gail Kim, Tara, Mickie James, Tessmacher e Velvet Sky vs WWE Divas (Lethal Lockdown)
– Segmento de intervalo Robbie E vs comedy gimmick da WWE (Bro Off)
Abyss vs Kane (No Holds Barred)
– Kurt Angle vs Brian Danielson
– AJ Styles vs Daniels vs Christian vs Dolph Ziggler (King of the Mountain)
– Samoa Joe vs Chris Jericho (I Quit Match)
– Magnus vs Claudio Castagnoli
– Chris Sabin vs El Generico (Ultimate X Match)

O Samoa joe anda meio apagado nas ultimas semanas. Como a tna poderia mudar isso? (Thiago Henrique)

Obrigado pela pergunta Thiago. Discordo contigo, não me parece que o Samoa Joe ande “meio apagado”, ou pelo menos, se anda foram os Aces and 8s que o apagaram. O Joe tem sido uma parte muito activa na luta contra os Aces e tem conseguido parar alguns ataques do grupo. Claro que acaba por ser uma luta desigual de muitos contra um e o Joe sofreu as consequências e acabou lesionado. Parece-me que a TNA está a tentar gerir o tempo de TV e o uso do Joe, não o forçando a ser alvo de sucessivos ataques e derrotas para não o descredibilizar. Quando estava a pensar no que poderia mudar na forma como a TNA tem estado a usar o Joe, a primeira coisa que me ocorreu foram aquelas ideias que muitos fãs da TNA também têm – “ele tem que voltar a ser aaquela máquina de destruição”, “Ele tem que lutar pelo título mundial”, “ele tem que lutar por si, pelos seus objectivos…”, mas na verdade se olhar para quem são os candidatos ao titulo mundial agora e juntar aqueles que estão na fila à espera da sua oportunidade, simplesmente não há espaço para todos e o Joe pode muito encontrar uma nova direcção para a sua gimmick sem passar directamente pela luta por um titulo. Não tenho ainda uma ideia muito clara, mas neste momento prefiro ter o Joe envolvido nesta luta com os Aces para mais tarde reconsiderar uma história nova para ele.

Consegues ver o Chris Sabin como um potencial Main Eventer daqui a algum tempo? (Enigma)

Essa é uma excelente questão Enigma. Confesso ter escrito várias versões de uma resposta à tua pergunta até tomar uma decisão, isto porque tenho alguma dificuldade em me desligar da imagem do Sabin enquanto campeão da X Division e enquanto parte dos Motorcity Machine Guns…O principal obstáculo a que o Chris Sabin chegue a ser um main eventer será o preconceito. Ele vai ter de ultrapassar a mesma barreira que o Austin Aries encontrou em 2011, ou seja, será um talento nascido e criado na TNA, com um passado importante na X Division, com um estilo high flyer e com uma estatura física menor em comparação com alguns dos nomes mais importantes, conseguirá convencer que merece aquele titulo? E estes preconceitos são demasiado complicados de serem ultrapassados. Não só a TNA tem alguma resistência a promover o que é verdadeiramente seu, mas o mais difícil será a questão da estatura. Este ponto é comum a todas as promoções de wrestling, ou seja, o Heavyweight Championship está geralmente entregue a…heavyweights (pesos pesados).

Se não acreditares basta procurar quem são os campeões mundiais nas diferentes promoções de wrestling, indys ou não. De John Cena a Bully Ray, de Kevin Steen a Harry Smith, passando por Eddie Kingston. É muito difícil a lutadores de outras categorias de peso dar esse salto, mas a TNA tem na sua história alguns casos de sucesso. A seu favor, o Sabin tem o facto de ser um nome original da TNA, mas sobretudo desde o seu regresso que me parece que a história que estava reservada para Jesse Sorensen (que se lesionou gravemente durante um combate com Zema Ion) e que acabou por cair por terra quando Sorensen anunciou que não pretendia voltar a lutar, está agora a ser desenhada para Chris Sabin. Se eu tiver razão então é muito provável que Sabin venha mesmo a receber um title shot. Mas tal como Aries fez em 2011, terá que ser Sabin a mostrar que realmente quer ocupar aquele lugar no topo. Ele terá que conseguir que os fãs se interessem por ele e o queiram ver como main eventer e terá que convencer a direcção da TNA que consegue lutar de igual para igual com qualquer atleta do roster da TNA.

A dupla Crimson/Gunner, tem pernas para andar ? Será que têm qualidade para chegar ao roster como equipa e ajudar na desfalcada divisão de tag-tem ? Que alternativa tem a TNA mais à mão, se não achares esta dupla válida ? (Vince It Factor)

Fantástica pergunta Vince. Para quem não assistiu ao TNA One Night Only – Joker’s Wild, a dupla Crimson/Gunner fez uma das prestações mais positivas da noite e terão sido a grande surpresa, ao mostrar muita qualidade como equipa e mais tarde, ao arrancar uma promo fantástica sobre o seu futuro. Para mim esta dupla tem todas as condições para se afirmar, sobretudo porque a fórmula está testada. Na Ohio Valley Wrestling o Crimson formou uma stable chamada Coalition Forces onde o General Crimson lidera as suas tropas para dominar a OVW. Na promo que o Gunner e o Crimson fizeram no TNA ONO eles referiram o seu passado como militares das tropas Norte-Americanas, pelo que me parece que a TNA vai tentar transportar parte da história desenvolvida na OVW para a TNA, formando o Crimson’s Army. Eu já referi numa das primeiras edições do Impacto! que o Crimson é um diamante em bruto e faz todo o sentido a TNA usá-lo agora que está confiante e motivado para um regresso. Quanto ás soluções mais “caseiras” que a TNA poderia encontrar para enriquecer a divisão, não vejo grandes hipóteses sem ter de contratar novos atletas. Talvez os Gut Checkers Alex Silva/Sam Shaw ou numa hipótese mais arrujada a TNA poderia tentar “resgatar” alguns dos talentos que têm passado pela X Division para a sua divisão de Tag-team, por exemplo, Sonjay Dutt/TJ perkins; Rockstar Spud/Zema Ion; Eric Young/Petey Williams.

Quem achas que vai ganhar o Bound For Glory series? (BernardoJR)

Boa pergunta, mas é difícil responder já devido a que ainda não sabemos quem são os 12 atletas que irão participar este ano. Posso dizer-te que gostava de ver o Jay Bradley a ganhar a série. É um talento tremendo, ele faz promos fantástica, tem carisma, não é muito ágil, mas é bastante intenso e competente no ringue. Para mim seria alguém que a TNA deveria considerar como um futuro campeão mundial e que melhor forma de credibilizar o Bradley que ao fazê-lo ganhar uma competição, onde vai ter de consistentemente ganhar contra alguns dos maiores nomes da TNA? Atenção, não é o que eu penso que vai acontecer, mas esta é a hipótese que mais me agradaria. Dentro das hipóteses mais prováveis, parece-me que o Jeff Hardy e eventualmente o Bobby Roode e o Austin Aries (se participarem) serão candidatos muito fortes e veremos se é desta que a TNA põe as suas acções onde a boca está e se depois de tantos elogios ao Magnus finalmente lhe dão uma boa oportunidade.

Quem você pensa que irá ser o responsável pelo fim dos Aces & Eights? (DanielBR; Mr. Perfection André Santos)

Se os Aces and 8s tiverem mesmo que terminar, então sem sombra para dúvidas, o AJ Styles vai ser o responsável. Parece-me que toda a história do AJ vai resultar num combate entre ele o o Bully Ray no Bound For Glory e esse será o principio do fim para os Aces. Exatamente como vai acontecer ainda não percebi, mas arriscaria dizer que o AJ pode muito bem juntar-se aos Aces e começar a destruir o grupo por dentro, como uma espécie de “agente duplo”. Mas independentemente do caminho, não vejo outra hipótese que não o AJ Styles a liderar a destruição dos Aces and 8s.

Da perspectiva de um fã de TNA o que achas do Undertaker x Sting e achas que a TNA estava disposta a isso? (DX Rules)

Eu sei que sim. A própria presidente da TNA Dixie Carter já afirmou que está disponível para isso e eu até acredito que seria muito mais benéfico para a TNA que para a WWE. Repara eu cresci a ver a WCW e como tal o Sting tem uma importência tremenda para o meu imaginário desta indústria que tanto gostamos. Ele é de longe uma das figuras mais importantes da história do wrestling e para mim será talvez, senão a principal, uma das principais referências que tenho e isto é o quanto eu admiro o Sting. Mas para ser honesto, o Sting vive do legado que deixou durante o tempo da WCW e ao ter aceite trabalhar tantos anos numa organização jovem e em crescimento como a TNA, tem sido a TNA a ganhar muito mais com a presença do Sting, que propriamente ele a ganhar com a TNA. Contudo, à medidade que o tempo passa esse legado da WCW fica mais longe e há gerações mais novas que começam agora a ver wrestling e não sabem/percebem quem foi o Sting. Ou seja, com o passar do tempo mesmo o “reconhecimento de nome” que é tão importante para a TNA acaba por se diluir com o passar dos anos. Ter o Sting a lutar contra outra lenda como o Undertaker, num palco com a exposição mediática de uma Wrestlemania seria uma forma perfeita de refrescar o legado do Sting e iria obrigar muitos olhos a voltarem-se igualmente para a TNA. É por esta razão que a WWE não aceitará facilmente esse combate, muito menos (e este parece-me que é o principal obstáculo) que o Undertaker possa perder esse combate. Como fã da TNA, preferia ver esse combate no Bound For Glory e acredito que a indústria teria muito mais a ganhar se assim fosse. Mas essas são outras contas…

Obrigado a todos pela participação e podem já hoje começar a deixar as vossas questões para a Salgado, autora do espaço mais solarengo e suspirado – “Opnião Feminina”. Da minha parte, até ao próximo Impacto!

Sobre o Autor

- Colaborador do Wrestling.PT para os conteúdos da Total Nonstop Action!

30 Comentários

  1. MR Perfection André Santos - há 4 anos

    Obrigado por responderes.

    • MR Perfection André Santos - há 4 anos

      Pergunta para Salgado:

      O que achas do novo Paul Heyman Guy?(Curtis Axel)Que Futuro terá?

  2. Pereirinhaaa - há 4 anos

    Outro dia li um artigo onde destacava os melhores combates hardcore. Acha que a WWE devia trazer um programa mais extreme?

  3. YO - há 4 anos

    Salgado,o que acha do Drew McIntyre ? Acha que ele merece um push ou deve ficar com os 3MB ?

  4. Renato - há 4 anos

    Jorge, obrigado por te dares ao trabalho de responderes a minha questao!

    Salgado: Os tituos secundários (USA e Intercontinental) têm andado com falta de destaque, uma vez que assim o é, o que achas que esta a faltar, para que estes titulos sejam mais valorizados?
    O mid card ultimamente, tem andado em baixo, o que farias para esta divisao voltar ao de cima, uma vez que tem la superstars com muito talento (criavas novos titulos para fortalecer as rivalidades?) ?

  5. Randy-Orton Legend-Killer - há 4 anos

    Atualmente, esquecendo os atuais champions e atuais feuds, que feuds faria para o WWE Payback?

  6. Thiago henrique - há 4 anos

    Na sua opinião cm punk voltara como heel continuando ao lado de Paul heyman ou se tornara face rivalizando com Curtis Axel.

  7. Brenno - há 4 anos

    Pergunta para o Salgado: Achas que Curtis Axel irá ter um futuro brilhante na WWE?

  8. Brownsea - há 4 anos

    Quem achas que vai ter mais sucesso dos membros do The Shield? Ves algum como possivel Triple Crown Champion? Quem e como pensas que ira parar os The Shield ?

  9. Yan - há 4 anos

    Até onde os The Shield irão carregar os títulos ??

  10. Vince It Factor - há 4 anos

    Excelente edição Jorge, obrigado por responderes ! Um breve comentário à tua resposta, penso que a dupla Crimson/Gunner, ainda poderia dar mais à divisão do que as outras que referis-te, que têm qualidade sim, mas este seria na minha opinião a melhor aposta !

    Para a Salgado: Não te tens sentido tentada em realizar pelo menos um ou outro artigo acerca da atualidade da TNA que tem vindo a crescer e se apresenta em alta por estes dias ? Porque não o fazes ou no caso de vires a fazer, nunca fizes-te ? :)

  11. xXFlesh_It_OutXx - há 4 anos

    Que fututo esperas para os The Shield, agora que são campeões?

  12. Reisdi - há 4 anos

    O Que o futuro reserva aos Shield?

  13. danielLP21 - há 4 anos

    Excelente card Jorge, e lá encontraste espaço para o Christian.

    O representante da WWE no “Bro-Off” teria que ser o Zack Ryder, e não sei se esse combate Lethal Lockdown seria possível porque nem sei se a WWE tem 5 lutadoras lol

    Sting vs The Undertaker, CM Punk vs Austin Aries e Kurt Angle vs Daniel Bryan seriam, a meu ver, os “Dream Matches”.

    Será que é possível um dia as duas companhias terem uma ideia destas? A resposta é: claro que não!

  14. gonga555 - há 4 anos

    Achas correta a escolha da wwe ao pôr Curtis Axel como o novo Paul heyman guy?

  15. Miguel Carlos - há 4 anos

    Boa edição! Ter alguém que acompanhe exclusivamente a TNA na equipa do WPT foi uma excelente ideia!

    Salgado:
    Como fã, qual o wrestler que mais gostas e mais odeias? Porquê?

  16. geovani - há 4 anos

    achas que uma vitoria da the shield sobre the undertaker em algum ppv,deixaria a stable um passo a frente de uma chance no main event de um ppv de maior expressao?

  17. cenation - há 4 anos

    achas possível o regresso do John Morrison à WWE?

  18. FranciscoAP - há 4 anos

    Excelente edição. Relativamente à minha pergunta, ainda achei que não tinhas percebido bem o que estava a querer dizer mas acabaste por ir de encontro ao que perguntei. Quanto ao Aries, para mim é-me complicado falar nele porque sou um enorme fã, arrisco-me a dizer que é o meu wrestler favorito actualmente, mas acho que é consensual que já é umas das caras da TNA. Mas de facto a questão era até que ponto pode vir a ser “a” cara, o principal representante da marca TNA. Um pouco na linha do que o AJ tem sido durante tantos anos, alguém que ultrapassa a própria companhia e é razão para as pessoas descobrirem a própria TNA.

    • Jorge Rebelo - há 4 anos

      Eu penso que entendi a questão Francisco e estou em sintonia contigo no quanto aprecio o Double A, mas é muito difícil nos dias de hoje, com a indústria do wrestling a passar por um crise de identidade e credibilidade, ser uma jovem empresa a construir a grande estrela do momento. Como afirmei na resposta, se nem a empresa que detém o monopólio do wrestling consegue hoje construir esses fenomenos de popularidade, será que empresas com muitos menos recursos o conseguem fazer?

      Com a exposição mediática que a TNA tem nos EUA hoje, apenas podemos prever que nomes como o Aries, o Roode, o Storm, etc etc só podem mesmo ser tão grandes, quanto maior for a TNA.

  19. ITS_ME_ITS_ME_ITS_DDT - há 4 anos

    o que achas do cm punk vencer a mala money in the bank da raw ?

  20. Enigma - há 4 anos

    “Confesso ter escrito várias versões de uma resposta à tua pergunta até tomar uma decisão…”

    LOL Jorge, desculpe-me, não queria dar te trabalho.

    Mas por fim, concordo plenamente com a sua opinião e como talvez tu ja tenhas percebido, sou fã incondicional do A Double, se calhar o maior fã dele aqui do site.

    Também sou muito fã do Sabin e dos MCMG.

    Acho que potencial pra chegar lá ele tem, mas como tu apontaste, tem ai grandes obstáculas á ultrapassar até chegar ao topo.

  21. Evandro Monari - há 4 anos

    Mesmo tendo varios jovens de muito talento na WWE, nos principais eventos são sempre os superstars consagrados que tem o maior destaque . Quando você acha que a nova geração enfim serão os grandes protagonistas ? Acha que eles terão que esperar pelo menos mais uns 3 anos ?

  22. Nani - há 4 anos

    O que achas do Curt Hawkins ?

  23. kikogomes - há 4 anos

    porque é que a voz do christian aparece no video do payback?

  24. DanielBR - há 4 anos

    Valeu por responder minha pergunta Jorge!
    :D

  25. Jorge Rebelo - há 4 anos

    A minha pergunta não é tanto sobre wrestling. A Opinião Feminina é dos espaços mais comentados e citados por quem visita o WPT. Que balanço fazes e o que podemos esperar do Opinião Feminina para 2013?

  26. Anónimo - há 4 anos

    Quem achas que tirará o título da wwe ao John Cena?

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador