Perguntas e Respostas #70

Aqui estou eu, Luís Salvador, administrador desta ilustre casa para responder a mais uma edição do Perguntas e Respostas. Ao longo da semana fui recebendo algumas perguntas, umas boas e outras más… seleccionei as 10 que considerei “melhores” ou mais adequadas para eu responder, portanto vamos a isso!

Avisar apenas de que não tenho acompanhado Wrestling ultimamente e por isso caso detectem alguma gralha no que toca a combates/storylines avisem.

A Ring Of Honor parece ser talvez a melhor “fábrica” de talentos do wrestling americano. O que achas que a empresa precisa para dar o salto e aproximar-se da TNA e WWE? (Andre_ZiggyNation)

A Ring of Honor está a anos luz a TNA (e muito mais da WWE) no que a entretenimento, espectáculo, etc diz respeito. ROH e WWE não são comparáveis, são dois tipos de empresas/federações completamente diferentes. Se uma é a maior a nível mundial e faz shows para milhares e milhares de pessoas, a outra é apenas uma “pequena” federação norte-americana que se dedica ao Pro Wrestling “puro e duro”. Tentar fazer da ROH uma WWE não traria bons resultados (e isso vê-se em algumas coisas que acontecem na TNA) e a federação acabaria por perder a sua identidade.

A meu ver a empresa não precisa de dar nenhum “salto”. Precisa sim de garantir que mais pessoas consigam ter acesso aos seus shows (via PPV, DVD, Download, o que for) mas não deve alterar em nada (ou quase nada) o seu produto e estilo de eventos, a fim de manter a sua identidade e motivos pelos quais tem os fãs que tem. Se a TNA tenta ser a WWE e não consegue, porque conseguiria a ROH? Haveriam sempre milhares de crianças a dizer “Mas a ROH não tem o John Cena!”. Se nem o Jeff Hardy move crianças para ver TNA, o que moveria as mesmas para ver ROH? É muito difícil…

Acho que cada uma tem o seu espaço e a ROH deve-se manter minimamente como está.

Como achas que vai acontecer o regresso de Cody Rhodes? (Sylvester15)

Tenho visto os membros da família Rhodes a virarem-se contra os McMahons. Primeiro o Goldust, agora o Dusty Rhodes… Ainda para mais o Cody Rhodes saiu após um combate com o Orton. Vamos ver… Acredito que o seu regresso aconteça depois do Battleground (ou mesmo no próprio PPV) para tramar o “The Viper” e os McMahons, não sei. Não tenho estado propriamente atento aos shows e desenvolvimentos, só sei por “alto”.

Não achas que a WWE está muito fraca em High Flyers? Quem é que poderá a WWE trazer para o rooster para esta divisão voltar aos níveis que era antigamente? (Rfxgrenade)

De há uns meses para cá parece que a WWE desistiu um pouco de apostar nessa divisão, e é normal que isso aconteça visto que os high-flyers correm maiores riscos, quer em termos de lesões quer em termos de botches… Depois do “flop” que foi o Sin Cara, vamos esperar para ver o que o futuro nos reserva no que toca a high-flyers… mas não estou muito expectante e duvido que a WWE volte a apostar em força nessa divisão.

Achas que se os Tons of Funk virassem heels seriam mais fortes e ganhavam mais combates? (Bryan and Punk)

Não é por virarem heels que ficam “mais fortes” e “ganhavam mais combates”, é tudo uma questão da WWE querer. Eles até podem ser faces e ganharem todos os combates, basta os bookers/writers da WWE (quem “escreve” os shows) quererem… Se os preferia ver como heels? Acho que sim, e de preferência sem aquelas palhaçadas dos vestidos, etc… Mas enfim. Mais vale nem comentar…

O que acharia de um combate final para Kane e Undertaker um contra o outro, depois de um combate emocionante, as luzes se apagavam e ambos sumiam pra sempre? (Victor-Killer)

Seria uma boa ideia para meter um ponto final na carreira de ambos, mas a WWE ganharia pouco com isso. Se o Undertaker faz um combate por ano e o Kane neste momento pouco mais faz que isso, então acho que a WWE deve aproveitar esses combates para promover estrelas actuais ou lançar futuras estrelas.

O que achas sobre a estreia de Santino Marella na WWE? Foi tudo encenado? (Tiago Punk)

OBVIAMENTE que foi tudo encenado! Em que planeta vives?

Qual a tua opinião detalhada sobre o produto actual da WWE e como achas que poderá evoluir futuramente? Sim, porque isto de dizer que está melhor do que há uns anos é muito fácil, penso que qualquer um o poderá fazer facilmente. Mas qual a tua análise detalhada à evolução que o produto tem tido (especialmente nos últimos 2 anos) e que ainda poderá ter? Achas possível traçar um trajecto para aquilo que se segue? (akujy)

Não vai ser fácil dar-te a minha opinião detalhada, visto que nos últimos 3 meses a única coisa que vi foi o SummerSlam… mas visto que mantenho este site no ar e isso obriga-me a estar atento ao que vai acontecendo nos shows e a recolher opinião de quem aqui comenta, acho que consigo ter uma razoável percepção de como está a WWE actualmente.

Ora bem, e como tu dizes, é fácil dizer (e é verdade) que a WWE está melhor hoje que há 2/3 anos atrás. Mas acho que também é fácil dizer que a WWE não voltará a ser o que era na Attitude Era. Enfim, clichés do costume… Sinceramente gosto da WWE como está agora. (Será que é por não ver os shows? Hum… LOL).

Acho que em termos de cards e expectativa para os PPV’s estamos bem melhor. Temos Brock Lesnar, The Rock, entre outros lutadores que aqui há anos não existiam para a WWE e sempre vão dando um “ar de sua graça”. Por outro lado vejo a WWE mais disposta a apostar em talentos e futuros talentos como CM Punk, Daniel Bryan, Dolph Ziggler, Cody Rhodes, Damien Sandow, The Shield, entre outros… Felizmente também já não temos tanta palhaçada nos shows (pelo menos nos poucos que eu vejo).

O que prevejo ou esperaria para o futuro? Sinceramente gostava que reduzissem o número de shows/horas. Compreendo que para a WWE seja mais rentável assim, mas para um fã de Wrestling torna-se mais difícil acompanhar tudo… É certo que não somos obrigados a ver o NXT, Main Event e Superstars, mas ficamos com o sentimento de que “falta algo” caso não vejamos. Quanto às horas, acho que 2 horas é mais que suficiente para um show de Wrestling. 3 horas torna-se enfadonho, algo que não acontece nos PPV’s porque não há publicidade (isto comparando com quem vê a Raw em directo) e os combates por norma melhores.

Portanto, resumindo e concluindo. Concordo que o produto está melhor, mas digo que nunca voltará a ser o que era. Continuaria a apostar neste caminho que têm seguido no último ano/ano e meio e reduzia apenas o nº de shows/horas.

Visto que praticamente ninguém aqui conhece a tua personagem no WP, porque raio é que estás sempre tão mal disposto? (Joãop)

Porque não suporto Totós da Net a fazerem (constantemente) perguntas estúpidas! : )

Tendo em conta a tua experiência dentro do ringue, não achas que a WWE e mesmo as outras empresas, devem começar a ter mais cuidado com os wrestlers que sofrem traumatismos? Uma lesão que pode ter consequências gravíssimas? (Ricardinhoo)

O Wrestling como conhecemos hoje em dia é assim há mais de 15 ou 20 anos. Tirando “meia dúzia” de manobras, não existe nada hoje que já não fosse praticado há 20 anos. E em termos de combates “extreme”, hoje os lutadores são muito mais protegidos. As armas magoam menos e há sempre médicos prontos para socorrer…

As empresas deviam-se preocupar sim com a carga horária dos lutadores. Isto é como jogadores de futebol… Se um jogador que faz 3 jogos numa semana mostra grande fadiga no 3º jogo, imaginem um lutador que combate praticamente todos os dias! Sim, porque apesar de não haver ou aparecer na televisão todos os dias, a WWE tem shows quase todos os dias. E se forem a ver as estatísticas anuais dos lutadores, há alguns que num ano fazem mais de 200 ou mesmo 300 combates… Um absurdo! E perante isto é normal que ao fim de uns dias/semanas sem descanso o corpo não responda da mesma forma, aconteçam acidentes e lesões…

Em 4 anos de experiência que tive dentro do ringue foram raras as vezes que me queixei de alguma coisa e felizmente nunca me lesionei. Sempre fui para o ringue a 100%, concentrado, recuperado e preparado para combater. Acredito que hajam vários lutadores da WWE que não poderão dizer o mesmo pois é “combate atrás de combate”. E nestes casos é inevitável que lesões aconteçam… Já para não falar de treinos de ginásio, dietas etc que alguns lutadores são obrigados a fazer.

Enfim, não é fácil ser-se lutador na WWE. Daí alguns optarem por ir ou permanecer em federações como a TNA que no máximo terão o quê? 2 combates por semana? Talvez nem isso…

O que achas do estado actual da CWO portuguesa? A minha pergunta é mais porque há alguns anos atras tínhamos muito mais competição entre os sites portugueses e actualmente, pelo menos para mim, só ha 2 que valem a pena que é o WPT e outro que não vou referir o nome. Nao achas que a uniao de vários sites fez com que aquela competição de quem era o melhor e isso se perdesse um bocado? Antigamente até tínhamos os premios para melhor cronista, melhor site e etc. promovidos pelo já extinto Fever que depois formou o Universo e que agora se uniu ao WPT… Tu, como dono deste site, supostamente não deves querer concorrência mas do ponto de vista do que era melhor para a CWO portuguesa, não achas que a competição fortalecia? (lol45)

É normal que já não existam tantos sites em Portugal sobre Wrestling e que a CWO tenha “morrido” aos poucos, apenas foi o acompanhar do “ciclo de vida” do Wrestling em Portugal. O boom de 2005/2006 trouxe consigo dezenas de sites e blogs sobre a modalidade. Ao longo do tempo o interesse pela modalidade foi-se perdendo e com isso foram ficando alguns sites e blogs pelo caminho. Como podes ver por este gráfico, as pesquisas por “WWE” em Portugal no Google são cada vez menos… Os grandes anos de 2005/2006 já lá vão. Não penso que tenha sido 2 ou 3 fusões que tenha “morto” a competição entre sites e blogs na CWO.

É natural que numa altura em que a modalidade é popular mais sites e blogs surjam e que isso desperte maior competição entre estes, ainda para mais se estiverem todos ao “mesmo nível” ou a competir pelo mesmo. Actualmente acho que os 2 grandes sites da CWO, apesar de serem os 2 grandes, estão em patamares bem diferentes e a “satisfazer” público também ele diferente. Não tenho medo em assumir que aqui não verão muito conteúdo Indy ou desde há pouco tempo MMA. Mas por outro lado verão outras coisas… Como por exemplo grande aposta nos Passatempos mensais, Chat e Stream, Facebook, entre outros. Neste momento o WPT e o WN são projectos diferentes e por isso incomparáveis em muitos aspectos.

Quanto às fusões, sempre ouvi dizer que a “união faz a força”. O Universo estava atravessar uma fase menos boa e não existia capacidade para o tornar no que era antes. Então aproveitou-se fez-se o que se fez. Alguns meses depois penso que foi benéfico para as duas partes. O Wrestling.PT ganhou visitas e uma zona tipo “NXT de cronistas”, já o Universo voltou a ter a exposição de outrora. Para já a ideia é manter as coisas como estão e com o tempo ir sempre seleccionando os artigos que faz sentido manter/terminar, futuramente quiçá passar algum para o Wrestling.PT em si.

Tens razão no que dizes, a competição obriga a que as partes melhorem constantemente! Neste momento penso que não existe muita competição. É certo que existem vários sites e blogs sobre a temática (não só portugueses mas também contando com os brasileiros), mas não existe as rivalidades de antigamente… e isso é bom!

No entanto, existe competição. Pelo menos no Wrestling.PT competimos connosco próprios. Todos os meses tentamos alcançar e ultrapassar os resultados do mês passado, e assim sucessivamente… talvez por isso que de há 3 anos para cá que o projecto não tem parado de crescer. Ninguém diria que há 3 anos estávamos com uma média de 1500/2000 visitas por dia e hoje temos cerca de 10 000 visitas por dia! É um esforço continuo de todos nós para melhorar e levar o site até ao máximo de pessoas possível : )

Próxima Semana

Mais uma vez o Perguntas e Respostas deu a volta, para a semana volta a ser o Rúben Rosa a responder. Deixem-lhe novas e boas perguntas!

Quanto a mim despeço-me e até à próxima!

Sobre o Autor

Foto de perfil de Facebook
- Fundador e administrador do Wrestling.PT. Acompanha a modalidade desde 2005 e pratica no Wrestling Portugal desde 2008.

23 Comentários

  1. Fran - há 3 anos

    Ruben Rosa:Qual achas que vai ser o possivel card do Battleground?

  2. Jardson - há 3 anos

    E se The Miz ainda fosse Heel, ele ainda estaria ocupando o lugar de top heel da companhia?

  3. Sergio Fantastico - há 3 anos

    Já imaginava que minha pergunta não seria respondida por ser muito genérica gostei bastante da edição principalmente por me tirar duvidas quanto a estreia do Santino.

  4. MicaelDuarte - há 3 anos

    Ri-me com a pergunta do joãop, Salvador xD

    “Totós da Net” – tão típico da tua personagem… :)

    • joaop - há 3 anos

      Haaa que mito!! O que eu me ri! Parece-me que o ouvi dizer isso! “Ensinar aqueles tótós da net o que realmente é o wrestling”!

      Vou fazer um print e guardar isto para sempre!

  5. Prince I0 - há 3 anos

    Rubén queria que escolhesses uma desta duas, ou quem sabe responderes mesmo ás duas perguntas. Queria saber a tua opinião acerca do Damien Sandow, achas que a WWE pode estar a castigar o mesmo pela sua perda de físico, semelhante ao Kassius Ohno, pois nota-se que ele perdeu nesse ponto. A outra pergunta é o que achas que o Futuro reserva ao Brad Maddox, após o cargo de GM?

  6. Deadman Walking - há 3 anos

    Eu gostava que a WWE fizesse uma nova Attitude Era, e tu o que pensas sobre isto? ( Eu sei que não vai haver mais nenhuma Attitude Era mas uma parecida )

  7. DREW_McINTYRE - há 3 anos

    O que achas da situação de Drew McIntyre?Achas que ele ainda ode ganhar um push?

  8. Yan - há 3 anos

    Achas que o WWE Championship pode ficar desvalroizado se ficar houvendo trocas e trocas entre Bryan e Orton, apenas para a feud ficar melhor de se assistir ??

  9. Sylvester15 - há 3 anos

    Obrigado pea resposta Luis.

    Ruben Rosa, quem pensas que poderá vir tirar os titulos aos The Shield.

  10. Rfxgrenade - há 3 anos

    Boas respostas Luís Salvador e obrigado por teres respondido à minha pergunta :D

    Agora a pergunta para o Rúben Rosa: Sei que ainda é cedo para falar sobre o próximo PPV, mas que combates achas que vão acontecer no Battleground?

    Outra pergunta que tenho é, para quando achas que está previsto Kane voltar? E o que achas que devia ser feito na sua feud com a Wyatt Family?

  11. RkNO - há 3 anos

    Ruben Rosa, o que esperas para o futuro do WWE Championship depois de toda esta série de mudanças?

  12. Reisdi - há 3 anos

    Ruben,o que achas de um Hell Turn de Kofi?

  13. DinisCMPunk - há 3 anos

    Ruben, o que achas dos Prime Time Players?
    Achas que vao passar de jobbers para a melhor Tag Team da WWE?

  14. DinisCMPunk - há 3 anos

    outra pergunta

    Ruben, o que achas do Ryback?
    Achas que sera o proximo Paul Heyman Guy?

  15. Miguel Carlos - há 3 anos

    Rúben:
    Quem achas que se devia reformar?

  16. igor silva - há 3 anos

    Ruben: Quem achas que foi o maior WWE Champion da história?

  17. Carlosilva - há 3 anos

    Rúben:Quem tira o titulo ao Del Rio e porquê,na tua opinião?

  18. TTeixeira - há 3 anos

    Quem achas que tirará o titulo à AJ?
    Depois de ela o perder achas que a WWE vai voltar a apostar nela numa feud de topo?

  19. Conspo - há 3 anos

    Achas que foi uma má decisão o Ryback ser novo Paul Heyman Guy?
    Se sim, qual superstar achas que a WWE devia ter escolhido?

  20. Eugen3 - há 3 anos

    Ruben, como planeavas a estreia do Sami Zayn?

  21. CM Punk BITW 13 - há 3 anos

    Ruben,o que voce acha da situação do Big Show,vc acha que ele lutara contra Triple H no Hell In a Cell?ou vai ser mesmo na Wrestlemania XXX?

  22. CM Punk BITW 13 - há 3 anos

    Mais uma pergunta:
    Rúben,vc acha que tem possibilidade do Kane ser um membro da Wayt Family?

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador