Piledrivin’ Everyone #15 – Buried Alive Match

É sempre ótimo retornar! Gosto de voltar aos artigos. Melhor seria se não precisasse deixá-los por um tempo, mas algumas coisas na vida nem sempre podem ser como queremos. Mas já que cá estou, resolvi escrever sobre um dos Gimmick Matches (combates temáticos)  que mais me fascinam, mas que aconteceu em poucas oportunidades: o Buried Alive Match (literalmente, “Combate Enterrado Vivo”).

Há uma coisa em comum em todos os cinco combates realizados: a presença de The Undertaker. Em sua maioria tinham também outras coisas em comum: aconteciam para dar tempo de recuperação a Undertaker ou para mudar sua gimmick.

taker_mankind

A primeira vez que este combate aconteceu foi na 11ª edição do PPV In Your House: Buried Alive em 1996. Nesta oportunidade, tivemos The Undertaker vs Mankind. Uma das melhores feuds da história da WWF/E, com combates épicos, como o Boiler Room Brawl no Summerslam 1996 e o inesquecível Hell in a Cell Match no King of the Ring 1998. Após o uso de vários objetos (como cadeiras e até uma lâmina pontiaguda), Taker foi considerado vencedor oficial, mas após o fim, Undertaker atacou alguns oficiais, continuando a enterrar Mankind. Com isso, The Executioner veio por trás e o atacou. Logo em seguida, retirou Mankind da cova e, com a sua ajuda e mais alguns “coveiros” (Goldust, por exemplo), enterraram Undertaker vivo! Após isso, o que se sabe é o final da história: um raio cai e Undertaker ressurge (pelo menos sua mão), mostrando que este não era seu fim!

Links:

O segundo Buried Alive Match aconteceu a 13 de Dezembro, no PPV Rock Bottom: In Your House, contra nada mais nada menos que Stone Cold Steve Austin. Eles começaram uma feud quando Undertaker se enfureceu por Stone Cold ter recebido um title shot pelo Título Mundial, e Taker pensava que também o merecia. Era o começo de um heel turn de Undertaker antes do PPV, que ainda atacou Austin (o favorito dos fãs) com uma pá. No combate em si, Undertaker e Austin atacaram um ao outro com cadeiras e galões de combustível. Austin chegou a jogar um carrinho de mão de terra sobre ele. Foi aí que Kane interferiu no combate e atacou Taker. Com ele incapacitado, Austin voltou com uma retroescavadeira e com a ajuda do motorista, enterrou Undertaker vivo!

Links:
http://dailymotion.com/video/x32ng8
http://dailymotion.com/video/x32vom

O terceiro combate aconteceu na SmackDown do dia 09 de setembro de 1999, e foi pelo Tag Team Championship entre The Undertaker e Big Show vs. Rock ‘n’ Sock Connection (The Rock e Mankind), os então campeões. Talvez tenha sido o mais espetacular dos combates. Não pela única vitória de Undertaker neste tipo de combate, mas pelos acontecimentos e interferências. O público da cidade de Albany pôde acompanhar aproximadamente 11 minutos de intensa troca de golpes, com direito a “lançamento de Mankind à cova” e terra nos olhos de The Rock jogada por Undertaker. The Rock e Undertaker combatiam no backstage quando o primeiro foi atacado pelo World Heavyweight Champion Triple H, que havia vencido Kane em um combate da mesma SmackDown. Talvez por isso Kane tenha aparecido para impedir Triple H de continuar o ataque, mas Chyna, da mesma forma que no combate individual, veio para fazer o save. A vitória sorriu para os desafiantes, depois que Big Show foi atacado por Triple H que continuou a enterrar Mankind, já que não havia desqualificações, mas Mankind foi enterrado. Quando tudo parecia ter acabado, eis que uma ambulância entra para levar Big Show. Mas de dentro dela sai Stone Cold Steve Austin, que joga Triple H dentro da ambulância. Fim? De jeito algum! Stone Cold Steve Austin estaciona a ambulância e a atinge por várias vezes com uma carreta! Um combate de proporções épicas!

Links:
http://dailymotion.com/video/xmsczn

taker_mcmahon

A quarta vez deste combate na história foi no Survivor Series de 2003, contra nada mais nada menos Mr. McMahon, com quem já vinha rivalizando há algum tempo, colocando inclusive a esposa e filhos de Taker à mistura, o que o fez jurar que McMahon pagaria com sua vida! O Fenômeno dominou o combate, fazendo com que McMahon sangrasse. Quando o levou à cova, entrou na retroescavadeira para finalizar o serviço, mas uma explosão cegou Taker: era Kane, que o atacou, o jogou à cova e o enterrou, concedendo assim a vitória ao chairman da WWE. Undertaker só retornaria na Wrestlemania XX, para derrotar Kane!

Links:

taker_kane

A última vez que este tipo de luta foi disputado, foi no PPV Bragging Rights de 2010, contra o seu meio-irmão Kane, detentor do World Heavyweight Championship. O combate começou já na rampa de acesso, e logo foi para o meio do público. Já no ringue, Kane utiliza-se de uma cadeira. Com Undertaker mal, ele o leva para a cova. Undertaker toma a vantagem no combate, mas logo a perde, por uma distração de Paul Bearer. Em seguida, o Nexus ataca Undertaker, o que facilitou as coisas para Kane, que ainda o atacou com a urna, antes de utilizar-se da escavadeira para enterrar vivo, pela última vez, Undertaker vivo!

Links:
http://dailymotion.com/video/xfdica
http://dailymotion.com/video/xfdig5

Confesso que esta é uma das estipulações que considero mais fantásticas, e que infelizmente, numa PG Era, a chance de vermos alguém a ser “sufocado” por pás ou escavadeiras de terra é praticamente nula. Os cinco combate acima são ícones de tempos em que algumas “doses” de sangue e violência não faziam tão mal!

E com tais relatos, encerro mais um Piledrivin’ Everyon, deixando os questionamentos:

Qual dos cinco combates Buried Alive você mais gosta? Qual Buried Alive Match achas que deveria ter acontecido, mas não aconteceu ou poderia acontecer?

Para além disso, com este primeiro artigo, eu gostaria de iniciar uma série, falando sempre sobre um tipo de estipulação diferente. A cada artigo eu farei uma lista de três a cinco combates mais marcantes da estipulação escolhida. Por isso, se gostou, deixe nos comentários sobre qual estipulação gostaria de ler. Farei o possível para atender a todos, na medida do possível.

C ya next time!

Sobre o Autor

Foto de perfil de Facebook
- Professor e futuro Analista de Sistemas. Amo música de qualidade, computadores, wrestling e um bom futebol (não necessariamente nessa ordem).

23 Comentários

  1. Dan Cordeiro - há 4 anos

    Seria muito bom uma Buried com o HBK ou o HHH

  2. The Charismatic Enigma - há 4 anos

    Mankind vs Taker.

    Gostaria de um Buried Alive entre duplas, seria possível? Acho que seria ótimo.

    Exemplo, Armageddon 2006, Rated RKO vs D-Generation X.

  3. JeanJCS - há 4 anos

    Otima matéria.

    Só teve um pequeno erro: na luta entre Taker vs Mankind em 1996 o vencedor foi Undertaker.

    • Olá JeanJCS!
      Eu encontrei em alguns lugares esta informação, e já entendi o problema: EU MANDEI O ARTIGO SEM EDITAR ESTA PARTE!

      Então vamos lá: Taker foi considerado vencedor oficial, mas após o fim, Undertaker atacou alguns oficiais, continuando a enterrar Mankind. Com isso, The Executioner veio por trás e o atacou. Logo em seguida, retirou Mankind da cova e, com a sua ajuda e mais alguns “coveiros” (Goldust, por exemplo), enterraram Undertaker vivo! Após isso, o que se sabe é o final da história: um raio cai e Undertaker ressurge (pelo menos sua mão)!

      Vou ver a possibilidade de editar o artigo. Obrigado pelo comentário, e não se esqueça de pedir pelo próximo Gimmick Match!

  4. FábioVaz - há 4 anos

    Acho que o de tag team foi mais interessante, pelo fato de ter mais envolvidos e mais interferencias, deixa o publico maluco.

    Gostaria de ver um artigo sobre o Lumberjack Match. Os de hoje em dia são péssimos, mas nao conheço a historia e os grandes combates envolvendo esse tipoo de combate.

  5. E se fosse um combate Buried Alive match entre HHH vs Undertaker Streak vs contract

    • The Charismatic Enigma - há 4 anos

      HHH ja tentou acabar com a 3 Streak apenas em 3 Wrestlemanias…

      Contract? aeuhaue faria muito sentido…

  6. danielLP21 - há 4 anos

    A qualidade não é muito boa:
    http://www.dailymotion.com/video/xxhcu_mcmahon-vs-undertaker-buried-alive_sport

    Gostei de todos e não tenho nenhum favorito,uma vez que todos têm uma grande história.

    Uma correcção: em 1996,foi o Undertaker que venceu o Mankind e não o contrário.

    Não se pode chamar “Heel-Turn” ao que o Undertaker teve no final de 1998,ele simplesmente não conseguia ser apupado :D

    Um Buried Alive numa SmackDown? Hoje em dia é improvável ter um simples combate sem desqualificações,quando mais um combate destes…
    E ainda por cima pelos Títulos de Tag Team!

    O de 2003 talvez fosse a minha escolha para ser o meu favorito,caso eu tivesse mesmo que escolher um,uma vez que este combate nos proporcionou mais uma excelente história entre Kane e Undertaker,e na WrestleMania tivemos o regresso da gimmick de “Deadman”. Além disso,o Survivor Series foi o primeiro PPV que eu acompanhei…

    O de 2010 talvez tenha sido o pior,ainda por cima vimos esta história pela 1000ª vez…

    Acho que podíamos ter tido um combate destes algures na rivalidade entre Edge e Undertaker.

    • Valeu danielLP21! Sempre atento!
      A correção foi feita num comentário acima… postei a versão preliminar, ao invés da final. E obrigado pelo vídeo!
      Quanto ao heel turn, realmente foi uma tentativa frustrada, mas não deixou de ser uma tentativa…

      Comente também sobre o Gimmick Match que você gostaria de ver num próximo PE. Abraços!

  7. DDP - há 4 anos

    Gostei do artigo retratando os combates!

    Para o proximo gostava de ver um tipo de combate’ vulgar’, Steel Cage

  8. valugi - há 4 anos

    Otimo artigo, poderia fazer um especial sobre I quit Match.

  9. Frederico_WWE - há 4 anos

    Óptimo artigo Flávio!
    Undertaker = Buried Alive Match em todos ele teve presente!

    Como és fã de Undertaker assim como eu todos sabemos que Undertaker = Hell in a Cell também então eu gostaria de ver num próximo artigo falares sobre o Hell in a Cell que hoje em dia não tem nem de longe nem de perto a emoção que tinha!
    Cumprimentos.

  10. Mister m - há 4 anos

    Excelente artigo e gosto desta ideia.

    O meu preferido é o comabate entre o Big Show e o Undertaker vs Rock ‘n’ sock Connection.

    Talvez um artigo sobre o Monster’s ball match da TNA.

  11. Jhon William - há 4 anos

    Excelente artigo e gosto da ideia que expuseste aos leitores.
    O meu combate buried alive seria no wrestlemania entre Undertaker e Brock Lesnar!
    Dos cinco combates, o meu preferido é entre The Undertaker e Mankind.

  12. Flash2012 - há 4 anos

    Excelente artigo.Gosto muito da tua ideia de aboradar varios gimckick matches.
    Que tal para a proxima vez falar dos famosos war games?

  13. Vinícius Nunes - há 4 anos

    Bom artigo Flávio, queria que você falasse do I Quit Match, e o Burried Alive que gostei mais foi o de tag team, e gostaria que nessa próxima Wrestlemania tivemos Taker vs Cena Burried Alive Match para encerrar a sua carreira, claro que é difícil mas gostaria que acontecesse…

    E uma Burried Alive Match que eu queria que tivesse acontecido seria na Wrestlemania 26 HBK e Taker, ia ser pra finalizar mesmo a carreira do HBK…

  14. Buried Alive, é o nome da musica da banda Alter Bridge.

  15. DegenerateHbk - há 4 anos

    Excelente artigo.

    Só um reparo : ” foi atacado pelo World Heavyweight Champion Triple H” – Em 1999 não havia World Heavyweight Championship.

  16. Master of Chaos - há 4 anos

    Grande Bruniera, sempre com um artigo com um assunto um tanto epico.
    Realmente, a feud de Taker e Mankind foi das melhores da WWF A-E, desde o Buried Alive Match, até o combate Hell in a Cell, com a cela destruída e Mankind caindo sobre as tachinhas e o mesmo com a mesa de comentadores.

    Enfim, Undertaker foi mesmo a cara do BAM, mas foi o que mais vi perder nestes combates. No combate contra McMahon, quando houve a explosão, pareceu-me um tiro e Undertaker caiu ao solo e foi então enterrado por Kane.

    Mas o que sagrou a estipulação, foi mesmo o último destes combates, que não o considero tão bom como os primeiros, mas marcou esta violenta era. Foi quando existia a feud dos Nexus e Taker e este último era um lutador regular.

    Até para a semana.

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador